Pesquisadores de Israel criam teste que detecta coronavírus em um minuto

Pesquisadores da Universidade Ben-Gurion, em Israel, desenvolveram um teste que detecta em apenas um minuto, na respiração, a presença do novo coronavírus. A iniciativa do bafômetro partiu do professor Gabby Sarusi, e é acompanhada de perto pelo Ministério da Defesa local. De acordo com os responsáveis pelo projeto, além da velocidade, o teste tem 90% de precisão superior à do PCR e um custo bastante inferior aos outros métodos disponíveis no mercado. A porcentagem foi obtida após avaliação em 120 pessoas. As partículas de um teste simples de respiração ou de amostras coletadas na garganta e no nariz, como as usadas atualmente, são colocadas em um chip com uma extensa variedade de sensores projetados especificamente para detectar o vírus. O sistema analisa a amostra biológica e fornece um resultado positivo ou negativo preciso, em um minuto, por meio de um sistema conectado à nuvem.

Brasil tem 824 novas mortes pela doença e 15 mil novos casos confirmados

O Brasil registrou 15.205 novos casos de coronavírus em 24 horas, segundo informou o Ministério da Saúde nesta 6ª feira (15.mai.2020). É o máximo já registrado para 1 dia. Houve 1 aumento nominal de 1.361 sobre o dia anterior, quando foram registrados 13.944 novos diagnósticos. O número de mortes confirmadas no período foi de 824. Na 5ª (14.mai), havia sido 844. A redução de 1 dia para o outro foi de 20 óbitos. O total de casos registrados no Brasil foi a 218.223. O número de mortes chegou a 14.817. Há 2.300 óbitos em investigação.

Santa Catarina tem 4.562 casos e 79 mortes por coronavírus

O Governo do Estado de Santa Catarina confirmou 4.562 casos e 79 mortes pelo novo coronavírus, alta de 230 casos em 24h, e taxa de letalidade de 1,73%. São 11 mortes a cada 1 milhão de habitantes, 5 vezes menos do que o Brasil. Também são 2516 recuperados, ou seja, mais da metade das confirmações.

Paraná: Estado tem 2.063 casos e 119 mortes por Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) confirmou nesta quinta-feira (14) o registro de 69 novos casos de coronavírus e mais duas mortes. De acordo com novo o boletim, o estado soma 2.063 casos e 119 mortes por covid-19. Deste total, 1.449 pessoas já venceram a doença. Ainda segundo a Sesa, os dois homens que morreram estavam internados. Um deles residia em Paranavaí, tinha 85 anos e faleceu no dia 13 de maio. O outro, de 80 anos, era morador de Curitiba e morreu em 12 de maio.

Amapá decreta isolamento completo em todo o estado após aumento de óbitos

O governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), ao lado do prefeito de Macapá, Clécio Luis (Rede), anunciou lockdown (bloqueio total), em todo o Estado por dez dias. A medida tem início na próxima terça-feira, 19. Na capital, Macapá, passará a ter também rodízio de veículos, como em São Paulo, com distinção entre placas pares e ímpares. Segundo Góes, “todas as medidas serão preventivas e repressivas, inclusive com a aplicação de multas”, explica.

Número de mortes por covid-19 avança 666% no país

No dia em que Nelson Teich foi exonerado, menos de um mês após tomar posse, o Ministério da Saúde informou que foram registradas 824 mortes e 15.305 novos casos por covid-19 em 24 horas. É um novo recorde diário de ocorrências, superando os 13.944 casos relatados anteontem. No período de 29 dias da gestão Teich, foram mais 12.884 óbitos pelo coronavírus, um avanço de 666%. Quando Luiz Henrique Mandetta foi demitido, em 16 de abril, o Brasil relatava 1.933 óbitos por covid-19. Ontem, o País chegou a 14.817 óbitos, além de ter 218.223 contaminados pela doença. Conforme ressalta o Ministério da Saúde, porém, os novos registros em 24 horas não indicam efetivamente quantas pessoas morreram ou se infectaram de um dia para o outro, mas sim o número de registros que tiveram o diagnóstico de coronavírus confirmado nesse intervalo.

Ministro Celso de Mello assistirá na segunda a vídeo de reunião ministerial antes de decidir sobre divulgação

O Supremo Tribunal Federal (STF) informou nesta sexta-feira (15) que o ministro Celso de Mello assistirá na próxima segunda (18) ao vídeo da reunião ministerial de 22 de abril. A reunião foi mencionada pelo ex-ministro da Justiça Sergio Moro como prova de que o presidente Jair Bolsonaro tentou interferir na Polícia Federal. Um inquérito foi aberto pelo STF, a pedido da Procuradoria Geral da República (PGR), para investigar as acusações de Moro. Bolsonaro nega ter interferido na corporação.

Ministro do STF determina que Bolsonaro seja informado sobre ação de impeachment no STF

O  ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello pediu a um oficial de Justiça informar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre uma ação que envolve um pedido de impeachment apresentado contra ele. A ação movida por um grupo de advogados tem o objetivo de obrigar o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a analisar esse pedido, pois, na avaliação deles, Maia está sendo omisso. Para os advogados José Rossini Campos do Couto Corrêa e Thiago Santos Aguiar de Pádua, Bolsonaro cometeu crimes de responsabilidade. Eles citam a participação dele em atos antidemocráticos, sua posição contrária ao isolamento social duranta a pandemia e  a demissão do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, entre outros.

Ministério da Saúde diz que vai orientar uso de cloroquina para pacientes com quadros leves de Covid-19

Um protocolo atualizado para o uso do medicamento cloroquina no tratamento da Covid-19 está sendo preparado pelo Ministério da Saúde, conforme nota divulgada na noite desta sexta-feira (15). De acordo com a pasta, o uso do medicamento será indicado também em casos leves. A decisão será tomada mesmo depois de estudos recentes apontarem que a droga utilizada contra a malária não teve a eficácia comprovada contra o coronavírus Sars-Cov-2, que possui efeitos colaterais e pode estar associada a aumento de mortes entre os pacientes de Covid-19. A medida vai se aplicar também à hidroxicloroquina, que é um derivado da cloroquina e guarda as mesmas propriedades, mas tem a toxicidade atenuada.

Estudos mostram que cloroquina não tem eficácia no tratamento do coronavírus

O uso da cloroquina por pacientes infectados com o novo coronavírus segue sendo estudado por vários países, mas pesquisadores ainda não conseguiram encontrar resultados conclusivos sobre sua eficácia no combate à Covid-19. A conclusões também se aplicam à hidroxicloroquina, que é um derivado da cloroquina e guarda as mesmas propriedades, mas tem a toxicidade atenuada. Uma das principais pesquisas sobre a efetividade da hidroxicloroquina no tratamento teve o resultado publicado nesta segunda-feira (11), na revista científica “Jama” (“Journal of the American Medical Association”). O estudo, feito por pesquisadores da Universidade de Albany, no estado de Nova York, não encontrou relação entre o uso do medicamento e a redução da mortalidade pela doença. Foram analisados 1.438 pacientes infectados com coronavírus, em 25 hospitais de Nova York.

O Conselho Federal de Medicina diz que não recomenda hidroxicloroquina, mas libera receita em 3 casos

O Conselho Federal de Medicina (CFM) teve uma reunião nesta quinta-feira (23) no Palácio do Planalto com o presidente Jair Bolsonaro e disse que não recomenda o uso da hidroxicloroquina para pacientes em tratamento de covid-19. O órgão afirmou, no entanto, que decidiu liberar os médicos a receitarem o remédio em três casos específicos: 1. Quando o paciente está em estado crítico, internado em terapia intensiva. 2. Quando o paciente, com sintomas da covid-19, chega ao hospital. Existe um momento de replicação viral em que a droga pode ser usada pelo médico com autorização do paciente e familiares; 3. Quando o paciente tem sintomas leves, parecidos com o da gripe comum. Nesse caso, o médico pode usar a hidroxicloroquina, descartando a possibilidade de que o paciente tenha: influenza A ou B, dengue, ou H1N1. Também nesse caso, a decisão deve ser compartilhada com o paciente.

Bolsonaro reconduz Carlos Marun ao conselho de Itaipu

O presidente Jair Bolsonaro nomeou o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, para o conselho de Itaipu Binacional, hidrelétrica que fica na fronteira com Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, e Cidade del Leste, no Paraguai Itaipu. Também foram reconduzidos aos cargos de conselheiros, entre outros, Carlos Marun, ex-ministro de Michel Temer, e o ex-deputado e delatado da Odebrecht José Carlos Aleluia (DEM-BA). As nomeações foram publicadas em edição extra desta sexta-feira (15) do “Diário Oficial da União” e assinadas por Bolsonaro e o próprio ministro de Minas e Energia. O ministro Bento Albuquerque foi conduzido pela primeira vez ao conselho. Além de Marun e Aleluia, também foram reconduzidos aos cargos de conselheiros Célio Faria Júnior e Wilson Pinto Ferreira Junior. As nomeações valem até maio de 2024. As nomeações podem estar ligadas aos partidos do chamado Centrão

Vamos subir em cadáveres para fazer palanque?’, questiona Guedes sobre reajuste a servidores

O ministro da Economia, Paulo Guedes, criticou a tentativa de governadores de conceder reajustes salariais e outros benefícios a servidores em meio à pandemia e voltou a defender o veto a um trecho do socorro a Estados e municípios que permite esses aumentos. Em coletiva no Palácio do Planalto, o ministro comparou o lobby do funcionalismo por reajustes a uma tentativa de “saquear” o País pleno coronavírus e que “a sociedade vai punir quem subir em cadáveres para fazer palanque”.

Loteria

Mega Sena sorteia 100 milhões neste sábado; prêmio é o segundo maior do ano

O concurso 2.262 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 100 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio acontece neste sábado (16) no Terminal Rodoviário Tietê, em São Paulo. A aposta mínima custa R$ 4,50. O prêmio é o segundo maior do ano da Mega-Sena em concursos regulares, atrás apenas do concurso 2.267, em fevereiro. A Mega-Sena está acumulada há 13 concursos. Desde o concurso 2.249, realizado em 04/04/2020, não houve acertadores na faixa principal de premiação (seis números).

Fórmula 1

GP de Singapura pode ser quarta corrida da Fórmula 1 cancelada em 2020

Mantido no calendário da temporada 2020 da Fórmula 1 na sua data inicial mesmo após o avanço da pandemia global de coronavírus, o GP de Singapura corre risco de ser cancelado. De acordo com os seus organizadores, a corrida marcada para o dia 20 de setembro, em Marina Bay, precisa de cerca de três meses de preparação por ser de rua. Sendo assim e importante que se feche o quanto antes o cronograma da F1, algo que deve acontecer nas próximas semanas. A temporada 2020 da Fórmula 1 começaria no dia 15 de março, com o GP da Austrália, em Melbourne, mas a etapa foi cancelada.