Investigação da Operação Acesso Pago é enviada ao STF

O juiz Renato Borelli, da 15ª Vara Federal do Distrito Federal, decidiu enviar a investigação da Operação Acesso Pago para o Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com decisão proferida ontem (23) pelo magistrado, há a presença de “ocupante de cargo com prerrogativa de foro” e o caso não poderá continuar na primeira instância da Justiça. Com a decisão, a ministra Cármen Lúcia deverá analisar se a investigação prosseguirá no Supremo ou haverá o fatiamento do inquérito entre a Corte e a vara federal. Antes de chegar à primeira instância, a investigação começou a tramitar no Supremo, mas foi enviada ao juiz Borelli após o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro deixar o cargo.

A operação foi deflagrada na quarta-feira (22) para apurar o suposto trafico de influência e corrupção na liberação de recursos públicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Na operação, além de Milton Ribeiro, foram presos os pastores Arilton Moura e Gilmar Santos e mais dois suspeitos. Ontem, todos foram soltos por determinação do desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), que concedeu um habeas corpus a pedido da defesa.

Esposa de Milton Ribeiro disse que ele ‘estava sabendo da operação’ 

No dia da prisão de Milton Ribeiro, sua esposa, Myrian Ribeiro, disse que ele já “estava sabendo” que seria alvo da Polícia Federal. O ex-ministro da Educação foi preso na quarta-feira (22) e, por ordem judicial, foi solto no dia seguinte. “Ele não queria acreditar, mas ele… ele estava sabendo. Para ter rumores do alto (…) é porque o negócio já estava certo”, , disse em interceptação telefônica feita pela PF autorizada pela Justiça.

O interlocutor da conversa foi identificado como “Edu” e não teve a identidade revelada. Em conversa com uma de suas filhas que também foi gravada, Ribeiro diz que o presidente Jair Bolsonaro (PL) ligou para ele, dizendo que estava com um “pressentimento” de que pudessem atingi-lo por meio do ex-ministro. “Ele acha que vão fazer uma busca e apreensão em casa, sabe? Bom, isso pode acontecer, se houver indícios, mas não há porquê”.

Milton Ribeiro diz à filha que Bolsonaro o alertou sobre operação da PF

O ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse que foi alertado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre a possibilidade da Polícia Federal (PF) abrir buscas contra ele no inquérito sobre o gabinete paralelo de pastores no Ministério da Educação (MEC).

“Ele acha que vão fazer uma busca e apreensão em casa”, relata o ex-ministro em ligação com a filha no último dia 9. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos na quarta-feira, 22, na Operação Acesso Pago, que chegou a prender Milton Ribeiro e os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura. Eles foram liberados após conseguirem habeas corpus para aguardar as investigações em liberdade. O ex-ministro afirma ter sido procurado por Bolsonaro. “Hoje o presidente me ligou… Ele tá com um pressentimento novamente, que eles podem querer atingi-lo através de mim, sabe?”, conta.

A filha do ex-ministro, identificada pela PF como Juliana Pinheiro Ribeiro de Azevedo, chega a perguntar se Bolsonaro pediu ao pai para parar de mandar mensagens. “Eu não sei se ele (Bolsonaro) tem alguma informação. Eu estou ligando do meu celular normal, viu pai?”, diz. “Ah é? Ah, então depois a gente se fala”, responde Milton Ribeiro. A resposta chamou atenção dos investigadores, que desconfiam que o ex-ministro pudesse saber que estava sendo grampeado.

Comitê da Petrobras aprova nome de Caio Andrade para presidência

O nome de Caio Mário Paes de Andrade foi aprovado, pelo Comitê de Elegibilidade da Petrobras, para a presidência da companhia. A informação foi divulgada em nota, na noite desta sexta-feira (24), após reunião do grupo.

“O Comitê de Elegibilidade se reuniu nesta data para analisar a indicação do Sr. Caio Mário Paes de Andrade para os cargos de conselheiro de administração e presidente da Petrobras com base nas regras de governança da companhia e legislação aplicável. Foi reconhecido pelo comitê, funcionando como o Comitê de Elegibilidade previsto no artigo 21 do Decreto nº 8.945/16, por maioria, o preenchimento dos requisitos previstos na Lei nº 13.303/16, no Decreto nº 8.945/16 e na Política de Indicação de Membros da Alta Administração da Petrobras, bem como a não existência de vedações, para que a indicação do Sr. Caio Mário Paes de Andrade aos cargos de conselheiro de administração e presidente da companhia seja deliberada pelo Conselho de Administração”, informou a estatal.

Segundo a companhia, o detalhamento da manifestação do comitê poderá ser encontrado na íntegra da ata da reunião, que ficará disponível para consulta em até sete dias úteis no site de relações com investidores da Petrobras. O Conselho de Administração da Petrobras se reunirá, extraordinariamente, na segunda-feira (27), na parte da manhã, para deliberar sobre a nomeação de Caio Andrade como conselheiro de administração e sua eleição como presidente da companhia.

Brasil tem 17 casos confirmados para a varíola dos macacos

O Brasil registra, no momento, um total de 17 casos confirmados para a varíola dos macacos – monkeypox –, sendo 11 em São Paulo, dois no Rio Grande do Sul e quatro no Rio de Janeiro. Outros dez casos seguem em investigação. Do total de caso, cinco seriam autóctones, o que significa que houve transmissão local da doença. Dois deles no Rio de Janeiro e três em São Paulo. Nesta sexta-feira (24), a pasta foi notificada de três novos casos da doença no país, sendo dois no estado do Rio de Janeiro e outro no estado de São Paulo, confirmados pelos laboratórios da Fiocruz-RJ e Adolf Lutz em São Paulo.

Os dois casos do Rio de Janeiro já tinham sido confirmados pela prefeitura na noite de quinta-feira (23). Em São Paulo, trata-se de um caso importado, com histórico de viagem para a Europa. O paciente é do sexo masculino, 29 anos, residente na capital paulista. Segundo informações do MS, os casos apresentam quadro clínico estável, sem complicações e estão sendo monitorados pelas Secretarias de Saúde dos estados e municípios.

Cidade do Rio tem transmissão local de varíola dos macacos

O secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Rodrigo Prado, disse hoje (24) que já há transmissão local do vírus monkeypox, causador da varíola dos macacos, na capital fluminense. Na noite de ontem  (23), a pasta confirmou mais dois casos na cidade do Rio: são dois homens, de 25 e 30 anos, que não viajaram ao exterior nem tiveram contato com viajantes.

“Os pacientes não têm histórico de viagem nem histórico de contato com ninguém que viajou. Sendo assim, se configura transmissão local. Ao todo, são três casos confirmados no município”, disse o secretário. Segundo Prado, os pacientes confirmados com a varíola dos macacos estão em isolamento domiciliar e fazem tratamento dos sintomas. “Vamos fazer o acompanhamento e monitoramento desses pacientes e dos seus contatos”, afirmou.

Vacinação contra a gripe é ampliada a partir deste sábado no país

A campanha contra a gripe será ampliada a partir deste sábado (25) para a população a partir de 6 meses de idade, em todo o país, enquanto durarem os estoques da vacina. A mobilização busca prevenir complicações decorrentes da doença e diminuir óbitos e pressão sobre o sistema de saúde. Quem faz parte do público-alvo e ainda não se imunizou, também poderá se vacinar. Para receber a vacina da gripe, basta ir a qualquer posto de vacinação. O Sistema Único de Saúde (SUS) tem cerca de 38 mil salas de vacinas espalhadas por todo país e o Ministério da Saúde já distribuiu 80 milhões de doses da vacina contra a gripe para estados e Distrito Federal.

Até o momento, a mobilização contra a doença atingiu 53,5% de cobertura vacinal.  “Os pressupostos para o sucesso das campanhas de vacinação são absolutamente atendidos no nosso país. Temos vacinas, temos uma capacidade sem precedentes de aplicação, graças aos vacinadores que estão nas salas de vacinação do Brasil. Ano passado, tivemos casos em várias regiões do País por conta da cepa H3N2. A vacina deste ano já protege contra essa cepa e as passadas. Precisamos combater essas doenças”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Ele fez um apelo à população para que  à população para que ajude a aumentar os índices de imunização contra a doença no Brasil.

Coronavírus: Brasil ultrapassa marca de 670 mil mortes  

O Brasil registrou nesta sexta-feira (24) 324 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, superando a marca de 670 mil vítimas e totalizando 670.282 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias é de 188. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +21%, indicando tendência de alta.

Confira os números:

Brasil, 24 de junho

Total de mortes: 670.282

Registro de mortes em 24 horas: 324

Média de mortes nos últimos 7 dias: 188 (variação em 14 dias: +21%)

Total de casos conhecidos confirmados: 32.030.729

Registro de casos conhecidos confirmados em 24 horas: 66.993

Média de novos casos nos últimos 7 dias: 51.361 (variação em 14 dias: +20%)

Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Roraima e Sergipe não tiveram registro de mortes nas últimas 24 horas. O estado de Tocantins não divulgou atualização dos dados até o fechamento deste boletim.

No total, o país registrou 51.361 novos diagnósticos de Covid-19 em 24 horas, completando 32.030.729 casos conhecidos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de casos nos últimos 7 dias foi de 51.361, variação de +20% em relação a duas semanas atrás. É a maior média móvel registrada desde 1º de março (quando estava em 65.370).

  • Os dados sobre casos e mortes de coronavírus no Brasil foram obtidos após uma parceria inédita entre g1, O Globo, Extra, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL

SC: Estado confirma 1.782.391 casos, 1.748.264 recuperados e 21.969 óbitos

O Governo de Santa Catarina informou que há 1.782.391 pacientes com teste positivo para Covid-19, sendo que 1.748.264 estão recuperados e 12.158 continuam em acompanhamento. Desde o início da pandemia, 21.969 mortes foram causadas pelo novo coronavírus. A taxa de letalidade é de 1,24%.

Clique aqui para fazer o download do boletim.

Santa Catarina realiza 5ª conferência de saúde mental

Ocorre nos próximos dias 29 e 30 de junho a 5ª Conferência Estadual de Saúde Mental de Santa Catarina. O evento tem como objetivo a elaboração de propostas de fortalecimento de programas e ações de saúde mental no Estado. O evento acontece em parceria entre a SES e o Conselho Estadual de Saúde. Durante os meses de maio e junho foram realizadas as 7 Conferências Macrorregionais onde foram construídos os subsídios para a Estadual.  pdf Confira a programação da 5ª Conferência.

Secretaria da Saúde registra 3.977 novos casos e 25 óbitos pela Covid-19 no Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta terça-feira (21) mais 3.977 casos e 25 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os números incluem casos de meses anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 2.581.762 casos e 43.308 óbitos pela doença.

Os casos são de junho (3.429), maio (299), abril (6), março (82), fevereiro (58) e janeiro (88) de 2022; novembro (6), julho (3), junho (2) e maio (2) de 2021; dezembro (2) de 2020. Os óbitos são de junho (24) e abril (1) de 2022.

INTERNADOS – Os dados de internamentos incluem todos os pacientes com casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e suspeitos ou confirmados da Covid-19. Nesta data, 726 pessoas estão internadas nos leitos SUS (166 em UTIs e 560 em leitos clínicos/enfermaria), seja por suspeita ou diagnóstico de Covid-19 ou de outras SRAGs.

Estes dados podem ser consultados diariamente clicando AQUI.

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais 25 pacientes. São 14 mulheres e 11 homens com idades entre 22 e 96 anos. Os óbitos ocorreram entre 30 de abril e 21 de junho de 2022.

Os pacientes que morreram residiam em Londrina (3), Curitiba (3), Lupionópolis (2), Loanda (2), Sertanópolis, Santo Antônio da Platina, Santa Helena, Rolândia, Quitandinha, Pato Branco, Maringá, Jacarezinho, Itambé, Ibaiti, Foz do Iguaçu, Cornélio Procópio, Cascavel, Califórnia e Arapongas.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 11.299 casos de residentes de fora do Estado – 240 pessoas morreram.

Confira o informe completo AQUI.

Com mortos e feridos, aumentam os prejuízos da invasão da Ucrânia

Em quatro meses desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, os dois lados perderam um grande número de soldados. No dia 11 de junho, o conselheiro presidencial da Ucrânia, Oleksiy Arestovych, sugeriu que seu país estivesse perdendo cerca de 100 soldados por dia. Ele observou também que o total geral de mortes de soldados ucranianos poderá chegar a 10 mil. O Ministério da Defesa da Rússia anunciou, em fins de março, que 1.351 soldados do país haviam morrido em batalhas na Ucrânia. Depois disso, a Rússia não voltou a divulgar números.

Contudo, no dia 23 de maio, o Ministério da Defesa do Reino Unido sugeriu que cerca de 15 mil militares russos podem ter morrido na Ucrânia. Durante uma entrevista concedida à revista norte-americana National Defense, no dia 15 de junho, um comandante de logística do comando de forças terrestres da Ucrânia disse que seu país perdeu cerca de 400 tanques de guerra, 1.300 veículos de combate de infantaria e 700 sistemas de artilharia, podendo chegar a 50% dos respectivos totais.

Internacional triunfa no Beira Rio para dormir no G4 do Brasileiro

Na partida que abriu a 14ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o Internacional derrotou o Coritiba por 3 a 0, na noite desta sexta-feira (24) no Beira-Rio. Após este triunfo, o Colorado assumiu a terceira posição da classificação com 24 pontos, quatro a menos do que o líder Palmeiras, que visita o Avaí no domingo (26) na Ressacada. Já o Coxa ficou na 16ª posição, com 15 pontos, muito perto do Z4. A 14ª rodada do Brasileirão começou nesta sexta-feira (24) e terá jogos distribuídos até domingo

Confira os jogos da 14ª rodada do Brasileirão e transmissões:

24/06 (sexta-feira)

21h30: Internacional x Coritiba – sportv e premiere

25/06 (sábado)

16h30: Athletico x Red Bull Bragantino – Furacão Live

19h: Flamengo x América-MG – Premiere

19h: Corinthians x Santos – Premiere

21h: Atlético-MG x Fortaleza – sportv e Premiere

26/06 (domingo)

16h: Botafogo x Fluminense – Globo e Premiere

16h: Avaí x Palmeiras – Globo e Premiere

18h: Ceará x Atlético-GO – Premiere

18h: Goiás x Cuiabá – Premiere

18h: São Paulo x Juventude – Premiere

Seleção feminina perde para Dinamarca em primeiro amistoso na Europa

A seleção brasileira feminina de futebol perdeu por 2 a 1 para a anfitriã Dinamarca, com gol das adversárias no minuto final da partida, realizada na tarde desta sexta-feira (24), no Estádio Parken, na capital Copenhagen. O amistoso é o primeiro de dois jogos na Europa, que visam a preparação da equipe para a Copa América Feminina, a partir de 8 de julho na Colômbia. Na próxima terça (28), às 134h30 (horário de Brasília), o Brasil enfrenta a Suécia, vice-líder do ranking mundial da Fifa, na Friends Arena, na capital Estocolmo.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná  

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495