Na Quarta-feira de Cinzas (26/02), a Igreja Católica inicia a Quaresma e a Campanha da Fraternidade. Este ano, a Missa de abertura oficial na Diocese de Joinville será presidida por dom Francisco Carlos Bach, bispo diocesano, às 15h, na Catedral São Francisco Xavier. Porém, cada uma das 65 paróquias da diocese organiza a sua própria programação.

A Campanha da Fraternidade 2020 tem como tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34). Todos os anos, a Igreja faz um convite para que os fiéis católicos e toda a sociedade reflitam sobre um problema concreto dos dias atuais. Desta vez, somos inspirados pela passagem bíblica do Bom Samaritano que reforça a necessidade de além de se sentir pena, olhar e cuidar.

“Somos convidados a olhar para a vida como dom de Deus, que nos compromete e exige de nós atitudes concretas. Somos convocados a um novo modo de ser no mundo, que nos permita ir além da indiferença e do egoísmo”, explica dom Francisco, bispo da Diocese de Joinville.

Ele também faz uma reflexão sobre a maneira como estamos vivendo em sociedade. “A vida humana está sendo banalizada. As relações de solidariedade e fraternidade diminuem e trazem consequências negativas para o ser humano e a natureza. O desejo insaciável de acúmulo de bens destrói a vida humana e a nossa casa comum”.
Em 2020, o cartaz da Campanha da Fraternidade foi inspirado na Santa Dulce dos Pobres, a primeira santa nascida no Brasil. A religiosa foi reconhecida pelo trabalho em prol dos mais necessitados.

A Campanha da Fraternidade inicia sempre na Quarta-feira de Cinzas e as ações são realizadas pela igreja durante todo o ano, mas com maior intensidade no período da Quaresma, que em 2020 vai até o dia 9 de abril, Quinta-feira Santa.
Durante esses quarenta dias, pastorais, movimentos eclesiais como os Grupos Bíblicos de Reflexão fazem orações e atividades específicas sobre o tema. Também, nas sextas-feiras, as igrejas rezam a Via-Sacra, oração que relembra a caminhada de Jesus até a morte na cruz e depois a ressurreição.

Conheça a Oração da Campanha da Fraternidade 2020

Deus, nosso Pai, fonte da vida e princípio do bem viver, criastes o ser humano e lhe confiastes o mundo como um jardim a ser cultivado com amor. Dai-nos um coração acolhedor para assumir a vida como dom e compromisso. Abri nossos olhos para ver as necessidades dos nossos irmãos e irmãs, sobretudo dos mais pobres e marginalizados. Ensinai-nos a sentir verdadeira compaixão expressa no cuidado fraterno, próprio de quem reconhece no próximo o rosto do vosso Filho. Inspirai-nos palavras e ações para sermos construtores de uma nova sociedade, reconciliada no amor.

Dai-nos a graça de vivermos em comunidades eclesiais missionárias, que, compadecidas, vejam, se aproximem e cuidem daqueles que sofrem, a exemplo de Maria, a Senhora da Conceição Aparecida, e de Santa Dulce dos Pobres, Anjo Bom do Brasil. Por Jesus, o Filho amado, no Espírito, Senhor que dá a vida. Amém!