Brasileiro viaja hoje (04) ao espaço em voo da Blue Origin

O engenheiro de produção Victor Hespanha, de 28 anos, pode entrar para a história neste sábado (4) como o segundo brasileiro a viajar para o espaço. Ele é um dos integrantes da missão NS-21 da empresa de transporte espacial Blue Origin, fundada pelo bilionário Jeff Bezos.

O primeiro brasileiro ir ao espaço foi o astronauta e ex-ministro Marcos Pontes, que visitou a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), em 2006. A missão NS-21 deve durar cerca de 10 minutos, pois a nave New Shepard realiza voos com trajetória suborbital.

Em setembro do ano passado, a SpaceX, de Elon Musk, realizou o 1º voo orbital com civis no espaço. A missão foi diferente das realizadas pela Blue Origin, de Bezos e pela Virgin, de Richard Branson.

Isso porque os voos deles foram do tipo suborbital e duraram menos de 1 hora. Desde que foi sorteado, o brasileiro tem postado vídeos e fotos da experiência em suas redes sociais. Na sexta-feira (3), Hespanha comemorou a chegada do dia da decolagem e disse que o treinamento estava sendo “incrível”.

Gasolina mais cara faz pessoas trocarem carro por ônibus, prova estudo

É razoável imaginar que, com o aumento do preço dos combustíveis, muitas pessoas deixem de se deslocar de carro e recorram ao transporte público. Pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR) resolveram investigar a questão de forma mais aprofundada e criaram modelos matemáticos que permitiram provar essa relação com base na realidade de Curitiba. Segundo os cálculos dos pesquisadores, os ônibus de trânsito rápido (BRT) da capital paranaense lidam com um aumento de 5 mil passageiros mensais cada vez que o litro da gasolina sobe R$ 0,10. As conclusões foram publicados na revista Sustainability, referência internacional em pesquisas interdisciplinares sobre sustentabilidade ambiental, cultural, econômica e social. O estudo reuniu informações relativas a um intervalo de dez anos.

Dois modelos matemáticos foram criados e aplicados para analisar as variações no preço dos combustíveis, nas tarifas do transporte público, no número de passageiros e no volume de veículos nas ruas entre janeiro de 2010 e dezembro de 2019. Segundo o pesquisador Luis André Wernecke Fumagalli, do Grupo de Pesquisas em Cidade Digital Estratégica da PUC-PR e um dos autores do estudo, as pessoas levam em conta diversos fatores quando definem como vão se deslocar. Entre os fatores, estão a duração da viagem, a segurança e o conforto. O custo também exerce influência determinante. “Se os preços do combustível e da tarifa do transporte público ficarem estáveis, a tendência é que as pessoas mantenham sua opção.” As variações no número de passageiros foram apuradas a partir do histórico das seis linhas do BRT de Curitiba, que cruzam e conectam a capital paranaense em várias direções e representam quase 30% do total de usuários transportados diariamente na cidade.

O estudo revela que cada carro na rua representa, em média, 25 passagens a menos vendidas no transporte público da capital paranaense. Fumagalli observa que muitas pessoas fazem sua escolha conforme a situação de momento. “O proprietário não vende o carro e começa a andar de ônibus. Ele deixa na garagem. E aí, quando ele volta a achar que vale mais a pena usar o carro, ele para de se locomover por transporte público.” Esse cenário, no entanto, geralmente não ocorre com o motociclista. De acordo com Fumagalli, aqueles que adquirem uma motocicleta tendem a não voltar a usar o transporte público. Diante desse movimento, o volume de motocicletas nas ruas vem aumentando consideravelmente. “Em Curitiba, isso se observa no dia a dia o tempo inteiro”, afirma Fumagalli.

Prorrogada Campanha Nacional de Vacinação contra gripe e sarampo

O Ministério da Saúde prorrogou até o dia 24 de junho a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe e Sarampo para os grupos prioritários, com o objetivo de aumentar as coberturas vacinais para as duas doenças. De acordo com a pasta, a partir do dia 25 de junho os estados e municípios poderão ampliar a vacinação contra a gripe para toda a população a partir de 6 meses de idade, enquanto tiverem doses disponíveis. Já foram distribuídas cerca de 80 milhões de doses para todo país.

Os grupos prioritários para a vacinação da Influenza são os idosos acima de 60 anos de idade; trabalhadores da saúde; crianças de 6 meses a 5 anos incompletos; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente; integrantes das forças de segurança, de salvamento e Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas. Os grupos prioritários somam quase 80 milhões de brasileiros e, até o momento, a cobertura vacinal chegou a 44% desse público.

Sarampo: O Ministério da Saúde ressalta que a imunização contra o sarampo faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e as doses ficam disponíveis durante todo o ano. É utilizada a vacina tríplice viral, que também previne contra a caxumba e a rubéola. Pelo Calendário Nacional de Vacinação, a vacina deve ser aplicada nos bebês ao completarem 1 ano de idade e reforço entre 4 e 6 anos de idade. Também se recomenda a aplicação de uma dose entre os 30 anos e 50 anos de idade, em pessoas não vacinadas na infância ou juventude.

A campanha de vacinação começou no dia 4 de abril e podem se vacinar os trabalhadores da saúde e as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade. O Brasil perdeu o selo de erradicação de sarampo em 2019, por causa da queda na cobertura vacinal. Segundo dados do Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão (Nippis), em três anos foram registrados 26 óbitos de crianças abaixo de 5 anos de idade e mais de 1,6 mil internações por sarampo no país, número que não era alcançado desde o início dos anos 2000.

Após decisão, Arthur Lira determina que deputado reassuma mandato

O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL) determinou nesta sexta-feira (3) que o deputado Valdevan Noventa (PL-SE) reassuma o mandato. A decisão foi publicada no Diário Oficial da Câmara dos Deputados após decisão do monocrática do ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF). No ato, Lira afastou o deputado Márcio Macêdo (PT-SE), que assumiu vaga de Valdevan Noventa. O parlamentar havia perdido o mandato em abril, após ter o mandado cassado pelo TSE por abuso de poder econômico.

Para Nunes Marques, o Valdevan Noventa não podia ser punido por orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que ainda não estavam em vigor em 2018. Segundo o magistrado, a aplicação retroativa do entendimento estabelecido em 2020 fere as garantias fundamentais relativas à proteção da confiança e à segurança jurídica do processo eleitoral. A liminar de Nunes Marques ainda deve ser analisada pelos demais ministros do STF.

Covid-19: Brasil registra  36.189 casos e  43 mortes em 24 horas

O Brasil registrou, desde o início da pandemia, 666.971 mortes por covid-19, segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje (3) pelo Ministério da Saúde. O número total de casos da doença confirmados é 31.137.479. Em 24 horas, foram registrados 36.189 casos. No mesmo período, foram confirmadas 43 mortes de vítimas do vírus. Ainda segundo o boletim, 30.063.682 pessoas se recuperaram da doença e 406.826 casos estão em acompanhamento. No levantamento desta sexta-feira, não consta atualização dos estados de São Paulo e da Paraíba, além dos óbitos em Mato Grosso do Sul e na Bahia.

Estados

Mesmo sem a atualização desta sexta-feira, São Paulo lidera o número de casos, com 5,52 milhões, seguido por Minas Gerais (3,43 milhões) e Paraná (2,54 milhões). O menor número de casos é registrado no Acre (125,1 mil). Em seguida, aparecem Roraima (155,8 mil) e Amapá (160,4 mil). Em relação às mortes, de acordo com os dados mais recentes disponíveis, São Paulo apresenta o maior número de óbitos (169.415), seguido por Rio de Janeiro (73.830) e Minas Gerais (61.579). O menor número de mortes está no Acre (2.002), em Amapá (2.134) e em Roraima (2.152).

Boletim epidemiológico da covid-19
Boletim epidemiológico da covid-19 – Ministério da Saúde

.

Vacinação

Segundo o Ministério da Saúde, foram aplicadas 435,3 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, sendo 177 milhões com a primeira dose e 159,1 milhões com a segunda dose. A dose única foi aplicada em 4,8 milhões de pessoas. Mais 85,97 milhões de pessoas tomaram a primeira dose de reforço e 4,53 milhões receberam a segunda dose de reforço. A dose adicional foi aplicada em 3,77 milhões de pessoas.

SC: Governo declara situação de emergência para fortalecer estratégias de saúde no estado

O aumento nos casos de doenças infecciosas virais vem refletindo na busca por atendimentos no sistema de saúde do Estado. Frente a isso, o Governo Santa Catarina decretará situação de emergência em todo o território. O anunciou foi realizado nesta sexta-feira, em entrevista coletiva concedida pelo secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto e o superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário. O decreto possibilita uma agilidade nos processos de aquisição de equipamentos e contratação de pessoal para abertura de leitos de UTI e de retaguarda, além de apoio aos municípios, promovendo uma ação imediata. A publicação sairá no Diário Oficial do Estado ainda nesta sexta-feira com validade de 90 dias retroativos a 1 de junho.

“A situação de emergência nos coloca numa condição facilitada para aquisição de bens e serviços como, por exemplo, a contratação de leitos pediátricos na rede privada, que também está sobrecarregada. As clínicas particulares estão com uma demanda bem maior do que a esperada. Mesmo assim, não mediremos esforços para atender da melhor forma possível a população catarinense e a situação de emergência nos ajuda a resolver estes problemas”, disse o governador Carlos Moisés.

966
Foto: Robson Valverde

Paralelo ao decreto de emergência, foi instituído o processo simplificado de apoio aos entes municipais e às entidades filantrópicas e sem fins lucrativos que participam de forma complementar ao SUS. Ele poderá ser adotado no caso de repasse de verbas para ações destinadas ao enfrentamento da emergência de saúde pública. “Estamos trabalhando em diferentes frentes de ação e nossas decisões são fruto de um entendimento conjunto entre o governo do estado, as unidades hospitalares e as secretarias municipais de saúde. O decreto de emergência é uma ferramenta jurídica que nos proporcionará maior agilidade no enfrentamento dessas doenças que surgem nesse período de sazonalidade do inverno”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto.

A partir da publicação do decreto, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) estabeleceu duas portarias para auxiliar os municípios na ampliação do atendimento da Atenção Básica à população. Os repasses para apoio ao enfrentamento a doenças respiratórias serão realizados de forma única e proporcional de acordo com o número de habitantes de cada município. A intenção é que os municípios ampliem os horários de atendimento das unidades da atenção básica e que fortaleçam também as estratégias de vacinação, que devem incluir a busca ativa principalmente de criança, adolescentes, gestantes, puérperas e portadores de comorbidades.

Além disso, as instituições hospitalares que disponibilizarem novos leitos de UTI pediátrico e neonatal, específicos para atender à situação de emergência, terão um custeio diferenciado. O apoio ao enfrentamento da dengue também está previsto na portaria de forma a incentivar a ampliação das ações de vigilância, prevenção e atenção à saúde. O Estado promoverá um aporte financeiro para os municípios com valores diferenciados para aqueles municípios que estão em situação epidêmica. Em 2021, foram 7 óbitos por dengue no Estado e, até momento, em 2022, já foram confirmados 54.

Ampliação das UTIS: A SES segue trabalhando no alinhamento da abertura de novos leitos de UTI e retaguarda no Estado. Estão previstos para os próximos dias 10 leitos de UTI adulto, 6 de UTI neonatal e mais 8 de cuidados intermediários pediátricos. Até o momento, já foi acordada a abertura de 77 leitos, que acontecerão de forma escalonada.

SC: Estado confirma primeiro caso da variante Ômicron XQ do Coronavírus

A Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde (SUV), confirma a detecção de duas novas linhagens da variante Ômicron do coronavírus em Santa Catarina. Trata-se da subvariante recombinante XQ, identificada em Florianópolis, e da subvariante BA.2.12.1, identificada em Joinville. Os casos foram notificados para a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) e diagnosticados pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN/SC), por meio da técnica RT-qPCR, e as amostras encaminhadas para sequenciamento genômico pelo Laboratório de Referência Nacional para Santa Catarina, da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/RJ).

Subvariante Ômicron XQ
Trata-se uma mulher, de 32 anos, residente em Florianópolis, que apresentou sintomas leves, como: perda de paladar, olfato, cefaléia, irritação na garganta e fadiga, e não chegou a ser hospitalizada. A paciente tem registro de vacinação e histórico de viagem para Brasília no mês de abril. A coleta da amostra para o teste ocorreu em 4 de maio. A Ômicron XQ é uma linhagem recombinante, que mistura genoma de duas linhagens da variante Ômicron BA.1.1 e BA.2. A maior parte dos casos da variante XQ foram detectadas no Reino Unido, sendo responsável em sua maioria por casos leves quando infecta pessoas vacinadas.

Subvariante Ômicron BA.2.12.1
Trata-se de uma criança de 9 anos, sem registro de vacina, residente em Joinville. O paciente registrou sintomas leves, como coriza e tosse, e não chegou a ser hospitalizado. A BA.2.12.1 é uma linhagem da variante Ômicron do vírus SARS-CoV-2 responsável pela maior parte dos casos recentes de Covid-19 nos Estados Unidos. Ela é mais infecciosa que a Ômicron original, tendo um grande potencial de transmissibilidade. Segundo relatos de da literatura científica internacional, ela apresenta a característica de escape de anticorpos induzidos pela infecção. No entanto, os anticorpos produzidos pela vacina ainda são altamente eficazes na prevenção da infecção grave.

Cenário epidemiológico atual da Covid-19 em Santa Catarina
Atualmente, a sublinhagem BA.2 domina o cenário epidemiológico da Covid-19 em Santa Catarina, substituindo a sublinhagem original da variante Ômicron (BA.1.1) responsável pelo grande número de casos registrados durante os meses de janeiro e fevereiro de 2022. Na próxima semana o LACEN/SC irá publicar uma nova edição do boletim de monitoramento genômico de Santa Catarina com a atualização do cenário de circulação de variantes do Coronavírus. A DIVE/SC recomenda que todas as pessoas com 5 anos ou mais de idade se protejam contra a Covid-19 através da vacinação. Além de completarem o esquema primário com duas doses ou dose única, é de fundamental importância que as doses de reforço sejam administradas em todos os grupos já liberados. Todas as pessoas com 12 anos ou mais que já completaram 4 meses do esquema primário devem receber a primeira dose de reforço. E as pessoas com 60 anos ou mais devem receber uma segunda dose de reforço 4 meses após terem recebido a primeira dose de reforço. Além disso, a Diretoria alerta sobre a importância da manutenção das medidas de prevenção não farmacológicas, como a lavagem de mãos, evitar locais com aglomeração, deixar os ambientes ventilados, uso da máscara e se manter em isolamento respiratório caso tenha sinais e sintomas.

Paraná: Secretaria de Saúde confirma mais 6.715 casos e 17 óbitos pela Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta sexta-feira (3) mais 6.715 casos confirmados e 17 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Nas últimas 24 horas foram 2.927 casos e quatro mortes. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 2.533.485 casos confirmados e 43.148 mortos pela doença.

Os casos são de junho (3.646), maio (2.807), abril (45), março (4), fevereiro (128) e janeiro (72) de 2022; novembro (1), setembro (2), julho (3), junho (2) e março (2) de 2021; e novembro (2) e agosto (1) de 2020. Os óbitos são de junho (10) e maio (7) de 2022.

INTERNADOS – 220 pacientes com diagnóstico confirmado ou suspeito de Covid-19 estão internados em leitos SUS (87 em UTIs e 133 em leitos clínicos/enfermaria).

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de 17 pacientes. São oito mulheres e nove homens com idades entre 23 e 100 anos. Os óbitos ocorreram entre 21 de maio e 02 de junho de 2022. Os pacientes residiam em Maringá (4), Londrina (3), Paranavaí (2), Cascavel (2), Wenceslau Braz, Mercedes, Marialva, Guaraniaçu, Curitiba e Campo Mourão.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 11.153 casos de residentes de fora do Estado – 238 pessoas foram a óbito.

Confira o Informe AQUI.

Estado abre 107 leitos em sete cidades para reforçar a rede hospitalar

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou a abertura de mais 107 leitos hospitalares, sendo 64 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 43 de enfermaria. Eles estão nas macrorregiões Norte, Leste e Oeste. As unidades devem entrar na Central de Regulação de Leitos e iniciarem o atendimento já na próxima semana. A abertura dos leitos foi formalizada após o aumento na demanda em todo o Estado, ocasionados pela sazonalidade de doenças respiratórias, que se agravam em estações mais frias, além do atendimento de rotina dos traumas na área de urgência e emergência, que voltaram a crescer com o retorno da normalidade.

As ampliações serão realizadas no Hospital Universitário de Ponta Grossa (10 UTIs e oito enfermarias), Hospital Universitário de Cascavel (11 UTIs e 15 enfermarias), Santa Casa de Prudentópolis (10 UTIs), Hospital Regional de Ivaiporã (10 UTIs), Hospital Regional de Guarapuava (10 UTIs), Hospital Cruz Vermelha de Castro (três UTIs) e no Hospital de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier em Curitiba (10 UTIs e 20 enfermarias). Dados da Regulação de Leitos mostram que o Paraná possui 2.027 leitos de UTI geral, sendo 1.841 UTI adulto e 186 pediátricas. As ocupações destas unidades fecharam em 93% e 73%, respectivamente, nesta quinta. Já com relação a leitos clínicos, o Estado soma 6.455 enfermarias adulto e 1.978 pediátricas, com ocupações de 49% e 38%, respectivamente.

Ucrânia recupera parte do território perdido em Sievierodonetsk

As Forças Armadas Ucranianas recuperaram cerca de 20% do território que haviam perdido em Sievierodonetsk durante conflitos com a Rússia, afirmou o líder da região de Luhansk, no leste do país, nesta sexta-feira (3). A Rússia concentrou suas forças na batalha pela cidade, que Moscou precisa tomar para conseguir o seu objetivo de dominar toda a província de Luhansk. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse na quinta-feira (2) que as forças do seu país haviam conseguido certo sucesso na região. Gaidai afirmou que os russos estavam bombardeando posições ucranianas por horas, antes de avançarem, mas foram obrigados a recuar por soldados que não haviam sido feridos, com o padrão se repetindo. “É assim que eles estão avançando, passo a passo, porque com artilharia, aviões e morteiros, eles simplesmente destroem tudo”, disse.

Rafael Nadal e Casper Ruud farão final do torneio de Roland Garros

Rafael Nadal e Casper Ruud garantiram nesta sexta-feira (3) a presença na grande decisão do torneio de Roland Garros. O espanhol ganhou a oportunidade de buscar a sua 14ª conquista no Aberto da França após o alemão Alexander Zverev desistir da partida da semifinal por causa de uma lesão no tornozelo.

A desistência de Zverev aconteceu na parte final do segundo set, o Touro Miúra venceu o a primeira parcial no tiebreak por 10 a 8. Agora o espanhol busca, no próximo domingo (5), o 22º título de um torneio do Grand Slam de sua carreira. Do outro lado da quadra na decisão estará o oitavo cabeça de chave da competição, Casper Ruud, que derrotou o croata Marin Cilic por 3/6, 6/4, 6/2 e 6/2 para se tornar o primeiro homem norueguês a chegar a uma final de simples de Grand Slam.

Brasileirão – Série A – 9ª Rodada

A 9ª rodada do Campeonato Brasileiro reserva diversas partidas interessantes para os fãs do esporte. No final de semana, Palmeiras e Atlético-MG medirão forças, o Corinthians vai encarar o Atlético-GO buscando reassumir a liderança, o Fortaleza vai tentar surpreender o Flamengo.

CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE A

Jogos deste sábado (04)

16h30 – América-MG x Cuiabá

19h – Ceará x Coritiba

19h – Avaí x São Paulo 

19h – Athletico-PR x Santos

20h30 – Atlético-GO x Corinthians

Jogos deste domingo (05) 

11h – Juventude x Fluminense 

16h – Flamengo x Fortaleza 

16h – Palmeiras x Atlético-MG 

19h – RB Bragantino x Internacional

Jogo desta segunda (06)

20h – Botafogo x Goiás 

Seleção desembarca em Tóquio para amistoso

A seleção masculina de futebol desembarcou nesta sexta-feira (3) em Tóquio (Japão), onde enfrenta a equipe nacional local na próxima segunda-feira (6) no Estádio Nacional a partir das 7h20 (horário de Brasília) em amistoso de preparação para a Copa do Mundo de 2022 (Catar). Ao pousar no aeroporto da capital japonesa, a equipe brasileira foi recepcionada por torcedores locais.

O Japão é a segunda, e última, parada do Tour da equipe comandada pelo técnico Tite no Oriente. No primeiro compromisso, na última quinta-feira (2), o Brasil goleou a Coreia do Sul por 5 a 1 no estádio da Copa do Mundo, em Seul. Depois os comandados de Tite enfrentarão a seleção argentina em setembro, em partida adiada das Eliminatórias Sul-Americanas. O Brasil estreia na Copa do Mundo contra a Sérvia no dia 24 de novembro, pelo Grupo G da competição. Na sequência encara Suíça e Camarões na fase de grupos.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná  

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495