Ex-ministro José Dirceu se entrega à PF em Curitiba para cumprir pena na Lava Jato

O ex-ministro José Dirceu se entregou à Polícia Federal (PF), em Curitiba, na noite desta sexta-feira (17) para cumprir pena de 8 anos e 10 meses pela segunda condenação dele na Operação Lava Jato. Ele chegou à Superintendência da PF por volta das 21h30. Na tarde de quinta-feira (16), o juiz federal Luiz Antonio Bonat mandou prender o ex-ministro e estipulou que ele se entregasse até as 16h desta sexta. No entanto, ele não obedeceu o prazo estipulado. A defesa alegou que Dirceu não cumpriu o horário estabelecido porque viajou de carro, de Brasília (onde mora) para Curitiba. Como manifestou disposição em se apresentar à PF, ele não foi considerado foragido após as 16h.

Rio segue em estágio de crise devido à interdição de túnel que liga Zona Sul à Barra da Tijuca

O município do Rio permanece neste sábado (18) sob estágio de crise devido à interdição do Túnel Acústico, principal via de ligação a Zona Sul à Barra da Tijuca. O estágio, que é o mais alto nível em uma escala de três alertas emitidos pela prefeitura, é aplicado pela 14ª vez este ano. O prefeito Marcelo Crivella disse esperar que o túnel seja reaberto até a noite deste sábado. Parte da cobertura da via desabou sobre um ônibus na manhã de sexta-feira. Ninguém se feriu no acidente. Nesta manhã de sábado, a Comlurb mantém os trabalhos de limpeza da via enquanto técnicos da prefeitura seguem analisando a cobertura do túnel. Na véspera, o prefeito Crivella afirmou que a estrutura principal do túnel não foi abalada e a parte que desabou deve ser substituída por um material “melhor” que o anterior.

Previdência: comissão avalia votar texto alternativo ao do governo, diz presidente do grupo

O presidente da comissão especial da Câmara que discute a reforma da Previdência, Marcelo Ramos (PR-AM), confirmou a possibilidade de o grupo votar um projeto substitutivo, alternativo ao do governo, informa o repórter Nilson Klava, da GloboNews. Conforme mostrou o blog, descontentes com articulação política do Palácio do Planalto, deputados querem apresentar um novo texto, deixando claro que as propostas são do Congresso. “Dentro da lógica de blindar a pauta econômica e de dar um protagonismo maior à Câmara dos Deputados, já que é a Câmara dos Deputados que tem assumido a responsabilidade de enfrentar as reformas estruturantes que o país precisa, nós hoje consideramos como hipótese a ideia de um projeto substitutivo ao projeto encaminhado pelo governo”, declarou Marcelo Ramos.

Bolsonaro sanciona anistia a partidos que não aplicaram o mínimo em campanhas femininas

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta sexta-feira (17) um projeto aprovado pelo Congresso que prevê, entre outros pontos, anistia a partidos políticos que não investiram o mínimo de 5% dos recursos do Fundo Partidário em campanhas femininas. A proposta consta de um projeto aprovado no mês passado pela Câmara, e que já havia passado pelo Senado. O prazo para a sanção terminava nesta sexta. O trecho sancionado prevê: “Art. 55-A. Os partidos que não tenham observado a aplicação de recursos prevista no inciso V do caput do art. 44 desta Lei nos exercícios anteriores a 2019, e que tenham utilizado esses recursos no financiamento das candidaturas femininas até as eleições de 2018, não poderão ter suas contas rejeitadas ou sofrer qualquer outra penalidade.”

TSE discute meios de combater informações falsas sem ferir liberdade de expressão

Formas de combate a conteúdos falsos sem ferir a liberdade de expressão, ferramentas de enfrentamento às chamadas “fake news” e o papel das mídias sociais nesse enfrentamento foram temas de debates na tarde desta sexta-feira (17), no segundo dia do Seminário Internacional Fake News e Eleições, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Pela manhã, o seminário discutiu, entre outros pontos, a dificuldade para se conter a disseminação de conteúdo falso por meio do aplicativo WhatsApp. A presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Rosa Weber, disse que o seminário fecha um ciclo ao refletir sobre experiência e providências adotadas, “muitas delas de improviso, em função de tudo que aconteceu nas eleições de 2018”. “Temos de abrir espaço para esse debate interdisciplinar para conhecer os diferentes enfoques sobre o tema”, afirmou a ministra.

Holland Roden é barrada na imigração do aeroporto de Guarulhos

A atriz americana Holland Roden foi barrada pela imigração no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, nesta sexta-feira (17). De acordo com a atriz, a polícia brasileira não reconhece a validade de seu visto. Roden, estrela da série “Teen Wolf”, é a principal atração do evento “4U Experience BR” neste sábado (18). De acordo com a produtora do evento, Lívia Lobo, a atriz está com dois passaportes, sendo um vencido, e tem visto válido para entrar no país até 2024. Roden foi barrada por volta das 14h. Segundo a produtora, a Polícia Federal informou que atriz será mandada de volta aos Estados Unidos caso não haja liberação até a manhã deste sábado. Procurada pela reportagem, a Polícia Federal do aeroporto afirmou que não poderia comentar o caso.

Ex-deputado João Pizzolatti é preso em clínica de reabilitação na Grande Florianópolis

O ex-deputado federal João Pizzolatti, que estava foragido desde 8 de maio, foi preso preventivamente por volta das 15h30 desta sexta-feira (17) em uma clínica de reabilitação para dependentes químicos em São José, na Grande Florianópolis, informou a Polícia Civil. O ex-parlamentar é auditor fiscal na Secretaria de Estado da Fazenda. A advogada Helen Beal, que defende Pizzolatti, disse que acompanha o fato. A defesa pediu na tarde desta sexta-feira (17), a revogação da prisão preventiva, mas até o horário do cumprimento do mandado ainda não havia decisão judicial sobre a solicitação. Pizzolatti teve a prisão decretada por ter descumprido uma medida cautelar ao ser flagrado dirigindo mesmo com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa. Ele é réu por tentativa de homicídio doloso e embriaguez ao volante, em processo relacionado a um acidente de trânsito ocorrido no final de 2017.

Futebol ao vivo – Campeonato Brasileiro – Série A

Confira as partidas deste fim de semana com transmissão na tv

As transmissões abaixo referem-se aos canais TV Globo (e suas afiliadas), SporTV, Premiere e GloboEsporte.com e estão no horário de Brasília.

SÁBADO, 18

Série A do Brasileiro

16h Fluminense x Cruzeiro
Transmissão: Premiere, Premiere Play e PFCI (com Gustavo Villani, Lédio Carmona e Roger Flores)

19h Atlético-MG x Flamengo
Transmissão: Premiere e Premiere Play (com Luiz Carlos Júnior, Bob Faria e Casagrande)

DOMINGO, 19

Série A do Brasileiro

11h São Paulo x Bahia
Transmissão: Premiere, Premiere Play e PFCI (com Milton Leite e Mauricio Noriega)

16h Chapecoense x Fortaleza
Transmissão: Premiere e Premiere Play (com Eduardo Moreno e André Loffredo)

16h Athletico-PR x Corinthians
Transmissão: GloboEsporte.com e TV Globo para SP, RS, SC, MG, TO, MS, MT, BA, SE, AL, CE, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF (com Cleber Machado, Caio Ribeiro e Sálvio Spínola)

16h Internacional x CSA
Transmissão: Premiere, Premiere Play e PFCI (com Marcio Meneghini e Batista)

16h Goiás x Botafogo
Transmissão: TV Globo para RJ, PR, ES, GO, PB, RN e PI (com Luis Roberto, Junior e Sandro Meira Ricci) e Premiere e Premiere Play (com Jader Rocha e Carlos Eduardo Lino)

19h Vasco x Avaí
Transmissão: SporTV menos RJ, Premiere e PFCI (com Luiz Carlos Júnior, Lédio Carmona e Ana Thais Mattos)

19h Ceará x Grêmio
Transmissão: Premiere e Premiere Play (com Antero Neto e Paulo Nunes).