Santa Catarina registra primeira neve de 2021

Uma semana após o início do inverno no hemisfério sul, o estado de Santa Catarina registrou as primeiras ocorrências de neve do ano na manhã desta segunda-feira (28). O fenômeno foi observado em Água Doce e Irani, na região Oeste, e em Urupema, Urubici, São Joaquim e Bom Jardim da Serra, cidades que ficam no Planalto Sul catarinense. As informações são do Ciram/Epagri, órgão que monitora o clima em Santa Catarina. Em São Domingos, Abelardo Luz e Lages, houve a ocorrência de chuva congelada. Os dois fenômenos, neve e chuva congelada, estão associados à combinação entre umidade, a presença de uma frente fria, e de frio, com o avanço de uma massa polar para o Sul do Brasil.

“No decorrer da manhã, já tivemos a ocorrência de neve nas áreas mais altas do Planalto Sul, e chuvas congeladas em algumas localidades do Meio-Oeste. E a tendência é que essa frente fria mantenha a nebulosidade e umidade sobre o estado e, com as temperaturas baixas, as condições para a neve ainda persistem”, afirmou a meteorologista Marilena Lima. No início da tarde, foram registradas temperaturas inferiores a 5°C em grande parte do interior de Santa Catarina, informou o Ciram/Epagri. Ainda segundo o órgão, a partir de amanhã (29), o frio úmido, propício para a neve, dá lugar a um frio mais seco e a condição torna-se favorável para geada no estado.

Diferença: De acordo com meteorologistas, chuva congelada e neve são fenômenos diferentes. No caso da neve, trata-se de uma precipitação de cristais de gelo translúcidos e brancos, formados pelo congelamento do vapor d’água suspenso na atmosfera, em geral em formato hexagonal. Já a chuva congelada normalmente antecede a precipitação de neve e se assemelha a um granizo pequeno, que cai e salta, podendo fazer barulho.

Rosa Weber vai relatar queixa-crime sobre compra da Covaxin

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi escolhida para relatar o pedido feito por três senadores de investigação envolvendo a compra da Covaxin, vacina da farmacêutica indiana Bharat Biotech. O sorteio foi feito de forma eletrônica pelo sistema da Corte. A queixa-crime foi protocolada hoje (28) no STF pelos senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Jorge Kajuru (Podemos-GO) e Fabio Contarato (Rede-ES).

Segundo os parlamentares, em depoimento prestado à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, na semana passada, o servidor do Ministério da Saúde Luis Ricardo Miranda afirmou ter sofrido pressão incomum de seus superiores para finalizar a tramitação da compra do imunizante, além de ter conhecimento supostas irregularidades no processo. Ao comentar o fato com o irmão, o deputado Luís Miranda (DEM-DF), o parlamentar teria procurado o presidente Jair Bolsonaro para relatar o caso. Para os senadores, é necessário investigar se o crime de prevaricação foi praticado.

Defesa das acusações: Na semana passada, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Onyx Lorenzoni, já havia afirmado, antes mesmo do depoimento, que a Polícia Federal seria informada sobre o conteúdo das denúncias e que investigaria o caso. Segundo o ministro, “não houve favorecimento a ninguém, e esta é uma prática desse governo, não favorecer ninguém. Segundo, não houve sobrepreço. Tem gente que não sabe fazer conta. Terceiro, não houve compra alguma. Não há um centavo de dinheiro público que tenha sido dispendido do caixa do Tesouro Nacional ou pelo Ministério da Saúde”. Na ocasião, Onyx Lorenzoni afirmou que um dos documentos apresentados por Luis Ricardo Miranda seria falso.

Em pronunciamento ontem no rádio e na tv: Ministro admite crise hídrica e pede uso ‘consciente’ de água e energia

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou nesta segunda-feira (28) em pronunciamento na TV que o país passa por um momento de crise hídrica e pediu uso “consciente e responsável” de água e energia por parte da população. No pronunciamento, Albuquerque ressaltou que o último período de chuvas, principalmente nas regiões Sudeste e Centro Oeste, foi o mais seco dos últimos 91 anos. “O uso consciente e responsável de água e energia reduzirá consideravelmente a pressão sobre o sistema elétrico, diminuindo também o custo da energia gerada”, declarou o ministro.

Conforme Bento Albuquerque, o atual cenário de crise provocou “natural preocupação” em muitos brasileiros sobre a possibilidade de racionamento de energia, mas o setor elétrico é “robusto” e capaz de garantir o fornecimento de energia para os cidadãos. Na semana passada, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), chegou a dizer que o governo previa executar um plano de racionamento “educativo” de energia a fim de evitar um apagão. Horas depois, porém, voltou atrás e afirmou que o governo somente estimularia o “uso eficiente” de energia.

Nunes Marques derruba quebra de sigilo de agência contratada pela Secom

O ministro Kassio Nunes Marques, do STF (Supremo Tribunal Federal), suspendeu nesta 2ª feira (28.jun.2021), em decisão liminar, as quebras de sigilo da Calia Comunicação, que atende à Secom (Secretaria de Comunicação) do governo federal. As quebras tinham sido autorizadas pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid. A decisão atende a um pedido feito pela Calia Comunicação, que foi ao STF contra a decisão. A empresa entrou na mira dos senadores por ter feito a intermediação do governo Jair Bolsonaro com influenciadores digitais na campanha “Cuidado Precoce”.

A defesa da Calia afirmou, em processo protocolado no domingo (20.jun.2021), que a quebra de sigilo é medida desproporcional e diz que seus contratos com a Secom são públicos e acessíveis no Portal da Transparência. Além disso, a agência de marketing disse que a diligência pode comprometer contratos firmados com empresas privadas e que não possuem relação com as apurações da CPI. O requerimento da quebra do sigilo fiscal e bancário da Calia foi assinado pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE). O congressista afirmou que a medida ajudaria a comissão a investigar “possíveis contratos de terceirização relativos a disparos de mensagem em massa e outros fatos correlatos”.

Ministro Marcelo Queiroga recebeu representante da CanSino junto com Ricardo Barros e sem registro

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, recebeu representantes do grupo que pretendia importar a vacina Convidecia, produzida pelo laboratório chinês CanSino, no ministério. No Brasil, a Belcher, um laboratório médio de Maringá (PR), era a parceira oficial. No dia 15 de abril, O ministro Queiroga teve uma reunião com o líder do Governo, Ricardo Barros (PP-PR). Junto com ele, estava Alan Eccel, que fazia parte do grupo de empresários que pretendia comprar vacinas diretamente, sem intermédio do governo. Na agenda oficial de Queiroga, consta apenas o nome de Barros. A iniciativa de comprar essas vacinas partiu dos empresários Carlos Wizard e Luciano Hang, que procuraram a embaixada chinesa para verificar a disponibilidade de estoques e a possibilidade de compra direta pelos empresários. Eccel, que trabalha com importação, e um dos sócios da Belcher, Emanuel Catori, participaram desses contatos.

No dia 4 de junho, o Ministério da Saúde assinou um documento de intenção de compra de 60 milhões de doses da vacina, vendidas a US$ 17. A Argentina comprou 5,4 milhões de doses com entrega prevista para julho. O valor unitário negociado era de US$ 14, mas não há informações sobre qual foi o preço efetivamente pago. Procurado, Barros confirmou a reunião, mas disse que não discutiu temas relacionados à vacina ou ao valor cobrado pelas doses. O Ministério da Saúde disse que encerrou as tratativas para comprar a vacina no dia 17 de junho. A Belcher informou que desfez a parceria com a CanSino e alegou “questões técnicas de natureza privada entre as empresas“.

Covid-19: Brasil tem 618 mortes e 27.804 casos nas últimas 24 horas

O Brasil chegou a 514.092 mortes por covid-19. Nas últimas 24 horas, foram 618 óbitos e 27.804 novos casos. No total, 18.448.402 casos foram confirmados no país. Existem 3.640 mortes em investigação por equipes de saúde, dados relativos a ontem. Isso porque há casos em que o diagnóstico sobre a causa só sai após o óbito do paciente. O número de pessoas recuperadas totalizou 16.673.329. Os dados estão no balanço diário do Ministério da Saúde, divulgado na noite de hoje (28). O balanço é elaborado a partir dos dados sobre casos e mortes levantados pelas autoridades locais de saúde.

Em geral, os registros de casos e mortes são menores nos feriados, aos domingos e segundas-feiras em razão da dificuldade de alimentação dos dados pelas secretarias de Saúde aos fins de semana. Já às terças-feiras, os totais tendem a ser maiores pelo acúmulo das informações de fim de semana que são enviadas ao ministério. O ranking de estados com mais mortes pela covid-19 é liderado por São Paulo (126.112), Rio de Janeiro (55.195) e Minas Gerais (45.924). As unidades da Federação com menos óbitos são Roraima (1.731), Acre (1.736) e Amapá (1.832). Em relação aos casos confirmados, São Paulo também lidera, com 3,7 milhões de casos. Minas Gerais, com 1,7 milhão, e Paraná, com 1,2 milhão de casos, aparecem na sequência. O estado com menos casos de covid-19 é o Acre, com 85,4 mil, seguido por Roraima (111,8 mil) e Amapá (116,8 mil).

Situação epidemiológica da covid-19 no Brasil

Vacinação

Até o momento, foram distribuídas a estados e municípios 129,7 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. Desse total, foram aplicadas 96,9 milhões de doses, sendo 71,2 milhões da primeira dose e 25,6 milhões da segunda dose.

SC: Estado confirma 1.047.776 casos, 1.011.202 recuperados e 16.752 mortes

Santa Catarina tem 1.047.776 pacientes com confirmação de infecção pelo novo coronavírus, sendo que 1.011.202 estão recuperados e 19.822 continuam em acompanhamento. O número foi divulgado nesta segunda-feira, 28. Desde o início da pandemia, 16.752 óbitos foram causados pela Covid-19. A taxa de letalidade é de 1,6%. Na comparação com o boletim anterior, reduziu em 1.357 o número de casos ativos e há 46 óbitos adicionais. A quantidade de casos confirmados cresceu 1.635 e outras 2.946 pessoas passaram a ser consideradas recuperadas, segundo estimativa do Governo do Estado.

>>> Confira aqui o boletim diário desta segunda-feira, 28
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

O Governo do Estado estima que haja 287 municípios com casos ativos. Atualmente, a regional de saúde com mais casos ativos proporcionalmente à população é Serra, com 416 para cada 100 mil habitantes. Na sequência, aparecem Xanxerê (405) e Meio-Oeste (395). Atualmente, há 1.512 leitos de UTI Adulto ativos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado, dos quais 1.418 estão ocupados, sendo 922 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus. A taxa de ocupação de UTI Adulto é de 93,8%.

Vacinação em SC: Quase 70 mil pessoas não retornaram para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Levantamento feito pela Secretaria de Saúde de Santa Catarina nesta segunda-feira, 28, mostra que 68.011 pessoas que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 não retornaram, no tempo adequado, para tomar a segunda dose. Deste total, 47.650 são de pessoas vacinadas com a Coronavac e 20.361 de pessoas vacinadas com AstraZeneca. Os dados são do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SiPNI), do Ministério da Saúde.

O superintendente de vigilância em saúde, Eduardo Macário, reforça que o intervalo recomendado entre a aplicação da dose um e dois da Coronavac é de 28 dias e da AstraZeneca, de 12 semanas. “Por mais que a primeira dose da vacina ofereça uma pequena proteção, não é suficiente. Quem não toma as duas doses da vacina não está protegido e ainda pode ficar uma falsa sensação de segurança. Completar o esquema vacinal com as duas doses é essencial, além de manter os cuidados como o uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social”, ressalta o superintendente. Por esse motivo, o Governo de Santa Catarina reforça o pedido para que a população não se esqueça de retornar para tomar a segunda dose. Na segunda-feira passada, 21, quase cem mil pessoas que deixaram de tomar a segunda dose.

Paraná confirma 4.950 novos casos e 6 óbitos pela Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta segunda-feira (28) mais 4.950 casos confirmados e 6 mortes pela Covid-19 no Paraná. Os números são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento da doença mostram que o Estado soma 1.267.322 casos confirmados e 30.280 óbitos. Os casos confirmados divulgados nesta data são de janeiro (27), fevereiro (162), março (89), abril (72), maio (1.964), junho (2.601), e dos seguintes meses de 2020: março (2), abril (1), junho (1), setembro (3), outubro (5) novembro (5) e dezembro (18).

INTERNADOS – O informe relata que 2.309 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 1.866 pacientes em leitos SUS (951 em UTI e 915 em enfermaria) e 443 em leitos da rede particular (235 em UTI e 208 em enfermaria). Há outros 2.554 pacientes internados, 1.052 em leitos UTI e 1.502 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão na rede pública e rede particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Secretaria da Saúde informa a morte de mais 6 pacientes. São 3 mulheres e 3 homens, com idades que variam de 45 a 80 anos. Os óbitos ocorreram de 12 de maio a 26 de junho de 2021. Os pacientes que foram a óbito residiam em: Ponta Grossa (2). A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: Corbélia, Curitiba, Céu Azul e Paiçandu,

FORA DO PARANÁ – O monitoramento registra 6.695 casos de residentes de fora do Estado, sendo que 171 pessoas foram a óbito.

Confira o informe completo

5,5 milhões de vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas em paranaenses

O Paraná ultrapassou nesta segunda-feira (28) a marca dos 5,5 milhões de vacinas aplicadas contra Covid-19. No total, foram 5.501.608 doses, sendo 4.179.365 primeiras doses (D1) e 1.322.243 segundas doses (D2), além de 5.182 doses únicas da Janssen, que imunizam com apenas uma aplicação. As D1 representam 76% das doses aplicadas; as D2, 23,9%; e as doses únicas, que começaram a ser aplicadas na sexta-feira (25), 0,1%. O marco é reflexo da velocidade na vacinação que o Estado apresentou ao longo das últimas semanas. Junho já é o mês com maior número de vacinas aplicadas desde o início da campanha de imunização, mesmo antes de chegar ao último dia. Até o dia 27, foram administradas 1.569.627 doses, contra 1.468.471 em abril, melhor período até então.

Neste mês, o Paraná foi um dos estados que mais avançou na quantidade de pessoas vacinadas com a primeira dose. Também é com maior efetividade entre os dez que mais aplicaram (relação entre doses distribuídas e aplicadas), segundo o Ministério da Saúde, com 88%. “Estamos contentes por ver a vacinação no Paraná atingir uma maior velocidade nos últimos dias e atingir mais um importante marco. Com doses disponíveis, podemos chegar a 200 mil paranaenses vacinados em um único dia. Nossa meta é chegar a 80% da população adulta do Estado vacinada com a primeira dose em agosto, e estamos nos encaminhando para bater mais essa meta”, afirmou Beto Preto, secretário estadual de Saúde. Os dados são do Vacinômetro mantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que atualiza em tempo real os dados fornecidos pelos municípios através da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).

Com vacinação em massa, Botucatu reduz casos de covid-19 em 71%

O município de Botucatu, no interior paulista, registrou queda de 71,3% nos casos de covid-19 em seus moradores seis semanas após iniciar a vacinação em massa na população. Os dados são de um estudo realizado com o apoio do Ministério da Saúde sobre a eficácia da vacina da AstraZeneca/Oxford, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Brasil. O início do programa de vacinação em massa ocorreu na cidade no dia 16 de maio, quando 65 mil moradores foram vacinados em um único dia. Até o momento, cerca de 77 mil moradores receberam, pelo programa, a primeira dose da vacina, cuja segunda dose é aplicada após 90 dias. Botucatu tem cerca de 150 mil habitantes, dos quais 106 mil são maiores de 18 anos.

Além da queda no número de casos, as internações decorrentes da doença também apresentaram queda na cidade: 46% a menos. “As vacinas são doses de esperança para a população brasileira. A diminuição dos casos com a primeira dose já mostra bons resultados do estudo em Botucatu, que serve de base para o resto do país”, destacou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. O estudo também investiga a eficácia da vacina contra as variantes da cepa original do novo coronavírus. No entanto, os resultados completos sobre o estudo ainda não foram divulgados.

Sobe para 11 número de mortos em desabamento de prédio na Flórida

Agentes de resgate retiraram, nessa segunda-feira (28),  o 11º corpo dos escombros de um prédio que desmoronou no estado norte-americano da Flórida. Autoridades prometem continuar procurando possíveis sobreviventes, cinco dias depois de o edifício de 12 andares desabar enquanto os moradores dormiam. As equipes usam guindastes, cães e escâneres de infravermelho, enquanto procuram sinais de vida entre os escombros, torcendo para que bolsões de ar possam ter se formado sob o concreto e estar mantendo algumas pessoas vivas. “Continuaremos a trabalhar incessantemente para esgotar todas as opções possíveis em nossa busca”, disse a prefeita do condado de Miami-Dade, Daniella Levine Cava, em entrevista coletiva. “A operação de busca e resgate continua”.

Ainda estão desaparecidas 150 pessoas. A causa do desmoronamento do Champlain Towers South, em Surfside, perto de Miami, continua sob investigação. Um relatório de engenharia de 2018 revelou deterioração grave do concreto da garagem subterrânea, além de um grande dano na placa de concreto abaixo da piscina. O autor, Frank Morabito, disse que a deterioração se “ampliaria exponencialmente” se não fosse consertada no futuro próximo. Ross Prieto, à época a principal autoridade de construções de Surfside, encontrou-se com moradores do edifício um mês depois de ler o relatório e garantiu que a construção estava “em muito boa forma”, segundo as minutas da reunião divulgadas pela cidade nessa segunda-feira (28).

Calor bate recorde no noroeste dos EUA e cidades suspendem atividades

As cidades de Portland e Salem, no Oregon, e de Seattle, em Washington, registraram nessa segunda-feira novos recordes de temperatura, enquanto a Região Noroeste dos Estados Unidos, na costa do Pacífico, enfrentam uma onda de calor que suspendeu muitas atividades para os moradores da região. Em Salem, na capital do estado do Oregon, as temperaturas chegaram a 47,2 graus Celsius, maior número registrado desde o início das medições nos anos 1890. O Aeroporto Internacional de Seattle-Tacoma registrou a maior temperatura de sua história, de 41 graus, quebrando o recorde do dia anterior. Portland também marcou, em seu aeroporto, o recorde de 45 graus. “Para colocar em perspectiva, hoje será o dia mais quente da história em lugares como Seattle e Portland”, anunciou o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA, antes de prever que a onda de calor pode começar a se atenuar nesta terça-feira.

A cidade canadense de Vancouver também registrou a temperatura mais quente de sua história no domingo (27). O calor é atribuído a uma massa de alta pressão atmosférica sobre a Região Noroeste dos EUA e o Canadá, semelhante às condições que castigaram a Califórnia e os Estados do Sudoeste dos EUA no início do mês. Portland, que é conhecida por seu clima chuvoso e raramente ensolarado, está especialmente mal preparada para lidar com as altas temperaturas. Os estoques de aparelhos de ar condicionado foram esgotados na cidade, e era difícil encontrar gelo para comprar. Bares e restaurantes foram fechados, pois os ventiladores de cozinha não aguentaram as altas temperaturas, criando condições perigosas para os cozinheiros.

Djokovic avança em Wimbledon e Tiafoe elimina Tsitsipas na 1ª rodada

O atual campeão Novak Djokovic superou um susto inicial para derrotar o juvenil britânico Jack Draper por 4-6, 6-1, 6-2 e 6-2 e dar seu primeiro passo em busca de um sexto título em Wimbledon, nesta segunda-feira (28), em um dia marcado pela eliminação do grego Stefanos Tsitsipas, terceiro pré-classificado do Grand Slam londrino. A primeira partida disputada na grama da Quadra Central desde a vitória de Djokovic sobre Roger Federer na final de 2019 – há 716 dias –  mostrou as diferenças entre os dois jogadores.

Draper, que fazia sua estreia na chave principal de um torneio do Grand Slam, quebrou o serviço de Djokovic no terceiro game e conseguiu vencer o primeiro set, diante do enorme apoio do público local. Mas o sérvio desfez o perigo com rapidez e levou a segunda parcial em apenas 26 minutos, empatando jogo. A partir de então, o número 1 do mundo dominou as ações e encaminhou a vitória sem problemas.

Brasileiro: Bragantino vence Atlético-GO e abre vantagem na liderança

O Bragantino derrotou o Atlético-GO por 1 a 0, no estádio Antônio Accioly, em Goiânia, pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2021 na noite desta segunda-feira (28). A vitória veio com um gol do lateral-direito Weverton aos 36 minutos da segunda etapa final. Na próxima rodada, o Bragantino recebe o Ceará na quinta-feira (1). Já o Atlético-GO busca a recuperação contra o Atlético-MG no Mineirão.

Argentina goleia Bolívia por 4 a 1

O craque argentino Lionel Messi brilhou nesta segunda-feira (28) e ajudou a Argentina a golear a Bolívia por 4 a 1, na Arena Pantanal, em Cuiabá, na noite desta segunda-feira (28), em jogo válido pela 5ª rodada do Grupo A da Copa América. O resultado confirmou a liderança da Argentina com 10 pontos em quatro jogos. O próximo adversário da equipe de Messi será o Equador, no estádio Olímpico no próximo sábado (3).

Copa América: Cavani garante vitória do Uruguai sobre Paraguai

O Uruguai derrotou o Paraguai por 1 a 0, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, na noite desta segunda-feira (28), em partida válida pela 5ª rodada do Grupo A da Copa América. O resultado tirou a equipe Celeste do caminho do Brasil nas quartas de final. Assim, a equipe do técnico Tite terá pela frente o Chile, no mata-mata na próxima sexta-feira (2) no estádio Nilton Santos.

Eurocopa: Suíça elimina campeã mundial França nos pênaltis

O goleiro suíço Yann Sommer defendeu a cobrança de pênalti do atacante francês Kylian Mbappé para garantir a vitória de 5 a 4 na disputa de pênaltis nesta segunda-feira (28), assegurando a classificação da equipe para as quartas de final da Eurocopa de 2020, onde enfrentará a Espanha.após empate de 3 a 3.

Espanha vence Croácia na prorrogação em jogo de oito gols na Eurocopa

O atacante espanhol Álvaro Morata teve uma doce redenção ao ajudar sua equipe a alcançar uma vitória por 5 a 3 sobre a Croácia, na prorrogação, nesta segunda-feira (28), para chegar às quartas de final da Euro, em uma partida emocionante. Com o resultado, a Espanha comemorou a primeira vitória em mata-mata de um grande torneio desde a conquista da Euro 2012 para definir as quartas de final contra França ou Suíça, em São Petersburgo, na sexta-feira.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná.