Bom Dia!

22 de Abril de 2021, Quinta-Feira. Outono

– Dia do Descobrimento do Brasil
– Dia do Planeta Terra
– Dia da Comunidade Luso brasileira
– Dia do Agente de Viagem
– Dia da Aviação de Caça

Há 05 anos:

2016 — A Organização das Nações Unidas assina o Acordo de Paris para ajudar a combater o aquecimento global.

Tempo

Mafra – 11º/21º ⛅
Itaiópolis – 11º/20º ⛅
Papanduva – 10º/21º ⛅

📰Manchetes Jornais

Folha de São Paulo
Cúpula do Clima testa EUA de Biden e liderança global

O Estado de São Paulo
Brasil pedirá verba contra desmate, sem usar bilhões parados

O Globo
Fiscais culpam Salles por paralisia no Ibama

Estado de Minas
BH: o desafio de recomeçar sem aglomeração

Valor Econômico
Revolução energética é saída para o clima, defendem EUA

Correio Braziliense
Pressionado, Bolsonaro pede socorro ambiental

Zero Hora
Após vacinação, cai proporção de idosos entre vítimas de covid no RS

Notícias do Dia
Litoral em alerta com a tempestade Potira
É notícia…

🌎NO MUNDO

EUA – Lideranças de mais de 40 países participam nesta quinta-feira (22) do primeiro dia da Cúpula de Líderes sobre o Clima, organizada pelo governo dos Estados Unidos. O presidente brasileiro Jair Bolsonaro é um dos convidados a falar sobre o combate às mudanças climáticas na reunião virtual que ocorre na quinta e sexta-feira (23). A cúpula faz parte dos esforços da gestão do presidente americano Joe Biden para cumprir promessas de campanha e recuperar a imagem do país após o governo de Donald Trump, que foi desastroso para o clima. Com o republicano, os EUA deixaram integrar o Acordo de Paris – medida que foi revogada logo no primeiro dia do democrata na Casa Branca. A Cúpula de Líderes sobre o Clima marca a volta dos EUA nas discussões internacionais sobre o clima, interrompidas durante a gestão de Donald Trump com a saída do Acordo de Paris. Os EUA são responsáveis, hoje, por cerca de 15% das emissões. (G1)

Índia – A Índia anunciou hoje que registrou quase 315 mil novos casos de coronavírus nas últimas 24 horas, o que representa um recorde mundial, no momento em que os hospitais de Nova Déli enfrentam escassez de oxigênio. O ministério da Saúde indiano informou hoje que o país contabilizou 314.835 novos casos em apenas um dia, o maior balanço em 24 horas registrado até agora por um país. Desde o início da pandemia, a Índia registra 15,9 milhões de infectados, o que significa que é a segunda nação com o maior número de casos, atrás apenas dos Estados Unidos. Nas últimas 24 horas o país também registrou 2.074 mortes, o que eleva o balanço oficial da epidemia no país a quase 185 mil vítimas fatais. O número de casos e mortes na proporção por sua população, no entanto, continua sendo consideravelmente menor na Índia que em vários países. (AFP)

NO BRASIL

Policiais– 2020 foi marcado pela alta nas mortes de agentes, mesmo em plena pandemia. Foram 198 vidas perdidas, um acréscimo de 10% em relação a 2019. O crescimento ocorre após três anos seguidos de queda nos óbitos de policiais. O número de pessoas mortas pela polícia, por sua vez, teve ligeira queda (-3%), contrastando com a alta no número de agentes assassinados e de crimes violentos no geral. Ainda assim, é um número alarmante: 5.660 pessoas foram mortas por forças policiais no Brasil. A expressiva baixa de mortes no Rio de Janeiro teve impacto direto na redução nacional, mesmo com o crescimento registrado em 17 unidades da federação. (G1)

Prioritários– O Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira (21) que espera concluir a vacinação contra a Covid-19 das mais de 77 milhões de pessoas dos grupos prioritários em setembro. Na prática, a nova estimativa do governo federal é um adiamento em relação ao que previa o ex-ministro general Eduardo Pazuello. Agora, o ministério diz que todas as pessoas que se encaixam nos critérios de prioridade devem receber a primeira dose até a 1ª quinzena de julho. O prazo para concluir a vacinação é setembro, segundo a pasta, porque o intervalo entre as doses da vacina de Oxford/Astrazeneca é de até 3 meses. (G1)

UTI – Ainda enfrentando o período mais crítico da pandemia, o país começa a apresentar uma redução da pressão por vagas de UTI para tratamento da Covid-19 nos grandes centros urbanos. Catorze capitais e o Distrito Federal estão com mais de 90% de seus leitos de UTI públicos com pacientes graves da doença, segundo levantamento da Folha com dados de segunda-feira (19). Eram 17 capitais com mais de 90% na semana passada, e situação recorde de 21 na anterior, ambas incluindo a capital federal. Ao todo, 18 capitais registraram queda no percentual de leitos de UTI ocupados na última semana, sendo que cinco delas estão abaixo do patamar crítico de 80%: Salvador, Macapá, Manaus, João Pessoa e Boa Vista. (FSP)

Indicadores Econômicos

Dólar Comercial- R$ 5,551 ⬆️ 0,01%
Euro – R$ 6,678 🔽 0,03%
Ibovespa – 0,72% 🔽

SANTA CATARINA

Inverno – A aproximação do inverno inspira cuidados rigorosos diante da tendência de aumento no número de casos de Covid-19 em Santa Catarina. Com os hospitais lotados e o aumento da letalidade, a situação acende um alerta quanto a uma nova onda de casos ainda mais grave, segundo Eduardo Macário, superintendente de Vigilância em Saúde do Estado. De acordo com Macário, a incidência de doenças respiratórias costuma crescer na região Sul entre os meses de maio a setembro. A experiência com o vírus no último ano demonstrou que o número de casos de Covid-19 também segue essa tendência durante os meses frios. (ND)

Abril – O mês de abril se tornou o 2º mês com mais mortes causadas pela Covid-19 desde o início da pandemia em Santa Catarina. Em 20 dias, foram registrados 1.566 óbitos, o que levou o Estado à marca das 12.760 vidas perdidas para a doença. A taxa de letalidade é de 1,5%. Abril fica atrás apenas de março, com registro de 3.621 óbitos, e chegou a superar dezembro, que registrou 1.495. São 71 mortes a mais do que o registrado no último mês de 2020. Até o momento, a média de mortes em abril é de 78 por dia. Desde o dia 14 de abril, o Estado contabilizou mais de 300 mortes causadas pelo novo coronavírus. Abril pode encerrar com ainda mais óbitos registrados, visto que novos exames serão processados ao longo do mês pela Secretaria de Estado da Saúde. (ND)

Portos – A tempestade subtropical Potira – inicialmente classificada como um ciclone – fechou o canal de acesso aos portos de Itajaí e Navegantes nesta quarta-feira (21). Desde 10h30min, a Marinha decretou o fechamento da barra para resguardar a segurança de navegação. O motivo são as fortes ondas, provocadas pelo vento forte, que tornam arriscadas as manobras com os navios cargueiros. Pelo menos uma manobra foi suspensa, e deve ser reagendada assim que houver condições de navegação – o que não deve ocorrer antes do fim de semana. (NSC)

Fila – Pela primeira vez em 50 dias, o número de pacientes na fila de espera por leitos de terapia intensiva (UTIs) é inferior a 100 em Santa Catarina. Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, há 91 pessoas nesta quarta-feira, 21, aguardando uma vaga. É o menor número desde, pelo menos, 3 de março, quando o órgão passou a divulgar diariamente de forma detalhada a informação. A Secretaria da Saúde também confirmou nesta quarta-feira novas 82 mortes por covid-19 somando agora 12.842 desde março do ano passado. Também houve a adição de 2.683 casos confirmados de coronavírus, que totalizam 863.842 desde o início da pandemia. Com mais 38 pacientes em relação à terça-feira, o Estado soma 20.263 casos ativos, que estão em tratamento contra a covid-19 e são capazes de transmitir o coronavírus. (NSC)

Destaque – O Senai de Santa Catarina figura entre os três melhores departamentos regionais do sistema em todo o Brasil na gestão do ano passado. Dados constam de avaliação nacional de desempenho, a partir de critérios que consideram indicadores associados à educação profissional e tecnológica e eficiência operacional. O diretor Fabrizio Pereira compartilhou o destaque com todo o sistema Senai, que enfrentou a pandemia com criatividade e gestão inovadora, apesar do abre e fecha das escolas. (Moacir Pereira)

Mercosul – A boa relação com vizinhos forma uma corrente ganha-ganha. O Mercosul, mercado comum integrado pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, que acaba de completar 30 anos, é um exemplo disso. O bloco tem relevância especial para Santa Catarina pela expansão de mercado e pelo fato de o Estado fazer divisa com a Argentina. Os próximos passos do Mercosul serão discutidos em reunião de cúpula dos ministros da economia e relações exteriores dos quatro países na próxima segunda-feira. (Estela Benetti)

Destaque RNA – Cai mortalidade por Covid-19 em grupos prioritários da vacina em Santa Catarina. Dados preliminares apontam que, nas pessoas com mais de 80 anos, mortalidade caiu de 21 para 12%.

Fonte: RNA – Rede de Notícias Acaert/SC