Nesta quarta-feira (08), um trágico ataque ocorreu na Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, em Estação, no norte do Rio Grande do Sul. Uma criança de 9 anos, identificada como Vitor A. K. Gambirazi, foi morta a facadas por um adolescente de 16 anos que invadiu a escola.
O agressor, que não tinha antecedentes criminais e estava em tratamento psiquiátrico, entrou no colégio sob o pretexto de entregar um currículo, pediu para ir ao banheiro e, em seguida, invadiu uma sala de aula do 3º ano do ensino fundamental, onde atacou com um facão e usou bombinhas para causar pânico.
Vitor foi atingido no tórax, chegou a ser levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.Além de Vitor, duas meninas de 8 anos e uma professora de 34 anos, identificada como Patrícia Zanoni Sbeghen, ficaram feridas. Uma das meninas sofreu ferimentos leves e foi liberada após atendimento, enquanto a outra passou por cirurgia e está em estado estável.
A professora, que tentou impedir o ataque, também está em condição estável e recebe acompanhamento psicológico no Hospital Santa Terezinha, em Erechim.
O adolescente foi imobilizado por populares e apreendido pela polícia.
O Ministério Público do Rio Grande do Sul solicitou sua internação provisória por atos infracionais análogos a homicídio e tentativas de homicídio, devido à gravidade do caso.
A Polícia Civil investiga as motivações do ataque, que ainda não foram esclarecidas. A prefeitura de Estação suspendeu as aulas na rede municipal por tempo indeterminado e abriu a Casa da Cultura para acolhimento psicológico de alunos e familiares.
O Ministério da Educação (MEC) determinou o envio de psicólogas do Núcleo de Resposta e Reconstrução de Comunidades Escolares, especializada em situações de crise e violência extrema, para apoiar a comunidade da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Nascimento Giacomazzi, em Estação (RS), onde houve um ataque na manhã desta terça-feira (8).
Ao lamentar o episódio, o ministro Camilo Santana também informou que a pasta segue em articulação com o Ministério da Justiça e com as autoridades locais, “reafirmando nosso compromisso com a vida, a paz e a proteção das comunidades escolares”.
“À população, comunidade escolar e familiares das vítimas, meus sinceros sentimentos nesse momento de dor profunda”, disse Santana em publicação nas redes sociais.
Fonte: RNC – Foto: Frame/RNC
Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada
“Transforme seu dia com a energia da Rede Nova de Comunicação!
Baixe agora o nosso novo app e viva a melhor experiência de música e notícias!”