Receita libera consulta a restituição do Imposto de Renda na segunda

A partir das 10h de segunda-feira (24), o contribuinte que entregou a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física no início do prazo saberá se receberá dinheiro do Fisco ainda este mês. Nesse horário, a Receita Federal liberará a consulta ao primeiro dos cinco lotes de restituição de 2021. Esse será o maior lote de restituição da história, tanto em valor desembolsado como em número de contribuintes. Ao todo, 3.446.038 contribuintes receberão R$ 6 bilhões.  Desse total, R$ 5.548.337.897,41  serão pagos aos contribuintes com prioridade legal, sendo 96.686 idosos acima de 80 anos; 1.966.234 entre 60 e 79 anos; 127.783 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença e 891.421 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

O restante do lote será destinado a 263.914 contribuintes não prioritários que entregaram declarações de exercícios anteriores até 28 de fevereiro deste ano.
O dinheiro será pago em 31 de maio. A consulta pode ser feita na página da Receita Federal. Basta o contribuinte clicar no campo “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar Restituição”. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS. A consulta no site permite a verificação de eventuais pendências que impeçam o pagamento da restituição como inclusão na malha fina. Caso uma ou mais inconsistências sejam encontradas na declaração, basta enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes.

Polícia Civil investiga planejamento de ataque a escola do DF

A Polícia Civil do Distrito Federal cumpriu nesta sexta-feira (21) um mandado de busca e apreensão no endereço de um suspeito de planejar um ataque armado a uma escola localizada no Recanto das Emas, que fica na região sudoeste da capital. A incursão policial, batizada de Operação Shield, foi cumprida por integrantes da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC). As informações preliminares que subsidiaram a investigação foram compartilhadas pela Agência de Investigações de Segurança Interna do governo dos Estados Unidos, por meio de um acordo de cooperação com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, que acionou a polícia no Distrito Federal. Segundo o delegado adjunto da DRCC, Dário de Freitas, a cooperação policial internacional foi fundamental para neutralizar uma possível tragédia. “Trata-se de um excelente exemplo de colaboração entre os países envolvidos [Estados Unidos e Brasil], o Laboratório de Inteligência Cibernética e a Polícia Civil do Distrito Federal”, afirmou o delegado.

Lewandowski reconhece direito de secretária ao silêncio parcial na CPI

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski reconheceu hoje (21) o direito da secretária de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, Mayra Ribeiro, de permanecer em silêncio diante de algumas perguntas que forem feitas no depoimento que prestará à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia na próxima terça-feira (25). De acordo com a decisão, a secretária do Ministério da Saúde poderá deixar de responder a perguntas que envolvam fatos ocorridos entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021 e que são objeto de investigação em uma ação de improbidade que está em tramitação na Justiça Federal do Amazonas. No entanto, segundo Lewandowski, a secretária deverá prestar os esclarecimentos que forem solicitados pelos senadores sobre os demais assuntos.

“Contudo, diante das alegações e dos documentos agora apresentados, esclareço que assiste à paciente o direito de permanecer em silêncio – se assim lhe aprouver – quanto aos fatos ocorridos no período compreendido entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, objeto da ação de improbidade administrativa acima mencionada, em que figura como ré, devendo, quanto ao mais, pronunciar-se sem reservas, especialmente acerca de sua atuação na Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, vinculada ao Ministério da Saúde, bem assim sobre as demais questões que vierem a ser formuladas pelos parlamentares”, decidiu o ministro. Parte dos brasileiros deportados dos EUA desembarca em Belo Horizonte

Chegou nesta tarde, em Belo Horizonte, avião fretado pelo governo dos Estados Unidos (EUA) com 30 brasileiros deportados por imigração ilegal. O número de deportados foi confirmado pelo Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores) e também pela concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Confins, na região metropolitana da capital mineira. Inicialmente seriam 106 pessoas deportadas, mas, segundo autoridades norte-americanas, alguns brasileiros obtiveram judicialmente a suspensão da medida e outros não foram submetidos ao testes RT-PCR para covid-19, o que é obrigatório para ingresso no Brasil. Este é o primeiro voo de deportação de brasileiros durante o governo de Joe Biden, que assumiu a Presidência dos Estados Unidos em janeiro. A política de deportação dos EUA foi intensificada em 2019 pelo então presidente Donald Trump, que endureceu a legislação contra imigrantes ilegais. Segundo o Itamaraty, “o processo de deportação ocorre integralmente sob as leis e a jurisdição soberana dos Estados Unidos”. Desde 2018, cerca de 5,3 mil brasileiros já foram deportados dos EUA.

Governo do Maranhão multa Bolsonaro por aglomerar e não usar máscara

O Governo do Maranhão multou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) após ele ter provocado aglomerações e não fazer uso de máscara de proteção durante um evento realizado em Açailândia, nesta sexta-feira (21). O valor da multa por infração sanitária deve ser definido após apresentação da defesa, que tem prazo de 15 dias para ocorrer. A punição foi aplicada pela Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa), que diz que Bolsonaro “descumpriu a obrigação de uso de máscara como medida farmacológica destinada a contribuir para a contenção e prevenção da Covid-19 em locais de uso coletivo, ainda que privados”. Mais cedo, o presidente do diretório estadual do PCdoB no Maranhão, o deputado federal Márcio Jerry, disse que iria pedir a abertura de uma investigação por uso de dinheiro público para promover a candidatura bolsonarista à reeleição em 2022 e ataques a adversários durante sua visita ao Estado.

“Bolsonaro fez hoje, em Açailândia, nova propaganda eleitoral negativa antecipada. Usando dinheiro público para campanha eleitoral antecipada, o que é absolutamente ilegal. Farei em nome do PCdoB Maranhão representação contra ele à Procuradoria Regional Eleitoral”, afirma Jerry, que pediu licença da cadeira na Câmara dos Deputados para assumir o comando da Secretaria das Cidades e do Desenvolvimento Urbano no governo Flávio Dino (PCdoB), uma das principais lideranças de oposição a Bolsonaro. Mais cedo, em seu segundo dia de agenda no Maranhão, o presidente fez a entrega simbólica de títulos de terra em Açailândia, município localizado a 526 quilômetros da capital São Luís. Durante o discurso, criticou e fez ataques a Dino, a quem comparou ao ditador Kim Jong-un, da Coreia do Norte, e ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. A chegada da comitiva presidencial em Açailândia causou aglomeração. Sem máscara, Bolsonaro caminhou entre correligionários. Ele viajou acompanhado dos ministros do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, da Agricultura, Tereza Cristina, do Turismo, Gilson Machado, e do filho, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ).

Omar Aziz responde Bolsonaro sobre Zona Franca: “o negócio é mais embaixo”

O senador Omar Aziz (PSD-AM) reagiu às falas do presidente Jair Bolsonaro sobre a Zona Franca de Manaus. Em publicação em seu perfil no Twitter nesta 6ª feira (21.mai.2021), Aziz disse “o negócio é mais embaixo”. Presidente da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid, Aziz afirmou que é preciso respeitar os amazonenses. “Ele [Bolsonaro] não pode ameaçar algo que é garantido por lei, que assegura o sustento e a vida de tantos amazonenses”. Bolsonaro fez as declarações na noite de 5ª feira, durante live em suas constas nas redes sociais. “Imagine Manaus sem a Zona Franca. Hein, senador Aziz, você que fala tanto na CPI, senador Eduardo Braga, imagine aí o Estado, ou Manaus, sem a Zona Franca”, afirmou Bolsonaro. Aziz e Eduardo Braga (MDB) são senadores pelo Estado do Amazonas.

Pfizer pede que Anvisa mude temperatura de armazenamento de sua vacina

A Pfizer entrou com pedido na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para obter uma autorização de flexibilização do armazenamento de sua vacina contra a covid-19 após o descongelamento. O imunizante já é aplicado no Brasil. Até o momento, a vacina da Pfizer tem permissão para ser armazenada nas temperaturas de 2º Celsius a 8ºC por até cinco dias. Contudo, a farmacêutica apresentou estudos que apontariam a estabilidade da substância quando guardada nesta condição por mais tempo. O comunicado da Anvisa sobre o pedido não detalha, contudo, durante qual prazo seria possível o armazenamento nessas temperaturas.

A previsão da agência é que a análise seja feita até a próxima semana. De acordo com a autorização da Anvisa, a conservação da vacina pode ser feita por até duas semanas nas temperaturas entre -15ºC e -25ºC. Além deste período, é necessário garantir os recipientes em congelamento de -60ºC a -90ºC. Em audiência pública da Comissão Externa da Câmara dos Deputados de Enfrentamento da Pandemia nesta semana, o secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, afirmou que a mudança é importante diante da dificuldade de cidades brasileiras disporem de estrutura para armazenar a vacina.

Fiocruz deve receber ainda hoje novo carregamento de IFA

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) deve receber hoje (22) o carregamento do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), produzido pelo laboratório Wuxi Biologics. O componente é o mais importante da vacina Oxford/AstraZeneca contra a covid-19. A entrega de hoje incluirá duas remessas, já que um carregamento que estava previsto para o próximo dia 29 teve seu envio antecipado. Ao chegar, o IFA ainda precisa ser checado e descongelado. De acordo com a Fiocruz, os carregamentos serão suficientes para produzir 12 milhões de doses de vacinas, o que vai assegurar as entregas ao Sistema Único de Saúde (SUS) até a terceira semana de junho.

Por causa da falta do componente, o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fiocruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz) suspendeu na  quinta-feira (20) a produção da vacina. Com a chegada do insumo, a produção deverá ser retomada na próxima terça-feira (25). Desde fevereiro, a Fiocruz já produziu 50 milhões de doses da vacina, cerca de metade das 100,4 milhões de doses previstas no acordo de encomenda tecnológica assinado com a farmacêutica europeia AstraZeneca.

Covid-19: mais da metade dos internados em UTI tem menos de 60 anos

As notificações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) aumentaram, informa o Boletim Observatório Covid-19, divulgado nesta sexta-feira (21) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os casos de SRAG são responsáveis por incidências graves de doenças respiratórias, que demandam hospitalização ou levam a óbito. São atualmente, em grande parte, devido a infecções por Sars-CoV-2. Conforme o boletim, outro dado preocupante é que, pela primeira vez no Brasil, a mediana da idade de internações em unidades de terapia intensiva (UTIs) de todo o país ficou abaixo de 60 anos.

O ano de 2021 vem, a cada semana, apresentando rejuvenescimento da pandemia, alertam os pesquisadores. “Diferentemente das últimas semanas, mais da metade dos casos de internação hospitalar e internação em UTI ocorreram entre pessoas não idosas. Em relação aos óbitos, embora a mediana ainda seja superior a 60 anos, ao longo deste ano, houve queda num patamar de 10 anos. Os valores de mediana de idade dos óbitos foram, respectivamente, 73 e 63 anos”, diz o boletim. A análise comparou a Semana Epidemiológica 1 (3 a 9 de janeiro) e a 18 (2 a 8 de maio) de 2021 e verificou que a mediana da idade das internações hospitalares (idade que delimita a concentração de 50% dos casos) foi de 66 anos na SE 1 para 55 anos na SE 18. Já a mediana de idade de internações em UTI foi de 68 anos na SE 1 para 58 anos na SE 18.

Número de mortes por covid-19 no Brasil chega a 446,3 mil

O total de vidas perdidas para a covid-19 no Brasil subiu para 446.309. Nas últimas 24 horas, as secretarias municipais e estaduais de Saúde registraram mais 2.215 vítimas da doença – ontem (20) o total de óbitos estava em 444.094.

Situação epidemiológica da covid-19 no Brasil (21.05.2021).

Ainda há 3.683 falecimentos em investigação. O termo é empregado pelas autoridades de saúde para designar casos em que um paciente morre, mas a causa continua sendo apurada mesmo após a declaração do óbito. O número de casos confirmados desde o início da pandemia foi para 15.970.949. Entre ontem e hoje, foram registrados 76.855 diagnósticos positivos de covid-19 no Brasil. Nesta quinta-feira o sistema de informações do Ministério da Saúde trazia 15.894.094 casos acumulados. O país tem 1.102.431 casos ativos, em acompanhamento. O número de pessoas que se recuperaram da covid-19 desde o início da pandemia totalizou 14.422.209, o que equivale a 90,3% do total de infectados com o vírus.

Os dados estão na atualização diária do Ministério da Saúde, divulgada na noite desta sexta-feira (21). O balanço é elaborado com informações das secretarias estaduais de Saúde sobre os casos de covid-19 e de mortes em decorrência da doença. Os números são em geral mais baixos aos domingos e segundas-feiras em razão da menor quantidade de funcionários das equipes de saúde para realizar a alimentação dos dados. Já às terças-feiras os resultados tendem a ser maiores pelo envio dos dados acumulados.

Covid nos Estados

O estados com maior registro de mortes por covid-19 é São Paulo (107.017). Em seguida, vêm Rio de Janeiro (49.250); Minas Gerais (38.549); Rio Grande do Sul (27.286) e Paraná (25.375). Já na parte de baixo da lista, com menos vidas perdidas para a pandemia, estão Roraima (1.594); Acre (1.632); Amapá (1.654); Tocantins (2.766) e Alagoas (4.571).

Vacinação

Até o momento, foram distribuídos a estados e municípios 89,5 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. Deste total, foram aplicadas 56 milhões de doses, sendo 37,9 milhões da primeira dose e 18 milhões, da segunda.

SC: Estado confirma 943.706 casos, 906.932 recuperados e 14.742 mortes

Santa Catarina já registrou 943.706 pacientes com confirmação de infecção pelo novo coronavírus, sendo que 906.932 se recuperaram e 22.032 estão em acompanhamento. O número foi divulgado nesta sexta-feira, 21. A doença respiratória causou 14.742 óbitos no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade é de 1,56%. Em relação à última atualização diária, cresceu em 917 o número de casos ativos e há 63 óbitos adicionais. O total de confirmados aumentou 3.678, enquanto 2.698 pessoas passaram a se enquadrar nos critérios para serem consideradas recuperadas.

>>> Confira aqui o boletim diário desta sexta-feira, 21
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

As 295 cidades catarinenses já têm registro de casos confirmados, e 292 registraram ao menos um óbito. Os dados apontam que há 201 municípios sem registros de óbitos nos últimos sete dias, incluindo cidades como São Bento do Sul, Gaspar, Imbituba, São Miguel do Oeste e Pomerode. Estima-se que haja casos ativos em 288 municípios. Atualmente, a regional de saúde com mais casos ativos proporcionalmente à população é Meio-Oeste, com 800 para cada 100 mil habitantes. Na sequência, aparecem Alto Uruguai Catarinense (565) e Planalto Norte (449). Dos 1.525 leitos de UTI Adulto existentes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina, há 1.449 ocupados, sendo 946 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus. A ocupação é de 95%.

Vacinação em SC: 2.176.547 doses contra a Covid-19 foram aplicadas no estado

O Balanço Parcial de vacinação contra a Covid-19 divulgado nesta sexta-feira, 21, mostra que o estado aplicou um total de 2.176.547 doses da vacina contra a Covid-19 na população dos grupos prioritários. Do total, 1.466.950 foram da primeira dose (D1) e 709.597 da segunda (D2). Em um comparativo com o boletim divulgado na quarta-feira, 19, houve um aumento de 69.011 no número de imunizantes aplicados.

>>> Confira aqui o Balanço Parcial atualizado por municípios (21/05/2021)

Os grupos prioritários que já iniciaram a vacinação são: trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência e idosos institucionalizados, indígenas, quilombolas, idosos com 60 anos ou mais, profissionais das forças de segurança e salvamento e pessoas com comorbidades, deficiência permanente grave de 18 a 59 anos, gestantes e puérperas com comorbidades. Os dados são do Balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde. Os números são fornecidos pelos municípios catarinenses e compilados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive).

Paraná: Saúde confirma 7.210 novos casos e 172 óbitos pela Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou nesta sexta-feira (21) mais 7.210 casos e 172 mortes pela Covid-19 no Paraná. Os números são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento da doença mostram que o Estado soma 1.048.377 casos confirmados e 25.231 óbitos. Os casos confirmados divulgados nesta data são de janeiro (30), fevereiro (35), março (102), abril (161) e maio (6.790) de 2021, e dos seguintes meses de 2020: julho (5), agosto (6), setembro (3), outubro (3) novembro (19) e dezembro (56).

INTERNADOS – O informe relata que 2.777 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 2.199 pacientes em leitos SUS (984 em UTI e 1.215 em enfermaria) e 578 em leitos da rede particular (300 em UTI e 278 em enfermaria). Há outros 2.776 pacientes internados, sendo 998 em leitos UTI e 1.778 em enfermaria. Eles aguardam resultados de exames, estão nas redes pública e particular e são considerados suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Secretaria da Saúde informa a morte de mais 172 pacientes. São 70 mulheres e 102 homens, com idades que variam de 16 a 101 anos. Os óbitos ocorreram de 27 de dezembro de 2020 a 21 de maio de 2021. Os pacientes que foram a óbito residiam em Telêmaco Borba (25), Curitiba (23), Guarapuava (10), Almirante Tamandaré (7), Londrina (6), São José dos Pinhais (6), Campina da Lagoa (4), Maringá (4), Arapongas (3), Janiópolis (3), Matelândia (3), União da Vitória (3), Araucária (2), Campo Mourão (2), Cascavel (2), Castro (2), Chopinzinho (2), Francisco Beltrão (2), Jacarezinho (2), Paraíso do Norte (2), Paranavaí (2), Quitandinha (2), Sarandi (2), Terra Boa (2), Toledo (2) e Umuarama (2).

A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: Altamira do Paraná, Astorga, Campo Largo, Candói, Capitão Leônidas Marques, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos, Faxinal, Florestópolis, Foz do Iguaçu, Goioerê, Guaratuba, Ibaiti, Ibiporã, Inajá, Itambé, Ivaiporã, Jaguariaíva, Mallet, Mamborê, Mandaguari, Marilândia do Sul, Missal, Nova Laranjeiras, Nova Londrina, Nova Santa Rosa, Nova Tebas, Paiçandu, Palmital, Pato Branco, Piên, Pinhais, Piraí do Sul, Pitanga, Ponta Grossa, Reserva, Santa Isabel do Ivaí, Santa Terezinha de Itaipu, Santo Antônio do Sudoeste, São Carlos do Ivaí, São João do Caiuá, São Miguel do Iguaçu, Sertanópolis, Siqueira Campos, Tamarana, Tomazina e Ubiratã.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento registra 5.750 casos de residentes de fora, sendo que 144 pessoas foram a óbito.

Confira o Informe Epidemiológico do dia.

Paraná: Protocolos de segurança e transparência são prioridades na retomada das aulas presencias

O retorno das aulas em modelo híbrido (presencial e online) na rede estadual do Paraná tem sido uma demanda de pais, alunos e profissionais da Educação que desejam a volta às escolas, de forma segura e controlada. Por isso, a retomada tem sido gradativa. Na segunda-feira (24), mais 627 colégios estaduais se juntam aos 200 que abriram suas portas há 14 dias.

Aproximadamente 40 mil estudantes de 29 Núcleos Regionais de Educação (NREs), que englobam 174 municípios, voltam para a sala de aula. A retomada das aulas presenciais ocorre com revezamento entre turmas e as instituições de ensino seguem um protocolo de segurança que garante o distanciamento de 1,5 metro entre os estudantes, disponibiliza álcool em gel, exige o uso de máscara e afere a temperatura de alunos e funcionários na entrada dos colégios. Distanciamento, uso de máscara e aferição de temperatura também são regras dentro do transporte escolar.

OMS: número global de mortes por covid-19 pode estar subestimado

Os números oficiais de mortes atribuídas direta ou indiretamente à pandemia de covid-19 provavelmente estão “significativamente subestimados”, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta sexta-feira (21), acrescentando que entre 6 milhões e 8 milhões de pessoas podem ter morrido até o momento. Ao apresentar seu relatório anual Estatísticas Mundiais de Saúde, a OMS estimou que o total de mortes na pandemia foi de pelo menos 3 milhões em 2020 – 1,2 milhão a mais do que o relatado oficialmente. “Provavelmente estamos diante de um total significativamente subestimado de mortes atribuídas direta ou indiretamente à covid-19”, afirmou. A agência das Nações Unidas estima que cerca de 3,4 milhões de pessoas morreram diretamente em consequência da pandemia de covid-19 até maio de 2021.

“Este número, na verdade, seria duas a três vezes maior. Então acho que, por precaução, pode-se estimar seguramente cerca de 6 milhões a 8 milhões de mortes”, disse Samira Asma, diretora-geral-assistente da Divisão de Dados e Análises da OMS, em entrevista coletiva virtual. William Msemburi, analista de dados da OMS, lembrou que essa estimativa inclui tanto mortes não relatadas de covid-19 quanto mortes indiretas devidas à falta de capacidade hospitalar e restrições à circulação, entre outros fatores. “O desafio é que as [cifras de mortes] por covid-19 relatadas subestimam o impacto total”, afirmou Msemburi. A OMS não detalhou os números aos quais os especialistas de saúde se referem como “mortalidade em excesso”.

UE e China prometem doar vacinas e apoiar paises em desenvolvimento

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou, hoje (21), que a União Europeia pretende doar ao menos 100 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 para países de baixa e média renda até o fim de 2021. O anúncio foi feito esta manhã, durante a abertura da Cúpula Global de Saúde do G20, da qual participam, remotamente, representantes dos países que integram o G20 (grupo das 20 maiores economias mundiais) e de organismos multilaterais, como a Organização Mundial de Saúde (OMS) e Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. E no qual o governo chinês prometeu doar US$ 3 bilhões a países em desenvolvimento. Ursula confirmou a intenção da Comissão Europeia em sua conta pessoal no Twitter, onde classificou a realização da cúpula como um “novo capítulo na história da saúde pública global”.

Organizado pelo governo italiano, que, atualmente, preside o G20, e pela Comissão Europeia, o evento propõe que os líderes globais discutam maneiras de garantir que as vacinas contra a covid-19 cheguem rapidamente a todo os países. Não à toa, pedidos por mais cooperação e solidariedade deram o tom dos discursos de abertura do evento. Em resposta, a China prometeu conceder, nos próximos três anos, mais US$ 3 bilhões para iniciativas que ajudem os países em desenvolvimento a lutar contra a covid-19 e superar a crise econômica decorrente da pandemia. Além disso, o presidente Xi Jinping se comprometeu a apoiar os laboratórios farmacêuticos chineses a transferirem conhecimento tecnológico para outros países e, “na medida de nossas possibilidades”, oferecer mais vacinas ao restante do globo.

Mega-Sena acumulada sorteia R$ 48 milhões neste sábado

O concurso 2.374 da Mega-Sena pode pagar R$ 48 milhões neste sábado (22). O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo. As apostas podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio nas lotéricas de todo o país, pelo portal Loterias Caixa, no app Loterias Caixa ou por meio do Internet Banking Caixa para clientes do banco.

Verstappen lidera último treino para o GP de Mônaco de F1

(Atualizado às 9h32) Treino da manhã (22/05)

Max Verstappen, da Red Bull, liderou o último treino livre para o Grande Prêmio de Mônaco, quinta etapa da temporada 2021 da Fórmula 1, que acontece neste domingo (23) nas ruas de Monte Carlos. O holandês marcou 1:11.294s nos estágios finais e superou a dupla da Ferrari, que terminou logo atrás. Carlos Sainz foi o segundo colocado, apenas 0,047s atrás de Verstappen, enquanto Charles Leclerc – que liderou o segundo treino livre da quinta-feira – foi o terceiro colocado, 0,258s atrás do tempo do piloto da Red Bull.

Valtteri Bottas foi o quarto colocado, terminando à frente do seu companheiro de equipe na Mercedes Lewis Hamilton apenas o sétimo colocado. Sergio Perez, no outro Red Bull, fez uma boa sessão de treinos e ficou à frente de Lando Norris, da McLaren, na quinta posição. Fechando os 10 primeiros, Kimi Raikkonen, Pierre Gasly e novamente Sebastian Vettel, o alemão terminou todos os treinos dentro do top10.

A sessão foi marcada por duas interrupções com bandeira vermelha. A primeira veio depois que Nicholas Latifi perdeu a primeira perna da curva da Piscina, acertou o guard-rail, voou sobre a zebra da segunda perna e acertou em cheio as proteções. O acidente não teve gravidade para o piloto. O Grande Prêmio de Mônaco acontece neste domingo, 23 de maio às 10h00 – Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1 (78 voltas ou 120 minutos).

Fla x Flu decide campeão carioca neste sábado no Maracanã

O Fla-Flu de número 433 vai decidir quem fica com o Campeonato Carioca de 2021. O Rubro-Negro luta pelo sexto tricampeonato da história do clube. Já o Tricolor tenta levantar o campeonato depois de nove anos. Mesmo sem a presença da torcida por conta da pandemia, a dupla vai ao campo do Maracanã, neste sábado (22) à noite, com a promessa de manter a tradição de decisões emocionantes entre os clubes.

Vasco e Botafogo fazem final da Taça Rio

Em campo, Vasco e Botafogo disputarão o segundo jogo da final da Taça Rio neste sábado, às 15h05, em São Januário. Fora das quatro linhas, o duelo fica interessante, teoricamente, porque garante R$ 1 milhão ao campeão. A Ferj, entidade que organiza o Campeonato Carioca, contudo, não dá garantias que cumprirá as premiações.

São Paulo x Palmeiras: Raphael Claus apita final do Paulistão

A final do Campeonato Paulista entre São Paulo x Palmeiras, marcada para domingo, a partir das 16h (de Brasília), no Morumbi, terá a arbitragem de Raphael Claus. A informação foi anunciada pela Federação Paulista de Futebol (FPF). Além de Claus, a equipe de arbitragem para a final cai contar com Daniel Paulo Ziolli e Neuza Ines Back como assistentes, além de Thiago Luis Scarascati como quarto árbitro.

Juventus anuncia empréstimo de Douglas Costa ao Grêmio

Na tarde desta sexta-feira (21), no horário de Brasília, a Juventus de Turim (Itália) confirmou através das redes sociais do clube o empréstimo do atacante Douglas Costa ao Grêmio até 30 de junho de 2022, quando acaba o atual vínculo dele. Na sequência, a expectativa é que o jogador assine novo contrato com o clube de Porto Alegre até o final de 2023.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná.