Casos de covid-19 crescem 94% nos hospitais privados, diz associação

Casos confirmados de covid-19 cresceram 94% nos hospitais privados de todo o país, nas últimas duas semanas. Segundo a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), nesse período, a taxa média de ocupação de leitos chegou a 84%. Em abril, esse número não passava de 77,5%. “Estamos entrando em uma semana de maior preocupação em relação às duas últimas. O crescimento dos atendimentos nos pronto-atendimentos tem sido muito expressivo nos hospitais, o que reflete no aumento do número de internações e faz com que as instituições voltem a precisar ampliar a destinação de leitos para covid-19”, disse o diretor-executivo da Anahp, Antônio Britto.

Segundo a associação, dentre os atendimentos em pronto-socorro relacionados à doença, 4,52% precisaram de internação e cerca de 1,2% precisaram de encaminhamento para uma unidade de terapia intensiva (UTI). A Anahp informou ainda que 5,5% dos profissionais de saúde dos hospitais privados precisaram ser afastados recentemente por diagnóstico positivo da covid-19. Já os casos de síndrome gripal cresceram 32%.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) fez um alerta sobre o aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) no Brasil. Segundo o boletim InfoGripe, divulgado ontem (9), o número de casos cresceu 39,5% entre a primeira e a última semana de maio. Na última semana de abril, a covid-19 respondia por 41,2% das síndromes respiratórias graves com teste positivo para algum vírus. Já na última semana de maio, o percentual chegou a 69%.

Covid-19: Brasil tem 56 mil novos casos e 170 mortes em 24 horas

O Brasil registrou, desde o início da pandemia, 667.960 mortes por covid-19, segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje (10) pelo Ministério da Saúde. O número total de casos confirmados da doença é de 31.417.341. Em 24 horas, foram registrados 56.491 casos. No mesmo período, foram confirmadas 170 mortes de vítimas do vírus. Ainda segundo o boletim, 30.178.187 pessoas se recuperaram da doença e 571.194 casos estão em acompanhamento. No levantamento de hoje, não consta atualização dos estados do Tocantins, além dos óbitos em Mato Grosso do Sul.

Estados

São Paulo lidera o número de casos, com 5,58 milhões, seguido por Minas Gerais (3,47 milhões) e Paraná (2,56 milhões). O menor número de casos é registrado no Acre (125,1 mil). Em seguida, aparece Roraima (156 mil) e Amapá (160,4 mil). Em relação às mortes, de acordo com os dados mais recentes disponíveis, São Paulo apresenta o maior número (169.777), seguido de Rio de Janeiro (73.870) e Minas Gerais (61.719). O menor número de mortes está no Acre (2.002), Amapá (2.137) e Roraima (2.152).

Vacinação

Até hoje, foram aplicadas 440 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, sendo 177,2 milhões com a primeira dose e 159,6 milhões com a segunda dose. A dose única foi aplicada em 4,9 milhões de pessoas. Outras 88,5 milhões já receberam a dose de reforço.

boletim epidemiológico 10.06.2022
Boletim Epidemiológico 10.06.2022 – Ministério da Saúde

.

SC: Estado confirma 1.760.430 casos, 1.725.042 recuperados e 21.901 óbitos

O Governo de Santa Catarina informou que há 1.760.430 pacientes com teste positivo para Covid-19, sendo que 1.725.042 estão recuperados e 13.487 continuam em acompanhamento. Desde o início da pandemia, 21.901 mortes foram causadas pelo novo coronavírus. A taxa de letalidade é de 1,25%.

A Secretaria de Estado da Saúde informa que devido a uma instabilidade nos sistemas não foi possível, até o momento, realizar a atualização dos dados do painel de leitos desta sexta-feira, 10. Estamos trabalhando para sanar, o mais breve possível, a intercorrência.

Secretaria instala Sala de Situação para acompanhamento da emergência em Saúde

Para monitorar as ações que estão sendo realizadas frente a emergência em saúde do Estado de Santa Catarina, decretada no dia 3 de junho, será publicada nesta sexta-feira a portaria que institui a instalação da Sala de Situação. Este ambiente de trabalho será composto pelo gabinete da SES e superintendências; pelo Ministério Público (MP-SC) e Ministério da Saúde (MS), além dos Conselhos Estadual de Saúde (CES) e das Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS). O Governo do Estado, por meio da SES, está trabalhando em diferentes áreas de atuação, divididas em: prevenção, aporte financeiro para a atenção primária por meio de convênios com os municípios e investimentos na ampliação de leitos.

Os valores repassados aos entes municipais visam a ampliação do enfrentamento à dengue e as doenças respiratórias, por meio da aquisição de medicamentos, equipamentos e materiais permanentes, além do custeio de horas trabalhadas por profissionais de saúde, entre outras atividades. O acompanhamento em tempo real das ações será realizado pelo gabinete e superintendências, que farão parte da Sala de Situação. Além disso, serão realizadas, a cada 14 dias, reuniões com o grupo ampliado, promovendo discussões e a atualização das ações prevista e já realizadas.

Paraná confirma mais 3.812 casos e 16 óbitos pela Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta sexta-feira (10) mais 3.812 casos confirmados e 16 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 2.555.269 casos confirmados e 43.218 mortos pela doença.

Os casos confirmados divulgados nesta data são de junho (3.146), maio (532), abril (51), março (7), fevereiro (29) e janeiro (34) de 2022; novembro (1), setembro (1), julho (2), junho (1), e março (1) de 2021; dezembro (2), novembro (4) e julho (1) de 2020. Os óbitos divulgados nesta data são de junho (12), maio (2) e abril (1) de 2022; e setembro (1) de 2021.

INTERNADOS – A Sesa alterou a base de dados para expandir a pesquisa de pacientes internados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Paraná, em razão da sazonalidade de doenças respiratórias. Agora, os dados de internamentos incluem todos os pacientes com casos de SRAG e suspeitos ou confirmados da Covid-19.

Nesta data, 655 pessoas estão internadas nos leitos SUS (189 em UTI e 466 em leitos clínicos/enfermaria), seja por suspeita ou diagnóstico de Covid-19 ou de outras SRAGs. Estes dados podem ser consultados diariamente clicando AQUI.

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais 16 pacientes. São sete mulheres e nove homens com idades entre 2 e 104 anos. Os óbitos ocorreram entre 20 de setembro de 2021 e 9 de junho de 2022. Os pacientes que morreram residiam em Paranavaí (2), Mandaguari (2), Curitiba (2), Campo Mourão (2), São Mateus do Sul, Rolândia, Maringá, Londrina, Jundiaí do Sul, Guaíra, Cascavel e Bandeirantes.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 11.216 casos de residentes de fora do Estado, 238 pessoas morreram.

Confira o informe completo clicando AQUI.

Estado encontra materiais genéticos de Leandro Bossi, desaparecido em 1992

A Polícia Civil (PCPR) e a Polícia Científica do Paraná identificaram fragmentos genéticos de Leandro Bossi, que desapareceu em Guaratuba, no Litoral, em 1992, com 7 anos de idade. As novidades foram apresentadas nesta sexta-feira (10) em coletiva de imprensa convocada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública. A identificação é resultado da integração entre as forças de segurança e aconteceu após a coleta das amostras de fragmentos armazenados na Polícia Científica e o confronto com o DNA de familiares do menino. Em outro trabalho similar, o Estado identificou, em 2019, o autor do crime contra a menina Rachel Genofre.

Essa resolução é fruto do trabalho do banco genético do Estado, que integra a Campanha Nacional de Coleta de DNA de Pessoas Vivas Sem Identificação, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O andamento dos procedimentos contou com o apoio do Ministério e da perícia da Polícia Federal. “É um trabalho que tem avançado com mais celeridade nos últimos anos. A integração das forças de segurança e o trabalho em parceria com a União, além dos avanços tecnológicos, estão ajudando o Estado a responder casos complexos e que demandavam resposta”, disse o secretário de Segurança Pública, Wagner Mesquita.

LINHA DO TEMPO – Leandro Bossi desapareceu durante um show, em Guaratuba, no dia 15 de fevereiro de 1992. Naquele mesmo ano, no dia 6 de abril, outro menino, Evandro Caetano, de 6 anos de idade, também desapareceu na cidade. No ano passado, o Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride), da Polícia Civil, fez coletas de materiais genéticos dos familiares de Leandro. Através de um teste de DNA Mitocondrial, com recursos diferentes dos tradicionais, foi constatada a identidade da amostra da mãe do menino, na comparação com os fragmentos encaminhados pela Polícia Científica.

Para o perito responsável pelo caso, Marcelo Malaghini, coordenador do Laboratório de Genética Molecular Forense da Polícia Científica, o trabalho do Banco Genético foi de extrema importância para chegar a esse resultado depois de tanto tempo. “O exame genético hoje traz uma segurança muito maior, comparada há 30 anos, quando foram feitas as primeiras análises. Naquela época não havia laboratórios de polícia no Brasil, hoje temos um potencial em análises genéticas, principalmente com esta possibilidade”, afirma.

Rendimentos de brasileiros caíram 8,7% no primeiro trimestre de 2022

Estudo divulgado hoje (10) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que os rendimentos habituais reais médios dos brasileiros caíram 8,7% no primeiro trimestre de 2022, ou seja, entre janeiro e março, em comparação com o primeiro trimestre de 2021, chegando a um valor de R$ 2.548. Segundo o Ipea, essa queda impactou mais os domicílios de renda mais alta, o que fez com que, nos três primeiros meses de 2022, houvesse uma redução de desigualdade, em relação ao mesmo período de 2021. Os dados do estudo mostram que os domicílios de renda mais alta foram os que tiveram uma queda da renda habitual de 3,98%, enquanto a faixa de renda baixa teve uma queda de 1,17%.

De acordo com o Ipea, a maior redução dos rendimentos entre aqueles com renda mais alta deve-se a queda da renda dos trabalhadores do setor público. Os empregados com carteira no setor privado, sem carteira no setor privado e, sobretudo, do setor público encontraram dificuldade em negociar reposições salariais ao longo de 2021, apesar da recuperação do crescimento da atividade econômica observada no ano. No primeiro trimestre de 2022 a renda domiciliar do trabalho da faixa de renda alta era 28 vezes maior que a da faixa de renda muito baixa, valor menor que no primeiro trimestre de 2021: que era 28,8. Em 2022 houve ainda um aumento da proporção de domicílios com renda do trabalho. Isso, segundo o Ipea, é uma das consequências da pandemia. No primeiro trimestre de 2020, 22,35%, o equivalente a pouco mais de um a cada cinco domicílios no país, não possuía renda proveniente do trabalho. Essa porcentagem aumentou para 28,55% no mesmo período de 2021 e, em 2022, chegou a 23,35%.

O recorte regional indica que a renda efetiva mostrou maiores quedas nas regiões Sudeste e Sul, com quedas de 8,2% e 6,1% respectivamente. Em relação ao gênero, as mulheres tiveram queda maior que os homens nos rendimentos efetivos e habituais. Segundo o Ipea, essas quedas foram de 6,7% para as mulheres contra 5,5% para os homens na renda efetiva no primeiro trimestre de 2022 e de 8,7% para as mulheres contra 8,3% para os homens na renda habitual. O estudo mostra ainda que, apesar da queda na renda no primeiro trimestre de 2022 em relação ao mesmo trimestre de 2021 se deve, em parte, ao retorno de trabalhadores menos qualificados ao mercado de trabalho, tanto a renda efetiva quanto a habitual ainda estão abaixo dos níveis anteriores à pandemia, havendo queda da renda em comparação com os primeiros trimestres de 2019 e 2020. O Ipea considera a renda efetiva como o que os trabalhadores receberam de fato pelo trabalho e a habitual como o que costumam receber.

Menor valor desde 2012

Hoje (10) também o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Rendimento de todas as fontes 2021. A pesquisa do IBGE mostra que, no segundo ano de pandemia, em 2021, o rendimento médio dos brasileiros caiu para o menor patamar registrado desde 2012. O rendimento médio mensal real domiciliar per capita em 2021 foi de R$ 1.353. Em 2012, primeiro ano da série histórica da pesquisa, esse rendimento era o equivalente a R$ 1.417. Em 2020, no primeiro ano de pandemia, era de R$ 1.454. A pesquisa do IBGE considera não apenas a renda por trabalho, mas todos os rendimentos, incluindo, por exemplo, aqueles provenientes de programas sociais como o auxílio emergencial. Os dados são referentes ao ano passado e não chegam, como o Ipea, a tratar de 2022.

Cerca de um terço do valor reservado a Eletrobras voltará ao FGTS

Os trabalhadores que reservaram parte do saldo das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para comprarem ações da Eletrobras terão cerca de um terço do valor devolvido às contas do fundo. Segundo o prospecto definitivo da oferta pública de ações, divulgado hoje (10) pela companhia elétrica, 66,79% do valor reservado em cada conta será usado para adquirir ações da empesa. Os 33,21% restantes voltarão para a conta do FGTS, sem prejuízo para o trabalhador, e continuarão a ser remunerados pelo rendimento tradicional do Fundo de Garantia: 3% mais a Taxa Referencial a cada ano.

A devolução parcial ocorreu porque a demanda dos trabalhadores superou o teto de R$ 6 bilhões alocados pela Eletrobras para a reserva de ações. A demanda total ficou entre R$ 8,8 bilhões e R$ 9 bilhões. Pelo prospecto da oferta de ações, nesse caso, parte do valor reservado seria devolvida para garantir que todos os trabalhadores que participaram da oferta pública conseguissem ser donos de ações da Eletrobras. Com a devolução parcial, quem reservou R$ 200, a quantia mínima, converteu R$ 133,58 em ações da Eletrobras. Quem reservou R$ 10 mil, teve R$ 6,679 convertidos. Quem destinou R$ 50 mil, teve R$ 33.395 efetivamente aplicados.

Perícia vai analisar material orgânico recolhido em buscas no Amazonas

A Polícia Federal (PF) no Amazonas, que coordena as forças de segurança na Operação Javari, informou nesta sexta-feira (10) que equipes de busca encontraram material orgânico, “aparentemente humano”, em uma área próxima ao porto de Atalaia do Norte. Ainda não se sabe se a amostra recolhida tem relação com o desaparecimento do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Araújo Pereira. O material foi encaminhado para análise pericial pelo Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal, que também realizará perícia em vestígios de sangue encontrados na embarcação de Amarildo da Costa de Oliveira, 41 anos, conhecido como “Pelado”, suspeito de envolvimento no caso. Ontem (9), a Justiça decretou a prisão temporária de Amarildo por 30 dias corridos.

Os investigadores também coletaram materiais genéticos de referência de Dom Phillips, em Salvador, e de Bruno Pereira, no Recife. As amostras coletadas serão utilizadas na análise comparativa com o sangue encontrado na embarcação.

Phillips, que é colaborador do jornal britânico The Guardian, e Pereira, servidor licenciado da Fundação Nacional do Índio (Funai), foram vistos pela última vez na manhã de domingo (5), na região da reserva indígena do Vale do Javari, a segunda maior do país, com mais de 8,5 milhões de hectares. Eles se deslocavam da comunidade ribeirinha de São Rafael para a cidade de Atalaia do Norte (AM), quando sumiram sem deixar vestígios. O indigenista já havia denunciado que estaria sofrendo ameaças na região, informação confirmada pela PF, que abriu procedimento investigativo sobre essa denúncia. Bruno Pereira estava atuando como colaborador da União das Organizações Indígenas do Vale do Javari (Univaja), uma entidade mantida pelos próprios indígenas da região.

STF derruba decisão de Nunes Marques que devolveu mandato a deputado

Por 3 votos 2, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que, em março, cassou o mandato do deputado federal Valdevan Noventa (PL-SE). Com isso, foi derrubada a decisão liminar do ministro Nunes Marques que havia devolvido o mandato ao deputado. Assim, o deputado Márcio Macedo (PT-SE) deverá retornar ao cargo. 

Valdevan Noventa é acusado de abuso de poder econômico. No início do ano, o TSE cassou o mandato do parlamentar  e determinou a recontagem dos votos para a cadeira na Câmara dos Deputados. Ao levar o caso para julgamento, Nunes Marques reafirmou sua posição sobre a questão e afirmou que o TSE mudou sua jurisprudência sobre a anulação dos votos de candidatos eleitos que forem cassados. O entendimento foi acompanhado pelo ministro André Mendonça. “Demonstra-se absolutamente incontestável que se operou na espécie uma alteração jurisprudencial, assim como que essa foi aplicada de forma retroativa, em detrimento de expressa previsão em resolução do TSE”, afirmou Mendonça.

Prevaleceu no julgamento o voto divergente do ministro Edson Fachin, que não referendou a decisão de Nunes Marques. Para o ministro, a liminar não poderia ser concedida pelo STF antes da análise de recurso próprio contra decisão do TSE.  Os ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski também não aceitaram a liminar. A votação ocorreu de forma virtual, na qual os ministros inserem os votos no sistema do Supremo.

Fórmula 1 – GP do Azerbaijão

Sérgio Pérez supera Leclerc e lidera 3º treino do GP do Azerbaijão

Sergio Pérez liderou o terceiro treino livre para o GP do Azerbaijão. Na manhã deste sábado, o mexicano, que já havia feito o melhor tempo da primeira sessão no circuito de rua de Baku, anotou a volta mais rápida do fim de semana: 1m43s170. Nos últimos minutos do treino, o piloto da RBR superou a Ferrari de Charles Leclerc por apenas 0s070.g

Líder da temporada e atual campeão mundial, Max Verstappen teve sua última tentativa de volta rápida frustrada após pegar um congestionamento. O holandês da RBR foi o segundo piloto com menos voltas completas – apenas 14, uma a mais que Lando Norris -, mas ainda acabou na terceira posição, deixando o espanhol Carlos Sainz da Ferrari no quarto posto.

O britânico Lewis Hamilton teve sua potência do motor reduzida pela Mercedes em um período do treino devido a um limite de cronometragem da unidade de potência alemã. O heptacampeão mundial chegou a figurar na 18ª colocação, mas conseguiu subir alguns degraus para terminar no 12º posto, ainda que bem atrás do companheiro de equipe e compatriota George Russell, oitavo colocado.

Imagem
Imagem: F1

Confira os dias e horários, sempre no fuso horário de Brasília:

Sábado, 11 de junho
8h às 9h – Treino Livre 3 (TL3)
11h às 12h – Qualificação

Domingo, 12 de junho
8h – Grande Prêmio do Azerbaijão de F1 (51 voltas ou 120 minutos).

Com novo técnico, Flamengo encara o Inter em Porto Alegre

O Internacional recebe o Flamengo pela 11ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro às 21h (horário de Brasília) deste sábado (11), no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.

O Colorado, que vem de nove jogos sem derrota no campeonato (doze juntando outras competições), terá pela frente uma equipe em baixa, vinda de duas derrotas no Brasileirão, mas que terá novidade no banco de reservas.

O técnico Dorival Junior começará sua terceira passagem pelo clube carioca, substituindo o português Paulo Sousa, demitido na quinta-feira (9).

Jogos da Rodada 11ª – Brasileirão 2022

RNC – Divulgação

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná  

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495