Associação de delegados se diz preocupada com fala de Temer e afirma que PF ‘não protege nem persegue’

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) divulgou nota nesta sexta-feira (27) na qual manifestou “preocupação” com a fala de mais cedo do presidente Michel Temer, acrescentando que a PF “não protege nem persegue qualquer pessoa”. Alvo de um inquérito, Temer afirmou nesta sexta que é alvo de “mentiras” e de “vazamentos irresponsáveis”. Em pronunciamento no Palácio do Planalto, o presidente disse, também, que determinaria ao ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, que investigasse o caso Jugnamnn já mandou a PF apurar os “vazamentos” das informações. “Vou sugerir ao ministro Jungmann que apure internamente como se dão esses vazamentos irresponsáveis porque, mais uma vez eu digo, não é a imprensa que vai lá de forma escondida para examinar os autos. Os dados são fornecidos por quem preside o inquérito, que comanda o inquérito, seja aonde for, e naturalmente, quando isso chega à imprensa, a imprensa divulga”, afirmou Temer no pronunciamento. “A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) manifesta preocupação com a entrevista do Presidente da República, Michel Temer, sobre as apurações de suposta prática de lavagem de dinheiro envolvendo a si e a seus amigos e familiares”, afirmou a ADPF na nota.

Com pouco combustível, pilotos de voo da Chapecoense cogitaram pousar em Bogotá

Os pilotos do voo que levava a delegação da Chapecoense cogitaram uma escala para reabastecimento antes de chegar a Medellín, revelam as conversas na cabine de comando da aeronave da Lamia. O avião caiu por falta de combustível, concluiu relatório final sobre o acidente, divulgado na sexta-feira (27) pela Aeronáutica Civil da Colômbia (Aerocivil). Os diálogos na cabine de comando da aeronave, um Avro RJ-85, mostram que comandante e copiloto falam sobre pousar em Letícia, na fronteira da Colômbia com o Brasil, e em Bogotá –todos antes de Medellín. As alternativas foram mencionadas mais de duas horas antes de o avião cair, na noite de 28 de setembro de 2016.

Homem vítima de bullying na época da escola mata 9 estudantes na China

Um homem armado com uma faca matou nove estudantes e feriu outros 10 nesta sexta-feira (27) no norte da China. Dentre as vítimas, estão sete meninas e dois meninos, informou a agência oficial de notícias Nova China, que cita uma fonte policial. O suspeito afirmou que havia sido “vítima de bullying” em sua época de escola e que odiava seus colegas de turma. A idade das vítimas não foi informada, mas poderiam ter entre 12 e 15 anos, uma vez que estudam em uma escola de ensino médio. Os jovens voltavam para casa. O autor do crime, de 28 anos, foi preso e as crianças feridas estão recebendo atenção médica, informou o departamento de propaganda do condado de Mizhi, na província de Shanxi.

Homem é baleado em ataque a acampamento pró-Lula em Curitiba

Um homem de 39 anos foi baleado no pescoço após um ataque a tiros ao acampamento de apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Curitiba na madrugada deste sábado (28). “Um indivíduo a pé efetuou disparos de arma de fogo”, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp). A Sesp informou que foram recolhidas cápsulas de calibre 9 milímetros. Representantes do acampamento dizem que duas pessoas ficaram feridas. De acordo com a Sesp, um tiro acertou um banheiro químico, e os estilhaços feriram uma mulher no ombro.

Simone Schramm será a nova secretária de Educação de SC

A professora Simone Schramm foi anunciada pelo governo de Santa Catarina como sucessora de Eduardo Deschamps no cargo de secretária de Educação. A joinvilense deve começar o trabalho na próxima semana. Embora tenha sido cotado para a função, Gilberto Agnolin alegou compromissos pessoais que o impedem de devotar a dedicação necessária ao cargo. Atualmente, Simone é secretária executiva da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Joinville. Professora desde os 14 anos, quando começou a dar aulas em uma escola da zona rural de Garuva, aos 20 anos era professora da rede estadual em Joinville. Aos 28 anos, assumiu a Gerência Regional de Educação. Com formação superior em administração escolar, pedagogia, foi secretária adjunta de educação do estado em 1999 e dois anos depois secretária de educação. Ela foi ainda deputada estadual em 2003, mas não buscou a reeleição. Simone traz ainda no currículo a direção executiva da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (Codesc). Em 2013, foi chamada para assumir a Agência de Desenvolvimento Regional de Joinville.

Sábado será de calor de até 33ºC na maioria das cidades de SC

O calor deve marcar este sábado (28) na maioria das cidades catarinenses depois de uma madrugada de temperaturas amenas na Serra, no Norte e no Oeste. “Deveremos ter temperaturas bem elevadas para a época do ano. Na maior parte das cidades, 30 a 33°C no turno da tarde, sobretudo no Sul”, disse Leandro Puchalski da Central NSC de Meteorologia. No domingo, o sol deve ficar entre nuvens em todas as regiões do estado. Algumas cidades podem ter até chuva passageira.

Esportes

Fórmula 1

Sebastian Vettel reage e faz o melhor tempo no terceiro treino livre em Baku

Ele está de volta! Depois de um desempenho bastante discreto na sexta-feira, Sebastian Vettel foi o mais rápido no terceiro treino livre para a quarta etapa do Mundial de Fórmula 1, no Azerbaijão. O alemão dominou toda a sessão e cravou o tempo de 1m43s091, superando Lewis Hamilton em 0s361. Kimi Raikkonen foi o segundo colocado em boa parte da sessão, mas terminou em terceiro, com 1m43s493. Max Verstappen tomou o quarto lugar de Valtteri Bottas na última volta, enquanto a Force India comprovou o bom desempenho da sexta-feira, e ficou em sexto lugar com Sergio Perez e nono com Esteban Ocon. Quem também andou bem foi a Williams, com Lance Stroll em oitavo e Sergey Sirotkin em décimo. Kevin Magnussen completou o top10, em sétimo. O Grande Prêmio da o Azerbaijão, quarta etapa da temporada 2018 da Fórmula 1, acontece neste final de semana no circuito das ruas do centro de Baku.

Futebol – Brasileirão – Série A – 3ª Rodada

As transmissões abaixo referem-se aos canais TV Globo (e suas afiliadas), SporTV e Premiere e estão no horário de Brasília.

SÁBADO, 28

Série A do Brasileiro

16h Botafogo x Grêmio
Transmissão: Premiere, Premiere HD e PFCI (com Jader Rocha e Carlos Eduardo Lino)

DOMINGO, 29

Série A do Brasileiro

16h Fluminense x São Paulo
Transmissão: TV Globo para SP, RS, SC, PR, MS, MT, CE e PA (com Cleber Machado, Casagrande e Leonardo Gaciba) e Premiere e Premiere HD (com Gustavo Vilani e Edinho)

16h Bahia x Atlético-PR
Transmissão: Premiere (com Thiago Mastroianni e Jorge Allan)

16h Paraná x Sport
Transmissão: TV Gobo para PE (com Rembrandt Junior, Cabral Neto e Adriano Siebra) e Premiere (com Linhares Jr. e Gil Rocha)

16h Atlético-MG x Corinthians
Transmissão: Premiere, Premiere HD e PFCI (com Rogério Correa e Wagner Vilaron)

16h Ceará x Flamengo
Transmissão: TV Globo para RJ, MG, ES, GO, TO, BA, SE, AL, PB, RN, PI, MA, AM, RO, AC, RR, AP e DF (com Luis Roberto, Junior e Renato Marsiglia) e Premiere (com Antero Neto e Ricardo Gonzalez)

16h Palmeiras x Chapecoense
Transmissão: Premiere (com Jota Jr. e Mauricio Noriega)

19h Internacional x Cruzeiro
Transmissão: SporTV menos RS, Premiere e PFCI (com Luiz Carlos Jr. e Lédio Carmona)

SEGUNDA, 30

Série A do Brasileiro

20h América-MG x Vitória
Transmissão: SporTV menos MG, Premiere e PFCI (com Julio Oliveira e Bob Faria)