Um tiroteio na Catedral Metropolitana de Campinas (SP), no início da tarde desta terça-feira, 11, deixou cinco mortos, entre os quais o atirador, e três feridos, de acordo com informações da Polícia Militar. A ocorrência foi registrada às 13h25 no 1º Distrito Policial de Campinas.

O autor dos disparos invadiu a Catedral após o fim de uma missa que havia começado às 12h15, portando uma pistola e um revólver calibre 38. Após abrir fogo, ele cometeu suicídio em frente ao altar. Ainda não se tem notícia sobre a motivação do atentado. Segundo relatos da Guarda Municipal de Campinas, há idosos entre as vítimas fatais.

Uma pessoa havia sido levada com vida ao hospital Beneficência Portuguesa, mas não resistiu aos ferimentos e morreu durante o atendimento. Dois dos feridos foram levados ao Hospital Municipal Dr. Mário Gatti e um ao Hospital de Clínicas da Unicamp.

Em entrevista ao canal Globonews, o major Adriano Augusto, comandante do 8º Batalhão da PM, afirmou que o atirador estava sentado dentro da igreja quando, de repente, levantou-se e começou a atirar. As primeiras pessoas que ele atingiu e matou foram as que estavam sentadas logo atrás dele.

“Algumas pessoas correram e policiais que estavam em frente à igreja ouviram os disparos e correram ao interior da igreja, ele continuou com os disparos, os policiais se abrigaram e quando foi possivel atingiram ele com um disparo, nesse momento ele efetuou um disparo contra a própria cabeça.

Segundo Augusto, o criminoso tomou um tiro de policiais que entraram na Catedral após ouvirem tiros. Nesse momento, ele atirou contra a própria cabeça. O major relatou que ele recarregou a pistola uma vez e ainda tinha entre 28 e 30 tiros quando se matou.

O Secretário de Segurança de Campinas, Luiz Augusto Baggio, declarou no local que ainda não se sabe a identidade do atirador nem o seu histórico. Baggio afirma que investigações vão apurar os motivos que levaram o criminoso a abrir fogo. A secretaria está aguardando a conclusão da perícia técnica, conduzida pela Polícia Civil, para divulgar mais informações sobre o caso.

A Catedral Metropolitana fica no Centro de Campinas, na Praça José Bonifácio, área comercial nas imediações da Avenida Francisco Glicério, uma das principais da cidade, que é a terceira mais populosa do estado de São Paulo.