Governo prevê concluir pente-fino no INSS com corte de quase 20% nos auxílios-doença e aposentadorias por invalidez

O governo prevê concluir no final do ano o pente-fino no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com 1 milhão de benefícios irregulares cortados, informou o ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame. O pente-fino nos auxílios-doença e nas aposentadorias por invalidez começou em 2016. Quando a revisão foi anunciada, o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, informou que o objetivo era “colocar uma tampa sobre os ralos que estão abertos”, de forma a eliminar pagamentos a pessoas que não têm direito a receber benefício.

INSS convoca para perícia 178 mil beneficiários

Se a projeção do governo se confirmar, o pente-fino será concluído com uma queda de cerca de 20% nos benefícios. Isso porque, quando o programa de revisão começou, 5,2 milhões de auxílios-doença e aposentadorias por invalidez eram pagos. “Nós imaginamos que, ao final do processo, nós teremos identificado cerca de 1 milhão de beneficiários que vinham recebendo benefícios irregularmente da Previdência”, afirmou Beltrame. Ao final do processo, acrescentou o ministro, a estimativa é que a economia para o fundo de Previdência chegue a R$ 20 bilhões.

Lua de Sangue e Eclipse Lunar

O período de totalidade do eclipse lunar de 27 de julho de 2018, que corresponde ao tempo total no qual a sombra da Terra fica diretamente sobre a Lua, e em seu momento mais vermelho, foi de uma hora, 42 minutos e 57 segundos, o que faz desse o eclipse lunar mais longo do século.

Fortaleza tem onda de ataque incendiário a ônibus e prédios públicos

Fortaleza sofre uma onda de ataques a ônibus e locais públicos desde a madrugada desta sexta-feira (27). Oito ônibus foram alvos de ataques de incendiários. Quatro deles ocorreram durante a tarde, e outros três nesta noite. Um veículo também foi alvo em Horizonte, na Grande Fortaleza. Criminosos também assemessaram artefatos explosivos contra agências dos Correios, bancos privados e um prédio da Prefeitura de Fortaleza. Não há feridos em nenhum dos casos, conforme a Secretaria de Segurança Pública. Ainda na madrugada, um coquetel molotov foi arremessado no pátio do Detran e destruiu mais de 150 motocicletas. Os veículos faziam parte do lote de sucatas e estavam reservadas para leilão. Um série de ataques simultâneos a quatro ônibus nos bairros Sapiranga e Alvorada, periferia de Fortaleza, ocorreu por volta das 16h. À noite, veículos foram incendiados no Bairro Bom Jardim, na Bela Vista e na Avenida Bernardo Manoel.

Polícia investiga golpe praticado por criminosos que se passam por agentes do Detran, em SC

Polícia Civil de Santa Catarina investiga um novo tipo de golpe praticado por criminosos que se passam por agentes do Detran. Através de contatos por mensagens no celular, os estelionatários oferecem serviços de cancelamentos de multas, carteiras de habilitação (CNHs) e venda de veículos que iriam à leilão. Mas tudo é falso, como mostrou o NSC Notícias desta sexta-feira (27). As pessoas que caíram no golpe também serão investigadas pela Polícia Civil, que já recebeu várias denúncias. Por enquanto, nenhuma das vítimas informou que entregou dinheiro para os estelionatários no estado. O golpe é o mesmo que vem sendo aplicado em outros estados do país.

Como funciona o golpe

A pessoa recebe uma mensagem pelo whatsapp, de alguém que não conhece. Na mensagem, o golpista conversa como se estivesse enviando um recado para um suposto amigo com quem teria feito um esquema sigiloso. Ele diz que já retirou algumas multas do sistema, que tem carros baratíssimos desviados de leilões para negociar e ainda diz que consegue cadastrar carteiras de habilitação no sistema do Detran. Um minuto depois, ele manda outra mensagem pedindo desculpas pelo engano. Segundo o especialista em Direito Digital, José Vitor Lopes, o criminoso faz esse “jogo” como uma isca.

Tiroteio em Cancún deixa cinco mortos

Cinco pessoas morreram e outras três ficaram feridas nesta sexta-feira em um confronto entre policiais e pistoleiros em um anexo a um restaurante na região da cidade de Cancún, o destino mais popular do Caribe mexicano. O incidente ocorreu por volta das 21h00 local (23h00 Brasília), quando um grupo armado entrou atirando no pessoal que estava no anexo, segundo as autoridades. “Um dos mortos é um agente da polícia ministerial e, ao que parece, as outras vítimas trabalhavam no local”, informou a procuradoria do Estado de Quintana Roo, acrescentando que um comandante da polícia ficou ferido. O restaurante fica no município de Benito Juárez, a 16 km da zona hoteleira de Cancún, e “até o momento não se tem informação sobre a presença de turistas no local”, acrescentou a procuradoria.

Preso na Nicarágua suspeito de matar estudante brasileira

Pierson Gutiérrez Soliz, de 42 anos, foi preso nesta sexta-feira (27) na Nicarágua como suspeito de ter assassinato da estudante brasileira Raynéia Gabrielle Lima, informou a Polícia Nacional. Raynéia foi morta um tiro no peito,  dentro de seu carro, na última segunda-feira em Manágua. Em uma breve nota, a Polícia Nacional disse ter apreendido um fuzil M4, fabricado pela americana Colt. Porém, não confirmou sua versão anterior de que o suspeito era vigilante de uma empresa privada de segurança. Horas depois do assassinato, Ernesto Medina, reitor da Universidade Americana (UAM), denunciou que Raynéia havia sido vítima de disparos de paramilitares. “As forças paramilitares sentem que têm carta branca, ninguém vai dizer nada a eles, ninguém vai fazer nada, [enquanto] eles andam sequestrando e matando”, denunciou o reitor.

Esportes

Fórmula 1

No tradicional circuito de Hungaroring, a Fórmula 1 chega a 12ª etapa do calendário, que antecede as férias de verão europeu e pausa da categoria. Os treinos começam nesta sexta-feira (27 de julho) com o TL1, AO VIVO na F1MANIA às 06h00. Ainda na sexta-feira, também AO VIVO, (27) às 10h00 teremos o TL2. No sábado (28 de julho) o TL3 começa às 07h00, com a qualificação às 10h00. A corrida acontece no domingo (29 de julho) às 10h10, sempre no horário de Brasília.

No Treino Livre

Sebastian Vettel voltou a liderar no terceiro treino livre para o Grande Prêmio da Hungria, com novo recorde de Hungaroring: 1m16s170. Mas, surpreendentemente, desta vez não foi a RBR quem incomodou o alemão da Ferrari, mas sim Valtteri Bottas, que ficou a apenas 0s059 do melhor tempo com a Mercedes.

Futebol – Brasileirão – Jogos do Final de Semana – Série A

SÁBADO, 28

Série A do Brasileiro

16h Ceará x Fluminense
Transmissão: Premiere, Premiere HD e PFCI (com Antero Neto e Fabio Pizzato)

 DOMINGO, 29
Série A do Brasileiro

11h Vasco x Corinthians
Transmissão: Premiere e PFCI (com Jader Rocha e Wagner Vilaron)

11h Palmeiras x Paraná
Transmissão: Premiere, Premiere HD e PFCI (com Milton Leite e Mauricio Noriega)

16h Atlético-PR x Vitória
Transmissão: TV Globo para BA (com Thiago Mastroianni e Gustavo Castellucci) e Premiere e Premiere HD (com Linhares Jr. e Gil Rocha)

16h Cruzeiro x São Paulo
Transmissão: TV Globo para SP, RS, PR, GO, TO, MS, MT, SE, AL, CE e MA (com Luis Roberto, Caio Ribeiro e Leonardo Gaciba) e Premiere, Premiere HD e PFCI (com Jaime Junior e Henrique Fernandes)

16h Flamengo x Sport

Transmissão: Premiere (com Julio Oliveira e Paulo Cesar Vasconcellos)

16h Internacional x Botafogo
Transmissão: TV Globo para RJ, SC, MG, ES, PE, PB, RN, PI, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF (com Luiz Carlos Jr., Roger Flores e Paulo César Oliveira) e Premiere (com Luiz Alano e Batista)

19h Chapecoense x Grêmio
Transmissão: SporTV menos SC, Premiere e PFCI (com Gustavo Villani e Carlos Eduardo Lino)

19h Santos x América-MG
Transmissão: Premiere e Premiere HD (com Odinei Ribeiro e Sérgio Xavier)

SEGUNDA, 30

 Série A do Brasileiro

20h Bahia x Atlético-MG
Transmissão: SporTV menos BA, Premiere e PFCI (com Rogério Corrêa, Bob Faria e Gustavo Castellucci)