2ª Turma do STF manda soltar Dirceu 

A decisão, na terça-feira (26), da Segunda Turma do STF de conceder a liberdade ao ex-ministro José Dirceu (PT) tem, segundo especialistas, potencial para afetar todo o conceito de prisão em segunda instância no Brasil, em especial os casos da Lava Jato, como o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.Dirceu estava preso há pouco mais de um mês, cumprindo pena de 30 anos e 9 meses por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e pertinência à organização criminosa.

STF anula busca e apreensão em apartamento de Gleisi

Os ministros da Segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiram, por 3 votos a 1, declarar ilegal a busca e apreensão realizada em 2016 no apartamento funcional da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR). Eles anularam eventuais provas coletadas pela polícia ali. A turma julgou nesta terça-feira (26) uma reclamação do Senado que sustentou que somente o STF poderia ter expedido um mandado de busca e apreensão no apartamento funcional da parlamentar, porque ela detém foro especial. A busca e apreensão feita no apartamento funcional ocupado por Gleisi em Brasília tinha como alvo o marido dela, o ex-ministro Paulo Bernardo, e foi determinada pelo juízo de primeira instância da Justiça Federal em São Paulo no âmbito da Operação Custo Brasil, que apurou suspeitas de desvios para abastecer o caixa do PT. O relator da reclamação, Dias Toffoli, e os ministros Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes atenderam ao pedido do Senado e determinaram que só o Supremo tem prerrogativa de expedir mandados desse tipo para imóveis de parlamentares. Somente Edson Fachin, relator da Lava Jato na corte, divergiu.

CNJ proíbe registro de uniões poliafetivas

O plenário do Conselho Nacional de Justiça proibiu na terça-feira cartórios de fazer o registro de uniões entre três ou mais pessoas – as chamadas uniões poliafetivas. Com a medida, os órgãos de registro não poderão lavrar escrituras públicas para formalizar esse tipo de união.

Caso Vitória: menina foi estrangulada no dia em que sumiu

A menina Vitória Gabrielly Guimarães Vaz, de 12 anos, foi assassinada no dia 8 de junho, o mesmo dia em que desapareceu após sair de casa para andar de patins, em Araçariguama, interior de São Paulo. A Polícia Civil informou, com base em laudo do IML, que a causa da morte foi asfixia mecânica com constrição cervical.

Justiça ordena que EUA reúnam famílias de imigrantes

Um tribunal de San Diego, Califórnia, ordenou a reunião de famílias de imigrantes separados pela polícia migratória. Se não representam um perigo para os filhos, os pais devem ser reunidos aos menores em um prazo de duas semanas no caso das crianças com menos de cinco anos e em menos de 30 dias para as outras crianças. A decisão afirma que governo federal deve “enfrentar as caóticas circunstâncias que criou”.

Brasil propõe pagar volta de crianças detidas nos EUA

A visita do vice-presidente dos EUA, Mike Pence, a Brasília ontem teve gosto agridoce. O número 2 de Trump aplicou um discurso duro a respeito de migração e ainda cobrou do Brasil mais pressão sobre o regime de Nicolás Maduro, na Venezuela. Do presidente Michel Temer., Pence ouviu que o Brasil está disposto a bancar a viagem das crianças brasileiras que migraram ilegalmente para os Estados Unidos com seus pais e acabaram detidas pelas autoridades americanas. Hoje, Pence segue no Brasil e visitará Manaus.

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 2,5 milhões

Acontece nesta quarta-feira (27), às 20h (horário de Brasília), a extração do concurso 2.053 da Mega-Sena. O prêmio estimado é de R$ 2,5 milhões. Apostas podem ser feitas até uma hora antes do sorteio.

Sisu: inscrição na lista de espera termina nesta quarta

Termina às 23h59 desta quarta-feira (27) o prazo para os estudantes que não foram aprovados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada poderem se inscrever na lista de espera e continuarem concorrendo às vagas. Ao todo, o programa oferece 57.271 vagas em cursos de 68 instituições de ensino superior.

COPA DO MUNDO

Jogos decidem futuro de Brasil e Alemanha

A quarta-feira será de tudo ou nada para Alemanha e Brasil, dois dos grandes favoritos para conquistar a Copa do Mundo na Rússia. Após campanhas até aqui sem convencer muito, as duas seleções lutam por vaga nas oitavas de final. O empate basta para a equipe de Tite avançar. Se perder, a seleção brasileira pode ficar de fora da Copa. O Brasil entra em campo com o mesmo time que jogou contra a Costa Rica na semana passada e venceu por 2 a 0.

Jogos de hoje da Copa (horário de Brasília)

11h00 – México x Suécia

11h00 – Coreia do Sul x Alemanha

15h00 – Suíça x Costa Rica

15h00 – Sérvia x Brasil

Jogo do Brasil muda horários de bancos e comércio

Devido ao jogo do Brasil, às 15h de hoje, o atendimento ao público nas agências bancárias será das 9h às 13h. Já a orientação dos shoppings aos lojistas, que é facultativa, é que as lojas fechem hoje entre as 14h30 (meia hora antes da partida) e as 17h30 (meia hora após a partida). Os bancos precisam afixar em suas dependências aviso sobre o horário de atendimento nos dias de jogos do Brasil com uma com antecedência mínima de 48 horas.