Ministério diz que vacinação de crianças deve começar em janeiro

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom – Agência Brasil

O Ministério da Saúde informou hoje (27) que a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19 deve começar em janeiro de 2022. Em nota, a pasta declarou que a recomendação é para inclusão da faixa etária no Plano Nacional de Imunização. Segundo o ministério, a posição favorável à vacinação poderá ser formalizada no dia 5 de janeiro, após o fim do prazo da consulta pública aberta para tratar da questão, se a recomendação for mantida.

“A recomendação do Ministério da Saúde é pela inclusão das crianças de 5 a 11 anos na Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), conforme posicionamento oficial da pasta declarado em consulta pública no dia 23 de dezembro e reforçado pelo ministro da Saúde em manifestações públicas”, diz a nota. No dia 16 de dezembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso da vacina produzida pelo consórcio Pfizer-BioNTech em crianças com idade de 5 a 11 anos.

Em seguida, partidos de oposição recorreram ao Supremo Tribunal Federal (STF) para obrigar a inclusão imediata da faixa etária no programa de imunização. Ao analisar a petição, o ministro Ricardo Lewandowski determinou que o governo se manifeste até 5 de janeiro sobre a ação.

Médicos a favor da vacinação 

Em nota, a Associação Médica Brasileira (AMB) defendeu a vacinação de crianças. Segundo a entidade, a autorização da Anvisa segue os mesmos critérios de segurança e eficácia para as demais faixas etárias. Além disso, a medida reduz a transmissão do vírus.

“Enfatizamos que crianças podem também serem acometidas pela Síndrome Inflamatória Multissistêmica associada ao SARS-Cov-2; desenvolverem sequelas e covid longa. Portanto, a vacinação é essencial para reduzir/evitar sofrimento, hospitalizações e mortes”, declarou a AMB.

Queiroga erra e diz que já vacinou 315 milhões de brasileiros contra a covid-19

Ao defender as ações feitas pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, errou dados da vacinação contra a covid-19 no Brasil. Pelo Twitter, Queiroga destacou que o Brasil já havia vacinado “mais de 315 milhões de brasileiros”, contudo, a população do Brasil é estimadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE) em 214 milhões de habitantes. Após ser confrontado por internautas, o ministro apagou a publicação que estava com a informação errada e corrigiu.

“Aplicamos mais de 315 milhões doses de vacina contra a covid-19 e distribuímos mais de 380 milhões de doses aos estados e municípios”, reformulou o ministro. “A verdade é que o Brasil vive o melhor cenário desde o início da pandemia, tanto que na última semana doamos vacinas aos países mais necessitados e fomos considerados uma das nações mais preparadas para enfrentar a variante ômicron”, completou Queiroga.

Sobe para 74 o número de casos da variante Ômicron no Brasil

O balanço divulgado nesta quinta-feira (23) pelo Ministério da Saúde indica que foram confirmados 74 casos no Brasil da nova variante do coronavírus, a Ômicron.

As infecções foram registradas em São Paulo (27), em Goiás (22), em Minas Gerais (13), no Rio Grande do Sul (3), no Distrito Federal (1), no Rio de Janeiro (1), no Espírito Santo (1), em Santa Catarina (3) e  no Ceará (3). Há ainda, segundo a pasta, 116 casos em investigação, sendo 16 no Distrito Federal, 19 em Minas Gerais, 58 em Santa Catarina e 23 no Rio Grande do Sul.

Brasil registra 6,8 mil novos casos e 86 óbitos por covid-19 em 24h

O número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia chegou a 22.246.276, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde hoje (27). Em 24 horas, desde o boletim de ontem, autoridades de saúde registraram 6.840 diagnósticos positivos da doença.

O total de mortes causadas pela covid-19 chegou a 618.534. De ontem para hoje, secretarias estaduais e municipais de Saúde confirmaram mais 86 óbitos. Ainda há 2.790 mortes em investigação, mas esses dados ainda estão passíveis de atualização. Os dados de mortes em investigação ocorrem por haver casos em que o paciente morreu, mas a investigação da causa demanda exames posteriores ao óbito.

Até esta quarta, 21.516.819 pessoas haviam se recuperado da doença. No balanço divulgado pelo ministério, três unidades da Federação, São Paulo, Tocantins e Roraima, não atualizaram na data de hoje os dados de casos e mortes.

Boletim Covid-19 de 27 de dezembro de 2021.
Boletim Covid-19 de 27 de dezembro de 2021. – Ministério da Saúde

Estados

Segundo o balanço mais atualizado fornecido pelas Secretarias Estaduais de Saúde, o estado com mais mortes por covid-19 é São Paulo, com 155.095 registros. Em seguida, aparece o Rio de Janeiro (69.425), Minas Gerais (56.615), Paraná (40.879) e Rio Grande do Sul (36.414). Os estados com menos óbitos pela doença são Acre (1.850), Amapá (2.015), Roraima (2.074), Tocantins (3.927) e Sergipe (6.056).

SC: Estado confirma 1.240.361 casos, 1.217.704 recuperados e 20.147 mortes

O Governo do Estado relatou que há um total de 1.240.361 pacientes com teste positivo para Covid-19, sendo que 1.217.704 se recuperaram e 2.510 estão em acompanhamento. O número foi divulgado nesta segunda-feira, 27. Até hoje, 20.147 óbitos foram causados pelo novo coronavírus. Com isso, a taxa de letalidade é de 1,62%.

Esses números representam uma alta de 484 no número de casos ativos e há 3 óbitos a mais em relação ao último boletim. A quantidade de casos confirmados subiu 1.120 e outras 633 pessoas passaram a ser consideradas recuperadas, segundo estimativa do Governo do Estado.

>>> Confira aqui o boletim diário desta segunda-feira, 27
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

Estima-se que haja 110 municípios com o número de casos ativos zerado. A região com a maior quantidade de casos ativos hoje, proporcionalmente à população, é a Grande Florianópolis, que tem 75 para cada 100 mil habitantes. Na sequência, aparecem Xanxerê (57) e Serra (49). As que menos têm são Alto Uruguai Catarinense (8), Alto Vale do Itajaí (9) e Médio Vale do Itajaí (13).

Dos 1.214 leitos de UTI Adulto existentes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina, há 648 ocupados, sendo 111 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19. A ocupação é de 53,4%.

Museu Nacional do Mar reabre nesta quarta em São Francisco do Sul

O Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul, já tem dia e hora para sua reabertura: a partir de 29 de dezembro, às 10h, o público poderá matar as saudades ou conhecer o local que volta a atender para a temporada de verão.

O espaço está sendo preparado para passar pela maior reforma desde sua inauguração em 1993. A obra, anunciada pelo governo do Estado e a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) em agosto de 2021, está estimada em R$ 20 milhões e passa, agora, pelos trâmites legais para o início de sua execução, previsto para o próximo ano (2022).

Serviço

Museu Nacional do Mar – Embarcações Brasileiras
Endereço: Rua Manoel Lourenço de Andrade, 133 – Centro – São Francisco do Sul (SC)
Contato: (47) 3481-2155

:: Horários de fim de anoAberto nos dias 29 e 30/12/2021, das 10h às 17h
Fechado nos dias 31 de dezembro de 2021 e 1º de janeiro de 2022
Aberto normalmente a partir de 02/01/2022, de terça a sexta-feira, das 10h às 17h.

Verão mais seguro: Dive divulga medidas de prevenção para doenças típicas da estação

Com o verão e o período de férias, as pessoas aproveitam os dias quentes na praia, piscina ou parques, circulam mais e ficam mais expostas a vírus e bactérias. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) alerta para os cuidados que a população precisa ter para evitar doenças típicas da estação, como dengue, febre amarela, viroses e intoxicação alimentar. Também é preciso redobrar os cuidados com animais peçonhentos.


Foto: Mauricio Vieira / Secom

Insolação e desidratação

A exposição ao sol é um fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pele. Por isso, é preciso cuidado, como usar protetor solar e evitar exposição ao sol entre as 10h e às 16h.

A insolação ocorre quando há excesso de exposição ao sol e ao calor intenso. O quadro gera dores de cabeça, falta de ar e febre. Além disso, a insolação pode ser acompanhada de queimaduras solares, bolhas e dor intensa.

Também é essencial não se esquecer de se hidratar. Isso ajuda nas atividades das células, na digestão, no funcionamento dos rins, regulação da pressão arterial, entre outras atividades. O indicado é beber, pelo menos, dois litros de água por dia.

Intoxicação alimentar

O calor possibilita a proliferação de vírus e bactérias e, portanto, é preciso tomar cuidado com o armazenamento e transporte dos alimentos. “As doenças diarreicas agudas são causadas pelo aumento do consumo de alimentos e bebidas contaminadas, contato com água imprópria para banho e aumento na circulação de vírus, bactérias e parasitas”, explica Fábio Gaudenzi de Faria, médico infectologista da Dive.

As causas das doenças diarreicas também estão relacionadas ao preparo e acondicionamento incorreto de alimentos, ao consumo de bebidas (água, sucos, gelo) de procedência duvidosa e à ausência de cuidados com a higiene pessoal (lavagem das mãos).

“Tente evitar o consumo de alimentos na praia, consuma preferencialmente o alimento que você preparou em casa ou, então, procure locais que tenham um sistema de refrigeração, uma estrutura mais adequada para venda e armazenamento desses alimentos’’, sugere o médico.

A principal manifestação da doença é o aumento do número de evacuações, podendo ser acompanhadas de náusea, vômito, febre e dor abdominal. Em alguns casos, há presença de muco e sangue nas fezes. Aparecendo qualquer dos sintomas, procure imediatamente atendimento médico.

Saúde confirma 311 novos casos e duas mortes por Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta segunda-feira (27) mais 311 casos confirmados e duas mortes — referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas — em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os ajustes estão indicados no fim deste texto. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 1.589.021 casos confirmados e 40.655 mortos pela doença.

Os casos confirmados divulgados nesta data são de dezembro (285), novembro (9), outubro (10), setembro (3), julho (2), e janeiro (1) de 2021 e julho (1) de 2020. Os óbitos divulgados nesta data são de dezembro (2) de 2021.

INTERNADOS –  55 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados em leitos SUS (25 em UTIs e 30 em leitos clínicos/enfermarias) e nenhum em leitos da rede particular (UTIs ou leitos clínicos/enfermarias). Há outros 585 pacientes internados, 256 em leitos de UTI e 329 em enfermarias, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de dois pacientes. Um homem de 57 anos que residia em Paranaguá e uma mulher de 68 anos que morava em Foz do Iguaçu.  Os óbitos ocorreram nos dias 23 e 27 de dezembro de 2021, respectivamente.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 6.351 casos de residentes de fora do Estado, 224 pessoas foram a óbito.

Confira o informe completo clicando aqui.

Bombeiros salvam 124 banhistas em oito dias de trabalho no Litoral do Paraná

A atuação dos guarda-vidas do Corpo de Bombeiros do Paraná no Litoral tem sido intensa desde o início do Verão Paraná – Viva a Vida 2021/2022. Em oito dias, de sábado (18) a domingo (26), os profissionais fizeram 19.843 orientações aos banhistas e 6.882 advertências para que pessoas saíssem de pontos perigosos no mar. A orientação é para se divertir apenas nas áreas protegidas. Desde o início do Verão Paraná, o Corpo de Bombeiros já retirou 126 pessoas do mar, sendo 110 afogamentos com vítimas ilesas, em que elas não precisaram de atendimento médico, 13 afogamentos leves e um afogamento moderado, em que os guarda-vidas fizeram o atendimento na areia e o encaminhamento para uma unidade hospitalar.

Até agora houve duas mortes por afogamento, ambas em áreas sem proteção de guarda-vidas. A primeira ocorreu na Ilha do Mel, na Praia de Encantadas, na última quinta-feira (2), e a segunda neste domingo (26), em Guaratuba. “A principal orientação é que as pessoas sempre procurem uma faixa protegida por guarda-vidas para tomar seu banho de mar de forma segura. Assim, caso aconteça qualquer situação dentro da água, os guarda-vidas estão próximos e poderão agir de maneira mais rápida que em faixa não protegida”, salientou a porta-voz do Corpo de Bombeiros, tenente Ana Paula Inácio de Oliveira Zanlorenzzi.

PULSEIRAS – Além do cuidado dos guarda-vidas para evitar afogamentos, os bombeiros militares também fizeram a entrega de 1.569 pulseirinhas de identificação nos Postos de Guarda-Vidas para as crianças, garantindo maior agilidade na localização delas caso se percam de seus pais ou responsáveis. Graças a pulseirinha, 80 crianças perdidas foram encontradas. A tenente Ana Paula reforça que as crianças jamais podem estar desacompanhadas na areia. “As pessoas precisam estar atentas, não se distrair com celular ou outro tipo de equipamento eletrônico, e, ao entrar no mar, precisam estar bem próximas para caso a criança necessite de ajuda”, salientou.

FATAL – Neste feriado de Natal houve a segunda morte por afogamento no Litoral. A situação foi por volta de 9h30 de domingo (26), entre a Barra do Saí e Coroados, em Guaratuba, numa área fora da faixa protegida por Guarda-Vidas. Os bombeiros foram informados do afogamento e fizeram buscas com motoaquática e técnicas de mergulho livre, além do apoio da aeronave do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA). Após quase uma hora de buscas, a vítima foi localizada e retirada da água. Os bombeiros fizeram os procedimentos de reanimação cardiopulmonar, mas a vítima não reagiu. Em ambos os casos fatais, as pessoas estavam em áreas não protegidas por Posto de Guarda-Vidas. “Estamos reforçando diariamente a orientação para que os veranistas não entrem no mar em pontos longe dos guarda-vidas, pois o socorro pode não chegar a tempo”, destacou a tenente.

Servidores aposentados têm até sexta para fazer prova de vida

Termina na próxima sexta-feira (31) o prazo para aposentados, pensionistas e anistiados políticos do Executivo federal que não realizaram a prova de vida entre janeiro de 2020 a setembro de 2021 comprovarem vida. A obrigatoriedade da prova de vida estava suspensa, como medida de prevenção ao contágio pela covid-19, mas voltou a ser exigida a partir de outubro de 2021. Segundo a Secretaria de Gestão do Ministério da Economia, para realizar a prova de vida, os aposentados, pensionistas e anistiados devem comparecer presencialmente a uma agência do banco onde recebem o pagamento, munidos de documento de identificação com foto.

Prova de vida digital: Também é possível realizar a prova de vida digital. Para isso é necessário ter a biometria (identificação digital) já cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). No celular, é necessário instalar o aplicativo gov.br, por meio do qual é realizada a validação facial. O acompanhamento da situação da prova de vida, assim como a obtenção do seu comprovante e notificações para lembrar o prazo da realização são realizados pelo aplicativo SouGOV.BR, desenvolvido exclusivamente para servidores ativos, aposentados e pensionistas da Administração Pública Federal. Independentemente do canal em que realizou a prova de vida, o beneficiário pode consultar sua situação pelo aplicativo SouGOV.BR, disponível nas lojas Google Play e App Store, ou pelo computador, acessando www.gov.br/sougov.

Agências bancárias funcionam para o público até quinta-feira

Após o feriado de Natal, quando as agências trabalharam em horário reduzido, os bancos retomam hoje (27) o horário normal de funcionamento, das 10h até 16h. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o último dia útil para atendimento ao público, com expediente normal para a realização de todas as operações bancárias solicitadas pelos clientes, será 30 de dezembro. No dia 31, as agências bancárias não vão abrir para atendimento. A Febraban lembra que as agências bancárias não funcionam em feriados oficiais, sejam municipais, estaduais ou federais. Dessa forma, os bancos não funcionam nos dias de Natal e de ano-novo.

Nesses casos, a Febraban orienta a população a utilizar os meios eletrônicos de atendimento bancário, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras. Além disso, os carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone, etc.) vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais. Os clientes também podem agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las nos caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA).

Operação Natal 2021: PRF registra mais de mil motoristas embriagados

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou durante a Operação Natal 2021 um total de 1.043 infrações por dirigir sob influência de álcool. A operação foi realizada entre os dias 23 e 26 de dezembro nas rodovias federais de todo o Brasil, com a realização de 30.144 testes de alcoolemia, o bafômetro. Durante a operação 100 motoristas foram presos por crime de embriaguez ao volante. Das 32.848 autuações, 4.822 foram por ultrapassagem em faixa contínua. Além disso, 3.779 condutores e passageiros foram flagrados sem cinto de segurança. Já os motociclistas transitando sem usar capacete foram 591 autuados entre condutores e passageiros. Segundo a PRF, porém, houve redução no número de acidentes e acidentes graves com relação a 2020.

“Em 2021 foram registrados 732 acidentes, enquanto que em 2020 foram 791, redução de 7%. Já quanto aos acidentes graves, que envolvem ao menos um ferido grave ou morto, em 2021 foram registrados 225, enquanto em 2020 foram 234, ou seja, houve uma redução de 4%”, informou a corporação, em nota. Já o número de mortos aumentou. Em 2021 foram registradas 83 mortes, 13 a mais que em 2020. Quanto ao número de feridos, em 2021 foram 1.079, enquanto em 2020 foram 1.043, ocorrendo uma alta de 3%.

Drogas: A Operação Natal 2021 também registrou apreensão de drogas, com números considerados expressivos pela PRF. Foram apreendidos 10.623 quilos de maconha, um aumento de 3.237% se comparados ao feriado do ano passado, e 573 quilos de cocaína, num aumento exponencial de 18.705%.

Defesa Civil registra 20 mortos e 31 mil desabrigados por chuvas na BA

A Defesa Civil da Bahia informou hoje (27) que foram registradas 20 mortes de pessoas após as fortes chuvas que atingiram a região sul do estado nas últimas semanas. De acordo com o órgão, 31,4 mil pessoas estão desabrigadas (pessoas que não possuem mais moradia) e desalojadas ( pessoas que não conseguem acessar suas casas). As chuvas afetaram 116 municípios no estado. 

Os dois óbitos mais recentes foram registrados pelas autoridades em Itabuna, onde uma mulher de 33 anos foi vítima de desabamento e um jovem de 21 anos foi levado pela correnteza. Do total de 116 municípios afetados, cerca de 100 declararam situação de emergência.

Até o momento, o governo federal disse ter aplicado cerca de R$ 20 milhões da Defesa Civil Nacional nos esforços para atender a população atingida. Nesta segunda, o governo da Bahia divulgou também a abertura de uma linha de crédito especial, de até R$ 150 mil e com juro zero, para recuperar estabelecimentos comerciais prejudicados.

Presidente está em Santa Catarina, onde passará réveillon com família

Aleatório aos problemas na Bahia e a pandemia, o presidente Jair Bolsonaro e a primeira-dama Michelle Bolsonaro estão em São Francisco do Sul, cidade do litoral norte de Santa Catarina. A comitiva presidencial chegou à região por volta das 14h30 desta segunda-feira (27). Eles ficarão hospedados no Forte Marechal Luz, localizado na Praia do Forte.

Eles embarcaram da Base Aérea de Brasília no final da manhã e aterrissaram no aeroporto de Navegantes. De lá, voaram de helicóptero até São Francisco do Sul, distante cerca de 85 km. Na chegada, ele cumprimentou apoiadores que o aguardavam nas proximidades do Forte Marechal Luz. O momento foi registrado em transmissões pelas redes sociais.

Esta será a terceira vez que Bolsonaro se hospeda no forte, uma unidade militar que funciona como hospedagem de férias exclusiva para integrantes das Forças Armadas, com cerca de 45 casas e apartamentos. Em dezembro do ano passado, nas vésperas do feriado de natal, o presidente ficou alguns dias hospedado no local, acompanhado de alguns ministros e auxiliares. Em fevereiro deste ano, Bolsonaro se hospedou no forte durante o feriado de carnaval.

Antes de viajar, o presidente gravou um vídeo com uma mensagem de final de ano, mas a assessoria do Palácio do Planalto não informou quando será veiculado. A previsão é que Bolsonaro retorne a Brasília na próxima segunda-feira (3). O presidente não trabalha desde às vésperas do Natal, ele passou alguns dias com familiares e auxiliares no litoral de São Paulo. O presidente Jair Bolsonaro gastou ao menos R$ 2,37 milhões em recursos públicos durante as suas férias, entre dezembro do ano passado e janeiro deste ano no mesmo local de Santa Catarina.

Coreia do Sul permite uso emergencial de pílula contra covid da Pfizer

A Coreia do Sul autorizou o uso emergencial do comprimido antiviral contra covid-19 da Pfizer, o primeiro do tipo a ser adotado no país, informou o Ministério da Segurança Alimentar e Farmacológica nesta segunda-feira (27). Na semana passada, a Coreia do Sul reativou restrições de distanciamento rígidas que havia amenizado em novembro, porque uma série de novas infecções diárias recordes e casos graves sobrecarregaram os serviços médicos, apesar de um índice de vacinação de mais de 92% entre as pessoas de 18 anos ou mais.

O tratamento oral antiviral da Pfizer, batizado de Paxlovid, “deve ajudar a evitar uma deterioração grave de pacientes internados em centros de tratamento residenciais ou sendo tratados em casa” ao diversificar os tratamentos contra coronavírus para além das injeções usadas atualmente, disse o ministro da Segurança Alimentar e Farmacológica, Kim Gang-lip, em um briefing à imprensa.

O remédio será usado em adultos e crianças de 12 anos ou mais de mais de 40 quilos com sintomas entre suaves e moderados e com risco alto de desenvolver um caso grave de coronavírus devido a fatores como doenças preexistentes. Outro tratamento oral contra o coronavírus chamado molnupiravir, desenvolvido pela MSD, solicitou uma autorização de uso emergencial no início deste mês, mas o ministério ainda está analisando o pedido por necessitar de informações adicionais sobre a eficácia do medicamento, disse Kim.

Número de casos de covid-19 da China cresce e Xian aumenta restrições

A cidade chinesa de Xian endureceu as restrições à circulação dentro de seus limites nesta segunda-feira (27), quando iniciou uma nova rodada de exames no quinto dia de um lockdown de seus 13 milhões de habitantes. Xian relatou 150 casos novos sintomáticos do novo coronavírus no domingo, uma ligeira queda em relação aos 155 do dia anterior, e autoridades alertaram que pessoas que desobedecerem as regras de circulação ou de exames podem enfrentar detenção e multas. O número de casos de Xian continua minúsculo quando comparado ao de muitos focos em outros países, mas autoridades impuseram restrições rigorosas à circulação para quem está na cidade e de partida, alinhando-se a uma iniciativa do governo para conter surtos de imediato.

Autoridades não anunciaram nenhuma infecção pela variante Ômicron do novo coronavírus entre os 635 casos confirmados em Xian entre 9 e 26 de dezembro. A China só detectou um punhado de infecções pela Ômicron em viajantes estrangeiros e no sul do país. Nacionalmente, a China relatou 162 casos sintomáticos no domingo, mais do que os 158 do dia anterior. A cifra é a maior desde que o boletim diário oficial começou a classificar portadores assintomáticos separadamente no final de março do ano passado. Desde a semana passada, os moradores de Xian não podem deixar a cidade sem permissão de seus empregadores ou das autoridades.

A partir desta segunda-feira, nenhum veículo pode circular pelas ruas, a não ser para controle do vírus ou para fins de subsistência. Os violadores podem ser submetidos a até 10 dias de detenção policial e multas de 500 iuanes (78,48 dólares). Também nesta segunda-feira, a cidade instruiu os moradores a não saírem de casa a menos que estejam fornecendo amostras para uma nova rodada municipal de exames. Pessoas de áreas sob risco menor poderão sair para comprar itens necessários se tiverem exames negativos, disse o governo municipal. As pessoas que se recusarem a seguir as regras durante a realização de exames, que incluem ficar a 1 metro de distância uma das outras nas filas, também estão sujeitas a detenção e multas, informou a polícia. Xian ainda lançou uma campanha de desinfecção de âmbito municipal, acionado agentes que borrifam soluções que matam patógenos em ruas e edifícios. Dongyan Jin, virologista da Universidade de Hong Kong, disse que a desinfecção em massa de áreas e superfícies ao ar livre parece desnecessária, dado o risco baixo de pessoas contraírem covid-19 neste locais com tão poucas pessoas fora de casa.

Biden sanciona pacote de US$ 770 bi para a Defesa nos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sancionou o Ato de Autorização de Defesa Nacional, ou NDAA, na sigla em inglês, para o ano fiscal de 2022, que autoriza investimentos de 770 bilhões de dólares em Defesa, anunciou a Casa Branca nesta segunda-feira (27). “O Ato oferece benefícios vitais e intensifica o acesso à Justiça para funcionários militares e suas famílias, e inclui autoridades essenciais para apoiar a Defesa Nacional do nosso país”, disse Biden em nota após sancionar o projeto em lei. O NDAA é observado de perto por uma ampla faixa de setores da indústria e outros interessados, já que é um dos únicos grandes projetos a se tornar lei a cada ano, e por abordar uma ampla gama de questões.

O NDAA é aprovado em lei todos os anos há seis décadas. Autorizando de cerca de 5% de investimentos a mais para os militares em relação ao ano passado, o NDAA do ano fiscal de 2022 é um compromisso fruto de negociações intensas entre democratas e republicanos do Senado e da Câmara após impasses em relação a políticas relacionadas à Rússia e à China. O projeto inclui um aumento de salário de 2,7% para tropas e mais compras de aeronaves e embarcações para a Marinha, além de estratégias para lidar com ameaças geopolíticas, especialmente da Rússia e da China.

Vai começar a maior competição de garotos do futebol mundial

O calendário do futebol brasileiro começa logo nos primeiros dias de janeiro. Trata-se da tradicional Copa São Paulo de Futebol Júnior, com 128 clubes participantes de todos os Estados, e mais de três mil jogadores buscando um sonho no mundo da bola.A Copinha, como é carinhosamente conhecida por ter garotos de até 20 anos em ação, será realizada em 32 sedes espalhadas entre o interior de São Paulo, Grande São Paulo, Grande ABC e Capital. Começa no dia 2 e vai até 25 de janeiro, data do aniversário da cidade de São Paulo. Na primeira fase, os times se enfrentam dentro de cada um dos 32 grupos, com quatro equipes cada, em um total de três partidas para cada um dos 128 participantes. Classificam-se para a segunda fase os dois primeiros colocados de cada chave, em total de 64 times. A partir daí a competição vira mata-mata até a final.

Após ser cancelada em 2021 por causa da pandemia de covid-19, a Copinha volta em 2022 com a corda toda. E respeitando todos os protocolos de saúde. Todos os jogos serão transmitidos ao vivo nas plataformas da internet da Federação Paulista de Futebol (Paulistão Play e Eleven), no YouTube, além de emissoras de TV aberta e fechada. Uma festa da molecada! A maior competição do futebol mundial na categoria Sub 20 terá 10 clubes do Norte, 12 do Sul, 10 do Centro-Oeste, 13 do Sudeste e 27 do Nordeste. De São Paulo, local da competição, teremos 56 representantes, das quatro principais divisões do futebol paulista. Na Copinha teremos todos os clubes tradicionais, gigantes, com grande estrutura, inúmeros títulos na categoria e facilidade para revelar novos talentos. Mas, a maioria das equipes, não tem recursos financeiros sequer para viajar de avião para São Paulo. Chegam de lugares distantes, viajando de ônibus por três ou quatro dias, passando o Ano Novo em trânsito, em busca de um sonho. Uma oportunidade única para garotos vingarem no mundo da bola.

Aliás, o sonho dos garotos, independente da camisa que vestem, claro, é sair do time Sub 20 para vingar no futebol profissional. Depois, quem sabe, virar uma revelação, assinar contratos milionários e mudar o padrão de vida da família. O sucesso repentino que o futebol pode proporcionar. Muitos dos clubes participantes não têm calendário nacional em suas equipes profissionais. Exemplos: Andirá-AC, Bragantino-PA, Taquarussu-TO, Santana-AP, Concórdia-SC, Rondoniense-RO, União ABC-MS, Aster-ES, Serranense-MG, Assu-RN, Canaã-BA, Chapadinha-MA, Desportiva Aliança-AL, Falcon-SE, Perilima-PB e Petrolina-PE, Mixto-MT, entre outros.

O primeiro dos grandes a entrar em campo será o Atlético-MG. Em Lins, dia 2 de janeiro, às 20h45, enfrenta o Desportivo Aliança-AL. De olho no tetracampeonato, o Santos estreia contra o Operário-PR, dia 3 de janeiro, às 21h45, em Araraquara. No mesmo dia, 19h30, em Jaú, o Grêmio desafia o Mixto-MT. Às 15h15, em Taubaté, o Botafogo enfrenta a Aparecidense-GO. Maior campeão da Copinha, o Corinthians estreia diante do Resende-RJ, dia 4 de janeiro, às 21h45, em São José dos Campos. No mesmo dia, às 15h15, na cidade de Matão, o Fluminense, segundo maior vencedor da competição, encara a Jacuipense-BA. Ainda no dia 4, o Internacional, campeão de 2020, vai até Mogi das Cruzes para jogar diante do São Raimundo-RR. Último paulista a levantar a taça (2019), o São Paulo faz a primeira partida dia 5 de janeiro, às 19h30, em São Caetano do Sul, diante do CSE-AL. No mesmo dia, às 15h15, o Palmeiras enfrenta o Assu-RN, em Diadema. Em Santana do Parnaíba, ainda no dia 5, às 11h, o Vasco terá pela frente o Lagarto-SE. Em Itapira, 19h30, jogam Cruzeiro x Palmas-TO. Às 21h45, em Barueri, o Flamengo encara o Forte-ES.

CBF divulga regulamento e calendário da Copa do Brasil de 2022

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta segunda-feira (27) o regulamento e o calendário da Copa do Brasil de 2022. A entidade reservou os dias 23 e 24 de fevereiro para início da competição. A partida de volta da final será em 19 de outubro. O campeão se garante na edição de 2023 da Libertadores.

Os confrontos das duas fases iniciais serão disputados em jogo único. Na primeira, que reunirá 80 clubes, o time pior colocado no ranking da CBF será o anfitrião, enquanto a equipe mais bem posicionada terá a vantagem do empate. Na segunda, os desempates serão nos pênaltis. A partir da terceira fase, os duelos terão partidas de ida e volta, também com decisão por penalidades em caso de igualdade no placar agregado.

Doze clubes serão somados aos 20 que alcançarem a terceira fase: os nove representantes do país na Libertadores deste ano (Atlético-MG, Palmeiras, Flamengo, Fortaleza, Corinthians, Red Bull Bragantino, Fluminense, América-MG e Athletico-PR), os campeões das Copas Verde (Remo) e do Nordeste (Bahia) e o vencedor da última Série B (Botafogo).

Os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal estarão presentes, com as vagas distribuídas conforme a posição no ranking da CBF. As federações de São Paulo e Rio de Janeiro, que encabeçam a lista, terão cinco representantes cada. Os clubes têm até 4 de janeiro para confirmarem participação no torneio.

A Copa do Brasil é realizada desde 1989 e tem o Cruzeiro como maior vencedor, com seis títulos. O Atlético-MG é o atual campeão, com vitória sobre o Athletico-PR na final de 2021. Os valores de premiação da próxima edição do torneio ainda não foram divulgados.

Datas da Copa do Brasil

Primeira fase: 23/02, 24/02, 02/03 e 03/03

Segunda fase: 09/03, 10/03, 16/03 e 17/03

Terceira fase: 20/04 e 21/04; 11/05 e 12/05

Oitavas de final: 22/06, 23/06, 13/07 e 14/07

Quartas de final: 27/07, 28/07 e 17/08 e 18/08

Semifinais: 24/08 e 14/09

Final: 12/10 e 19/10

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná.

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495