Atentados do 11 de Setembro: 20 anos do dia que marcou a história

Todo o mundo lembra onde estava e o que estava fazendo quando soube dos ataques terroristas que causaram quase 3.000 mortes nos Estados Unidos, em 11 de setembro de 2001. Na manhã do dia 11 de setembro de 2001, quatro aviões da Boeing (dois 757 e dois 767, dois da American Airlines e dois da United Airlines) decolaram dos aeroportos de Boston, Newark e Washington. Todos iam para a Califórnia, mas jamais chegaram ao destino. Ao invés disso, o que aconteceu com eles mudou para sempre a história do século 21. O voo 11 da American Airlines, com 11 tripulantes e 76 passageiros, foi dominado por 5 sequestradores e colidiu com a Torre Norte do World Trade Center, em Nova York, às 8h46. Apenas 17 minutos depois, o avião que fazia o voo 175 da United, com 9 tripulantes, 51 passageiros e 5 terroristas, colidiu com a Torre Sul.

O mundo ainda tentava entender o que estava acontecendo quando a aeronave que fazia o voo 77 da American Airlines colidiu contra o Pentágono, prédio do Departamento de Defesa dos EUA, em Washington, com 6 tripulantes, 53 passageiros e 5 sequestradores, às 9h37. O último avião, do voo 93 da United Airlines, tinha como alvo o Congresso norte-americano, mas caiu perto de Shanksville, na Pensilvânia, às 10h03, após alguns dos 7 tripulantes e 33 passageiros tentarem retomar o controle das mãos de 4 terroristas. Em um intervalo de 77 minutos, 19 terroristas da Al-Qaeda conseguiram cumprir o maior e mais ousado atentado terrorista em solo norte-americano da história. No total, 2.996 pessoas morreram em decorrência direta das ações terroristas. As consequências desse dia, no entanto, perduram por duas décadas.

“No 11 de setembro, tudo mudou. Os EUA passam a intervir muito mais diretamente em determinadas regiões que eram geopolitcamente sensíveis. Teve a invasão do Afeganistão três meses depois do ataque e a invasão do Iraque em 2003. Há uma mudança na forma como os EUA lidam com o mundo, uma política intervencionista, mas ela tem um custo muito grande”, afirma o cientista político Guilherme Casarões, professor da FGV-SP.

As invasões: Menos de um mês após os atentados, em 7 de outubro, forças norte-americanas e britânicas atacaram posições do Talibã no Afeganistão. O grupo extremista que governava o país dava abrigo e recursos para a Al Qaeda de Osama Bin-Laden, que mais tarde assumiu o planejamento dos ataques, e se recusava a entregá-los. Tinha início então a invasão ao território afegão, que rapidamente derrotou os talibãs e desembocou em uma intervenção de longo prazo, encerrada apenas no dia 31 de agosto deste ano, com a retirada das tropas e funcionários dos EUA e países aliados por meio do aeroporto de Cabul, e a retomada do país pelo grupo extremista. Em 2003, por insistência do então presidente dos EUA, George W. Bush, que alegava um envolvimento do regime de Saddam Hussein, no Iraque, com a Al-Qaeda, além de supostas armas de destruição em massa, tropas norte-americanas e aliadas invadiram o país.

“A invasão do Iraque foi muito contestada por aliados históricos, como a Alemanha, a França e o Brasil, já no início do governo Lula. Alguns aliados ajudaram, mas a maior parte adotou uma postura de reticência. A Rússia e a China também fizeram críticas pesadas sobre a legitimidade da ação no Iraque, que gerou uma série de problemas no país”, recorda Casarões. Provas dessa desestabilização logo puderam ser sentidas em duas grandes cidades europeias. Em 11 de março de 2004, explosões em trens e estações de Madri mataram 193 pessoas e feriram mais de 2 mil. Em 7 de julho de 2005, atentados no metrô e um ônibus de Londres fizeram mais 56 vítimas fatais e 700 feridos. As ações foram atribuídas a células da Al-Qaeda, como uma resposta à participação da Espanha e do Reino Unido na invasão ao Iraque.

No dia 30 de agosto de 2021, o general americano Kenneth McKenzie fez um anúncio aos repórteres que cobrem o governo dos Estados Unidos: “Estou aqui para anunciar o fim da nossa retirada do Afeganistão e o fim da missão militar para retirar cidadãos norte-americanos. Isso significa o fim do componente militar da retirada e também o fim da missão que começou no Afeganistão logo após o 11 de setembro de 2001”. A declaração deixa claro como, passados 20 anos dos atentados cometidos pela Al-Qaeda em solo americano, o 11 de setembro de 2001 ainda tem consequências na geopolítica mundial. Os EUA e o Oriente Médio foram os locais que mais mudaram após os atentados que ocorreram há 20 anos. Além das guerras, houve mudanças de legislação e mesmo da moral dos povos há acadêmicos que dizem que um aumento da xenofobia entre os americanos tem origem nos atentados.

Nova York 20 anos depois dos atentados

Depois dos atentados de 11 de setembro de 2001 em Nova York, nos Estados Unidos, a cidade, as famílias das vítimas e os sobreviventes precisaram lutar para tentar espantar o fantasma da tragédia que abalou o mundo. Os locais exatos onde estavam as torres gêmeas foram transformados em monumentos para homenagear quem morreu nos ataques. Um deles é o museu do 11 de setembro, que fica sob o memorial. Logo na entrada, é possível ver duas vigas de aço remanescentes da fachada da torre norte. Cerca de 30 metros abaixo do nível da rua, está exposta parte da fundação do antigo World Trade Center, que foi tombada como Patrimônio Histórico Nacional.

Para reconstruir a área sul de Manhattan, foi levantado um complexo de prédios. Um deles é o mais alto do município, com 541 metros de altura, e fica no mesmo local onde estavam as torres gêmeas. O projeto do novo World Trade Center é de Daniel Libeskind, que venceu a competição com profissionais do mundo todo em 2002. “Não se trata apenas de aumentar a segurança dos prédios, mas de criar um espaço que tenha função social para as pessoas bem no meio de Nova York e de fazer algo melhor do que construir duas torres. Criar um lugar que tenha um propósito social para a cidade”, conta Libeskind.

Biden pede união nos EUA em discurso sobre os 20 anos do 11 de Setembro

O presidente dos EUA, Joe Biden pediu por união nacional na noite desta sexta-feira (9), no momento em que o país se prepara para o aniversário de 20 anos dos ataques do dia 11 de setembro de 2001, que matou 2,977 pessoas. Biden, em um discurso previamente gravado ma Casa Branca, homenageou as vítimas dos ataques e as milhares outras feridas, assim como bombeiros, enfermeiras e outros que arriscaram ou deram suas vidas durante as operações de resgate subsequentes e no caminho pela recuperação nacional.

Ele também reconheceu “as forças mais negras da natureza humana medo, raiva, ressentimento e violência contra comunidades islâmicas, verdadeiros seguidores de uma religião pacífica”, que, segundo ele, dobrou, mas não quebrou, a união dos EUA. “Para mim, essa é a lição central do 11 de Setembro. É que nós, no nosso momento mais vulnerável, nos avanços e recuos que nos fazem humanos, e na batalha pela alma dos EUA, temos na união a nossa força”, disse.

Setembro Amarelo: ANS alerta para efeitos da pandemia na saúde mental

A campanha anual de prevenção ao suicídio que ocorre no Brasil desde 2014 sob o título de Setembro Amarelo levanta nessa edição uma preocupação específica com o momento que o país e o mundo atravessam. Em uma nota divulgada em seu portal eletrônico, Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) traz algumas palavras do seu diretor-presidente, Paulo Rabello, sobre o risco do agravamento de quadros de saúde mental em decorrência da pandemia de covid-19. “É preciso que todos estejamos alertas e que façamos o possível para assegurar a saúde das pessoas que convivem conosco. Mesmo o novo coronavírus tendo afastado muitos pacientes dos consultórios e de seus tratamentos, devemos recordar que, na medida do possível, os atendimentos passaram a ser feitos de forma online, o que foi autorizado pelos conselhos profissionais, possibilitando aos beneficiários de planos de saúde manter o acompanhamento de seus tratamentos que já vinham realizando”, frisou ele. A campanha Setembro Amarelo é realizada desde 2014 através da parceria da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e do Conselho Federal de Medicina (CFM). Ao longo do tempo, a iniciativa ganhou a adesão de outras entidades e também de órgãos públicos, desdobrando-se assim em diversas ações. O mês de setembro é escolhido porque exatamente hoje, no dia 10, a Organização Mundial da Saúde (OMS) comemora o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Na edição deste ano, o tema do Setembro Amarelo é “agir salva vidas”.

De acordo com o relatório Suicide Worldwide, publicado pela OMS em junho, mais de 700 mil pessoas morreram por suicídio em 2019, o que representa uma a cada 100 mortes. No Brasil, são aproximadamente 13 mil pessoas por ano. A maioria dos suicídios está relacionada a distúrbios mentais, como depressão e transtorno bipolar. O Centro de Valorização da Vida (CVV), por meio do telefone 188, é um canal permanente de apoio. Em diversidades cidades, há também um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) que oferece auxílio em horários comerciais. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), pelo telefone 192, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193, devem ser acionados quando ocorrem casos de tentativas de suicídio. Responsável pela regulação e fiscalização da operação dos planos de saúde privados, a ANS alerta que pequenas mudanças de comportamento podem ser indícios de sintomas de um quadro mais grave, que pode evoluir para o suicídio. O diagnóstico precoce, o tratamento e o acompanhamento são considerados essenciais.  Para estimular a prevenção, a ANS instituiu no final de 2018 a Certificação de Boas Práticas em Atenção Primária à Saúde. Um dos critérios para se obter a certificação plena é o desenvolvimento de ações relativas à saúde mental de seus beneficiários.

Covid-19: Brasil tem 20,9 milhões de casos e 585,4 mil mortes

O número de pessoas que teve o diagnóstico de covid-19 desde o início da pandemia atingiu 20.974.850. Em 24 horas, as autoridades de saúde confirmaram 15.951 novos diagnósticos. Ainda há 372.843 casos em acompanhamento. O nome é dado ao número de casos ativos de pessoas que tiveram o diagnóstico confirmado e estão sendo atendidas por equipes de saúde ou se recuperando em casa.

10-09-2021 Boletim Covid-19

A soma de vidas perdidas para a doença alcançou 585.846 pessoas. Entre ontem e hoje, foram registradas 672 mortes em decorrência da covid-19. Ainda há 3.436 falecimentos em investigação. Nessas situações, os diagnósticos dependem de resultados de exames concluídos após a morte do paciente. O número de pessoas recuperadas da covid-19 chegou a 20.016.161. Isso corresponde a 95,4% dos infectados no Brasil desde o início da pandemia. As informações estão no balanço diário do Ministério da Saúde, divulgado na noite desta sexta-feira (10).

Estados

No topo do ranking de mortes por estado estão São Paulo (147.020), Rio de Janeiro (63.641), Minas Gerais (53.525), Paraná (37.954) e Rio Grande do Sul (34.425). Na parte de baixo da lista estão Acre (1.816), Amapá (1.960), Roraima (1.963), Tocantins (3.708) e Sergipe (6.003).

SC: Estado confirma 1.166.453 casos, 1.139.496 recuperados e 18.907 mortes

O Governo de Santa Catarina informou que há 1.166.453 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, sendo que 1.139.496 estão recuperados e 8.050 continuam em acompanhamento. O balanço foi divulgado nesta sexta-feira, 10. A Covid-19 causou 18.907 óbitos no estado desde o início da pandemia. Esses números colocam a taxa de letalidade em 1,62%.

Houve uma redução de 595 no número de casos ativos e há 28 óbitos adicionais em relação à última atualização diária. Registrou-se uma alta de 297 na quantidade de confirmados. Já a estimativa de recuperados subiu 864.

>>> Confira aqui o boletim diário desta sexta-feira, 10
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

Os dados apontam que há 247 municípios sem registros de óbitos nos últimos sete dias, incluindo cidades como Lages, Navegantes, Caçador, Concórdia e Gaspar.

Estima-se que haja 40 municípios com o número de casos ativos zerado. A região com a maior quantidade de casos ativos hoje, proporcionalmente à população, é a de Xanxerê, que tem 228 para cada 100 mil habitantes. Em seguida, estão Oeste (227) e Nordeste (179). As que menos têm são Alto Uruguai Catarinense (51), Carbonífera (56) e Médio Vale do Itajaí (64).

A taxa de ocupação dos leitos de UTI Adulto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina é de 63,2%. Isso significa que, dos 1.518 leitos existentes no estado para adultos, 959 estão ocupados, sendo 391 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19.

Boletim da Sesa registra mais 1.861 casos e 54 óbitos em decorrência da Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta sexta-feira (10) mais 1.861 casos confirmados e 54 mortes — referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas — em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Há ajustes ao final do texto. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 1.468.077 casos confirmados e 37.735 mortos pela doença. Os casos confirmados divulgados nesta data são de setembro (1.413), agosto (275), julho (23), junho (104), maio (44) e março (2) de 2021.

INTERNADOS – 919 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 657 pacientes em leitos SUS (363 em UTI e 294 em leitos clínicos/enfermaria) e 262 em leitos da rede particular (141 em UTI e 121 em leitos clínicos/enfermaria). Há outros 1.423 pacientes internados, 724 em leitos UTI e 699 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos da rede pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais 54 pacientes. São 17 mulheres e 37 homens, com idades que variam de 27 a 91 anos. Os óbitos ocorreram entre 2 de abril a 9 de setembro de 2021. Os pacientes que foram a óbito residiam em: Curitiba (9), São José dos Pinhais (6), Londrina (5), Colombo (5), Toledo (2), Rolândia (2), Pontal do Paraná (2), Pinhais (2), Marechal Cândido Rondon (2), Laranjeiras do Sul (2) e Almirante Tamandaré (2).

A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: União da Vitória, Tomazina, Santa Tereza do Oeste, Nova Santa Rosa, Maringá, Mandaguari, Loanda, Irati, Guaíra, Guaratuba, Foz do Iguaçu, Fazenda Rio Grande, Cascavel, Campo Mourão e Araucária.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 6.384 casos de residentes de fora do Estado, 219 pessoas foram a óbito.

Confira o informe completo clicando aqui.

Atividade do comércio registra queda de 0,7% em agosto, mostra Serasa

A atividade do comércio apresentou retração de 0,7% em agosto, em comparação ao mês anterior, segundo o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, divulgado hoje (10). De acordo com o índice, a queda foi puxada principalmente pelo setor de veículos, motos e peças, que registrou diminuição de 4,7%, e teve o segundo mês consecutivo de números negativos. Os demais segmentos tiveram variações menores: supermercados, alimentos e bebidas registraram queda de 0,2%; tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-0,2%); material de construção, alta de 0,4%; combustíveis e lubrificantes (+0,6%); e móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, e informática (0%).

“O recuo da atividade do comércio em agosto sinaliza que o país ainda enfrenta desafios por conta do alto desemprego e do aumento dos preços, por isso as pessoas estão restringindo as compras apenas ao essencial”, disse o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi. No comparativo entre agosto deste ano e o mesmo mês de 2020, o índice registrou aumento de 4,3%, o menor crescimento do ano em termos de variação interanual. A recuperação com relação a queda de 12% do ano passado é parcial e sofre com a retração dos segmentos de combustíveis e lubrificantes (-8,6%) e tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-7,8%).

Meninos desaparecidos de Belford Roxo foram mortos, diz polícia

As investigações sobre o desaparecimento, no dia 27 de dezembro do ano passado, dos meninos Lucas Matheus, de 9 anos; Alexandre, de 11 anos e Fernando Henrique, de 12 anos ainda não terminaram, mas a Polícia Civil do Rio já concluiu que eles foram mortos por traficantes da comunidade do Castelar, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, com autorização de um chefe de facção que controla a venda de drogas na região. De acordo com a polícia, quando o pedido de autorização foi feito pelo homem que seria o gerente do tráfico na comunidade, o chefe da facção estava preso e não foi informado que se tratava de crianças. Como o desaparecimento dos meninos começou a ter repercussão, o traficante apontado pelo assassinado foi morto como queima de arquivo no Conjunto de Favelas da Penha, na zona norte, para, no conceito da facção, não prejudicar os integrantes do grupo.

A morte dos meninos era uma das linhas de investigação que a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense, vinha seguindo no caso. Ainda no inquérito, depois do depoimento de um homem, que denunciou a participação de um irmão no crime de ocultação dos corpos, os policiais fizeram uma operação com a participação de bombeiros para tentar localizar as ossadas em um rio da região. As equipes chegaram a encontrar uma ossada, mas não foi identificada como sendo de um dos meninos. Moradores da comunidade do Castelar, os meninos foram vistos pela última vez, como mostraram imagens de câmeras de segurança, próximos de uma feira livre da região.

Marco Civil: parecer do Senado dirá que MP de Bolsonaro é inconstitucional

A Advocacia do Senado está elaborando um parecer jurídico que aponta inconstitucionalidade na MP (medida provisória) do Marco Civil da Internet assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na 2ª feira (6.set.2021). De acordo com a TV Globo, o documento em que os advogados do Senado estão trabalhando deve ser usado pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), para embasar a devolução do texto ao Planalto. Os advogados devem justificar que a MP desrespeita requisitos fundamentais da Constituição. Pacheco disse a senadores que pretende devolver o texto a Bolsonaro na próxima 3ª feira (14.set). Se a MP for devolvida, as regras nela estipuladas perdem a validade imediatamente.

MP: Na última 2ª feira (6.set), Bolsonaro assinou a MP nº 1.068/2021, que altera o Marco Civil da Internet. O dispositivo estipula a proibição da “remoção arbitrária e imotivada de contas, perfis e conteúdos por provedores” e acrescenta a necessidade de clareza, motivação e justa causa para que os perfis em questão sejam punidos. A MP também determina que os usuários de contas punidas sejam notificados. A notificação deve informar a medida adotada e justificar a sua motivação, apresentando prazos e meios para recurso. A decisão foi publicada na véspera das manifestações de 7 de Setembro, depois que uma série de perfis bolsonaristas terem conteúdos suspensos por violação às regras. O próprio presidente já teve publicações removidas.

OPOSIÇÃO: Um total de 7 ações pedem ao STF (Supremo Tribunal Federal) que suspenda os efeitos da medida provisória de Bolsonaro. Seis são de partidos: PT, PSB, PSDB, Novo, PDT e Solidariedade. A outra é do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE). Na 5ª (9.set), a ministra Rosa Weber, que é relatora das ações na Corte, deu um prazo de 48h para o governo enviar explicações sobre a MP. As redes sociais também criticaram a decisão de Bolsonaro.

OAB: A OAB divulgou na 4ª feira (8.set) um parecer alegando a inconstitucionalidade da MP que altera o Marco Civil da Internet. O documento foi encaminhado ao senador Rodrigo Pacheco. Entre outros pontos inconstitucionais estabelecidos na MP, a OAB destaca: não foram preenchidos os pressupostos constitucionais de urgência e relevância, a justificar a sua edição; violação aos artigos 1º, inciso IV, 170, caput e inciso IV, da Constituição Federal, os quais asseguram a livre concorrência e a livre iniciativa; violação dos artigos 5º, incisos XIV (acesso à informação), XXIII (função social da propriedade) quando impede que os provedores de redes sociais possam agir espontaneamente para combater campanhas de desinformação que comprometem a saúde pública e a ordem democrática; violação ao artigo 5º, incisos IV, IX, XIV, ao art. 206, II, e ao art. 220 e §§ 1º e 2º, todos da Constituição Federal, quando, a pretexto de defender a liberdade de expressão nas redes sociais, a Medida Provisória cria sanções a serem aplicadas pela administração pública federal, que supervisionará a atividade de moderação sem transparência, sem debate público ou previsão de qualquer forma de controle social.

ONU: reação do Talibã a protestos de afegãos é cada vez mais violenta

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (Acnur) disse, nesta sexta-feira (10), que a reação do Talibã a marchas pacíficas no Afeganistão é cada vez mais violenta, já que as autoridades usam munição letal, cassetetes e chicotes e já causaram a morte de pelo menos quatro manifestantes. Protestos e manifestações, muitas vezes liderados por mulheres, representam um desafio para o novo governo islâmico do Talibã, que tenta consolidar seu controle desde que ocupou a capital Cabul há quase um mês.

“Vemos uma reação do Talibã que, infelizmente, é severa”, disse Ravina Shamdasani, porta-voz de direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, acrescentando que a entidade documentou a morte de quatro manifestantes a tiros. Ela disse que alguns ou todos podem ter resultado de tentativas de dispersar manifestantes com disparos. Segundo a porta-voz, a ONU também recebeu relatos de buscas de participantes dos protestos de casa em casa. Jornalistas que cobrem as manifestações também são intimidados. Ravina contou que, enquanto era chutado na cabeça, um jornalista teria ouvido a seguinte frase: “você tem sorte de não ter sido decapitado”. Há muita intimidação de jornalistas simplesmente tentando fazer seu trabalho, afirmou.

Biden e Xi discutem por telefone necessidade de evitar conflito

Os presidentes dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, e da China, Xi Jinping, conversaram por 90 minutos nessa quinta-feira (9), em sua primeira conversa em sete meses. Eles discutiram a necessidade de garantir que a competição entre as duas maiores economias do mundo não vire um conflito. Em comunicado, a Casa Branca disse que Biden e Xi tiveram “uma discussão ampla e estratégica”, incluindo áreas em que interesses e valores convergem e divergem. A conversa teve como foco questões econômicas, mudanças climáticas e a covid-19, disse uma autoridade norte-americana à imprensa.

“O presidente Biden destacou o permanente interesse dos EUA pela paz, estabilidade e prosperidade no mundo, e os dois líderes discutiram a responsabilidade dos dois países para garantir que a competição não se torne conflito”, completou a Casa Branca. Encontros ocasionais de alto nível desde o primeiro telefonema entre Xi e Biden, em fevereiro, renderam poucos avanços em questões que vão de direitos humanos a transparência e às origens da covid-19.

US Open: Bruno Soares e Jamie Murray são vice-campeões

Não foi desta vez que o mineiro Bruno Soares voltou a conquistar o título de duplas do US Open. Nesta sexta-feira, o brasileiro, número 11 do ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), e o britânico Jamie Murray (22º) foram derrotados na decisão pelo norte-americano Rajeev Ram (7º) e pelo britânico Joe Salisbury (6º) por 2 sets a 1, parciais de 3/6, 6/2 e 6/2. Caso triunfasse, este seria o terceiro título do US Open nas duplas masculinas de Bruno, sendo o segundo consecutivo.

No ano passado, o mineiro levou o troféu ao lado do croata Mate Pavic, atual número um do mundo nas duplas. A conquista anterior, porém, foi justamente com Murray, em 2016. No mesmo ano, eles também venceram o Aberto da Austrália. Nas duplas mistas, o brasileiro tem duas taças: em 2012 (junto da russa Ekaterina Makarova) e em 2014 (com a indiana Sania Mirza). O US Open foi o primeiro torneio que Bruno disputou desde Wimbledon, em junho, quando foi eliminado logo na segunda rodada, ao lado de Murray. O brasileiro disputaria a Olimpíada de Tóquio (Japão), mas teve que passar por uma cirurgia de apêndice já na capital japonesa e não pôde ir à quadra.

Lesão de Luisa Stefani

A outra representante do Brasil em quadra nesta sexta, a medalhista olímpica Luisa Stefani parou a sua participação no US Open nas semifinais após sofrer uma lesão no joelho direito que a impediu de continuar a partida, ao lado da canadense Gabriela Dabrowski, contra as norte-americanas Cori Gauff e Catherine McNally. A partida transcorria com grande equilíbrio no primeiro set, que estava no tie-break, quando a brasileira caiu próximo à rede após, aparentemente, sofrer uma torção de joelho durante um movimento lateral. Ela recebeu atendimento médico e tentou retornar, mas não teve sucesso, tendo que ser retirada de quadra em uma cadeira de rodas. Com isso, a vaga na decisão ficou com a dupla norte-americana.

Daniil Medvedev chega à final do US Open

Daniil Medvedev dominou o canadense Felix Auger-Aliassime e venceu por 6-4, 7-5 e 6-2, nesta sexta-feira (10), para avançar à final do US Open com a ajuda de uma dúzia de aces em pouco mais de duas horas de partida. O vice-campeão de 2019 pareceu sólido no início, disparando sete aces e sem enfrentar breakpoint no primeiro set, em que cometeu apenas cinco erros não forçados e quebrou o saque de Auger-Aliassime em pontos consecutivos no sétimo game.

Com uma quebra atrás no set seguinte, Medvedev parecia estar em apuros, mas não desistiu, e Auger-Aliassime falhou duas vezes no set point no nono game e permitiu que Medvedev quebrasse o seu saque. Uma dupla falta de Auger-Aliassime no 11º game (uma de 10 em toda a partida) ajudou Medvedev a conseguir outra quebra de serviço e o segundo set, deixando o russo com a confiança em alta para o terceiro set.

Fórmula 1 – GP da Itália 2021 – Monza

Valtteri Bottas larga na frente em corrida sprint da F1 em Monza

FI – RNC Divulgação

Valtteri Bottas conseguiu uma megavolta para superar seu companheiro de equipe Mercedes, Lewis Hamilton, e se classificar em primeiro, nesta sexta-feira (10), para a corrida sprint experimental do Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1, no próximo sábado (11). O finlandês, cuja saída da equipe no final da temporada foi anunciada esta semana, fez uma volta de 1min19s555, com o heptacampeão mundial Hamilton 0s096 mais lento e o líder do campeonato, Max Verstappen, da Red Bull, em terceiro. “Boom! Obrigado”, disse Bottas no rádio da equipe após a volta que o levou do quinto para o primeiro lugar no circuito mais rápido do calendário. Mesmo com a melhor volta, o finlandês vai largar do final do grid na corrida de domingo, após uma troca de motor gerar uma penalidade.

Mesmo assim, ele ainda pode marcar pontos no sábado. Três pontos vão para o vencedor da corrida sprint, que conquistará a pole position para o evento principal de domingo, dois para o segundo colocado e um para o terceiro. “Aquela volta de qualificação foi boa”, disse Bottas, que se mudará para a Alfa Romeo para substituir Kimi Raikkonen, seu compatriota que vai se aposentar. “Sinto-me bem, sinto-me relaxado e está tudo resolvido para o futuro. Muito satisfeito com a equipe hoje, o carro está muito bom”, acrescentou. Hamilton está três pontos atrás de Verstappen após 13 corridas e busca reduzir a diferença para o holandês na corrida de 100 km de sábado. “Parabéns ao Valtteri, ele fez uma megavolta”, disse Hamilton. “Parecia bom para nós até o final, mas depois ele foi mais rápido e eu simplesmente não consegui igualar”, concluiu.

Neste sábado (11), acontece às 11h30 às 12h00 – Corrida de Qualificação Fórmula 1 e no domingo, 12 de setembro 10h00 – Grande Prêmio de Monza de Fórmula 1 (53 voltas ou 120 minutos)

Brasileirão: Confira os jogos da 20ª rodada

Terá início neste final de semana o segundo turno do Campeonato Brasileiro da Série A, competição que reúne a elite do futebol brasileiro. Confira os confrontos da rodada:

JOGOS DA 20ª RODADA

Sábado, 11 de setembro
16h – América-MG x Athletico-PR
17h – Juventude x Cuiabá
19h – Red Bull Bragantino x Chapecoense
21h – Santos x Bahia

Domingo, 12 de setembro
11h – Grêmio x Ceará
16h – Palmeiras x Flamengo
16h – Fortaleza x Atlético-PR
18h15 – Atlético-GO x Corinthians
20h30 – Fluminense x São Paulo

Segunda-feira, 13 de setembro
20h – Sport x Internacional

Pelé se recupera de maneira satisfatória após retirar tumor

O tricampeão mundial Pelé segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após ter sido submetido a cirurgia no último sábado (4) para a retirada de um tumor no cólon direito, mas está se recuperando de maneira satisfatória, informou o boletim médico do hospital Albert Einstein nesta sexta-feira (10). Pelé “vem se recuperando de maneira satisfatória, encontra-se consciente, conversando ativamente e mantendo sinais vitais dentro da normalidade”, disseram os médicos responsáveis pelo ex-jogador no boletim.

Pelé, de 80 anos, foi internado na última semana para ser submetido a exames de rotina que, segundo o ex-jogador, não tinham sido realizados antes por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19). Durante os exames foi identificado um tumor no cólon direito, que foi retirado e encaminhado para análise patológica. Inicialmente, os médicos informaram que a expectativa era que o ex-jogador fosse transferido da UTI para um quarto na última terça-feira (7). Apesar disso, Pelé informou por meio de uma publicação no Instagram nesta sexta que sente-se melhor a cada dia.

São Paulo anuncia que Daniel Alves não joga mais pelo clube

O lateral Daniel Alves não jogará mais pelo São Paulo, tendo se recusado a treinar nesta sexta-feira (10) por causa de uma disputa causada por salários atrasados, comunicou o clube. O diretor de futebol do Tricolor do Morumbi, Carlos Belmonte, disse que Daniel Alves, que esteve com a seleção brasileira nas Eliminatórias para a Copa do Mundo, não compareceu e disse ao time que quer ser pago. Embora nem o clube, nem o jogador tenham mencionado um valor, o jornal O Globo publicou que o time deve ao lateral direito cerca de R$ 11 milhões.

“O São Paulo reconhece esta dívida, e na semana passada fizemos uma proposta para tentar acertá-la. A proposta não foi aceita pelos representantes do jogador. As negociações continuarão”, declarou. “Tomamos a decisão e dissemos ao técnico Hernán Crespo que Dani Alves não estará mais à disposição para jogar pelo São Paulo”, completou. Daniel Alves se transferiu para o time paulista em 2019, após 17 anos gloriosos na Europa defendendo Sevilla (Espanha), Barcelona (Espanha), Juventus (Itália) e PSG (França). Ele torcia para o São Paulo na infância e disse que seu sonho sempre foi jogar pela equipe do Morumbi. Porém, ele se tornou a vítima mais recente de um fenômeno comum no futebol brasileiro: times que não pagam a jogadores e treinadores os salários combinados.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Câmara dos Deputados – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná.

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495