Indústria teve desempenho negativo em outubro, diz CNI

O desempenho da indústria foi negativo na passagem de setembro para outubro, com queda da atividade, do emprego e da utilização da capacidade instalada. Os dados são da pesquisa Sondagem Industrial, divulgada hoje (18), em Brasília, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).É o segundo recuo consecutivo na produção industrial. O índice de evolução da produção manteve-se abaixo dos 50 pontos, ao cair de 49 pontos para 48,5 pontos. Valores acima da linha divisória de 50 pontos indicam aumento da produção industrial e abaixo da linha de corte, queda.

“É a primeira queda na produção industrial para um mês de outubro desde 2016”, informou a CNI. O emprego do setor industrial também caiu após cinco meses consecutivos de crescimento. O índice de evolução do emprego passou de 51,4 pontos para 49,6 pontos indicando corte. É a primeira queda do emprego industrial para um mês de outubro desde 2019. Da mesma forma, o índice de Utilização da Capacidade Instalada (UCI) registrou o segundo recuo consecutivo e encerrou outubro em 71%. Nos últimos dois meses, a UCI acumula queda de dois pontos percentuais.

Expectativas em queda: Segundo a CNI, todas as expectativas do setor industrial em novembro “recuaram fortemente”. “É a primeira vez em mais de dois anos que há expectativa de recuo no emprego industrial e nas exportações para os próximos seis meses”, explicou a entidade. “Há ainda menos otimismo em relação à compra de matérias-primas e ao nível de demanda”, disse. O índice de evolução do nível de estoques aumentou para 51,5 pontos em outubro. Acima da linha divisória de 50 pontos, o índice aponta aumento dos estoques em relação a setembro. O índice de estoque efetivo em relação ao planejado se afastou da linha divisória dos 50 pontos, subindo de 50,9 pontos para 52,4 pontos entre setembro e outubro. A CNI explicou, também, que o resultado coloca os estoques do setor industrial no maior nível acima do planejado desde julho de 2019, “com indicativo de frustração dos empresários com o nível de consumo”. Para a entidade, as expectativas dos empresários já estão contaminadas com a demanda inferior à produção, que já estão em um cenário de queda da atividade.

PF vai suspender emissão de novos passaportes por falta de verba

A Polícia Federal (PF) informou ontem (18) que vai suspender a emissão de novos passaportes por falta de verba orçamentária. A medida valerá a partir da meia-noite deste sábado (19).Em nota, a corporação declarou que o agendamento eletrônico nos postos continuará funcionando normalmente, mas não há previsão para entrega do documento. “A medida decorre da insuficiência do orçamento destinado às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem”, justificou o órgão. Os usuários que foram atendidos até hoje nos postos de emissão vão receber os passaportes. Segundo a PF, outros serviços prestados não serão afetados. A corporação informou ainda que está acompanhando a situação junto ao governo federal para o garantir o restabelecimento do serviço.

Covid-19 aumenta em 12 estados, diz Fiocruz

O Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado hoje (18), reforça o crescimento dos casos de covid-19, que já corresponde a 47% dos resultados positivos para vírus respiratórios nas últimas quatro semanas.Em nível nacional, o aumento moderado de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) na tendência de longo prazo está presente em 12 de 27 estados: Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Referente à Semana Epidemiológica (SE) 45, período de 6 a 12 de novembro, a análise tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 14 de novembro. Os dados indicam crescimento dos casos positivos para Sars-CoV-2 (covid-19), especialmente na população adulta. Nas últimas quatro semanas epidemiológicas, a prevalência entre os registros com resultado positivo para vírus respiratórios foi de 10,3% para influenza A; 0,3% para influenza B; 24,2% para vírus sincicial respiratório (VSR); e 47% Sars-CoV-2.

Entre os óbitos, a presença dos mesmos vírus entre os positivos foi de 4,1% para influenza A; 0,0% para influenza B; 1,4% para VSR; e 83,6% Sars-CoV-2. O pesquisador da Fiocruz Marcelo Gomes destaca a importância da combinação de vacinação e uso de máscaras como ações de proteção. Ele orienta a população a verificar quantas doses já foram recomendadas para seu perfil, levando em conta a faixa etária e as condições de saúde, para que o novo ciclo seja enfrentado com o maior nível de proteção possível. “A vacina é muito importante para diminuir o risco de agravamento, mas seu papel é um pouco menor na transmissão. Por isso, é fundamental que se volte a usar boas máscaras em situações específicas, ou seja, em transporte público, locais fechados e situações com muita gente em um espaço relativamente pequeno. É vacina no braço e máscara no rosto”, disse o coordenador do InfoGripe.

Fiocruz e estado do Rio recomendam uso de máscaras

Em razão do aumento do número de casos de covid-19, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) reforçou a recomendação da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, do uso de máscaras em locais fechados, com pouca ventilação ou com aglomeração. A recomendação é importante para pessoas com fatores de risco para complicações da covid-19, em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio (SES) informou hoje (18) que enviou aos municípios, no último dia 4, nota técnica com atualização do Ministério da Saúde sobre as recomendações contra a doença, entre elas, o uso de máscaras. “Diante da mudança do cenário epidemiológico da covid-19, em março deste ano, o uso de máscaras faciais tornou-se facultativo, contudo, há recomendação para que as máscaras sejam utilizadas em algumas situações”, disse a pasta.

BH determina uso de máscaras em serviços de saúde e transporte

O uso de máscaras de proteção cobrindo o nariz e a boca voltou a ser obrigatório em serviços de saúde e de transporte público e privado de Belo Horizonte a partir de decreto assinado pelo prefeito, Fuad Noman, e publicado hoje (18) no Diário Oficial do Município. A medida visa conter o recente aumento de casos de covid-19 e entrou em vigor nesta sexta-feira, com validade até 2 de dezembro.A prefeitura determinou no decreto que a máscara deve ser usada no transporte público e nas respectivas estações de embarque e desembarque de passageiros. Também estão incluídos o transporte escolar, os serviços de táxi e de transporte por aplicativo.

A obrigatoriedade também vale para estabelecimentos e serviços de saúde no município. O decreto abrange hospitais; unidades de Pronto Atendimento; unidades básicas e secundárias de saúde; serviços móveis de urgência; consultórios médicos; clínicas das diversas especialidades, como odontologia, quimioterapia, radioterapia, hemoterapia, litotripsia, bancos de células e tecidos humanos, reprodução humana assistida, dialise e nefrologia; serviços de vacinação e imunização humana; e serviços de diagnósticos abertos ao público, como laboratórios de análises clinicas, exames por imagem, por registros gráficos e métodos ópticos.

O decreto prevê ainda que a Secretaria Municipal de Saúde poderá dispor sobre a exigência de utilização de máscaras em situações e estabelecimentos específicos. Além de estabelecer a obrigatoriedade do uso de máscaras para toda a população nos lugares citados, o decreto recomenda o uso de máscara nos demais locais fechados e por pessoas idosas, com comorbidades ou não vacinadas. A secretária de Saúde, Cláudia Navarro, ressaltou que o município teve um aumento de 3% para 15% da positividade dos testes para detecção de Covid-19 realizados na rede da secretaria municipal. “Neste período, não tivemos, no entanto, aumento do número de óbitos ou de internações em UTIs causados pela doença. Para que Belo Horizonte não volte a registrar o quadro, estamos anunciando a volta do uso obrigatório das máscaras”, explicou a secretária, em entrevista à imprensa.

Covid-19: Brasil registra 72 mortes e 28,4 mil casos em 24h

As secretarias estaduais e municipais de Saúde registraram 28.452 novos casos de covid-19 na últimas 24 horas em todo o país. De acordo com os órgãos, foram confirmadas também 72 mortes por complicações associadas à doença no mesmo período. Os dados estão na atualização do Ministério da Saúde divulgada nesta sexta-feira (18), com exceção das informações de Mato Grosso do Sul e Tocantins, que não foram atualizadas pelos respectivos governos estaduais, segundo a pasta federal, que sistematiza os registros. Com as novas informações, o total de pessoas infectadas pelo novo coronavírus durante a pandemia já soma 34.999.495.

O número de casos em acompanhamento de covid-19 está em 142.921. O termo é usado para designar casos notificados nos últimos 14 dias que não tiveram alta e nem resultaram em óbito. Com os números de hoje, o total de óbitos alcançou 688.907, desde o início da pandemia. Ainda há 3.181 mortes em investigação. As ocorrências envolvem casos em que o paciente faleceu, mas a investigação se a causa foi covid-19 ainda demanda exames e procedimentos complementares. Até agora, 34.167.667 pessoas se recuperaram da covid-19. O número corresponde a 97,7% dos infectados desde o início da pandemia.

Boletim diário do Ministério da Saúde
Ministério da Saúde/Divulgação

.

Estados

Segundo o balanço do Ministério da Saúde, no topo do ranking de estados com mais mortes por covid-19 registradas até o momento estão São Paulo (175.941), Rio de Janeiro (75.944), Minas Gerais (63.908), Paraná (45.463) e Rio Grande do Sul (41.231). Já os estados com menos óbitos resultantes da pandemia são Acre (2.029), Amapá (2.164), Roraima (2.175), Tocantins (4.208) e Sergipe (6.444).

Fórmula 1 – Grande Prêmio de Abu Dhabi: Pérez lidera último treino livre de 2022

O último treino livre do GP de Abu Dhabi e de 2022, neste sábado, teve Sergio Pérez como o mais rápido ao registrar 1m24s982 – 0s1 à frente de Max Verstappen e tendo Lewis Hamilton em terceiro lugar. Porém, também foi uma mostra equilibrada de força entre RBR, Mercedes e Ferrari, mesmo com a variação entre os pneus macios e médios em boa parte do tempo e com a escuderia italiana perdendo força já no fim dos 60 minutos. Os 20 minutos iniciais tiveram apenas Mercedes e Ferrari na pista, e a escuderia italiana ainda sofreu com alto desgaste dos pneus – seu calcanhar de Aquiles em 2022 – já perto da bandeirada. A sessão foi interrompida uma vez com uma bandeira vermelha, para a remoção de uma carenagem da AlphaTauri de Pierre Gasly. Hamilton está sendo investigado por não desacelerar sob a sinalização. A aproximação à pista foi mais tímida nessa sessão livre final de 2022. Levou pelo menos sete minutos até finalmente Sainz anotar a volta mais rápida, de 1m27s821 nos pneus macios – com apenas outros dois pilotos em pista.

GP de Abu Dhabi: confira os dias e horários da F1

O Grande Prêmio de Abu Dhabi, 22ª etapa da temporada 2022 da Fórmula 1, acontece neste fim de semana (18, 19 e 20 de novembro – sexta-feira, sábado e domingo) no circuito instalado na Yas Marina.

Sábado, 19 de novembro

7h30 às 8h30 – Treino Livre 3 (TL2)
11h às 12h – Qualificação

Domingo, 20 de novembro

10h – Grande Prêmio de Abu Dhabi de F1 (58 voltas ou 120 minutos).

Copa do Mundo: Brasil encerra semana de treinamentos em Turim

O Brasil encerrou, nesta sexta-feira (18), a semana de treinamentos no Centro de Treinamento da Juventus, em Turim (Itália). Agora, a seleção brasileira segue, na tarde do próximo sábado (19), para o Catar, onde estreia na Copa do Mundo, a partir das 16h (horário de Brasília) da próxima quinta-feira (24), contra a Sérvia. Ao final do trabalho, o técnico Tite agradeceu a receptividade da Juventus, que permitiu que a seleção brasileira realizasse as atividades em seu CT: “Muito obrigado pela participação e por disponibilizar todo o centro e que nós tenhamos a condição de fazer um grande Mundial e retribuir todo o carinho que vocês italianos tiveram conosco”.

Antes de seguir para o Catar, a delegação brasileira ficou completa com a integração à comissão técnica dos observadores Fernando Lázaro, Lucas Oliveira e Ricardo Gomes. “O objetivo do nosso trabalho é monitorar os adversários, tanto os diretos como os possíveis ao longo da Copa do Mundo, para colher o máximo possível de informações no aspecto do desempenho individual das equipes, bem como as suas características (pontos fortes e fraquezas), e tentar passar da melhor forma possível as informações para a comissão técnica através de vídeos e relatórios, e contribuindo com as tomadas de decisões do Tite e de seus assistentes e analistas”, explicou Lucas Oliveira, que atua no Palmeiras.

Seleção divulga foto oficial para a Copa 

Nesta sexta-feira também foi o dia de a seleção brasileira tirar a foto oficial para a Copa do Mundo, na qual aparecem os membros da comissão técnica e os 26 jogadores convocados pelo técnico Tite.

Crédito: CBF – Lucas Figueiredo

Seleção brasileira embarca rumo ao Catar

A delegação da seleção brasileira deixou na manhã deste sábado o Centro de Treinamento Continassa, da Juventus, onde esteve hospedada na última semana. Jogadores e comissão técnica embarcam rumo ao Catar por volta das 10h30 (horário de Brasília), com previsão de desembarque às 16h20 (também de Brasília). O atacante Neymar compartilhou uma foto no momento da saída do CT da Juventus, ao lado de Richarlison. Vini Jr também publicou um stories no Instagram e marcou vários companheiros. A delegação embarcou por um terminal anexo do Aeroporto Internacional de Turim. Alguns pequenos torcedores foram até lá para tentar conseguir autógrafos. O volante Fabinho foi o único a parar para falar com a torcida.

A Copa do Mundo do Catar começa neste domingo

A maior celebração do futebol está em vias de começar. A bola rola a partir deste domingo, dia 20, direto de Doha, quando o Catar, anfitrião desta edição, enfrenta o Equador, a partir de 13h (de Brasília), com transmissão da TV Globo, do sportv, do ge e do Globoplay.

Programação da Copa do Mundo de 20 à 27 de novembro

20 de novembro
13h – Catar x Equador

21 de novembro
10h – Inglaterra x Irã
13h – Senegal x Holanda
16h – Estados Unidos x País de Gales

22 de novembro

7h Argentina x Arábia Saudita, no Lusail

10h Dinamarca x Tunísia, no Education City

13h México x Polônia, no 974 (Porto de Doha)

16h França x Austrália, no Al Janoub (Al Wakrah)

23 de novembro  

7h Marrocos x Croácia, no Al Bayt

10h Alemanha x Japão, no Khalifa

13h Espanha x Costa Rica, no Al Thumama

16h Bélgica x Canadá, no Ahmad Bin Ali (Al Rayyan)

24 de novembro

7h Suíça x Camarões, no Al Janoub (Al Wakrah)

10h Uruguai x Coreia do Sul, no Education City

13h Portugal x Gana, no 974 (Porto de Doha)

16h Brasil x Sérvia, no Lusail

25 de novembro

7h País de Gales x Irã, no Ahmad Bin Ali (Al Rayyan)

10h Catar x Senegal, no Al Thumama

13h Holanda x Equador, no Khalifa

16h Inglaterra x Estados Unidos, no Al Bayt

26 de novembro

7h Tunísia x Austrália, no Al Janoub (Al Wakrah)

10h Polônia x Arábia Saudita, no Education City

13h França x Dinamarca, no 974 (Porto de Doha)

16h Argentina x México, no Lusail

27 de novembro

7h Japão x Costa Rica, no Ahmad Bin Ali (Al Rayyan)

10h Bélgica x Marrocos, no Al Thumama

13h Croácia x Canadá, no Khalifa

16h Espanha x Alemanha, no Al Bayt

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – TSE (Tribunal Superior Eleitoral) – Climatempo

  • As Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná em cumprimento a Legislação Eleitoral estarão fora do ar até o dia posterior a eleição de 2022. 

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

Comercial da Rede Nova de Comunicação  3642-7495