Ex-governador do Paraná, Beto Richa é preso em Curitiba

O ex-governador do Paraná Beto Richa, candidato ao Senado pelo PSDB, foi preso na manhã desta terça-feira pelo Gaeco em Curitiba, no Paraná. Beto Richa é alvo de duas operações: uma realizada pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR), pela qual foi preso, e outra da Polícia Federal (PF), em uma nova fase da Lava Jato. Na 53ª etapa da Lava Jato, a casa de Beto Richa é alvo de mandado de busca e apreensão. Ainda foram presos: Fernanda Richa, esposa de Beto Richa e ex-secretária da Família e Desenvolvimento Social; Deonilson Roldo ex-chefe de gabinete do ex-governador; Pepe Richa irmão de Beto Richa e ex-secretário de Infraestrutura; Ezequias Moreira ex-secretário de cerimonial de Beto Richa; Luiz Abib Antoun parente do ex-governador. Com exceção de Antoun, preso em Londrina, no norte do Paraná, os demais foram presos em Curitiba.

ELEIÇÕES 2018

Haddad será oficializado candidato no lugar de Lula

O ex-presidente Lula bateu o martelo e autorizou que Fernando Haddad seja oficializado como candidato do PT ao Planalto nesta terça-feira (11), dia em que termina o prazo dado pela Justiça Eleitoral para que o PT faça a troca de Lula na cabeça de chapa do partido ao Planalto. Na véspera, o ex-presidente enviou uma carta à militância do partido demonstrando o seu apoio e aval a Haddad.

Datafolha: Bolsonaro lidera com 24%

Jair Bolsonaro (PSL) foi de 22% para 24% das intenções de voto e lidera a corrida presidencial, de acordo com pesquisa Datafolha realizada e divulgada na segunda-feira (10). Ciro Gomes (PDT) subiu de 10% para 13%, Marina Silva (Rede) caiu de 16% para 11% e Geraldo Alckmin (PSDB) foi de 9% para 10%. Fernando Haddad (PT) tem 9%. O segundo lugar, portanto, tem quatro candidatos tecnicamente empatados. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. (Via El País)

SP: Skaf e Doria estão empatados, diz Ibope

O candidato do MDB ao governo de São Paulo, Paulo Skaf, subiu quatro pontos em relação à pesquisa Ibope feita no mês passado e aparece na frente de João Doria (PSDB), com 22% ante 21% do tucano, em levantamento divulgado nesta segunda-feira (10). Como a margem de erro é de três pontos percentuais, os dois estão tecnicamente empatados em primeiro lugar. É o primeiro levantamento do instituto após o início do horário eleitoral na televisão. O ex-prefeito de São Paulo, que tinha 20% na pesquisa Ibope feita entre 17 e 19 de agosto, subiu um ponto percentual. O atual governador do estado, Marcio França (PSB), registrou 8% (tinha 5%), e Luiz Marinho aparece com 5% (contra 4% do levantamento de agosto).

Saúde de Bolsonaro segue estável

Segundo os médicos que atendem o presidenciável Jair Bolsonaro, o paciente passou a segunda-feira em “condições clínicas estáveis” e não sente dor ao fazer fisioterapia, com caminhada e exercícios respiratórios. De acordo com boletim médico, “o paciente não apresenta febre ou outros sinais de infecção e permanece em tratamento clínico intensivo”.

PF descarta participação de mulher em ataque

A Polícia Federal ouviu uma mulher que aparecia em vídeos da cena do atentado ao candidato Jair Bolsonaro (PSL) e descartou sua participação no crime. Aryane Campos havia sido apontada em redes sociais por apoiadores do candidato como responsável por entregar a faca a Adélio Bispo Oliveira, de 40 anos, que foi utilizada no ataque a Bolsonaro na quinta-feira, 6, em Juiz de Fora (MG). A informação foi confirmada ao Estado por fontes com acesso a investigação em andamento na PF de Minas Gerais.

Advogado defende agressor ‘por marketing’

Desde o momento em que esfaqueou o candidado do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, Adelio Bispo de Oliveira, de 40 anos, teve a vida completamente revirada. Não só pela Polícia Federal, que investiga o caso, mas também por um batalhão de apoiadores do presidenciável. Minutos após Bolsonaro dar entrada no hospital com um ferimento na barriga, a página pessoal de Oliveira – que está preso em Campo Grande (MS) desde que confessou ter cometido o crime “em nome de Deus – no Facebook já era amplamente divulgada em grupos de WhatsApp. Ela recebeu tantos comentários e denúncias que foi excluída depois de algumas horas. Poucos dias após o ataque ao candidato, circulam pelas redes sociais questionamentos sobre como tem sido financiada a defesa de Adelio: como o servente de pedreiro consegue manter uma equipe de quatro advogados de casos famosos? Zanone Manuel de Oliveira Júnior, Pedro Augusto de Lima Felipe e Possa, Fernando Costa Oliveira Magalhães e Marcelo Manoel da Costa, já atuaram em julgamentos de grande repercussão como a defesa de Bola, amigo do ex-goleiro Bruno ambos condenados por matar e ocultar o corpo de Eliza Samudio.

Áudios reforçam tese de propina a amigo de Temer

A Polícia Federal anexou à investigação do suposto recebimento de propina da Odebrecht pelo presidente Michel Temer quatro áudios com diálogos entre pessoas ligadas à empreiteira e o coronel João Baptista Lima Filho, amigo do emedebista citado por delatores como seu receptador financeiro. A PF acredita que os funcionários da corretora e o coronel utilizavam códigos em seus diálogos para se referirem às entregas de propina.

Kassab vira réu por suspeita de caixa 2

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab (PSD), tornou-se réu em uma ação de responsabilidade civil por atos de improbidade administrativa. O processo foi proposto pelo Ministério Público de SP em dezembro do ano passado. Kassab é acusado de ter recebido R$ 21,2 milhões via caixa dois pela Odebrecht de 2008 a 2014. Ele teve os bens bloqueados pela Justiça.

Palocci: Lula atuou em pedidos de propina

Ex-ministro dos governos do PT, Antonio Palocci afirmou em depoimento ao MP que o ex-presidente Lula cuidou, em alguns casos diretamente, de pedidos de propinas. A informação é do ‘Jornal Nacional’, da TV Globo. Palocci foi ouvido em 26 de junho por investigadores que apuram irregularidades em fundos de pensão e disse em depoimento gravado que Lula interferia nos fundos.

Paraíba: tenente ferido tem morte cerebral

Baleado ao participar da perseguição ao grupo fortemente armado que atacou a Penitenciária de Segurança Máxima Romeu Gonçalves Abrantes, em João Pessoa (PB), na madrugada de ontem, o tenente da PM Erivaldo Moneta teve a morte cerebral confirmada no início da tarde de segunda. De acordo com o governo estadual, o objetivo do ataque foi libertar três assaltantes de carro-forte. Na ação, que teve até uso de artilharia antiaérea, mais de 90 detentos fugiram.

Museu Nacional: nova agência assume reconstrução

O presidente Michel Temer assinou ontem duas medidas provisórias voltadas à gestão e apoio a museus. A primeira cria a Agência Brasileira de Museus, que passará a administrar os 27 museus. A Abram também participará da reconstrução do Museu Nacional do Rio de Janeiro, destruído por um incêndio no início de setembro. A segunda medida estabelece o marco regulatório para a captação de recursos privados.

Caminhoneiros recuam e dizem que não haverá protesto

Após o reajuste da tabela dos fretes e a promessa de fiscalização nas estradas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres, os caminhoneiros autônomos afirmaram que irão à Brasília na quarta-feira (12), porém apenas para conversar e entender melhor as medidas anunciadas nos últimos dias pela agência.

FUTEBOL

Tite faz seis alterações na Seleção para amistoso

O técnico Tite escalou seis jogadores para o segundo amistoso da Seleção brasileira que não estavam na configuração inicial do último jogo do Brasil. O time que vai jogar contra El Salvador nesta terça-feira terá os laterais Alex Sandro e Éder Militão, o goleiro Neto, o atacante Richarlison, o zagueiro Dedé e o volante Arthur.

Brasileirão: Galo vira contra Furacão e toma 5º lugar

Um gol contra de Iago Maidana colocou o Atlético Paranaense na frente logo cedo, mas o Atlético Mineiro teve tempo e conseguiu a virada, vencendo por 3 a 1, no Horto, na segunda. O Galo chegou aos 41 pontos, mesma pontuação do Grêmio, e fica em quinto pelo número de vitórias.