Fiocruz: pandemia de covid-19 faz vítimas cada vez mais jovens

A pandemia de covid-19 no Brasil está se espalhando cada vez mais pelas camadas jovens da população. A constatação faz parte do Boletim do Observatório Covid-19, editado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta sexta-feira (7). Os dados apresentados nesta edição confirmam o processo de rejuvenescimento da pandemia, com uma clara mudança demográfica: adultos jovens e de meia-idade representam uma parcela cada vez maior dos pacientes em enfermarias e unidades de terapia intensiva.

Referente às semanas epidemiológicas 16 e 17 de 2021, entre 18 de abril e 1º de maio, a análise destaca as oscilações dos indicadores nos estados, a alta proporção de testes com resultados positivos, bem como a manutenção da sobrecarga de todo o sistema de saúde. Esses indícios revelam que a pandemia se mantém em patamar crítico de transmissão, com valores altos de incidência e mortalidade.

“A ligeira redução de casos e óbitos por covid-19 não significa que o país tenha saído de uma situação crítica, pois as médias diárias de 59 mil casos e de 2,5 mil óbitos nestas duas semanas epidemiológicas se encontram em patamares muito elevados. Somente com a redução sustentada por algumas semanas, associada à aceleração da campanha de vacinação e à intensificação de ações de distanciamento físico e social, combinadas com proteção social, será possível alcançar a queda sustentada da transmissão e a redução da demanda pelos serviços de saúde”, alertaram os pesquisadores do Observatório, responsáveis pelo boletim.

Número de mortos na favela do Jacarezinho sobe para 28 

A Polícia Civil confirmou que subiu para 28 o número de mortos na operação de ontem (6) na favela do Jacarezinho, zona norte do Rio. O número foi ampliado, depois que três vítimas que deram entrada em hospitais públicos foram levadas hoje (7) para o Instituto Médico Legal (IML). Antes o número de mortos era de 25, entre eles o policial civil André Leonardo Frias, 48 anos, da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod), morto com um tiro na cabeça quando desceu do carro blindado, junto com outros cinco policiais, porque o carro ficou impedido de seguir pela favela por causa de uma barricada colocada pelo tráfico no caminho. O disparo que matou o policial partiu de uma espécie de bunker, com furos no muro para passar o cano de armas de guerra, e aconteceu no momento em que a equipe chegava na comunidade, por volta das 6h.

Aras pede esclarecimentos sobre operação na favela do Jacarezinho

O procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu ao governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, informações sobre a operação policial que deixou 28 mortos na favela do Jacarezinho. Aras também pediu esclarecimentos ao Ministério Público do Rio. O prazo para o envio da manifestações é de cinco dias úteis. Ao receber as informações, o procurador-geral deverá avaliar se houve descumprimento da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que estabeleceu balizas para as operações e tomará as medidas cabíveis. Conforme decisão proferida pelo STF no ano passado, as operações poderão ser deflagradas somente em casos excepcionais. A polícia ainda deverá justificar as medidas por escrito e comunicá-las ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, órgão responsável pelo controle externo da atividade policial.

A operação é questionada por diversas entidades que atuam em defesa dos direitos humanos, pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pela Defensoria Pública do estado. Ontem (6), a Polícia Civil negou que tenha havido casos de execução de suspeitos durante a operação na favela do Jacarezinho. O delegado Fabrício Oliveira, chefe da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), unidade especial da Polícia Civil, contou que os confrontos se estenderam por toda a comunidade e que os criminosos invadiram as casas dos moradores, o que forçou os policiais a entrar nas residências. Oliveira negou, porém, que tenha havido execução de suspeitos. O objetivo da operação era combater grupos armados de traficantes de drogas vinculados à facção Comando Vermelho que estariam aliciando crianças para o crime.

STF apura suspeita de ataque hacker e tira site oficial do ar

O Supremo Tribunal Federal (STF) mantém seu site oficial fora do ar desde a manhã de ontem (6) devido a uma suspeita de ataque hacker contra os sistemas da Corte. A Polícia Federal (PF) foi acionada para auxiliar na apuração do episódio, em investigação sigilosa. Em nota de esclarecimento, o Supremo afirmou ter identificado acessos “fora do padrão” na quinta-feira (6), o que levou os técnicos do tribunal a restringir o acesso ao portal da Corte, como medida de segurança. “O acesso fora do padrão foi contido enquanto ainda estava em andamento e, segundo informações preliminares, somente dados públicos ou de características técnicas do ambiente foram acessados, sem comprometimento de informações sigilosas”, diz a nota.

A interrupção do acesso ao portal do Supremo deve resultar no prolongamento de prazos processuais e no adiamento da sessão do plenário virtual que estava marcada para se encerrar nesta sexta-feira (7). “O STF lamenta eventuais transtornos causados a cidadãos, operadores do direito, jornalistas, entidades e empresas em razão da interrupção momentânea do serviço, mas ressalta absoluto compromisso com a transparência e a segurança da informação”, diz a nota divulgada pelo Supremo. Segundo a versão oficial, não houve tentativa de “sequestro” dos sistemas do Supremo, como ocorreu com o Superior Tribunal de Justiça em novembro do ano passado, mas somente uma tentativa de extração de dados públicos muito acima do normal, o que disparou os alertas de segurança.

Polícia apreende adolescente que ameaçava ataque a escola em Cabo Frio

Policiais da Delegacia de Cabo Frio apreenderam um adolescente de 15 anos de idade, que ameaçava pelas redes sociais um ataque a uma escola particular na cidade da Região dos Lagos. A descoberta da ação foi possível graças ao Laboratório de Operações Cibernéticas da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que identificou que as ameaças partiam da cidade de Cabo Frio. Com as informações repassadas pela equipe do ministério, a Polícia Civil do Rio de Janeiro conseguiu identificar e apreender o adolescente suspeito, que teria divulgado a ação em suas redes sociais. De acordo com o ministro da Justiça, Anderson Torres, “a tecnologia se torna cada vez mais fundamental para a resolução de crimes. Neste caso, a ação rápida e conjunta entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Polícia Civil do Rio evitou uma tragédia. Esse é o nosso compromisso com a sociedade”.

A ação ocorreria dois dias depois do ataque a uma creche na cidade de Saudades, em Santa Catarina, que deixou cinco mortos, sendo três bebês, uma professora e uma auxiliar. Segundo o delegado da Polícia Civil de Cabo Frio Carlos Eduardo Almeida, “no dia [5], por volta das 22h, recebemos informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública e montamos uma operação para esta manhã. As equipes foram até o local apontado nessas informações. Fomos recebidos pela mãe do adolescente. Na busca, conseguimos encontrar todo o material que estava sendo postado pelo adolescente em uma plataforma de rede.

“A verdade foi restabelecida. Santa Catarina retorna aos trilhos”, afirma governador Carlos Moisés de volta ao cargo

Foto: Peterson Paul / Secom

O governador Carlos Moisés afirmou que a decisão do Tribunal Misto de Impeachment, proclamada nesta sexta-feira, 7, restabeleceu a verdade e reparou um erro, já que não havia justa causa legal. Agora, o momento é de recuperar o tempo perdido e retomar os trilhos do desenvolvimento. Em um pronunciamento na Casa d´Agronômica, avaliou que a prioridade é cuidar da saúde e do bem-estar dos catarinenses, retomar os investimentos em infraestrutura e cuidar da gestão do Estado.

“Hoje é um dia histórico para Santa Catarina, um dia em que o erro foi reparado. Um dia em que a verdade foi restabelecida pela segunda vez. Infelizmente, o mais prejudicado foi o Estado de Santa Catarina, que viveu mais este triste episódio, que travou o desenvolvimento, retirou oportunidades e ceifou vidas. É importante destacar que não vamos conseguir nos afastar totalmente das consequências. Faço votos para que essa história nunca mais se repita. Que seja um aprendizado para todos nós, para as futuras gerações”, discursou o governador.

Carlos Moisés também ressaltou o seu comprometimento em enfrentar as adversidades sem quebrar os compromissos assumidos perante a sociedade e a sua família. E reafirmou o seu pacto com a democracia: “Instituições e entidades do Estado não podem ser utilizados para fins políticos. A vontade popular precisa estar acima de tudo. Quando um homem comum traz uma oportunidade de mudança na gestão, quando um projeto novo mostra resultados e crescimento, nasce também a esperança. É possível vencer as adversidades e as injustiças. É possível, sim, fazer a diferença. Santa Catarina retorna aos trilhos. Contem comigo”.

Fabricação de vacina da Fiocruz totalmente no Brasil começa dia 15

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) deverá começar a fabricar a vacina da Oxford/AstraZeneca contra a covid-19 com o ingrediente farmacêutico ativo (IFA) produzido no Brasil no dia 15 de maio. A previsão foi feita pelo vice-presidente da instituição, Mario Moreira, em entrevista coletiva do Ministério da Saúde, em Brasília, nesta sexta-feira (7). De acordo com o dirigente, a fundação está em condições de produzir e obteve a certificação de boas práticas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas ainda há procedimentos de avaliação a serem realizados, além do processo do registro definitivo do imunizante.

“Vamos ter que produzir lotes de validação acertados com procedimentos internacionais e a partir daí a gente já começa a produzir em escala industrial. Os testes deverão aguardar o registro definitivo da Anvisa. A expectativa é que em outubro tenhamos a liberação para entregar estes lotes produzidos de maio em diante”, disse Moreira. A produção com o IFA nacional é resultado de um acordo de transferência de tecnologia entre a Fiocruz e o consórcio formado pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca. Até o momento as doses produzidas dependem de IFA importado da China

Covid-19: Brasil tem 419,1 mil mortes e 15,08 milhões de casos

O número de pessoas que não resistiram à covid-19 no Brasil chegou a 419.114. Entre ontem (6) e hoje (7), foram registradas mais 2.165 mortes. Ontem o sistema de dados do Ministério da Saúde informava sobre 416.949 vítimas fatais da pandemia.

Boletim/situação epidemiológica da covid 19 no Brasil/07.05.2021

Ainda há 3.699 óbitos em investigação. Isso ocorre porque há casos em que um paciente morre, mas a causa continua sendo apurada mesmo após a declaração do óbito. Já o número de casos acumulados foi para 15.082.449. Nas últimas 24 horas, foram confirmados 78.886 novos diagnósticos positivos. Ontem, o sistema de informações do Ministério da Saúde estava em 14.930.183. Ainda há no país 1.022.857 casos em acompanhamento. O termo é empregado para as pessoas infectadas e com casos ativos de contaminação pelo novo coronavírus.

Ainda conforme a atualização, o Brasil tem 13.640.478 pessoas que se recuperaram da covid-19 desde o início da pandemia. Isso equivale a 90,4% do total de pessoas que foram infectadas com o vírus. Os números são em geral mais baixos aos domingos e segundas-feiras em razão da menor quantidade de funcionários das equipes de saúde para realizar a alimentação dos dados. Já às terças-feiras, os resultados tendem a ser mais altos pelo envio dos dados acumulados.

Covid nos Estados

O ranking de estados com mais mortes pela covid-19 é liderado por São Paulo (99.989). Em seguida, vêm Rio de Janeiro (46.171), Minas Gerais (35.424), Rio Grande do Sul (25.807) e Paraná (23.623). Na parte de baixo da lista, com menos vidas perdidas para a pandemia, estão Roraima (1.534), Acre (1.575), Amapá (1.578), Tocantins (2.642) e Alagoas (4.347).

 SC: Estado confirma 906.697 casos, 872.569 recuperados e 13.992 mortes

Há 906.697 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em Santa Catarina, sendo que 872.569 estão recuperados e 20.136 continuam em acompanhamento. O dado foi divulgado nesta sexta-feira, 7. A Covid-19 causou 13.992 mortes no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade é de 1,5%. Esses números representam um acréscimo de 61 óbitos em comparação com o último boletim. Registrou-se uma alta de 3.503 na quantidade de confirmados.

>> Confira aqui o boletim diário desta sexta-feira, 7
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

Casos de infecção pelo novo coronavírus já foram confirmados em todos os 295 municípios de Santa Catarina. No total, 292 municípios registraram óbitos. As maiores altas foram registradas em Joinville, com 207 novos casos, Criciúma, com 180 novos casos, seguido de Florianópolis, com 159 casos, Jaraguá do Sul, 153, Itapema, com 130 e Chapecó, com 121 casos.
Os detalhes podem ser acessados no BI disponível no site www.coronavirus.sc.gov.br, por meio do link: Microsoft Power BI. A lista completa de pacientes que aguardam transferência pode ser acessada aqui.

Vacinação em SC: 1.858.967 doses contra a Covid-19 foram aplicadas no estado

O Balanço Parcial de vacinação contra a Covid-19 divulgado nesta sexta-feira, 7, aponta que o estado aplicou um total de 1.858.967 doses da vacina contra a Covid-19 na população dos grupos prioritários. Do total, 1.209.620 foram da primeira dose (D1) e 649.347 da segunda (D2). Em um comparativo com o boletim de doses divulgado na quarta, 5, houve um aumento de 66.314 no número de doses aplicadas.

>>> Confira aqui o Balanço Parcial atualizado por municípios (07/05/2021)

Os grupos prioritários que já iniciaram a vacinação são: trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência e idosos institucionalizados, indígenas, quilombolas, idosos com 60 anos ou mais, profissionais das forças de segurança e salvamento e pessoas com comorbidades. Os dados são do Balanço Parcial de Vacinação contra a Covid-19 divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde. Os dados são fornecidos pelos municípios catarinenses e compilados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive).

Paraná: Saúde registra 6.084 novos casos e 152 óbitos pela Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta sexta-feira (07) mais 6.084 casos confirmados e 152 mortes pela Covid-19 no Paraná. Os números são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento da doença mostram que o Estado soma 971.270 casos confirmados e 23.477 óbitos. Há ajustes ao final do texto. Os casos confirmados divulgados nesta data são de janeiro (26), fevereiro (67), março (153), abril (641) e maio (5.131) de 2021, e dos seguintes meses de 2020: maio (2), junho (3), julho (2), agosto (6), setembro (6), outubro (9), novembro (7) e dezembro (31).

INTERNADOS – O informe relata que 2.339 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 1.869 pacientes em leitos SUS (943 em UTI e 926 em enfermaria) e 470 em leitos da rede particular (266 em UTI e 204 em enfermaria). Há outros 2.427 pacientes internados, 954 em leitos UTI e 1.473 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão na rede pública e rede particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Secretaria da Saúde informa a morte de mais 152 pacientes. São 67 mulheres e 85 homens, com idades que variam de 19 a 90 anos. Os óbitos ocorreram de 30 de junho de 2020 a 07 de maio de 2021. Os pacientes que foram a óbito residiam em: Curitiba (19), Apucarana (15), Foz do Iguaçu (6), União da Vitória (6), Fazenda Rio Grande (5), Maringá (5), Umuarama (5), Paranaguá (4), Antonina (3), Araucária (3), Bandeirantes (3), Guarapuava (3), Ibaiti (3), Jaguariaiva (3), Laranjeiras do Sul (3), Pinhais (3), Reserva (3), Alto Piquiri (2), Campo Largo (2), Carambeí (2), Castro (2), Ibiporã (2), Irati (2), Londrina (2), Mandaguari (2), Paiçandu (2), Palmeira (2), Pato Branco (2), Ponta Grossa (2), Salgado Filho (2), São Jose dos Pinhais (2), Telêmaco Borba (2) e Toledo (2).

A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios:  Agudos do Sul, Andirá, Bela Vista do Paraiso, Bocaiuva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Mourão, Cascavel, Cornélio Procópio, Cruzeiro do Oeste, Guamiranga, Guaraniaçu, Imbaú, Imbituva, Ipiranga, Itaguaje, Jacarezinho, Lobato, Lupionópolis, Nova Esperança, Pinhalão, Quatiguá, Rebouças, Ribeirão do Pinhal, Salto do Lontra, Santa Terezinha de Itaipu, São João do Triunfo, Sarandi e Terra Boa.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento registra 5.749 casos de residentes de fora, sendo que 146 pessoas foram a óbito.

Confira o informe completo.

No Paraná, 89% da população idosa já tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19

Nove em cada dez paranaenses com 60 anos ou mais já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Até esta sexta-feira (7), o Estado já tinha vacinado 1.566.342 pessoas dessa faixa etária, 89% das 1.762.070 pessoas previstas no Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19. Entre elas, 51% já completaram o ciclo vacinal, com a aplicação das duas doses do imunizante. Segundo o Vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde, o Paraná tinha aplicado, até a tarde de sexta-feira, 2.967.359 doses dos imunizantes Coronavac, da parceria Sinovac e Instituto Butantan, e Covishield, feito pela AstraZeneca e Fiocruz. O número representa 81% das mais de 3,6 milhões de doses que o Governo do Estado recebeu do Ministério da Saúde e distribuiu entre os municípios.

Deste total, 1.917.810 foram de primeiras doses e 1.049.549 das doses complementares. Com isso, 17% da população paranaense recebeu pelo menos a primeira dose da vacina, 40% dos grupos prioritários contemplados no Plano Estadual. Entre os que completaram a imunização, estão 9,5% do total de paranaenses e 22% dos que têm prioridade na campanha. “Nosso plano é vacinar o número maior de paranaenses no menor tempo possível, só assim o Estado vai conseguir superar essa pandemia”, salienta o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. “Assim que o Ministério da Saúde nos encaminha as doses, elas são enviadas rapidamente aos municípios para que iniciem a aplicação. As cidades paranaenses têm sido bastante ágeis nesse processo e aderiram às campanhas do Governo do Estado de vacinação de domingo a domingo e em horários estendidos”.

Covid-19: OMS aprova vacina Sinopharm no consórcio Covax Facility

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou a entrada da vacina chinesa Sinopharm no consórcio Covax Facility. O grupo reúne governos e fabricantes para organizar a produção e distribuição de vacinas para os países que fazem parte da articulação. Até então faziam parte do consórcio as vacinas da Pfizer/Biontech, AstraZeneca, Janssen e Moderna. A da Sinopharm é o primeiro imunizante chinês a ser aprovado e integrado às doses que serão distribuídas.

O Brasil é um dos países que integram o consórcio Covax Facility. O país investiu recursos e terá direito a receber 42,5 milhões de doses do grupo. Até o momento o Brasil recebeu cinco milhões de doses do consórcio. Assim, além das vacinas já adquiridas pelo governo federal, a Sinopharm vira o sétimo tipo de imunizante que poderá ser aplicado no Brasil, além da Oxford/AstraZeneca, Coronavac, Pfizer, Janssen e Covishield (vacina da AstraZeneca fabricada na Índia), além da Moderna, também pelo Covax Facility.

Petição online que propõe cancelamento dos Jogos ganha ímpeto no Japão

Uma petição virtual que pede que a Olimpíada de Tóquio seja cancelada obteve mais de 200 mil assinaturas no Japão nos últimos dias devido aos temores públicos crescentes da realização dos Jogos em meio a uma pandemia. Faltando menos de três meses para o início da Olimpíada de Verão, já adiada em um ano devido ao novo coronavírus, ainda se questiona se Tóquio consegue sediar o evento global preservando a segurança de voluntários, atletas, autoridades e o público japonês. Dois dias após seu lançamento, uma campanha virtual batizada de “Impeçam a Olimpíada de Tóquio” angariou mais de 210 mil assinaturas, superando sua meta inicial de 200 mil.

Enfrentando uma quarta onda da pandemia e sofrendo com uma vacinação lenta, moradores de Tóquio estão céticos a respeito da realização da Olimpíada e receosos de visitantes estrangeiros. “É absurdo estarmos realizando a Olimpíada sob uma pandemia de covid-19”, opinou Katsumi Abiko, dono de uma loja de kimono. “Se tomarmos agora a decisão de cancelá-la, o Japão será elogiado por tomar a decisão certa e lembrado pela História”, disse Abiko, de 79 anos, à Reuters. O governo japonês prorrogará estados de emergência em Tóquio e três outras áreas até o final de maio. Pesquisas de opinião mostram que a maioria do público se opõem aos Jogos, que devem começar em 23 de julho. Mas os organizadores insistem que eles acontecerão, apresentando protocolos de segurança detalhados para atletas e autoridades.

Acordo entre o Mercosul e UE é prioridade, diz ministra espanhola

A ministra das Relações Exteriores e Cooperação da Espanha, Arancha Gonzáles Laya, disse hoje (7), em Brasília, que o governo de seu país considera prioritária a ratificação do acordo de livre comércio entre o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a União Europeia, negociado em junho de 2019. “Este é um acordo prioritário para a Espanha. Primeiramente, por seu caráter estratégico, já que permitirá construirmos uma relação mais estratégica entre Europa e América Latina, com o Mercosul à frente. Em segundo lugar, porque é um acordo comercial com o qual se pode abrir grandes oportunidades para a indústria, para a agricultura e para investimentos, seja na Europa, seja no Mercosul”, disse a chanceler espanhola, enfatizando as perspectivas dos países que integram os dois blocos virem a atuar conjuntamente para preservar o meio ambiente. As declarações foram dadas hoje em Brasília, no Itamaraty.

“De todos os acordos que a União Europeia já assinou, este contém o melhor capítulo em termos de sustentabilidade”, afirmou Arancha, sustentando que acordos comerciais entre nações podem prever cláusulas e mecanismos que ajudem a promover a sustentabilidade. “Em seu estado atual, este capítulo [do acordo Mercosul-União Europeia] ainda não é suficiente. Precisamos aperfeiçoá-lo criando uma espécie de protocolo adicional”, acrescentou. Arancha é a primeira ministra de relações exteriores a visitar o Brasil e se reunir com o diplomata brasileiro Carlos França desde que ele assumiu o comando do Itamaraty, em abril deste ano. Além de tratarem de diversos assuntos de interesse mútuo, os dois assinaram memorandos de entendimento para a criação de uma comissão permanente bilateral. “Renovamos o compromisso de intensificar a parceria estratégica estabelecida em 2003. A comissão servirá como um foro mais flexível, com objetivo de identificarmos medidas concretas e prioritárias em benefício mútuo”, explicou França antes de assinar um segundo memorando, de promoção esportiva.

Flamengo e Volta Redonda decidem quem vai para a final do Cariocão

Flamengo e Volta Redonda decidem neste sábado (8) à noite, no Maracanã, quem será o primeiro finalista do Campeonato Carioca. Como venceu o primeiro jogo da semifinal por 3 a 0 e fez melhor campanha do que o Tricolor de Aço na Taça Guanabara, o Rubro-Negro só perde a vaga se for goleado por quatro gols de diferença.

Fluminense enfrenta a Portuguesa-RJ nas semifinais do Campeonato Carioca

O Fluminense encara a Portuguesa-RJ neste domingo, às 16 horas (de Brasília), no Estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro (RJ), pelas semifinais do Campeonato Carioca. O Tricolor teve melhor campanha na fase de classificação e por isso tem a vantagem de jogar por dois resultados iguais. Mas a Lusa foi o time de menor investimento com melhor desempenho na etapa anterior, terminando em terceiro lugar e vindo de um triunfo por 4 a 2 sobre o Boavista.

Campeonato Paulista

Corinthians e São Paulo já estão classificados para as quaras de final. O Palmeiras ainda luta por sua classificação, e o Santos, já eliminado, joga para não ser rebaixado do estadual.

Confira a lista completa de jogos da rodada decisiva:

Domingo, às 16h:

Botafogo x Red Bull Bragantino – Com transmissão de Sportv e PPV

Corinthians x Novorizontino – Com transmissão do PPV

Inter de Limeira x Guarani – Com transmissão do PPV Play

Ituano x Santo André – Com transmissão do PPV Play

Mirassol x São Paulo – Com transmissão do PPV

Ponte Preta x Palmeiras -Com transmissão de TV Globo e PPV

Santos x São Bento – Com transmissão de Sportv e PPV

São Caetano x Ferroviária – Com transmissão do PPV Play

Novo técnico do Santos, Diniz estreará contra Boca Juniors na terça

O Santos oficializou nesta sexta-feira (7) a contratação do técnico Fernando Diniz, de 47 anos. Ele substituirá o treinador argentino Ariel Holan que pediu demissão no último dia 26, com apenas dois meses no cargo. Diniz só comandará o time na terça-feira (11), contra o Boca Júniors, na Vila Belmiro, pela quarta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. O time santista é o terceiro colocado no grupo, com apenas três pontos (uma vitória e duas derrotas). Barcelona de Guayaquil, do Equador, lidera a chave, com nove pontos, e os argentinos do Boca estão em segundo lugar, com seis. Neste domingo (9), quem estará à beira do gramado será o técnico interino Marcelo Fernandes. O Peixe também tem partida decisiva contra o São Bento pelo Campeonato Paulista. Terceiro colocado no Grupo D, o time precisa vencer na Vila Belmiro para não ser rebaixado no Estadual.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná.