Enfermeira Mônica Calazans, primeira vacinada contra Covid-19 no país, recebe segunda dose da vacina

A enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 no Brasil, recebeu a segunda dose da vacina CoronaVac na tarde desta sexta-feira (12). A aplicação foi feita durante a coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. Antes de receber a dose, ela fez um apelo e pediu respeito à sua profissão. “E eu estou aqui por uma classe, pois sou enfermeira e tenho muito orgulho da minha profissão. Quero deixar claro que não sou atriz, sou enfermeira. Eu não estou atuando. No momento com tantas mortes não existe atuação teatral, é uma realidade que todos nós estamos vivendo”, afirmou Mônica.

A enfermeira revelou ter sido alvo de ataques virtuais após ter sido a primeira pessoa a receber a vacina contra o coronavírus no Brasil. Eu fiz isso pelos brasileiros, tomei a vacina do Butantan com muito orgulho e falo, com a boca cheia, é a vacina de São Paulo, é a vacina do Brasil, e o que estávamos esperando realmente para sairmos dessa prisão que todos nós estamos vivendo”, afirmou a profissional. O padre Júlio Lancellotti, coordenador da Pastoral do Povo da Rua, que foi vacinado com a primeira dose nesta manhã, participou da coletiva e acompanhou a vacinação de Mônica. Ele também mostrou o comprovante de vacinação.

A Prefeitura de São Paulo começou a vacinar idosos com mais de 60 anos em situação de rua na capital paulista. A campanha ocorre após solicitação do Ministério Público e da Defensoria Pública do estado. O governo de São Paulo começou nesta sexta a aplicar a segunda dose da vacina em todos os profissionais de saúde que foram imunizados no mês passado. Mônica foi vacinada no dia 17 de janeiro, logo após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aprovar o uso emergencial da vacina, produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. O Programa Nacional de Imunização (PNI) brasileiro teve início no dia 18 de janeiro, e começou a ser feito após a distribuição das 6 milhões de doses da CoronaVac importadas já prontas da China. Mulher, negra, moradora de Itaquera, na Zona Leste da capital paulista, Mônica faz parte do grupo de risco para a doença, e atua na linha de frente contra Covid-19 no Instituto de Infectologia Emílio Ribas. Ela foi voluntária da terceira fase dos testes clínicos da CoronaVac realizados no país.

Mãe do presidente Bolsonaro é vacinada contra a covid-19

A mãe do presidente Jair Bolsonaro, Olinda Bunturi Bolsonaro, de 93 anos, tomou a primeira dose da vacina contra a covid-19 nesta 6ª feira (12.fev.2021).  Dona Olinda foi vacinada em sua casa, em Eldorado, cidade do interior de São Paulo. Hoje foi o último dia destinado pelo município para sua faixa etária tomar a primeira dose contra a covid-19. Segundo o portal R7, a informação foi confirmada pelo secretário de saúde de Eldorado.

O município recebeu doses da CoronaVac, desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e da farmacêutica AstraZeneca, feita em colaboração com a Universidade de Oxford. Ainda segundo o R7, não há confirmações de qual imunizante dona Olinda tomou. No dia oito de fevereiro, Bolsonaro declarou que votou favoravelmente à vacinação de sua mãe em reunião familiar.

Decreto provisório de Orçamento assegura aquisição de vacinas

O presidente Jair Bolsonaro assinou decreto que promove a execução provisória do Orçamento do governo federal, já que o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2021 ainda não foi analisado pelo Congresso Nacional. De acordo com a Presidência, a medida assegura os créditos extraordinários abertos no ano passado para aquisição de vacinas contra a covid-19, entre outros que foram reabertos em 2021. O decreto de execução foi necessário para que não haja a paralisação da máquina pública. Enviado em agosto de 2020, o PLOA deve ser aprovado e sancionado até março deste ano. Até lá, investimentos e demais gastos discricionários (aqueles que não são obrigatórios) terão um corte de 33%. Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência explicou que os créditos extraordinários abertos em 2020 e reabertos em 2021 não serão afetados. Entre eles, estão o crédito de R$ 1,6 bilhão destinado a custear o ingresso do Brasil na Covax Facility, aliança da Organização Mundial da Saúde (OMS) para ajudar os países em desenvolvimento a ter acesso a vacinas contra a covid-19, e o crédito extraordinário de R$ 19,9 bilhões para as ações emergenciais de vacinação da população.

De acordo com a Presidência, o decreto está em consonância com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021, que permite a execução orçamentária e financeira de certas despesas caso o Orçamento não tivesse sido publicado até 31 de dezembro de 2020. O decreto do presidente Jair Bolsonaro foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União na noite de ontem (11). “A medida possibilita, conforme previsão na própria LDO, a execução de despesas insuscetíveis à limitação de empenho, a exemplo de despesas relacionadas à assistência e proteção social, despesas relativas a ações de prevenção a desastres e operações de garantia da lei e da ordem, despesas destinadas às ações e serviços públicos de saúde, despesas de caráter inadiável, entre outras”, diz a nota da Secretaria-Geral.

Lira e Pacheco pedem extensão do auxílio emergencial até junho

O auxílio emergencial deveria ser pago de março a junho, disseram hoje (12) os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Eles almoçaram com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, para discutir a recriação do benefício. Os parlamentares avançaram nas discussões com a equipe econômica. Em troca da prorrogação do auxílio, o Congresso Nacional votará propostas de emenda à Constituição (PECs) que introduzem uma cláusula de calamidade pública, acompanhada de medidas de corte de gastos. “É fundamental que haja cláusula de calamidade pública para que possamos fazer a flexibilização necessária para o auxílio”, disse Pacheco após a reunião. Incluída na PEC Emergencial, em tramitação no Congresso desde 2019, a cláusula de calamidade pública exclui do teto federal de gastos o pagamento de uma nova rodada do auxílio emergencial.

O almoço ocorreu na residência oficial da presidência do Senado. Pacheco ressaltou que os parlamentares pediram que o benefício seja pago de março a junho, mas reconheceu que o Congresso tem de fazer a sua parte e aprovar propostas de ajuste fiscal para tornar viável a extensão do pagamento do benefício. “Há uma expectativa do Congresso, que é da sociedade, de que seja aprovado o auxílio. Que seja um auxílio suficiente para alcançar o maior número de pessoas com a responsabilidade fiscal que é preciso ter no Brasil. A expectativa é que possamos ter [o benefício] nos meses de março, abril, maio e eventualmente no mês de junho”, declarou Pacheco.

Prioridades: Segundo Pacheco, a prioridade do Congresso neste momento são o auxílio emergencial e a vacinação em massa contra a covid-19. Mesmo assim, ele disse que os parlamentares estão dispostos a seguir o cronograma de reformas e citou a reforma tributária como destaque. “Nesta reunião, externamos ao ministro Guedes e ao ministro Ramos o que é o desejo e expectativa do Congresso em relação a este momento. A prioridade absoluta é vacina e auxílio emergencial, que só deixarão de ser prioridade quando a pandemia acabar”, ressaltou o presidente do Senado.

Avanços: De acordo com Guedes, a reunião terminou com progressos consideráveis. “Avançamos bastante. Compromisso com a saúde, vacinação em massa e auxílio emergencial e compromisso com a responsabilidade fiscal. Extraordinariamente construtivo. Estamos todos na mesma luta: auxílio, vacina em massa, e reformas, principalmente o marco fiscal”, declarou o ministro “Vamos vencer a guerra.”

Butantan e Serrana lançam projeto para imunizar cidade paulista

O Instituto Butantan e a prefeitura da cidade de Serrana (SP) lançaram, hoje (12), o Projeto S, um ensaio clínico que será realizado na população adulta do município para avaliar a efetividade da CoronaVac, a vacina produzida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. A ideia é vacinar os 30 mil moradores da cidade elegíveis para tomar a vacina e assim analisar qual é a capacidade do imunizante de modificar o curso da epidemia. A imunização terá início no dia 17 de fevereiro. O cadastro complementar da população começou a ser realizado ontem (11) e vai até o dia 16 de fevereiro. A estimativa é a de que em 13 semanas já seja possível obter as respostas necessárias para conhecer os efeitos da imunização em massa. O que se quer analisar com o Projeto S é se a vacinação em massa pode de fato diminuir a transmissão do vírus, controlando assim a infecção. Entretanto, o diretor-presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, explicou que pode ser que isso não ocorra, havendo apenas a proteção com relação à gravidade das manifestações clínicas e as internações, e que o vírus continue circulando e infectando as pessoas.

“Esses dois tipos de respostas são possíveis e isso vai determinar as estratégias futuras, as estratégias vacinais que teremos que desenvolver para os próximos anos. Se a vacinação controlar o vírus, levar à diminuição da existência do próprio vírus na comunidade é um tipo de resposta. Se o vírus vai continuar circulando, embora haja proteção contra a doença, é outro tipo de resposta que vai exigir novo tipo de planejamento”, explicou. Dimas Covas ressaltou que as variantes do novo coronavírus são uma preocupação das autoridades médicas e especialmente a variante brasileira que surgiu no Amazonas, que pode trazer problemas para algumas vacinas baseadas na proteína S (AstraZeneca , Sputnik V, Pfizer, Moderna e Johnson & Johnson). “A vacina do Butantan é diferente porque é baseada no vírus inteiro inativado, quebrado aos pedaços e são esses pedaços que formam a vacina. Quando o indivíduo recebe, ele produz uma resposta imunológica ampla contra vários pedaços do vírus. Portanto, a chances dessa vacina ter problemas com essas variantes é menor. Já estamos fazendo o monitoramento dessas variantes”, explicou.

Planejamento: Para facilitar a vacinação em massa, a cidade foi divida em 25 partes, que depois formaram quatro regiões, separadas por cores. A vacinação será feita de quarta-feira a domingo de acordo com o cronograma de cada cor. Para a primeira dose, serão imunizados os moradores da Região Verde (17 a 20 de fevereiro); em seguida serão os residentes da Região Amarela (24 a 27 de fevereiro), da Região Cinza (3 a 6 de março) e da Região Azul (10 a 13 de março). Segundo a prefeitura, os moradores só podem tomar a vacina no período correspondente à cor de sua região, por conta da metodologia da pesquisa. Os postos de vacinação serão montados em oito escolas, de acordo com as áreas determinadas para o estudo para a aplicação das doses. São elas: E.E Jardim das Rosas, E.E Neusa Maria do Bem. EMEF Dilce Jorge G.N. França, EMEF Edésio M. de Oliveira, EMEF Paulo Sérgio Betarello, EMEF Maria Celina W. de Assis E.E Dep. José Costa, EMEF Jardim Dom Pedro I. Para facilitar o monitoramento e a interação dos moradores voluntários com os pesquisadores, foi lançado um assistente virtual que poderá ser contatado pelos habitantes do município por meio do WhatsApp pelo número (11) 4953-8330. Batizado de Tainá, o assistente responderá todas as perguntas e dúvidas que surgirem depois da vacinação e em caso de necessidade, o cidadão receberá atenção especial das equipes de saúde.

A cidade de Serrana foi escolhida para participar do projeto por reunir elementos que fizeram do município o ideal para o projeto. “É uma cidade relativamente pequena, tinha uma grande porcentagem de caso ativos (5%, de acordo com inquérito sorológico feito em abril do ano passado) e tem mais de 10 mil moradores que viajam todos os dias, circulação que propicia a proliferação de doenças infectocontagiosas”, disse diretor-geral do Hospital Estadual Serrana, Marcos Borges. Além disso, ele destacou a parceria com a cidade de Ribeirão Preto, contando com o suporte de hospitais e universidades. O estudo foi desenvolvido pelo Instituto Butantan, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da USP, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e é realizado em parceria com a Secretaria de Saúde e a Prefeitura Municipal de Serrana. O estudo está registrado na base de dados internacional ClinicalTrials.gov. A participação é voluntária e os dados dos cidadãos que tomarem a vacina são sigilosos.

TCU cobra informações do Exército e do Ministério da Saúde sobre distribuição de cloroquina

O Tribunal de Contas da União (TCU) solicitou ao Ministério da Saúde e ao Exército informações sobre a produção e distribuição de comprimidos de cloroquina. O ministro Benjamin Zymler, relator dos processos sobre a atuação do Ministério da Saúde no combate à pandemia, deu 15 dias para as respostas. Apesar de não ter eficácia comprovada contra o coronavírus, o medicamento foi sistematicamente recomendado pelo presidente Jair Bolsonaro como forma de tratamento contra a Covid-19. O governo federal também adquiriu e distribuiu a medicação a estado e municípios. No pedido, o TCU solicita ao Ministério da Saúde informações sobre armazenamento, fracionamento e distribuição de 3 milhões de comprimidos de hidroxicloroquina doados em 2020 pelos Estados Unidos e os critérios de distribuição dos comprimidos de cloroquina 150 mg produzidos pelo Laboratório Químico e Farmacêutico do Exército para as secretarias estaduais e municipais.

O tribunal de contas questiona ainda sobre algum contato prévio das secretarias sobre a necessidade dessa quantidade de comprimidos. No despacho o também pede ao Exército informações sobre a dispensa de licitação para compra de Sal Difosfato, usado na produção de cloroquina; a quantidade de cloroquina de 150 mil produzida em 2017, 2018 e 2019; o volume de Sal Difosfato usado nessas produções e a previsão de produção de cloroquina de 150 mg para 2021. Recentemente o TCU também cobrou um posicionamento oficial do Ministério da Saúde sobre o uso do medicamento, depois que o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, mudou o seu posicionamento e passou a afirmar que a pasta não indica qualquer medicação para ser utilizada no combate à Covid-19. No mesmo despacho, divulgado no último dia 26, a área técnica do TCU apontou ilegalidade no uso de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) para o fornecimento de cloroquina no tratamento de pacientes com Covid-19.

Empresa doa 5 mil caixas térmicas para transporte de vacinas

O Ministério da Saúde informou que receberá da Ambev (Companhia de Bebidas das Américas) a doação de cinco mil caixas térmicas que seriam utilizadas no carnaval deste ano por ambulantes. Explicou que, após serem adaptadas, essas caixas – fabricadas em poliuretano – garantirão o “transporte seguro” de três milhões de doses de vacina contra a covid-19. “As estruturas estão sendo adaptadas para uso médico, com a colocação de termômetros que viabilizam o controle de temperatura, e serão destinadas às secretarias estaduais de Saúde de 26 estados mais o Distrito Federal para armazenar e transportar as doses até os locais de vacinação”, informou, por meio de nota, o ministério. A previsão é de que a distribuição seja iniciada hoje (12). “Estados com maior população e menor renda serão priorizados, pois enfrentam mais dificuldades na aquisição das estruturas”, disse o Ministério da Saúde.

STF forma maioria para manter obrigatoriedade de uso de máscara em locais públicos

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos nesta sexta-feira (12) para manter a obrigatoriedade do uso de máscaras em áreas de acesso público e presídios, em razão da pandemia de Covid-19. Em agosto, o relator, ministro Gilmar Mendes, derrubou o veto do presidente Jair Bolsonaro a trechos da lei que regulamenta o uso de máscaras de proteção como medida de combate à pandemia. A obrigatoriedade do uso de equipamento individual nestes espaços foi estabelecida em uma lei que entrou em vigor em julho. O texto estabelece a necessidade do uso de máscara em áreas de acesso ao público, de modo geral, e dá exemplos: estabelecimentos comerciais e industriais, escolas e templos religiosos ou seja: lugares fechados onde haja reunião de pessoas. Ao sancionar o texto, o presidente Jair Bolsonaro vetou o trecho que descrevia esses locais.

A liminar foi confirmada pelo plenário. Agora, o Supremo voltou a discutir o tema no mérito, em plenário virtual, onde os ministros depositam seus votos virtualmente. Acompanharam o relator os ministros Alexandre de Moraes, Marco Aurélio, Cármen Lúcia, Rosa Weber, Dias Toffoli e Edson Fachin. Os demais podem votar até a meia-noite. A decisão do STF confere segurança jurídica à aplicação da norma que, na prática, já foi restabelecida pelo próprio Congresso Nacional. Deputados e senadores derrubaram o veto de Bolsonaro e, com isso, recuperaram o texto integral da lei – incluindo a lista de exemplos de ambientes onde a máscara é obrigatória.

PRF inicia Operação Carnaval 2021 nas rodovias federais

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou ontem (12) à 0h a Operação Carnaval 2021, que seguirá até a meia-noite da quarta-feira de cinzas (17) nas rodovias federais do país. A atividade tem como objetivo conscientizar os motoristas para que dirijam com atenção e não cometam infrações e, consequentemente, diminuir o número de acidentes graves, feridos e mortos durante o período carnavalesco. Mesmo com a pandemia, a PRF tem a expectativa de aumento no fluxo rodoviário em comparação aos dias comuns. Entre as ações da operação, estão a realização de blitz, principalmente, nos pontos com maiores índices de acidentese nos horários de maior fluxo de veículos, e ações de educação dos condutores. Para os motoristas que vão pegar a estrada, a PRF orienta fazer uma revisão preventiva no veículo, com checagem dos pneus, dos sistemas de iluminação e suspensão, assim como dos equipamentos obrigatórios.

Além disso, a polícia lembra que também é necessário respeitar os limites de velocidade e a sinalização das rodovias, evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e manter distância de segurança em relação aos demais veículos. De acordo com a PRF, este ano, a operação contará também com uma campanha voltada para discutir a “responsabilização dos causadores dos acidentes como forma de reduzir a violência no trânsito e os custos sociais decorrentes.” A ideia é sensibilizar motoristas e pedestres a respeito do seu papel, das suas obrigações e dos cuidados necessários para proteger a vida.

Bolsonaro nomeia deputado João Roma para o Ministério da Cidadania

O presidente Jair Bolsonaro nomeou o deputado federal João Roma (Republicanos-BA) para o cargo de ministro da Cidadania. O atual ocupante do cargo, Onyx Lorenzoni, que também tem mandato de deputado federal, pelo DEM do Rio Grande do Sul, foi nomeado para a Secretaria-Geral da Presidência da República. Os dois atos foram publicados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), na noite desta sexta-feira (12).

Onyx assume o terceiro ministério desde o início do governo Bolsonaro. Ele começou o mandato como chefe da Casa Civil, após coordenar a transição de governo, e ficou na pasta até fevereiro de 2020, quando foi deslocado para a Cidadania. Agora, ele volta ao Palácio do Planalto para comandar a pasta que tem como principal atribuição a análise da legalidade dos atos assinados pelo presidente da República, por meio da Subchefia de Assuntos Jurídicos, e a administração do dia a dia do Palácio do Planalto. A troca já havia sido anunciada pelo presidente no início da semana.

O comando da Secretaria-Geral da Presidência República estava vago desde o fim do ano passado, quando o então titular Jorge Oliveira deixou o governo para assumir uma cadeira de ministro Tribunal de Contas da União (TCU). João Roma, 48 anos, está no primeiro mandato como deputado federal. Formado em direito, ele foi chefe de gabinete do ex-prefeito de Salvador ACM Neto. A pasta que será comandada por Roma é responsável pela área social do governo. Entre as principais atribuições do Ministério da Cidadania está a gestão de programas como o Bolsa Família e o auxílio emergencial, além do comando da Secretaria Especial de Esportes.

Governo altera decretos para ampliar facilidades de compra e registro de armas

O governo federal editou, nesta sexta-feira (12), um “pacote de mudanças” em decretos de 2019 que regulam a compra de armamento e munição por agentes de segurança, atiradores e colecionadores de armas. Segundo o Palácio do Planalto, as medidas flexibilizam os limites para compra e estoque de armas e cartuchos. As mudanças foram anunciadas no fim da noite, às vésperas do carnaval, e não tinham sido publicadas no “Diário Oficial da União” até a publicação desta reportagem. Segundo o governo, uma edição extra deveria ser publicada até o fim de sexta.

As alterações incluem, de acordo com texto divulgado pela Secretaria-Geral da Presidência da República:

  • aumento, de quatro para seis, do número máximo de armas de uso permitido para pessoas com Certificado de Registro de Arma de Fogo;
  • possibilidade de substituir o laudo de capacidade técnica – exigido pela legislação para colecionadores, atiradores e caçadores (CACs) – por um “atestado de habitualidade” emitido por clubes ou entidades de tiro;
  • permissão para que atiradores e caçadores registrados comprem até 60 e 30 armas, respectivamente, sem necessidade de autorização expressa do Exército;
  • elevação, de 1 mil para 2 mil, da quantidade de recargas de cartucho de calibre restrito que podem ser adquiridos por “desportistas” por ano.

No material divulgado, a Secretaria-Geral da Presidência da República afirma que as medidas são destinadas a “desburocratizar procedimentos”, “reduzir a discricionariedade de autoridades públicas” na concessão de registros e adequar os limites de compra ao “quantitativo necessário ao exercício dos direitos individuais e ao cumprimento da missão institucional das categorias autorizadas” ao porte e à posse.

Bolsonaro diz que pedirá acesso a mensagens vazadas da Lava Jato e vai divulgar conteúdo

Em uma mudança completa de postura, o presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira, 12, que pedirá para ter acesso a mensagens envolvendo o ex-juiz Sérgio Moro e procuradores da Lava Jato que foram vazadas por hackers. O presidente disse ter sido informado que seu nome aparece nas conversas e, por isso, também tem direito a conhecer o que foi tratado. Em 2019, quando o conteúdo começou a ser divulgado e Moro ainda era seu ministro da Justiça, Bolsonaro chegou a colocar em dúvida a veracidade das mensagens, em apoio ao aliado. “Mandei pedir aquela matéria hackeada que está na mão do PT, na mão do (ex-presidente) Lula. Tem meu nome lá. Alguma coisa já passaram para mim. Vocês vão cair para trás”, afirmou Bolsonaro a apoiadores pela manhã no Palácio da Alvorada.

“Você vê a perseguição ali, conversas de autoridades falando como é que entravam na minha vida financeira, da minha família. Você pode entrar, mas tem que ter uma ordem judicial. Respeita a lei? Não respeita. Eu quero pegar o cara que vendia informações. Dentro do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), por exemplo. Eu já tenho alguma coisa, que tem chegado para mim, agora vou conseguir. Espero que o Supremo me dê”, disse o presidente.

As mensagens hackeadas foram reveladas em junho de 2019 pelo site The Intercept Brasil. Pouco mais de dois meses depois, a Polícia Federal prendeu um grupo de hackers responsáveis pelo vazamento e descobriu que os ataques virtuais também tinham como alvo integrantes da cúpula da República, incluindo Bolsonaro. Nenhuma conversa do presidente, porém, chegou a ser divulgada. “O que conseguiram contra eu, Jair Bolsonaro? Não tem nada, pô. Agora ficam em cima de filho, em cima de esposa, de parente, amigo, advogado que advogava para mim”, afirmou o presidente, citando decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) que considerou irregular um relatório do Coaf sobre Frederick Wasseff, ex-defensor do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ). Foi com base em um outro relatório do Coaf, sobre movimentações atípicas do ex-assessor Fabrício Queiróz, que o Ministério Público iniciou a investigação em qual acusa Flávio de comandar um esquema de “rachadinha” quando era deputado estadual no Rio de Janeiro. O documento foi revelado pelo Estadão em dezembro de 2018.

Operação Lava Jato: As mensagens hackeadas de Moro e procuradores indicam possível interferência do então magistrado nas investigações da Lava Jato, orientando os procuradores sobre estratégias ao longo da operação que levou à prisão de Lula e outras dezenas de políticos e empresários. Os ex-juiz e os procuradores afirmam não reconhecer as conversas reveladas e argumentam que elas foram obtidas por meio de um crime, após hackers invadirem seus telefones. Parte do conteúdo, que soma cerca de 7 terabytes de informação, está sob sigilo. Na terça-feira, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal garantiu à defesa de Lula o acesso às mensagens relacionadas à Lava Jato. O julgamento foi considerado uma espécie de “prévia” de outro julgamento que deve ocorrer ainda no primeiro semestre, de um recurso em que o ex-presidente acusa Moro de parcialidade ao condená-lo.

Hoje 13 de Fevereiro comemora-se o Dia Mundial do Rádio

A UNESCO divulgou o tema do Dia Mundial do Rádio de 2021, comemorado no dia 13 de fevereiro. “Novo Mundo, Nova Rádio” foi adotado para exaltar o meio de comunicação que teve crescimento durante a pandemia do coronavírus. Além disso, esta edição do está dividida em três subtemas principais, como Evolução, Inovação e Conexão. O subtema Evolução se refere à resiliência do rádio, à sua sustentabilidade; Inovação ressalta que “o rádio teve que se adaptar às novas tecnologias para permanecer o meio de mobilidade preferido, acessível em todos os lugares e para todos”; e a Conexão “destaca os serviços do rádio para a nossa sociedade – desastres naturais, crises socioeconômicas, epidemias, etc”. Todo o material é livre de direitos autorais e pode ser usado para promover o Dia Mundial do Rádio.

Além disso, a diretora-Geral da UNESCO, Audrey Azoulay, divulgou uma mensagem por ocasião do Dia Mundial do Rádio: “Mais do que nunca, precisamos desse meio humanista universal, vetor de liberdade. Sem o rádio, o direito à informação e à liberdade de expressão e, com eles, as liberdades fundamentais seriam fragilizadas. O rádio teve que se adaptar às novas tecnologias para permanecer o meio de mobilidade preferido, acessível em todos os lugares e para todos. O rádio é tudo isso e muito mais. É a paixão de quem faz e de quem ouve.

Covid-19: Brasil registra 1.288 novas mortes em 24 horas

O número de pessoas que não resistiram à covid-19 subiu para 237.489 mil. Em 24 horas, foram registradas 1.288 mil mortes. Em contrapartida, 8.678.327 pessoas já se recuperaram da doença. O total de pessoas infectadas pelo coronavírus desde o início da pandemia chegou a 9.765.455. Entre ontem e hoje, foram confirmados pelas autoridades de saúde 51.546 diagnósticos positivos de covid-19. Os dados estão na atualização diária do Ministério da Saúde, divulgada na noite desta sexta-feira (12). O balanço é produzido a partir das informações fornecidas pelas secretarias estaduais de saúde. Ainda há 849.639 pessoas com casos ativos em acompanhamento por profissionais de saúde.

Covid nos Estados

Na lista de estados com mais mortes, São Paulo ocupa a primeira posição (55.971), seguido por Rio de Janeiro (31.283), Minas Gerais (16.595), Rio Grande do Sul (11.300) e Ceará (10.741). As Unidades da Federação com menos óbitos são Acre (910), Roraima (962), Amapá (1.098), Tocantins (1.447) e Rondônia (2.482). Em número de casos, São Paulo também lidera (1,901 milhão), seguido por Minas Gerais (798.711), Bahia (623.678), Santa Catarina (608.544) e Paraná (583.786).

Boletim/situação epidemiológica da covid 19 no Brasil/12.02.2021
Ministério da Saúde

SC: Estado confirma 608.544 casos, 583.085 recuperados e 6.686 mortes por Covid-19

Santa Catarina registrou 608.544 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, dos quais 583.085 estão recuperados e 18.773 permanecem em acompanhamento. O número foi divulgado nesta sexta-feira, 12. A doença respiratória causou 6.686 óbitos no estado desde o início da pandemia. Esses números colocam a taxa de letalidade em 1,1%.

Em comparação com o último boletim, houve mais 36 óbitos registrados. A quantidade de casos confirmados cresceu 3.361 e outras 2.857 pessoas passaram a ser consideradas recuperadas, segundo estimativa do Governo do Estado. Registrou-se um aumento de 468 no número de casos ativos.

>>> Confira aqui o boletim diário desta sexta-feira, 12
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

Já foram confirmados casos em todos os 295 municípios catarinenses e 273 cidades registraram pelo menos um óbito. A estimativa do Governo do Estado é que 286 tenham casos ativos. A maior quantidade de pacientes que já confirmaram infecção está em Joinville, com 56.977 casos. Em seguida, estão Florianópolis (53.240), Blumenau (32.378), São José (23.170), Criciúma (21.541), Palhoça (17.864), Chapecó (17.686), Balneário Camboriú (17.672), Itajaí (16.711) e Brusque (16.310). Dos 1.538 leitos de UTI existentes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina, há 1.199 ocupados, sendo 521 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus. A ocupação é de 78% e há 339 leitos livres atualmente.

Vacinação em SC: 129 mil doses contra a Covid-19 foram aplicadas em Santa Catarina

O número total de doses aplicadas em Santa Catarina da vacina contra a Covid-19 é de 129.778O número está foi divulgado pelo balanço parcial de vacinação divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), nesta sexta, 12. Sendo que 118.646 foram primeira dose (D1) e 11.132 segunda dose (D2). Com relação a D1, o total de doses aplicadas corresponde a uma cobertura vacinal de 57,28%. Nos grupos prioritários, a cobertura D1 é de 60,17% nos trabalhadores da saúde; 111,62% nos idosos institucionalizados; 59,66% na população indígena; e 26,69% nos idosos com 90 anos e mais.

>>> Confira aqui o balanço preliminar da vacinação contra a Covid-19 em SC por município

Cálculo da cobertura vacinal: O cálculo da cobertura vacinal é realizado com base em uma estimativa populacional informada pelos 295 municípios catarinenses à equipe de vigilância do estado. No caso das pessoas com deficiência institucionalizadas, o cálculo não foi realizado, pois os municípios não souberam informar o número exato desta população.

Confira aqui o balanço preliminar da vacinação contra a Covid-19 em Santa Catarina por municípios (12/02/2021).

Número de doses enviadas paa os municípios pode ser consultado na plataforma Localiza SUS: Para consulta pública de informações relacionadas à pandemia, o Ministério da Saúde (MS) disponibiliza o painel Localiza SUS, que pode ser acessado neste endereço. O Localiza SUS é uma plataforma de informação, sendo que esses dados são obtidos pelo Sistema de Insumos Estratégicos em Saúde, que é o sistema oficial de movimentação de vários insumos do Governo Federal. Na plataforma, é possível consultar, entre outras informações, o número de doses enviadas para todos os municípios catarinenses, pela aba “Distribuição de Vacinas Brasil Imunizado”. O painel está em constante atualização e contém as seguintes informações: comprovantes de recebimento pelos estados; doses enviadas das Secretarias Estaduais de Saúde aos Municípios.

Com relação a possíveis inconsistências de dados entre as informações divulgadas pela Dive e as disponíveis no painel, a Diretoria esclarece que os dados da plataforma são atualizados diariamente e que as doses ainda não disponíveis no painel são doses em trânsito, ou seja, que ainda estão sendo encaminhadas para os municípios ou que já foram entregues, mas que ainda não houve baixa, por parte do município, no sistema. Além disso, a Diretoria percebeu a ausência do município de Canelinha na plataforma, inconsistência que já foi informada ao Ministério da Saúde para correção.

Andamento da vacinação em Santa Catarina: Com relação ao andamento da vacinação no estado de Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Saúde esclarece que, assim que as doses são distribuídas aos municípios catarinenses, a recomendação é de início imediato da vacinação, seguindo as indicações de grupos prioritários definidas entre estado e municípios. Cabe a cada um dos 295 municípios catarinenses definirem e desenvolverem estratégias de vacinação, com o objetivo de fazer com que todas as doses enviadas pelo estado sejam aplicadas no menor tempo possível, tendo em vista que o sucesso da vacinação em Santa Catarina depende do esforço coletivo.

Paraná: Boletim confirma mais 2.675 casos de Covid-19. Estado já imunizou 239.862 pessoas

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta sexta-feira (12) 2.675 novos casos de Covid-19 e 55 óbitos pelo novo coronavírus. Os dados acumulados do monitoramento mostram que o Paraná soma 579.456 casos confirmados e 10.579 mortes em decorrência da doença. Há ajustes no final do texto. Os casos divulgados nesta sexta-feira são de fevereiro (2.470) e janeiro (93) de 2021 e dos seguintes meses de 2020: abril (1), junho (1), agosto (2), setembro (5), outubro (2), novembro (23) e dezembro (78).

VACINA – O Paraná vacinou 239.862 pessoas contra a Covid-19 até esta sexta-feira (12). Até o momento, o Estado recebeu 538.900 doses do Governo Federal.

INTERNADOS – 1.508 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 1.262 pessoas em leitos SUS (655 UTI e 607 clínicos/enfermaria) e 246 em leitos da rede particular (109 UTI e 137 em clínicos/enfermaria). Há outros 1.211 pacientes internados, 411 em leitos UTI e 800 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A secretaria estadual informa a morte de mais 55 pacientes. São  29 mulheres e 26 homens com idades que variam de 36 a 99 anos. Os óbitos ocorreram entre 23 de agosto de 2020 e 11 de fevereiro de 2021. Os pacientes que foram a óbito residiam em: Curitiba (6), Londrina (5), Andirá (2), Arapongas (2), Cruzeiro do Oeste (2), Foz do Iguaçu (2), Rolândia (2), São José dos Pinhais (2) e Toledo (2).

O Boletim registra ainda uma morte em cada um dos seguintes municípios: Arapoti, Cambê, Campo Mourão, Castro, Chopinzinho, Godoy Moreira, Guarapuava, Imbaú, Jaguapitã, Jaguariaíva, Jandaia do Sul, Mandaguari, Maringá, Matelândia, Paiçandu, Paranavaí, Piraquara, Ponta Grossa, Primeiro de Maio, Quatro Barras, Rebouças, Ribeirão do Pinhal, Rio Negro, Rosario do Ivaí, Santo Antônio da Platina, São João do Ivaí, São Miguel do Iguaçu, Sertanópolis, Sulina e União da Vitória.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento contabiliza 4.000 casos de pessoas que não moram no Estado – 82 foram a óbito.

Sonda chinesa envia à Terra primeiras imagens da órbita de Marte

A agência espacial da China divulgou hoje (12) as primeiras imagens de vídeo recolhidas pela sonda espacial Tianwen-1 na órbita de Marte, destacando-se crateras brancas na superfície do planeta. A sonda, que tem acoplados um veículo e um robô que deverão aterrar em Marte, atingiu na quarta-feira (10) a órbita do planeta, juntando-se às missões dos Estados Unidos e dos Emirados Árabes Unidos, que também estão em órbita. Em clima de rivalidade tecnológica e diplomática com os Estados Unidos, a China montou um ambicioso programa espacial com o objetivo de criar uma estação espacial habitada na órbita terrestre até 2022 e enviar uma missão tripulada à Lua até 2030.

A Tianwen-1 foi lançada em julho passado, ao mesmo tempo que as sondas dos Estados Unidos e dos Emirados Árabes Unidos, aproveitando a maior proximidade orbital entre a Terra e Marte. A sonda dos Emirados, chamada Al-Amal (Esperança), chegou à órbita marciana na terça-feira (9), marcando a estreia da primeira missão interplanetária do mundo árabe. Os responsáveis pelo programa espacial chinês querem aterrissar numa planície de marte o veículo com 240 quilos para, durante três meses, analisar o solo e a atmosfera marcianas, recolher imagens, cartografar a superfície e procurar por vestígios de vida antiga. Na primeira imagem em preto e branco que tirou do planeta, surgem relevos como a cratera de Schiaparelli e os desfiladeiros de Valles Marineris. A aterrissagem em Marte do robô móvel norte-americano, o Perseverance, está prevista para 18 de fevereiro.

ESPORTES

FÓRMULA 1

Alonso passa por cirurgia após sofrer fratura no maxilar em acidente

O bicampeão de Fórmula 1 Fernando Alonso passou por uma operação devido a uma fratura no maxilar e ficará em observação nos próximos dois dias após um acidente de bicicleta em uma estrada da Suíça, disse sua equipe Alpine nesta sexta-feira (12). O piloto de 39 anos, que se envolveu ontem (11) no acidente, deve voltar à F1 nesta temporada depois de dois anos longe da categoria. “Após seu acidente ciclístico de ontem, Fernando Alonso foi mantido em observação em um hospital da Suíça”, disse um comunicado da equipe. “Médicos descobriram uma fratura em sua mandíbula superior e realizaram uma operação corretiva bem-sucedida. A equipe médica responsável está satisfeita com sua evolução. Fernando permanecerá em observação no hospital por mais 48 horas.”

Ainda na quinta-feira (11), o jornal italiano Gazzetta dello Sport noticiou que o espanhol, um fã entusiasmado do ciclismo, foi atingido por um carro enquanto treinava de bicicleta perto de sua casa em Lugano. A equipe Alpine, antes conhecida como Renault e rebatizada em homenagem à marca de carros esportivos da montadora francesa, disse acreditar que Alonso “estará plenamente operacional para fazer os preparativos para a temporada”. O campeonato de F1 deve começar no Barein no dia 28 de março. Alonso, campeão com a Renault em 2005 e 2006, correu na modalidade pela última vez com a McLaren em 2018.

TÊNIS – ABERTO DA AUSTRÁLIA

Djokovic e Thiem vencem após 5 sets e avançam às oitavas na Austrália

A jornada desta sexta-feira (12) do Aberto da Austrália garantiu o avanço às oitavas de final de dois dos favoritos do torneio, Dominic Thiem e Novak Djokovic, que tiveram que se esforçar muito para superar seus rivais em partidas de cinco sets. O austríaco Thiem protagonizou uma virada impressionante diante de um Nick Kyrgios elétrico, que ele derrotou na Arena John Cain pelo placar emocionante de 4-6, 4-6, 6-3, 6-4 e 6-4. “Jogar pela primeira vez contra Nick aqui, em sua quadra favorita, com um grande público… realmente há coisas mais fáceis de se fazer”, disse o campeão do Aberto dos Estados Unidos depois de selar a vitória com um revés na paralela disparado do fundo da quadra.

O sérvio, que busca sua nona coroa na Austrália, liderou sem grandes dificuldades os dois primeiros sets, mas começou a se queixar de uma lesão no início do terceiro. Ele chegou a sair da Arena Rod Laver para ser atendido e demonstrou estar com dor algumas vezes, o que permitiu a Fritz, de 23 anos, levar os dois sets seguintes. O público foi retirado na metade do quarto set devido à entrada em vigor de uma nova quarentena em Melbourne, o que suspendeu a partida durante alguns minutos – mas Djokovic acabou se sobrepondo aos incômodos e fez o necessário para seguir vivo mais um dia no primeiro Grand Slam do ano.

OLIMPÍADAS DE TÓQUIO 

Yoshiro Mori se desculpa de novo e renuncia por comentários sexistas

O chefe da Olimpíada Tóquio 2020, Yoshiro Mori, renunciou nesta sexta-feira (12) e voltou a pedir desculpas por comentários sexistas que desencadearam uma revolta global, obrigando o evento já conturbado a procurar um novo líder a cinco meses da cerimônia de abertura. A renúncia do ex-primeiro-ministro de 83 anos minará ainda mais a confiança na capacidade dos organizadores de realizar os Jogos de Verão, adiados em um ano, durante a pandemia de coronavírus. Um comitê de seleção composto por um número igual de homens e mulheres, e centrado em atletas, escolherá um novo presidente, disse o executivo-chefe da Tóquio 2020, Toshiro Muto, em uma coletiva de imprensa após uma reunião de uma comissão de conselheiros.

Ele não disse quando a decisão será tomada, mas que isso tem que acontecer rapidamente e que o candidato deve ter experiência olímpica e entender coisas como diversidade e inclusão. Entre os candidatos possíveis está a ministra da Olimpíada, Seiko Hashimoto, noticiou a mídia. Hashimoto, de 56 anos, participou de sete Olimpíadas e é uma parlamentar pioneira. Seu primeiro nome se baseias nas palavras japonesas para ‘chama olímpica’ e ela nasceu pouco dias antes do início da Olimpíada de Tóquio de 1964. Mori causou furor quando disse que as mulheres falam demais durante uma reunião do comitê olímpico japonês neste mês, provocando um coro de pedidos de demissão. Inicialmente, ele se recusou a renunciar.

“Meus comentários impróprios causaram muito problema. Peço desculpas”, disse Mori no início de uma reunião de autoridades graduadas do comitê organizador nesta sexta-feira (12), acrescentando que o mais importante é a Olimpíada de Tóquio ser um sucesso. O Comitê Olímpico Internacional (COI) disse estar “comprometido como sempre” com a realização dos Jogos, que devem começar em 23 de julho. “O COI continuará a trabalhar de perto com seu sucessor para realizar os Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020 com segurança e proteção em 2021”, disse o presidente da entidade, Thomas Bach, em um comunicado. Ontem (11), Mori pediu ao prefeito da Vila Olímpica, Saburo Kawabuchi, de 84 anos, que assumisse o cargo, mas nesta sexta-feira (12) a mídia noticiou que ele recusou o posto em meio à consternação pública com o fato de o possível sucessor ser mais um idoso.

FUTEBOL

Hernán Crespo assina contrato e é o novo técnico do São Paulo

Hernán Crespo assinou contrato para ser o novo técnico do São Paulo. Superadas as pendências finais entre o clube e o argentino, o anúncio foi feito no meio da tarde desta sexta-feira, por meio das redes sociais. São Paulo e Crespo resolveram os últimos detalhes que faltavam após o acordo verbal encaminhado. O contrato será de dois anos. Ainda não há previsão de quando Crespo comandará o time em campo. O São Paulo entende que o processo de mudança de país leva tempo. Neste domingo, contra o Grêmio, pelo Brasileiro, o auxiliar e interino Marcos Vizolli estará no banco mais uma vez.

FUTEBOL – BRASILEIRÃO – SÉRIE A

Jogos da 36ª rodada 

Restando apenas três rodadas para o fim do Brasileirão 2020, terá início neste final de semana a 36ª rodada da competição que reúne a elite do futebol nacional. JOGOS DA 36ª RODADA

Sábado, 13 de fevereiro
17h – Goiás x Botafogo
19h – Atlético-MG x Bahia
19h – Santos x Coritiba

Domingo, 14 de fevereiro
16h – Vasco x Internacional
16h – Flamengo x Corinthians
18h15 – Palmeiras x Fortaleza
18h15 – Athletico-PR x Atlético-GO
20h30 – Grêmio x São Paulo

Segunda-feira, 15 de fevereiro
18h- Ceará x Fluminense
20h – Sport x Red Bull Bragantino

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná.