OMS pede ao mundo que se prepare para uma ‘potencial pandemia’ por coronavírus

“Temos que fazer todo o possível para nos prepararmos para uma potencial pandemia.” O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, assumiu nesta segunda-feira que muito provavelmente o que hoje é uma epidemia, o Covid-19 ou coronavírus de Wuhan, transforme-se em algo maior. “Não podemos paralisar o mundo, e não é realista dizer que é possível parar a transmissão entre os países. Provavelmente haverá epidemias em vários, mas pode ser contida”, afirmou Michael Ryan, diretor do Programa de Emergências do organismo internacional.

Brasil está pronto para enfrentar avanço do novo coronavírus, diz representante de secretários estaduais

Os secretários estaduais de saúde avaliam ser questão de tempo até o Brasil ter um caso confirmado do novo coronavírus. Apesar disso, consideram que o País está pronto para conter o avanço da doença e tratar os pacientes. Segundo Alberto Beltrame, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), os Estados já enviaram ao Ministério da Saúde planos de contingência, que incluem a lista de hospitais de referência e medidas para detectar a doença. “Já estão identificados os hospitais e, no caso de a doença evoluir, as providências serão tomadas. Eu diria que sim, o Brasil está preparado”, disse Beltrame nesta segunda-feira, 23.

Bolsas de valores mundiais desabam com temor do coronavírus

As principais bolsas de valores mundiais desabaram nesta 2ª feira (24.fev.2020) depois de o diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Tedros Ghebreyesus, dizer que o novo coronavírus tem “potencial pandêmico”. Os investidores temem que a epidemia possa se alastrar para outros países e impactar ainda mais o crescimento global.

Wall Street fecha com forte queda por coronavírus

A Bolsa de Nova York fechou com uma forte queda nesta segunda-feira (24), em meio a crescentes preocupações do mercado com o aumento no número casos do novo coronavírus fora da China. O índice Dow Jones Industrial Average perdeu 3,56%, chegando a 27.960,80 pontos. O principal índice da Bolsa de Nova York teve seu pior dia nos últimos dois anos e ficou abaixo do seu nível do início de 2020. Enquanto isso, o Nasdaq recuou 3,71%, para 9.221,28 unidades, e o S&P 500, que reúne as 500 maiores empresas de Wall Street, perdeu 3,35%, atingindo 3.225,89. A Bolsa de Valores de Nova York entrou abriu e fechou em baixa devido ao receio dos investidores de uma desaceleração a longo prazo na economia mundial por conta do crescimento dos diagnósticos positivos do COVID19 fora do território chinês.

Atropelamento durante carnaval na Alemanha deixou 52 feridos

O balanço do atropelamento ocorrido na segunda-feira durante os desfiles de carnaval na pequena cidade alemã de Volkmarsen subiu para 52 pessoas, incluindo 18 crianças, afirmou nesta terça-feira a polícia, que ainda tenta determinar as motivações do agressor. “Há 18 crianças entre as vítimas. Trinta e cinco pessoas estão no hospital e outras 17 receberam tratamento em ambulatórios e retornaram para suas casas”, informou a polícia da região de Hesse, onde aconteceu o incidente. O motorista do veículo, que ficou ferido, foi detido após o atropelamento. Ele é um alemão de 29 anos, procedente de Volkmarsen, cidade de 7.000 habitantes no estado de Hesse. A justiça abriu uma investigação por “tentativa de assassinato”.

Moro diz que ‘não há situação de absoluta desordem nas ruas’ do CE

O ministro da Justiça e da Segurança Pública Sergio Moro afirmou nesta segunda-feira, 24, que “não há uma situação de absoluta desordem nas ruas” do Ceará. O ministro visitou o estado acompanhado dos ministros Fernando Azevedo e Silva (Defesa) e André Mendonça (Advocacia-geral da União) e do governador Camilo Santana após o motim de policiais e bombeiros militares no estado por aumento salarial. De acordo com o chefe da pata da Justiça, a despeito do forte aumento de crimes violentos, “a situação está sob controle dentro de um contexto relativamente difícil”. O motim chegou ao sétimo dia nesta segunda. Até agora, beira a 150 o número de assassinatos durante a paralisação das forças de segurança.

Anuncie na Rede Nova de Comunicação

Avaliação do governo Bolsonaro fica estável em fevereiro, mostra pesquisa

A avaliação da população em relação ao governo de Jair Bolsonaro apresentou cenário de estabilidade entre janeiro e fevereiro, de acordo com levantamento da XP Investimentos em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). Dados divulgados apontam que 36% dos entrevistados consideraram o governo ruim ou péssimo, contra 39% em janeiro mesmo porcentual desde outubro de 2019. Outros 34% avaliaram o governo como ótimo ou bom, contra 32% em janeiro, e 29% como regular (28% no mês anterior).

Deputados têm 2.118 faltas descontadas dos salários em 2019

A Câmara registrou 2.118 faltas de deputados em 2019, causando descontos nos salários dos congressistas. A soma das penalidades foi de R$ 2.611.755,09. A bancada com maior média de faltas é a do Solidariedade: 7,3 por deputado. Foram 102 ausências de políticos da legenda no ano passado. Partido Progressista e Partido Liberal vêm em seguida no ranking. O deputado com mais dessas faltas foi José Priante (MDB-PA). Foram registradas 40 ausências do político, que causaram descontos de R$ 53.053 ao longo de 2019. O infográfico a seguir mostra os 10 deputados com mais faltas que resultaram em descontos nos salários em 2019, bem como o valor descontado. O 2º colocado no ranking é Vinicius Gurgel (PL-AP). Ele disse que enfrenta problemas de saúde e não procurou abono das faltas para manter o caso no foro pessoal. O Poder360 procurou todos os 10 deputados citados no infográfico. Além de Priante e Gurgel, também responderam Luciano Ducci (PSB-PR) e Genecias Noronha (Solidariedade-CE). José Priante (MDB-PA) – “Sobre as ausências não justificadas do deputado federal José Priante (MDB-PA) informamos que o parlamentar esteve em agenda pelo Estado em algumas dessas datas. Vinícius Gurgel (PL-AP) – por telefone, afirmou estar doente. Disse que não pediu abono das faltas para manter o assunto em foro particular. Ele está licenciado para tratamento de saúde. Luciano Ducci – “As faltas ocorreram em decorrência de 1 problema de saúde que tive durante o carnaval em 2019. Como foi 1 quadro importante, e pelo estresse causado, preferi permanecer afastado por mais 1 tempo.

Frente fria deixa o tempo instável em Santa Catarina nesta terça-feira

A aproximação de uma frente fria deixa o tempo instável nesta terça-feira (25) em Santa Catarina. As áreas de instabilidade associada à condição pré-frontal contribuem para a formação de temporais isolados a partir do Oeste ao Litoral Sul. No período da noite, atinge as demais áreas do estado. As temperaturas mínimas ficam entre 19°C e 23°C e nas demais áreas, fica entre 12°C e 20°C. As máximas chegam até 33°C no Oeste, Litoral Sul e Vale do Itajaí. Nas outras regiões atinge 29°C.

Fachada de igreja e imagem de santa são vandalizadas em Florianópolis

A imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e a fachada do santuário de mesmo nome, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, foram alvos de vandalismo no fim de semana. Ambas foram pichadas com símbolos satanistas e de magia negra, informou o pároco reitor, Celso Antunes Duarte. “Quando fomos celebrar a missa do domingo de manhã, vimos que picharam na frente do santuário um símbolo do satanismo e com o pentagrama invertido, escrito satã”, relatou o padre. “A imagem da santa que fica na gruta em frente ao santuário também foi pichada com um símbolo do satanismo no corpo e o rosto dela com uma cruz em preto”, disse. Para Duarte, trata-se de um ato de vandalismo de uma seita satânica, por causa dos símbolos. “Nunca vi isso na minha vida de padre”, falou. O pároco informou ainda que há câmeras ao redor da igreja, mas que não foram captadas imagens do crime. Um boletim de ocorrência deve ser registrado ainda nesta segunda-feira (24), disse Duarte.

Curitiba tem novo registro de tumulto durante o carnaval na região do Centro Histórico

Mais um tumulto durante o carnaval foi registrado em Curitiba. Desta vez, a confusão começou por volta das 23h da segunda-feira (24) e se estendeu até a madrugada desta terça-feira (25), no Centro Histórico. As imagens, que foram feitas pelo repórter cinematográfico da RPC Tony Mattoso, mostram muita correria e barulho que parece ser de disparo de balas de borracha.  coronel Hudson, da Polícia Militar, disse que houve uma nova tentativa de depredação por parte de populares em algumas lojas. “Nós iniciamos patrulhamento no Centro abordando suspeitos para que não ocorresse o que ocorreu na noite passada”, argumentou o coronel. A Guarda Municipal informou que atua em conjunto com a PM e que já havia um esquema de segurança especial para o carnaval, mas que o efetivo foi reforçado depois da confusão de domingo.

Fórmula 1

Testes da F1: 2020 começa como 2019, com a Mercedes na frente

O Circuit de Barcelona-Catalunya, em Montmeló, cidade próxima à Barcelona, recebeu os primeiros três dias de testes da pré-temporada da categoria nesta semana. Atividades que, diga-se de passagem, transcorreram sem grandes problemas ou surpresas. Ou seja: 2020 começou como 2019 terminou: com a Mercedes no topo. Com direito a um sistema de direção revolucionário, a equipe alemã foi quem mais fez quilometragem e também dominou em termos de desempenho. É claro que ainda é cedo para cravar, mas é fato que as flechas de prata continuam como os carros a serem batidos na maior categoria do automobilismo mundial. A grande novidade da Mercedes foi a introdução do inovador Dual Axis Steering (DAS). Em português, Direção de Duplo Eixo, claramente se referindo aos movimentos laterais (eixo x no plano cartesiano) e de empurrar e puxar (eixo y). A novidade permite que o piloto mude o alinhamento das rodas dianteiras nas retas. A ideia é diminuir a perda de temperatura nos pneus nos trechos de aceleração plena. Nas curvas, ele volta ao normal.

FUTEBOL

Corinthians oscila no Paulistão e tem aproveitamento abaixo dos 40%

O Corinthians convive com uma marca negativa neste começo de Campeonato Paulista: é apenas a segunda vez na década (iniciada em 2011) que o time tem menos de 40% de aproveitamento após as sete rodadas iniciais. A outra foi em 2014, quando não passou da primeira fase. Então sob o comando do técnico Mano Menezes, o Corinthians fez 24 pontos em 15 jogos. Terminou em terceiro no Grupo B, atrás de Botafogo-SP e Ituano, que acabaria campeão daquela edição. Foram sete vitórias, três empates e cinco derrotas na campanha total.

Com mudanças e concorrência alta, Luxemburgo ainda busca o meio de campo ideal no Palmeiras

O Palmeiras fez sete jogos oficiais na temporada. Nessa sequência, o técnico Vanderlei Luxemburgo não conseguiu definir o meio de campo ideal da equipe. Algo que pode mudar a partir desta semana. Pela primeira vez desde o início do Paulistão, o treinador deverá ter todas as peças do setor 100% à disposição. Com Ramires e Patrick de Paula retornando de lesão, ele poderá montar o meio de campo para o jogo contra o Santos, no sábado, sem nenhuma limitação.

Com Arrascaeta no campo, Flamengo volta aos treinos depois da folga no carnaval

Depois de ser poupado contra o Boavista na final da Taça Guanabara, o uruguaio Arrascaeta participou do treinamento do Flamengo nesta segunda-feira no Ninho do Urubu. Ele deu sinais de que estará em campo contra o Independiente del Valle, quarta-feira, na decisão da Recopa Sul-Americana. No entanto, outros três jogadores não foram ao campo. Rafinha, Rodrigo Caio e Bruno Henrique ainda se recuperam de lesões recentes, e a escalação do trio na quarta-feira está cada vez mais ameaçada.

Grêmio traça perfil e não descarta contratação de mais um volante

Embora afirme publicamente que o grupo está fechado, o Grêmio não descarta contratar mais um jogador para completar o elenco de Renato Gaúcho. Mais especificamente, um volante. O clube até já traçou um perfil de jogador que gostaria para a posição: alto, marcador e que esteja em atividade. Jucilei, ex-São Paulo, foi indicado e logo rechaçado.