Em reunião com líderes, Moro deve defender constitucionalidade de prisão após 2ª instância

Uma reunião entre líderes partidários e o ministro da Justiça, Sérgio Moro, convocada para a manhã desta terça-feira (26), na residência do presidente do Senado, Davi Alcolumbre pode encerrar de vez a disputa entre as duas Casas do Congresso pelo protagonismo na discussão sobre a prisão após condenação em segunda instância. Alcolumbre pretende cumprir acordo para interromper a tramitação do Projeto de Lei do Senado 166/2018, que permite a antecipação do cumprimento da pena por meio de alteração do artigo 283 do Código de Processo Penal. Dessa forma, teria prioridade a discussão da PEC 199/2019, aprovada, na semana passada, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.

Damares quer ‘sala rosa’ em delegacias

Ao menos uma “salinha pequetitica” em todas as delegacias do Brasil e 2 navios itinerantes. Tudo pintado de rosa. Estas são algumas das propostas anunciadas nesta 2ª feira (25.nov.2019) pela ministra Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) para combater, respectivamente, a violência contra as mulheres e a falta de moradia para elas no Norte do país. Damares afirmou que as Delegacias da Mulher já existem há 35 no Brasil, mas só 9% das cidades brasileiras têm uma. Questionou se “vamos esperar mais 200” para resolver este problema e ela mesma respondeu: “Não. A solução está posta: a partir de janeiro, todas as delegacias também serão Delegacias da Mulher. Pronto.”

Guedes: ‘Não se assustem se alguém pedir AI-5’

Em uma entrevista coletiva de quase duas horas em Washington D.C., na noite de segunda-feira, o ministro da Economia Paulo Guedes se exaltou ao comentar os discursos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, recém liberado da prisão, e afirmou que as palavras do líder petista levam ao acirramento das ações do governo Bolsonaro. ‘É irresponsável chamar alguém pra rua agora pra fazer quebradeira. Pra dizer que tem que tomar o poder. […] Que responsabilidade é essa? Não se assustem então se alguém pedir o AI-5’.

Bolsonaro indica nome para embaixada 

Em despacho publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, o presidente Jair Bolsonaro nomeou oficialmente o diplomata Nestor Forster como seu indicado para ocupar o cargo de embaixador brasileiro nos Estados Unidos. Forster, que ainda precisará ter seu nome aprovado pelo Senado, foi o único nome cogitado pelo presidente após a desistência de seu filho Eduardo Bolsonaro de participar do processo para exercer a função.

Hacker exibiu mensagens de filho de Bolsonaro 

Os hackers que invadiram os celulares de autoridades da República e integrantes da operação Lava Jato tentaram roubar mensagens de dois celulares do presidente da República, mas não tiveram sucesso. No entanto, há indícios de que os criminosos conseguiram acessar a conta do aplicativo de mensagens Telegram do deputado federal Eduardo Bolsonaro, e do vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro. Numa conversa com a ex-deputada Manuela D’Ávila, o hacker Walter Delgatti exibiu imagens de um aparelho telefônico com a conta do Telegram de Eduardo.

Bruno Covas é internado nesta segunda-feira para iniciar 3ª sessão de quimioterapia

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), voltou a ser internado no Hospital Sírio-Libanês, na região central de São Paulo, nesta segunda-feira (25) para começar a terceira sessão de quimioterapia. Covas teve alta médica na quinta-feira (14) após 23 dias de internação. A nova etapa do tratamento começa nesta terça-feira (26), que se estenderá até dia 27 e terá duração de 30 horas, assim como ocorreu com as duas primeiras sessões. A previsão de alta vai depender da avaliação da equipe médica após o tratamento.

Corpo de Gugu deve chegar ao Brasil na quinta

O corpo de Gugu Liberato deve chegar ao Brasil na quinta-feira (28), estimou a assessoria de comunicação do apresentador. A data ainda não está fechada, pois a família aguarda o processo de retirada do corpo pela funerária, o que estava previsto para acontecer na segunda (25). Em seguida, será feito o traslado dos Estados Unidos, onde Gugu morreu na sexta-feira (22), para o Brasil.

MEC lança carteirinha digital de estudante

O Ministério da Educação lançou ontem a nova carteira de estudante digital. Os alunos já cadastrados pelas instituições de ensino podem acessar o aplicativo. Chamada de ID Estudantil, o documento é totalmente gratuito. O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que o governo investirá R$ 12 milhões na iniciativa. Segundo Weintraub, 600 mil alunos já estão cadastrados no aplicativo. Veja perguntas e respostas sobre o funcionamento da carteira.

Concentração de gases do efeito estufa bate recorde

Os principais gases responsáveis pelo efeito estufa na atmosfera tiveram concentração recorde em 2018, segundo dados divulgados nesta segunda-feira, 25, pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência da Organização das Nações Unidas (ONU). O monitoramento também indica que não há ‘indícios de desaceleração visíveis’.

FUTEBOL

Taça do Brasileirão será entre ao Flamengo em jogo com Ceará

O Flamengo vai receber o troféu do Campeonato Brasileiro, na próxima quarta-feira, no reencontro com a torcida no Maracanã, após a conquista do título nacional e da Copa Libertadores no mesmo fim de semana. Após a partida contra o Ceará, às 21h30, pela 35ª rodada da competição, o elenco rubro-negro poderá dar a volta olímpica com o símbolo da conquista diante de mais de 52 mil torcedores, que já garantiram ingressos para o jogo. Mesmo sem entrar em campo, o Rubro-Negro garantiu o primeiro lugar depois que o Palmeiras foi derrotado para o Grêmio, no último domingo, e deixou de ter chances matemáticas de alcançar a equipe carioca na corrida pelo primeiro lugar.