Bom Dia!

31 de Março de 2021, Quarta-Feira. Outono

– Dia do Oficial da Infância e Juventude (estadual)
– Dia da Integração Nacional
– Dia da Saúde e Nutrição

Aniversário dos municípios:

Arabutã (29 anos)
Ipuaçu (29 anos)

Há 57 anos:

1964 – Tinha início o período de intervenção militar no Brasil, que durou até 1985.

Mafra – 12º/26º ☀️
Itaiópolis – 11º/26º ☀️
Rio Negro (PR) – 12º/26 ☀️

📰Manchetes Jornais

Folha de São Paulo
Bolsonaro troca comando das Forças e abre maior crise militar desde 1977

O Estado de São Paulo
Comando das Forças Armadas é demitido por ordem de Bolsonaro

O Globo
Militares recusam adesão política, e Bolsonaro troca chefes das Forças

Estado de Minas
Bolsonaro amplia crise com as Forças Armadas

Valor Econômico
Aliado de Bolsonaro tenta emplacar projeto que dá superpoderes ao governo na pandemia

Correio Braziliense
Alto-comando avisa que não cederá ao golpismo

Zero Hora
Por apoio do centrão e influência nos quartéis, Bolsonaro troca seis ministérios

Notícias do Dia
Daniela nomeia seis secretários no 1º dia

É notícia…

🌎NO MUNDO

Argentina – A cidade de Buenos Aires, capital da Argentina, enfrenta uma alta no número de contágio de Covid-19: na terça-feira (30) foram notificados mais de 2.000 casos, um recorde desde o começo da pandemia. A agência de informações sanitárias da Argentina informou que o número, na verdade, refere-se a notificações em um período de mais de 24 horas. Mesmo assim, as autoridades de saúde pública do país já lidam com a alta de infecções como uma segunda onda de infecções, e há planos para impedir agrupamentos e encontros sociais. Em Buenos Aires, a cada dia as contaminações somavam cerca de 700, em média, mas houve esse salto nos últimos dias, disse o subsecretário de atenção primária, ambulatorial e comunitária, Gabriel Battistella. A Argentina recebeu mais de 14 mil notificações nas últimas 29 horas, mais do que o dobro do volume relatado há uma semana. (G1)

Chile – Após cinco dias ultrapassando a barreira de 7 mil novos casos, o Chile somou 5.394 novos infectados e 37 mortes por Covid-19 nesta terça-feira, enquanto o Parlamento debate se adia as eleições de 10 e 11 de abril devido ao agravamento da pandemia. O saldo total desde o início da crise sanitária é de 989.492 infectados, dos quais 41.335 pacientes estão na fase ativa da doença, e 23.107 vítimas, aos quais se somam quase 8 mil óbitos suspeitos, pois não têm a confirmação de um PCR. “A variação de novos casos confirmados a nível nacional foi de 11% e 31% nos últimos 7 e 14 dias, respetivamente. Cinco (das 16) regiões diminuíram os seus casos na última semana”, disse o ministro da Saúde, Enrique Paris. (Efe)

NO BRASIL

São Paulo – Após bater um novo recorde diário com o registro de 1.209 novas mortes por Covid-19 nesta terça-feira (30), o estado de São Paulo ultrapassou a marca de mais de 73 mil óbitos pela doença. O número total de 73.492 mortes é maior que o registrado por 226 países, de acordo com balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS). Caso o estado de São Paulo fosse uma nação, estaria em 11º lugar no ranking mundial de países com maiores números absolutos de mortes por Covid-19. (G1)

Futebol – A CBF tem alertado federações que não atrasará o início do Brasileiro por conta de paralisações dos Estaduais pela pandemia do novo coronavírus. Ou seja, os quatro Estados que tiveram competições paradas terão de dar um jeito para encaixar jogos perdidos até 23 de maio. A Série A está marcada para começar em 30 de março, e a Série B, dois dias antes. Até agora, decretos dos governos dos Estados paralisaram o futebol e os Estaduais em quatro locais onde há times do Brasileiro da Série A por conta do agravamento da pandemia de covid-19: Ceará, São Paulo, Goiás e Minas Gerais. Outras regiões como Rio de Janeiro e Paraná têm restrições de partidas em algumas cidades, e outras, não. Por isso, continuam. (Uol)

Trabalhador – A pandemia de coronavírus impactou o mercado de trabalho como um todo, mas afetou principalmente os trabalhadores informais e baixa escolaridade. Levantamento do Ibre/FGV mostra que a redução do emprego foi significativamente maior no entre brasileiros que possuem poucos anos de estudo ou não chegaram a concluir o ensino médio e sinaliza que este grupo também deverá ser o mais prejudicado no pós-pandemia. “A queda foi muito maior nas categorias de menor escolaridade durante a pandemia. Quanto menor a qualificação e quanto mais baixos os salários, maior foi o abalo”, afirma o economista Fernando Veloso, que realizou o estudo, a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do IBGE. (G1)

📊Indicadores Econômicos

Dólar Comercial – R$ 5,762 🔽 0,08%
Euro – R$ 6,752 🔽 0,47%
Ibovespa – 1,24% ⬆️

EM SANTA CATARINA

Vice – Daniela Reinehr (sem partido) falou pela primeira vez após assumir interinamente o Governo de Santa Catarina. Em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (30), citou quais pontos serão prioridades no combate à pandemia da Covid-19.
Durante a entrevista, que ocorreu no auditório da Secretaria do Estado da Comunicação, em Florianópolis, em diversos momentos, Daniela deixou evidente o foco no processo de vacinação no Estado. No entanto, não detalhou de que maneira irá resolver a situação. “A nossa principal dificuldade é a busca por vacinas, no momento. A boa notícia é que temos uma maior quantidade de doses e com a expectativa que alcance um número ainda maior”, disse. (ND)

Empregos – Santa Catarina abriu 33.994 vagas formais de trabalho em fevereiro de 2021, segundo os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados nesta terça-feira (30). Foram 132.831 admissões e 98.837 demissões no Estado, um aumento de 95% em relação ao mesmo mês de 2020, que registrou um saldo de 17.395 empregos. Santa Catarina tem o quarto melhor desempenho do país, segundo os dados do Ministério da Economia. (ND)

Virtual – O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) atendeu a uma proposição da OAB de Santa Catarina e determinou que todos os atos processuais passem a ser gravados em vídeo no Brasil – sejam eles presenciais, ou virtuais. O pedido da OAB ocorreu na esteira de episódios que ocorreram na Justiça catarinense no ano passado e tiveram grande repercussão, como o caso Mari Ferrer. Os questionamentos feitos à influencer durante audiência de um processo em que ela era a vítima, levou a representações contra o advogado, o promotor e o juiz. A sessão foi gravada porque o Estado adotou audiências virtuais devido à pandemia – mas essa não era a prática para todos os processos. (NSC)

Balanço – Santa Catarina encerra nesta quarta-feira, 31, o pior mês de toda a pandemia de coronavírus. Apenas em março ocorreram mais de 3,2 mil óbitos, a superlotação de leitos, iniciada em fevereiro, prosseguiu, a fila de espera por vagas na terapia intensiva cresceu e o número de casos ativos, em tratamento contra a covid-19, ainda é alto em todo o Estado. Desde 1º de março, ocorreram 3.208 mortes por covid-19 em Santa Catarina, ainda no início da segunda quinzena, se tornou o mês com maior número de vidas perdidas em toda pandemia. A média é de 107 óbitos ocorrendo diariamente no Estado. Em 30 dias, em apenas 9 houve menos de uma centena de mortes. (NSC)

Deputado – O líder do MDB na Assembleia, deputado Valdir Cobalchini, fez um pronunciamento da tribuna hoje, defendendo seu voto no Tribunal de Julgamento, favorável ao governador Carlos Moisés. Como relator da CPI, o parlamentar tinha feito um documento consistente e contundente pela cassação do governador. Mencionou a existência de “fatos supervenientes” para explicar a mudança do voto. Enfatizou: “Não me desviei do devido processo legal”. (Moacir Pereira)

Crédito – O anúncio de linhas de crédito sem juros por parte do governo do Estado atende uma das maiores demandas de empresas afetadas pelas restrições da pandemia, mas não é suficiente, alertam entidades empresariais. Entre as que compartilham dessa avaliação estão a Federação das Empresas de Comércio e Serviços (Fecomércio-SC) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-SC). A Ampe Metropolitana, que representa micro e pequenas empresas da região de Florianópolis, afirma que o pleito do juro zero para microcrédito foi atendido. (Estela Benetti)

Destaque RNA – Setor hoteleiro catarinense espera ocupação de cerca de 30% na Páscoa.

Fonte: RNA – Rede de Notícias Acaert/SC