Primeira fase de saque de valores esquecidos acaba neste fim de semana

Em vigor desde o início de março, a primeira fase de saque de valores esquecidos em instituições financeiras acaba neste fim de semana. Hoje (15), as pessoas nascidas a partir de 1988 poderão fazer a consulta. Amanhã (16), haverá repescagem para os nascidos a partir de 1984 que perderam as datas para agendarem a retirada.

A partir de domingo (17), o sistema entrará em pausa e passará por uma reformulação. As consultas serão retomadas apenas em 2 de maio, com novas fontes de recursos esquecidos incluídas. Todos deverão novamente fazer as consultas para verificarem se têm direito a novos saldos residuais.

O agendamento do saque pode ser feito das 4h às 24h. O processo deve ser feito no site Valores a Receber, criado pelo Banco Central (BC) para a consulta e o agendamento da retirada de saldos residuais. Após o pedido de saque, a instituição financeira terá até 12 dias úteis para fazer a transferência. A expectativa é que pagamentos realizados por meio do Pix ocorram mais rápido.

Calendário: Após a primeira rodada de consultas no site Valores a Receber, o Banco Central reabriu o calendário de agendamento. De acordo com o órgão, isso ocorreu porque as instituições financeiras atualizaram as informações e liberaram mais valores esquecidos pelos correntistas. O BC orienta todos a repetir o procedimento, mesmo quem já resgatou valores esquecidos ou cuja consulta apontou valores inexistentes. Pelo novo cronograma, o correntista poderá agendar o saque a qualquer hora da data informada, em vez de entrar em horários determinados pelo sistema. As novas datas de liberação são as seguintes:

Ano de nascimento Data de liberação:
Até 1947                                        28 de março
1948 a 1954                                 29 de março
1955 a 1959                                 30 de março
1960 a 1963                                 31 de março
1964 a 1967                                 1º de abril
Repescagem até 1967              2 de abril
1968 a 1971                                 4 de abril
1972 a 1975                                 5 de abril
1976 a 1979                                 6 de abril
1980 a 1981                                 7 de abril
1982 a 1983                                 8 de abril
Repescagem 1968 a 1983       9 de abril
1984 a 1985                                 11 de abril
1986 a 1988                                 12 de abril
1989 a 1992                                 13 de abril
1993 a 1997                                 14 de abril
A partir de 1988                           15 de abril
Repescagem 1984 em diante 16 de abril

Polícia prende suspeitos de esfaquear jornalista em Brasília

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu, na noite desta sexta-feira (15), os dois suspeitos de esfaquear o jornalista Gabriel Luiz, da TV Globo, em Brasília. Um dos autores da tentativa de latrocínio tem 19 anos, não teve o nome revelado até o momento e confessou o crime em depoimento. Mais cedo, investigadores da 3ª Delegacia de Polícia, no Cruzeiro, que apura o caso, apreenderam um adolescente de 17 anos que também confessou participação no crime. O jovem contou que segurou o repórter para o comparsa esfaqueá-lo.

Gabriel Luiz, de 29 anos, foi esfaqueado na noite de ontem (14), pouco depois das 23h, perto de sua casa no Sudoeste, um bairro da capital federal. Após passar por cirurgias, no Hospital de Base do DF, o jovem foi transferido para um hospital particular, onde segue internado em situação estável. Segundo as investigações, ele recebeu cerca de 10 golpes da faca, que atingiram regiões do abdômen, braços e pescoço.

Motivação: Em coletiva de imprensa, na noite desta sexta, os delegados responsáveis pelo caso disseram que a motivação do crime foi patrimonial, corroborada nos depoimentos dos envolvidos e nas provas colhidas. “Segundo eles relataram, em depoimento, um dos indivíduos deu um mata leão na vítima, enquanto o outro desferiu diversas facadas. Enquanto um estava dando as facadas, o outro conseguiu subtrair a carteira e o celular. E ambos disseram que efetivamente nem conheciam a vítima, foi uma vítima escolhida a esmo”, descreveu Douglas Fernandes, delegado-chefe adjunto da 3º Delegacia de Polícia.

O delegado Peter Raquetat, responsável pelas principais diligências na região onde ocorreu o crime, acrescentou que os dois suspeitos levaram dinheiro que estava com a vítima. “Houve a subtração da carteira, que havia valores em reais, muito provavelmente R$ 250, descartando-se, com isso, as outras linhas de investigação que também apareceram ao longo do dia”. Além da carteira, os envolvidos na tentativa de latrocínio também levaram o celular da vítima. A carteira foi dispensada com documentos e cartões, e o celular também foi localizado nas proximidades do apartamento onde um dos autores do crime estava hospedado. O local seria a casa de um amigo.

Ainda segundo os investigadores, os dois suspeitos disseram, em depoimento, que fizeram uso de drogas antes do crime para justificar a brutalidade do ataque. “Eles falam que estavam sob efeito de drogas e, por essa razão, realizaram esse ato brutal aqui na nossa região”, disse Fernandes. O jovem maior de idade preso não tem passagem pela polícia. Após a prisão em flagrante, ele deverá ser encaminhado para uma audiência de custódia com um juiz, que decidirá se converte ou não a prisão em preventiva. O adolescente apreendido terá o caso investigado pela Delegacia da Criança e do Adolescente. A Polícia Civil ainda espera colher o depoimento de Gabriel Luiz, quando ele tiver condições de saúde. O caso está sendo investigado como tentativa de latrocínio.

Ministério da Justiça deflagra ação para proteger terra indígena no PA

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) informou que deflagrou nesta sexta-feira (15) uma operação para proteger o Território Indígena Xipaia, no município de Altarmia (PA), que foi invadido por criminosos que estariam cometendo crimes ambientais nessa região. “Recebemos a denúncia na noite de ontem [14] e imediatamente começamos os preparativos ainda de madrugada para o envio das equipes que protegerão essa área em que está a aldeia Karimãa, da etnia Xipaia”, informou o chefe do Serviço de Repressão a Crimes Contra Comunidades Indígenas, Paulo Teixeira, que é delegado da Polícia Federal (PF). A operação conta com o envolvimento de agentes da PF e da Força Nacional de Segurança. Em vídeo divulgado nas redes sociais, a cacica Juma Xipaia relatou que uma balsa de garimpo ilegal teria descido o Rio Iriri em direção à reserva.

“Guerreiros das outras aldeias estão descendo com o objetivo de tentar um diálogo, para que eles [os invasores] saiam do território, mas nós estamos com medo”, relatou a líder. O delegado da PF informou que, ao menos até agora, não há relatos de conflitos graves entre índios e forasteiros. A assessoria da Fundação Nacional do Índio (Funai) informou que sua unidade na região acompanha a situação e que está em permanente contato com as forças de segurança. O território Xipaia possui cerca de 179 mil hectares de extensão e fica localizado a 400 km da sede do município de Altamira, no sudoeste do Pará. As aldeias localizadas em sua zona de abrangência abrigam cerca de 200 pessoas.

Anvisa proíbe importação e venda de chocolates Kinder da Bélgica

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu, na noite de ontem (14), resolução que proíbe a comercialização, distribuição, importação e uso de produtos da marca Kinder no Brasil. Segundo a agência, a medida vale para todos os produtos Ferreiro fabricados na Bélgica. “Embora o Brasil não esteja entre os países de destino dos produtos, conforme noticiado pela Anvisa, a Agência considerou prudente publicar a medida preventiva com o objetivo de informar à sociedade e de evitar que o produto seja consumido ou trazido de fora do país por pessoas físicas ou importadoras”, informou a Anvisa no documento.

A empresa Ferrero foi notificada a prestar informações sobre importações e controle de produtos no país. A medida, no entanto, não afeta os produtos produzidos e comercializados nacionalmente. Na semana passada, casos de salmonela foram registrados no Reino Unido, causados pelo consumo de produtos da marca Kinder. O Ministério da Justiça e Segurança Pública notificou a fabricante Ferrero do Brasil. Por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), a pasta determinou que a Ferrero do Brasil formalize o recall do chocolate Kinder ou apresente esclarecimentos sobre a segurança do produto.

Nota da empresa: 

Em nota, a Ferrero do Brasil atualizou o posicionamento após a publicação da resolução da Anvisa. A manifestação afirmou que os produtos em questão não são comercializados em solo nacional. Leia na íntegra:

A marca Kinder esclarece que proibição da Anvisa não afeta produtos vendidos no Brasil: Companhia reforça que os produtos que estão em recall em outros países não são importados e distribuídos pela mesma no Brasil

São Paulo, 15 de abril de 2022 – A marca Kinder reitera que a  Resolução-RE nº 1.233, divulgada pela Anvisa na noite de quinta-feira (14) refere-se exclusivamente aos produtos Kinder fabricados em Arlon, na Bélgica e que não são distribuídos pela Ferrero do Brasil. 

A marca Kinder informa que seus chocolates e ovos de Páscoa vendidos pela Ferrero do Brasil no País são seguros para consumo. Permanecemos à disposição pelos canais de atendimento: telefone 0800-701-6595 e sacbrasil@ferrero.com

Covid-19: Brasil tem 30,24 milhões de casos e 111 mortes

O Brasil registrou, desde o início da pandemia, 30.247.302 casos de covid-19 e 661.907 mortes pela doença, segundo o boletim epidemiológico divulgado na noite desta sexta-feira (15) pelo Ministério da Saúde. Em 24 horas, foram registrados 13.278 casos e 111 óbitos.

Segundo o ministério, 29.199.903 pessoas se recuperaram da covid-19, o que representa 96,5% dos infectados. Há ainda 385.482 casos em acompanhamento. O boletim não registrou os dados de óbitos do Distrito Federal, do Mato Grosso, do Rio de Janeiro, do Tocantins, de Roraima e do Mato Grosso do Sul.

Boletim epidemiológico da covid-19

Boletim epidemiológico da covid-19 – 15/04/2022/Divulgação/ Ministério da Saúde

Estados

O estado de São Paulo é a unidade da Federação que regista o maior número de casos (5.336.957) e de mortes (167.846) por covid-19. Em relação ao número de casos, o estado da região Sudeste é seguido por Minas Gerais (3.349.414) e Paraná (2.433.939). Os estados com menor número de infectados são Acre (124.354), Roraima (155.366) e Amapá (160.369). Em relação ao número de mortes, São Paulo é seguido por Rio de Janeiro (73.128) e Minas Gerais (61.108). O menor número de óbitos está nos estados do Acre (1.996), Amapá (2.128) e Roraima (2.147).

Vacinação

Segundo a última atualização do Ministério da Saúde, foram aplicadas 408.982.327 de doses de vacina contra a covid. Deste total, 174.206.451 são de primeira dose e 153.274.348 são de segunda dose e 4.823.187 de dose única. Também foram aplicadas 72.801.461 doses de reforço e 770.609 segundas doses.  As doses adicionais somam 3.106.271.

SC: Estado confirma 1.691.605 casos, 1.666.170 recuperados e 21.721 mortes

O Governo do Estado relatou que há um total de 1.691.605 casos confirmados de Covid-19 em Santa Catarina, dos quais 1.666.170 estão recuperados e 3.714 permanecem em acompanhamento. O número foi divulgado nesta sexta-feira, 15. O novo coronavírus causou 21.721 mortes no estado desde o início da pandemia. Com isso, a taxa de letalidade é de 1,28%.

Houve mais 3 óbitos registrados em relação à última atualização diária. A quantidade de casos confirmados aumentou 1.002 e outras 983 pessoas passaram a ser consideradas recuperadas, segundo estimativa do Governo do Estado. Esses dados resultam num crescimento de 16 no número de casos ativos.

>>> Confira aqui o boletim diário desta sexta-feira, 15
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

Há 286 municípios que não registraram óbitos nos últimos sete dias. Entre eles estão Joinville, Florianópolis, Chapecó, Itajaí e Criciúma.

O Governo do Estado estima que haja 72 municípios sem casos ativos. A região com a maior quantidade de casos ativos hoje, proporcionalmente à população, é a Grande Florianópolis, que tem 105 para cada 100 mil habitantes. Na sequência, aparecem Serra (85) e Laguna (72). As que menos têm são Alto Uruguai Catarinense (9), Foz do Rio Itajaí (19) e Médio Vale do Itajaí (26).

A taxa de ocupação dos leitos de UTI Adulto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina é de 86,2%. Isso significa que, dos 832 leitos existentes no estado para adultos, 717 estão ocupados, sendo 30 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19.

Paraná registra 1.757 novos casos e 12 óbitos pela Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta sexta-feira (15) mais 1.757 casos confirmados e 12 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 2.423.102 casos confirmados e 42.802 mortos pela doença.

Os casos confirmados divulgados nesta data são de abril (856), março (106), fevereiro (189) e janeiro (342) de 2022; dezembro (5), novembro (4), outubro (8), setembro (24), agosto (18), julho (14), junho (17), maio (16), abril (30), março (32), fevereiro (43), janeiro (49) de 2021; novembro (1), agosto (2) e julho (1) de 2020. Os óbitos divulgados nesta data são de abril (2), março (4) de 2022; julho (1), maio (1), abril (2) de 2021; novembro (1) e agosto (1) de 2020.

INTERNADOS – Com a diminuição na taxa de infecção pela Covid-19, o número de internamentos também tem reduzido consideravelmente no Estado. Por esse motivo, em janeiro, foi realizada uma reorganização nos leitos, que anteriormente eram exclusivos e passaram a ser preferenciais para a doença, podendo receber também pacientes com outros agravos.

Com a nova sistemática, a partir de agora a divulgação do número de internados pela Covid-19 será com base nos códigos da Classificação Internacional de Doenças (CID 10), registrados no momento da reserva do leito, e não mais por leito ocupado. 136 pacientes com diagnóstico confirmado ou suspeito de Covid-19 estão internados em leitos SUS (57 em UTI e 79 em leitos clínicos/enfermaria).

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais 12 pacientes. São 6 mulheres e 6 homens com idades de 53 a 92 anos. Os óbitos ocorreram entre 23 de agosto de 2020 a 13 de abril de 2022. Os pacientes que morreram residiam em Ponta Grossa (4) e Curitiba (3). A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: Terra Boa, Siqueira Campos, Marechal Cândido Rondon, Manfrinópolis e Campo Mourão.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 10.837 casos de residentes de fora do Estado, 233 pessoas morreram.

Confira o informe completo clicando AQUI.

Paraná registra menor temperatura do ano na região Sul

O município de General Carneiro, no extremo Sul do Estado, registrou a menor temperatura do ano e do Estado na manhã desta sexta-feira (15). Os registros do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) apontam temperatura de 0,8ºC na cidade.

Curitiba também registrou uma das menores temperaturas do ano já registradas na Capital, com 10,9ºC. A menor registrada em 2022 foi em março. O amanhecer gelado da Sexta-Feira Santa é explicado pelos meteorologistas como resultado da primeira onda de frio sobre o Paraná, entre a madrugada e o amanhecer.

“A incursão de uma massa de ar fria e seca favorece o declínio das temperaturas em todo o Estado. Nas regiões da metade Sul do Paraná, diversos municípios registraram temperaturas abaixo dos 10ºC, sendo a primeira onda de frio do ano”, disse a meteorologista do Simepar, Lidia Mota. Além de General Carneiro, também apresentaram as menores temperaturas, com valores abaixo dos 5ºC, as regiões de Palmas (3,0 °C), Guarapuava (3,8 °C) e Inácio Martins (4,3 °C).

A onda de ar frio e seco provoca a diminuição da nebulosidade, deixando o tempo estável, com isoladas ocorrências de chuvas fracas. Durante a madrugada e o amanhecer desta sexta-feira, foram identificadas chuvas fracas nos municípios do Litoral do Paraná, condição que deve permanecer durante a sexta-feira e o sábado do feriado.

PREVISÃO – Neste sábado (16), a massa de ar frio e seco segue atuando sobre todas as regiões paranaenses. Será mais um dia de tempo estável em grande parte do Estado, com sol e condições favoráveis para alguns chuviscos isolados somente no Litoral, no decorrer do dia.

O amanhecer ainda será com temperaturas baixas nas diversas regiões, com condições ainda favoráveis para formação de geada no Sul do Estado. As informações sobre a previsão do tempo e ocorrências de chuvas e geadas podem ser acompanhadas no site do Simepar.

Após naufrágio do Moskva, Rússia retalia e atinge fábrica em Kiev

A nau capitânia da frota russa do Mar Negro afundou após o que Kiev disse ter sido um ataque com mísseis ucranianos, desferindo um dos golpes mais pesados ​​até agora contra os esforços de guerra de Moscou e fornecendo um símbolo impressionante da resistência ucraniana. Kiev diz que atingiu o Moskva, principal navio russo, com mísseis disparados da costa. A Rússia não confirmou o ataque, mas disse que o navio afundou enquanto era rebocado em mares tempestuosos após um incêndio causado por uma explosão de munição. Moscou disse que mais de 500 marinheiros foram evacuados. Não houve confirmação independente do destino da tripulação.

Embora a Rússia não tenha reconhecido que mísseis ucranianos atingiram o navio, nesta sexta-feira Moscou atingiu o que descreveu como uma fábrica em Kiev que fabricava e reparava mísseis antinavio, em aparente retaliação. “O número e a escala de ataques com mísseis a alvos em Kiev aumentarão em resposta a quaisquer ataques terroristas ou atos de sabotagem em território russo cometidos pelo regime nacionalista de Kiev”, disse o Ministério da Defesa russo em comunicado.

O Moskva era o maior navio da Rússia na frota do Mar Negro, equipado com mísseis guiados para atacar a costa e abater aviões, e radar para fornecer cobertura de defesa aérea para a frota. A Rússia usou seu poder naval para bloquear portos ucranianos e ameaçar um potencial desembarque ao longo da costa. Sem sua principal base de controle marítimo, a capacidade de ameaçar a Ucrânia pelo mar poderia ser prejudicada.

Explosões atingem cidades da Ucrânia neste sábado

Fortes explosões atingiram Kiev, capital da Ucrânia, e Lviv, no oeste do país, na manhã deste sábado (16). Sirenes de alerta soaram em grande parte do país. Segundo o prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, equipes de resgate e médicos estavam trabalhando no local de uma explosão nos arredores da cidade. Ele aconselhou que moradores que fugiram da cidade no início da guerra não retornem. O porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia disse que as forças russas usaram “armas de longo alcance de alta precisão lançadas do ar” para atingir uma fábrica de veículos blindados em Kiev. Em Kharkiv, no norte da Ucrânia, um ataque com míssil atingiu um dos distritos da região. Uma pessoa morreu e pelo menos 18 ficaram feridas, segundo o governador local.

Novos ataques: Ataques acontecem após o naufrágio do navio mais importante da frota russa no Mar Negro, o cruzador antimísseis Moskva. Ele afundou após uma explosão na quinta-feira (14). Segundo a Ucrânia, o navio foi atingido por um míssil, o que a Rússia nega. Fontes do Pentágono citadas pela imprensa americana também afirmam que o Moskva foi atingido em um ataque aéreo. No início de abril, as tropas russas se retiraram da região ao redor da capital ucraniana, deixando um rastro de morte e destruição. Depois da retirada, centenas de ucranianos que fugiram da região começaram a retornar para suas casas, pois os bombardeios haviam diminuído significativamente até o naufrágio do Moskva.

Segundo jornal: Rússia alerta para ‘consequências imprevisíveis’ se EUA seguirem enviando armas a Kiev

A Rússia alertou os Estados Unidos de que haverá “consequências imprevisíveis” se Washington continuar armando a Ucrânia, informou o jornal “The Washington Post” na sexta-feira. Em Moscou, uma porta-voz do Ministério das Relações Exteriores confirmou que a Rússia enviou notas diplomáticas aos EUA e outros países sobre o fornecimento de armas para a Ucrânia, informou a agência de notícias Interfax. De acordo com a reportagem do jornal americano, a Rússia teria enviado um comunicado que pedia aos EUA e aliados que parassem com o que chamou de “militarização irresponsável da Ucrânia” e alertou que isso implicaria em “consequências imprevisíveis para a segurança regional e internacional”.

Boris Johnson e outros membros do governo britânico estão proibidos de entrar na Rússia

O ministério de Relações Exteriores russo declarou que o primeiro-ministro, Boris Johnson, a ministra das Relações Exteriores, Liz Truss, o ministro de Defesa, Ben Wallace e outros 10 membros do governo do Reino Unido estão proibidos de entrar na Rússia. A decisão é uma resposta as “ações hostis do governo britânico, em particular as sanções contra oficiais russos”, explicou o ministério russo em nota, dizendo que essa lista ainda será expandida.

Corinthians e Avai se enfrentam no Brasileirão

Corinthians e Avaí se enfrentam neste sábado (16) pela segunda rodada da competição. No domingo passado o Timão começou No Brasileirão superando o Botafogo por 3 a 1 e, na última quarta-feira (12), ainda venceu o Deportivo Cali (Colômbia) por 1 a 0 em casa, pela primeira rodada da Libertadores.. Já o Leão da Ilha de Florianópolis ganhou na Ressacada do América-MG por  a 0. O duelo, a partir das 19h (horário de Brasilia) na Neo Química Arena.

Jogos deste sábado – Brasileirão Série A 

16h30min – Goiás x Palmeiras

19h – Corinthians x Avaí

19h – América-MG x Juventude

21h – Cuiabá x Fluminense

Jogos deste domingo – Brasileirão Série A 

11h SANTOS X CORITIBA – na Vila Belmiro.

16h – FLAMENGO X SÃO PAULO – no Maracanã.

18h – BRAGANTINO X ATLÉTICO-GO – no Nabi Abi Chedid.

18h – INTERNACIONAL X FORTALEZA – no Beira-Rio.

18h – ATHLETICO-PR X ATLÉTICO-MG na Arena da Baixada.

19h – CEARÁ X BOTAFOGO – no Castelão.

Inter demite técnico Medina após empate em casa na Sul-Americana

O uruguaio Alexander “Cacique” Medina deixou o comando técnico do Internacional no início da tarde desta sexta-feira (15), menos de 24 horas após o empate do Colorado em casa (1 a 1) com o Guaireña (Paraguai), pela segunda rodada da Copa Sul Americana. Segundo nota oficial, o auxiliar técnico Cauan de Almeida assume como interino a partir deste sábado (16).  Cacique Medina foi contratado pelo Colorado em dezembro, após campanha exitosa no Talleres (Argentina) no ano passado. No clube hermano ele foi vice-campeão da Copa da Argentina – perdeu a final para o Boca Juniors, nos pênaltis – e ficou  em terceiro lugar campeonato nacional. Em nota oficial, além da demissão do treinador, o Colorado também anunciou o desligamento dos auxiliares Fernando Machado e Jadson Vieira; os preparadores físicos Alexis Olariaga e Richard González; e o analista de desempenho Mariano Levisman.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná  

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495