Palocci: Lula acertou propina para campanha de Dilma

O juiz federal Sérgio Moro decidiu na tarde de ontem retirar o sigilo de parte do acordo de delação premiada do ex-ministro Antonio Palocci. Ele fechou o acordo com a Polícia Federal no Paraná em abril deste ano. À PF, Palocci narrou supostas irregularidades envolvendo os ex-presidentes da República Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, ambos do PT. Em entrevistas anteriores sobre o assunto, eles negaram irregularidades.

Toffoli veta de novo entrevistas com Lula 

O presidente do STF, Dias Toffoli, vetou na noite de segunda-feira os pedidos de entrevista ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, feitos por Florestan Fernandes Júnior, apresentador do programa ‘Voz Ativa’, da Rede Minas, e colaborador do ‘El País’, e Monica Bergamo, da ‘Folha de S. Paulo’. Em sua decisão, Toffoli ordena que seja cumprida a decisão do ministro Luiz Fux sobre o tema e contraria o Ricardo Lewandowski, que trava um cabo de guerra com seu colega de tribunal.

Eleitores só podem ser presos em casos especiais

A partir desta terça-feira (2), a cinco dias das eleições, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido exceto em casos de flagrante delito ou de sentença criminal condenatória por crime inafiançável por desrespeito a salvo-conduto. A orientação está na legislação e prevista no calendário eleitoral.

Avião pousa em pista errada de aeroporto em SP

Um avião da companhia aérea Latam pousou na pista errada do aeroporto internacional de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, o mais movimentado do país. O Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) classificou o caso como “incidente grave” e abriu investigação para apurar o incidente, que ocorreu na última quarta-feira (26).

Laudo: agressor de Bolsonaro tem insanidade mental

A avaliação psiquiátrica realizada com o homem que agrediu o candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) aponta que ele tem insanidade mental. O laudo foi realizado por um profissional particular contratado a pedido da defesa do agressor. Adélio Bispo segue preso desde o dia 6 de setembro, dia do ataque.

Facebook: MP apura dados que vazaram de brasileiros

O Ministério Público do Distrito Federal abriu na segunda-feira inquérito civil público para investigar o suposto vazamento de dados pessoais de usuários brasileiros do Facebook, após a empresa ter dito na sexta-feira que hackers obtiveram acesso a 50 milhões de perfis da rede social.

Indonésia: mortos em tragédia passam de mil

O governo da Indonésia anunciou nesta terça-feira que o número de mortos no devastador terremoto seguido por tsunami na ilha Célebes subiu para 1.234. Centenas de pessoas continuam presas sob os escombros. As equipes de resgate, que operam com enormes dificuldades, correm contra o tempo, e o país pediu ajuda humanitária para fazer frente ao desastre.

Trio leva Nobel da Física por pesquisas sobre laser

O Prêmio Nobel da Física de 2018 foi dividido entre o estudioso americano Arthur Ashkin e os cientistas Gérard Mourou e Donna Strickland por suas “invenções revolucionárias na física dos lasers”. Os três dividirão o prêmio de 9 milhões de coroas suecas, equivalente a R$ 4 milhões.

FUTEBOL

Vasco empata e fica fora da zona da degola

O Vasco visitou o Paraná Clube na Vila Capanema, saiu atrás e foi buscar o empate por 1 a 1, na segunda-feira, pelo Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time cruz-maltino, que não perde há quatro jogos, fica na 16ª colocação, a primeira fora da zona de rebaixamento, com 30 pontos. Já os tricolores, que estão na lanterna, vão a 17 pontos e completam 13 confrontos sem vencer.

JOGO DE HOJE

Libertadores

21h45 – Grêmio x Atlético Tucumán

TELEVISÃO

Fábio Porchat rescinde contrato com a Record

Fábio Porchat decidiu rescindir seu contrato com a Record, na segunda-feira (1º), um ano antes do término do acordo vigente. A decisão do apresentador já foi anunciada aos diretores da emissora. Rumores indicam que o comediante tinha dificuldades para encontrar ‘bons’ entrevistados por ser da empresa de Edir Macedo e estava limitado aos nomes da casa.