Rosa Weber abre inquérito sobre o caso Covaxin

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber acolheu pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e abriu um inquérito para apurar os fatos narrados em uma notícia-crime apresentado por três senadores, que atribuíram ao presidente Jair Bolsonaro a suposta prática do crime de prevaricação no caso da vacina indiana Covaxin. Nesta sexta-feira (2), a PGR pediu abertura da investigação após a ministra solicitar nova manifestação sobre a questão.

Em um primeiro parecer, apresentado na terça-feira (29), o vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, pediu a Rosa Weber para aguardar a conclusão das investigações da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, no Senado, antes de abrir a apuração na esfera judicial. O argumento foi o de que seria “precoce” e desnecessário conduzir investigações concorrentes sobre os mesmos fatos. Na decisão assinada ontem (1º), a ministra rejeitou o pedido. Ela afirmou ser papel constitucional da PGR analisar a notícia-crime apresentada pelos senadores e que entre as atribuições do Ministério Público “não se vislumbra o papel de espectador das ações dos Poderes da República”.

Entenda o caso: A notícia-crime foi protocolada no STF pelos senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Jorge Kajuru (Podemos-GO) e Fabio Contarato (Rede-ES) na última segunda-feira. Rosa Weber foi escolhida relatora por sorteio. A iniciativa dos parlamentares foi tomada após o depoimento de Luis Ricardo Miranda, servidor do Ministério da Saúde, à CPI da Pandemia, na semana passada. Ele afirmou ter sofrido pressão incomum de seus superiores para finalizar a tramitação da compra da Covaxin, além de ter conhecimento supostas irregularidades no processo.

O servidor é irmão do deputado Luis Miranda (DEM-DF), a quem disse ter relatado o caso. À CPI, o parlamentar disse ter levado o relato do irmão até o presidente Jair Bolsonaro, em março, mas que nenhuma providência teria sido tomada desde então. Para os senadores, é necessário investigar se o crime de prevaricação foi praticado. Em entrevista à imprensa, antes do depoimento, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Onyx Lorenzoni, disse que já havia afirmado que a Polícia Federal seria informada sobre o conteúdo das denúncias e que investigaria o caso.

Procuradoria entra com ação de improbidade contra ex-ministro Pazuello

A Procuradoria da República no Distrito Federal informou que enviou à Justiça Federal na quarta-feira (30) uma ação de improbidade administrativa contra o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello. A ação foi protocolada na 20ª Vara da Justiça Federal. A ação cita diversos episódios ocorridos durante a gestão do ex-ministro que estariam caracterizados como omissões e que teriam gerado danos ao patrimônio público e violado princípios da administração pública.

Segundo os procuradores do caso, foram praticadas omissões na perda da validade de testes de PCR para detecção da covid-19, na falta de medicamentos para pacientes internados, indicação de “kit covid” para tratamento precoce da doença, além da suposta negligência na negociação para compra de vacinas. Os procuradores calculam que o prejuízo envolvendo todas as acusações é de R$ 121 milhões, incluindo recursos gastos para produção e distribuição de cloroquina. Em maio, durante depoimento à CPI da Pandemia no Senado, Pazuello afirmou que as negociações para compra de vacinas da Pfizer, por exemplo, começaram ainda em 2020 e que o preço e a quantidade de doses oferecidas pela empresa estiveram entre os entraves para a negociação.

Pazuello relata pressão para liberar verba ao centrão, diz jornal

O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello revelou a pessoas próximas ter sido pressionado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e pelo ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, a liberar dinheiro para apoiadores do governo membros do centrão. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, os pedidos de verba chegaram ao ministro no final de 2020, quando partidos do centrão tentavam obter parte dos recursos remanescentes do Orçamento daquele ano como o cumprimento de acordos feitos entre a gestão do presidente Jair Bolsonaro e o bloco. No seu discurso de despedida do ministério, Pazuello, indiretamente, ligou sua saída a pedidos negados por “pixulé”.

“Chegou no final do ano, uma carreata de gente pedindo dinheiro politicamente. O que nós fizemos? Nós distribuímos todo o recurso do ministério. Foi outra porrada, porque todos queriam um ‘pixulé’ no final do ano“, disse o ex-ministro na ocasião. Congressistas que acompanharam o caso disseram ao jornal que um dos conflitos entre o ministério e o centrão aconteceu quando uma lista de Estados e municípios que deveriam obter cerca de R$ 830 milhões em verbas de emendas do relator foi enviada à Saúde.

Os ofícios foram elaborados com o aval do então ministro da Segov (Secretaria de Governo) e atual ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, e assinados pelo relator do Orçamento de 2020, o deputado Domingos Neto (PSD-CE). O ministério da Saúde não seguiu o acordo, segundo aliados de Pazuello, e usou grande parte dos recursos em programas da própria pasta. A decisão teria incomodado Lira e Ramos. “E aí começou a crise com liderança política que nós temos hoje, que mandou uma relação para a gente atender e nós não atendemos. E aí você está jurado de morte“, disse Pazuello ao deixar o cargo.

Manifestantes voltam às ruas em atos com foco no impeachment 

Incentivados pelos desdobramentos da CPI da Covid no Senado, que avança sobre suspeitas de irregularidades na aquisição de vacinas pelo Ministério da Saúde, e pelo superpedido protocolado nesta semana na Câmara, manifestantes devem ir às ruas hoje para o terceiro protesto em dois meses para reivindicar o impeachment do presidente Jair Bolsonaro. Os atos estão confirmados em ao menos 261 cidades, segundo os organizadores. Os protestos são organizados pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), as frentes Povo sem Medo, Brasil Popular e Coalizão Negra por Direitos, o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), a União Nacional dos Estudantes (UNE), a Central de Movimentos Populares (CMP) e a Uneafro Brasil. A iniciativa tem o apoio formal do PSOL, PT e PCdoB, que devem mandar representantes às ruas.

Unidos no superpedido de impeachment protocolado na quarta-feira, deputados e lideranças de centro e de direita, no entanto, resistem se unir às entidades e legendas de esquerda nas manifestações de rua. Um dos grupos que lideraram o movimento pelo impeachment de Dilma Rousseff, o Movimento Brasil Livre (MBL) apoia o documento e pede o “Fora Bolsonaro”, mas resiste em ir às ruas no sábado. “Neste momento temos diferenças. Os grupos vão levar suas próprias bandeiras para a rua no sábado. Eu não defendo o Lula Livre, pelo contrário. Se o ato for exclusivamente pelo impeachment, fica mais fácil conversar”, afirmou Adelaide Oliveira, porta-voz do MBL.

InfoGripe: novos casos semanais de SRAG ainda preocupam

A nova edição do Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgada hoje (2) mostra que, segundo os números da semana epidemiológica 25 (20 a 26 de junho), apenas Mato Grosso apresentou sinal de crescimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na tendência de longo prazo. Dentre os demais estados, 17 apresentam sinal de queda na tendência de longo prazo. Há sinal de estabilidade nas tendências de longo e curto prazo no Acre, Amazonas, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Piauí, Rondônia e Sergipe. No entanto, aponta a Fiocruz, o número de novos casos semanais de SRAG continua sendo motivo de preocupação. Todos os estados têm ao menos parte do seu território em nível alto, sendo que 22 deles e o Distrito Federal apresentam macrorregiões de saúde em nível considerado muito elevado.

Apenas duas macrorregiões do país têm incidência de casos nos níveis pré-pandemia. São elas o litoral do Piauí e o Sul no Espírito Santo. Entretanto, o boletim salienta que há subnotificações de casos de SRAG. Entre as 27 capitais, apenas Belém, Boa Vista e Vitória integram macrorregiões de níveis altos. As demais estão em níveis muito alto ou extremamente alto. De acordo com o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do Boletim, os valores semanais continuam elevados. É o que revela o indicador de transmissão comunitária, tornando mais uma vez clara a necessidade de manutenção de medidas de contenção da transmissão. Em função disso, Gomes reforçou a recomendação de cautela em relação à flexibilização das medidas de distanciamento social para redução da transmissão da covid-19 enquanto a tendência de queda não tiver sido mantida por tempo suficiente para que o número de novos casos atinja valores significativamente baixos.

Covid-19: Brasil tem 1.857 óbitos e 65 mil infectados em 24 horas

O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (2) que a covid-19 provocou 1.857 óbitos entre ontem e hoje. Com isso, o número de vidas perdidas para a doença alcançou 521.952. A quantidade de casos de covid-19 desde o início da pandemia chegou a 18.687.469. Entre ontem e hoje, as autoridades de saúde registraram 65.165 novos casos de covid-19. O número de pessoas recuperadas é de 16.989.351 pessoas, o que equivale a 90,9% do número total de infectados.

Outros 3.571 óbitos ainda estão em investigação. O termo designa mortes com suspeitas de que podem ter sido causadas por covid-19, mas com origem ainda sob análise por equipes de saúde. Até hoje havia 1.176.166 casos em acompanhamento. O nome é dado para pessoas cuja condição de saúde é observada por equipes de saúde e que ainda podem evoluir para diferentes quadros, inclusive graves. A atualização diária do Ministério da Saúde foi divulgada no início da noite desta quinta-feira. O balanço é elaborado a partir de informações levantadas por secretarias estaduais e municipais de saúde.

Covid nos Estados

O balanço diário do Ministério da Saúde também traz os dados por estado. No alto do ranking de mortes por covid-19 estão São Paulo (128.921), Rio de Janeiro (55.876), Minas Gerais (46.654), Rio Grande do Sul (31.595) e Paraná (31.128). Na ponta de baixo estão Acre (1.742), Roraima (1.750), Amapá (1.842), Tocantins (3.237) e Alagoas (5.379).

Vacinação

Dados da pasta mostram que 103.968.337 doses de vacina contra covid-19 foram aplicadas em todo o país. Destas, 76.787.799 foram primeira dose e 27.180.538 foram segunda dose. Ao todo, foram distribuídas 140.215.506 doses para os 26 estados e para o Distrito Federal.

SC: Estado confirma 1.058.347 casos, 1.021.686 recuperados e 16.954 mortes

Santa Catarina tem 1.058.347 pacientes com confirmação de infecção pelo novo coronavírus, sendo que 1.021.686 se recuperaram e 19.707 estão em acompanhamento. O número foi divulgado nesta sexta-feira, 2. Desde o início da pandemia, 16.954 óbitos foram causados pela doença respiratória. Com isso, a taxa de letalidade é de 1,6%. Houve mais 46 óbitos registrados em comparação com o último boletim. A quantidade de casos confirmados aumentou 2.978 e outras 3.172 pessoas passaram a ser consideradas recuperadas, segundo estimativa do Governo do Estado. O número de casos ativos registrou uma redução de 240.

>>> Confira aqui o boletim diário desta sexta-feira, 2
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

Estima-se que haja casos ativos em 291 municípios. Atualmente, a regional de saúde com mais casos ativos proporcionalmente à população é Xanxerê, com 400 para cada 100 mil habitantes. Em seguida, estão Serra (395) e Meio-Oeste (392). Dos 1.523 leitos de UTI Adulto existentes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina, há 1.391 ocupados, sendo 898 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus. A ocupação é de 91,3%.

Vacinação em SC: 379.460 mil doses da vacina contra a Covid-19 chegam a Santa Catarina neste sábado

Foto: Dóia Cercal/Secom

O Governo do Estado recebe neste sábado, 3, três novas remessas com mais 379.460 doses da vacina contra a Covid-19. O primeiro lote com 91.260 doses da vacina Pfizer chegou na madrugada, por volta das 00h30. O segundo, com 105.750 doses da vacina AstraZeneca, está previsto para chegar no início da tarde, às 13h40. O terceiro lote, com 182.450 doses da vacina Janssen chega logo em seguida, às 13h45. “As vacinas reduziram em 75% os óbitos entre os idosos de Santa Catarina e nossos esforços agora são levar vacina a toda população e salvar vidas em todas as faixas etárias. Só assim estaremos mais perto do retorno de todas as atividades. Por isso é muito importante que cada pessoa tome a vacina e retorne para a segunda dose”, frisou o governador Carlos Moisés.

Tendo em vista que o estado encaminhou na última quinta, 1º de julho, 257.190 doses da vacina aos municípios catarinenses para aplicação da primeira dose, as vacinas recebidas neste sábado serão encaminhadas às centrais regionais na segunda-feira, 5. Essa medida também tem como objetivo evitar a perda de doses, considerando que há redução no número de trabalhadores nos municípios durante o fim de semana.

As 91.260 doses da vacina Pfizer serão utilizadas para aplicação da primeira dose. Já as 105.750 doses da vacina AstraZeneca ficarão armazenadas na Rede de Frio Estadual para garantir a aplicação da segunda dose, que deve ser administrada em um intervalo de 12 semanas. As doses da Janssen são aplicadas em dose única. “O envio de mais remessa vem ao encontro do novo calendário de vacinação por faixa etária divulgado essa semana pela Secretaria da Saúde. Com esse ritmo de recebimento de doses e vacinação, vamos conseguir vacinar todos os adultos com 18 anos ou mais, com a primeira dose da vacina, até o fim do mês de agosto”, ressalta o superintendente de vigilância em saúde, Eduardo Macário.

Boletim da Covid-19 confirma 3.394 novos casos e 185 óbitos nesta sexta-feira

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta sexta-feira (02) mais 3.394 casos confirmados e 185 mortes pela Covid-19 no Paraná. Os números são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento da doença mostram que o Estado soma 1.289.323 casos confirmados e 30.955 óbitos. Os casos confirmados divulgados nesta data são de janeiro (7), fevereiro (90), março (28), abril (67), maio (573), junho (1.655) e julho (974).

INTERNADOS – O informe relata que 2.172 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 1.710 pacientes em leitos SUS (918 em UTI e 792 em enfermaria) e 462 em leitos da rede particular (244 em UTI e 218 em enfermaria). Há outros 2.295 pacientes internados, 997 em leitos UTI e 1.298 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão na rede pública e rede particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Secretaria da Saúde informa a morte de mais 185 pacientes. São 78 mulheres e 107 homens, com idades que variam de 23 a 98 anos. Os óbitos ocorreram de 03 de março a 01 de julho de 2021. Os pacientes que foram a óbito residiam em: Curitiba (15), Bandeirantes (10), Guarapuava (9), Ponta Grossa (7), Arapongas (5), Cornélio Procópio (5), Maringá (5), Santa Mariana (5), São José dos Pinhais (5), Foz do Iguaçu (4), Francisco Beltrão (4), Londrina (4), Paranavaí (4), Uraí (4), Abatiá (3), Andirá (3), Araucária (3), Paranaguá (3), Umuarama (3), Almirante Tamandaré (2), Ampére (2), Cambé (2), Campina do Simão (2), Campo Mourão (2), Colombo (2), Contenda (2), Mandaguaçu (2), Marechal Cândido Rondon (2), Pinhais (2), Sapopema (2), Sarandi (2), Sengés (2), São Jerônimo da Serra (2), Telêmaco Borba (2) e Turvo (2).

A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: Alto Piquiri, Apucarana, Araruna, Boa Vista da Aparecida, Cambará, Campo Largo, Capanema, Cascavel, Castro, Cianorte, Clevelândia, Cruzeiro do Oeste, Faxinal, Fazenda Rio Grande, Guaraniaçu, Ibiporã, Imbaú, Itambaracá, Itaúna do Sul, Jacarezinho, Joaquim Távora, Juranda, Laranjeiras do Sul, Loanda, Mallet, Mangueirinha, Marialva, Marilena, Medianeira, Nova Santa Bárbara, Ouro Verde do Oeste, Pato Bragado, Pato Branco, Pinhalão, Piraquara, Piraí do Sul, Pitanga, Porto Vitória, Quatro Barras, Quedas do Iguaçu, Ribeirão do Pinhal, Rio Negro, Salto do Itararé, Santa Izabel do Oeste, Santa Maria do Oeste, Santo Antônio da Platina, São Miguel do Iguaçu, São Pedro do Ivaí, Tapira, Toledo, União da Vitória e Wenceslau Braz.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento registra 6.883 casos de residentes de fora do Estado, sendo que 173 pessoas foram a óbito.

Confira o informe completo

233.150 vacinas da Janssen chegam neste sábado ao Paraná

Um novo lote de 233.150 doses de vacinas contra Covid-19 da Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson, chega ao Paraná na tarde deste sábado (3). As doses serão enviadas ao Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, no voo comercial LA-3762. A aterrissagem é esperada para as 13h25. De lá, as doses são enviadas para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), para conferência e organização, para depois serem encaminhadas às 22 Regionais do Estado. A remessa integra um lote de 3 milhões de doses da Janssen, distribuídas para todo o País. As doses são destinadas ao avanço da vacinação da população em geral, realizado por faixa etária, e grupos prioritários.

A meta estabelecida pela Secretaria estadual de Saúde é de aplicar a primeira dose ou dose única em 80% da população-alvo até agosto e 100% até setembro. As vacinas fazem parte da 28ª pauta de distribuição do Ministério da Saúde, que soma 909.550 doses enviadas ao Paraná. Parte das doses já foi entregue para os 399 municípios paranaenses nesta semana. Foram 84.240 doses da Pfizer/BioNTech e 277.250 da Fiocruz/AstraZeneca/Oxford, distribuídas ao longo desta sexta. A 28ª pauta também soma 133.380 vacinas Pfizer/BioNTech, que chegaram ao Estado na noite desta sexta-feira (2), e 181.530 doses da Covishield, produzida pela AstraZeneca/Fiocruz/Oxford, que são esperadas para a manhã deste sábado (3).

Variante Delta se alastra na Ásia e causa restrições

Altamente contagiosa, a variante Delta do coronavírus está disparando na Ásia nesta semana, com números recordes de infecções na Austrália e na Coreia do Sul, levando alguns países a endurecerem restrições e outros a acelerarem a vacinação. A variante, detectada primeiramente na Índia em dezembro, já se espalhou em cerca de 100 países, e a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou recentemente que também pode se tornar a forma dominante do vírus. A variante também está impulsionando um pico de casos no Japão e ofuscando os Jogos Olímpicos deste mês. Nesta sexta-feira (2), Nova Gales do Sul, o estado australiano mais populoso, relatou o maior aumento diário de casos novos deste ano. O total de casos estaduais do último surto passou de 200, a maioria causados pela variante Delta.

Sydney, lar de um quinto dos 25 milhões de habitantes da Austrália, está na metade de um lockdown de duas semanas para conter o surto, que alarma as autoridades em meio a uma campanha nacional de vacinação lenta. “Acho que a vacina certamente diminuirá a doença, certamente diminuirá a hospitalização. Mas certamente teremos o vírus circulando na comunidade entre aquelas pessoas que não estão vacinadas”, disse a professora Jill Carr, virologista do Colégio de Medicina e Saúde Pública da Universidade Flinders. A Austrália, como vários outros países da Ásia, está tendo dificuldade para imunizar as pessoas, já que sucessos iniciais na contenção da pandemia levaram a uma hesitação para se vacinar e os fabricantes demoraram para enviar doses.

A Austrália vacinou totalmente só 6% de sua população, e o Japão vacinou 12%. Na quarta-feira (30), o Japão relatou que a variante Delta responde agora por quase um terço de todos os casos novos no leste do país, incluindo Tóquio, e que a cifra pode chegar a 50% até meados de julho. Tóquio e três municípios vizinhos estão entre as áreas submetidas a um “quase” estado de emergência que deve durar até 11 de julho, e o aumento recente de infecções faz as autoridades se inclinarem a manter as restrições em vigor, dizem fontes do governo à Reuters. Também nesta sexta-feira, a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, reiterou que a proibição a espectadores na Olimpíada, que começa em 23 de julho, será uma opção se a situação do coronavírus piorar. Na Coreia do Sul, autoridades disseram nesta sexta-feira que os casos diários de coronavírus passaram de 800, o maior número em quase seis meses, e a vacinação está abaixo de 10%.

México sofre com falta d’água; produção agrícola é ameaçada

Uma longa seca que já afetou dois terços do território mexicano parece prestes a piorar nas próximas semanas, com previsões de altas temperaturas, danos às safras e escassez de água, inclusive na populosa capital do país. Especialistas estão alertando para a possibilidade de que as culturas ressecadas resultem em uma produção menor, após as temperaturas terem atingido 40 graus Celsius em algumas partes do norte do México na quarta-feira (28), incluindo importantes áreas agrícolas. “Em alguns estados, a irrigação praticamente desapareceu devido à falta de chuvas”, disse Rafael Sanchez Bravo, especialista em águas da Universidade Autônoma de Chapingo, chamando a atenção para os baixos níveis de reservatórios e a menor transferência de água para as fazendas.

A seca do México é semelhante à registrada no oeste dos Estados Unidos (EUA) e do Canadá, onde a produtividade das safras está ameaçada e o racionamento de água foi imposto. Embora no ano passado as chuvas tenham ficado apenas 3% abaixo da média no México, a pressão sobre as reservas de água foi exacerbada por um aumento na demanda doméstica durante a pandemia de covid-19, de acordo com relatório publicado pelo governo dos EUA no mês passado. Agora, as esperanças de reabastecimento dos reservatórios mexicanos dependem do tradicional período chuvoso do país, conhecido formalmente como as monções norte-americanas, que já está em andamento.

Hamilton renova com Mercedes: confira como está grid da F1 em 2022

Não demorou muito para que Mercedes e Lewis Hamilton batessem o martelo da renovação na F1. Neste sábado (3), a equipe alemã anunciou o heptacampeão para mais dois campeonatos, adicionando mais uma peça ao quebra-cabeça de 2022.

A confirmação de que o inglês segue com o time no próximo ano tira mais uma vaga do grid. Com isso, torna-se o 11º competidor com lugar garantido na categoria no ano que vem, deixando mais nove disponíveis para a dança das cadeiras.

Fórmula 1: Grande Prêmio da Áustria

Verstappen leva quarta pole do ano; Hamilton larga em 4º. Mais rápido de dois dos três treinos livres do GP da Áustria, Max Verstappen confirmou o favoritismo da RBR ao faturar a pole position em Spielberg, neste sábado. Dessa vez, porém, a briga não foi contra as Mercedes, mas sim com a McLaren de Lando Norris. O holandês, que largará da ponta pela quarta vez na temporada 2021 da Fórmula 1, marcou 1m03s720 em sua melhor volta para superar o britânico por uma curta vantagem de 0s048. Companheiro do líder do campeonato na equipe austríaca, Sergio Pérez completa as três primeiras colocações no grid de largada no Circuito de Spielberg. O grid de largada ficou assim:

F1 GP Áustria 2021 – RNC Divulgação

O Grande Prêmio da Áustria, 9ª etapa do Mundial de Fórmula 1, que será realizado de sexta a domingo no circuito de Spielberg, na Áustria (horário de Brasília).

– Sábado:

07h00-08h00: treinos libres 3

10h00-11h00: sessão de classificação

– Domingo:

10h00: largada do Grande Prêmio (71 voltas de 4,318 km).

Brasileirão: Confira os jogos da 9ª rodada

Será realizada neste final de semana a 9ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol 2021. Confira abaixo todos os jogos da rodada:

JOGOS DA 9ª RODADA

Sábado, 3 de julho
19h – Athletico-PR x Fortaleza
19h – América-MG x Santos
21h – Corinthians x Internacional

Domingo, 4 de julho
11h – Chapecoense x Bahia
16h – Flamengo x Fluminense
16h – Sport x Palmeiras
18h15 – São Paulo x Red Bull Bragantino
18h15 – Cuiabá x Atlético-MG
18h15 – Ceará x Juventude
20h30 – Grêmio x Atético-GO

Copa América: Lucas Paquetá marca e Brasil vence Chile

O Brasil garantiu vaga nas semifinais da Copa América, após derrotar o Chile por 1 a 0 em partida disputada nesta sexta-feira (2) no estádio Nilton Santos. O único gol da partida, na qual a seleção terminou com um homem a menos após a expulsão do atacante Gabriel Jesus, saiu dos pés de Lucas Paquetá.

Peru derrota Paraguai nos pênaltis e está na semifinal

Após um empate de 3 a 3 no tempo regulamentar, o Peru superou o Paraguai por 4 a 3 na disputa de pênaltis, na noite desta sexta-feira (2) no estádio Olímpico de Goiânia, e se classificou para as semifinais da Copa América, onde enfrenta o vencedor de Brasil e Chile .

Eurocopa: Itália vence Bélgica por 2 a 1 e alcança semifinais 

A seleção da Itália se classificou para as semifinais da Eurocopa, onde enfrentará a Espanha, após derrotar a Bélgica por 2 a 1 nesta sexta-feira (2) em Munique (Alemanha). Em um confronto muito movimentado, a Azzurra triunfou graças a gols de Nicolo Barella e Lorenzo Insigne.

Espanha vence Suíça nos pênaltis e avança às semifinais da Eurocopa

A seleção da Espanha venceu a disputa de pênaltis contra a Suíça por 3 a 1, nesta sexta-feira (2), com Mikel Oyarzabal sendo responsável pela cobrança decisiva após o suíço Ruben Vargas disparar por cima do travessão, no confronto de quartas de final da Eurocopa que terminou empatado em 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, em São Petersburgo (Rússia).

“Pedimos cautela”, diz OMS sobre Olimpíada de Tóquio

A Organização Mundial da Saúde (OMS), que está aconselhando o Comitê Olímpico Internacional (COI) na véspera da Olimpíada de Tóquio, que começa no dia 23 de julho, está pedindo cautela para conter a disseminação do coronavírus, disse uma autoridade graduada da OMS nesta sexta-feira. Multidões nos estádios de futebol da Euro 2020 e em pubs e bares das cidades-sede estão impulsionando o aumento atual de infecções de covid-19 na Europa, disse o escritório regional da OMS na quinta-feira. Maria van Kerkhove, principal autoridade técnica da OMS para a covid-19 na sede global da agência, foi indagada quais lições a entidade está aprendendo com o torneio europeu para aconselhar o COI e os organizadores de Tóquio antes do início do evento.

“O COI e outros delineiam seus planos para a abordagem da Olimpíada, e estamos interagindo com eles e os aconselhando sobre o melhor uso destes planos”, disse Van Kerkhove em uma coletiva de imprensa em Genebra. Ela disse que a OMS está aprendendo com a Euro 2020, e acrescentou: “Se o vírus está presente e precauções não estiverem em vigor, o vírus se disseminará”. “Pedimos cautela. Pedimos que todos tenham cautela no que fazem”, acrescentou. “Pedimos que todos adotem uma abordagem com base nos riscos no que fazem e nas decisões que tomam. As escolhas que fazem e os eventos a que assistem têm consequências, boas e ruins”.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná.