Brasil registra 600.425 mortes por covid-19

O boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde na tarde de hoje (8) mostra que o Brasil registrou, em 24 horas, 615 novas mortes em decorrência de covid-19. Com isso, o país chegou a 600.425 mortes durante a pandemia.

O levantamento mostra que 18.172 novos casos da doença foram registrados no sistema de monitoramento do Ministério da Saúde. No total, o país registrou até o momento 21.550.730 casos de infecção pelo novo coronavírus. O informativo também traz os dados sobre óbitos em decorrência de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), que somam 3.127 casos e que estão sob investigação de órgãos competentes.

Boletim epidemiológico mostra a evolução dos números da pandemia de covid-19 no Brasil.

O país tem 285.032 casos ativos de covid-19 em monitoramento. O número diz respeito a casos diagnosticados que estão sob supervisão médica ou em isolamento. O número de recuperados também atingiu um nível inédito. São 20.665.273 casos, o que corresponde a 95,9% do total de infectados.

Estados

No topo do ranking de mortes por estado, estão São Paulo (150.630), Rio de Janeiro (67.029), Minas Gerais (54.944), Paraná (39.471) e Rio Grande do Sul (35.017). Os estados que menos registraram mortes por covid-19 foram o Acre (1.839), o Amapá (1.986) e Roraima (2.005).

Vacinação

Segundo mostra o painel nacional de vacinação, 246.835.990 doses de imunizantes ofertados pelo SUS já foram aplicadas. Destas, 149,21 milhões são relativas à primeira dose do ciclo vacinal, enquanto 97,62 milhões são referentes à segunda dose ou dose única. Já foram distribuídas para os estados 301 milhões de doses de vacina contra a covid-19.

Repercussão

Em nota divulgada na noite desta sexta-feira, a Anistia Internacional afirmou que desde o princípio da pandemia alerta que o Estado brasileiro tem “deveres constitucionais de garantir que brasileiros e brasileiras tenham seus direitos à vida e à saúde assegurados. É urgente que essas mortes que poderiam ter sido evitadas, sejam responsabilizadas.”

“A Anistia Internacional Brasil e 16 organizações da sociedade civil estão à frente da campanha Omissão Não é Política Pública que exige que o Procurador Geral da República, Augusto Aras, não deixe impunes os possíveis crimes apontados pela CPI da Covid. E que todas as pessoas apontadas pelo relatório final da CPI sejam processadas judicialmente e devidamente responsabilizadas”, finaliza a nota.

CoronaVac: Butantan vai enviar amostras de testes para a Sinovac

O Instituo Butantan informou hoje (8), por meio de nota, que fechou um acordo com o laboratório Sinovac para que análises complementares de imunigenicidade da CoronaVac sejam realizados em parceria com o laboratório chinês. No dia 20 de novembro, o Butantan enviou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a primeira parte destes dados, documentação necessária para oficializar o pedido de registro definitivo da vacina do instituto, mas houve uma divergência com a agência sobre as metodologias utilizadas. Segundo a nota do Butantan, as amostras já foram enviadas para análise no padrão requerido pela Anvisa.

Segundo a nota, “se houvesse tido consenso nos métodos propostos pelo instituto, o processo já estaria concluído e o registro definitivo da CoronaVac já teria sido concedido”. O instituto destacou que os diálogos com Anvisa ocorrem rotineiramente. Também em nota divulgada nesta sexta-feira, a Anvisa informou que não recebeu nenhum pedido de registro da vacina CoronaVac, que está sendo aplicada no país graças a uma autorização de uso emergencial.

Segundo a Anvisa, a agência não mudou o método de análise da imunogenicidade da CoronaVac e não houve alteração de metodologia ou regras de análise por parte da agência. “Foram apresentadas duas propostas de metodologia para imunogenicidade pelo Instituto Butantan. As propostas não foram consideradas adequadas pela Anvisa, pois não cumpriam com as exigências e parâmetros científicos para avaliação de imunogenicidade de uma vacina”, informou a nota. A nota informa que a Anivsa aguarda que o Butantan “realize os testes de imunogenicidade e entregue os dados de acordo com os parâmetros estabelecidos e válidos para todas as vacinas em uso no Brasil.”

Mais de 1,2 mil municípios devem manter exigência de máscara, diz CNM

Um levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que consultou gestores de 1.960 municípios, aponta que 1.248 (63,9%) pretendem manter a obrigatoriedade do uso de máscara mesmo que a população esteja totalmente vacinada, contra 48 (2,4%) que pretendem acabar com a exigência. Outras 645 (32,9%) prefeituras informaram que a questão ainda não foi decidida e 19 gestores municipais não responderam. 

A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 7 de outubro, e tratou sobre as medidas de enfrentamento à pandemia de covid-19 adotada pelos municípios. A amostra pesquisada (1.960) representa mais de um terço (35,2%) do total de prefeituras do país (5.568).

Segundo a CNM, em 1.935 cidades (98,7%) há campanhas informativas sobre a importância do uso de máscaras. Em 1.902 (97%) é obrigatório o uso em locais públicos e em 1.922 (98,1%) não é permitido entrar em locais privados sem o equipamento de proteção individual. O tema da obrigatoriedade do uso de máscara ganhou força recentemente após declarações do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, de que pretende, ainda que de forma gradual, desobrigar o uso de máscara pela população. Em viagem ao Piauí, nesta sexta-feira (8), Queiroga voltou a falar sobre o tema e criticou medidas obrigatórias de proteção individual.

Reabertura

A pesquisa da CNM mostra que 794 municípios (40,5%) mantêm restrições de circulação e funcionamento do comércio. Em mais da metade dos municípios consultados (1.121 ou 57,2%) esse tipo de medida já foi revogada.

Sobre o gerenciamento das ações de enfrentamento adotadas, em 1.529 localidades (78%) foi instituído algum comitê de crise ou centro de operações emergenciais. Mais de 800 prefeitos (55%) optaram por instalar gabinetes de crise; 460 (30,1%) estabeleceram grupo de trabalho, 347 (22,7%) criaram Centro de Operações em Emergências em Saúde (COE); e 230 (15%) montaram salas de operações para monitorar o avanço do vírus.

De acordo com os números levantados pela Confederação Nacional dos Municípios, 310 gestores (15,8%) disseram haver casos da variante Delta em seu território, contra 1.576 (80,4%) que não identificaram a presença da cepa mais transmissível do Sars-CoV-2.

SC: Estado confirma 1.199.572 casos, 1.172.431 recuperados e 19.387 mortes

O Governo de Santa Catarina informou que há 1.199.572 casos confirmados de Covid-19, sendo que 1.172.431 se recuperaram e 7.754 estão em acompanhamento. O balanço foi divulgado nesta sexta-feira, 8. O novo coronavírus causou 19.387 óbitos no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade atual é de 1,62%.

Na comparação com o boletim anterior, subiu em 66 o número de casos ativos e houve mais 13 óbitos. Aos casos confirmados se somaram 1.140, enquanto a estimativa de recuperados cresceu 1.061.

>>> Confira aqui o boletim diário desta sexta-feira, 8
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

Há 261 municípios que não registraram óbitos nos últimos sete dias. Entre eles estão São José, Lages, Navegantes, Caçador e Biguaçu.

O Governo do Estado estima que haja 45 municípios sem casos ativos. A região com a maior quantidade de casos ativos hoje, proporcionalmente à população, é a de Xanxerê, que tem 147 para cada 100 mil habitantes. Na sequência, aparecem Foz do Rio Itajaí (136) e Grande Florianópolis (128). As que menos têm são Alto Vale do Rio do Peixe (46), Extremo-Oeste (61) e Alto Uruguai Catarinense (62).

A taxa de ocupação dos leitos de UTI Adulto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina é de 62,2%. Isso significa que, dos 1.414 leitos existentes no estado para adultos, 880 estão ocupados, sendo 320 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19.

SC: mortes por Covid-19 diminuem 86% em cinco meses  

Nos últimos meses, o Estado registrou uma diminuição significativa no número de mortos em decorrência do coronavírus. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), de março – mês mais crítico da pandemia – até setembro, os números apontam para uma redução de 86,24%. O decréscimo foi observado mês a mês. Em março, foram perdidas 3.648 vidas para a Covid, enquanto agosto foram 660 e setembro, 500 – sendo estes os dois primeiros meses do ano a registrar menos de mil mortes/mês.

“Ainda são números altos de óbitos, mas claramente houve uma mudança significativa na ação do vírus, graças a medidas acertadas da Secretaria da Saúde e estarmos entre os três estados que mais vacinaram no país. O resultado da imunização está sendo exposto nos números”, destacou o secretário da Saúde André Motta Ribeiro.

A redução é o reflexo ainda de outros índices observados pela SES, entre eles o de ocupação de leitos de UTI. Em 31 de março, a taxa de ocupação chegava a 98,8% com fila de espera por leitos em algumas unidades. A fila foi zerada em 9 de julho e a ocupação seguiu reduzindo, chegando a 61,9% na quinta-feira, 7.

O Estado está entre os três que possuem as menores taxas de letalidade por Covid-19 no país, com 1,6%, ao lado de Roraima e Amapá, sendo que SC possui uma população acima de 7 milhões de habitantes, enquanto os dois outros estão abaixo de 1 milhão. “É importante observarmos os números da população para entendermos o resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido frente à pandemia. Mesmo com uma população maior que muitos outros entes da população, conseguimos manter uma taxa de letalidade bem abaixo da média nacional”, complementa o secretário.

A taxa de letalidade no país é de 2,8%, segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde. A melhora nos índices de combate à pandemia vem sendo ainda demonstrada na Matriz de Risco potencial que há duas semanas registra regiões em risco moderado (cor azul). Fato ainda inédito desde a implementação da Matriz em julho de 2020.

Paraná registra mais 1.718 novos casos e 49 óbitos pela Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta sexta-feira (8) mais 1.718 casos confirmados e 49 mortes — referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas — em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Há ajustes ao final do texto. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 1.518.590 casos confirmados e 39.255 mortos pela doença. Os casos confirmados divulgados nesta data são de outubro (817), setembro (530), agosto (179), julho (72), junho (78), maio (39), abril (1) e março (2) de 2021. Os óbitos divulgados nesta data são de outubro (29), setembro (15), julho (2), junho (1) e abril (2) de 2021.

INTERNADOS – 560 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 435 pacientes em leitos SUS (254 em UTI e 181 em leitos clínicos/enfermaria) e 125 em leitos da rede particular (71 em UTI e 54 em leitos clínicos/enfermaria). Há outros 1.179 pacientes internados, 658 em leitos UTI e 521 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos da rede pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais 49 pacientes. São 20 mulheres e 29 homens, com idades que variam de 20 a 94 anos. Os óbitos ocorreram entre 10 de abril a 7 de outubro de 2021. Os pacientes que foram a óbito residiam em: Curitiba (15), Londrina (6), Cascavel (4), Ponta Grossa (3), Ibaiti (2), Foz do Iguaçu (2) e Cambé (2). A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: Terra Rica, Sertanópolis, Rolândia, Quarto Centenário, Primeiro de Maio, Pitangueiras, Pato Branco, Jataizinho, Guapirama, Guairaçá, Francisco Beltrão, Colombo, Campo Magro, Barbosa Ferraz e Assaí.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 6.106 casos de residentes de fora do Estado, 216 pessoas foram a óbito.

Confira o informe completo clicando aqui.

Petrobras reajusta hoje preços do gás de cozinha e da gasolina

A partir de hoje (9), entram em vigor nas distribuidoras o reajuste nos preços do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), o gás de cozinha, e da gasolina. A Petrobras manteve por 95 dias os preços estáveis no gás de cozinha, “nos quais a empresa evitou o repasse imediato para os preços internos da volatilidade externa causada por eventos conjunturais, a companhia realizará ajuste no preço do GLP para as distribuidoras”, informou a companhia, em nota.

Para a gasolina, o período de estabilidade foi de 58 dias. Na nota, a empresa esclarece que “esses ajustes são importantes para garantir que o mercado siga sendo suprido em bases econômicas e sem riscos de desabastecimento pelos diferentes atores responsáveis pelo atendimento às diversas regiões brasileiras: distribuidores, importadores e outros produtores, além da Petrobras”.

E refletem parte da elevação nos patamares internacionais de preços de petróleo, impactados pela oferta limitada frente ao crescimento da demanda mundial, e da taxa de câmbio, dado o fortalecimento do dólar em âmbito global. Desta forma, a partir deste sábado, o preço médio de venda do GLP da Petrobras, passa de R$ 3,60 para R$ 3,86 por kg, equivalente a R$ 50,15 por botijão de 13kg, refletindo reajuste médio de R$ 0,26 por kg. Para a gasolina, o preço médio de venda da Petrobras, para as distribuidoras, passa de R$ 2,78 para R$ 2,98 por litro, com reajuste médio de R$ 0,20 por litro.

ONS prevê chuva acima da média nos reservatórios do Sul e Sudeste

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou hoje (8) o boletim do Programa Mensal de Operação. O documento prevê chuva acima da média nos reservatórios das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Segundo o ONS, a previsão influenciou na queda de 53,37% no Custo Marginal de Operação (CMO), que passou de R$ 426,20 por megawatt-hora (MWh) para R$ 198,74.

Conforme o boletim, o nível dos reservatórios apresentam sinais de recuperação em relação ao início do mês. No Sul, o volume deverá estar em 49,5% no final de outubro. Na Região Norte, o nível previsto dos reservatórios será de (45,8%), seguido pelo Nordeste (35,5%) e Sudeste/Centro-Oeste (15,2%). O boletim também indicou que a previsão de carga para outubro será 0,1% menor no sistema elétrico devido à previsão de temperaturas amenas nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste.

 Facebook, Instagram e WhatsApp voltam a apresentar instabilidade

As redes sociais que pertencem ao Facebook voltaram a apresentar instabilidade na tarde desta sexta-feira (8), de acordo com relatos de usuários e queixas na plataforma de monitoramento Downdetector. Segundo relatos dos usuários que registraram queixas, a instabilidade durou cerca de uma hora. Conforme dados registrados pelo Downdetector,, o Instagram foi o principal afetado, enquanto o Facebook e o WhatsApp ficaram intermitentes.

O Facebook confirmou pelo Twitter as dificuldades técnicas. “Sabemos que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para voltar ao normal o mais rápidos possível e pedimos desculpas pela inconveniência”, diz o comunicado. As redes sociais do Facebook passaram por um problema que afetou as ações das empresas de tecnologia nesta segunda-feira. A falha foi atribuída a um erro interno de atualização que deixou cerca de 3 bilhões de usuários diários sem serviços. O Procon notificou o Facebook pelas falhas, que causaram prejuízos financeiros principalmente para usuários que usam a plataforma como ferramenta de negócios.

Santuário de Aparecida limita capacidade de público no feriado

Santuário Nacional de Aparecida, localizado em Aparecida, SP - Brasil.
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Diferente do feriado da Padroeira do Brasil no ano passado, quando ficou praticamente fechada aos fieis, o Santuário Nacional de Aparecida, na cidade de Aparecida, no interior paulista, estará aberto este ano para receber os devotos. Mas haverá restrições: as celebrações vão acontecer com capacidade reduzida, acesso controlado e triagem com verificação de temperatura e higienização das mãos. O uso de máscara será obrigatório. O Santuário ainda recomenda que pessoas com sintomas de gripe ou que tenham tido contato com alguma pessoa infectada pelo novo coronavírus, fiquem em casa e não compareçam às cerimônias presenciais. O Santuário também recomenda para que idosos fiquem em casa e prefiram assistir as celebrações de forma virtual. Para atender os fiéis, o número de missas vai ser multiplicado. No feriado do dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, 14 missas serão realizadas. Os locais de celebrações também serão ampliados, com missas acontecendo tanto na Basílica quanto no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida.

No ano passado, o Santuário realizou celebrações de forma virtual, sem a presença de devotos em seu interior, por causa da pandemia do novo coronavírus. Por ser um ano atípico, ainda com algumas restrições por causa da pandemia do novo coronavírus, o Santuário não fez uma previsão de público para o feriado deste ano. A prefeitura da cidade também não deu uma previsão sobre o número de romeiros. Para a prefeitura, o feriado deste ano deve ser de muito movimento em Aparecida, mas não nas mesmas proporções de anos anteriores ao da pandemia. A expectativa do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Aparecida (Senhores) para este ano é de uma ocupação em torno de 50% em suas 280 hospedagens associadas.

Segundo Valdecir Henrique Damião, vice-presidente do sindicato, apesar da recuperação em relação ao ano passado, quando não houve ocupação pelo Santuário estar fechado, a ocupação dos hotéis neste ano ainda é inferior a 2019, antes da pandemia. Além das celebrações no Santuário, a prefeitura de Aparecida vai promover o espetáculo gratuito Mãe Aparecida, projeções que serão feitas na Praça Nossa Senhora Aparecida. As apresentações ocorrem entre sábado (9) e o feriado de 12 de outubro, sempre as 19h. Neste ano, a novena e a festa para a Padroeira do Brasil tem como tema Com Maria, Somos Povo de Deus, Unidos pela Aliança. Pessoas que queiram acompanhar as celebrações de casa, o Santuário vai transmitir a festa da Padroeira pela TV Aparecida e por suas redes sociais. Mais informações podem ser obtidas no site.

 MPSP investiga uso do kit covid em pacientes da Prevent Senior

Em depoimento ao Ministério Público de São Paulo (MPSP), familiares de pacientes da operadora de saúde Prevent Senior, que foram vítimas da covid-19, relataram que os parentes internados em hospital da rede ou que faziam tratamento em casa tomaram medicamentos do chamado “kit covid” e acabaram morrendo. O órgão investiga a relação das mortes com o uso dos medicamentos. O promotor Everton Zanella, que integra a força-tarefa que investiga os casos, disse que as seis pessoas ouvidas até o momento pela promotoria são familiares de seis dos nove pacientes que morreram durante um estudo da Prevent Senior que testou os medicamentos hidroxicloroquina e azitromicina – ambos não tem eficácia comprovada contra a covid-19. Os casos integram um dossiê entregue por médicos à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid.

“O que a gente já ouviu foram familiares que falaram que houve uso desses medicamentos de ineficácia comprovada, que as pessoas faleceram na rede hospitalar ou até mesmo em casa mas tomando alguns medicamentos indicados”, disse Zanella, em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (8). “Nós temos que verificar pericialmente se esse uso de medicação efetivamente leva ao óbito”. De acordo com os relatos dos familiares, os médicos que atenderam os pacientes, ao solicitarem a assinatura do termo de consentimento para tratamento com o kit covid, afirmaram que aqueles medicamentos poderiam salvar suas vidas. Além desses casos que deram origem à investigação, o MPSP anunciou que recebeu 12 denúncias de casos semelhantes, em que foram receitados medicamentos do kit covid, no entanto, não houve necessariamente morte dos pacientes.

Criminal: Em 23 de setembro, o MPSP informou que a Procuradoria-Geral de Justiça havia designado, por meio da Portaria 9869/2021, promotores do Tribunal do Júri para compor a força-tarefa para investigar a Prevent Senior no âmbito criminal, junto ao promotor natural do caso. Na ocasião, o procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo, determinou “atenção total” à investigação. Juntos, eles passaram a acompanhar o inquérito policial que tramita no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) para apurar se a aplicação de remédios sem eficácia comprovada contra a covid-19 em pacientes da operadora de saúde configura crime de homicídio. “Nós estamos apurando se o uso dessas medicações pode ou não ter levado à morte dos pacientes que estavam tratando de covid-19 na rede da Prevent Senior”, disse Zanella.

Na investigação, serão consideradas provas oferecidas pelas testemunhas, como prontuários, exames e receitas. Em relação à possibilidade de falsificação de prontuários pela empresa, Zanella afirmou que o MPSP tem meios para checar junto ao sistema. “Existe um software que abriga o prontuário. Quem entrou nesse software, quem alterou, se foi por senha se não foi, quando entrou, qual foi a alteração que foi feita, então essa perícia ela também pode ser feita.”

Assumir risco: O promotor Nelson dos Santos Pereira Junior, que também estava na coletiva, disse que “um dado importante é verificar se a pessoa era cardíaca. Se ela já tinha uma patologia e recebeu o medicamento, isso é um indicativo de que alguém ali assumiu um risco grande de levar essa pessoa a óbito ou tenha levado.”

Pereira explicou que a preocupação do órgão é identificar um possível  nexo de causalidade entre o fato de as pessoas tomarem a medicação e terem algum prejuízo, que poderia levar à morte. “Nossa preocupação hoje é essa, saber quem tomou esse kit, se essa pessoa consentiu em tomar esse kit e se esse medicamento ocasionou determinado óbito.” Os promotores investigam se houve o dolo eventual, ou seja, se a operadora de saúde ou aqueles que manipularam esses medicamentos assumiram o risco de matar alguém ou que esse resultado pudesse ocorrer sem que eles se importassem.

Alteração de prontuários: Haverá apuração sobre possíveis alterações de prontuários médicos e falta de comunicação de casos de covid-19 às autoridades sanitárias. Segundo o promotor Zanella, há relatos divulgados pela imprensa de que poderia ter havido falsificação ou omissão na declaração de óbito de determinados pacientes para não constar a covid-19 como causa mortis. “Isso poderia configurar alguma falsidade ideológica em documento. E evidentemente que também apuramos eventuais crimes contra a saúde pública, já que estamos em uma pandemia, de forma que é necessário, é obrigatório, informar dados sobre a doença. É necessário ter esses dados para um maior controle da pandemia”, disse Zanella.

Além disso, cabe à força-tarefa avaliar os documentos enviados pela CPI da Pandemia. “Temos boa parte dos documentos da CPI, temos uma parte de documento que foi entregue pela mesma advogada que entregou documentos na CPI e esses documentos estão em análise. Temos inclusive documentos entregues já pela própria Prevent Senior, que já fez uma defesa para eliminar nos autos procedimentos”. Zanella disse que as oitivas de paciente ou familiares de paciente serão feitas diretamente pelo Ministério Público, porque, segundo ele, houve muitas denúncias diretamente ao órgão. “Então muito paciente confiando na Força Tarefa fez a denúncia ao Ministério Público. Então nós entendemos que é interessante que eles venham no Ministério Pública para depor.” Segundo o promotor, o MP está sincronizado com o DHPP no recebimento dos depoimentos.

Explosão mata 46 pessoas em mesquita no Afeganistão

Um homem-bomba atacou uma mesquita de Kunduz, província do nordeste do Afeganistão, matando 46 pessoas e ferindo mais de 140, segundo a agência de notícias estatal Bakhtar. Imagens de vídeo mostraram corpos cercados por destroços dentro da mesquita, que é frequentada por membros da comunidade xiita minoritária. Nenhum grupo assumiu a autoria de imediato. A explosão veio na esteira de vários ataques nas últimas semanas – incluindo um em uma mesquita de Cabul – alguns dos quais foram reivindicados por militantes sunitas do Estado Islâmico.

Os ataques mostram os desafios de segurança do Talibã, que tomou o país em agosto e desde então realiza operações contra células do Estado Islâmico em Cabul. “Hoje à tarde, uma explosão ocorreu em uma mesquita de nossos compatriotas xiitas e, como resultado, vários de nossos compatriotas foram martirizados e feridos”, disse o porta-voz do Taliban, Zabihullah Mujahid, no Twitter. A agência de notícias Bakhtar, administrada pelo Ministério da Informação do país, disse que 46 pessoas morreram e 143 ficaram feridas na explosão.

Jornalistas Maria Ressa e Dmitry Muratov recebem Nobel da Paz

A jornalista filipina Maria Ressa e o jornalista russo Dmitry Muratov venceram o Nobel da Paz 2021. O anúncio foi feito hoje (8) em Oslo, na Noruega. O prêmio foi concedido “pelos esforços de salvaguarda da liberdade de expressão, pré-condição para a democracia e paz duradouras”. “A senhora Ressa e o senhor Muratov recebem o Prêmio Nobel da Paz pela corajosa batalha pela liberdade de expressão nas Filipinas e na Rússia”, disse Berit Reiss-Andersen, do Comitê Nobel norueguês. “Ao mesmo tempo, eles representam os jornalistas que lutam por esse ideal num mundo onde a democracia e a liberdade da imprensa enfrentam condições cada vez mais adversas”, acrescentou.

Neste ano, disputaram o Nobel da Paz 329 candidatos, 234 pessoas e 95 organizações.O número é ligeiramente superior ao do ano passado: 317. Nem a relação dos candidatos nem de quem os propôs são divulgados até que se passem 50 anos. Eles só são conhecidos se forem divulgados diretamente por quem os propôs. Os laureados com o Nobel da Paz vão receber o prêmio de 10 milhões de coroas suecas (quase 1 milhão de euros), além de um diploma e uma medalha, em 10 de dezembro, em Oslo, na Noruega, dia da morte do criador do prêmio, Alfred Nobel. O jornalista Dmitry Muratov lembrou jornalistas que perderam a vida na mesma luta de procura da verdade e do direito à expressão, dedicando-lhes também o prêmio.

GP da Turquia 2021: confira os dias e horários da F1 em Istambul

O Grande Prêmio da Turquia, 16ª etapa da temporada 2021 da Fórmula 1, acontece neste fim de semana (8, 9 e 10 de outubro – sexta-feira, sábado e domingo) no circuito de Istambul. O GP da Turquia de F1, começou na sexta-feira (8 de outubro) com o Treino Livre 1 às 5h30, horário de Brasília. As 9h00 às 10h00 – Aconteceu o Treino Livre 2.

No Sábado, 9/10

06h00 às 07h00 – Treino Livre 3 (TL3) Fórmula 1

09h00 às 10h00 – Qualificação Fórmula 1

No Domingo, 10/10
9h00 – Grande Prêmio da Turquia de Fórmula 1 (58 voltas ou 120 minutos).

Futebol – Brasileirão Série A

Empatados no G4, Fortaleza e Flamengo se enfrentam no Castelão

Empatados no G4 da Série A do Campeonato Brasileiro, Fortaleza e Flamengo se enfrentam na noite deste sábado (9) na Arena Castelão. Na última quarta (6), o Leão do Pici venceu o Fluminense por 2 a 0 no Maracanã. Já o Rubro-Negro empatou em 1 a 1 com o Bragantino no interior de São Paulo. As duas equipes somam os mesmos 39 pontos na tabela, mas os cariocas têm três jogos a menos que os cearenses. O embate, a partir das 19h (horário de Brasília). Os donos da casa não contarão com o zagueiro Marcelo Benevunto, suspenso por cartão amarelo, que tem sido um dos trunfos nas bolas aéreas, segundo o técnico argentino Pablo Vojvoda. No primeiro turno, o Flamengo venceu o Fortaleza em casa, por 2 a 1. Neste domingo (10), o técnico Renato Gaúcho terá de lidar com desfalques de peso. Assim como na última quarta (6) , o time carioca não terá em campo Gabigol, Éverton Ribeiro, o uruguaio Arrascaeta e o chileno Isla. Todos estão servindo às suas respectivas seleções nacionais nas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo.

Confira todos os jogos da Rodada 25

Imagem: Twitter Brasileirão – Assaí

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná.

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495