Rússia reconhece independência de territórios separatistas e causa tensão na Ucrânia

RNC – Divulgação

O presidente russo Vladimir Putin assinou hoje (21) decreto que reconhece duas regiões do leste da Ucrânia como independentes. Com a medida, Donetsk e Luhansk não serão mais reconhecidas como território ucraniano, o que abre espaço para a livre movimentação de tropas russas em direção à capital ucraniana, Kiev.

Em discurso, Putin afirmou que o governo ucraniano não cumpriu promessas de cessar-fogo. “Preciso tomar uma decisão que já deveria ter tomado: reconhecer a independência”, disse Putin em rede nacional, segundo informa a agência pública de notícias de Portugal RTP.

Durante a fala, Putin acusou a Ucrânia de bombardear áreas civis e matar moradores das áreas separatistas. “A Rússia fez tudo o que podia para manter a integridade territorial da Ucrânia. Mas foi tudo em vão”, declarou. “Os governantes de Kiev têm de parar com estas hostilidades e derramamento de sangue em Donbass. Caso contrário, qualquer consequência terá de pesar nas suas consciências.”

Tanto o primeiro-ministro britânico Boris Johnson quanto o chanceler alemão Olaf Scholz já haviam advertido Putin sobre um possível movimento de anexação ou liberação dos territórios da parte leste da Ucrânia. A União Europeia prepara sanções econômicas que deverão ser anunciadas em breve contra a Rússia. Mais cedo, os Estados Unidos haviam proposto um encontro de presidentes para nova rodada de negociações de paz na região. A condição imposta pelo presidente Joe Biden, no entanto, não foi cumprida pela Rússia. Entre os termos do acordo, a não invasão de territórios ucranianos.

Ucrânia pede “sanções severas” à Rússia

As autoridades ucranianas exigiram nesta terça-feira (22) que os países ocidentais apresentem uma resposta severa contra a Rússia, enquanto aguardam para observar a dimensão do envio de tropas anunciado por Moscou depois que o presidente Vladimir Putin reconheceu a independência das regiões separatistas do leste da Ucrânia. O presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, admitiu que cogita romper as relações diplomáticas com a Rússia.

Na madrugada de segunda-feira para terça-feira, o presidente russo ordenou a mobilização do exército nas ‘repúblicas’ separatistas de Donetsk e Lugansk, na região ucraniana de Donbas. No momento não há um calendário ou detalhes sobre a magnitude do envio de tropas, mas a Rússia já mantém mais de 150.000 soldados na fronteira com a Ucrânia, um dispositivo suficiente para executar este tipo de operação. As decisões russas agravam a crise iniciada há algumas semanas com os países ocidentais, quando o envio de tropas à fronteira com a Ucrânia provocou o temor e uma invasão iminente e ativou os alertas da diplomacia mundial.

Na ONU, países condenam atos da Rússia; representante do país diz estar ‘aberto para a diplomacia’

A Organização das Nações Unidas (ONU) e a maioria dos países membros do Conselho de Segurança condenaram na segunda-feira (21) à noite a decisão da Rússia de reconhecer a independência de repúblicas separatistas na Ucrânia e de enviar tropas às regiões. Mais cedo na segunda-feira, o presidente russo Vladimir Putin assinou dois decretos que reconhecem as “repúblicas populares” de Donetsk e Lugansk (as regiões separatistas) e pedem ao ministério da Defesa que “as Forças Armadas da Rússia (assumam nas regiões) as funções de manutenção da paz”.

“As fronteiras internacionalmente reconhecidas da Ucrânia permanecerão inalteradas, sem importar as declarações e os atos da Rússia”, afirmou o embaixador ucraniano nas Nações Unidas, Sergiy Kyslytsya. A Ucrânia pediu à Rússia para anular a decisão e “retornar à mesa de negociações e proceder uma retirada imediata e verificável de suas tropas de ocupação”.

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Linda Thomas-Greenfield, disse que o presidente Vladimir Putin ter falado de uma “força de manutenção da paz”, para justificar a entrada nos territórios separatistas, é um absurdo. “Sabemos o o que realmente são”, disse ela. A secretária-geral adjunta da ONU para Assuntos Político, Rosemary DiCarlo, lamentou as decisões e atos da Rússia. “As próximas horas e dias serão críticos. O risco de um grande conflito é real e deve ser evitado a qualquer custo”, afirmou ela na reunião de emergência convocada principalmente pelos países ocidentais.

Estados Unidos irá anunciar novas sanções nesta terça-feira (21)

As novas sanções serão anunciadas nesta terça-feira (22), de acordo com informações de funcionários do governo americano. Na noite de segunda-feira (21), a informação foi confirmada pela embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield.

“Amanhã, os Estados Unidos vão impor sanções contra a Rússia por essa clara violação da lei internacional e da soberania e integridade dos territórios da Ucrânia”, disse ela aos repórteres depois da reunião de emergência no Conselho de Segurança da ONU.

Os detalhes dessa nova rodada de sanções ou controle de exportações ainda são desconhecidos. Porém, segundo um porta-voz da Casa Branca, as medidas seriam diretas contra a Rússia. Essa informação corrobora com a fala de líderes europeus.

Reino Unido diz que invasão russa já “começou” e anuncia sanções

A invasão russa da Ucrânia já começou, pelo que a Grã-Bretanha vai impor sanções à Rússia, disse nesta terça-feira Sajid Javid,- ministro do Interior britânico – quando o primeiro-ministro Boris Johnson presidiu a uma reunião de emergência do governo sobre a crise da Ucrânia, segundo cita o The Telegraph. O presidente russo Vladimir Putin ordenou o destacamento de tropas para duas regiões separatistas no leste da Ucrânia, depois de as reconhecer como independentes na segunda-feira, acelerando uma crise que o Ocidente teme que possa desencadear uma grande guerra.

Uma testemunha da Reuters viu tanques e outro material militar passando pela cidade separatista de Donetsk depois de Putin ter reconhecido formalmente as regiões separatistas e ordenado o destacamento de forças russas para “manter a paz”. “Pode-se concluir que a invasão da Ucrânia começou”, disse o Secretário de Saúde britânico Sajid Javid à Sky News. “Os russos, o Presidente Putin, decidiu atacar a soberania da Ucrânia e a sua integridade territorial”.

“Iremos introduzir sanções como sempre dissemos que o faríamos”, disse. A Grã-Bretanha ameaçou cortar o acesso das empresas russas ao dólar americano e à libra esterlina, impedindo-as de angariar capital em Londres. A Grã-Bretanha ainda não explicou sob  quem cairão as sanções, mas prometeu que não haveria lugar para os oligarcas russos se esconderem. Johnson afirmou que os alvos poderiam incluir os bancos russos.

Fachin assume por seis meses presidência do TSE

O ministro Edson Fachin assume hoje (22) a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde ficará por seis meses. Depois, deve passar o cargo para seu vice, Alexandre de Moraes. O atual presidente, Luís Roberto Barroso, deixa o cargo e também o TSE, onde passou quatro anos. Isso faz com que, em um ano eleitoral, o TSE tenha três presidentes diferentes. O revezamento de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) no comando da Justiça Eleitoral é normal e está previsto no regramento da instituição.

A Corte Eleitoral tem sempre sete ministros titulares, três provenientes do Supremo. Sempre que necessário, um ministro é eleito pelo plenário do STF, em votação simbólica, já que é adotado regime de rotação que vai do ministro mais antigo ao mais recente. Cada ministro do TSE assume mandato de dois anos, podendo ser reconduzido apenas uma vez pelo mesmo período. O momento de entrada na Corte Eleitoral é desigual, o que resulta, em alguns casos, em passagens breves pela presidência.

Fachin, por exemplo, será responsável por conduzir as principais providências relativas à organização do pleito majoritário deste ano, mas a dois meses da votação deve deixar o TSE, após completar sua passagem máxima de quatro anos. Além de ser substituído na presidência por Moraes, Fachin dará lugar no plenário à ministra Cármen Lúcia. Ricardo Lewandowski completa a tríade de ministros do Supremo. Durante e depois das eleições, até a diplomação dos eleitos, serão eles que deverão participar dos julgamentos e esclarecer todas as dúvidas. Dois dos sete ministros titulares do TSE são provenientes do STJ. Duas vagas são reservadas a membros da advocacia eleitoral, indicados pelo presidente da República a partir de lista tríplice eleita pelo plenário do Supremo.

AGU pede que STF retire sigilo de investigações da CPI da Pandemia

O procurador-geral da República Augusto Aras pediu hoje (21) que o Supremo Tribunal Federal (STF) retire o sigilo de nove investigações preliminares abertas com base no relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia. No fim de novembro, a Procuradoria-Geral da República (PGR) havia enviado dez pedidos de investigação.

Com a decisão, apenas um pedido continuará sob segredo de Justiça. Em nota, a PGR informou que o sigilo prejudicava “o acesso da sociedade, dos investigados e da imprensa às providências investigativas já adotadas, dificultando o acompanhamento de diligências, perícias, informações, documentos, dados e análises que constam da apuração”.

A abertura do sigilo era uma reivindicação da cúpula da CPI da Pandemia. No último dia 9, os senadores Omar Aziz (PSD-AM), Renan Calheiros (MDB-AL) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP) haviam pedido que o STF derrubasse o sigilo. Até agora, não era possível saber o conteúdo dos pedidos nem a identidade dos investigados. Os pedidos de investigação da PGR foram distribuídos a seis ministros distintos no Supremo.

Covid-19: Brasil tem 28,2 milhões de casos e 644,6 mil mortes

Desde o início da pandemia, 28.245.551 pessoas foram infectadas pelo coronavírus. Nas últimas 24 horas, foram confirmados 37.339 diagnósticos positivos da doença. Ontem, o painel de informações do Ministério da Saúde marcava 28.208.212 casos acumulados.

A quantidade de casos em acompanhamento de covid-19 está em 2.356.921. O termo é dado para designar casos notificados nos últimos 14 dias que não tiveram alta nem evoluíram para morte. A soma de vidas perdidas para a pandemia chegou a 644.604. Entre ontem e hoje, foram registradas 318 mortes. Ontem, o sistema de dados da pandemia totalizava 644.286 óbitos.

Boletim epidemiológico do Ministério da Saúde atualiza os números da pandemia no Brasil.
Ministério da Saúde

.
Ainda há 3.105 mortes em investigação. Os óbitos em investigação ocorrem pelo fato de haver casos em que o paciente faleceu, mas a investigação se a causa foi covid-19 ainda demandar exames e procedimentos posteriores. Até hoje, 25.244.026 pessoas se recuperaram da covid-19. O número corresponde a 88,8% dos infectados desde o início da pandemia.

As informações estão no balanço diário do Ministério da Saúde, divulgado nesta segunda-feira (21). Nele, são consolidadas as informações enviadas por secretarias municipais e estaduais de saúde sobre casos e mortes associados à covid-19. Os números em geral são menores aos domingos, segundas-feiras o nos dias seguintes aos feriados em razão da redução de equipes para a alimentação dos dados. Às terças-feiras e dois dias depois dos feriados, em geral há mais registros diários pelo acúmulo de dados atualizado.

Estados

Segundo o balanço do Ministério da Saúde, no topo do ranking de estados com mais mortes por covid-19 registradas até o momento estão São Paulo (163.183), Rio de Janeiro (71.323), Minas Gerais (59.116), Paraná (42.074) e Rio Grande do Sul (37.922). Já os estados com menos óbitos resultantes da pandemia são Acre (1.959), Amapá (2.097), Roraima (2.125), Tocantins (4.090) e Sergipe (6.223).

SC: Estado confirma 1.586.717 casos, 1.537.957 recuperados e 21.210 mortes

O Governo de Santa Catarina informou que há 1.586.717 pacientes com teste positivo para Covid-19, sendo que 1.537.957 se recuperaram e 27.550 estão em acompanhamento. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira, 21. Até hoje, 21.210 óbitos foram causados pelo novo coronavírus. Com isso, a taxa de letalidade é de 1,34%.

Houve um recuo de 3.932 no número de casos ativos e há 22 novos óbitos em relação ao último boletim. Aos casos confirmados se somaram 1.650, enquanto a estimativa de recuperados cresceu 5.560.

>>> Confira aqui o boletim diário desta segunda-feira, 21
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

Já foram confirmados casos em todos os 295 municípios catarinenses e 293 cidades registraram pelo menos um óbito. A estimativa do Governo do Estado é que 288 municípios tenham casos ativos. Considerando dados proporcionais à população, a regional com a maior quantidade de casos ativos atualmente é a Oeste (818 para cada 100 mil habitantes). Na sequência, aparecem Serra (688) e Xanxerê (534). As que menos têm são Foz do Rio Itajaí (156), Laguna (245) e Carbonífera (256).

A taxa de ocupação dos leitos de UTI Adulto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina é de 78,6%. Isso significa que, dos 1.035 leitos existentes no estado para adultos, 813 estão ocupados, sendo 256 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus.

Evento da PGE vai esclarecer comportamento dos agentes públicos em ano eleitoral

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) vai promover um evento online na próxima quarta-feira, 23, para tirar dúvidas sobre o Manual de Comportamento dos Agentes Públicos da Administração Estadual – Eleições 2022. O documento vai orientar todos os agentes públicos quanto aos procedimentos a serem observados durante o ano eleitoral, expor as ações permitidas e as condutas vedadas pela legislação vigente e viabilizar o cumprimento das atribuições com segurança jurídica.

Organizado pelo Centro de Estudos da PGE, o evento está marcado para começar às 14h, com a participação das procuradoras do Estado Elenise Magnus Hendler, chefe do Centro e mediadora; Aline Cleusa de Souza, chefe da Consultoria Jurídica; e dos procuradores Evandro Eckel, responsável pela atualização do Manual; Zany Estael Leite Júnior, juiz eleitoral titular do Tribunal Regional Eleitoral (TRE); e do procurador-geral do Estado, Alisson de Bom de Souza. Haverá transmissão pelo canal da PGE/SC no YouTube, aberta a todos os cidadãos. Os participantes poderão encaminhar perguntas e tirar dúvidas pelo chat, que serão selecionadas e repassadas aos painelistas pela mediadora do evento.

Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE

Para o chefe da Procuradoria, o conteúdo organizado pela instituição contribui com a segurança jurídica e a transparência do processo eleitoral. “Por meio do Manual, viabilizamos a disseminação do conhecimento e compartilhamos informação com a sociedade, que pode contribuir com a fiscalização dos agentes públicos. Eles, por sua vez, podem cumprir com suas atribuições com tranquilidade, garantindo a continuidade da execução dos serviços públicos e das atividades estatais”, diz.

Sobre o Manual

O Manual de Comportamento dos Agentes Públicos da Administração Estadual – Eleições 2022 é destinado a políticos, servidores públicos e todas as pessoas que, mesmo que de forma transitória ou sem remuneração, exercem qualquer tipo de vínculo com o Estado de Santa Catarina. Em ano eleitoral, desde 1º de janeiro, vigoram diversas proibições a fim de assegurar que a disputa eleitoral ocorra em igualdade de condições e oportunidades, sem qualquer favorecimento ou dano a candidatos, partidos políticos ou coligações.

:: Clique aqui para acessar o Manual das Eleições – 2022

A Lei Complementar nº 741, de 12 de junho de 2019, e o Decreto nº 1.536, de 14 de março de 2018, determinam que a Procuradoria-Geral do Estado é o órgão responsável pela elaboração e atualização do Manual, que tem por objetivo regular e orientar as ações dos agentes públicos em anos de eleição. A edição de 2022 conta com a inclusão de jurisprudência recente do TSE e alguns pareceres representativos da Consultoria Jurídica (Cojur) da PGE. Nos anos anteriores, também foram realizados eventos para a divulgação e o lançamento da publicação.

  • Serviço: A atuação dos agentes públicos da administração estadual em ano eleitoral
  • Data: 23 de fevereiro de 2022
  • Horário: das 14h às 15h30
  • Local: YouTube da PGE/SC

Paraná: Estado registra mais 4.366 casos e 26 óbitos pela Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta segunda-feira (21) mais 4.366 casos confirmados e 26 mortes — não necessariamente representam a notificação das últimas 24 horas — em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Há ajustes ao final do texto. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 2.266.965 casos confirmados e 41.845 mortos pela doença.

Os casos confirmados divulgados nesta data são de fevereiro (3.962) e janeiro (376) de 2022; dezembro (3), novembro (3), outubro (5), setembro (2), agosto (5), julho (2), junho (1), maio (1), março (1), fevereiro (1) e janeiro (2) de 2021; dezembro (1) e julho (1) de 2020. Os óbitos divulgados nesta data são de fevereiro (25) de 2022; setembro (1) de 2020.

INTERNADOS – 183 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados em leitos SUS (72 em UTI e 111 em leitos clínicos/enfermaria) e nenhum em leitos da rede particular (UTI ou leitos clínicos/enfermaria). Há outros 1.107 pacientes internados, 445 em leitos UTI e 662 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos da rede pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais 26 pacientes. São 11 mulheres e 15 homens, com idades que variam entre 56 e 93 anos. Os óbitos ocorreram entre 6 de setembro de 2020 a 21 de fevereiro de 2022. Os pacientes que foram a óbito residiam em: Curitiba (9), Foz do Iguaçu (3).

A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: Três Barras do Paraná, Terra Roxa, São Mateus do Sul, São José das Palmeiras, Pinhais, Mirador, Maringá, Dois Vizinhos, Coronel Vivida, Cascavel, Campo Bonito, Assaí, Araucária e Apucarana.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 10.410 casos de residentes de fora do Estado, 229 pessoas foram a óbito.

Confira o informe completo clicando aqui.

Defesa Civil do Paraná auxilia em ações de resgate em Petrópolis

Além de duas equipes especializadas do Corpo de Bombeiros, integram a missão enviada pelo Governo do Paraná a Petrópolis, no Rio de Janeiro, também profissionais da Defesa Civil Estadual. O major Daniel Lorenzetto e o soldado Márcio Marçal Machado partiram no sábado (19) e já estão atuando no local da tragédia. Os militares da Defesa Civil Estadual e do Corpo de Bombeiros auxiliam nas ações de resposta, tanto na parte de organização quanto na busca e resgate das vítimas.

O major Lorenzetto fez parte da equipe de busca após o desastre em Brumadinho (MG) e agora possui a missão de auxiliar na gestão para resgate das vítimas. Nestes últimos anos, a Defesa Civil do Paraná tem atuado em diversos locais, prestando apoio a outros Estados ou à Defesa Civil Nacional. Já a equipe do Corpo de Bombeiros, composta por 10 militares e quatro cães de faro, trabalha diretamente nas ações de busca. O Grupamento de Operações de Socorro Tático – GOST, também esteve nas buscas em Brumadinho.

TRAGÉDIA –  A tragédia em Petrópolis, ocorrida em 15 de fevereiro, causou comoção nacional devido à extensão dos estragos causados por chuvas históricas na região. Foram mais de 250 milímetros em três horas. O volume de chuvas concentradas gerou enxurradas e deslizamentos em diversas regiões na cidade, em um desastre que já soma mais de 170 mortes e mais de uma centena de desaparecidos.

Fórmula 1: Equipe Alpine revela carro da F1 2022

A Alpine revelou ao mundo ontem segunda-feira (21), o A522, seu carro para a temporada 2022, da categoria que começa em 20 de março. Acrescentando o cor de rosa ao seu tradicional azul, o time francês, quinto colocado no campeonato de construtores do último ano, manterá o bicampeão espanhol Fernando Alonso e o francês Esteban Ocon como sua dupla de pilotos. Para 2022, a marca francesa também promoveu mudanças fora das pistas.

Imagens: Alpine – Divulgação

A principal delas foi a chegada de Otmar Szafnauer, ex-chefe de equipe da Aston Martin, para desempenhar a mesma função gerindo Alonso e Ocon. O modelo é apenas um vislumbre das mudanças promovidas pelo novo regulamento técnico da F1. O primeiro contato real com os carros e os efeitos em seu desempenho na pista serão vistos apenas nesta semana durante a pré-temporada de Barcelona, de 23 a 25 de fevereiro.

Prestes a entrar em seu segundo ano batizada como Alpine, a antiga Renault vem se mantendo entre as cinco primeiras colocadas ao longo dos últimos três campeonatos, terminando 2021, 2020 e 2019 em quinto lugar no Mundial de Equipes, e 2018 na quarta posição.

Imagens: Alpine – Divulgação

Apesar de pontuar menos no ano passado (155) do que em 2020 (181) – mesmo com o calendário encurtado no começo da pandemia do coronavírus, o time conseguiu uma importante vitória com Esteban Ocon no GP da Hungria.

Imagens: Alpine – Divulgação

O triunfo foi a segunda vitória da França desde Olivier Panis em Mônaco, em 1996, a primeira da Alpine na F1 e a primeira da montadora francesa desde o GP do Japão de 2008, quando subiu ao lugar mais alto do pódio com Fernando Alonso. A Alpine ainda conquistou em 2021 um terceiro lugar com o bicampeão espanhol, no GP da Arábia Saudita.

Ao final da apresentação a Alpine surpreendeu ao revelar uma segunda cor em “rosa”. Ela twittou:

Mais uma coisa… 😏 Por que ter uma pintura, quando você pode ter ✌️ Apresentando nossa pintura especial de abertura da temporada BWT.

Imagens: Alpine – Divulgação

O A522 com a pintura rosa vai ser usado nas duas primeiras provas de 2022.

Imagens: Alpine – Divulgação

E você o que achou ? Azul ou Rosa ?…

Imagens: Alpine – Divulgação

Internado para tratar câncer, Pelé se recupera de infecção urinária

O ex-jogador Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, permanece no hospital Albert Einstein, em São Paulo, para continuar o tratamento contra um tumor de cólon. Segundo nota assinada pelos médicos que o acompanham, divulgada nesta segunda-feira (21), os exames de rotina detectaram uma infecção urinária, que prolongou a internação do Rei do Futebol, no hospital desde o último dia 13 de fevereiro. “Suas condições clínicas são estáveis, e a alta hospitalar deve acontecer nos próximos dias”, conclui a nota, assinada pelo geriatra e endocrinologista Fabio Nasri, pelo oncologista Rene Gansl e pelo diretor-superintendente Médico e de Serviços Hospitalares do Albert Einstein, Miguel Cendoroglo Neto.

Pelé foi submetido a uma cirurgia para retirada do tumor no cólon em setembro. Ele ficou quase um mês internado na ocasião, ficando parte do período na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A previsão é que ele retorne pelo menos uma vez por mês ao hospital para continuar o tratamento. A última manifestação de Pelé nas redes sociais foi no domingo (20), quando parabenizou a federação de futebol da Arábia Saudita pelo primeiro jogo oficial da seleção feminina do país. Um dia antes, no sábado (19), ele relembrou a época em que jogou nos Estados Unidos, postando uma foto em que fazia embaixadinha com a bola oval, de futebol americano.

Fluminense x Millonarios estreiam na Pré-Libertadores

O Fluminense visita o Millonarios, da Colômbia, na noite desta terça-feira, pelo jogo de ida da segunda fase da Pré-Libertadores – lembrando que não existe mais o gol qualificado (marcado fora de casa) como critério de desempate. A bola rola às 21h30 (de Brasília) no Estádio El Campín, em Bogotá, capital colombiana.

Copa da Liga Inglesa: Firmino é dúvida na final entre Liverpool e Chelsea 

O Liverpool ainda aguarda para ver se os atacantes Roberto Firmino e Diogo Jota estarão recuperados de lesões para participarem da final da Copa da Liga inglesa contra o Chelsea em Wembley, no domingo (27). Firmino teve uma lesão muscular, e Jota uma contusão no tornozelo na vitória por 2 a 0 contra a Inter de Milão pela Liga dos Campeões. O Liverpool recebe o Leeds pelo Campeonato Inglês na quarta-feira (23), antes da viagem de domingo (27) até Londres.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná  

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495