Buscas em São Paulo

As equipes de busca iniciam nesta segunda (7) o sétimo dia à procura de vítimas do desabamento do edifício Wilton Paes de Almeida, que pegou fogo e desabou na madrugada do dia 1º no Centro de São Paulo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o trabalho de remoção dos escombros no local pode durar mais dez dias. Depois da retirada na sexta-feira (4) do corpo da primeira vítima confirmada da tragédia, Ricardo Oliveira Galvão Pinheiro, as equipes seguem em busca de cinco desaparecidos: uma mãe com dois filhos gêmeos e um casal. No momento, 49 bombeiros participam das operações.

Bombeiros encontram restos mortais nos escombros

O Corpo de Bombeiros encontrou na tarde deste domingo, 6, nos escombros do edifício Wilton Paes de Almeida, que desabou na terça-feira, 1º, partes de uma arcada dentária superior e inferior e partes de um rosto. Segundo o tenente Guilherme Derrite, provavelmente seja do morador Ricardo Oliveira Galvão Pinheiro,que morreu quando o prédio desabou.” O material foi coletado e o Instituto Médico Legal (IML) realizará um exame para confirmar se os restos mortais são do Ricardo”, disse Derrite.

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Vítima ligou para a polícia pedindo socorro 

Única vítima confirmada do desabamento do edifício Wilton Paes de Almeida, Ricardo Oliveira Galvão Pinheiro fez uma ligação para a polícia quando estava preso no prédio em chamas. A gravação, exibida pelo Fantástico, da TV Globo, neste domingo, mostra Ricardo aflito ao comunicar o incêndio para a atendente. “Eu estou no prédio que está pegando fogo”, diz ele no início da ligação. A atendente, então, se espanta: “O senhor está dentro do prédio?”. Nervoso, Ricardo se confunde e afirma em momentos diferentes que está “no térreo” e “na cobertura”. “Eu estou no prédio. Eu estou no último andar. Eu estou no térreo. Tô na, na, na cobertura! Só tem eu aqui em cima. E o fogo já está aqui em cima.” Perguntado se havia mais alguém com ele, Ricardo afirma: “Teve gente que não conseguiu subir por causa da fumaça. É muito tóxica”. Ao final da ligação, um apelo: “Por favor, manda o helicóptero. Tira eu daqui”. Ricardo caiu junto com o prédio quando bombeiros em um edifício vizinho tentavam resgatá-lo. Ele já estava envolvido por uma corda, que se rompeu quando a construção ruiu. O corpo da vítima foi encontrado na sexta em meio aos escombros.

Venezuelanos em Roraima

Cerca de 850 imigrantes venezuelanos que estavam acampados na Praça Simon Bolívar foram transferidos para dois abrigos provisórios, no domingo (6), em Boa Vista, capital de Roraima. A operação mobilizou os 215 militares do Exército e 85 civis que integram a Força Tarefa Humanitária, além de agentes públicos municipais.

ENEM

Começa nesta segunda (7) o período de inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Os candidatos têm até o dia 18 de maio para se inscrever pela Página do Participante, no site do Inep. O custo da inscrição neste ano é de R$ 82, mesmo valor de 2017. O pagamento pode ser feito até 23 de maio em agências bancárias, nos Correios ou em lotéricas. O exame acontece em 4 e 11 de novembro, dois domingos. No primeiro dia, as provas serão de redação, ciências humanas e linguagens, com tempo de cinco horas e meia. No segundo dia, os candidatos terão cinco horas para completar as questões de matemática e ciências naturais, meia hora a mais do que no ano passado. Mesmo quem teve o pedido de isenção da taxa aceito deve fazer a inscrição online, visto que a aprovação não garante a participação no Enem. Em 2018, mais de 3 milhões de pessoas solicitaram o direito de não pagar para fazer as provas.Para acompanhar as informações sobre o exame, os candidatos podem baixar o aplicativo para celular Enem 2018, que está disponível gratuitamente no Google Play e na App Store. A nota obtida nas provas é o principal meio de acesso dos estudantes às universidades públicas do país.

Vulcão no Havaí

A erupção do vulcão Kilauea, que começou na semana passada, já destruiu mais de 20 casas no Havaí. Autoridades disseram que a rocha fundida, o gás tóxico e o vapor estão explodindo através de aberturas no solo criadas pelo vulcão. Terremotos estão sendo sentidos na região.

CAMPEONATO BRASILEIRO – RESUMO DA RODADA

Palmeiras passa por cima do Atlético-PR e vira vice-líder do Brasileirão

O Palmeiras provou mais uma vez que é o visitante mais indigesto do país e superou o Atlético-PR na Arena da Baixada: 3 a 1, gols de Bruno Henrique, Marcos Rocha e Willian. O Verdão chegou à vice-liderança do Brasileiro, com oito pontos, e deixou o Furacão no meio da tabela, com cinco.

Grêmio atropela e faz 5 no Santos com dois golaços de Maicon em Porto Alegre

Grêmio e Santos entraram em campo para um dos principais jogos da 4ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mas o que aconteceu foi um verdadeiro massacre. Maicon fez dois golaços. Everton, André e Arthur marcaram, e o time de Renato Gaúcho fez 5 a 1 sobre a equipe de Jair Ventura. Jean Mota marcou o único gol santista.

Dedé marca e Cruzeiro bate Botafogo para vencer a primeira no Brasileiro

Com gol do zagueiro Dedé, o Cruzeiro saiu do Mineirão com a primeira vitória do time no Campeonato Brasileiro, por 1 a 0, após confronto com o Botafogo, na tarde deste domingo.  O resultado faz o time celeste respirar um pouco no Brasileiro, agora com quatro pontos. Já o Glorioso, com cinco, está um pouco acima na tabela.

Fla bate Inter e mantém liderança em volta de Guerrero

O Flamengo venceu o Internacional por 2 a 0 na tarde deste domingo (6), no Maracanã, pela quarta rodada e permanece líder do Campeonato Brasileiro. Lucas Paquetá e Éverton Ribeiro fizeram os gols do confronto que marcou a volta de Paolo Guerrero aos gramados após sete meses. Com o resultado, o Rubro-Negro Carioca chega aos 10 pontos conquistados e se isola na primeira colocação. O vice-líder é o Palmeiras, com oito. O Inter, por sua vez, tem quatro pontos e ocupa a 11ª colocação.

foto-brasil-x-inglaterra-maracana-01

Sport confirma o bom momento e derrota o Bahia

Na Ilha do Retiro, o Sport engatou a segunda vitória consecutiva no Brasileirão. Desta vez, a vítima foi o Bahia, que saiu de campo derrotado por 2 a 0. O resultado deixou o Leão na oitava colocação com sete pontos. Já o Esquadrão de Aço fica na 15ª posição com quatro pontos. Na próxima rodada, o Sport visita o Cruzeiro, no Mineirão. Enquanto isso, o Bahia mede forças contra o São Paulo, na Arena Fonte Nova.

Fluminense arranca uma virada em cima do Vitória no Barradão

Na base da luta e perseverança, o Fluminense arrancou uma virada por 2 a 1 em cima do Vitória em pleno estádio do Barradão na tarde desse domingo. Nenhuma das duas equipes teriam muitos motivos para comemorar depois do que fizeram em campo em Salvador. Mas, o jogo muito fraco tecnicamente, com um exagero de erros das duas partes e poucos lances de gol, acabou ao menos dando um resultado importante para os cariocas.