Quase 31 milhões já concluíram cadastro para auxílio emergencial de R$ 600

A Caixa Econômica Federal informou que 30,9 milhões de brasileiros concluíram cadastro para o auxílio emergencial de R$ 600 a ser pago durante a crise do novo coronavírus, conforme boletim do banco divulgado às 12 horas desta sexta-feira (10). As informações são do R7. Desses, 40% já optaram pela poupança social da instituição para receber os recursos. A expectativa da Caixa é criar 30 milhões de contas nesse formato. Em um primeiro momento, os recursos depositados na poupança social da Caixa não poderão ser sacados uma vez que estarão disponíveis somente para transações digitais como transferências e pagamentos de contas, por exemplo. O governo ainda vai divulgar o calendário para a realização de saques.

Idosa de 92 anos com Covid-19 deixa hospital após 23 dias de internação

Depois de 23 dias internada no hospital, Maria Germana Lopes, de 92 anos, recebeu alta médica após ter sido diagnosticada com a Covid-19. Além dela, outras três pessoas da família foram infectadas pelo novo coronavírus. A idosa ainda não sabe que o filho morreu e o genro está internado em estado grave. Os casos na família foram diagnosticados após um integrante ter retornado de uma viagem aos Estados Unidos.

Sobe para 717 o número de casos confirmados de coronavírus em SC

O número de casos confirmados de coronavírus subiu para 717 em Santa Catarina. A atualização foi realizada durante uma entrevista coletiva com o governador Carlos Moisés (PSL) e com o Secretário de Secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, no fim da tarde desta sexta-feira (10). Além disso, o governador confirmou 18 mortes até então pela pandemia. Até agora foram realizados 4.745 testes de coronavírus em Santa Catarina. Dos 717 casos confirmados, 118 pacientes seguem internados em UTIs (Unidade de Tratamento intensivo), tanto na rede pública como privada. Entre elas, 78 pessoas estão recebendo o auxílio da ventilação mecânica, 19 estão respirando normalmente e não houve informação de outras 21 pessoas. No entanto, a boa notícia fica por conta de 80 pacientes que saíram do quadro de tratamento intensivo e foram para a enfermaria. Em comparação ao divulgado na última quinta-feira (9), houve um acréscimo de 8 pessoas.

Paraná tem 655 casos confirmados e 26 mortes, diz secretaria

Subiu para 655 o número de casos confirmados do novo coronavírus no Paraná, segundo boletim desta sexta-feira (10) da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). O estado tem ainda 26 mortes causadas pela Covid-19, de acordo com o levantamento. Na comparação com o boletim de quinta-feira (9), o Paraná contabilizou 34 novos casos e duas mortes. Nesta sexta-feira, a Sesa confirmou 13 novos casos em Curitiba, quatro em Balsa Nova e Cascavel, três em Santa Fé e Araruna, e dois em Campo Mourão e Campo Largo.

Coronavírus: número de mortes no Brasil está acima do esperado

De acordo com dados do Ministério da Saúde o Brasil registra nesta sexta-feira, 10, 1.056 mortes em decorrência do novo coronavírus e 19.638 casos confirmados. São 1.781 novos diagnósticos confirmados e 115 mortes registradas nas últimas 24 horas. O marco de 1.000 óbitos foi atingido no país apenas 25 dias após a confirmarão da primeira morte. A Itália, país com o maior número de mortos pela epidemia, demorou 21 dias para atingir essa marca. De acordo com o epidemiologista e infectologista e mestre em saúde pública Bruno Scarpellini, o número de mortos está acima do esperado para a curva de infecção no Brasil. “O número de mortes está acima do esperado para este momento.

Hospitais testarão droga em pacientes com quadro leve

Hospital Alemão Oswaldo Cruz iniciará na segunda-feira um estudo para testar a eficácia da hidroxicloroquina em pacientes com quadros leves de infecção pelo coronavírus, mas que fazem parte de algum grupo de risco da doença. Segundo Álvaro Avezum, diretor do Centro Internacional de Pesquisa do Oswaldo Cruz, o objetivo do estudo é avaliar se o medicamento pode reduzir hospitalização e complicações respiratórias em pacientes com Covid-19 que, em um primeiro momento, não foram internados por não apresentarem maior gravidade.

Aglomerações pelo Brasil colocam autoridades em alerta

As cenas de desrespeito ao isolamento social se repetiram nesta sexta-feira (10) em várias capitais. É a imagem do que não deve acontecer: pessoas amontoadas no saguão do aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos. O registro foi na hora do almoço, neste feriado. “A gente tá aguardando porque, desde ontem, tem um monte de voo atrasado para João Pessoa e eles não dão respaldo nenhum pra gente, não falam o que realmente está acontecendo”, reclamava a caixa Naiara Silva Medeiros. “Se prosseguir nessa tendência de apenas 50%, daqui um mês, o Brasil vai chegar entre 180 e 200 mil casos. Por outro lado, se conseguirmos chegar ao número mágico de 70% de distanciamento social, daqui um mês, o Brasil estaria na ordem de 30 a 40 mil casos e, portanto, isso significa que com 70% de distanciamento social, o sistema de saúde é capaz de dar conta dos casos que vão chegando

Bolsonaro vai a hospital, farmácia e prédio de Brasília e cumprimenta apoiadores

O presidente Jair Bolsonaro andou novamente nesta sexta-feira (10) por áreas comerciais e residenciais de Brasília, apesar de orientações das autoridades sanitárias de que a população mantenha o isolamento social, em decorrência da pandemia de coronavírus. O presidente primeiro foi ao Hospital das Forças Armadas (HFA), depois a uma farmácia no setor Sudoeste e, por fim, a um prédio residencial, na mesma região. Na farmácia e no prédio, apoiadores se juntaram para ver o presidente, também contrariando a orientação de se evitarem aglomerações. Bolsonaro pegou na mão de alguns apoiadores.

Crivella visita hospital de campanha ao lado de Flávio Bolsonaro

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos), visitou na tarde desta quinta-feira, 10, um hospital de campanha que está sendo levantado no Riocentro, na zona oeste da cidade, para aumentar o número de leitos na cidade para o combate ao novo coronavírus. Recém filiado ao partido de Crivella, o senador Flávio Bolsonaro acompanhou a visita, em mais um gesto de aproximação entre o prefeito e o clã Bolsonaro. Enquanto prefeitos e governadores têm sido críticos a postura do presidente Jair Bolsonaro frente à pandemia da covid-19

EUA chegam a 500 mil casos e estão perto de se tornar país com mais mortes por coronavírus no mundo

Com 500.399, os Estados Unidos chegaram a mais de meio milhão de casos de coronavírus nesta sexta-feira (10) e também estão prestes a se tornar o país com mais mortes causadas pela Covid-19 em todo o mundo. Segundo a universidade Johns Hopkins, já foram registrados 18.693 óbitos no país, apenas 156 a menos do que a Itália. Nesta sexta, os EUA bateram um novo recorde e foram o primeiro país a registrar mais de 2 mil mortes em um período de 24 horas: foram 2.108 até a atualização das 20h30 da Johns Hopkins.