Agência dos EUA aprova uso emergencial da vacina da Pfizer e BioNTech

A agência reguladora de medicamentos americana FDA anunciou nesta sexta-feira (11) a aprovação do uso emergencial da vacina contra a Covid-19, desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech. Com isso, os Estados Unidos se tornam o 5º país a autorizar o uso deste imunizante. O anúncio segue a recomendação de um órgão consultivo que recomendou a vacina para uso emergencial em maiores de 16 anos. Para começar a vacinação, outra agência federal americana, o CDC, deve dar o parecer final. A expectativa é que isso aconteça nos próximos dias. A vacina da Pfizer já foi aprovada pelo Reino Unido, Canadá, Bahrein e México. A agência regulatória britânica foi a primeira a aprovar o uso da vacina, ainda na semana passada. O Reino Unido iniciou sua campanha de vacinação nesta terça-feira (8). Após o anúncio da FDA, o presidente Donald Trump publicou um vídeo nas redes sociais em que comemorou a liberação da vacina e a chamou de “milagre médico”.

“Hoje, nossa nação conseguiu um milagre médico. Chegamos a uma vacina segura e eficaz em apenas nove meses. É uma das maiores realizações científicas da história. Isso salvará milhões de vidas e logo encerrará a pandemia de uma vez por todas”, afirmou. Na quinta-feira (10) , uma comissão de especialistas – formada por pesquisadores independentes, médicos e representantes farmacêuticos – se reuniu para avaliar uma recomendação endereçada para a FDA. É a partir dela que a agência poderá decidir se autorizaria ou não a aplicação do imunizante. A agência já havia apresentado, no início desta semana, um parecer favorável à vacina, confirmando sua segurança e eficácia.

Queda de helicóptero em Angra deixa um morto

O helicóptero que caiu no início da noite de ontem (11) em Angra dos Reis, no sul fluminense, deixou um morto. A vítima, um homem cuja identidade não foi divulgada pelo Corpo de Bombeiros, morreu no local. Segundo os bombeiros, ele era a única pessoa que estava na aeronave. O acidente ocorreu por volta das 19h no distrito de Mambucaba próximo ao km 531 da rodovia Governador Mário Covas/Rio-Santos (BR-101). O helicóptero teria derrubado ainda uma linha de transmissão de energia.

Caixa paga hoje penúltima parcela do auxílio emergencial

A Caixa informa que o pagamento da penúltima parcela do auxílio emergencial será paga hoje para beneficiários nascidos em dezembro. Segundo informa o banco, 3,5 milhões de trabalhadores que não estão inscritos no Bolsa Família receberão a parcela. Entre os beneficiados, 3,3 milhões receberão a parcela de R$ 300 referente ao auxílio emergencial extensão. Outros 200 mil receberão parcelas pendentes de R$ 600. O crédito do auxílio emergencial será creditado em contas poupança sociais digitais da Caixa, que contam com um cartão de pagamentos virtual. Os saques em espécie do benefício estarão disponíveis após 27 de janeiro.

Fim do auxílio emergencial ajudará a controlar inflação, diz Guedes

O fim do auxílio emergencial ajudará no controle da inflação, disse hoje (11) o ministro da Economia, Paulo Guedes. Em audiência pública virtual no Congresso Nacional, o ministro também citou a aprovação do projeto de lei que concede autonomia ao Banco Central (BC) como fator que reduzirá as pressões sobre os índices de preços. “Nós achamos que esse aumento de inflação vai se dissipar. Primeiro, porque o presidente da Câmara [dos Deputados, Rodrigo Maia] vai aprovar o Banco Central independente, que vai impedir que essa alta transitória de preços prossiga. E, segundo, porque a própria suavização do auxílio emergencial, na medida em que ele desce e recai no Bolsa Família. Essa explosão de preços de construção civil, de alimentos, se acalma um pouco”, declarou o ministro. Guedes criticou a demora na aprovação de medidas que reduzam os gastos públicos e flexibilizem o orçamento. As reformas do pacto federativo e da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Emergencial, paradas no Senado há um ano. Entre as reformas fiscais, dois projetos, um que desvincula recursos parados em fundos públicos e outro que institui um plano de recuperação fiscal para estados, aguardam votação na Câmara.

Segundo Guedes, a equipe econômica fez sua parte enviando as propostas ao Congresso. Agora, cabe aos parlamentares destravar a pauta e votar os textos. “É completamente insensato, quase desonesto, ficar cobrando coisas que já estão entregues. É muito fácil disfarçar desentendimento político passando a conta para quem já fez a sua parte. Não cobrem da economia. Quem faz o timing das reformas é a política. Não adianta devolver a conta para a economia”, declarou.
O ministro também pediu empenho na aprovação da reforma tributária, que tramita em uma comissão mista especial do Congresso. Segundo Guedes, o debate está interditado por causa de acordos entre parlamentares da Mesa Diretora e partidos de esquerda. Ele também disse que acordos entre legendas de esquerda estão atrapalhando o cronograma de privatizações. “Como é que eu vou privatizar se não entra na pauta?”, questionou.

Sem acordo, PEC Emergencial fica para 2021

Com a falta consenso entre os parlamentares, o relator da Proposta de Emenda à Constituição 186/2019 – a  chamada PEC Emergencial – senador Márcio Bittar (MDB-AC) desistiu de apresentar seu parecer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa antes do recesso parlamentar. Em nota divulgada nesta sexta-feira (11), Bittar, que trabalha no texto há mais de um ano, explicou o motivo de deixar para o ano que vem a apresentação do relatório da proposta que cria mecanismos de ajuste fiscal para União, estados e municípios. “Nas últimas semanas trabalhei para construir um texto de consenso que ajude o Brasil a solucionar os graves problemas que enfrenta. Consultei o governo, líderes do Congresso e parlamentares. Em vista da complexidade das medidas, bem como da atual conjuntura do país, decidi não mais apresentar o relatório em 2020. Creio que a proposta será melhor debatida no ano que vem, tão logo o Congresso Nacional retome suas atividades e o momento político se mostre mais adequado”, afirmou.

A nota de Bittar, que também é o relator do Orçamento Geral da União, que será votado em fevereiro, mostra uma mudança posição. Na semana passada, ele chegou a sugerir a possibilidade de votação da matéria “ainda neste ano”. Na sessão remota da última terça-feira( 8), o relator disse que o objetivo “é dar um sinal ao Brasil inteiro da retomada da agenda de austeridade fiscal”. O texto original cria mecanismos de ajuste fiscal, caso as operações de crédito da União excedam a despesa de capital. No caso de estados e municípios, o gatilho é a elevação das despesas correntes acima do limite de 95% das receitas correntes. A PEC Emergencial também modifica limites para gastos com pessoal e proíbe que novas leis autorizem o pagamento retroativo desse tipo de despesa. A matéria determina ainda a reavaliação periódica de benefícios tributários, creditícios e financeiros e veda a ampliação de benefícios tributários a partir de 2026, caso eles ultrapassem 2% do produto interno bruto (PIB). Ainda de acordo com a proposta, o dinheiro que sobrar do orçamento transferido aos Poderes Legislativo e Judiciário deve retornar ao Tesouro Nacional.

Decreto restabelece alíquota zero de IOF para operações de crédito

Um decreto editado pelo presidente Jair Bolsonaro nesta sexta-feira (11) reduziu a zero a cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) em operações de crédito. A taxação havia sido estabelecida há cerca de 15 dias, como forma de compensar a suspensão da conta de luz de consumidores do Amapá, que sofreram com um apagão de mais de 20 dias no estado em novembro. Como o aumento da arrecadação do IOF já compensou os gastos da isenção das contas de luz, o governo decidiu restabelecer a alíquota zero do imposto.

De acordo com Secretaria Geral da Presidência da República, a medida é uma “forma de mitigar o impacto provocado pela pandemia de covid-19 sobre a economia brasileira.” O decreto se aplica tanto em relação ao IOF incidente sobre operações de crédito como em relação à alíquota adicional de 0,38% do mesmo imposto, aplicável às operações de curto prazo. Segundo o governo, a proposta beneficia pessoas físicas, jurídicas e micro e pequenas empresas que tomam empréstimos, contribuindo para a redução do custo do crédito. A nova alíquota entrará em vigor na terça-feira (15), vigorando até 31 de dezembro, e não precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional.

Em artigo, vice-presidente Mourão pede união e otimismo para 2021

O vice-presidente Hamilton Mourão publicou hoje (11) um artigo em que pede união, esforço e otimismo para o final deste ano e para 2021. O próximo ano, segundo o vice-presidente, deverá ser caracterizado por “otimismo e crença na vitória, abandonando os sentimentos negativos de que tudo está perdido. Não está!”, afirma. Mourão reconhece as dificuldades atravessadas por famílias brasileiras durante a pandemia de covid-19, principalmente aquelas que perderam membros e amigos por causa da doença. “Enfrentamos um período de incomparáveis desafios, notadamente no campo da luta pela vida contra a pandemia do coronavírus. Período de luto, sofrimento e dor para milhares de famílias que perderam seus entes queridos, seus amigos, nossos irmãos brasileiros, apesar de toda a nossa participação, empenho e vontade de vencer esta doença.” Em tom de otimismo, o vice-presidente afirma que é necessário potencializar o lado promissor do Brasil com união.

Assim, haverá “fonte de energia para aumentar nossa disposição e para cada vez mais construir (ou reconstruir) o nosso Brasil”. Mourão cita ainda Fábio Faria, ministro das Comunicações, cuja frase o vice-presidente toma a liberdade de parafrasear: “É oportuno e necessário um armistício patriótico”. Mourão fala ainda sobre a questão do desmatamento na Amazônia, e afirma que houve uma campanha internacional equivocada sobre a “forma como cuidamos do nosso verde.” Sobre divergências políticas e conflitos, Mourão assegura que são características fundamentais de uma democracia, e que também é possível avançar mesmo com opiniões divergentes. “Posicionamentos e ressalvas sempre haverá, pois esses são importantes traços de nossa democracia. No entanto, a flexibilidade e o diálogo são a regra. O benefício final é inegável.” O vice-presidente encerra o artigo com um apelo à união e à soma de esforços para o país. “Cabe a nós, brasileiros, nos unirmos neste objetivo: ajudar o nosso País, de mãos dadas e, principalmente, com pensamentos e ações positivas”, conclui.

ANS: começa a valer suspensão da comercialização de 12 planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou a lista de planos de saúde que terão a venda temporariamente suspensa, a partir desta sexta-feira (11), devido a reclamações relacionadas a cobertura assistencial. Nesse ciclo, a ANS determinou a suspensão de 12 planos de três operadoras por conta de reclamações efetuadas no terceiro trimestre. Ao todo, segundo a ANS, 12.290 beneficiários ficam protegidos com a medida, já que esses planos só poderão voltar a ser comercializados para novos clientes se as operadoras apresentarem melhora no resultado. A medida faz parte do Monitoramento da Garantia de Atendimento, que acompanha regularmente o desempenho do setor para proteção dos consumidores.

Além das suspensões, a ANS também divulgou a lista de planos que poderão voltar a ser comercializados. Nesse ciclo, três planos de duas operadoras tiveram a venda liberada pelo monitoramento. Segundo a agência, as reclamações recebidas consideradas no monitoramento se referem ao descumprimento dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias ou negativa de cobertura assistencial. A partir dessas informações, as operadoras são classificadas em faixas, possibilitando uma análise comparativa entre elas e acarretando a suspensão da comercialização dos planos mais reclamados. Quando uma operadora tem um produto com comercialização suspensa em decorrência do monitoramento, ela não pode registrar nenhum novo plano que seja análogo aos que estiverem na lista de suspensão e nem receber novos beneficiários nos planos de saúde com comercialização suspensa por esse motivo (com exceção de novo cônjuge ou filho e de ex-empregados demitidos ou aposentados).

MEC autoriza aulas não presenciais até dezembro de 2021

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, homologou o Parecer nº 19, do Conselho Nacional de Educação (CNE), que estende até 31 de dezembro de 2021 a permissão para atividades remotas no ensino básico e superior em todo o país. A validação da decisão do CNE foi publicada na edição desta quinta-feira (10) do Diário Oficial da União (DOU), em despacho assinado pelo próprio ministro. De acordo com o parecer, aprovado pelo colegiado em outubro, os sistemas públicos municipais e estaduais de ensino, bem como as instituições privadas, possuem autonomia para normatizar a reorganização dos calendários e o replanejamento curricular ao longo do próximo ano, desde que observados alguns critérios, como  assegurar formas de aprendizagem pelos estudantes e o registro detalhado das atividades não presenciais. Outra regra definida no parecer é a que flexibiliza formas de avaliação dos estudantes durante a vigência do estado de calamidade pública. “Em face da situação emergencial, cabe aos sistemas de ensino, secretarias de educação e instituições escolares promover a redefinição de critérios de avaliação para promoção dos estudantes, no que tange a mudanças nos currículos e em carga horária, conforme normas e protocolos locais, sem comprometimento do alcance das metas constitucionais e legais quanto ao aproveitamento para a maioria dos estudantes, aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, e à carga horária, na forma flexível permitida por lei e pelas peculiaridades locais”.

Atividades presenciais: A volta às aulas presenciais, segundo a decisão CNE, também homologada pelo MEC, deve ser gradual, por grupos de estudantes, etapas ou níveis educacionais, “em conformidade com protocolos produzidos pelas autoridades sanitárias locais, pelos sistemas de ensino, secretarias de educação e instituições escolares”. Esse processo de retorno ao presencial também deve envolver, segundo as diretrizes aprovadas, a participação das comunidades escolares e a observância de regras de gestão, de higiene e de distanciamento físico de estudantes, de funcionários e profissionais da educação, com escalonamento de horários de entrada e saída para evitar aglomerações, além outras medidas de segurança recomendadas. Apesar de estender o prazo para atividades remotas em todas instituições de ensino até dezembro do ano que vem, o MEC determinou, em portaria editada na terça-feira (8), que o retorno às atividades presenciais nas instituições federais de ensino superior deve começar antes, a partir do dia 1º de março. A data anterior previa esse retorno já no dia 4 de janeiro, mas a pasta decidiu prorrogar esse prazo após reclamação das universidades e dos institutos federais.

SC: Governo do Estado garante vacinação contra o coronavírus para população catarinense em reunião com a Fecam

O governador Carlos Moisés assegurou nesta sexta-feira, 11, que Santa Catarina terá vacinação contra a Covid-19 para a população. O chefe do Executivo estadual confirmou a informação a prefeitos e deputados durante reunião online com a Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) no fim da tarde, após conversa com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Durante a videoconferência, Carlos Moisés informou que o governo federal trabalha para anunciar o Plano Nacional de Imunização na próxima semana, com distribuição das doses entre o fim de janeiro e fevereiro de 2021. Carlos Moisés também sinalizou que, caso seja necessário, o Governo do Estado dispõe de R$ 300 milhões separados em caixa para compra de vacinas. Os valores seriam suficientes para adquirir cinco milhões de doses. “Estamos comprometidos em garantir a imunização dos catarinenses. O governo federal é o responsável pelo Plano Nacional de Imunização e temos que acompanhá-los nesse sentido. A parte do governo estadual está sendo feita, com a preparação da logística, das equipes de profissionais e licitação de seringas”, afirmou o governador. O Estado já adquiriu 15 milhões de agulhas.

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, afirmou que na próxima segunda-feira, 14, será feita a apresentação do planejamento da Campanha de Vacinação para 2021, que já está pronto. “O programa brasileiro de imunização é o melhor programa de vacinação do mundo e ele precisa ser respeitado e valorizado. É obrigação do governo estadual preparar a logística, fazer o dimensionamento de insumos e equipes. Neste sentido, tudo está planejado e organizado”, destacou. De acordo com a Secretaria da Saúde, o Estado tem 1.186 salas de vacina e, neste momento, o trabalho é de ampliação e qualificação das equipes de vacinação. Participaram da reunião nesta sexta-feira os deputados estaduais Paulinha, Luciane Carminatti, Vicente Caropreso, Zé Milton Scheffer e Ada de Luca, além do presidente da Fecam, Paulo Roberto Weiss, e prefeitos de cidades catarinenses.

Paraná está preparado para a vacinação, afirma governador

O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou nesta sexta-feira (11) que o Paraná está preparado para a campanha de vacinação contra o novo coronavírus assim que as vacinas forem aprovadas pelos órgãos reguladores. Ele também disse que a imunização respeitará o calendário nacional, que o Estado continua conversando com laboratórios e que tem R$ 200 milhões disponíveis para eventual aquisição, se necessário. Ratinho Junior ressaltou que o Estado pretende oferecer a vacina a toda a população. “Estamos muito organizados. Esse programa precisa de uma série de instrumentos e de uma logística robusta. A Secretaria de Saúde já vem há bastante tempo preparando o Estado para quando aparecer a vacina comprovadamente eficaz e com autorização dos órgãos responsáveis”, disse o governador Ratinho Junior. Ele também frisou que o Paraná está trabalhando com base em orientações técnicas e científicas desde o início da pandemia e que o mesmo se dará em relação à vacinação. “Não vamos fazer da vacina um programa eleitoral. Estamos tratando de forma técnica e científica para dar o melhor resultado para a população. Tratamos a pandemia desde o começo com decisões técnicas”, disse.

MATERIAL – O governador citou as estratégias já estabelecidas pela Secretaria de Estado da Saúde, entre elas a aquisição de 11 milhões de seringas e a abertura de registro de preço para aquisição de mais 16 milhões de unidades; a contratação de mais de 200 câmaras frias e quatro contêineres de 40 pés para armazenamento. Além disso há uma preparação de 1.850 salas de vacinações já existentes em parceria com os municípios, e uma licitação de R$ 22 milhões para comprar mais Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). “Estamos organizados em termos logísticos e de equipamentos, com agulhas, seringas, câmaras frias e profissionais. E torcendo para que a vacina ou as vacinas venham o quanto antes, independente da bandeira e da origem. Olhamos em cima de uma metodologia. É o compromisso do Governo do Paraná”, disse Ratinho Junior.

Covid-19: Brasil passa das 180 mil mortes desde início da pandemia

Desde o início da pandemia, mais de 180 mil pessoas morreram no Brasil devido ao novo coronavírus. Com 672 novas vidas perdidas acrescidas às estatísticas do Ministério da Saúde em 24 horas desde o boletim de ontem (10), o total de óbitos chegou a 180.437. A pasta ainda investiga se a morte de 2.296 pessoas foi por covid-19. Já o número de pessoas infectadas acumulado foi para 6.836.227. Entre ontem e hoje, foram registrados por secretarias de saúde dos estados 54.428 novos diagnósticos positivos de covid-19. Foi o 3º dia seguido com mais de 50 mil novos casos por dia, retomando o ritmo de contaminação de julho e agosto. Ontem, o painel do Ministério da Saúde trazia 6.781.799 de casos acumulados.

Os dados estão na atualização diária do Ministério da Saúde, divulgada no início da noite desta sexta-feira (11). O balanço consiste na consolidação das informações fornecidas pelas secretarias estaduais de saúde. Ainda conforme a atualização do órgão, há 701.045 pacientes em acompanhamento. Outras 5.954.745 pessoas se recuperaram da doença. Normalmente, os casos são menores aos domingos e segundas-feiras em função da dificuldade de alimentação pelas secretarias estaduais de saúde. Já às terças-feiras, eles podem subir mais em função do acúmulo de registros atualizado.

Covid nos Estados

A lista dos estados com mais mortes pela covid-19 é encabeçada por São Paulo (43.802), Rio de Janeiro (23.630), Minas Gerais (10.565), Ceará (9.772) e Pernambuco (9.244). As Unidades da Federação com menos óbitos pela doença são Acre (747), Roraima (753), Amapá (846), Tocantins (1.195) e Rondônia (1.634).

SC: Estado confirma 421.044 casos, 388.872 recuperados e 4.284 mortes por Covid-19

Há, em Santa Catarina, 421.044 pacientes com confirmação de infecção pelo novo coronavírus. Desses, 388.872 são considerados recuperados e 27.888 continuam em acompanhamento. O dado foi divulgado nesta sexta-feira, 11. A Covid-19 causou 4.284 óbitos no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade atual é de 1,02%.

>>> Confira aqui o boletim diário desta sexta-feira, 11
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

Há casos confirmados em todos os 295 municípios catarinenses, e há 248 com pelo menos um óbito. Estima-se que haja casos ativos em 286. A cidade com a maior quantidade de confirmações de infecção pelo novo coronavírus é Florianópolis, que registra 35.739 casos, seguida por Joinville (35.591), Blumenau (23.036), São José (19.821), Criciúma (15.692), Palhoça (13.312), Balneário Camboriú (13.270), Itajaí (13.113), Chapecó (11.645) e Brusque (11.099). A taxa de ocupação dos leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina é de 89,6%. Isso significa que, dos 1.456 leitos existentes no estado, 151 estão vagos e 1.305 estão ocupados, sendo 649 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus.

Paraná: Estado passa de 320 mil casos de Covid-19 em nove meses

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta sexta-feira (11) mais 2.141 diagnósticos e 47 mortes pela Covid 19. Também são registrados 2.907 casos confirmados retroativos do período entre 12 de junho e 09 de dezembro, que estavam com investigação em aberto, foram encerrados e computados no sistema. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma agora 320.088 casos e 6.642 óbitos em decorrência da doença

INTERNADOS – O informe da Secretaria da Saúde desta sexta-feira relata que há 1.281 pacientes com diagnóstico confirmado internados. São 1.080 pacientes em leitos SUS (531 em UTI e 549 em enfermaria) e 201 em leitos da rede particular (80 em UTI e 121 em enfermaria). Há outros 1.510 pacientes internados, 989 em leitos UTI e 521 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – Os 47 pacientes que faleceram são 19 mulheres e 28 homens, com idades que variam de 28 a 92 anos. Os óbitos ocorreram entre 18 de agosto e 11 de dezembro. Os pacientes que foram a óbito residiam em Curitiba (8), Colombo (4), Campo Largo (3), Maringá (3), Apucarana (2), Astorga (2), Cascavel (2), Pontal do Paraná (2), São José dos Pinhais (2). A Saúde registra ainda a morte de uma pessoa em cada um dos municípios de Antonina, Bandeirantes, Cambé, Céu Azul, Clevelândia, Cruzeiros do Oeste, Dois Vizinhos, Espigão do Alto Iguaçu, Guarapuava, Itaperuçu, Japurá, Mariluz, Missal, Paiçandu, Palotina, Paranaguá, Quedas do Iguaçu, Rolândia, São Pedro do Ivaí.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Secretaria da Saúde registra 2.832 casos de residentes de fora, sendo que 58 pessoas foram a óbito.

INTERNACIONAL

Carro atinge pedestres em Nova York

Um carro atingiu diversas pessoas que participavam de uma manifestação em Nova York nesta sexta-feira (11). Segundo a polícia, uma colisão de veículo com múltiplos pedestres foi registrada na esquina da rua East 39th com a Terceira Avenida por volta das 16 horas (18 horas em Brasília). Diversas ambulâncias foram requisitadas, de acordo com os bombeiros. A polícia diz que cerca de 50 a 60 pessoas participavam da manifestação no momento do incidente e que seis ficaram feridas, mas nenhuma corre risco de vida.

A emissora NBC informa que duas pessoas foram detidas – a motorista e uma passageira que a acompanhava – e estão sendo interrogadas. Uma testemunha filmou o momento em que uma mulher era conduzida por policiais. De acordo com duas fontes policiais da emissora, os manifestantes cercaram o carro e deram alguns tapas na lataria, o que teria assustado a motorista, que então acelerou. A área em que o incidente aconteceu estava bloqueada para o trânsito de veículos, mas o carro da motorista já estava estacionado ali quando a manifestação teve início, por isso estava naquele trecho. Segundo o jornal “New York Post”, a mulher tem 52 anos e estava acompanhada da filha, de 29 anos.

LOTERIA

Mega-Semana de Natal sorteia hoje R$ 40 milhões

A Caixa sorteará na noite de hoje (12) um prêmio de cerca de R$ 40 milhões para quem acertar as 6 dezenas da Mega Sena. O evento acontece às 20h e será transmitido ao vivo pelas redes sociais do banco. O prêmio está acumulado, já que ninguém acertou os números da Mega-Semana de Natal. Veja as dezenas sorteadas no último concurso: 10-16-27-34-36-57. As apostas podem ser feitas em casas lotéricas ou pela internet até às 19h do dia do concurso. As apostas custam R$ 4,50 por 6 dezenas em cada bilhete. Para apostas com mais dezenas, até o limite de 15, o valor individual do bilhete pode chegar a R$ 22.522,50. As chances de acerto para a aposta com 15 dezenas são de 1 em 10.003.

FÓRMULA 1

GP de Abu Dhabi: confira os dias e horários da F1 nos Emirados Arábes

O Grande Prêmio de Abu Dhabi, última etapa da temporada 2020 da Fórmula 1, acontece neste fim de semana (11, 12 e 13 de dezembro) nos Emirados Árabes.

Confira os dias e horários, sempre no horário de Brasília (GMT -3):

Sábado, 12 de dezembro
07h00 às 08h00 – Treino Livre 3 (TL3) Fórmula 1
10h00 às 11h00 – Qualificação Fórmula 1

Domingo, 13 de dezembro
09h53 às 09h54 – Protesto antirracismo
10h10 – Grande Prêmio de Abu Dhabi de Fórmula 1 (55 voltas ou 120 minutos).

FUTEBOL

Brasileirão 2020 – 25ª rodada – Série A

A rodada de número 25 desta edição do Campeonato Brasileiro, onde segue a disputa pelos primeiros lugares – na busca pelo título e também por vagas a Libertadores de 2021.

Athletico x Atlético-MG – sábado – 17h

Ainda sonhando com o título nacional em 2020, o Galo que irá até Curitiba para encarar o “Furacão”, tentará levar os três pontos desta partida para não deixar o São Paulo se distanciar ainda mais na ponta do campeonato (sete pontos é a diferença atual) e desta forma seguir sonhando com a possibilidade de conquistar seu segundo título do Campeonato Brasileiro em sua história. Por sua vez, o Athletico que joga em casa, terá mais uma chance de se afastar da parte de baixo da tabela, visto que só está a quatro pontos do primeiro time dentro do Z4 – o Vasco.

Horário do jogo: sábado – 17h (de Brasília)

Local – Arena da Baixada

Goiás x Grêmio – sábado – 21h

Em busca de objetivos diferentes na temporada, Goiás e Grêmio se encaram neste sábado, às 21h, no Estádio Olímpico, em Goiânia, pela 25ª rodada. Anteriormente agendada para ocorrer no dia 16 de dezembro, esse confronto fora adiantado por conta da aproximidade da partida entre Santos x Grêmio pela Libertadores; desta forma a CBF resolveu antecipar para esse sábado – 12 de dezembro. O Tricolor busca os três pontos para seguir sonhando com o título nacional, embora deva entrar em campo com time misto ou até mesmo reserva. Por sua vez, o Goiás segue lutando para deixar a lanterna do Brasileirão.

Horário do jogo: 21h (de Brasília)

Local: Estádio Olímpico – Goiânia

Flamengo x Santos – domingo – 16h

Neste domingo teremos o duelo entre duas das camisas mais pesadas do futebol brasileiro, onde Rubro-Negros e Peixe se encaram pela 25ª rodada do campeonato nacional, no Maracanã, a partir das 16h. Ambos disputando as primeiras colocações na tabela de classificação, onde Flamengo busca confirmar uma recuperação na temporada, depois de vários tropeços ao longo de 2020 e com isso voltar a ser um dos times favoritos ao título do Campeonato Brasileiro; já pelos lados do Santos, que também tem o objetivo de estar entre os quatro melhores do ano, esse fora de casa tentará conseguir levar para a Vila Belmiro os três pontos, que poderão lhe render um lugar no G4 ou na pior das hipóteses um lugar dentro do G6. Promessa de um grande confronto.

Horário: 16h (de Brasília)

Local: Maracanã

Corinthians x São Paulo – domingo – 18h15

Com objetivos bem distintos na temporada, Corinthians e São Paulo se encaram na rodada deste final de semana do Brasileirão 2020, na Neo Química Arena, quando neste domingo o “Timão” receberá o “Tricolor”, que tentará quebrar um tabu na casa corintiana – vencê-lo. Sim, o São Paulo jamais conseguiu vencer o “Timão” em sua nova casa desde a sua inauguração. Líder no Campeonato Brasileiro, os Tricolores querem se manter na ponta da tabela e de quebra buscar a primeira vitória na Neo Química Arena. Já o Corinthians após passar por momentos complicados na temporada e dentro da própria competição, quer buscar a manutenção de bons resultados obtidos nas últimas rodadas, onde não perde a três jogos. Grande duelo entre Corinthians e São Paulo pela 25ª rodada do campeonato nacional.

Horário: 18h15 (de Brasília)

Local: Arena Neo Química

Inter x Botafogo – 19h (sábado)

O Colorado diante do Botafogo tenta buscar a sua recuperação no Campeonato Brasileiro após sete jogos sem vencer na competição e com isso aproveitará o mau momento também vivido pelo Botafogo para tentar em casa mais três pontos na tabela de classificação – pontos esse que poderão lhe deixar mais próximo do G4 ou até mesmo dentro dele, mas para isso o Inter terá que secar seu arquirrival Grêmio, neste final de semana.

Vasco x Fluminense – 20h30 (domingo)

O Fluminense terá a reestreia do técnico Marcão, que assume o time até o final da temporada após Odair Hellmann confirmar a sua saída para o futebol árabe. O Tricolor das Laranjeiras que encara o Vasco, tenta mesmo jogando fora de casa sair com um bom resultado de São Januário e com isso ficar mais próximo do G4.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná.