Moraes determina quebra do sigilo de imagens de vandalismo no Planalto

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou na sexta-feira (21) a quebra do sigilo das imagens do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) captadas durante a invasão do Palácio do Planalto em 8 de janeiro. Com a decisão, todas as gravações deverão ser enviadas para investigação que está em andamento da Corte. A determinação foi tomada após a gestão interina do GSI informar ao Supremo que uma sindicância foi aberta em 26 de janeiro pelo órgão para apurar a condutar de agentes que estavam em serviço, mas as imagens da ação dos vândalos não foram divulgadas em função do sigilo da investigação.

Na mesma decisão, Moraes também mandou que a Polícia Federal (PF) realize, em 48 horas, o depoimento de todos os funcionários do GSI que foram identificados após gravações divulgadas pela CNN Brasil mostrarem o ex-ministro do GSI Gonçalves Dias e outros servidores no interior do Palácio do Planalto durante os atos golpistas. Na decisão, o ministro afirmou que já havia determinado que todas as imagens da invasão deveriam ser anexadas à investigação dos atos que tramita no Supremo.

Responsabilidade: Para Moraes, as gravações são necessárias para apurar a responsabilidade criminal dos envolvidos. “Portanto, inexiste sigilo das imagens, com base na Lei de Acesso à Informação, sobretudo por serem absolutamente necessárias à tutela jurisdicional dos direitos fundamentais, ao regime democrático e republicano, que foram covardemente desrespeitados no ataque criminoso à nossa democracia, no dia 8/01/2023”, escreveu o ministro. Alexandre de Moraes ressaltou que a investigação sobre os atos golpistas também apura as responsabilidades de agentes civis e militares que foram coniventes com os atos.

“A investigação dos atos golpistas não está restrita somente aos indivíduos e agentes públicos civis e militares que criminosamente pretenderam causar ruptura do Estado Democrático de Direito, na tentativa de violação de direitos fundamentais e na separação de poderes, mas, também, na identificação e responsabilização das condutas de todos aqueles, inclusive de agentes públicos civis e militares, que, durante a consumação das infrações penais do dia 8/1 ou, posteriormente, comissiva ou omissivamente, foram coniventes ou deixaram de exercer suas atribuições legais”, concluiu. Mais cedo, o ex-ministro do GSI Gonçalves Dias prestou depoimento à Polícia Federal (PF), em Brasília.

Ex-ministro do GSI presta depoimento à Polícia Federal

O ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República Gonçalves Dias prestou depoimento ontem (21) à Polícia Federal (PF), em Brasília. Ele chegou à sede da corporação por volta das 9h, entrou pela garagem e não deu declarações. A oitiva terminou por volta das 13h30. O depoimento foi determinado ontem (20) pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que deu prazo de 48 horas para que o depoimento fosse realizado.

Na quarta-feira (19), Dias pediu demissão do cargo após imagens divulgadas pela CNN Brasil mostrarem ele e outros funcionários do GSI no interior do Palácio do Planalto, no dia 8 de janeiro, quando vândalos invadiram as sedes dos Três Poderes durante os atos golpistas.

Na decisão, o ministro disse que houve “conivência e omissão de diversos agentes do GSI” e “atuação incompetente das autoridades responsáveis pela segurança interna do Palácio do Planalto”. Moraes também determinou que todos os funcionários do GSI que aparecem nas imagens sejam identificados e ouvidos pela PF. Após a determinação do STF, o ministro interino da pasta, Ricardo Capelli, disse que vai passar as informações sobre as pessoas identificadas nos vídeos para a investigação que é conduzida por Alexandre de Moraes.

STF tem oito votos para tornar réus 100 envolvidos em atos golpistas

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou ontem (21), em Brasília, o placar de oito votos a zero a favor do recebimento das denúncias contra 100 envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro deste ano. Na ocasião, vândalos depredaram os edifícios do STF, do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto. O julgamento virtual começou na madrugada de terça-feira (18) e será finalizado na próxima segunda-feira (24). Na modalidade virtual, os ministros inserem seus votos no sistema eletrônico e não há deliberação presencial. Até o momento, além do relator, ministro Alexandre de Moraes, votaram pelo recebimento das denúncias feitas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) os ministros Dias Toffoli, Edson Fachin, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Luiz Fux e a presidente, Rosa Weber. Faltam os votos de André Mendonça e Nunes Marques. Em função da aposentadoria de Ricardo Lewandowski, somente dez ministros votam no julgamento.

Ação penal: Ao final do julgamento, os acusados passarão a responder a uma ação penal e se tornam réus no processo. Em seguida, Moraes deverá analisar a manutenção da prisão dos acusados que ainda permanecem detidos. Conforme levantamento do STF, das 1,4 mil pessoas  presas no dia dos ataques, 294 (86 mulheres e 208 homens) permanecem no sistema penitenciário do Distrito Federal. As demais foram soltas por não representarem mais riscos à sociedade e às investigações. Na próxima segunda-feira (24), o Supremo vai julgar as denúncias contra mais 200 investigados. No total, a PGR denunciou 1,3 mil acusados ao Supremo.

Governo vai apoiar CPMI de atos golpistas

O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse, que o governo apoiará uma possível comissão no Congresso para investigar os atos golpistas de 8 de janeiro, em Brasília. Na ocasião, os prédios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto foram invadidos e depredados por vândalos. “Vamos enfrentar este debate político que está sendo criado por aqueles que passaram pano para os atentados terroristas do dia 8 de janeiro. Ao mesmo tempo, vamos continuar apoiando as ações da Polícia Federal e do Judiciário na apuração de evidências, provas, para identificar os culpados e condenar aqueles que sejam responsáveis pelos atos”, disse, destacando que o governo apoia a total investigação do envolvimento de agentes públicos nos atos.

Na quarta-feira (19), Padilha se reuniu com os líderes do Governo, senadores Jacques Wagner e Randolfe Rodrigues e o deputado José Guimarães, e orientou que, em diálogo com os demais líderes, indiquem membros da base aliada para participarem da investigação do Parlamento. Na próxima quarta-feira (26), o Congresso Nacional faz sua primeira sessão do ano, e há a expectativa de ser lido o requerimento para instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos Antidemocráticos. A decisão do governo acontece após a divulgação de imagens, nesta quarta-feira, pela imprensa, que mostram o general Gonçalves Dias, então ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, e outros funcionários da pasta, no interior do Palácio do Planalto, interagindo com os vândalos, no dia 8 de janeiro. Ainda nesta quarta-feira, Dias pediu demissão do cargo, aceita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Brasil assinará 13 acordos com Portugal e quatro com Espanha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou nesta sexta-feira (21) em Lisboa para visita de Estado a Portugal e Espanha. O objetivo da viagem é relançar as relações do Brasil com a Europa e a União Europeia (UE). Na programação estão fóruns com empresários e encontros com autoridades, além do evento de entrega do Prêmio Camões ao cantor e compositor Chico Buarque. Em 2019, ele foi o vencedor da 31ª edição do prêmio, o principal da literatura em língua portuguesa, mas o ato de entrega não foi assinado pelo então presidente Jair Bolsonaro. As agendas de Lula em Portugal ocorrem de 22 a 25 de abril e, na Espanha, dias 25 e 26 de abril.

Lisboa (PT) 21/04/2023 - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira dama, Janja Lula desembarcam em Lisboa Portugal. Foto Ricardo Stuckert/ PR
Presidente Lula em Portugal, por Ricardo Stuckert/PR

Para o Itamaraty, a península ibérica é a porta de entrada do Brasil na Europa diante dos vínculos históricos, culturais, políticos e econômicos entre os países. “A decisão de visitá-los nos primeiros meses de governo traduz a prioridade atribuída aos países ibéricos tanto pelo relacionamento bilateral quanto pelo papel que desempenham no marco da União Europeia”, disse a secretária de Europa e América do Norte do Itamaraty, embaixadora Maria Luisa Escorel de Moraes.

Ela destacou que Portugal e Espanha são importantes parceiros comercias do Brasil, com papel fundamental no estoque de investimentos estrangeiros recebidos no país. Sozinha, a Espanha é o segundo país que mais investe no Brasil, atrás dos Estados Unidos.

Inicialmente, o embarque do presidente Lula estava previsto para esta sexta-feira (21) à noite, mas foi antecipado para esta quinta-feira. Esta é a primeira viagem de Lula à Europa nesse terceiro mandato e a sexta visita internacional do presidente após a posse. Ele já foi à Argentina, Uruguai, Estados Unidos, China e Emirados Árabes Unidos.

Acordos: De acordo com a Presidência, serão pelo menos 13 acordos e parcerias firmados com Portugal, incluindo memorando de entendimento entre as agências espaciais do Brasil e de Portugal, entre as agências de cinema dos dois países para coprodução audiovisual e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com diversos ministérios do governo português. Também deve ser assinado o acordo para equivalência de estudos dos níveis fundamental e médio dos dois países. Segundo Maria Luisa, essa equivalência da educação é importante para os brasileiros que vivem em Portugal e os portugueses que vêm morar no Brasil.

Entre outros atos, o Itamaraty destacou ainda o memorando de entendimento na área de energia e de geologia e mineração; o acordo sobre o reconhecimento mútuo das carteiras de motorista, para que brasileiros possam dirigir em Portugal e vice-versa; o memorando sobre os direitos de pessoas com deficiência e outro na área de turismo; e a declaração de intenções na área da saúde. A embaixadora explicou que são instrumentos de intercâmbio de melhores práticas e de experiências de boas práticas em políticas públicas e, claro, de como fazer um trabalho complementar de cooperação nessas áreas. Já na Espanha, segundo Maria Luisa, os atos assinados serão em menor número, mas também “de importância expressiva”. Ela citou o memorando de entendimento na área da educação superior, entre o Ministério da Educação do Brasil e o Ministério de Universidades da Espanha, para intensificar o intercâmbio e também o reconhecimento de estudos de lado a lado. Outro acordo a ser firmado em Madri trata da cooperação entre o Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil e o Ministério do Trabalho e Economia Social da Espanha. “O objetivo é fomentar o intercâmbio de melhores práticas, posicionar questões do trabalho no centro das estratégias nacionais de desenvolvimento econômico e social e socioambiental, com ênfase no protagonismo das organizações de trabalhadores e empregadores”, explicou. Além disso, o memorando prevê mecanismos de cooperação para o aumento da produtividade, sobretudo em pequenas e médias empresas, e de apoio das reformas sindicais, a fim de ampliar a filiação e representatividade das entidades.

Na área da pesquisa científica, deverá ser assinada uma carta de intenções para coordenação de projetos bilaterais de desenvolvimento e inovação tecnológica entre empresas brasileiras e espanholas. As áreas prioritárias desse acordo são saúde, meio ambiente, mudança climática, transição energética, alimentos, indústria 4.0, produção sustentável, mobilidade e transporte, tecnologias da informação e comunicações. Por último, Brasil e Espanha farão a ratificação de um convênio na área da seguridade social. A embaixadora destacou que, a partir de julho, a Espanha presidirá a União Europeia. Hoje a presidência do bloco está com a Suécia. Segundo ela, os espanhóis têm todo o interesse de promover uma aproximação muito maior entre América Latina e União Europeia, e entre o Brasil, em particular, e a União Europeia. “Existe o acordo Mercosul-União Europeia, cuja finalização já se arrasta anos e anos. Há uma expectativa de que isso possa ser concluído ainda em 2023, para entrar em vigor, e naturalmente a Espanha tem esse interesse de que isso seja concluído durante sua própria presidência. Então esse, certamente, será um assunto que também será conversado por Lula tanto com os espanhóis, quanto com os portugueses e daqui para frente com todos os europeus”, disse Maria Luisa. Aprovado em 2019, após 20 anos de negociações, o acordo Mercosul-UE precisa ser ratificado pelos parlamentos de todos os países dos dois blocos para entrar em vigor. Uma tramitação que envolve 31 países.

TSE multa advogado que fez petição usando inteligência artificial

O ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decidiu multar em R$ 2,4 mil um advogado que protocolou petição redigida no programa de inteligência artificial ChatGPT. Na decisão, o ministro considerou que o profissional agiu de má-fé ao tentar ser admitido no processo no qual o tribunal avalia a conduta do ex-presidente Jair Bolsonaro durante reunião realizada, em 2022, com embaixadores para atacar o sistema eleitoral. O profissional não é ligado a nenhuma parte da investigação.

O advogado apresentou ao TSE argumentos redigidos pelo ChatGPT como justificativa para participar do processo como “amicus curiae“, termo jurídico que significa amigo da Corte – um interessado que contribui com esclarecimentos para o julgamento de uma causa. O documento admite que seria inadequado o TSE seguir as orientações de um programa de inteligência artificial, mas a “inteligência emocional da Constituição cidadã” recomendaria a condenação de Bolsonaro à inelegibilidade.

Fábula: Ao avaliar a petição, Benedito Gonçalves afirmou que o advogado enviou uma “fábula” para o tribunal. “Causa espécie que o instituto [amicus], que exige que o terceiro demonstre ostentar representatividade adequada em temas específicos, tenha sido manejado por pessoa que afirma explicitamente não ter contribuição pessoal a dar e, assim, submete ao juízo uma fábula, resultante de conversa com uma inteligência artificial”, escreveu o ministro.

Além disso, o magistrado disse que o advogado, por ser um profissional da área jurídica, tinha conhecimento sobre a inadequação da petição. Uma resolução do TSE não prevê a intervenção de amicus curiae em matéria eleitoral. “Ademais, expressões utilizadas ao final da petição deixam entrever o objetivo de que, com a juntada dessa manifestação a autos de grande relevo, o protesto ganhasse palco impróprio”, concluiu o ministro. Além de aplicar multa de R$ 2,4 mil ao advogado, cuja identidade não foi revelada, o ministro determinou que o valor seja pago em 30 dias.

Moraes pede vista e suspende julgamento sobre imposto sindical

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu ontem (21) vista [mais tempo para examinar a matéria] do processo no qual a Corte pode validar o retorno da cobrança do imposto sindical. Com a decisão, não há prazo definido para o tema voltar a ser discutido pelos ministros. O caso é analisado no plenário virtual da Corte desde sexta-feira (14). Até o momento, os ministros Gilmar Mendes, relator, Luís Roberto Barroso e Cármen Lúcia se manifestaram favoravelmente ao retorno do imposto sindical. Em 2018, o Supremo manteve o fim da obrigatoriedade do imposto, conforme previsto na reforma trabalhista aprovada em 2017. O caso voltou a julgamento em função de um recurso dos sindicatos envolvidos no processo.

Desconto: Desde a reforma, o desconto de um dia de trabalho por ano em favor do sindicato da categoria passou a ser opcional, mediante autorização prévia do trabalhador. Se a maioria do STF aprovar a volta do imposto, acordos e convenções coletivas poderão ser impostas a toda categoria de trabalhadores, inclusive não sindicalizados, desde que seja dada opção de recusa. O julgamento seria encerrado na segunda-feira (24).

Cresce adesão ao Dia Nacional de Defesa da Democracia no Brasil

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a Comissão Arns de Direitos Humanos são as mais recentes entidades da sociedade civil a aderir ao movimento que visa criar no Brasil o Dia Nacional de Defesa da Democracia. O movimento foi lançado esta semana pelas nove instituições científicas e acadêmicas que integram a Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP) e está aberto à adesão de organizações em geral da sociedade civil. Em entrevista, o secretário-executivo da ICTP, Fábio Guedes Gomes, informou que a proposta já conta com adesão de 74 sociedades científicas de várias áreas do conhecimento, além das nove instituições científicas, da ABI e da Comissão Arns. “Já são quase 90 instituições e a tendência é crescer porque essa é a primeira etapa do documento. Vamos agora para a coleta de mais signatários.

Fábio Guedes Gomes aposta na adesão da Associação Brasileira de Economistas pela Democracia (ABED), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “A tendência é que a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) vá colhendo mais adeptos”. O secretário-executivo destacou que, em primeiro lugar, é necessário que se demonstre a força e o interesse da sociedade civil. “Isso é importante porque a sociedade civil organizada precisa dar uma demonstração das preocupações que, hoje, o Brasil, de certa maneira, ainda tem em relação a um passado muito próximo nosso”. Lembrou que está na pauta do dia a defesa do estado democrático de direito e as ameaças que ele sofreu e que culminaram com o ataque à Praça dos Três Poderes, em Brasília, em janeiro deste ano. Gomes salientou que é necessário que a sociedade civil exerça a prática de discutir, informar e conscientizar a população sobre o que significa a democracia brasileira. Ele acredita que deverá passar de 100 o número de entidades e instituições que apoiarão a proposta. De acordo com o documento assinado pelas entidades, a data objetiva celebrar a democracia e também repudiar a ditadura.

Datas: Em princípio, foram sugeridas duas datas para a celebração do Dia Nacional de Defesa da Democracia: 25 e 31 de outubro, ambas relacionadas a fatos que ocorreram em 1975. “Porque são datas bastante simbólicas”, afirmou Gomes. A primeira marca o assassinato do jornalista Vladmir Herzog; a segunda destaca a primeira grande manifestação nas ruas contra o Ato Institucional número 5, emitido pelo governo militar em dezembro de 1968. Foi também celebração ecumênica, entre cristãos de várias denominações e judeus, pelo jornalista assassinado nas dependências da polícia política.

O AI-5, como ficou conhecido, tinha 12 artigos. Esse decreto proibiu a garantia de habeas corpus em casos de crimes políticos, determinou o fechamento do Congresso Nacional, pela primeira vez desde 1937, e autorizou o presidente a decretar estado de sítio no país, por tempo indeterminado. Estabeleceu também a demissão de pessoas do serviço público, cassação de mandatos, confisco de bens privados e intervenção nos estados e municípios. Foi considerado o período mais duro do regime militar. A censura aos meios de comunicação se tornou costumeira e a tortura foi ação comum na ditadura.

Anvisa suspende produtos de empresa de suplementos alimentares

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou ontem (21) que suspendeu a venda de suplementos alimentares, chás e shakes produzidos pela empresa Labornatus do Brasil. A medida foi tomada após o órgão identificar “falhas graves de boas práticas de fabricação” na sede da empresa, localizada em Marataízes (ES). A Anvisa cita problemas encontrados na higienização da fábrica, controle de pragas, potabilidade de água, controle de qualidade e segurança de matérias-primas, estrutura física e documentação.

Com a suspensão, ficam proibido temporariamente a fabricação, venda, distribuição e uso do todos os alimentos produzidos pela empresa, de qualquer lote. A Anvisa orienta os clientes que compraram os produtos da marca a não consumirem os itens. O consumidores também devem entrar em contato com a empresa para obter informações sobre o recolhimento. A suspensão dos produtos terá validade até que a empresa apresente soluções para os problemas apresentados pelo órgão de vigilância sanitária. A Agência Brasil entrou em contato com a empresa e aguarda retorno.

Atenção para muita chuva no litoral da Bahia e no Amazonas; no Sul o frio perde força

A massa de ar frio polar que causou forte queda da temperatura no centro-sul do Brasil foi para o mar e se afasta cada vez no fim de semana, o que vai facilitar a elevação da temperatura.  A passagem desta massa polar causou a redução da umidade do ar no Sul do Brasil, em São Paulo, no sul de Minas e em Mato Grosso do Sul deixando estas regiões do país com poucas nuvens. Nuvens bastante carregadas crescem sobre o Norte do Brasil, em especial sobre o Amazonas e em Roraima causando chuva forte neste sábado. A frente fria que causou chuva extrema no sul da Bahia está perdendo força, mesmo assim, muitas nuvens ainda crescem pelo litoral baiano e há risco de chuva forte.

Previsão do tempo para o Brasil para 22/04/2023 – sábado

Na Região Sul, o ar frio polar perde força e a temperatura entra em elevação. Mas a noite e o comecinho da manhã ainda serão frios em todos os estados. Sábado ensolarado em quase toda a Região. Tem previsão de chuva fraca apenas no litoral do Paraná e de Santa Catarina. Na região da Grande Curitiba e no Vale do Itajaí (SC), o sábado será com períodos de sol e muitas nuvens.

Atenção para o ar muito seco! Níveis de umidade no ar entre 21% e 30% devem ser observados no interior de todos os estados da Região Sul neste fim de semana.

Na Região Sudeste, este sábado será nublado e com chuviscos no leste de Minas Gerais e no Espírito Santo. Sol e pancadas de chuva estão previstos para o oeste mineiro, norte do Rio De Janeiro e para o extremo norte de São Paulo. Pode chover fraco no litoral sul paulista, região de Itanhaém, Peruíbe. Na Grande São Paulo e nas outras áreas paulistas, na Grande Belo Horizonte, no Sul de Minas, na cidade do Rio e no centro-sul fluminense, o sábado será com predomínio de sol. Temperaturas ficam amenas na madrugada e ao amanhecer, mas à tarde já faz um calorzinho.

Na Região Centro-Oeste, o fim de semana será com temperatura amena ao amanhecer e calor durante a tarde. Tem previsão de sol para toda a Região. No sábado, pancadas de chuva com raios podem acontecer em Goiás, no Distrito Federal e em quase todas as áreas de Mato Grosso. Mas por enquanto não chove na região de Cuiabá e nem em Mato Grosso do Sul

No Nordeste do Brasil, apesar do afastamento de uma frente fria do litoral da Bahia, esse sábado ainda é de alerta para chuva forte no sul e leste baiano. Pode chover forte inclusive na região de Salvador. Pancadas de chuva e períodos com sol acontecem no oeste da Bahia, no sul e no litoral do Piauí, no Maranhão, no litoral do Ceará, em Sergipe, Alagoas e no leste dos estados de Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

Para a Região Norte do Brasil, a previsão é de um fim de semana com o tempo muito instável. Os estados de Roraima, Amazonas, a região de Porto Velho e o oeste do Pará ficam em alerta para chuva intensa no fim de semana. Os demais estados terão pancadas de chuva com períodos de sol no sábado

Alertas meteorológicos para 22/04/2023 – sábado

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Goiânia, Salvador, Aracaju, Palmas, Belém, Macapá,  Boa Vista, Manaus, Porto Velho e Rio Branco.

Alerta para temporais no litoral sul de Bahia, norte de Rondônia (inclui Porto Velho), centro, norte e leste do Amazonas(inclui Manaus), oeste do Pará, Roraima

Atenção para o risco de chuva moderada a forte, com raios e vento por vezes forte no litoral norte da Bahia, no Triângulo Mineiro, região de Franca (SP), Goiás (exceto o nordeste do estado), Mato Grosso (exceto o oeste e o sul do estado), Rondônia (exceto norte do estado), Região de Rio Branco (AC), oeste e sul do Amazonas, sul e norte do Pará, litoral do e norte do Amapá, centro, oeste e sul do Tocantins

Alerta de umidade do ar baixa, com níveis entre 11% e 20% no sul do Rio Grande do Sul.

Atenção para umidade do ar baixa, com níveis entre 21% e 30% no centro, oeste e norte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, oeste de Mato Grosso do Sul.

Afirmação de secretário-geral da Otan sobre entrada da Ucrânia no grupo irrita Moscou

O secretário-geral da Otan disse nesta sexta-feira (21) que todos os integrantes do grupo concordaram que a Ucrânia irá, um dia, se juntar à aliança. Jens Stoltenberg reforçou que o foco continua sendo garantir que a Ucrânia vença a guerra. “Não sabemos quando este conflito vai terminar, mas sabemos que a agressão russa é um modelo tóxico que deve ser interrompido”, disse o secretário-geral da aliança militar do Ocidente. Ele também afirmou que o bloco deve continuar a sustentar as Forças Armadas ucranianas. A afirmação de Stoltenberg irritou Moscou e surpreendeu o governo da Hungria, que faz parte do bloco militar. “O quê?”, publicou em uma rede social o primeiro-ministro Viktor Orbán, sugerindo que não está de acordo com a entrada de Kiev na Otan.

Também nesta sexta (21), Alemanha, Polônia e Ucrânia assinaram um acordo para criar um centro de manutenção para os tanques Leopard, usados pelos ucranianos. O ministro da Defesa alemão disse que não é o momento certo para falar sobre a adesão da Ucrânia à aliança militar. Um passo que, segundo Boris Pistorius, precisa ser cuidadosamente ponderado, uma decisão a ser tomada com a mente fria. O Kremlin respondeu que a política do grupo militar justifica a intervenção russa na Ucrânia. “A Otan é um bloco agressivo, que ameaça a segurança da Rússia e pretende engolir a Ucrânia em sua aliança”, disse Dmitry Peskov, o porta-voz de Vladimir Putin, presidente russo.

Cuca é o novo técnico do Corinthians

O Corinthians anunciou a saída do técnico Fernando Lázaro e acertou a contratação de Cuca para o comando técnico da equipe. Aos 59 anos, será a primeira passagem do vitorioso treinador pelo Timão. O contrato é válido até 31 de dezembro de 2023. Com um currículo de quase 25 anos como técnico, Cuca acumula títulos de Libertadores, Brasileirão, Copa do Brasil e diversos estaduais pelo país. Junto a ele, chegam Cuquinha, seu auxiliar técnico, e Daniel dos Santos Cerqueira, analista de desempenho, que se juntarão à comissão técnica permanente do clube.

Dorival Júnior é o novo técnico do São Paulo

Dorival Júnior está de volta ao São Paulo Futebol Clube. Nesta quinta-feira (20), o Tricolor acertou o retorno do treinador araraquarense, que assinou contrato até 31 de dezembro de 2024 e reassume o comando técnico da equipe após cinco anos. Também chegam ao clube para compor a comissão técnica: os auxiliares Lucas Silvestre e Pedro Sotero e o preparador físico Celso Rezende.

Brasileirão Série A

A segunda rodada do Brasileirão 2023 será disputada nos dias 22, 23 e 24 de abril. O líder Fluminense abre os jogos neste sábado, quando enfrenta o Athletico-PR no Maracanã. Bahia e Botafogo se encaram na segunda-feira, fechando a rodada.

Jogos de hoje (22/04/2023) do Brasileirão Série A
  • 16h – Fluminense x Athletico-PR – Premiere.
  • 18h30min – São Paulo x América-MG – Premiere.
  • 18h30min – Cuiabá x RB Bragantino – Premiere.
  • 21h – Cruzeiro x Grêmio – SporTV e Premiere.

23 de abril (domingo)

  • 11h – Internacional x Flamengo (Premiere)
  • 16h – Vasco x Palmeiras (Premiere e Globo, menos Minas Gerais, com exceção de Juiz de Fora, e Santos)
  • 16h – Santos x Atlético-MG (Premiere e Globo, para Minas Gerais, exceto Juiz de Fora, e Santos)
  • 18h30 – Coritiba x Fortaleza (Premiere)
  • 19h – Goiás x Corinthians (Premiere)

24 de abril (segunda-feira)

  • 20h – Bahia x Botafogo (Premiere e SporTV)

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – TSE (Tribunal Superior Eleitoral) – Climatempo

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

Comercial da Rede Nova de Comunicação   3642-7495