CPI ouve na terça depoimento de diretora da Precisa Medicamentos

Fonte: Agência Senado

A próxima reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia será na terça-feira (13), às 9h, para ouvir o depoimento de Emanuela Medrades, diretora técnica da Precisa Medicamentos, empresa que teria feito intermediação nas negociações para compra da vacina Covaxin. A informação foi dada pelo presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), ao encerrar a reunião desta sexta-feira (9), que ouviu o consultor do Ministério da Saúde William Amorim Santana.

A convocação de Emanuela Medrades foi requerida pelos senadores Otto Alencar (PSD-BA) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e aprovada pela CPI em 30 de junho, quando também foi aprovada a transferência de sigilo telefônico e telemático da convocada. “Para que seja possível esclarecer os detalhes de potencial beneficiamento da Bharat Biotech, representada no Brasil pela Precisa Medicamentos, na negociação de compra de vacinas pelo Ministério da Saúde, faz-se necessária a oitiva da Sra. Emanuela Medrades, diretora técnica de referida importadora”, afirma Alessandro em seu requerimento.

Reverendo: O vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), disse ser possível ouvir na quarta-feira (14) o depoimento do reverendo Amilton Gomes de Paula. Em março deste ano, o religioso recebeu aval do Ministério da Saúde para negociar a compra de 400 milhões de doses da vacina AstraZeneca em nome do governo brasileiro. Ele teria enviado proposta de venda de vacina ao ministério em nome de uma entidade não-governamental chamada Secretaria Nacional de Assistência Humanitária (Senah), conforme informou o depoente Roberto Dias na quarta-feira (7) à CPI. Ex-diretor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Dias acabou preso após seu depoimento. Fonte: Agência Senado.

Presidente oficializa indicação de André Mendonça ao STF

O presidente Jair Bolsonaro oficializou nesta terça-feira (13), em ato publicado no “Diário Oficial da União” (DOU), a indicação do advogado-geral da União, André Mendonça, ao Supremo Tribunal Federal (STF). Para assumir o cargo, Mendonça ainda terá que se submeter a uma sabatina no Senado Federal e sua indicação será votada no plenário. Ele precisará da maioria (41) dos votos dos 81 senadores para se tornar apto a ocupar a cadeira de ministro da Suprema Corte. Se aprovado, Mendonça substituirá o ministro Marco Aurélio Mello, decano (mais antigo ministro) do tribunal, que se aposentou nesta segunda (12).

A publicação no Diário Oficial registrou a “mensagem” do presidente enviada ao Senado contendo o nome de Mendonça como o indicado para a vaga aberta no Supremo. Em entrevista na semana passada, Bolsonaro antecipou que tinha a intenção de indicar Mendonça para a cadeira. Segundo o presidente, ele é a pessoa “ideal” e “muito boa” para o Supremo. Em 2019, o presidente chegou a afirmar que dos dois nomes que poderia indicar para o STF em seu mandato, “um será terrivelmente evangélico”. Mendonça é pastor evangélico. Após a oficialização de seu nome, Mendonça divulgou nota em que agradece a indicação e diz que reafirma a defesa da Consituição e do Estado Democrático de Direito.

PF abre inquérito para apurar conduta do presidente no caso Covaxin

A Polícia Federal (PF) abriu inquérito para apurar os fatos narrados por três senadores em uma notícia-crime, em que atribuem ao presidente Jair Bolsonaro a suposta prática do crime de prevaricação no caso da vacina indiana Covaxin, do laboratório Bharat Biotech. A instauração foi feita após a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizar a medida no dia 2 de julho, a partir de um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).  A notícia-crime foi protocolada no STF pelos senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Jorge Kajuru (Podemos-GO) e Fabiano Contarato (Rede-ES). A iniciativa dos parlamentares foi tomada após o depoimento de Luis Ricardo Miranda, servidor do Ministério da Saúde, à CPI da Pandemia.

Ele afirmou ter sofrido pressão incomum de seus superiores para finalizar a tramitação da compra da Covaxin, além de ter conhecimento de supostas irregularidades no processo. O servidor é irmão do deputado Luis Miranda (DEM-DF), a quem disse ter relatado o caso. À CPI, o parlamentar disse ter levado o relato do irmão até o presidente Jair Bolsonaro, em março, mas que nenhuma providência teria sido tomada. Para os senadores, é necessário investigar se houve crime de prevaricação. No último sábado (10), o presidente Jair Bolsonaro disse que a compra da vacina indiana foi suspensa devido a controles governamentais. “Dois anos e meio sem corrupção. Querem agora imputar um crime a mim de corrupção, onde uma dose sequer foi comprada da vacina”, disse o presidente. “Porque temos filtro, temos controle”. No fim de junho, o Ministério da Saúde suspendeu temporariamente o contrato de compra da vacina indiana, por orientação da Controladoria-Geral da União (CGU).

Governo fixa percentual do biodiesel misturado ao óleo diesel em 12%

O presidente Jair Bolsonaro aprovou resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) que estabelece a redução do teor de mistura obrigatória do biodiesel no óleo diesel fóssil de 13% para 12%, válida no 81º Leilão de Biodiesel. Nos leilões anteriores, o percentual havia sido reduzido ao patamar de 10% em decorrência dos efeitos da valorização do custo do óleo de soja nos mercados brasileiro e internacional, combinados com a desvalorização cambial da moeda brasileira frente ao dólar, que tinha impulsionado as exportações de soja e também encarecido o valor do biodiesel produzido nacionalmente.

Tal realidade acarretava a possibilidade de excessivo incremento do preço do óleo diesel por causa do aumento do biodiesel e, por isso, o percentual foi reduzido. Segundo o governo, a medida a fixação do percentual em 12% para o próximo leilão ocorre após a melhora no cenário do preço do biodiesel. “Com o arrefecimento dessa tendência de aumento do preço do biodiesel, fizeram-se presentes as justificativas técnicas para que, no 81º leilão, o percentual de mistura de biodiesel fosse fixado em 12%”, informou a Secretaria-Geral da Presidência da República, em comunicado à imprensa.

Tentativa de assalto a carro-forte interdita a BR-277 por 2 horas, em Porto Amazonas

Uma tentativa de assalto a um carro-forte fez a Polícia Rodoviária Federal (PRF) interditar totalmente por quase duas horas a BR-277, na altura da praça de pedágio de Porto Amazonas, na Região Metropolitana de Curitiba. A tentativa aconteceu por volta das 18h. Até a última atualização desta reportagem, a PRF e as polícias Civil e Militar estavam fazendo buscas para tentar localizar suspeitos. Peto do local onde ocorreu a tentativa os policiais encontraram um carro incendiado.

Ainda não é possível saber se o veículo foi usado pelos assaltantes. A PRF também não informou se alguém ficou ferido. Segundo a polícia, os bandidos entraram na pista e atiraram contra o carro-forte que ia de Palmeira para Curitiba. O motorista do veículo de transporte de valores fez a volta e retornou até o pedágio de Porto Amazonas. Em nota, a Protege confirmou que foi vítima da tentativa de assalto. A empresa informou que os funcionários estão em segurança e que está colaborando com a investigação.

Pfizer pede inclusão em bula da indicação de vacina para crianças

A Agência Nacional de Vigilância Nacional (Anvisa) divulgou nota, ontem (12), informando que, até o momento, somente a Pfizer solicitou a inclusão em bula da indicação da vacina contra a covid-19 para crianças com 12 anos ou mais.De acordo com a agência, o pedido já foi autorizado e a indicação para esta faixa etária incluída na bula da vacina Comirnaty. A Anvisa informou, ainda, que “não há solicitação do Instituto Butantan para alteração de bula da CoronaVac e inclusão de crianças e adolescentes. Portanto, não há pedido dependendo de análise da Anvisa”.

“A competência para solicitar a inclusão de novas indicações na bula é do laboratório, e deve ser fundamentada em estudos que sustentem a indicação pretendida tanto em relação aos aspectos de segurança como de eficácia”, informou a Anvisa. Acrescentou que, desde o início do ano passado, a Anvisa tem realizado um troca de informações frequentes com os laboratórios envolvidos no desenvolvimento de vacinas contra a covid-19, assim como tem acompanhado todas as publicações científicas sobre o tema. Porém, não há pedido de aprovação da CoronaVac para esta faixa etária. “A decisão sobre o registro e alterações no pós-registro de uma vacina ou medicamento é da área técnica. Para as vacinas em uso emergencial esta decisão é da diretoria colegiada”, explicou a Anvisa.

Covid-19: Brasil tem 19,1 milhões de casos e 534,2 mil mortes

O número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia chegou a 19.106.971. Em 24 horas, foram registrados 17.031 novos diagnósticos da covid-19. Há 906.084 casos em acompanhamento. É a primeira vez em semanas que o índice fica abaixo de 1 milhão. O nome é dado para pessoas cuja condição de saúde é observada por equipes de saúde e que ainda podem evoluir para diferentes quadros, inclusive graves. O número de mortos por covid-19 alcançou 534.233. Entre ontem e hoje, as autoridades de saúde confirmaram 745 novos óbitos.

Mais 3.497 mortes estão em investigação. O termo designa mortes com suspeitas de que podem ter sido causadas por covid-19, mas com origem ainda sendo analisada por equipes de saúde. O número de pessoas que se recuperaram da covid-19 somou 17.666.654. Os novos dados estão na atualização diária do Ministério da Saúde divulgada nesta segunda-feira (12), que consolida informações levantadas pelas secretarias estaduais de Saúde. Os dados em geral são menores aos domingos e segundas-feiras em razão da dificuldade de alimentação do sistema pelas secretarias estaduais. Às terças-feiras, os resultados tendem a ser maiores pela regularização dos registros acumulados durante o fim de semana.

Estados

O balanço diário do Ministério da Saúde também traz os dados por estado. No alto do ranking de mais mortes por covid-19 estão São Paulo (132.205), Rio de Janeiro (56.848), Minas Gerais (48.124), Paraná (32.715) e Rio Grande do Sul (32.247). Depois de meses com os primeiros lugares sem alteração, pela primeira vez o Paraná assumiu a 4ª posição, deixando o Rio Grande do Sul na 5ª colocação. Na ponta de baixo estão Acre (1.767), Roraima (1.785), Amapá (1.870), Tocantins (3.344) e Alagoas (5.546). Entre o número de casos, São Paulo também lidera, com 3.869.300, seguido de Minas Gerais (1.866.541) e do Paraná (1.327.770). As unidades da Federação com menos casos são Acre (86.481), Roraima (115.419) e Amapá (119.078).

Situação epidemiológica da covid-19 no Brasil (12/07/2021).
Vacinação

Conforme o Ministério da Saúde, até o momento começaram a ser distribuídas 147,3 milhões de doses aos estados, tendo sido entregues 143,2 milhões e 4,12 milhões que foram enviadas e estão em processo de distribuição. Considerando as informações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e dos levantamentos de cada secretaria estadual de Saúde, foram aplicadas 114,8 milhões de doses, sendo 84,1 milhões da 1ª dose e 30,7 milhões da 2ª dose e dose única. Quando consideradas somente as doses registradas no sistema do PNI, foram aplicadas 107,9 milhões, sendo 78,9 milhões da 1ª dose e 29 milhões da 2ª dose e dose única. O número de pessoas que foram vacinas  com a 1ª dose e aguardam registro no PNI é de 5,16 milhões e o número de pessoas que tomaram a 2ª dose ou dose única, é 1,65 milhão.

SC: Estado confirma 1.079.089 casos, 1.044.745 recuperados e 17.356 mortes

O Governo do Estado relatou que há um total de 1.079.089 casos confirmados de Covid-19 em Santa Catarina, dos quais 1.044.745 estão recuperados e 16.988 permanecem em acompanhamento. O dado foi divulgado nesta segunda-feira, 12. Desde o início da pandemia, 17.356 óbitos foram causados pelo novo coronavírus. A taxa de letalidade atual é de 1,61%. O número de casos ativos registrou uma diminuição de 1.195 e houve mais 38 óbitos na comparação com o boletim anterior. Registrou-se um crescimento de 1.033 na quantidade de confirmados. Já a estimativa de recuperados cresceu 2.190.

>>> Confira aqui o boletim diário desta segunda-feira, 12
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

Estima-se que haja casos ativos em 288 municípios. Considerando dados proporcionais à população, a regional com a maior quantidade de casos ativos atualmente é a de Xanxerê (303 para cada 100 mil habitantes). Na sequência, aparecem Serra (294) e Foz do Rio Itajaí (290). Atualmente, há 1.528 leitos de UTI Adulto ativos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado, dos quais 1.327 estão ocupados, sendo 815 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus. A taxa de ocupação de UTI Adulto é de 86,8%.

Santa Catarina aplica mais de 4 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19

Foto: Cristiano Estrela/Arquivo/Secom

O Vacinômetro do Estado indica que, nesta segunda-feira, 12, chegou a 4.053.734 o número de doses de imunizantes contra a Covid-19 aplicadas. Os dados apontam 3.051.017 pessoas vacinadas com a primeira dose, o que representa 54,7% de cobertura vacinal da população alvo (acima dos 18 anos), e 18% de cobertura na soma entre segunda dose e dose única, com 1.002.717 doses aplicadas até as 16 horas. “Mais um momento importante para Santa Catarina, marcado por ações diretas do Estado em harmonia com os municípios. Não vamos descansar até vacinarmos o último catarinense”, exaltou o governador Carlos Moisés.

A ampliação dos números da vacinação é constatada em todos os grupos. No recorte dos prioritários, já são 94,46% imunizados com a primeira dose e 39,38% com a segunda. Nos últimos sete dias, período compreendido entre 5 e 12 de julho, foram aplicadas 450.872 doses. Dessas, 300.901 são de dose um (D1) e 149.971 são de dose dois (D2) ou dose única. “Santa Catarina está melhorando os índices dia a dia. Essa semana foi de diversas conquistas, estamos com mais de 200 leitos vagos de UTI COVID e agora chegamos à marca das 4 milhões de doses aplicadas, além de termos ultrapassado 1 milhão de catarinenses com o esquema vacinal completo”, comemorou o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.

Saúde confirma 2.310 novos casos e 241 óbitos pela Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta segunda-feira (12) mais 2.310 casos confirmados e 241 mortes pela Covid-19 no Paraná. Os números são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento da doença mostram que o Estado soma 1.320.797 casos confirmados e 32.531 óbitos. Os casos confirmados divulgados nesta data são de fevereiro (2), março (46), abril (19), maio (35), junho (228) e julho (1.980) de 2021.

INTERNADOS – O informe relata que 1.777 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 1.380 pacientes em leitos SUS (773 em UTI e 607 em enfermaria) e 397 em leitos da rede particular (208 em UTI e 189 em enfermaria). Há outros 2.094 pacientes internados, 946 em leitos UTI e 1.148 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão na rede pública e rede particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Secretaria da Saúde informa a morte de mais 241 pacientes. São 95 mulheres e 146 homens, com idades que variam de 05 a 94 anos. Os óbitos ocorreram de 05 de março a 12 de julho de 2021. Os pacientes que foram a óbito residiam em: Curitiba (38), Maringá (9), Londrina (6), Sarandi (6), Cascavel (5), São José dos Pinhais (5), Apucarana (4), Fazenda Rio Grande (4), Andirá (3), Arapongas (3), Araucária (3), Foz do Iguaçu (3), Guarapuava (3), Paranavaí (3), Prudentópolis (3), Reserva (3), Telêmaco Borba (3), Campo Mourão (2), Cianorte (2), Jardim Alegre (2), Mandaguari (2), Mandaguaçu (2), Paranaguá (2), Ponta Grossa (2), Santa Helena (2), Terra Boa (2), Toledo (2), Umuarama (2) e União da Vitória (2).

A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: Adrianópolis, Alvorada do Sul, Ampére, Araruna, Ariranha do Ivaí, Assaí, Astorga, Bandeirantes, Bela Vista do Paraíso, Boa Esperança, Bom Jesus do Sul, Califórnia, Cambé, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Candói, Carambeí, Cerro Azul, Chopinzinho, Colorado, Cornélio Procópio, Coronel Vivida, Curiúva, Diamante D’Oeste, Diamante do Norte, Dois Vizinhos, Douradina, Enéas Marques, Faxinal, Foz do Jordão, Francisco Beltrão, Goioerê, Guamiranga, Guapirama, Guaratuba, Guaíra, Ibiporã, Iguatu, Irati, Itaperuçu, Ivaiporã, Ivaí, Jacarezinho, Japira, Japurá, Jataizinho, Juranda, Laranjal, Lidianópolis, Loanda, Luiziana, Mangueirinha, Marechal Cândido Rondon, Marialva, Marilena, Maripá, Mauá da Serra, Medianeira, Mercedes, Morretes, Munhoz de Melo, Nova Aliança do Ivaí, Nova Londrina, Nova Olímpia, Nova Santa Rosa, Ourizona, Ouro Verde do Oeste, Paiçandu, Palmas, Palmeira, Palotina, Paranacity, Pato Branco, Pinhão, Piên, Porecatu, Porto Rico, Presidente Castelo Branco, Quatiguá, Quatro Barras, Rebouças, Ribeirão do Pinhal, Rio Bonito do Iguaçu, Rio Branco do Sul, Rolândia, Salto do Itararé, Salto do Lontra, Santa Cruz de Monte Castelo, Santa Fé, Santa Izabel do Oeste, Santa Maria do Oeste, Santa Mônica, Santa Terezinha de Itaipu, Santana do Itararé, Santo Inácio, Serranópolis do Iguaçu, Siqueira Campos, São Jorge do Ivaí, São Jorge do Patrocínio, São José da Boa Vista, São José das Palmeiras, São Mateus do Sul, Tamarana, Tamboara, Tapira, Terra Rica, Tibagi, Tuneiras do Oeste, Turvo, Ventania, Verê e Virmond.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento registra 6.973 casos de residentes de fora do Estado, sendo que 184 pessoas foram a óbito.

Confira o informe completo.

Paraná é o 3º estado que mais aplicou vacinas contra a Covid-19 na população em geral

Segundo os dados do Vacinômetro Nacional, os municípios paranaenses já aplicaram 1.646.438 vacinas contra a Covid-19 na população em geral de 18 a 59 anos. São pessoas que não estão em nenhum grupo prioritário e fazem parte da estratégia do Governo do Paraná adotada desde 2 de junho de aplicar as doses de maneira escalonada em todos os adultos. Somando também o público prioritário, o Estado já aplicou mais de 6,5 milhões de doses, ou seja, a população em geral representa 25% do todo até o momento. Até esta segunda-feira (12), foram 1.528.717 primeiras doses e 117.721 segundas doses ou dose única (imunização completa) para esse grupo de paranaenses. Os números passaram a aparecer no relatório nacional do SUS apenas nesta semana.

A Secretaria de Estado da Saúde estima que o Paraná tenha 3.804.025 pessoas acima de 18 anos fora dos grupos prioritários, ou seja, 43% desse público já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19: 1.643.591 pessoas (D1 ou dose única). Se for considerada toda a população vacinável, inclusive prioritários, o número já ultrapassa 60%. Também é a primeira vez que é possível fazer um comparativo com os outros estados, o que antes só era possível em determinados grupos, como trabalhadores da saúde ou idosos. Os números colocam o Paraná como o primeiro estado do Sul na vacinação da população em geral e o terceiro do País em números absolutos, atrás do Rio de Janeiro (1.694.876 doses aplicadas) e São Paulo (7.700.565), nessa ordem. Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Maranhão e Bahia estão na sequência. Foram, ao todo, mais de 22 milhões de aplicações em todo o Brasil.

Manifestantes cubanos ocupam as ruas para protestar contra governo

Manifestantes ocuparam as ruas da capital de Cuba, Havana, neste domingo (11) para protestar contra a crise econômica e o avanço nos números da pandemia de covid-19. Segundo a agência de notícias Reuters, a falta de alimentos, limitações às liberdades civis e a má condução do presidente Miguel Díaz-Canel frente ao avanço do novo coronavírus estavam entre as reivindicações populares. Forças de repressão ao movimento foram acionadas. Carros militares com armas de alto calibre foram vistos na capital mesmo após o fim das passeatas. Durante a pandemia, Havana e outras cidades estão sob toque de recolher para tentar evitar o avanço da covid-19. Cidadãos não podem circular após as 21h.

Díaz-Canel, que também comanda o Partido Comunista, atribuiu o tumulto aos Estados Unidos, ex-inimigo da Guerra Fria que nos últimos anos endureceu seu embargo comercial de décadas contra a ilha, em um pronunciamento televisionado na tarde de domingo. O presidente disse que muitos manifestantes são sinceros, mas manipulados por campanhas de rede social orquestradas pelos EUA e “mercenários” em solo cubano, e alertou que novas “provocações” não serão toleradas, pedindo aos apoiadores que as confrontem. Ele fará outro pronunciamento à nação nesta segunda-feira, de acordo com a mídia estatal.

Papa Francisco ficará no hospital por mais alguns dias, diz Vaticano

O papa Francisco completou o tratamento pós-cirúrgico mas permanecerá no hospital por mais alguns dias para fazer os ajustes finais de medicação e reabilitação, informou o Vaticano nesta segunda-feira (12). Quando o papa deu entrada no hospital em 4 de julho para ter parte de seu cólon removido, o Vaticano disse que ele ficaria internado por cerca de sete dias, caso não ocorressem complicações.”Sua Santidade, o papa Francisco passou um dia (domingo) tranquilo e completou seu tratamento pós-operatório”, disse o porta-voz Matteo Bruni em seu comunicado diário sobre o estado de saúde do papa. “Para ajustar sua terapia de medicação e de reabilitação, o Santo Padre permanecerá hospitalizado por mais alguns dias”, disse ele no comunicado em italiano.
Bruni disse que antes de o papa fazer um pronunciamento público no domingo da varanda do hospital Gemelli, ele visitou crianças em uma ala voltada ao tratamento de câncer. Algumas delas ficaram ao lado dele na varanda. Após o pronunciamento, disse Bruni, o papa visitou outros pacientes e membros da equipe médica. O papa ficou na varanda por cerca de 10 minutos enquanto fazia o pronunciamento no domingo e pareceu estar em boa condição geral, embora sua voz estivesse rouca. O Vaticano posteriormente divulgou fotos de Francisco sendo levado em uma cadeira de rodas para visitar médicos e outros pacientes.

Djokovic é 1º classificado ao ATP Finals após triunfo em Wimbledon

Imagem
Djokovic – Twitter

Novak Djokovic se tornou o primeiro tenista a se classificar para o ATP Finals deste ano ao empatar o recorde de Roger Federer e Rafael Nadal com a conquista de seu 20º título de Grand Slam em Wimbledon neste domingo (11). O número um do mundo derrotou o italiano Matteo Berrettini em parciais de 6-7(4), 6-4, 6-4 e 6-3 na final, obtendo seu sexto troféu em Wimbledon e garantindo uma vaga no ATP Finals, que acontecerá em Turim entre 14 e 21 de novembro. “Estou feliz por ter me classificado para Turim tão cedo”, disse Djokovic, que disputará a 14ª edição do torneio, em um comunicado. “Os torcedores italianos gostam muito de tênis, então tenho certeza de que será um grande evento com uma atmosfera fantástica.” O sérvio tentará vencer o último torneio da temporada pela sexta vez com a ambição de igualar o recorde do suíço Federer na competição. O tenista de 34 anos, que pode quebrar um recorde encerrando o ano no topo do ranking pela sétima vez, venceu 34 de 37 partidas neste ano.

São Paulo e Racing se reencontram nas oitavas de final da Libertadores

De um lado, um São Paulo que disputará o décimo jogo no intervalo de um mês. Do outro, um Racing que não atua há quase 40 dias, desde a final da Copa da Liga Argentina, que finalizou a temporada do futebol no país vizinho. É neste cenário que as equipes se enfrentam nesta terça-feira (13), às 21h30 (horário de Brasília), no Morumbi, no primeiro duelo do confronto pelas oitavas de final da Libertadores.

Renato Gaúcho é apresentado oficialmente como técnico do Flamengo

RNC – Divulgação

O técnico Renato Gaúcho foi apresentado oficialmente na tarde desta segunda-feira (12) como novo comandante do Flamengo em entrevista coletiva realizada no Ninho do Urubu. “Há uns dois, três anos, falei que tinha esse sonho, e hoje o estou realizando. Acho que todo treinador tem que sonhar grande e alto. Treinar o Flamengo é a mesma coisa que treinar a seleção brasileira”, disse. Na busca de concretizar o sonho de ser campeão como técnico do time da Gávea, a estreia do treinador no banco de reservas da equipe carioca será na próxima quarta-feira (14), quando o Rubro-Negro enfrenta o Defensa y Justicia (Argentina), pela ida das oitavas de final da Copa Libertadores.

“Lembro até hoje de ter dado a volta olímpica em 1987 no Maracanã como jogador. Espero que, com esse grupo, agora como treinador, possa realizar esse sonho de ser campeão como técnico”. Além do torneio continental, Renato Gaúcho terá pela frente as disputas do Campeonato Brasileiro, no qual a equipe busca o tricampeonato, e da Copa do Brasil. Após assinar com o clube da Gávea até o final do ano, Renato Gaúcho fez questão de reiterar sua identificação com o rubro-negro. “Quando eu jogava pelo Grêmio, tinha um sonho de um dia jogar no Flamengo. E pude realizar esse sonho. Agora, como treinador, vou dar continuidade a esse trabalho”, concluiu.

Copa América trouxe ao Brasil a cepa colombiana do novo coronavírus

Apesar de o Ministério da Saúde comemorar a realização da Copa América no Brasil e dizer que a competição “trouxe uma vitória importante para todo o país” — ao se referir ao fato de que o torneio não aumentou a incidência de casos de covid-19, a competição trouxe uma variante inédita, que ainda não havia sido identificada em solo brasileiro. Segundo o Instituto Adolfo Lutz, uma cepa de interesse originária da Colômbia foi encontrada em duas amostras coletadas de pessoas envolvidas no evento, que testaram positivamente para a infecção pelo novo coronavírus. Em quase um mês de competição, 179 casos de Sars-CoV-2 foram confirmados.

Os dois registros positivos da variante colombiana foram identificados em amostras que vieram de Cuiabá, que recebeu cinco jogos da Copa na Arena Pantanal. As amostras são referentes a dois homens, de 37 e 47 anos, que vieram do Equador e da Colômbia, respectivamente. Segundo o Adolfo Lutz, essa variante ainda não havia sido encontrada no Brasil. A nova mutação foi detectada ainda no Equador, nos Estados Unidos, no Caribe e em alguns países da Europa. O instituto explicou que os vírus sequenciados possuem mutações “que podem estar associadas a um maior potencial de transmissão” e, por isso, a variante é considerada, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como de interesse. Desde o final de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divide as cepas como Variantes de Interesse (VOI) ou Variantes de Preocupação (VOC) as de interesse são consideradas menos agressivas.

Eurocopa: Itália comemora glória no futebol

Após 18 meses de pandemia do novo coronavírus (covid-19), a Itália comemorou nesta segunda-feira (12) o sucesso da seleção de futebol do país, que alcançou o título europeu pela primeira vez desde 1968. No último domingo (11) os italianos garantiu o principal título de seleções do Velho Continente após derrotar a Inglaterra em Wembley. Liderados pelo técnico Roberto Mancini, os jogadores pousaram em solo italiano logo após o amanhecer, enquanto muitos torcedores ainda festejavam no frio da manhã, com o cheiro de fogos de artifício pairando nas ruas e as bandeiras tremulando nas janelas dos carros.

“Nós realmente precisávamos nos reunir novamente, para comemorar, ser felizes, ter um momento compartilhado. Nós realmente precisávamos disso”, declarou Sara Giudice, moradora de Roma. À tarde, o time foi convidado de honra no Palácio do Quirinale, do presidente Sergio Mattarella, antes de fazer uma curta viagem pelo centro de Roma para ser recebido pelo primeiro-ministro Mario Draghi. O ônibus azul e branco da seleção italiana desfilou lentamente pelas ruas cheias de torcedores acenando com bandeiras, antes de uma cerimônia no pátio do gabinete do primeiro-ministro.

Tóquio inicia estado de emergência na iminência da Olimpíada

A cidade de Tóquio, sede da Olimpíada que começa neste mês, entrou em um novo estado de emergência para conter a covid-19 nesta segunda-feira (12), menos de duas semanas antes de os Jogos começarem, em meio a dúvidas sobre a possibilidade de as medidas conterem um aumento de casos da doença. Na semana passada, os organizadores anunciaram que os espectadores serão proibidos em quase todos os locais de competição. Os espectadores estrangeiros já haviam sido barrados meses atrás, e agora as autoridades estão pedindo aos moradores que assistam o evento pela televisão para manter a circulação de pessoas, que poderia disseminar o contágio, no mínimo.

Pesquisas de opinião mostram de forma contínua que o público japonês está preocupado com a realização da Olimpíada durante a pandemia. A maneira como o primeiro-ministro Yoshihide Suga lida com a pandemia incluindo uma distribuição de vacinas inicialmente lenta– mina seu apoio. A questão é especialmente delicada antes de uma eleição nacional e da definição da liderança do partido governista no final deste ano. “Pediríamos às pessoas que apoiem os atletas de casa”, disse o secretário-chefe de gabinete, Katsunobu Kato, em um programa de televisão dominical. Os Jogos, adiados em um ano por causa da pandemia, ocorrerão de 23 de julho a 8 de agosto, e o estado de emergência – o quarto da capital – dura até 22 de agosto, pouco antes do início da Paralimpíada.

O governo e os organizadores veem os Jogos há tempos como uma chance de exibir a recuperação japonesa de um terremoto e uma crise nuclear devastadores ocorridos em 2011. No sábado (10), o governador do município de Fukushima, o local de um desastre nuclear, disse que os espectadores também serão proibidos nos jogos locais de softball e beisebol, revertendo uma decisão anterior. O Japão registra mais de 815.440 casos de covid-19 e quase 15 mil mortes. Aumentos recentes em Tóquio são particularmente preocupantes em meio a uma vacinação que começou lenta e enfrenta problemas de suprimento depois de ter acelerado. Só cerca de 28% da população já recebeu ao menos uma dose de uma vacina contra covid-19.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná.