André Mendonça é nomeado novo ministro da Justiça

O Diário Oficial da União desta terça-feira (28), traz a nomeação de André Mendonça, que ocupava a chefia da Advocacia-Geral da União (AGU), como ministro da Justiça e Segurança Pública. O cargo estava vago desde a sexta-feira (24), quando Sérgio Moro pediu demissão. O substituto de Mendonça na AGU é José Levi Mello do Amaral Júnior, que até então atuava como procurador-geral da Fazenda Nacional. A mesma edição do Diário Oficial traz a nomeação do delegado Alexandre Ramagem, que era chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), como diretor-geral da Polícia Federal, em substituição a Maurício Valeixo.

Brasil tem mais mortes em 24h do que a Itália

O Ministério da Saúde anunciou na segunda-feira (27) que o Brasil registrou 338 mortes pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, totalizando 4.543 óbitos. O número de vítimas diárias é maior do que o registrado na Itália no mesmo dia, quando, em termos absolutos, o país europeu teve 333 mortes em um dia, elevando o total para 26.977. A taxa de letalidade no território brasileiro é de 6,8%. Ao todo, o Brasil soma 66.501 casos confirmados da Covid-19.

Santa Catarina tem 1.476 casos confirmados e 44 mortes por coronavírus

Na última atualização dos dados epidemiológicos do governo estadual, nesta segunda (27), Santa Catarina figura com 1.476 casos e 44 óbitos em virtude da pandemia de coronavírus. O Ministério da Saúde, em sua última atualização, aponta Santa Catarina como o 11º estado em número de casos confirmados. O convívio social, que aumentou desde as liberações de shoppings, academias e afins, pode ser em virtude de uma “falsa sensação de normalidade”, segundo o Secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino. “Pode parecer para alguns um momento que é positivo, um momento que as pessoas podem afrouxar um pouco os regramentos que foram estabelecidos, porque nós não conseguimos materializar o momento de demanda da rede de saúde.

Covid-19: Paraná tem 1.186 casos confirmados com 75 óbitos

Com 30 novos casos e duas novas mortes, o Paraná registra hoje 1186 confirmações da doença e 75 óbitos. Do total de infectados, 753 estão recuperados. Os dados foram informados pela Secretaria Estadual da Saúde, nesta segunda-feira (27). Duas novas mortes em decorrência da Covid-19 são de uma mulher de 55 anos, residente em Verê, e um homem de 89 anos residente em Ivaiporã. Ambos estavam internados.

SP tem cerca de 8 mil internados por coronavírus

Cerca de 8 000 pessoas estão internadas em todo o estado de São Paulo por suspeita ou confirmação de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Desse total, 3 106 são pacientes de unidades de terapia intensiva (UTI) e 4 810 são de enfermaria. Nas últimas 24 horas foi registrado um aumento de 500 internações. A taxa de ocupação de leitos de UTI no estado está em 59,8%. Na capital paulista, o índice é mais alto e chega a 78,4%. No Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo a ocupação de leitos de UTI já atingiu 95%. Nesta segunda-feira (27), o governo paulista anunciou a criação de mais 100 leitos de UTI no Hospital das Clínicas até o final de maio que se somarão às 200 unidades já existentes no local. São Paulo tem agora 1 825 óbitos provocados pelo novo coronavírus, 125 deles ocorridos entre domingo (26) e segunda (27). Há também 21 696 casos confirmados da doença.

Isolamento: Teich descarta ‘medida intempestiva’

O ministro Nelson Teich (Saúde) afirmou nesta 2ª feira (27.abr.2020) que a pasta avalia a possibilidade de realização de jogos de futebol organizados pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) sem público. De acordo com ele, não há definição sobre o tema, mas há estudo sobre iniciativas que poderiam “trazer uma rotina 1 pouco melhor para o dia a dia das pessoas”. Ele declarou que não haverá nenhuma “medida intempestiva” sobre ações de isolamento social adotadas pelos Estados e municípios no combate à covid-19. Mas também disse que há diferenciações na forma de disseminação da doença em cada região do Brasil e que são necessárias medidas “não lineares” no enfrentamento da pandemia.

STF autoriza inquérito para investigar Bolsonaro

O decano do Supremo Tribunal Federal, Celso de Mello, autorizou na noite de segunda-feira (27), a abertura de um inquérito para investigar as declarações do ex-ministro da Justiça Sérgio Moro contra o presidente Jair Bolsonaro. A decisão atende ao pedido do procurador-geral da República, Augusto Aras. Moro afirmou na última sexta-feira que Bolsonaro exonerou o diretor da Polícia Federal, Maurício Valeixo, porque queria ter alguém do ‘contato pessoal dele [na PF] para poder ligar e colher relatórios de inteligência’.

Aras diz que inquérito no STF também investiga Moro

O procurador-geral da República, Augusto Aras, disse nesta 2ª feira (27.abr.2020) que o inquérito solicitado por ele para apurar possível interferência do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal, conforme apontado por Sergio Moro quando de sua demissão, “vai apurar fatos relativos a ambos”. “O inquérito apura fatos. E esses fatos se destinam à identificação de autoria, coautoria e eventuais participações. Assim como a materialidade de eventuais ilícitos. Feito esse trabalho de investigações é que então parte-se para identificação do agentes que pratica o ilícito e sua tipificação. Quando nós requeremos o inquérito, não estamos acusando nem A nem B de evento criminoso, estamos querendo apurar os fatos”, afirmou.

Nenhum parente meu é investigado no STF, diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira, dia 27, que nenhum parente dele é investigado pela Polícia Federal em inquéritos em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF). Ao pedir demissão, na sexta-feira, 24, então ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, acusou Bolsonaro de tentar inferir na PF e obter informações sigilosas de inquéritos abertos no Supremo. A denúncia motivou pedidos de impeachment no Congresso por suposta tentativa de obstruir a apuração sobre filho de Bolsonaro, além de um pedido de investigação feito pela Procuradoria-Geral da República ao STF. O caso é relatado pelo ministro Celso de Mello. “Nenhum parente meu está sendo investigado pelo Supremo”, disse Bolsonaro, nesta segunda, na portaria do Palácio da Alvorada. “O ministro que saiu (Moro) fez acusações. É bom que ele comprove, até para minha biografia.

Mourão: ‘Forma como Moro saiu não é apropriada’

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, avaliou que a forma como o ex-ministro Sérgio Moro deixou o cargo, na semana passada, não foi “apropriada”. Mourão afirmou que a saída de Moro, por si só, gera problemas para o governo, mas as acusações contra o presidente Jair Bolsonaro de tentar interferir na Política Federal intensificaram a questão. “Dentro da minha cultura, a forma como o ex-ministro Moro saiu não é a mais apropriada. Ele poderia simplesmente ter solicitado sua demissão”, declarou o vice-presidente em videoconferência promovida pela Arko Advice. “Só isso (demissão de Moro) já seria um problema para o governo pelas próprias características do Sérgio Moro e tudo que ele representa para o País.

Justiça garante acesso a exames de Bolsonaro

O jornal ‘O Estado de S. Paulo’ garantiu ontem, na Justiça Federal o direito de obter os testes de Covid-19 feitos pelo presidente Jair Bolsonaro. A União terá um prazo de 48 horas para fornecer ‘os laudos de todos os exames’ feitos pelo presidente da República para identificar a infecção ou não pelo novo coronavírus. Bolsonaro já disse que o resultado dos exames deu negativo, mas se recusou até hoje a divulgar os papéis.

Ayres Britto: ‘Saúde de Bolsonaro é de interesse do País’

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto disse nesta segunda-feira, 27, que é “juridicamente correta” a decisão da Justiça Federal de São Paulo que garantiu ao jornal O Estado de S. Paulo o direito de obter os testes de covid-19 feitos pelo presidente Jair Bolsonaro. Na avaliação de Ayres Britto, o Brasil tem o direito de saber da saúde de Bolsonaro. Por decisão da juíza Ana Lúcia Petri Betto, a União terá um prazo de 48 horas para fornecer “os laudos de todos os exames” feitos pelo presidente da República para identificar a infecção ou não pelo novo coronavírus. Bolsonaro já disse que o resultado dos exames deu negativo, mas se recusa a divulgar os papéis. “Parece-me uma decisão juridicamente correta, porque a saúde do presidente da República é, em momento de pandemia de proporções transnacionais, um tema de interesse do País.

Centrão amplia ‘fatura’ para barrar impeachment

O Centrão vai cobrar uma fatura cada vez mais alta do presidente Jair Bolsonaro. Agora, o bloco informal de partidos se debruça sobre o mapa de indicações acertadas com o ministro Onyx Lorenzoni no tempo em que o atual titular da Cidadania ainda era chefe da Casa Civil. Entraram nas negociações, por exemplo, os comandos do Porto de Santos, da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e até do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Na tentativa de construir uma base parlamentar no Congresso, o Palácio do Planalto promete destravar nomeações que não saíram do papel. Depois da crise que se agravou com a saída de Sérgio Moro do Ministério da Justiça, o governo aposta no Centrão para barrar pedidos de impeachment contra Bolsonaro.

Rodrigo Maia pede calma e evita falar sobre possível impeachment

Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta 2ª feira (27.abr.2020) que pedidos de impeachment e CPI (comissão parlamentar de inquérito) contra o presidente da República devem ser tratados com “muito cuidado”. Na 6ª feira (24.abr), o ex-ministro da Justiça Sergio Moro anunciou seu desembarque do governo e fez uma série de acusações contra o presidente da República. Disse que não assinou 1 documento que saiu no Diário Oficial da União com seu nome a retirada de Maurício Valeixo da direção geral da Polícia Federal. Também afirmou que Bolsonaro quer interferir politicamente na PF. Parte dos deputados passou a defender a abertura de 1 processo de impeachment do presidente ou de CPI, com base nas afirmações do ex-ministro da Justiça. Como presidente da Câmara, Maia tem a prerrogativa de iniciar ou não o procedimento que poderia culminar na deposição de Bolsonaro.

Coreia do Norte divulga mensagem de Kim Jong-un

A imprensa oficial da Coreia da Norte reproduziu ontem uma mensagem de agradecimento assinada pelo ditador Kim Jong-un a um grupo de trabalhadores, numa ação que pode ser encarada como uma tentativa de afastar especulações sobre a saúde e até mesmo morte do dirigente. Ainda assim, não foram divulgadas imagens recentes do ditador, que não é visto em público há duas semanas.