Butantan solicita à Anvisa aprovação para testar Butanvac em humanos

O Instituto Butantan enviou hoje (23) à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o pedido para início dos testes em humanos da Butanvac, novo imunizante que será produzido pelo instituto contra a covid-19. O anúncio foi feito nesta tarde pelo presidente do Butantan, Dimas Covas, durante entrevista coletiva à imprensa. Essa fase inicial de estudos busca avaliar a segurança da vacina e sua capacidade de induzir uma resposta imunológica.“Hoje submetemos o protocolo de estudo clínico de fases 1 e 2 [da vacina]. É estudo que tem duração prevista máxima de 20 semanas, mas a partir da 16ª semana poderemos já ter os resultados de analise primária e, com isso, solicitar o uso emergencial pela Anvisa. Submetemos hoje e aguardamos o parecer da Anvisa e esperamos que isso ocorra dentro do mais curto prazo possível devido à urgência do momento ”, disse Dimas Covas.

Para uma vacina poder ser utilizada na população, ela passa por uma fase de estudos em laboratório, uma fase pré-clínica de testes em animais e três etapas clínicas de testes em voluntários humanos, que avaliam a produção de anticorpos, a sua segurança e a sua eficácia. Os testes da Butanvac serão feitos em adultos. Os estudos deverão começar com 1,8 mil voluntários. Já a fase 3, com maior escala de participantes, deverá incluir 9 mil pessoas. Nesses testes poderão fazer partes, inclusive, adultos já vacinados ou que já tiveram covid-19. “É um estudo clínico de segurança e imunogenicidade, comparativo. Então, ele não é um teste para incluir voluntários comparando grupo de vacinados com o grupo placebo. Aqui já se tem um padrão, que já foram determinados pelas demais vacinas. Então já se sabe o que esperar de uma vacina”, explicou Dimas Covas.

“Portanto, vamos avaliar uma nova vacina de forma comparativa, sempre na perspectiva de que ela possa ser melhor. Você tem marcadores imunológicos e padrões de segurança. Então, vamos iniciar uma fase inicial de segurança, ou seja, se ela não traz nenhum tipo de efeito adverso e, no segundo momento, a imunogenicidade, ou seja, vamos estudar as pessoas que vão receber e qual a resposta imunológica que essas pessoas desenvolvem e comparar isso com a resposta de outras vacinas já descritas. Com isso poderemos inferir a eficiência da vacina. Se ela for superior a esses parâmetros analisados, evoluímos e poderemos pedir o uso emergencial”, falou Covas. A tecnologia da Butanvac utiliza o vírus da Doença de Newcastle geneticamente modificado. O vetor viral contém a proteína Spike do coronavírus de forma íntegra. O desenvolvimento complementar da vacina será todo feito com tecnologia do Butantan, incluindo a multiplicação do vírus, condições de cultivo, ingredientes, adaptação dos ovos, conservação, purificação, inativação do vírus, escalonamento de doses e outras etapas.

Nota da Anvisa: A Anvisa confirmou que recebeu hoje o protocolo de estudos da Butanvac e que o documento se refere ao pedido de autorização para os testes de fase clínica 1 e 2 da vacina. Esse protocolo, segundo a Anvisa, detalha a quantidade de participantes dos testes, os locais onde os estudos serão feitos e os resultados que são esperados. O prazo de análise da Anvisa é de 72 horas para os pedidos que estejam completos. Segundo o órgão, já foi iniciada a avaliação para dar seguimento ao pedido do Butantan.

Anvisa concede três autorizações para fabricação de oxigênio medicinal

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou hoje (23) que concedeu três autorizações de funcionamento para empresas fabricantes de oxigênio medicinal. Segundo a agência, a medida reforça o fornecimento do produto para hospitais durante a pandemia de covid-19. A Anvisa autorizou as operações das empresas Oxi-Borges Comércio de Gases Industriais e Medicinais, Oeste Comércio de Gases Derivados do Ar e Oxigênio Cariri.

O órgão também informou que toda empresa que realiza a fabricação e o envase de gases medicinais deve possuir uma autorização de funcionamento, que é concedida após o cumprimento de requisitos técnicos e administrativos. Segundo a agência, atualmente, não há nenhum pedido de autorização para fabricação de oxigênio pendente de análise.

Fiocruz aponta alta de casos e óbitos por covid-19 em pacientes jovens

O Boletim do Observatório Fiocruz Covid-19 referente às semanas epidemiológicas 14 e 15, período de 4 a 17 de abril, constata que a doença tem infectado cada vez mais pessoas jovens, processo chamado pela Fiocruz de rejuvenescimento da pandemia. A análise divulgada hoje (23) aponta que a faixa etária dos mais jovens, de 20 a 29 anos, foi a que registrou maior aumento no número de mortes por covid-19: 1.081,82%. Já nas idades de 40 a 49 anos, houve o maior crescimento do número de casos: 1.173,75%.

Nas semanas epidemiológicas 14 e 15, a quase totalidade dos estados apresentou estabilidade dos indicadores, com exceção de Roraima, onde foi verificada nova alta tanto no número de casos quanto de óbitos. No Amapá, houve pequena redução no número de casos. Rio de Janeiro (8,3%), Paraná (6,2%), Distrito Federal (5,3%), Goiás (5,2%) e São Paulo (5,1%) apresentaram as maiores taxas de letalidade. De acordo com os pesquisadores, os valores elevados de letalidade revelam graves falhas no sistema de atenção e vigilância em saúde nesses estados, como a insuficiência de testes de diagnóstico, identificação de grupos vulneráveis e encaminhamento de doentes graves.

Taxas de mortalidade elevadas também foram verificadas nos estados de Rondônia, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Esse padrão mantém essas regiões como críticas para as próximas semanas, o que pode ser agravado pela saturação do sistema de saúde nesses estados. As maiores taxas de incidência de covid-19 foram observadas nos estados de Rondônia, Amapá, Tocantins, Ceará, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, e no Distrito Federal.

SC: Novo decreto prevê alterações no regramento de combate à Covid-19 no estado

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

A governadora Daniela Reinehr editou um novo decreto (nº 1.255/2021) nesta sexta-feira, 23, alterando o regramento de combate à Covid-19 em Santa Catarina até 30 de abril. Entre as principais mudanças, está a autorização para permanência de pessoas em espaços públicos abertos, como praias, parques e balneários, a partir de segunda-feira, 26. A liberação está atrelada ao cumprimento de protocolos sanitários e não permite aglomerações. Segundo a governadora, o acompanhamento diário do cenário epidemiológico e as medidas restritivas contribuíram para que fossem feitos ajustes nas normas vigentes. Para ela, apesar do momento sensível provocado pela pandemia em Santa Catarina, o estado tem mostrado que as ações do Governo estão tendo efetividade.

“Sabemos que temos um longo caminho pela frente, mas não podemos deixar de lado importantes indicadores. Conseguimos diminuir o número de mortes em 33,5% e a fila de espera por leitos de UTI em 75%. Santa Catarina apresenta o 4º maior índice per capita de vacinados considerando a primeira e a segunda doses. Também houve um aumento de 75% na aplicação de doses nas últimas três semanas”, salientou. Em Santa Catarina, já foram aplicadas 1.463.434 doses da vacina contra a Covid-19 na população dos grupos prioritários, das quais 990.324 foram a primeira dose e 473.110 a segunda.

Outra mudança nas regras é a permissão de funcionamento de restaurantes, bares, pizzarias, sorveterias e afins das 6h às 22h (pelo decreto anterior, o funcionamento era das 10h às 22h). A decisão dá uniformidade aos horários definidos para os demais serviços de alimentação. “O decreto também traz prazo para a publicação de portarias sanitárias com o regramento específico para o convívio seguro nestes ambientes”, salienta a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto. Os demais regramentos previstos no Decreto 1.218 foram prorrogados para 30 de abril.

Comércio varejista: A mudança imediata, que passa a vigorar já nesta sexta-feira, 23, é a inclusão do comércio atacadista de produtos têxteis na lista de atividades essenciais. Segundo a Superintendência de Vigilância em Saúde, a medida se fez necessária por ser restrita aos produtos têxteis provenientes do ramo industrial, fundamentais para abastecer toda a cadeia de comércio varejista e para promover o escoamento da produção da indústria. A mudança abrange estabelecimentos como os shoppings de atacado.

Covid-19: Brasil registra 2.914 mortes e 69.105 casos em 24h

O Brasil chegou a 386.416 mortes em decorrência da covid-19 desde o início da pandemia. Segundo a atualização diária do Ministério da Saúde, divulgada nesta sexta-feira (23), foram notificados 2.914 óbitos em 24h, desde o boletim de ontem (22).

Situação epidemiológica da covid-19 no Brasil (23.04.2021).
O número de infecções ultrapassa os 14,2 milhões de casos, sendo 69.105 notificações ocorridas entre ontem e hoje. O número de pessoas recuperadas está em 12.711.103. Já a quantidade de pacientes com casos ativos, em acompanhamento por equipes de saúde, ficou em 1.139.559. Ainda há 3.595 mortes em investigação por equipes de saúde. Isso porque há casos em que o diagnóstico sobre a causa só sai após o óbito do paciente.

Covid nos Estados

O ranking de estados com mais mortes pela covid-19 é liderado por São Paulo (91.673), Rio de Janeiro (42.634), Minas Gerais (31.494), Rio Grande do Sul (23.975) e Paraná (21.199). Já as Unidades da Federação com menos óbitos são Acre (1.465), Roraima (1.472), Amapá (1.502), Tocantins (2.440) e Alagoas (4.074).

SC: Estado confirma 868.607 casos, 836.030 recuperados e 13.014 mortes

Há 868.607 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em Santa Catarina, sendo que 836.030 estão recuperados e 19.563 continuam em acompanhamento. O dado foi divulgado nesta sexta-feira, 23.  A Covid-19 causou 13.014 mortes no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade é de 1,5%. Esses números representam um acréscimo de 98  óbitos em comparação com o último boletim. Registrou-se uma alta de 3.057 na quantidade de confirmados.

>>> Confira aqui o boletim diário desta sexta, 23 
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

Casos de infecção pelo novo coronavírus já foram confirmados em todos os 295 municípios de Santa Catarina. No total, 292 municípios registraram óbitos. As maiores altas foram registradas em Joinville, com 284 casos, Itajaí, 182, Brusque, 170 casos, Criciúma e Lages, com 105 casos cada. Os detalhes podem ser acessados no BI disponível no site www.coronavirus.sc.gov.br,  no menu do topo, opção Transparência e escolhendo Painéis: casos e óbitos. A lista completa de pacientes que aguardam transferência pode ser acessada aqui.

Paraná: Informe da Sesa confirma 3.533 casos da Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta sexta-feira (23) mais 3.533  casos confirmados e 243 mortes pela Covid-19 no Paraná. Os números são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento da doença mostram que o Estado soma 917.924 casos confirmados e 21.056 óbitos. Os casos confirmados divulgados nesta data são de abril (161), março (65), fevereiro (3), janeiro (3) de 2021 e dos seguintes meses de 2020: setembro (1) e dezembro (1).

INTERNADOS – O informe relata que 2.451 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 1.983 pacientes em leitos SUS ( 952 em UTI e 1.031 em enfermaria) e  468 em leitos da rede particular (  277 em UTI e 191 em enfermaria). Há outros 2.351 pacientes internados, 1.400 em leitos UTI e 951 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão na rede pública e rede particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Secretaria da Saúde informa a morte de mais 243  pacientes. São 97 mulheres e 146 homens, com idades que variam de 0 anos de idade  a  94  anos. Os óbitos ocorreram de 29 de setembro de 2020 a 24 de abril de 2021. Os pacientes que foram a óbito residiam em : Curitiba (49), Ponta Grossa (38), Londrina (21), Sarandi (11), Colombo (8), Maringá (7), Itaperuçu (5), Arapoti (3), Campina Grande do Sul (3), Cascavel (3), Cianorte (3), Fazenda Rio Grande (3), Jaguariaíva (3), Santa Terezinha de Itaipu (3), Tamarana (3), Apucarana (2), Arapongas (2), Cambé (2), Foz do Iguacu (2), Ibaití (2), Itambé (2), Joaquim Távora (2), Palmas (2), Paranavaí (2), Pato Branco (2), Porto Amazonas (2), Ribeirão Claro (2), São José dos Pinhais (2), Umuarama (2) .

A Secretaria registra, ainda, a morte de uma pessoa em cada um dos seguintes municípios: Almirante Tamandaré, Alto Paraná, Alto Piquiri, Andirá, Antônio Olinto, Assis Chateaubriand, Astorga, Bela Vista do Paraíso, Cambará, Campo Largo, Candói, Castro, Cruz Machado, Cruzeiro do Oeste, Espigão Alto do Iguacu, Guarapuava, Iporã, Jaguapitã, Mangueirinha, Matinhos, Mauá da Serra, Miraselva, Munhoz de Melo, Paraíso do Norte, Pinhão, Piraí Do Sul, Piraquara, Pitangueiras, Prudentópolis, Quatro Barras, Quitandinha, Ribeirão do Pinhal, Rolândia, Santa Fé, Santo Antônio da Platina, São Jorge do Patrocínio, São Mateus do Sul, São Pedro do Iguaçu, São Pedro do Ivaí, Sengés, Telêmaco Borba, Tijucas do Sul, Toledo.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento registra 5.656 casos de residentes de fora, sendo que 143 pessoas foram a óbito.

Confira o Informe completo

Paraná: Força-tarefa acelera envio de vacinas e municípios já recebem imunizantes e medicamentos

As 205.200 doses das vacinas contra a Covid-19 já começaram a chegar nas 22 Regionais de Saúde do Paraná. O deslocamento dos imunizantes iniciou na manhã desta sexta-feira (23), com apoio de pelo menos cinco aeronaves do Governo do Estado. Deste lote, 149.459 vacinas são destinadas as primeiras doses e 35.149 para a segunda aplicação. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, recebeu simbolicamente as vacinas em Maringá, que contempla os municípios da 15ª Regional de Saúde. A unidade recebeu 15.975 doses do imunizante.

“A efetividade dessas ações é resultado do esforço de todos. Conforme orientação do governador Ratinho Junior, se tivermos doses para entregar, os municípios irão abrir as portas de vacinação e rapidamente utilizaram todas as doses. Nosso obstáculo neste momento é o insumo principal, que é a vacina. Precisamos receber mais doses para avançar nos grupos prioritários”, afirmou o secretário. Na ocasião participaram também o secretário municipal de saúde de Maringá, Marcelo Aguilar Puzzi e o diretor da 15ª Regional de Saúde, Ederlei Ribeiro Alkamim.

MAIS ENVIOS – Além dos imunizantes contra a Covid-19, a Sesa enviou mais uma remessa de vacinas contra a Influenza e também um quantitativo de medicamentos elencados no kit de intubação, para tratamento de pacientes graves diagnosticados com coronavírus. “Quanto mais paranaenses forem vacinados, menor a quantidade de evolução mais dura da doença, menos óbitos e mais rápido retomaremos um pouco da nossa vida normal”, acrescentou Beto Preto.

Sem orçamento, Censo não será realizado em 2021

O Secretário Especial da Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, disse hoje (23) que o Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que estava previsto para este ano, não será realizado em razão da falta de orçamento. “Não há previsão orçamentária para o Censo, portanto ele não se realizará em 2021. As consequências e gestão para um novo Censo serão comunicadas ao longo desse ano, em particular em decisões tomadas na Junta de Execução Orçamentária [formada por Casa Civil e Ministério da Economia]”, declarou o secretário. Os recursos necessários para o Censo, que acontece, em geral, a cada dez anos, eram da ordem de R$ 2 bilhões. Durante a tramitação do projeto no Congresso Nacional, os parlamentares já haviam feito um corte de R$ 1,76 bilhão, agora, foi confirmada a retirada dos recursos. Segundo Waldery, novas decisões serão comunicadas oportunamente.

No início do mês, o IBGE já havia suspendido as provas do processo seletivo para recenseadores e agentes censitários que trabalhariam na pesquisa. Cerca de 17 mil agentes censitários e 182 mil recenseadores seriam contratados. Os dados populacionais do Censo são utilizados para os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e para uma série de outras transferências da União para estados e municípios. A última contagem da população foi realizada no Censo Demográfico de 2010. Integrantes do governo falaram à imprensa sobre os vetos à Lei Orçamentária Anual, que foi sancionada ontem (22) pelo presidente Jair Bolsonaro e publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União. Os vetos ocorreram porque as projeções do Ministério da Economia indicam a necessidade de uma recomposição de R$ 29 bilhões e, com isso, foi necessário abrir um espaço no Orçamento. Essa recomposição foi feita em acordo com o Congresso Nacional por meio de um veto parcial de R$ 19,8 bilhões de dotações orçamentárias e o bloqueio adicional de R$ 9,3 bilhões. A diferença entre o veto e o bloqueio é que o veto representa um corte definitivo da despesa, enquanto que o bloqueio permite que o valor possa ser desbloqueado ao longo do ano, no caso de novas projeções indicarem a existência de um novo espaço no teto de gastos.

Bolsonaro corta gastos com meio ambiente um dia após promessa em Cúpula do Clima

O presidente Jair Bolsonaro aprovou corte de 24% no orçamento do meio ambiente para 2021 em relação ao ano passado, segundo dados oficiais divulgados nesta sexta-feira, apenas um dia depois de ter prometido aumentar os gastos com combate ao desmatamento. Em declaração na quinta-feira na cúpula organizada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, Bolsonaro prometeu dobrar o orçamento para fiscalização ambiental e acabar com o desmatamento ilegal até 2030.

Essas metas, parte de uma mudança de tom do presidente, foram elogiadas pelo governo dos EUA, embora muitos ambientalistas tenham dito que teriam que ver um progresso real antes de levarem a retórica a sério. Mas, menos de 24 horas depois, Bolsonaro aprovou o orçamento federal de 2021 que inclui R$ 2 bilhões para o Ministério do Meio Ambiente e agências que supervisiona, abaixo dos R$ 2,6 bilhões inicialmente aprovados no Orçamento do ano passado, de acordo com o Diário Oficial da União. Os níveis de gastos podem ser ajustados ao longo do ano.

“Não basta apenas o gesto do discurso ontem… O governo brasileiro precisa fazer lições de casa”, disse o deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB-SP), líder da bancada ambientalista no Congresso. Bolsonaro vetou uma lista de provisões de orçamento ambiental no valor de R$ 240 milhões, incluindo despesas para fiscalização ambiental. O Palácio do Planalto encaminhou questionamentos da Reuters ao Ministério da Economia, que disse que o orçamento do meio ambiente agora está em linha com o que o presidente propôs originalmente, e que os vetos neutralizaram os aumentos de gastos no orçamento aprovado pelo Congresso. O governo não respondeu às perguntas sobre a promessa de Bolsonaro de aumentar os gastos com fiscalização ambiental.

Levy Fidelix morre aos 69 anos em São Paulo

Morreu na noite desta sexta-feira (23) o fundador e presidente nacional do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), Levy Fidelix. O político tinha 69 anos e morreu na cidade de São Paulo. O perfil do político no Twitter comunicou o falecimento, sem no entanto, citar a causa da morte. Apresentador de televisão, professor universitário e publicitário, Fidelix concorreu à presidência da República nas eleições de 2014, 2010 e 1994. No ano passado, concorreu à prefeitura de São Paulo.

Antes de criar o PRTB, Fidelix participou da fundação do Partido Liberal (PL), em 1986, quando se lançou na carreira política e disputou uma vaga na Câmara dos Deputados pelo estado de São Paulo. Depois, migrou para o Partido Trabalhista Renovador (PTR), quando também concorreu a um mandato de deputado federal, no início dos anos 1990. Uma das bandeiras mais conhecidas de Fidelix como candidato foi a implantação do aerotrem como solução para desafogar o trânsito nas principais capitais brasileiras.

Procon quer informações do Facebook sobre política de privacidade

Após ter se reunido ontem (22) com representantes do Facebook, o Procon-SP decidiu notificar a empresa e pedir mais informações sobre as mudanças na política de privacidade do WhatsApp, que deve ocorrer no dia 15 de maio. O Facebook é detentor do aplicativo para troca de mensagens. Com as novas regras, o WhatsApp vai passar a compartilhar dados com usuários do Facebook. Aqueles que não aceitarem as novas regras, não poderão mais utilizá-lo. A mudança afetaria, inclusive, as pessoas que utilizam o WhatsApp para fazer transações bancárias e que não desejariam ter seus dados compartilhados com o Facebook.

Especialistas questionam que essa obrigatoriedade fere a Lei Geral de Proteção de Dados e o Código de Defesa do Consumidor e ainda trata o Brasil de forma diferente a outras regiões do mundo, onde essa condição não tem sido aplicada. Segundo o Procon, na reunião virtual de ontem os representantes da empresa foram questionados sobre as limitações para as pessoas que não quiserem aderir a esse compartilhamento de dados e as implicações dessa mudança. Ao final da reunião, o Procon entendeu que havia necessidade de mais esclarecimentos por parte da empresa e fez a notificação. Agora, o Facebook deverá prestar informações sobre quais serão as mudanças na política de privacidade, tanto no tipo de conta que já existe, que é de interlocução com um titular de conta WhatsApp apenas, quanto no novo tipo de conta – o WhatsApp business que é de interlocução com uma conta comercial acessada por uma coletividade de titulares.

Lewandowski libera acesso de senador a mensagens da Operação Spoofing

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou hoje (23) o senador Renan Calheiros (MDB-AL) a ter acesso mensagens colhidas na Operação Spoofing, que apura a invasão de celulares de diversas autoridades da República. A decisão foi tomada pelo fato de o senador ter sido citado em alguns diálogos. A operação foi deflagrada após hackers terem divulgado trocas de mensagens entre o ex-coordenador da Lava Jato no Paraná, o procurador Deltan Dallagnol, e o ex-juiz Sergio Moro, antigo titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pela Operação Lava Jato. Em fevereiro, Calheiros apresentou um projeto de lei para anistiar os acusados pelo hackeamento. Segundo o senador, as mensagens reveladas pelos acusados mostram tentativas de influenciar o processo político-eleitoral, violação do dever de imparcialidade do juízo e quebra do dever de impessoalidade dos membros do Ministério Público.

Biden faz apelo em cúpula para que mundo cumpra compromissos climático

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu aos países que trabalhem juntos em uma transição para a energia limpa nesta sexta-feira (23), o segundo e último dia de uma cúpula climática que ele comandou para impulsionar a ambição mundial de diminuir o aquecimento global. “Nações que trabalham juntas para investir em uma economia mais limpa colherão as recompensas para seus cidadãos”, disse o presidente democrata, que tomou posse em janeiro, à cúpula virtual. Biden convocou a reunião com dezenas de chefes de Estado para declarar a volta dos EUA à mesa da liderança climática depois de seu antecessor, Donald Trump, retirar o país do Acordo de Paris, que visa a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Biden, que reintegrou os EUA ao pacto, anunciou na quinta-feira (22) uma nova meta de redução de emissões de 50%-52% até 2030 em comparação com os níveis de 2005. O Japão e o Canadá também elevaram suas metas. “Os compromissos que assumimos precisam se tornar reais. Assumir compromissos e não fazer nada é só ar quente, sem trocadilho”, disse. Ele afirmou ter se animado com o apelo do presidente russo, Vladimir Putin, para que o mundo colabore na remoção avançada do dióxido de carbono e que os EUA esperam trabalhar com a Rússia e outros países em tecnologia. Putin e o presidente da China, Xi Jinping, falaram na cúpula na quinta-feira, mas não fizeram novas promessas de cortes de emissões. A reunião norte-americana é a primeira de uma série de encontros de líderes mundiais – incluindo o G7 e o G20 – antes da cúpula climática anual da Organização das Nações Unidas (ONU) em novembro na Escócia. Ela será o prazo final para quase 200 países atualizarem suas promessas climáticas em consonância com o pacto de Paris.

Navalny encerra greve de fome, mas panorama político piora

Crítico do Kremlin atualmente preso, Alexei Navalny disse nesta sexta-feira (23) que começará a sair de uma greve de fome gradualmente depois de receber cuidados médicos, mas as perspectivas políticas para ele e seu movimento pioraram. Parecendo animado e emotivo, o político da oposição de 44 anos disse em uma postagem no Instagram que sua greve de fome e o apoio que recebeu na Rússia e no Ocidente resultaram em um “progresso enorme.” O agravamento da saúde de Navalny, o oponente doméstico mais destacado do presidente russo, Vladimir Putin, e a omissão inicial das autoridades de lhe dar o tratamento que ele exigia provocaram uma ofensiva diplomática ocidental concebida para induzir Moscou a fazer concessões.

Na postagem no Instagram publicada por seus advogados, Navalny disse que ainda está exigindo ser visto por um médico de sua escolha, o motivo original de sua greve de fome, e que está perdendo sensibilidade em partes das pernas e dos braços. Ele disse, porém, que foi visto duas vezes por médicos civis e que passou por exames. Deve levar 24 dias para que passem os efeitos da greve de fome iniciada em 31 de março, acrescentou. “Considerando o progresso e todas as circunstâncias, estou começando a sair da greve de fome”, escreveu. Apoiadores e amigos reagiram com alívio, mas fontes próximas do Kremlin e alguns ativistas disseram que seu movimento político, a Fundação Anticorrupção (FBK), está prestes a ter problemas com as autoridades.

Grupo de sem-teto de Roma recebe vacina e visita do papa

O papa Francisco visitou pessoas sem teto e necessitadas de Roma, que receberam vacinas gratuitas contra a covid-19 de instituição de caridade do Vaticano nesta sexta-feira (23), quando ele comemorou a festa de São Jorge. Cerca de 600 das 1,4 mil pessoas que receberam a primeira dose há várias semanas foram vacinadas hoje com a segunda. O papa passou cerca de 30 minutos conversando com algumas pessoas, muitas da área ao redor do Vaticano. Enquanto cantarolavam e gritavam “auguri” (parabéns) pelo dia, ele lhes ofereceu comida e doces, inclusive um ovo de Páscoa gigantesco que voluntários abriram, dando-lhe um pedaço.

O Vaticano também iniciou uma campanha que permite que doadores contribuam para o custo de uma vacina destinada a pessoas de países pobres, por meio do site de seu escritório de doações. Batizada de vaccino sospeso (vacina suspensa), empresta o nome da tradição do caffe sospeso de Nápoles, segundo a qual as pessoas deixam dinheiro para pagar um café a um desconhecido necessitado cuja identidade só é conhecida pelo barman. Francisco, que já foi vacinado, assim como o ex-papa Bento XVI, de 93 anos, disse que receber a vacina é a escolha ética, a menos que existam motivos médicos sérios para não fazê-lo. Sob o comando de Francisco, o Vaticano criou várias estruturas para ajudar a população dos sem-teto de Roma, incluindo uma clínica, locais de banho e serviços de barbearia.

Brasil consegue mais três índices para a natação em Tóquio

A equipe de natação do Brasil garantiu, nesta sexta-feira (23), mais três índices na Olimpíada de Tóquio (Japão) na seletiva que é realizada no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. Os classificados foram Caio Pumputis e Vinicius Lanza, que alcançaram índice necessário nos 200 metros estilo medley, e Guilherme Costa, garantido nos 1500 metros estilo livre após conseguir tempo nas provas dos 400 metros e dos 800 metros, também no estilo livre. Caio garantiu a vaga com a vitória na prova com o tempo de 1min58s53, enquanto Vinicius foi o segundo com 1min59s58.

“Não fiz um 200 metros estilo peito muito bom, mas consegui encontrar forças para aproveitar essa oportunidade para classificar para os Jogos Olímpicos. É a realização de um sonho. Sei que tenho muito a melhorar e tenho certeza de que em Tóquio estarei melhor”, declarou Caio à Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Quem também celebrou muito a classificação foi Guilherme Costa, que se tornou o primeiro atleta do Brasil a se classificar em três provas individuais para os Jogos de Tóquio: “Foi um trabalho muito árduo para que a gente chegasse até aqui. Importante nadar mais uma vez abaixo dos 15 segundos. É uma marca importante, mas que quero melhorá-la para os Jogos Olímpicos”.

Flamengo e Volta Redonda duelam para levar a Taça Guanabara

Volta Redonda e Flamengo se enfrentam neste sábado (24), no Maracanã, em busca do título da Taça Guanabara. A partida será realizada às 19h (horário de Brasília). Quem vencer, será o campeão do primeiro turno. Entretanto, se houver empate, o Voltaço terá de torcer para que o Fluminense não derrote o Madureira no domingo (25), no Maracanã. Garantidos no G4 da Taça Guanabara, Flamengo e Volta Redonda já confirmaram vaga nas semifinais do Campeonato Carioca.

Com equipe alternativa, Santos perde para Novorizontino

O Santos foi derrotado por 1 a 0 pelo Novorizontino, na noite desta sexta-feira (23) no estádio Jorge Ismael de Biasi, em partida válida pela 7ª rodada do Campeonato Paulista. Com o revés, o Peixe ficou na vice-liderança do Grupo D, com 9 pontos. Com uma equipe alternativa em campo, o Santos acabou derrotado pelo Novorizontino graças a um gol de Jenison no início do segundo tempo.

São Paulo derrota Santo André por 2 a 0 no Paulista

O São Paulo derrotou o Santo André por 2 a 0 na noite desta sexta-feira (23) no estádio do Morumbi e ampliou a liderança no Grupo B da competição (com 22 pontos conquistados). Os gols da partida, válida pela 6ª rodada da competição, saíram dos pés de Joao Rojas e Vitor Bueno.

Paulista: Palmeiras supera Guarani de virada no Brinco de Ouro

O Palmeiras foi até o estádio Brinco de Ouro, em Campinas, na noite desta sexta-feira (23), e superou o Guarani por 2 a 1 em jogo da 7ª rodada do Campeonato Paulista. Com este resultado o Verdão volta a vencer na competição, após uma derrota e um empate.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná.