MEC disponibilizará internet a alunos de universidades federais

O Ministério da Educação (MEC) informou que vai disponibilizar acesso à internet para alunos de universidades e de institutos federais em situação de vulnerabilidade social, para que possam acompanhar as aulas durante o período de isolamento social adotado para evitar a disseminação do novo coronavírus. A princípio serão beneficiados 400 mil alunos com renda familiar inferior a meio salário-mínimo, mas a ideia é que esse número chegue a 900 mil alunos cuja renda familiar seja de até 1,5 salário-mínimo. A medida foi anunciada hoje (17) em coletiva de imprensa online. De acordo com o MEC, a expectativa é de que a benefício abranja 797 municípios com campi de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e Institutos Federais (IF). Ao fazer o anúncio, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse que a demora para se implementar a medida, após cinco meses de isolamento em decorrência da pandemia do novo coronavírus, se deve à burocracia interna do Estado. Aos 400 mil alunos com renda familiar de até meio salário-mínimo serão disponibilizados bônus de dados móveis que serão gerenciados pela instituição de ensino. Eles terão validade de 90 dias e os créditos serão de 10 gigabytes a 40 gigabytes. Há também a possibilidade de fornecimento de pacotes de dados móveis por meio de chips pré-pagos, que terão validade de 30 dias e créditos de dados que variam de 5 gigabytes a 40 gigabytes.

Funcionários dos Correios entram em greve em todo o país

A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (FENTECT) decidiu entrar em greve nesta segunda-feira (17). Segundo a entidade, não há prazo para o fim da paralisação na estatal, que começou às 22h. De acordo com a federação, os grevistas são contra a privatização da estatal, reclamam do que chamam de “negligência com a saúde dos trabalhadores” na pandemia e pedem que direitos trabalhistas sejam garantidos. A entidade afirma que desde julho os sindicatos tentam dialogar com a direção dos Correios sobre estes pedidos, o que, segundo eles, não aconteceu. Alegam que, em agosto, foram surpreendidos com a revogação do atual Acordo Coletivo que estaria em vigência até 2021. De acordo com texto publicado no site da federação, “Foram retiradas 70 cláusulas com direitos como 30% do adicional de risco, vale alimentação, licença maternidade de 180 dias, auxílio creche, indenização de morte, auxílio creche, indenização de morte, auxílio para filhos com necessidades especiais, pagamento de adicional noturno e horas extras.” Outro motivo da greve, segundo a federação, é a possível privatização dos Correios e o “aumento da participação dos trabalhadores no Plano de Saúde, gerando grande evasão, e o descaso e negligência com a saúde e vida dos ecetistas na pandemia da Covid-19”. No comunicado publicado no site da FENTECT, o secretário geral da federação, José Rivaldo da Silva, afirma que “o governo Bolsonaro busca a qualquer custo vender um dos grandes patrimônios dos brasileiros, os Correios. Somos responsáveis por um dos serviços essenciais do país, que conta com lucro comprovado, e com áreas como atendimento ao e-commerce que cresce vertiginosamente e funciona como importante meio para alavancar a economia. Privatizar é impedir que milhares de pessoas possam ter acesso a esse serviço nos rincões desse país, de norte a sul, com custo muito inferior aos aplicados por outras empresas”.

Massa polar traz chance de neve em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul

Uma grande massa de ar polar se desloca lentamente pela rota dos três estados do sul. Como consequência do fenômeno que influencia o tempo no Estado, entre a próxima quinta-feira (20) e o fim de semana haverá chance de neve em várias regiões catarinenses. Conforme a Epagri/Ciram, cidades da Serra, Planalto Norte, Oeste e Meio-Oeste terão chance de neve, inclusive com acúmulo. A previsão é de que as áreas mais afetadas pela nevasca sejam aquelas acima dos 700 metros. No Paraná, a notícia da chegada da neve surgiu no domingo (16), quando a empresa MetSul Meteorologia divulgou que uma massa de ar frio potencialmente histórica chegaria ao Sul do Brasil com potencial de neve. Para isto ocorrer, a temperatura precisa estar muito baixa não só na superfície, como na camada da atmosfera entre a nuvem e o solo. Além disto, não pode ter chuva forte ou moderada, pois aí forma uma chuva congelada, o que é mais comum em Palmas e General Carneiro, cidades localizadas no sul do Estado. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), órgão que estuda e analisa o clima no Estado, ainda é cedo para ter uma convicção se realmente pode nevar novamente em Curitiba, como ocorreu em 1975 e 2013. Ana Beatriz Porto, meteorologista, reforça que existe esta chance até pela queda de temperatura e tempo instável. Da mesma forma o frio chega também ao Rio Grande do Sul com grande chance de neve principalmente na serra.

Ministro do Supremo suspende dois processos contra Deltan no CNMP

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello aceitou hoje (13) o pedido da defesa do procurador da República Deltan Dallagnol para suspender dois processos seriam julgados amanhã pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Na semana passada, Deltan recorreu ao STF para suspender a tramitação dos procedimentos, que poderiam afastá-lo temporariamente do cargo e do comando da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba. Na decisão, Celso de Mello disse que a suspensão vale até que o Supremo julgue a questão de forma definitiva. A data ainda não foi definida. Estava na pauta do CNMP um pedido de providências protocolado no ano passado pela senadora Kátia Abreu (PP-TO). A parlamentar alega que Dallagnol teria violado seu dever funcional ao compartilhar nas redes sociais uma notícia publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo que apresentava detalhes sigilosos sobre uma investigação da Lava Jato contra ela. Posteriormente, os fatos foram arquivados pelo Supremo. A defesa do procurador argumentou que ele foi absolvido da acusação de exercer atividade política na ação proposta pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), na qual o parlamentar acusou Dallagnol de ter se engajado em atos de natureza político-partidária, o que é vedado aos membros do Ministério Público, ao se posicionar contra sua eleição para a presidência do Senado em 2019. Dessa forma, segundo os advogados, o tema não poderia ser avaliado novamente. Mais cedo, o ministro Luiz Fux decidiu que o CNMP não pode usar a pena de advertência aplicada no ano passado contra o procurador em novos julgamentos. Dallagnol foi punido no processo aberto em abril do ano passado após ter dito, numa entrevista à rádio CBN, em agosto de 2018, que os ministros da Segunda Turma do Supremo “mandaram uma mensagem muito forte de leniência a favor da corrupção” ao julgar processos oriundos da operação.

Ministério da Justiça compartilha dossiê com STF e PGR

O Ministério da Justiça e Segurança Pública compartilhou, nesta segunda-feira (17), com o Supremo Tribunal Federal (STF) e com a Procuradoria-Geral da República (PGR) o mesmo documento já entregue à Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso Nacional sobre opositores do governo. O ministério também um criou grupo de trabalho para elaborar a Política Nacional de Inteligência de Segurança Pública, a Estratégia Nacional de Inteligência de Segurança Pública e o Plano Nacional de Inteligência de Segurança Pública. O grupo de trabalho deve se guiar pelos Princípios, Direitos e Garantias Fundamentais previstos na Constituição Federal. O prazo para conclusão dos trabalhos é de 60 dias a contar da nomeação dos membros do Ministério da Justiça e Segurança Pública, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, do Departamento Penitenciário Nacional e das secretarias estaduais de Segurança Pública. Também poderão participar representantes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso Nacional (CCAI). Por meio de nota, o Ministério da Justiça afirmou que “reitera o seu compromisso com o aperfeiçoamento contínuo da atividade de inteligência de segurança pública como instrumento de proteção e defesa da sociedade e do Estado”.

Caixa informa novo horário de atendimento das agências

A partir desta terça-feira (18), as agências da CAIXA passarão a funcionar em novo horário, das 8h às 13h, para o atendimento a serviços essenciais. O banco reforça que não é preciso madrugar nas filas, pois todas as pessoas que chegarem nas agências durante o horário de funcionamento serão atendidas. Os recursos do Saque Emergencial do FGTS e do Auxílio Emergencial podem ser movimentados pelo aplicativo CAIXA Tem. Os usuários que precisam atualizar o cadastro no aplicativo, podem enviar a documentação pelo próprio App. Pagamentos em espécie: Nesta terça-feira, começa o saque em espécie do Auxílio Emergencial para os beneficiários do Bolsa Família com NIS final 1. Já no Saque Emergencial do FGTS, atualmente, podem realizar saque em espécie os trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro. Os pagamentos do Auxílio Emergencial e do Saque Emergencial do FGTS seguem os calendários já divulgados.

Caixa paga hoje abono salarial para nascidos em agosto

A Caixa paga hoje (18) abono salarial para trabalhadores da iniciativa privada nascidos em agosto. Já o Banco do Brasil libera o pagamento para servidores públicos com final de inscrição 1 no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Esse calendário é válido para quem não tem conta na Caixa ou no Banco do Brasil. O crédito na conta da Caixa, no caso de trabalhadores de empresas privadas, e na conta do Banco do Brasil, para servidores públicos, ocorreu no fim de junho. Para os trabalhadores da iniciativa privada, vinculados ao Programa de Integração Social (PIS), é considerado o mês de nascimento no calendário de pagamentos. Já para os funcionários públicos, vale o dígito final do número de inscrição do Pasep. Os trabalhadores que nasceram entre julho e dezembro recebem o abono salarial do PIS ainda este ano. Os nascidos entre janeiro e junho terão o recurso disponível para saque em 2021. Os servidores públicos com o final de inscrição do Pasep entre 0 e 4 também recebem este ano. Já as inscrições com final entre 5 e 9, em 2021. O fechamento do calendário de pagamento do exercício 2020/2021 será no dia 30 de junho de 2021. PIS: A Caixa libera hoje (18) o pagamento do abono salarial calendário 2020/2021 para os trabalhadores nascidos em agosto que ainda não receberam por meio de crédito em conta. Os valores podem ser sacados com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas e nos Correspondentes Caixa Aqui, bem como nas agências. Segundo o banco, mais de 736 mil trabalhadores nascidos em agosto têm direito ao saque do benefício, totalizando cerca de R$ 568 milhões em recursos disponibilizados. O saque pode ser realizado até 30 de junho de 2021. Em todo o calendário, a Caixa disponibilizará R$ 15,8 bilhões para 20,5 milhões de trabalhadores. Os trabalhadores com conta na Caixa, nascidos de julho a dezembro, receberam o crédito do abono salarial referente ao calendário 2020/2021 em 30 de junho deste ano.

Governo abre crédito extra de R$ 615 milhões para ministérios

O presidente Jair Bolsonaro sancionou o Projeto de Lei 14.037/2020, que abre crédito suplementar de R$ 616,99 milhões para os ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; da Justiça e Segurança Pública e da Defesa. A sanção foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União desta sexta-feira (17). A  medida tem como objetivo possibilitar, dentre outros, a realização da Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) na Amazônia Legal, a Operação Verde Brasil 2, cuja vigência foi estendida até 6 de novembro de 2020. Também está previsto o desenvolvimento de ações relacionadas com a prevenção e o enfrentamento ao delito e à violência, além da criação da política nacional pesqueira e aquícola em Bananeiras (PB). Os recursos para o crédito suplementar para os três ministérios são decorrentes de incorporação de superávit financeiro no balanço patrimonial da União em 2019 (R$ 164,9 milhões), recursos próprios primários de livre aplicação (R$ 38.4 milhões), relativo a taxas e multas pelo exercício do Poder de Polícia e proveniente de processos judiciais (R$ 9,7 milhões), recursos próprios financeiros (R$ 114,2 milhões) e recursos vinculados a aplicações em políticas públicas específicas (R$ 2,5 milhões). Também consta como origem dos recursos a anulação de dotações orçamentárias no valor de R$ 451 milhões.

Dom Francisco Carlos Bach é o novo presidente do Regional Sul 4

Em reunião virtual na tarde desta segunda-feira, 17 de agosto, os bispos de Santa Catarina elegeram dom Francisco Carlos Bach como o novo presidente do Regional Sul 4 da CNBB. O episcopado também elegeu dom Rafael Biernaski como vice-presidente, função ocupada anteriormente por dom Francisco. A eleição aconteceu durante a Assembleia Eletiva Extraordinária do Conselho Episcopal Regional (CONSER), convocada após a posse canônica de dom frei Severino Clasen como arcebispo da arquidiocese de Maringá (PR), até então presidente do Regional Sul 4. Dom frei Mário Marquez permanece como secretário. De acordo com o regulamento do CONSER, o mandato da presidência é de quatro anos acompanhando a administração pastoral da CNBB em Brasília (DF). Desta forma, o novo presidente do Regional permanecerá por dois anos e meio, tendo em vista que esta presidência foi eleita em maio de 2019, durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP). A posse de dom Francisco Carlos Bach como presidente e de dom Rafael Biernaski como vice é automática, valendo a partir de hoje.

Covid-19: país tem 108,5 mil mortes e 3,35 milhões de casos acumulados

O Brasil já registrou 108.536 mortes em função da pandemia do novo coronavírus. O número foi divulgado na atualização diária do Ministério da Saúde. Nas últimas 24 horas, foram registrados 684 novos óbitos. Ontem (16), eram 107.852 falecimentos no sistema. Há uma semana, eram 101.752.  Ainda há 3.454 mortes em investigação. O número de casos acumulados subiu para 3.359.570. Nas últimas 24 horas, foram acrescidas às estatísticas pelas autoridades locais de saúde mais 19.373 pessoas infectadas. Ontem, o painel marcava 3.340.197 pessoas infectadas desde o início da pandemia. Há sete dias, a soma estava em 3.057.470. As estatísticas são menores aos domingos e segundas-feiras em razão da dificuldade de alimentação dos dados pelas secretarias de Saúde aos fins de semana. Já às terças-feiras há tendência de números maiores em função do acúmulo de registros que são enviados ao sistema do Ministério da Saúde. O balanço também trouxe 772.540 pessoas em acompanhamento e 2.478.494 recuperadas. A letalidade (número de mortes pelo total de casos) foi de 3,2%. A mortalidade (quantidade de óbitos por 100 mil habitantes) ficou em 51,6. Já a incidência de casos de covid-19 por 100 mil habitantes subiu para 1.598,7.

Estados

Os estados com mais mortes são São Paulo (26.899), Rio de Janeiro (14.566), Ceará (8.163), Pernambuco (7.210) e Pará (5.945). As unidades da federação com menos óbitos são Tocantins (516), Roraima (568), Acre (582), Amapá (617) e Mato Grosso do Sul (640).

Coronavírus em SC: Estado confirma 121.666 casos, 110.019 recuperados e 1.839 mortes por Covid-19

Há, em Santa Catarina, 121.666 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, dos quais 110.019 já estão recuperados e 9.808 permanecem em acompanhamento. O dado foi divulgado nesta segunda-feira, 17. Desde o início da pandemia, 1.839 óbitos foram causados pela doença respiratória. Com isso, a taxa de letalidade é de 1,51%. As 295 cidades catarinenses têm registro de casos confirmados, e 189 registraram ao menos um óbito. O local com a maior quantidade de casos é Joinville, que registra 10.188 casos, seguida por Blumenau (7.231), Balneário Camboriú (5.273), Florianópolis (4.999), Chapecó (4.746), Itajaí (4.301), Criciúma (3.930), Brusque (3.668), São José (3.536) e Palhoça (3.338). Dos 1.482 leitos de UTI existentes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina, há 1.123 ocupados, sendo 506 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus. A ocupação é de 75,8% e há 359 leitos vagos atualmente.

Coronavírus alcança 105.184 pessoas no Paraná; são 2.704 óbitos

A Secretaria de Estado da Saúde informa que o Paraná tem 105.184 casos confirmados de Covid-19 e 2.704 mortes em consequência da infecção até esta segunda-feira (17). O aumento de um dia para o outro foi de 1.258 diagnósticos positivos e 42 óbitos pelo novo coronavírus. Há ajustes nos casos confirmados detalhados ao final do texto. INTERNADOS – São 1.018 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 internados. Destes, 845 ocupam leitos SUS (377 em UTI e 468 em leitos clínicos/enfermaria) e 173 leitos da rede particular (71 em UTI e 102 em leitos clínicos/enfermaria). Há outros 1.139 pacientes internados, 531 em leitos UTI e 608 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo vírus Sars-CoV-2. ÓBITOS – A secretaria estadual informa a morte de 42 pacientes. Todos estavam internados. São 18 mulheres e 24 homens com idades que variam de 42 a 96 anos. Dois óbitos ocorreram em julho (dias 25 e 30) e os demais entre 07 e 17 de agosto. Os pacientes residiam em: Londrina (9), Curitiba (7), Paranaguá (5), Toledo (4), Palotina (3), Piraquara (2), São José dos Pinhais (2). Além destes óbitos, uma morte foi registrada em cada um dos seguintes municípios: Campo Largo, Cascavel, Colombo, Morretes, Paranavaí, Ponta Grossa, Quedas do Iguaçu, Ribeirão do Pinhal, Santa Cecília do Pavão e Três Barras do Paraná.

Casos e óbitos de Covid-19 caíram no Paraná na última semana

O número de casos e de óbitos de Covid-19 diminuiu no Paraná na última semana, segundo o boletim epidemiológico publicado no domingo (16) pela Secretaria de Estado da Saúde. Houve redução de 7% nos diagnósticos positivos (11.699 na semana epidemiológica 33 contra 12.574 na semana epidemiológica 32) e 30,8% nas mortes (236 na semana 33 contra 341 na anterior). Houve queda nos casos nas quatro macrorregionais de Saúde. A maior foi na região que vai de Guarapuava até o Litoral, englobando Curitiba e os Campos Gerais, com 9,2% (6.387 casos entre 10 a 16 de agosto e 7.035 entre 03 e 09 de agosto). No Noroeste a diminuição foi de 6,6% (comparativo de 1.406 e 1.506); no Oeste, de 4,5% (1.726 e 1.808); e, no Norte, de 2% (de 2.180 e 2.225). Os números são do recorte da data de identificação do caso ou do óbito e podem variar ao longo dos próximos dias. Os casos de Covid-19 cresceram no Paraná por 11 semanas consecutivas, de 10 a 16 de maio (semana 20) a 19 a 25 de julho (semana 30). Houve uma pequena queda na semana 31, evolução de casos na semana 32 e, nova redução na semana 33. O comportamento de óbitos foi diferente. Foram seis semanas seguidas de crescimento, de 31 de maio a 06 de junho (semana 23) a 05 a 11 de julho (semana 28). Depois houve uma queda e dois novos picos, inclusive o mais alto do registro histórico no Estado (343 mortes na semana 31, de 26 de julho a 1º de agosto).

INTERNACIONAL

Líder da Bielorrússia propõe entregar cargo após referendo

O líder da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, disse nessa segunda-feira (17) que estaria disposto a entregar o cargo após um referendo, numa tentativa de apaziguar os protestos e as greves em massa que representam o maior desafio em seus 26 anos no poder. Ele fez a oferta, afirmando que ela não será concretizada enquanto estiver sendo pressionado pelos manifestantes, depois que a líder de oposição Sviatlana Tsikhanouskaya, exilada, disse estar disposta a comandar o país. A vulnerabilidade crescente de Lukashenko ficou clara quando ele enfrentou vaias e brados de “renuncie”, durante discurso a trabalhadores de uma das maiores indústrias estatais do país, que são o orgulho de seu modelo econômico de estilo soviético e uma base de apoio crucial. A Rússia disse a Lukashenko que está disposta a fornecer ajuda militar à Bielorrússia no caso de ameaça externa. Lukashenko enfrenta o risco de sanções da União Europeia desde a repressão sangrenta dos protestos realizados. Os manifestantes alegam que a reeleição da semana passada foi fraudulenta. Ele nega ter perdido, citando resultados oficiais que lhe deram pouco mais de 80% dos votos. Falando por videoconferência da Lituânia, Tsikhanouskaya apelou a agentes de segurança e de cumprimento da lei para que mudem de lado, dizendo que serão perdoados se o fizerem agora. “Estou pronta para assumir a responsabilidade e agir como uma líder nacional durante este período”, disse Tsikhanouskaya.

EUA: temperatura no Vale da Morte é a maior em 100 anos

Um termômetro em Furnace Creek, no Vale da Morte, sul da Califórnia, subiu para 54,4ºC, a maior temperatura global em mais de um século, informou o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS). “Se confirmada, essa será a temperatura mais quente oficialmente registrada desde julho de 1913”, afirmou o NWS Las Vegas, dono do sistema de observação automatizado, sobre a leitura feita no domingo (16), lembrando que o dado era preliminar. Devido à sua relevância, o índice precisará passar por uma revisão formal antes de ser confirmado, informou a instituição no Twitter, vinculando a publicação a um comunicado do NWS. A estação meteorológica automatizada do NWS, perto do centro de visitantes de Furnace Creek, atingiu o ponto máximo às 15h41, horário local. O recorde histórico no Vale da Morte, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), é de 56,7°C, registrado em 10 de julho de 1913 em Greenland Ranch. Essa leitura é a mais quente já verificada na superfície do planeta, de acordo com a OMM.

Argentinos saem às ruas em manifestação contra o governo

Uma multidão de argentinos saiu às ruas nessa segunda-feira (17) para se manifestar contra medidas tomadas pelo governo do presidente Alberto Fernández, que estendeu as restrições por causa da pandemia do novo coronavírus no país até 30 de agosto. Em carros com bandeiras argentinas, ou a pé com máscaras e com panelas das varandas, os manifestantes protestaram em vários pontos do país por causas diversas: contra a reforma do Judiciário, para que sejam julgados os casos de corrupção envolvendo a atual vice-presidente, Cristina Kirchner, e pelo relaxamento da quarentena imposta desde março. “Sou contra nos manterem cinco meses dentro de casa, parece mais político do que outra coisa. A maioria de nós é consciente da pandemia e do que está acontecendo”, disse uma mulher a um canal de televisão local no bairro de Belgrano, na capital argentina. “Não estou de acordo com este governo e não quero a reforma do Judiciária”, disse outra mulher no Obelisco, no centro de Buenos Aires. Convocada nas redes sociais com as hashtags #17ASalimosTodos e #17AYoVoy, o chamado “bandeiraço patriótico” foi questionado pelo governo, que advertiu sobre o risco de exposição ao contágio por covid-19 em um momento de alta de casos e de relaxamento de algumas das restrições de circulação. A crescente insegurança nos grandes centros populacionais também esteve entre as reclamações dos manifestantes. Esta é a terceira marcha contra o governo em plena quarentena e realizada em um feriado nacional, assim como os protestos em 20 de junho e 9 de julho. Nessa segunda-feira foi celebrado o aniversário da morte do general José de San Martín, que teve participação ativa no processo de independência do país.

FUTEBOL

Lesão pausa melhor fase de Guerrero por um clube brasileiro

O Internacional deverá perder Paolo Guerrero para a sequência de 2020. O atacante sofreu uma lesão no ligamento cruzado do joelho direito na derrota por 2 a 1 para o Fluminense, no último domingo (16), no Maracanã, após uma disputa de bola com o zagueiro Luccas Claro, do Tricolor. O Colorado não divulgou quando o peruano será submetido à cirurgia, nem prazo de recuperação. Contusões dessa natureza costumam deixar, em média, jogadores longe dos gramados por seis meses. A contusão interrompe o bom momento de Guerrero na temporada. Ele não só é o artilheiro colorado em 2020, com 10 gols em 15 jogos, como é o goleador do Campeonato Brasileiro após três rodadas, com três bolas na rede, além de uma assistência. Ou seja: o atacante esteve presente nas quatro vezes em que o Inter marcou gols na atual Série A. Sem Guerrero, o técnico Eduardo Coudet tem William Pottker e Yuri Alberto como opções para comandar o ataque colorado na quarta-feira (19), às 20h30 (horário de Brasília), contra o Atlético-GO, no Beira-Rio, pela quarta rodada. Pottker, que substituiu o peruano contra o Fluminense, aos 21 minutos da etapa final, tem 26 gols marcados em 101 partidas pelo Inter, enquanto Yuri, que chegou recentemente do Santos, estreou justamente diante do Tricolor carioca, entrando no lugar do meia Patrick após o intervalo.

Flamengo: Rafinha concede entrevista cheia de emoção

Esta segunda-feira (17) foi dia de despedida no Ninho do Urubu. O adeus emocionado do lateral Rafinha, jogador que, mesmo com uma passagem curta pelo Flamengo, deixou um legado invejável, com a conquista de um Brasileiro e de uma Libertadores em 2019, além da Supercopa do Brasil, da Recopa Sul-Americana e do Campeonato Carioca em 2020. A saída do jogador já havia sido confirmada em coletiva realizada, na última sexta (14), pelo vice-presidente de futebol do Flamengo, Marcos Braz. Porém, ainda faltava o jogador falar o que o motivou a trocar o Rubro-Negro pelo Olympiacos (Grécia) aos 34 anos de idade. “Foi uma decisão muito difícil. Tive que pensar muito bem. Decidi aceitar esse novo desafio, que é jogar no futebol grego, mas saio com o coração partido. A sensação é de dever cumprido. É algo que envolve muita coisa, como minha família. Recebi a proposta horas antes do jogo contra o Atlético-GO. Sabia que tinha interesse de outros clubes, mas não do Olympiacos”, declarou o jogador. Além disso, Rafinha relembrou o que o motivou a aceitar o convite do Flamengo em um momento no qual ainda tinha mercado na Europa: “Vim para o Brasil buscar um novo desafio. O que fica marcado é que deu certo e consegui. Realizei o sonho de ser campeão brasileiro, da Libertadores e outros títulos pelo Flamengo. Essa é a parte mais importante. É um prêmio para qualquer jogador de 34 anos ainda ter mercado no futebol europeu. Todo jogador sonha em atuar na Europa com 18, 22 anos. Eu, com 34, tenho novamente esta chance”. Mas o que permanece no coração do jogador é admiração pelo Rubro-Negro, dentro e fora de campo: “O que posso resumir é o amor e a paixão que os torcedores têm por esse clube. Nunca vi na minha vida uma coisa parecida com isso. Quero agradecer a todos os torcedores que fizeram com que eu passasse por tudo isso. O que levo daqui é só paixão e amor”.

Barcelona demite técnico espanhol Quique Setién

O Barcelona anunciou nesta segunda (17) que Quique Setién não é mais o técnico de sua equipe principal de futebol. A decisão acontece após a eliminação do time catalão da Liga dos Campeões, na última sexta (14), com uma derrota de 8 a 2 para o Bayern de Munique. “O conselho de administração decidiu que Quique Setién não é mais o treinador da equipe principal. Esta é a primeira decisão dentro de uma reestruturação mais ampla da equipe principal, que será definida entre o atual secretário-técnico e o novo treinador, que será anunciado nos próximos dias”, diz o comunicado emitido pelo Barcelona. Desde antes da vexatória eliminação na Liga dos Campeões, a saída de Setién era dada como certa no final da atual temporada europeia. Ele chegou ao time catalão no dia 13 de janeiro, neste período comandou o Barça em 25 jogos, com 16 vitórias, quatro empates e cinco derrotas. Segundo a imprensa espanhola, os favoritos a assumir o comando do Barcelona são o argentino Mauricio Pochettino e o holandês Ronald Koeman.

Liga dos Campeões da Europa

PSG encara RB Leipzig para seguir sonhando com título da Liga dos Campeões

Neymar terá a chance de cumprir parte da sua missão no Paris Saint-Germain. Ao lado de Mbappé e companhia, o brasileiro encara a oportunidade de levar o time francês à final da Liga dos Campeões. Uma vitória sobre o RB Leipzig, em jogo único em Lisboa, nesta terça-feira, às 16h (horário de Brasília), deixará o atacante brasileiro mais perto de cumprir o grande objetivo de sua contratação: conquistar o inédito título europeu para os franceses. Para isso, o PSG terá de vencer uma surpresa: o clube alemão RB Leipzig. Se conquistar o triunfo, o time francês terá pela frente o vencedor do duelo entre Bayern de Munique, que aplicou 8 a 2 no Barcelona, e Lyon, que eliminou o Manchester City, de Pep Guardiola. Neymar desponta como liderança do PSG não apenas por ter sido contratado a peso de ouro – 222 milhões de euros em 2017, ou R$ 1,4 bilhão no câmbio atual. O brasileiro já tem uma final e um título de Liga dos Campeões na bagagem, pelo Barcelona, em 2015.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná