Jovens mostram preocupação em poupar recursos, aponta pesquisa

Segundo pesquisa realizada pelo Nube, os jovens brasileiros mostram preocupação em poupar recursos. No levantamento, foram entrevistadas 10.979 pessoas, de 15 a 26 anos. Questionadas sobre o que fazem com seu dinheiro, 38,16% delas escolheram a opção “faço aplicações para ter segurança no futuro”. Em 2014, outra pesquisa feita pela empresa havia indicado que a maioria dos jovens não costumava juntar suas economias.

Em entrevista concedida ao iG, o analista de treinamento Lucas Fernandes disse acreditar que a atual situação financeira do país exerce influência sobre a mudança de postura dos jovens. “A situação econômica e politica interfere diretamente em como o jovem vai lidar com o dinheiro dele”, diz.

A visão de Fernandes é condizente aos dados do IBGE, que apontaram percentual de desemprego de 16,4% entre as pessoas de 18 a 24 anos em 2015.

O analista afirma que os jovens passaram a investir mais em aplicações, mas costumam evitar as que são consideradas de alto risco. Fernandes conta também que a previdência privada tem sido uma das principais opões de investimento do grupo pesquisado.

Em segundo lugar no levantamento ficou a opção “poupo uma pequena parte, mas dura pouco”, eleita por 33,18% como a mais adequada. O analista acredita que esta condição é frequente porque, hoje em dia, “é difícil poupar e fazer o dinheiro render”.

“Temos muitos jovens que trabalham e estudam ao mesmo tempo. 80% deles estudam em universidades particulares. O gasto acompanha a inflação, portanto, fica cada vez maior. Conseguir pagar um curso depende muito do seu salário, então o jovem encontra dificuldades por conta dos gastos diários”, afirma.

A terceira opção mais escolhida pelos entrevistados foi “pago dívidas e elas não acabam”, com 22,77% dos votos. Com 5,88%, a opção “gasto tudo” ficou na última posição.

Fonte: Portal IG