Eleições municipais acontecem neste domingo, 15 de novembro, em todo o país

A votação do primeiro turno das Eleições Municipais 2020 será realizado no segundo domingo do mês de novembro, 15, no horário de 7h às 17h, em todo o país. Mais de 17 mil urnas eletrônicas serão utilizadas, em cerca de 18 mil seções eleitorais, em todo o Estado do Pará. Só na capital paraense são utilizadas 2.759 urnas eletrônicas. São esperados mais de 5,7 milhões de eleitores para eleger representantes ao cargo de Prefeito e Vereador. Este ano, foram recebidas 23.273 registros de candidaturas no estado. A maior novidade deste ano é que não será utilizada a identificação biométrica do eleitor, em função do risco de contágio pelo COVID-19, mas o cidadão deve comparecer para votar munido de documento oficial com foto – ou com o e-Título no celular e uma caneta para assinar o caderno de votação.

O uso de máscaras e a higienização das mãos (antes e após digitar os números dos candidatos na urna eleitoral) é obrigatório. Para tornar a votação mais segura, sem aglomerações, além de ser acrescido mais uma hora para a votação, os eleitores com idade superior a 60 anos terão prioridade no horário de 7h às 10h. “Eles continuarão a ter sua prioridade ao longo do dia. Mas, dentro desse horário específico, eles estão sendo convocados para que evitem o posterior contato com outras pessoas, já que têm mais suscetibilidade ao vírus do COVID-19”, explica o secretário de Gestão de Pessoas do TRE Pará, Rodrigo Valdez.

O eleitor com idade inferior a 60 anos que comparecer para votar nesse horário preferencial não será impedido de votar, mas deverá aguardar em fila separada até que todos os eleitores com 60 anos ou mais, já presentes ou que cheguem à seção, tenham votado. O eleitor com febre no dia da votação ou diagnosticado com COVID-19 nos 14 dias anteriores à data da votação, não deve comparecer para votar. É obrigatório que, até 60 dias após o respectivo turno de votação, o eleitor apresente ao juiz requerimento de justificativa (comprovada) de ausência nas urnas. No caso em questão, a comprovação se faz com atestado médico, assim como ocorre com pessoas internadas na data do pleito por qualquer motivo de saúde. O voto é obrigatório para brasileiros entre 18 e 70 anos e facultativo para analfabetos, jovens entre 16 e 18 anos e maiores de 70 anos. É proibido entrar na cabine de votação com telefone celular, máquina fotográfica, câmera de vídeo, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto.

Título de Eleitor

Ao eleitor que tiver perdido seu título, caso saiba seu local de votação, pode votar sem o título, levando apenas um documento oficial com foto. É possível descobrir o número do título e local de votação acessando o site do TSE e consultando as informações a partir do nome e outros dados pessoais. Essas informações também ficam disponíveis no E-Título.  O eleitor que estiver com o título cancelado ou suspenso não poderá votar. Ele deverá requerer a regularização após as eleições 2020, junto ao seu cartório eleitoral.

TSE nega ataque cibernético após instabilidade em alguns sistemas

Em nota divulgada, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou que tenha sido alvo de um ataque cibernético, após alguns de seus sistemas terem sofrido instabilidade ao longo do dia. De acordo com o comunicado, a queda nos sistemas “foi motivada por uma sobrecarga interna e não tem relação com interferência externa (ataque cibernético)”. Ao longa da quinta-feira, os sites do TSE e dos tribunais regionais ficaram indisponíveis, bem como os serviços do Processo Judicial Eletrônico (PJe), por meio do qual as partes podem acessar documentos de um processo. O portal de divulgação de candidaturas também apresentou instabilidade.

De acordo com o TSE, o problema ocorreu devido a um defeito em um datacenter, equipamento que armazena e processa dados. O tribunal informou que técnicos do fabricante do equipamento trabalhavam para corrigir o problema. O TSE garantiu que o problema técnico em nada afeta as eleições municipais, cujo primeiro turno está marcado para o próximo domingo (15). A queda nos sistemas do TSE ocorreu pouco mais de uma semana depois de um ataque cibernético ter paralisado todos os sistemas do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Outros órgãos estatais também relataram ataques recentemente, como o Ministério da Saúde e o governo do Distrito Federal.

Confira a íntegra da nota do TSE: “O Tribunal Superior Eleitoral esclarece que a queda nos sistemas da Justiça Eleitoral, registrada na tarde dessa quinta-feira (12), foi motivada por uma sobrecarga interna e não tem relação com interferência externa (ataque cibernético). Por conta do problema, ficaram indisponíveis serviços como Processo Judicial Eletrônico-PJE, divulgação de candidaturas e sites dos TSE e dos tribunais regionais.

O travamento de equipamento de infraestrutura, um datacenter, está sendo solucionado por técnicos do tribunal em parceria com técnicos do fabricante. Na noite de ontem, os sistemas começaram a ser normalizados, e a expectativa é de retomada plena nesta sexta-feira (13). O problema técnico não afeta nenhum processo relacionado à votação deste domingo (15), como preparação de urnas, totalização de votos e transmissão de resultados. É importante lembrar que a urna eletrônica brasileira foi projetada para funcionar sem estar conectada a qualquer dispositivo de rede, seja por cabo, wifi ou bluetooth. Ou seja, a urna é um equipamento isolado, o que preserva um dos requisitos básicos de segurança do sistema. Além disso, a totalização dos votos, após o envio das informações pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) funciona por meio de rede privativa criptografada.”

As Emissoras da Rede Nova de comunicação realizam ampla cobertura das Eleições Municipais 2020

A Rede Nova de Comunicação, através do seu departamento de jornalismo, fará ampla cobertura jornalística das eleições do próximo domingo (15), quando milhões de brasileiros irão às urnas para eleger prefeitos e vereadores. Os veículos da RNC (Rádio, Portal e Redes Sociais), produziram uma série de conteúdos para informar e auxiliar os eleitores no momento da escolha dos novos representantes do poder público municipal. Nossa equipe de profissionais levará ao público informações atualizadas da votação e a apuração em tempo real dos resultados.

O eleitor pode acompanhar a programação especial: Com boletins ao vivo, desde o início da votação, encerramento e a apuração. Equipes estarão ao vivo diretamente dos principais pontos de votação. Com toda segurança e cumprindo os protocolos de segurança. Como é tradição, a apuração será em tempo real, trazendo o resultado oficial das Eleições 2020.

Então neste domingo (15), fique ligado nas Emissoras da Rede Nova de Comunicação, a cobertura abrangerá os municípios de todo Planalto Norte Catarinense e Sul do Paraná. A cobertura mais completa das Eleições 2020 você acompanha na Rede Nova de Comunicação

Forças Armadas atuarão com 28 mil militares nas eleições

As Forças Armadas vão atuar com cerca de 28 mil homens durante o primeiro turno das eleições municipais deste domingo (15). Caberá aos militares o transporte de urnas eletrônicas e agentes eleitorais em 104 localidades. Esse apoio é necessário nos locais de difícil acesso da Justiça Eleitoral. É o caso de tribos indígenas e populações ribeirinhas, por exemplo. Em 2020, esse apoio atingirá oito estados: 35 localidade do Acre; 26 no Amazonas; cinco no Amapá; uma na Bahia; quatro no Mato Grosso e no no Mato Grosso do Sul, duas no Rio de Janeiro e 27 localidades em Roraima. As Forças Armadas também farão a segurança em 616 locais. Os militares cumprirão esse papel em 11 estados: Acre, 20 localidades; Alagoas, 12; Amazonas, 41; Ceará, 31; Maranhão, 98; Mato Grosso, 34; Mato Grosso do Sul, 8; Pará , 72; Piauí, 169 localidades; Rio Grande do Norte, 121; e Tocantins, 11 locais.

Eleições 2020: Neste domingo, quase 148 milhões de eleitores poderão votar em 26 unidades da Federação. A população elegerá vereadores, prefeitos e vice-prefeitos. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, há 19.342 candidatos a prefeito e 518.308 disputando uma vaga de vereador. Este ano não haverá pleito no Distrito Federal e nem em Fernando de Noronha, que é um distrito do estado de Pernambuco. O eleitor de Mato Grosso, por sua vez, também escolherá um senador, em virtude da vaga deixada por Selma Arruda. Ela teve seu mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelos crimes de caixa dois e abuso de poder econômico na campanha de 2018.

Eleição 2020: veja o que levar e o que não levar no dia da votação

Devido à pandemia do novo coronavírus, a Justiça Eleitoral elaborou um plano de segurança sanitária com diversas recomendações aos eleitores sobre procedimentos a serem adotados durante a votação, que ocorre no domingo (15) das 7h às 17h. Neste ano, os itens imprescindíveis para votar são um documento oficial com foto e a máscara, cujo uso será obrigatório a todo o momento nas sessões eleitorais. A Justiça Eleitoral recomenda ainda que, se possível, o eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação, de modo a evitar o compartilhamento de objetos e a disseminação do novo coronavírus.

Assim como ocorreu em anos anteriores, o eleitor que já fez o cadastro biométrico pode, caso prefira, utilizar o aplicativo e-Título para se identificar, precisando mostrar somente a tela do celular ao mesário. A ferramenta digital dispensa que o eleitor porte qualquer documento em papel. O eleitor também pode levar a conhecida cola na hora de votar, com os números de seus candidatos. Vale lembrar, porém, que não é permitido portar o aparelho celular dentro da cabine de votação. Por isso, se for mesmo necessária, o melhor é levar a cola em papel.

Dentro da cabine, também são proibidos máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou quaisquer instrumentos que possam comprometer o sigilo do voto. Esses aparelhos devem ficar retidos com o mesário enquanto o eleitor vota. Está previsto que a Justiça Eleitoral deverá fornecer álcool gel aos eleitores. O previsto é que também haja álcool 70% disponível para higienização de superfícies. Os organizadores da eleição não incentivam o uso de luvas, seja por mesários ou eleitores, sob o argumento de que o item desencoraja a higienização frequente das mãos e ainda pode se tornar um vetor de transmissão de covid-19, no caso de descarte inadequado. Abaixo, as recomendações aos eleitores feitas pela Justiça Eleitoral no Plano de Segurança Sanitária das Eleições Muncipais de 2020. Instruções para mesários, coordenadores e outras pessoas envolvidos no processo eleitoral podem ser encontradas na íntegra do documento, disponível no site do TSE.

Instruções aos eleitores

– Se apresentar febre, não saia de casa.

– No transporte até o local de votação, mantenha distância de, no mínimo, um metro das outras pessoas em filas e evite entrar em veículos cheios.

– Mantenha distância de, no mínimo, um metro das outras pessoas dentro dos locais de votação. Evite contato físico com outras pessoas, como abraços e apertos de mão.

– Respeite a marca de distanciamento nas filas e nas seções eleitorais (sinalizada com adesivos nos chãos).

– Se possível, compareça sozinho ao local de votação. Evite levar crianças e acompanhantes.

– Permaneça nos locais de votação apenas o tempo suficiente para votar.

– Use máscara desde o momento que sair de casa até a volta.

– Nos locais de votação, não é permitido se alimentar, beber ou fazer qualquer outra atividade que exija retirada da máscara.

-Se possível, leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação.

– Mostre seu documento oficial com foto, esticando os braços em direção ao mesário. O mesário verificará os dados de identificação à distância.

– Se houver dúvida na identificação, o mesário poderá pedir que você dê dois passos para trás e abaixe brevemente a máscara.

– Higienize as mãos com álcool em gel antes e depois de votar.

Eleitor com deficiência visual poderá ouvir nome de candidato na urna

Os eleitores com deficiência visual poderão ouvir o nome do candidato após digitar o número correspondente na urna eletrônica nas Eleições 2020. Pela primeira vez na história será usado o recurso de sintetização de voz, tecnologia que transforma texto em som e simula como se a máquina fizesse o papel de uma pessoa lendo o conteúdo de algum documento. Segundo Rodrigo Coimbra, chefe da Seção de Voto Informatizado da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a partir de pesquisas e após o descarte das urnas mais antigas, dos modelos 2006 e 2008, o tribunal teve condições técnicas para implementar a sintetização de voz para as Eleições 2020. De acordo com TSE, a tecnologia não gerou custos para o tribunal por ser baseada em software livre. Até as últimas eleições, a urna emitia mensagens apenas gravadas que indicavam ao eleitor com esse tipo de deficiência o número digitado, o cargo para o qual estava votando e as instruções sobre as teclas “Confirma”, “Corrige” e “Branco”.

Tecnologia: Para utilizar o recurso, o eleitor precisa informar o mesário sobre sua deficiência visual, para que o colaborador da Justiça Eleitoral habilite o recurso e entregue fones de ouvido, necessários para garantir o sigilo do voto. Mesmo habilitada, a urna não iniciará a votação de imediato, permanecendo estática em uma tela com orientações sobre como votar. Além disso, enquanto a votação não for iniciada, o eleitor terá a possibilidade de fazer a regulagem do áudio, sendo permitido aumentar ou diminuir o volume. A sintetização de voz também é capaz de fazer flexibilização de gênero ao emitir a fala de confirmação do concorrente escolhido. Isso significa que, por meio da ferramenta, a urna “falará” que o eleitor está votando em um candidato ou em uma candidata, de acordo com o gênero do postulante que está recebendo o voto.

Ministério da Saúde diz que pode ter sofrido ataque cibernético

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, disse em pronunciamento hoje (13) que há indícios de o órgão ter sofrido um ataque cibernético. O ministério já havia reportado na semana passada um problema na sua rede de tecnologia que deixou a pasta sem telefone e acesso a e-mails. Uma equipe de técnicos passou a investigar o incidente. “Após o início das investigações sobre o vírus que afetou nossa rede de tecnologia, há indícios de que a pasta também foi alvo de ataques cibernéticos, embora não haja laudo conclusivo. O ministério não divulgou informações até agora para preservar dados e não comprometer provas”, disse o secretário-executivo Élcio Franco. Ele acrescentou que não houve sequestro, comprometimento ou vazamento de informações do sistema do ministério.

Apesar de ter restabelecido os serviços no início da semana, as atualizações diárias de dados sobre a pandemia do novo coronavírus (covid-19) passaram a vir incompletas. Os dados sobre mortes em investigação estavam desatualizados desde o dia 4. Informações sobre recuperados e pacientes em acompanhamento passaram dias na mesma situação. E o ministério passou a semana sem detalhar as razões para as dificuldades de apresentação do balanço de casos e mortes por covid-19, até o pronunciamento de hoje. Franco justificou essa situação de dados desatualizados pela falta de condições dos estados de acessar o sistema do ministério. “A dificuldade de acesso à rede enfrentada por alguns estados se deu em razão do bloqueio da base de dados que foi usada para preservar as informações”, disse. O secretário-executivo disse que pode haver intermitência, mas que o sistema deve estar regularizado no início da semana que vem. A equipe designada para a investigação continua trabalhando no caso.

Comandante diz que Exército não é ‘instituição de governo’ nem tem partido

O comandante do Exército, general Edson Pujol, disse nesta sexta-feira (13) que a instituição não pertence ao governo e não tem partido político. O general discursou durante um seminário de defesa nacional, promovido pelas Forças Armadas. A declaração vai na linha do que Pujol disse na quinta-feira (12), durante uma transmissão ao vivo pela internet. Na ocasião, ele afirmou que os militares não querem fazer parte da política nem querem que a política entre nos quartéis.

O comandante do Exército deu as declarações na mesma semana em que o presidente Jair Bolsonaro defendeu o uso de “pólvora” para defesa da Amazônia. Bolsonaro fez o comentário ao aludir ao fato de que Joe Biden, presidente eleito dos Estados Unidos, defendeu durante a campanha eleitoral sanções econômicas ao Brasil caso o país não detenha a destruição da floresta. “Não somos instituição de governo, não temos partido. Nosso partido é o Brasil. Independente de mudanças ou permanências em determinado governo por um período longo, as Forças Armadas cuidam do país, da nação. Elas são instituições de Estado, permanentes. Não mudamos a cada quatro anos a nossa maneira de pensar e como cumprir nossas missões”, afirmou Pujol no seminário desta sexta.

Marinha envia suporte para auxiliar população do Amapá

A Marinha do Brasil informou nesta sexta-feira (13) que enviou suporte para o estado do Amapá com objetivo de amenizar os transtornos ocasionados pela falta de energia elétrica. O estado enfrenta problemas no fornecimento de energia elétrica desde o dia 3 de novembro, quando um incêndio em uma subestação provocou um apagão em 13 dos 16 municípios do estado, incluindo a capital Macapá.

As ações fazem parte da Operação Amapá, iniciada pelo Ministério da Defesa no sábado, dia 7, para coordenar o emprego das Forças Armadas no local. Foram enviados diversos navios e uma aeronave Super Cougar, da esquadra brasileira. A Marinha também transportou mantimentos, água, combustível, além de profissionais de saúde e fuzileiros navais que prestarão apoio logístico, pessoal e médico.

Atendimento à população: Na quinta-feira (12), a Marinha destinou cerca de três toneladas de alimentos, em 143 cestas básicas, garrafões e garrafas de água para serem distribuídas para a população. Outros 31 militares da área de saúde foram enviados: médicos (Clínica Geral, Cirurgia Geral, Pneumologia), cirurgiões dentistas, farmacêuticos, enfermeiros e nutricionistas. Ao todo, são 47 profissionais. O capitão de Fragata e capitão dos Portos do Amapá Kaysel Costa Ribeiro explicou que o dos atendimentos fica na estrutura montada no Centro de Triagem para atendimento à pacientes com covid-19, anexo ao Hospital de Emergência de Santana. Até o momento, foram realizados 274 atendimentos ambulatoriais em clínica médica e pediátrica.

Justiça estende prazo para que empresa restabeleça energia no Amapá

O juiz federal João Bosco Costa Soares da Silva, da 2ª Vara Federal Cível do Amapá, concedeu nesta sexta-feira(13) mais sete dias de prazo para que a concessionária Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE) restabeleça o fornecimento de energia elétrica para o estado. Silva também determinou que o governo federal estenda o pagamento de duas parcelas do auxílio-emergencial, que já vem sendo concedido às pessoas financeiramente afetadas pelo novo coronavírus, às famílias carentes das 13 cidades amapaenses afetadas pelo apagão e por suas consequências. No último dia 7, o magistrado tinha estabelecido um prazo de três dias para que a empresa sanasse o problema que, no dia 3 de novembro, deixou 13 das 16 cidades amapaenses sem energia elétrica, o que acabou por afetar também o fornecimento de água. Na ocasião, o juiz fixou uma multa de R$ 15 milhões para o caso da LMTE descumprir sua primeira sentença. O prazo de 72 horas começou a correr na segunda-feira (9), quando a empresa foi notificada e terminaria hoje.

Em sua nova decisão, divulgada hoje, Silva afirma considerar “razoável” o pedido para estender o prazo inicial feito pela LMTE. “Quanto ao pedido em que a empresa solicita a dilação do prazo para o restabelecimento do fornecimento de energia elétrica no estado, entendo que, diante da complexidade técnica da logística que vem sendo empregada para a solução do problema, bem como o empenho e os esforços despendidos tanto pela empresa como pelos demais integrantes do grupo de trabalho capitaneado pelo Ministério de Minas e Energias, tenho por razoável o acolhimento do pedido de dilação, por mais sete dias”. O magistrado, no entanto, aumentou para R$ 50 milhões o valor da multa a ser aplicada caso a LMTE não consiga resolver o problema dentro do novo prazo – que o próprio juiz antecipa ser “improrrogável”.

Brasil está oficialmente saindo da recessão, afirma ministro

O Brasil está oficialmente saindo da recessão, afirmou hoje (13) o ministro da Economia, Paulo Guedes, ao participar virtualmente do 39º Encontro Nacional do Comércio Exterior (Enaex). “Recebemos hoje a notícia de que o Brasil está oficialmente está saindo da recessão”, disse Guedes. Ele destacou que sua “hipótese de trabalho” é que as contaminações pelo novo coronavírus estão em queda e que a “vacina está chegando”. “O Brasil está conseguindo combater a doença. Isso é um fato que está acontecendo do lado da saúde. Do outro lado, da economia, é um fato que o Brasil está saindo da recessão”, enfatizou.

Para o ministro, o governo tem cerca de um ano e meio para transformar a retomada da economia em crescimento sustentável. “Em vez de uma onda de consumo, em uma forte recuperação cíclica, o desafio é transformar isso na ampliação da capacidade produtiva.” O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período), divulgado nesta sexta-feira, mostrou crescimento de 9,47% no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o segundo trimestre. Em setembro, comparado a agosto, houve expansão de 1,29%. Em relação ao terceiro trimestre do ano passado, foi registrada queda de 3%. Em 12 meses encerrados em setembro, houve retração de 3,32%.

Biden confirma vitória sobre Trump na Geórgia

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, solidificou a vitória sobre o presidente Donald Trump, nesta sexta-feira (13), depois que o estado da Geórgia entrou para sua lista de triunfos, deixando Trump com pouca esperança de reverter o resultado por meio de contestações judiciais e recontagens. A Edison Research, que fez a projeção, também indicou que a Carolina do Norte, o único outro estado crucial que ainda conta os votos, irá para Trump, finalizando a contagem com 306 votos para Biden e 232 para Trump no Colégio Eleitoral. Os números deram a Biden, um democrata, uma retumbante vitória sobre o republicano Trump no Colégio Eleitoral, igualando os 306 votos que Trump conquistou para derrotar Hillary Clinton no triunfo de 2016, que o republicano chamou de “avassalador”.

Embora Trump ainda não tenha admitido a derrota, representantes de Biden reiteraram que estão avançando com os esforços de transição. Apesar de o voto popular nacional não determinar o resultado da eleição, Biden estava à frente por mais de 5,3 milhões de votos, ou 3,4 pontos percentuais. A porcentagem que ele tinha no voto popular, de 50,8%, era ligeiramente superior à de Ronald Reagan na eleição de 1980, quando ele derrotou Jimmy Carter. Trump tem argumentado, sem apresentar provas, que houve uma fraude eleitoral generalizada e se recusa a admitir a derrota.

Autoridades eleitorais estaduais não relataram nenhuma irregularidade grave e várias das contestações jurídicas do presidente fracassaram nos tribunais. Para ganhar um segundo mandato, Trump precisaria reverter a liderança de Biden em pelo menos três estados, mas até agora não conseguiu apresentar evidências de que poderia fazê-lo em qualquer um deles. Os estados têm um prazo até 8 de dezembro para certificar suas eleições e escolher eleitores para o Colégio Eleitoral, que oficialmente selecionarão o novo presidente em 14 de dezembro. Uma corte estadual de Michigan rejeitou na sexta-feira um pedido de Trump para impedir a certificação de votos em Detroit, que votou fortemente a favor de Biden, e os advogados da campanha de Trump retiraram um processo no Arizona depois que a contagem final dos votos o tornou discutível. Autoridades de segurança eleitoral federal não encontraram evidências de que qualquer sistema de votação excluiu ou perdeu votos, mudou votos, “ou de alguma forma comprometeu” a eleição, disseram dois grupos de segurança em um comunicado divulgado na quinta-feira (12) pela principal agência de segurança cibernética dos EUA.

Trump afirma que ‘tempo dirá’ que administração estará no futuro à frente dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falou publicamente pela primeira vez nesta sexta-feira (13) desde que as projeções apontaram sua derrota para Joe Biden, e afirmou que “o tempo dirá” qual será a administração dos EUA no futuro. O breve comentário representa uma mudança de discurso ainda que tímida e sem citar seu oponente — em relação à sua até então ostensiva recusa em admitir que perdeu. “Esta administração não entrará em lockdown. Espero que, aconteça o que acontecer no futuro, quem sabe qual será a administração, o tempo dirá, mas posso afirmar: esta administração não vai para um lockdown”, disse, ao comentar o impacto que causaria um fechamento da economia em meio à pandemia do novo coronavírus.

Trump falou no Jardim das Rosas da Casa Branca sobre a “Operação Warp Speed”, na qual o governo fez parceria com empresas farmacêuticas para criar e distribuir uma vacina contra o coronavírus. O programa distribuiu US$ 13 bilhões (R$ 71 bilhões) entre ao menos 14 candidatas a vacina contra Covid-19. O presidente afirmou que espera que uma vacina esteja disponível para toda população do país em abril. Também disse que espera uma autorização de uso de emergência para a vacina da Pfizer “extremamente em breve”.

Diretores da Anvisa e do Butantan explicam no Congresso vacina chinesa

Em audiência pública hoje (13), na comissão mista do Congresso que acompanha as ações relativas à pandemia de coronavírus, o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, explicou que incertezas e informações incompletas levaram a agência a suspender – por dois dias – os estudos clínicos com a vacina Coronavac, feitos pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório chinês Sinovac. A interrupção foi decidida pela Anvisa após notícias de que um voluntário dos testes da vacina teria morrido. “Diante de informações incompletas e os senhores vão constatar, informações que passam longe do campo da certeza, outra atitude a não ser de imediatamente parar o processo sob risco de que outro cidadão testador fosse acometido do mesmo problema. Recairia sobre essas decisões, sobre esse corpo técnico, a culpa por qualquer outro evento adverso grave, que poderia ocorrer ao cabo de horas”, ressaltou Torres, acrescentando que a atitude foi tomada no momento certo pelo corpo técnico interno da Anvisa, que tem 18 especialistas.

Credibilidade: Ao ser questionado sobre sua capacidade de estar à frente da Anvisa, Torres pediu que a credibilidade do corpo técnico da agência não fosse colocada em dúvida. “Se há alguma razão, se há alguma necessidade de que essas dúvidas pairem sobre a minha pessoa ou de qualquer outro diretor, que assim seja, mas não sobre o corpo técnico da agência, porque o corpo técnico continua. Os diretores passam. O corpo técnico continua. E essa decisão foi uma decisão técnica, reitero, já reconhecida pela autoridade máxima da saúde do estado de São Paulo, o secretário de Saúde do estado de São Paulo, que declarou à imprensa: motivos técnicos levaram à interrupção”, afirmou. Torres garantiu aos parlamentares que não há interferência política nas decisões da Anvisa e lembrou que nela “não há subordinados, mas organograma”.

Butantan: O diretor-presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, também participou da audiência pública de hoje. Ele disse que, apesar da comunicação com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária ter ocorrido no prazo previsto, com todos os dados necessários, inclusive com a informação de que o óbito não tinha relação com o imunizante, soube pela imprensa que os estudos clínicos com a vacina Coronavac haviam sido suspensos pela Anvisa. Apesar disso, Covas garantiu que a medida, que durou apenas dois dias, não chegou a atrapalhar a pesquisa no Brasil. “Os estudos prosseguem, quer dizer, essa interrupção temporária não teve nenhum efeito prático sobre a condução dos estudos e, na realidade, os efeitos maiores foram os efeitos políticos decorrentes da forma como isso aconteceu e do momento em que isso aconteceu”, observou.

Covid-19: Brasil tem 5,8 milhões de casos acumulados e 164 mil mortes

Os casos de pessoas infectadas pelo coronavírus ao longo da pandemia passam de 5,8 milhões. Entre ontem e hoje, as autoridades de saúde notificaram 29.070 novos diagnósticos positivos para a covid-19, totalizando 5.810.652. Ontem, o painel de informações das autoridades de saúde marcava 5.781.582 casos acumulados. O balanço foi divulgado pelo Ministério da Saúde na noite desta sexta-feira (13).

Hoje a pasta também fez um pronunciamento explicando que as dificuldades de atualização nesta semana se deveram a um problema nos sistemas informatizados que pode ser um ataque cibernético. Ainda de acordo com a atualização da pasta, as mortes por covid-19 chegaram a 164.737. Nas últimas 24 horas, foram registradas 456 mortes. Ontem, o painel de estatísticas marcava 164.281 óbitos. Ainda há 2.388 falecimentos em investigação. O balanço apontou também 378.348 pacientes em acompanhamento. Outros 5.267.567 já se recuperaram da doença.

Covid-19 nos estados

Total de mortes: 164.855

Registro de mortes em 24 horas: 523

Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 403 por dia (variação em 14 dias: -5%)

Total de casos confirmados: 5.811.699

Registro de casos confirmados em 24 horas: 29.052

Média de novos casos nos últimos 7 dias: 25.599 por dia (variação em 14 dias: +17%)

Subindo (7 estados + o DF): SC, DF, MT, AC, AP, RR, TO e RN

Em estabilidade, ou seja, o número de mortes não caiu nem subiu significativamente (9 estados): RS, ES, MS, PA, RO, BA, PB, PE e PI

Em queda (8 estados): MG, RJ, GO, AM, AL, CE, MA e SE

Não atualizou (1 estado): PR

Atualizou parcialmente (1 estado): SP

SC tem terceira maior alta de casos de Covid-19, com mais 4,8 mil registros

O boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina divulgado nesta sexta-feira (13) – mostra que a pandemia não está sob controle no Estado. Foram 4.805 casos confirmados nas últimas 24h, o terceiro maior número desde o início da pandemia. Este dado ocorre logo após Santa Catarine ter a maior alta de casos desde o início da pandemia, na terça-feira (10). Agora, Santa Catarina tem 289.787 casos registrados desde o início da pandemia, com 270.580 pacientes já recuperados. No Estado todo também foram 3.298 mortes, com a inclusão de 16 no último boletim epidemiológico, deixando a taxa de letalidade em 1,14%, o menor índice do país. O maior número de casos ainda é em Joinville, que concentra 25.977 casos, mas a Capital segue logo atrás, com 24.967 casos.

Paraná: Estado não atualizou os números da Covid nesta sexta-feira (13).

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou, nesta sexta-feira (13), que intercorrências registradas na rede do Ministério da Saúde prejudicaram as atualizações das informações relacionadas à Covid-19 e, por isso, a divulgação dos dados do monitoramento da secretaria atrasou. De acordo com a Sesa, o Ministério da Saúde afirmou que essas intercorrências podem gerar instabilidade nos bancos de dados.

LOTERIA

Mega-Sena paga hoje prêmio de R$ 40 milhões

O Concurso 2.318 da Mega-Sena deve pagar hoje (14) o prêmio de R$ 40 milhões a quem acertar as seis dezenas. O sorteio será feito a partir das 20h no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo. As apostas podem ser feitas até as 19h nas lotéricas de todo o país ou pela internet.

FÓRMULA 1

GP da Turquia: confira os dias e horários da F1 em Istambul

O Grande Prêmio da Turquia, 14ª etapa da temporada 2020 da Fórmula 1, acontece neste fim de semana (13, 14 e 15 novembro) no circuito de Istambul.

Sábado, 14 de novembro
06h00 às 07h00 – Treino Livre 3 Fórmula 1
9h00 às 10h00 – Qualificação Fórmula 1

Domingo, 15 de novembro
06h53 às 06h54 – Protesto antirracismo
7h10 – Grande Prêmio da Turquia de F1 (58 voltas ou 120 minutos)

Verstappen lidera treino marcado pela chuva e falta de aderência em Istambul

Max Verstappen liderou a última sessão de treinos para o Grande Prêmio da Turquia, realizado neste sábado sob chuva. O circuito estava completamente molhado quando o sinal verde foi dado para os últimos 60 minutos de treino antes da qualificação. Com o recente recapeamento do asfalto turco, os pilotos, um a um, rodavam enquanto buscavam alguma aderência. Verstappen foi quem conseguiu lidar melhor com as condições desfavoráveis do circuito. O piloto da Red Bull já havia liderado os dois treinos de sexta-feira e manteve-se no topo da tabela de tempos também no TL3. Com a chuva aumentado, os pilotos e equipes optaram por ficar nos boxes nos primeiros minutos da sessão. Charles Leclerc continuou seu bom desempenho do fim de semana, terminando em segundo, à frente do outro Red Bull de Alexander Albon.

FUTEBOL

Eliminatórias: Brasil fura retranca da Venezuela e vira líder isolado

Assim como na última Copa América, o Brasil sofreu com a forte retranca da Venezuela. A diferença é que, ao contrário do ano passado, a Seleção saiu vitoriosa. Nesta sexta-feira (13), os comandados de Tite superaram a Vinotinto por 1 a 0 no estádio do Morumbi, em São Paulo, pela terceira rodada das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, no Catar. O duelo foi transmitido ao vivo pela Rádio Nacional e garantiu a liderança isolada aos brasileiros, com nove pontos e 100% de aproveitamento.

Do time considerado ideal, três jogadores não estiveram em campo: o volante Casemiro (infectado pelo novo coronavírus), o meia Philippe Coutinho e o atacante Neymar (lesionados). Apesar da posse de bola e do controle das ações ofensivas, a seleção brasileira mostrou dificuldades, técnicas e de criatividade, para escapar da retranca adversária. São detalhes que Tite terá de ajustar até terça-feira (17), pensando no próximo compromisso: o clássico diante do Uruguai, no estádio Centenário, em Montevidéu, às 20h (horário de Brasília). Com a derrota, os venezuelanos – que, no mesmo dia, recebem o Chile às 18h – continuam na penúltima posição das eliminatórias, ainda zerados.

Com dois gols de Vidal, Chile vence Peru e sobe na classificação das Eliminatórias

Com dois gols do experiente Arturo Vidal, o Chile derrotou o Peru, por 2 a 0, nesta sexta-feira, em Santiago, pela terceira rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Catar de 2022.

BRASILEIRÃO – SÉRIE A

Confira os jogos da 21ª rodada

Terá início neste sábado (14), com oito jogos, a 21ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, que será complementada na segunda-feira (16) com mais duas partidas. A rodada não terá jogos no domingo por conta das eleições municipais. O primeiro time paulista a ir a campo será o Santos (7º com 31 pontos), que enfrentará o Internacional (1º com 36 pontos) na Vila Belmiro com a esperança de se aproximar dos líderes.

Às 19 horas, o Corinthians (11º com 25 pontos) receberá o Atlético-MG (2º com 35 pontos) na Neo Química Arena com o objetivo de sair da segunda metade da tabela e entrar na briga por uma vaga na Libertadores. No mesmo horário, o São Paulo (4º com 33 pontos) visitará o Fortaleza (12º com 24 pontos) na Arena Castelão para se manter entre os concorrentes ao título.

Já o Palmeiras (6º com 31 pontos) vem embalado e vai a campo às 21h30 para enfrentar o Fluminense (5º com 32 pontos) no Allianz Parque. O último paulista a atuar será o Red Bull Bragantino (16º com 20 pontos), que deixou a zona de rebaixamento e espera se afastar ainda mais. Para isso, fará um confronto direto com o Botafogo (17º com 20 pontos) no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

JOGOS DA 21ª RODADA

Sábado, 14 de novembro
16h30 – Santos x Internacional
16h30 – Sport x Vasco
17h – Goiás x Athletico-PR
19h – Corinthians x Atlético-MG
19h – Grêmio x Ceará
19h – Fortaleza x São Paulo
21h30 – Flamengo x Atlético-GO
21h30 – Palmeiras x Fluminense

Segunda-feira, 16 de novembro
18h – Coritiba x Bahia
20h – Botafogo x Red Bull

INTERNACIONAL

Casos de Covid-19 batem recorde em Portugal

Os casos confirmados do novo coronavírus em Portugal passaram dos 200 mil nessa sexta-feira (13) e o número de novas infecções diárias atingiu alta recorde, aumentando a pressão sobre um sistema de saúde já fragilizado. Um estado de emergência de âmbito nacional para combater a disseminação do vírus entrou em vigor na segunda-feira (9) e deve durar ao menos até 23 de novembro, mas provavelmente será prorrogado. “Quando chegarmos ao pico da doença, levará semanas para ver uma queda na procura nos hospitais e ainda mais semanas para diminuir a conta de fatalidades”, disse a ministra da Saúde, Marta Temido, em entrevista coletiva.

O país,de apenas 10 milhões de habitantes, registrou números comparativamente baixos de 204.664 casos e 3.250 mortes, mas as infecções atingiram 6.653 casos no sábado (7), a cifra diária mais alta desde o início da pandemia. A realização de exames também aumentou. A maioria dos casos se concentrou na Região Norte. Os hospitais atingiram o novo recorde de 2.799 pacientes de covid-19 internados, sendo 388 em unidades de tratamento intensivo – mais do que o pico de 271 da primeira onda de abril. O sistema de saúde, que antes da pandemia tinha o menor número de leitos de tratamento crítico por 100 mil habitantes da Europa, consegue acomodar 800 pacientes de covid-19 em UTIs.

Expansão econômica da zona do euro é revisada para baixo

A economia da zona do euro saltou um pouco menos do que inicialmente informado no terceiro trimestre em relação aos três meses anteriores, informou hoje (13) uma segunda estimativa da agência de estatísticas da União Europeia. A Eurostat anunciou, em Bruxelas, que a produção econômica dos 19 países que usam o euro saltou 12,6% entre julho e setembro na comparação com o segundo trimestre, contra expansão de 12,7% divulgada em 30 de outubro. Isso significa que, na base anual, o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro caiu 4,4% no terceiro trimestre, em vez da queda de 4,3% anunciada antes. O salto da atividade foi resultado da reabertura de economias após lockdowns nos dois primeiros trimestres para desacelerar a disseminação da pandemia de covid-19.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná