Julgamento decisivo para Lula

Em clima de tensão, com militantes nas ruas e um aparato gigantesco de segurança, o Tribunal Regional Federal (TRF4) julga nesta quarta-feira (24) o processo que pode comprometer o futuro político do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e influenciar de forma decisiva as eleições presidenciais deste ano. Lula recorre de condenação pelo juiz Sergio Moro, a nove anos e meio de prisão por corrupção passiva em processo no qual é acusado de ter recebido um tríplex no Guarujá da OAS em troca de favorecimento à empreiteira em contratos com a Petrobrás.

15286490

Lula critica imprensa e Temer

Na véspera de seu julgamento, o ex-presidente criticou na terça-feira (23) o mercado financeiro, a imprensa, os adversários, o governo Michel Temer e fez um discurso de enfrentamento. Em um ato com militantes do PT e de movimentos sociais, em Porto Alegre, Lula adotou tom de comício e pediu mais reação em sua defesa.

Casos de febre amarela

Após registrar longas filas em busca da vacina da febre amarela, além de casos de desabastecimento, a prefeitura de São Paulo passou a distribuir senhas nas casas dos paulistanos para a próxima fase da campanha de vacinação, que começa nesta quinta-feira, 25, em todo Estado de São Paulo e no Rio de Janeiro. Segundo especialistas, o risco de o Brasil enfrentar um surto de febre amarela nas proporções da que foi registrado em 2017 não está descartado.

Raquel Dodge denuncia vice-líder do governo

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, apresentou uma denúncia no STF contra o vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, Beto Mansur (PRB-SP), por crime contra a ordem tributária. Beto Mansur é acusado de ter omitido informações de seu Imposto de Renda em 2003, o que teria causado um prejuízo de R$ 796 mil.

Decisão sobre posse de Cristiane Brasil

O presidente Michel Temer recebeu a informação de que a ministra Cármen Lúcia irá remeter ao plenário do STF a decisão sobre a posse da deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ) para o comando do Ministério do Trabalho. O Planalto acredita haver maioria entre os ministros para reverter a suspensão e garantir que a parlamentar assuma o cargo na próxima semana.

Caixa destitui três vice-presidentes

O Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal decidiu em reunião nesta terça-feira destituir do cargo três dos quatro vice-presidentes afastados do cargo após investigação do Ministério Público Federal. Um quarto vice-presidente afastado foi restituído ao cargo. O pedido de afastamento foi feito em dezembro pelo Ministério Público Federal. Mas Temer vinha se recusando a acatar a recomendação.

Fórum Econômico Mundial

O presidente Temer um vários ministros participam desde ontem do Fórum Econômico Mundial, evento na pequena cidade suíça de Davos que reúne a nata do empresariado mundial. A viagem ocorre dias depois de o país ter a nota de crédito rebaixada novamente pela agência internacional de risco Standard&Poor’s (S&P), em 11 de janeiro. O discurso do governo brasileiro será de que o pior já passou.

EUA: ataque a escola deixa mortos

Ao menos dois estudantes morreram e mais de 10 pessoas ficaram feridas nesta terça-feira (23) quando um adolescente abriu fogo em uma escola no estado de Kentucky, no mais recente caso do tipo nos Estados Unidos. Um aluno de 15 anos foi detido por supostamente orquestrar o ataque.

Muro de Berlim redescoberto

Um pesquisador amador do bairro berlinense de Pankow, descobriu uma seção da chamada primeira geração do muro que dividiu a capital alemã nos tempos em que a cidade estava no centro da Guerra Fria. Segundo o jornal local Berliner Zeitung, o trecho de 80 metros de extensão parece ter tido sua demolição esquecida em 1989, após a queda do Muro de Berlim.

Indicados ao Oscar

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou na terça-feira os indicados à 90ª edição do Oscar, que acontece no dia 4 de março. ‘Me Chame Pelo Seu Nome’, com produção do brasileiro Rodrigo Teixeira, está entre os selecionados para concorrer ao prêmio de melhor filme, ao lado de ‘Dunkirk’, ‘Lady Bird: É Hora de Voar’, ‘The Post: A Guerra Secreta’, entre outros. Saiba quando e onde assistir aos filmes do Oscar 2018.

PSG se preocupa com Neymar

As vaias da torcida do Paris Saint-Germain direcionadas a Neymar, nos 8 a 0 sobre o Dijon, não apenas deixaram o craque chateado e criaram uma nova polêmica: preocuparam bastante a diretoria do clube francês. Os cartolas do time estariam incomodados com a situação gerada – os torcedores queriam ver Cavani converter o pênalti, para se tornar no maior artilheiro do clube em todos os tempos.