Receita abre hoje consulta a segundo lote de restituição do IR 2020

Receita Federal abre hoje (23), às 9h, consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2020. Mais de 3,3 milhões contribuintes receberão R$ 5,7 bilhões no lote de maior valor já registrado. O pagamento será dia 30 de junho. Desse valor total, R$ 3,977 bilhões são para contribuintes com direito a prioridade no recebimento: 54.047 acima de 80 anos; 1.186.406 entre 60 e 79 anos; 89.068 pessoas com alguma deficiência física, mental ou doença grave; e 937.234 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Foram contemplados ainda mais de 1 milhão de contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 4 de março. O pagamento será feito no dia 30 de junho, data de encerramento do período de entrega das declarações do IRPJ/2020. Neste ano, os lotes foram reduzidos de sete para cinco, com pagamento iniciando antes mesmo do fim do prazo de entrega. O primeiro lote foi pago em 29 de maio. Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita Federal na internet. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora. A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones, que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com ele, será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do Imposto de Renda Pessoa Física e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

A uma semana do fim do prazo, 70% dos contribuintes já entregaram o IR

A uma semana para o fim do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2020, a Receita Federal recebeu, até o fim da tarde de ontem (22), 22 milhões de declarações. O número representa pouco mais de 70% da expectativa do governo, que é de 32 milhões de documentos. Tradicionalmente, o prazo para entrega do documento vai até o fim de abril, mas com a pandemia, o governo ampliou o prazo para às 23h59 da próxima terça-feira (30). Mesmo faltando poucos dias, a especialista em imposto de renda de pessoa física, e sócia da PwC, empresa que também trabalha com consultoria tributária Flávia Fernandes diz que, apesar dos obstáculos criados pela pandemia do novo coronavírus, há tempo suficiente para fazer e entregar a declaração dentro do prazo. “Talvez, o principal obstáculo que exista neste momento de pandemia é a coleta dos dados [do contribuinte]. Mas eu acredito que, em decorrência da postergação do prazo em dois meses, o contribuinte tenha tido tempo hábil para isso”, disse.

Polícia faz operação em casa de parentes de Queiroz e procura a mulher de ex-assessor de Flávio Bolsonaro

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Batalhão de Choque da Polícia Militar (PM) iniciaram, na manhã desta terça-feira (23) em Belo Horizonte, uma operação na casa da madrinha de Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro, em busca da mulher dele, Márcia Oliveira Aguiar, que está foragida. A operação, feita em parceria com o Ministério Público do Rio de Janeiro, ocorre no bairro São Bernardo, na Região Norte de Belo Horizonte. Queiroz foi preso no começo da manhã de quinta-feira (18) em Atibaia, no interior de São Paulo. No mesmo dia, foi decretada a prisão da mulher dele, Márcia Oliveira de Aguiar, que não se apresentou à polícia e não foi encontrada. Os mandados desta terça são de busca e apreensão, mas Márcia pode ser presa caso seja encontrada, por causa da ordem de prisão da quinta. Não foram divulgados quantos mandados foram expedidos nesta terça.

Senado deve votar nesta terça-feira PEC que adia eleições municipais

O Senado deve votar nesta terça-feira (23) a proposta de emenda à Constituição (PEC) que adia as eleições municipais deste ano em razão da pandemia do novo coronavírus. Pelo calendário eleitoral, o primeiro turno será em 4 de outubro, e o segundo, em 25 de outubro. O relator da PEC, Weverton Rocha (PDT-MA), defende que o primeiro turno seja adiado para 15 de novembro, e o segundo, para 29 de novembro. Por se tratar de uma emenda constitucional, o texto será submetido a dois turnos de votação, o que deve acontecer nesta terça, e precisa dos votos favoráveis de pelo menos 49 senadores nas duas votações. Se aprovado, o texto seguirá para a Câmara dos Deputados. O adiamento das eleições passou a ser discutido pelo Congresso Nacional, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e por especialistas em razão da pandemia. As autoridades de saúde recomendam como medida preventiva, por exemplo, o isolamento social. A eventual mudança na data, porém, não é consenso entre os parlamentares. Um grupo defende a manutenção das datas; outro defende a realização do pleito em dezembro; e um terceiro defende o adiamento para 2021, o que prorrogaria mandatos de prefeitos, vices e vereadores. O presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, afirma que há “consenso” sobre o adiamento, desde que para este ano ainda. Isso porque, na opinião dele, a eventual prorrogação dos mandatos pode representar “custo alto” para a democracia.

Nova substância pode frear o vírus causador da Covid-19

Descoberta de cientistas australianos é baseada em uma substância que “bloqueia” uma proteína necessária para a reprodução do vírus Pesquisadores da Universidade Monash, na Austrália, descobriram uma substância que pode impedir o avanço do vírus causador da Covid-19 no organismo humano. A descoberta é baseada na análise do comportamento de uma molécula chamada α-ketoamida, que bloqueia uma das proteínas necessárias para a replicação do Sars-Cov-2. No mês passado, uma equipe alemã publicou dados sobre uma versão aprimorada da molécula, que funciona de forma mais eficaz em humanos. Ao usar um supercomputador para modelar o comportamento da molécula, o Dr. Tom Karagiannis, da Universidade Monash, e sua equipe confirmaram que “esta molécula impede o vírus de se replicar, o que pode impedir a liberação de novas partículas virais e a infecção de outras células no corpo”, diz o cientista. Os cientistas esperam que a substância, que pode ser administrada com o uso de um inalador, esteja disponível no mercado já no fim deste ano.

Vacina de Oxford contra Covid-19 começa a ser testada em profissionais de saúde de SP

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Fundação Lemann confirmaram nesta segunda-feira (22) que começaram os testes em São Paulo da vacina ChAdOx1 nCoV-19, liderada globalmente pela Universidade de Oxford, no Reino Unido. A vacina é uma das 141 candidatas cadastradas na Organização Mundial de Saúde (OMS) e está entre as 13 que já estão em fase clínica de testes em humanos no mundo. Os testes da vacina em São Paulo começaram na sexta-feira (19) e prosseguiram nesta segunda-feira(22), segundo o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) da Unifesp, que coordena a aplicação da vacina em São Paulo. Informações da Universidade de Oxford apontam que pelo menos 5 mil profissionais da saúde participarão das testagens no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Mais de 20 milhões de pessoas ainda não se vacinaram contra a gripe

O Ministério da Saúde informou que 20,8 milhões de pessoas ainda não se vacinaram contra a gripe. A campanha termina no próximo dia 30 de junho e, até o momento, foram vacinados 58 milhões de pessoas, que correspondem a 84% do público-alvo. A meta é de 90%. A vacina da gripe protege contra os três subtipos do vírus influenza que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo o ministério, a vacina é segura e reduz as complicações que podem levar a casos graves da doença e óbitos. Devido à pandemia de covid-19, o início da campanha foi antecipado para 11 de março. O Ministério da Saúde destaca que a vacina contra gripe não tem eficácia contra o novo coronavírus, mas pode ajudar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para covid-19, já que os sintomas são parecidos, além de reduzir a procura por serviços de saúde. Entre os grupos prioritários, os idosos foram o que tiveram melhor desempenho na campanha, com cobertura de 118,4%. Em seguida, estão os trabalhadores da área da saúde que chegaram à marca de 112,8% do grupo vacinado. Enquanto isso, o grupo com menor cobertura vacinal é o das gestantes, com cobertura vacinal de 53%, seguidas das crianças até cinco anos de idade, com 53,2% e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) com 63,8% do público vacinado.

Brasil tem 51.406 mortes por coronavírus, mostra consórcio de veículos de imprensa

O Brasil tem 51.406 mortes por coronavírus confirmadas até as 8h desta terça-feira (23), aponta um levantamento feito pelo consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde. O consórcio divulgou na segunda (22), às 20h, o 15º balanço, com os dados mais atualizados das secretarias estaduais naquele momento. Desde então, GO e RR divulgaram novos dados. Os dados atualizados às 8h desta terça-feira (23): 51.406 mortos e 1.113.606 casos confirmados

Coronavírus em SC: Estado confirma 17.937 casos e 256 mortes por Covid-19

O Governo do Estado relatou que há 17.937 pacientes com teste positivo para Covid-19, sendo que 14.824 se recuperaram e 2.857 estão em acompanhamento. O número foi divulgado nesta segunda-feira, 22. Desde o início da pandemia, 256 óbitos foram causados pelo novo coronavírus. Com isso, a taxa de letalidade é de 1,43%. Os óbitos são de: uma mulher de Campos Novos, 66 anos, com comorbidades, um homem de Vargem, 38, sem comorbidades, uma mulher de São João Batista, 81, com comorbidades, um homem de Joinville, 52, sem comorbidades, uma mulher, 49, e um homem, 70, os dois de Itajaí e sem comorbidades, uma mulher, 73, com comorbidades e um homem, 83, sem comorbidades, os dois de Camboriú, um homem de Urussanga, 67, com comorbidades, uma mulher de Balneário Camboriú, 67, sem comorbidades.

Florianópolis anuncia novas medidas de restrição no combate ao Covid-19

Após uma avaliação da situação de pandemia nos últimos 14 dias em Florianópolis, a prefeitura anunciou nesta segunda-feira (22) novas medidas de restrição para o combate ao Covid-19. Além de restrições de público em supermercados, as medidas incluem o fechamento de academias e shoppings e a limitação de atividades permitidas nas praias. A partir de quarta-feira (24), serão toleradas apenas a pesca e a prática de esporte aquático, estando proibida a permanência na faixa de areia. Depois de um fim de semana de muito calor, os agentes de fiscalização identificaram o desrespeito às normas de restrição em vigor atualmente. Muito movimento na avenida Beira-Mar Norte e nas praias, muitas pessoas foram vistas sem utilizar máscara.

Paraná se aproxima de 15 mil confirmações e já registra 460 mortes pela Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou 612 novas confirmações e 18 óbitos pela infecção causada pelo novo coronavírus nesta segunda-feira (22). O Paraná soma 14.948 casos e 460 mortos em decorrência da doença. Há um ajuste de municípios de residência de caso confirmado. INTERNADOS; 524 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados hoje. 405 pacientes estão em leitos SUS (160 em UTI e 245 em leitos clínicos/enfermaria) e 119 em leitos da rede particular (46 em UTI e 73 em leitos clínicos/enfermaria). Há outros 894 pacientes em leitos UTI e enfermaria que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo vírus Sars-CoV-2. ÓBITOS: A secretaria estadual informa a morte de mais 18 pacientes, todos estavam internados. São nove mulheres e nove homens, com idades que variam de 20 a 89 anos. Os óbitos ocorreram entre os dias 16 e 22 de junho. Os pacientes que faleceram residiam em: sete em Curitiba; dois em: São José dos Pinhais e Rolândia. Um caso em cada um dos seguintes municípios: Almirante Tamandaré, Campina Grande do Sul, Cornélio Procópio, Goioerê, Londrina, Ibaiti, Quatro Barras.

Moraes diz que organização criminosa pode estar por trás de atos contra STF

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre Moraes disse que há fortes indícios de existir uma organização criminosa por trás de manifestações com pautas contra o Congresso Nacional e a Corte. A afirmação está na decisão que autorizou buscas contra bolsonaristas e quebra de sigilos. A determinação foi tornada pública nesta 2ª feira (22.jun.2020). Diante de suspeitas em relação ao financiamento dos atos, Moraes permitiu a realização das diligências. De acordo com ele, direitos individuais não podem ser usados como “verdadeiro escudo” para a prática de atividades ilícitas. O ministro afirmou que havia indício de uma potencial rede estruturada de comunicação virtual voltada à sectarização da política e à desestabilização do regime democrático com o objetivo de obter ganhos econômicos diretos e políticos indiretos. “Os direitos e garantias individuais, consequentemente, não são absolutos e ilimitados, uma vez que encontram seus limites nos demais direitos igualmente consagrados pela Carta Magna”, afirmou Moraes em seu despacho.

Procurador pede investigação de contratos de ex-mulher de Wassef com governo

O Ministério Público de Contas pediu, nesta segunda-feira (22), investigações em contratos firmados entre o governo e a Globalweb Outsourcing, empresa ligada à ex-mulher de Frederick Wassef, advogado do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ). A apuração procura desvendar se houve influência de Cristina Boner Leo por meio de Wassef, em eventual direcionamento das contratações à Globalweb.

Wassef diz que abrigou Queiroz na sua casa por questões humanitárias

O ex-advogado do senador Flavio Bolsonaro (Republicanos-RJ), Frederick Wassef, afirmou em entrevista ao telejornal SBT Brasil, que abrigou Fabrício Queiroz na sua casa, em Atibaia no interior de São Paulo, por “questões humanitárias”. Em sua versão sobre o paradeiro de Queiroz, o ex-assessor de Flávio Bolsonaro, Wassef disse: “O que eu tenho para dizer é o seguinte: jamais escondi Fabrício Queiroz. Ele estar lá (no imóvel de Atibaia) não é nenhum crime, nenhum ilícito, não é obstrução de justiça. Não há nenhuma irregularidade”. “(Foi) também uma questão humanitária. Porque (é) uma pessoa que está abandonada, uma pessoa sem recursos financeiros, com problemas de saúde e que o local era perto”, completou Wassef.

Inglaterra vai reabrir cinemas, museus e galerias no dia 4 de julho

Cinemas, museus e galerias na Inglaterra poderão reabrir a partir de 4 de julho, anuncia nesta terça-feira (23) o primeiro-ministro Boris Johnson enquanto define quais os setores da economia que poderão ser retomados. Ele deve anunciar também as conclusões de uma revisão sobre a política de distanciamento social. O Reino Unido está reabrindo gradualmente sua economia, enquanto o número de mortes e casos da covid-19 está em queda. O país é um dos mais afetados no mundo pela pandemia. O último estágio está marcado para começar no dia 4 de julho e terá alguns locais de maior risco, como os do setor de cultura e artes, que retomarão as atividades, embora com regras para manter o distanciamento social. “O mais importante é que todos sigam as orientações de distanciamento social. Não iremos hesitar em reverter esses passos, se for necessário, para impedir que o vírus saia do controle”, disse uma fonte do gabinete de Johnson. O primeiro-ministro deve falar ao Parlamento na tarde de hoje.

Mortes por coronavírus nos EUA passam de 120 mil e novos focos surgem

O número de mortes causadas pelo novo coronavírus já passou de 120 mil nos Estados Unidos (EUA), de acordo com uma contagem da Reuters nessa segunda-feira (22), e os casos novos aumentaram em vários estados. Agora, mais norte-americanos morreram de covid-19 do que lutando na Primeira Guerra Mundial. Cerca de 800 morreram por dia, em média, no mês de junho, menos do que o pico de 2 mil diários de abril, segundo um contagem de dados sobre mortes de covid-19 por estado e por condado. O total de casos do novo coronavírus no país supera 2,2 milhões, a cifra mais alta do mundo, seguido pelo do Brasil, que soma mais de 1 milhão de casos. Na Índia, as infecções aumentam também rapidamente. Depois de semanas de recuo, os casos de coronavírus voltaram a crescer nos EUA. Todos os estados tomaram providências para reativar as economias, e 12 relataram recordes de aumento de casos na semana passada.

Segunda onda de casos de Covid-19 leva a Coreia do Sul a adotar novas restrições

As autoridades de saúde da Coreia do Sul acreditam que o país está passando por uma segunda onda de coronavírus, apesar de registrar números relativamente baixos. O país teve uma história de sucesso ao lidar com a Covid-19, mas a expectativa agora é que a pandemia continue por meses.

FUTEBOL

Corinthians volta ao CT após 100 dias afastado

O elenco do Corinthians reinicia nesta terça-feira, às 9h30 (de Brasília), os trabalhos no CT Joaquim Grava com a presença de 19 jogadores: 13 que já se curaram da Covid-19 e outros seis que ainda não tiveram contato com o vírus. Oito atletas ainda infectados seguirão por enquanto em casa, em isolamento social.Os nomes são mantidos em sigilo pelo clube. O elenco do Corinthians não entra em campo desde 15 de março, quando empatou por 1 a 1 contra o Ituano pelo Paulistão, sendo dispensado das atividades do CT no dia 16. Com 100 dias de inatividade, portanto, os jogadores terão uma volta gradual ao futebol ao longo dos próximos dias.

Cristiano Ronaldo e Dybala marcam, e líder Juventus volta ao Italiano com vitória sobre o Bologna

Depois de passar em branco nos dois jogos da Copa da Itália após o retorno do futebol no país, o ataque da Juventus funcionou na volta ao Campeonato Italiano. Fora de casa, nesta segunda-feira, Cristiano Ronaldo, de pênalti, e Dybala, num belíssimo gol, construiram ainda no primeiro tempo a vitória por 2 a 0 sobre o Bologna. A Velha Senhora, líder da competição, chegou a 66 pontos. A Lazio, vice-líder, tem 62 e entra em campo contra a Atalanta nesta quarta-feira.

Manchester City vence Burnley por 5 a 0 e segue adiando título do Liverpool

Em uma atuação magistral, o Manchester City goleou o Burnley por 5 a 0, nesta segunda-feira, pelo complemento da 30ª rodada da Premier League. A equipe comandada por Josep Guardiola foi “dona” do jogo durante os 90 minutos e deu 19 finalizações (sete no gol), contra apenas uma (sim, uma!) do adversário (e ainda foi para fora). Vale salientar ainda que o Burnley não conseguiu dar um chute a gol sequer durante toda a etapa inicial.

Fonte: Agência Nacional/EBC