Covid-19: ministro oficializa fim de emergência sanitária

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assinou a portaria de encerramento da emergência de saúde pública de interesse nacional da pandemia da covid-19, nesta sexta-feira (22). Essa condição reconhecia a gravidade da pandemia e dava base para políticas e medidas de autoridades de saúde nos níveis federal, estadual e municipal. A norma deverá ser publicada em edição especial do Diário Oficial da União ainda nesta sexta-feira (22). O fim da emergência de saúde pública terá um prazo de transição de 30 dias, para adequação dos governos federal, estaduais e municipais, ou seja, a portaria passa a valer em 22 de maio.

Em entrevista coletiva, o ministro e secretários da pasta afirmaram que essa mudança não comprometerá as diversas ações e o aporte de recursos para a vigilância em saúde. “Mesmo que tenhamos casos de covid-19, porque o vírus vai continuar circulando, se houver necessidade de atendimento na atenção primária e leitos de UTI, temos condição de atender”, declarou.

Quanto à manutenção da condição de pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o titular da pasta acrescentou que a portaria lida com o encerramento da emergência de saúde pública de interesse nacional, sem mencionar pandemia ou endemia. Um impacto chave do fim da emergência será sobre as medidas de restrição e prevenção, como a obrigatoriedade do uso de máscaras, definida por estados e municípios. “O que muda é a questão de se restringir as liberdades individuais de acordo com as vontades de um gestor municipal. Não faz mais sentido este tipo de medida. A minha expectativa é que se acabe essas exigências”, disse.

Covid-19: país tem 30,3 milhões de casos e 662 mil mortes

O Brasil contabiliza a 662.557 mortes em decorrência da covid-19, informou hoje (22) o Ministério da Saúde. Nas últimas 24 horas foram confirmados 51 óbitos e 8.068 diagnósticos positivos da doença, totalizando 30.338.697 pessoas infectadas pelo novo coronavírus (covid-19) desde o início da pandemia. Ontem (21), o painel de informações da pandemia administrado pelo ministério trazia 30.330.629 casos acumulados.

A quantidade de casos em acompanhamento está em 323.308. O termo é dado para designar casos notificados nos últimos 14 dias que não tiveram alta nem evoluíram para morte. Ainda há 3.126 mortes em investigação. As mortes em investigação ocorrem pelo fato de haver casos em que o paciente faleceu, mas a apuração sobre a causa ter sido a covid-19 continua em andamento. Até hoje, 29.352.832 pessoas se recuperaram da covid-19, segundo os dados oficiais. O número corresponde a 96,8% dos infectados desde o início da pandemia. Os números de novos casos e mortes em geral são menores aos domingos, segundas-feiras e nos dias seguintes aos feriados em razão da redução de equipes para a alimentação dos dados.

boletim epidemiológico 22.04.2022
.

Estados

Segundo o balanço do Ministério da Saúde, no topo do ranking de estados com mais mortes por covid-19 registradas até o momento estão São Paulo (167.989), Rio de Janeiro (73.207), Minas Gerais (61.216), Paraná (43.072) e Rio Grande do Sul (39.250). Já os estados com menos óbitos resultantes da pandemia são Acre (1.998), Amapá (2.130), Roraima (2.147), Tocantins (4.149) e Sergipe (6.342). Hoje, não atualizaram os dados o Distrito Federal e o Mato Grosso, Roraima e Tocantins. O Mato Grosso do Sul não atualizou os casos de óbitos.

SC: Estado confirma 1.696.325 casos 1.670.736 recuperados 21.738 mortes

O Governo do Estado informou que há 1.696.325 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em Santa Catarina. Desses, 1.670.736 são considerados recuperados e 3.851 continuam em acompanhamento. O balanço foi divulgado nesta sexta-feira, 22. A Covid-19 causou 21.738 óbitos no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade atual é de 1,28%.

Não há nenhum óbito a mais em comparação com o boletim do dia anterior. O total de confirmados subiu 208, enquanto 313 pessoas passaram a se enquadrar nos critérios para serem consideradas recuperadas. Esses dados resultam numa diminuição de 105 no número de casos ativos.

>>> Confira aqui o boletim diário desta sexta-feira, 22
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

Os dados apontam que há 288 municípios sem registros de óbitos nos últimos sete dias, incluindo cidades como Joinville, Blumenau, Itajaí, Criciúma e Jaraguá do Sul.

O Governo do Estado estima que haja 79 municípios sem casos ativos. Considerando dados proporcionais à população, a regional com a maior quantidade de casos ativos atualmente é a Grande Florianópolis (121 para cada 100 mil habitantes). Em seguida, estão Serra (84) e Laguna (69). As que menos têm são Alto Uruguai Catarinense (13), Foz do Rio Itajaí (17) e Alto Vale do Rio do Peixe (29).

A taxa de ocupação dos leitos de UTI Adulto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina é de 89,2%. Isso significa que, dos 797 leitos existentes no estado para adultos, 711 estão ocupados, sendo 26 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19.

Saúde divulga mais 928 casos de Covid-19 e um óbito no Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta sexta-feira (22) mais 928 casos e uma morte em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os números não representam a notificação das últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 2.430.202 casos e 42.839 óbitos pela doença.

Os casos confirmados divulgados nesta data são de abril (545), março (4), fevereiro (28) e janeiro (342) de 2022; dezembro (1), outubro (1), setembro (2), julho (2), junho (1) e maio (1) de 2021 e julho (1) de 2020. O óbito é de maio (1) de 2021.

INTERNADOS – 88 pacientes com diagnóstico confirmado ou suspeito de Covid-19 estão internados, todos em leitos SUS (45 em UTI e 43 em leitos clínicos/enfermaria).

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de um paciente, ocorrida em 28 de maio de 2021. Trata-se de um homem de 66 anos, morador de Andirá.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 10.859 casos de não residentes no Estado – 233 pessoas foram a óbito.

Confira o informe completo.

Ministra Rosa Weber será relatora de ação contra indulto a Silveira

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber foi sorteada para ser relatora da ação que pede a anulação do perdão de pena concedido pelo presidente Jair Bolsonaro ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), ontem (21). A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) foi protocolada no STF pelo partido Rede Sustentabilidade hoje (22). O partido pede que seja concedida liminar com a suspensão do decreto do presidente e posterior análise do caso pelo plenário do Supremo.

Nessa quarta-feira (20), Silveira foi condenado pelo STF a oito anos e nove meses de prisão, além de multa, pelos crimes de tentativa de impedir o livre exercício dos Poderes e coação no curso do processo. A Corte julgou ação penal aberta em abril do ano passado contra o parlamentar, que virou réu e passou a responder ao processo criminal pela acusação de incitar à invasão da Corte e sugerir agressões físicas aos ministros. Os fatos ocorreram em 2020 e 2021, por meio das redes sociais. Silveira chegou a ser preso pela conduta, mas foi solto posteriormente.

Morre menina imprensada por carro alegórico no Rio

A menina Raquel Antunes da Silva, 11 anos de idade, que se envolveu em um acidente com um carro alegórico de escola de samba na noite de quarta-feira (20), morreu no início da tarde de hoje (22). A morte foi confirmada pela direção do Hospital Municipal Souza Aguiar, onde ela estava internada. Segundo a direção do hospital, a morte ocorreu às 12h10. Raquel subiu no carro alegórico da escola de samba Em Cima da Hora, que manobrava na saída da Praça da Apoteose, e acabou imprensada entre a estrutura e um poste quando o veículo se movimentou. Ela foi encaminhada ao hospital e teve uma perna amputada.

A Polícia Civil está investigando o acidente. Foi realizada perícia no local, que fica fora do Sambódromo, e imagens de câmeras de segurança estão sendo analisadas para esclarecer o que aconteceu. Após o acidente, o Ministério Público (MP) se pronunciou em nota e pediu que os carros alegóricos sejam escoltados por seguranças no momento da dispersão, já fora do Sambódromo, quando é comum que o público no entorno entre em contato com as alegorias. Pelo Twitter, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, prestou solidariedade aos familiares de Raquel: “A morte da pequena Raquel nos deixa um grande sentimento de tristeza. Vamos acompanhar de perto a investigação policial que apura as responsabilidades e estamos, através de nossa Secretaria de Assistência, dando apoio aos familiares. Minha solidariedade neste momento de dor”.

A Polícia Civil informou, por meio da assessoria de imprensa, que vai ouvir ainda hoje o presidente administrativo da escola de samba. O carro alegórico foi apreendido. A LIGA-RJ manifestou-se por meio de nota, na tarde desta sexta-feira. A entidade, que é responsável pela organização dos desfiles das escolas de samba da Série Ouro, entre as quais está a escola Em Cima da Hora, diz que segue acompanhando o caso e colaborando com as autoridades. “A LIGA-RJ lamenta profundamente a morte de Raquel Antunes, de 11 anos, vítima de um acidente na saída da alegoria da Em Cima da Hora, na Rua Frei Caneca, na última quarta-feira e se solidariza com familiares e amigos da jovem”, diz a nota.

Secretário-geral da ONU se reunirá com Putin em Moscou

Em um passo diplomático incomum desde o início da guerra na Ucrânia, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, se reunirá com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterres. O encontro, segundo anunciou um porta-voz da ONU, acontecerá na terça-feira (26) em Moscou. Durante a visita, Guterres também almoçará com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov. Guterres também deve visitar Kiev na semana que vem. A ONU informou que está debatendo com o governo ucraniano a ida do secretário-geral da ONU à capital ucraniana.

Ataque na região de Kharkiv deixa, pelo menos, 1 morto e 6 feridos

Uma pessoa foi morta e seis ficaram feridas na vila ucraniana de Korotych, na região de Kharkiv, nesta sexta-feira em um ataque com mísseis, disse o serviço de emergência de Kharkiv. Em outros lugares, na cidade de Kharkiv, bombas russas atingiram o principal mercado de Barabashovo. Os serviços de ambulância disseram que houve vítimas, mas ainda não há detalhes disponíveis. Um salão de casamentos e um prédio residencial também foram atingidos.

Ucrânia:  412 corpos são recolhidos em Bucha para exuamação 

Terminou um processo importante e difícil, a recolha e exumação dos corpos dos assassinados e mortos no território da comunidade de Bucha. O número que temos hoje é de 412″, escreveu o autarca na rede social Facebook. Anatoly Fedoruk acrescentou que os investigadores e peritos “que trabalham sem descanso” na cidade confirmarão os números. Segundo o autarca, uma em cada três pessoas mortas na região de Kyiv durante o ataque militar russo é de Bucha. Fedoruk afirmou que foram retirados de uma vala comum próxima de uma igreja 117 corpos, entre eles, 30 de mulheres e dois de crianças.

“Há mortos, assassinados e torturados pelos ocupantes, há corpos de civis queimados. Há doentes do hospital que não puderam ser enterrados depois de 24 de fevereiro [dia do início da invasão da Ucrânia pela Rússia] porque os russos não permitiram que o serviço funerário  entrasse no cemitério”, escreveu, citado pela agência de notícias EFE. Fedoruk sublinhou que a missão que se segue é a identificação de todas as vítimas e o posterior enterro. Após a retirada das tropas russas da zona de Kyiv para o Leste do país, foram divulgadas imagens, no início deste mês, de corpos nas ruas de Bucha e de valas comuns. A Ucrânia acusou as forças invasoras de crimes de guerra e Moscou disse tratar-se de uma encenação para virar o mundo contra a Rússia.

Fórmula 1: Verstappen faz pole no treino de sexta na Emilia-Romagna 

O atual campeão mundial de pilotos Max Verstappen garantiu a primeira pole position dele na temporada 2022 da Fórmula 1 ao fazer o melhor tempo na classificação desta sexta-feira, no GP da Emilia-Romagna. Com 1m27s999 em sua melhor volta, ele larga na frente na corrida de classificação, que será neste sábado. Charles Leclerc completa a primeira fila com 1m28s778 e Lando Norris partirá em terceiro, ao lado de Kevin Magnussen, da Haas.

Além do mau desempenho, a Mercedes ainda teve azar. George Russell (11º) e Lewis Hamilton (13º) ficaram pelo caminho na atividade por conta da batida de Carlos Sainz e da chuva que caiu durante a bandeira vermelha. É a primeira vez desde 2012 que a equipe alemã não coloca um carro no Q3.

A classificação foi absolutamente movimentada. Além de cinco bandeiras vermelhas, a chuva começou a cair no meio do Q2. O destaque negativo fica por conta da AlphaTauri, que não conseguiu classificar sequer um carro para a segunda parte da sessão.

Russell reage e Mercedes lidera 2º treino na Emilia-Romagna

A chuva deu trégua em Imola – e a fase tortuosa da Mercedes também. Neste sábado, George Russell liderou a reação do time após uma dupla eliminação recordista na classificação do GP da Emilia-Romagna e foi o mais rápido no segundo treino livre. O britânico anotou 1m19s457 em seu melhor giro, com apenas 0s081 de vantagem para Sergio Pérez. Charles Leclerc ficou em terceiro. Lewis Hamilton vem logo atrás, na quarta colocação. Seu rival de 2021 e atual campeão mundial Max Verstappen foi apenas o sétimo colocado, com desempenho aquém nos pneus médios em comparação com Pérez.

Confira os dias e horários, sempre no horário de Brasília

Sábado, 23/04

11h30 – Corrida de Qualificação

Domingo, 24/02

10h – Grande Prêmio da Emília-Romanha de F1 (63 voltas ou 120 minutos).

Athletico-PR enfrenta o Flamengo no Brasileirão

O duelo entre Athletico-PR e Flamengo, neste sábado (23), às 16h30 (horário de Brasília), pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, opõe extremos da tabela. O Rubro-Negro paranaense, zerado, tenta deixar a lanterna da competição nacional. O carioca, com cinco pontos (em três partidas), pode acabar o dia na liderança provisória. O confronto será na Arena da Baixada, em Curitiba.

Palmeiras x Corinthians

Palmeiras e Corinthians se enfrentam neste sábado, às 19h, na Arena Barueri, em jogo válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Será o segundo Dérbi desta temporada. Ainda na fase de grupos do Paulistão, o Verdão venceu por 2 a 1 no Allianz Parque. O reencontro entre os rivais não poderá ser na casa palmeirense por causa de um show na arena na mesma data.

Atlético-MG x Coritiba

Atlético-MG e Coritiba se enfrentam neste sábado, às 21h, no Independência, pela terceira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O time alvinegro busca a terceira vitória e manter o aproveitamento de 100% na disputa. A equipe alviverde tenta voltar a vencer depois de derrota na rodada passada.

Bragantino x São Paulo

Red Bull Bragantino e São Paulo se enfrentam neste sábado, 23, às 16h30, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, pela terceira rodada do Brasileirão. O Bragantino vem de cinco jogos sem derrota, sendo três vitórias e dois empates, somando as partidas da Libertadores, Brasileiro e Copa do Brasil. Na última rodada do Brasileirão, a equipe goleou o Atlético-GO por 4 a 0, no estádio Nabi Abi Chedid. O Massa Bruta, aliás, ainda não foi derrotado em casa neste ano.

Fluminense x Internacional

Fluminense e Internacional duelam pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro neste sábado, às 19h (de Brasília). A partida, que vai acontecer no Maracanã. Apesar de vir de vitória sobre o Vila Nova na Copa do Brasil, o Tricolor busca uma vitória em casa no Brasileirão para recuperar a confiança de sua torcida, que vaiou a equipe e protestou contra a atuação da última terça-feira. No Campeonato Brasileiro, o time de Abel Braga é o sexto colocado, com quatro pontos, e vem de vitória sobre o Cuiabá por 1 a 0.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná  

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495