Ford encerra sua produção no Brasil

A montadora Ford anunciou hoje (11) que fechará suas fábricas no Brasil. Serão fechadas as plantas de Camaçari (BA) e Taubaté (SP). Será mantida apenas por alguns meses a produção de peças para suprir o estoque de pós-venda. A fábrica da Troller, em Horizonte (CE), será fechada no último trimestre de 2021. O mercado nacional será abastecido com veículos produzidos, principalmente, na Argentina e no Uruguai, países cujas operações da empresa não serão afetadas. A montadora encerrará as vendas dos modelos EcoSport, Ka e T4 assim que terminarem os estoques. A empresa manterá apenas o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia; o Campo de Provas, em Tatuí (SP); e sua sede regional em São Paulo.

A justificativa é a crise gerada pela pandemia que atinge o mundo desde o início de 2020. Segundo a Ford, a pandemia da covid-19 “amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas”. “A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável”, disse Jim Farley, presidente e CEO da Ford. A companhia não informou qual será o número de funcionários demitidos, disse apenas que trabalhará “com os sindicatos, nossos funcionários e outros parceiros para desenvolver medidas que ajudem a enfrentar o difícil impacto desse anúncio”.

Trabalhadores da Ford protestam contra fechamento de fábrica em Camaçari

Trabalhadores da Ford protestam contra o fechamento da fábrica da montadora em Camaçari, região metropolitana de Salvador, na manhã desta terça-feira (12). Na segunda (11), a montadora anunciou que encerrará a produção de veículos em suas fábricas no Brasil após um século. De acordo com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia, Júlio Bonfim, durante uma reunião com o presidente da Ford na América do Sul, a empresa informou que a decisão de encerramento da produção foi tomada por causa da instabilidade econômica do país.

“Ontem eu tive uma convocação por parte da Ford e nessa reunião, eu esperava que a tratativa era referente aos 460 trabalhadores da Ford que estavam suspensos por contrato em lay-off [suspensão temporária]. Mas fomos surpreendidos por um anúncio, por parte do presidente América do Sul, informando da instabilidade econômica do país e a incerteza econômica do país por parte do governo federal, isso dito pelo próprio presidente América do Sul da Ford. E também a questão do coronavírus impactou diretamente no encerramento das atividades da Ford”, contou Júlio. Por meio de nota, o Ministério da Economia afirmou que lamenta a decisão global e estratégica da Ford de encerrar a produção no Brasil. Disse ainda que a decisão da montadora destoa da forte recuperação observada na maioria dos setores da indústria no país; que muitos registram resultados superiores ao período pré-crise.

Fábrica da Troller no Ceará encerrará as atividades com 470 funcionários

Com a saída do Brasil, divulgada nesta segunda-feira (11), a Ford também anunciou o encerramento das atividades da fábrica da Troller durante 2021. A planta está localizada na cidade de Horizonte, no Ceará. Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A Troller foi fundada em 1997 na cidade cearense e adquirida pela Ford em 2007. A fábrica, que emprega 470 colaboradores, produz o offroad T4. A fábrica da Troller deverá funcionar até o quarto trimestre de 2021. De acordo com o comunicado, a Ford manterá apenas sua sede administrativa para a América do Sul em São Paulo, o Centro de Desenvolvimento de Produto na Bahia e o Campo de Provas em Tatuí (SP). Leia o comunicado na íntegra neste link.

Butantan deve apresentar nesta terça dados completos sobre eficácia da vacina CoronaVac

O Instituto Butantan deve apresentar nesta terça-feira (12) os dados completos referentes à eficácia da CoronaVac aferida nos testes realizados no Brasil. As informações serão divulgadas em entrevista coletiva na sede do instituto, marcada para 12h45. A CoronaVac é uma vacina contra a Covid-19 que usa vírus inativados. Ela é desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Butantan, que é vinculado ao governo de São Paulo.

Na semana passada, o instituto havia anunciado que, nos testes no Brasil, o imunizante atingiu 78% de eficácia em casos leves e 100% em casos graves e moderados (ou seja, a vacina protegeu contra mortes e complicações mais severas da doença). Entretanto, ainda não foi divulgada a eficácia global da Coronavac, que aponta a capacidade da vacina de proteger em todos os casos – sejam eles leves, moderados ou graves.

No cálculo de especialistas, a eficácia global da CoronaVac no Brasil também deve ficar pouco acima de 60%, o que é considerado um bom índice de proteção. Na Indonésia, dados preliminares de testes de fase 3 mostraram uma eficácia de 65,3% para a vacina. O país aprovou o uso emergencial da CoronaVac, e o presidente Joko Widodo deve receber a primeira dose nesta quarta-feira (13). De acordo com os pesquisadores chineses, a CoronaVac não apresentou “nenhuma preocupação com relação à segurança”. A maioria das reações foram leves.

Plano de vacinação: Em coletiva de imprensa nesta segunda (11), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), manteve o cronograma de vacinação definido pelo plano estadual e cobrou uma definição de data do Ministério da Saúde. O Plano Estadual de Imunização (PEI) foi elaborado pelo governo paulista considerando justamente a aplicação da CoronaVac, que é produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com Butantan. Questionado sobre como a data de início do plano estadual pode estar mantida – já que o Instituto Butantan assinou um contrato de exclusividade para fornecer a CoronaVac para o governo federal – Doria disse apenas que “a exclusividade é pela vida”.

O governador alegou ainda que “o sistema nacional de imunização será respeitado e atendido por São Paulo se atender São Paulo, dentro de critérios científicos”. A promessa de Doria é utilizar os 5,2 mil postos de vacinação já existentes nos 645 municípios do estado e ampliar a rede para até 10 mil locais de vacinação por meio da utilização de escolas, quartéis da PM, estações de trem e terminais de ônibus, além de farmácias e de pontos de vacinação no sistema drive-thru.

Covid-19: Anvisa divulga novas orientações para farmácias e drogarias

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nova nota técnica, com orientações que objetivam minimizar os riscos de exposição ao novo coronavírus (covid-19) para as equipes de profissionais que trabalham nas farmácias e drogarias e aos clientes, a partir da adoção de princípios de prevenção e controle de infecções e distanciamento social enquanto durar a pandemia. De acordo com o documento, divulgado nessa segunda-feira (11), as farmácias e drogarias são estabelecimentos que realizam atividades essenciais durante a pandemia e, por isso, é fundamental que cumpram medidas relacionadas ao enfrentamento da disseminação da covid-19.

Conforme a nota da Anvisa, as farmácias e drogarias, entre outras medidas, devem estabelecer barreiras, preferencialmente físicas, entre funcionários e usuários, como também entre os próprios usuários. Recomenda-se ainda que o distanciamento seja de no mínimo 1 metro entre elas; e limitar o número de pessoas no interior do estabelecimento para evitar aglomeração no balcão de atendimento ou nas áreas de pagamento. Além disso, os estabelecimentos podem definir estratégias para diminuir o tempo que o usuário permanece na fila; e estratégias para controlar o fluxo da entrada de clientes no estabelecimento. Se as condições climáticas permitirem, disponibilizar local externo para área de espera.

“As farmácias e drogarias devem também disponibilizar insumos de proteção e prevenção, tais como: sabonete líquido, preparações alcoólicas a  70%  e equipamentos de proteção individual, para o atendimento seguro e adequado, estando estes em fácil acesso e suficientes para os clientes e equipe”, orienta a Anvisa. A União Europeia começou a campanha de vacinação em vários países do bloco no final do ano passado. Primeiramente, com a vacina da Pfizer/BioNTech. Depois, em 6 de janeiro, o bloco também aprovou o uso emergencial do imunizante desenvolvido pela Moderna, que já está sendo aplicado na população. A vacina de Oxford já foi aprovada em países como Argentina, Grã-Bretanha, El Salvador e Índia.

Agência Europeia de Medicamentos recebe pedido de uso emergencial da vacina de Oxford

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) – órgão equivalente à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no Brasil disse ter recebido nesta terça-feira (12) o pedido de aprovação para uso emergencial da vacina de Oxford contra Covid-19 da empresa farmacêutica AstraZeneca. O órgão promete avaliar o pedido em um prazo curto. Um parecer sobre a autorização condicional pode ser emitido até o dia 29 de janeiro durante reunião do Comitê de Medicamentos Humanos (CHMP) da agência, disse a EMA em comunicado.

A nota também diz que, durante a revisão da vacina, foram avaliados dados de testes em andamento na Grã-Bretanha, Brasil e África do Sul. Informações adicionais do imunizante já foram enviadas pela AstraZeneca e estão em análise. Os testes iniciais em humanos da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca começaram ainda em abril. A Organização Mundial da Saúde (OMS) chegou a falar que era a opção mais adiantada no mundo na época e, também, a mais avançada em desenvolvimento. Em 27 de junho, o Ministério da Saúde anunciou a compra da tecnologia para produção dentro da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Na última sexta-feira (8), o pedido emergencial para o uso da vacina foi feito junto à Anvisa.

Covid-19: OMS fará visita de inspeção à China na quinta-feira

Uma equipe de especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS), responsável por investigar a origem do novo coronavírus, vai iniciar na quinta-feira (14) uma visita à China, inicialmente prevista para a semana passada, informaram as autoridades chinesas. Na semana passada, a viagem foi cancelada por falta de autorizações necessárias, o que foi dado agora pelo governo chinês.

“Após discussões, a equipe de especialistas da OMS […] visitará a China a partir de 14 de janeiro para inspeções”, informou a Comissão de Saúde da China, em comunicado, acrescentando que os peritos “conduzirão investigações conjuntas com cientistas chineses sobre as origens da covid-19”.

Pequim não forneceu mais informações sobre o programa da visita, mas é esperado que os especialistas sejam colocados em quarentena na chegada ao país. Na terça-feira, numa rara demonstração de tensões entre a OMS e o governo chinês, o diretor daquela agência das Nações Unidas, Tedros Ghebreyesus, disse estar “muito decepcionado” com os obstáculos colocados pelas autoridades chinesas à chegada dos especialistas, para uma missão que sofreu meses de atrasos.

Equipe da OMS irá até Wuhan

A missão é formada por técnicos ligados à OMS, à Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e à Organização Mundial de Saúde Animal, tendo como principal objetivo viajar até Wuhan, onde foram notificados os primeiros casos de covid-19, no final de 2019. Cientistas dos Estados Unidos, Japão, Rússia, Reino Unido, Holanda, Dinamarca, Austrália, Vietnã, Alemanha e Catar farão parte da missão.

Especialistas da OMS já visitaram a China, em fevereiro e julho do ano passado, para investigar as origens do novo coronavírus, embora em ambas as ocasiões poucos detalhes tenham sido divulgados. A visita é um assunto sensível para o governo chinês, preocupado em afastar responsabilidades em relação à pandemia.

Nas últimas 24 horas, a China identificou 103 novos casos de covid-19, o total mais alto desde o fim de julho. O país somou 87.536 infectados desde o início da pandemia e 4.634 mortos. A pandemia de covid-19 provocou 1.926.570 mortes resultantes de mais de 89 milhões de casos de infecção em todo o mundo. A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

MEC abre inscrições para seleção de bolsistas do ProUni

Interessados em participar da primeira seleção de bolsistas do Programa Universidade Para Todos (ProUni) podem se inscrever a partir de hoje (12), até a próxima sexta-feira (15). Segundo o Ministério da Educação (MEC), as instituições particulares de ensino superior que participam do programa oferecerão 162.022 bolsas de estudo, sendo 76.855 integrais e 85.167 parciais, com 50% de desconto sobre o valor do curso. A relação das instituições e dos cursos disponíveis pode ser consultada na página do programa na internet. Também é possível pesquisar as opções ofertadas por cidades e por tipo de bolsa (integral e parcial), modalidade (presencial e a distância). De acordo com o MEC, os estados com os maiores números de bolsas ofertadas são São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.

Covid-19: Brasil chega a 8,13 milhões de casos e tem 203,5 mil mortes

Até o momento, 203.580 pessoas já perderam a vida por causa da pandemia do novo coronavírus. Nas últimas 24 horas, foram registradas 480 mortes em decorrência da doença. Ontem (10), o painel do Ministério da Saúde trazia 203.100 óbitos. Ainda há 2.633 falecimentos em investigação por equipes de saúde. O número de casos desde o início da pandemia totalizou 8.131.612. Entre ontem e hoje, as autoridades de saúde registraram mais 25.822 diagnósticos positivos. Ontem, o número de pessoas infectadas desde que a pandemia começou subiu para 8.105.790.

Os dados estão na atualização diária do Ministério da Saúde, divulgada na noite desta segunda-feira (11). O balanço é feito a partir de informações sobre casos e mortes coletadas e enviadas pelas secretarias estaduais de Saúde. Há 720.549 pessoas com casos ativos em acompanhamento por profissionais de saúde e 7.207.483 pessoas recuperadas da doença. Em geral, os registros de casos e mortes são menores aos domingos e nas segundas-feiras em razão da dificuldade de alimentação de dados pelas secretarias de Saúde aos fins de semana. Já às terças-feiras os totais tendem a ser maiores pelo acúmulo das informações de fim de semana que são enviadas ao Ministério da Saúde.

Covid nos Estados

Na lista de estados com mais mortes, o topo é ocupado por São Paulo (48.379), seguido por Rio de Janeiro (26.771), Minas Gerais (12.736), Ceará (10.160) e Pernambuco (9.851). As unidades federativas com menos óbitos são Roraima (793), Acre (826), Amapá (976), Tocantins (1.274) e Rondônia (1.926).

SC: Estado confirma 522.478 casos, 497.617 recuperados e 5.677 mortes por Covid-19

O Governo do Estado relata que há um total de 522.478 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em Santa Catarina. Desses, 497.617 são considerados recuperados e 19.184 continuam em acompanhamento. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira, 11. Desde o início da pandemia, 5.677 óbitos foram causados pelo vírus. Os dados colocam a taxa de letalidade em 1,09%. Esses números representam uma diminuição de 1063 no número de casos ativos e houve 40 óbitos adicionais registrados em comparação com o boletim do dia anterior. O total de confirmados cresceu 1.901, enquanto 2.924 pessoas passaram a se enquadrar nos critérios para serem consideradas recuperadas.

>>> Confira aqui o boletim diário desta segunda-feira, 11
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

Todos os 295 municípios catarinenses já confirmaram ao menos um caso e 266 deles têm registros de óbitos. Estima-se que haja casos ativos em 285. A cidade com a maior quantidade de confirmações de infecção pelo novo coronavírus é Joinville, com 48.116 casos. Na sequência, aparecem Florianópolis (44.788), Blumenau (27.776), São José (22.149), Criciúma (19.923), Palhoça (15.690), Balneário Camboriú (15.290), Itajaí (15.062), Chapecó (14.230) e Brusque (13.530). A taxa de ocupação dos leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina é de 79,7%. Isso significa que, dos 1.516 leitos existentes no estado, 307 estão livres e 1.209 estão ocupados, sendo 556 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19.

​Mais 1.663 diagnósticos e 19 óbitos pela Covid-19 são registrados no Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta segunda-feira (11) mais 1.663 novos diagnósticos da infecção causada pelo novo coronavírus e 19 mortes em decorrência da doença no Paraná. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Estado soma 471.201 casos confirmados e 8.695 mortos desde o início da pandemia. Os casos divulgados nesta segunda-feira são de janeiro de 2021 (1.532) e dos  seguintes meses de 2020:  julho ( 2), agosto (2), setembro (4), outubro (1), novembro (7) e dezembro (115).

INTERNADOS – Segundo o informe, nesta segunda-feira 1.268 pacientes com diagnóstico confirmado estão internados. São 1.016 pacientes em leitos SUS (562 em UTI e 454 em enfermaria) e  252 em leitos da rede particular (131 em UTI e 121  em leitos clínicos/enfermaria). Há outros 1.379 pacientes internados, 504 em leitos UTI e 875 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – Os 19 pacientes que faleceram, relatados neste informe, são 7  mulheres e 12 homens, com idades que variam de 34 a 82 anos. Os óbitos ocorreram entre 20 de novembro 2020 a 10 de janeiro de 2021. Os pacientes que foram a óbito residiam em Foz do Iguaçu (5) e Barracão (2). A Secretaria da Saúde registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos municípios de Arapongas, Assis Chateuabriand, Cantagalo, Cascavel, Coronel Vivida, Diamante do Norte, Ivaté, Matelândia, Ouro Verde do Oeste, Sulina, Tupãssi e Vera Cruz do Oeste.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Secretaria da Saúde registra 3.748 casos de residentes de fora, sendo que 73 pessoas foram a óbito.

Confira o informe completo clicando  AQUI.

Trump decreta estado de emergência em Washington

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aprovou nessa 2ª feira (11.jan.2021) uma declaração de estado de emergência para Washington, capital do país, depois que autoridades policiais alertaram sobre eventuais conflitos na posse do presidente eleito, Joe Biden. A ordem, que pode ser estendida até 24 de janeiro, permite que a Agência Federal de Gestão de Emergências “identifique, mobilize e forneça a seu critério equipamentos e recursos necessários para aliviar os impactos da emergência”.

A medida vem depois que manifestantes pró-Trump invadiram o capitólio dos EUA, em 6 de janeiro, numa tentativa de interromper a sessão que certificaria a vitória de Joe Biden nas eleições de novembro, e em apoio às alegações de Trump de que houve fraude. O episódio deixou 5 mortos. Também na 2ª feira (11.jan.2021), o FBI (Federal Bureau of Investigation) alertou sobre possíveis protestos armados em todos os 50 Estados e na capital dos EUA nos dias que antecedem a posse de Biden (20 de janeiro). O prefeito da capital, Muriel Bowser, enviou uma carta no fim de semana pedindo segurança mais rigorosa antes da posse por causa do “caos, ferimentos e morte” no Capitólio em 6 de janeiro.

EUA, autoridades se preparam para novas marchas de apoiadores de Donald Trump

As forças de segurança dos Estados Unidos aumentaram os esforços para proteger as pessoas na capital do país, Washington D.C., no dia da posse de Joe Biden, 20 de janeiro, de acordo com reportagens publicadas na imprensa nesta terça-feira (12). O plano é acionar 1.500 tropas da Guarda Nacional. Foram identificados 16 grupos que pretendem fazer protestos no dia da posse.

Tradicionalmente, a cidade fica cheia durante o evento. Por causa da pandemia de coronavírus, no entanto, os governos do Distrito de Columbia, onde fica a capital, e dos estados vizinhos, Maryland e Virginia, divulgaram um comunicado no qual pedem para que as pessoas fiquem em casa. Mesmo com essas preocupações, o comitê responsável pela posse de Biden afirma que ele deverá fazer um pronunciamento a céu aberto. O presidente eleito pretende visitar um cemitério nacional com três ex-presidentes: Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton (que também são alvos em potencial e, portanto, tornam o trabalho das forças de segurança maior).

Protestos pelo país: O FBI entrou em contato com todos os 50 estados dos EUA para que fiquem atentos aos protestos de grupos de extrema direita. O plano dos manifestantes é fazer marchas nas capitais estaduais neste fim de semana, segundo o FBI. Os prédios federais nas capitais estaduais terão a segurança reforçada. O comunicado do FBI tem informações do próprio birô de inteligência como o de outras agências. Parte dos dados não foi confirmada, mas se diz lá que haverá protestos nas capitais de todos os estados, de acordo com o “Washington Post”.

China: trabalhadores estão retidos em mina de ouro após explosão

Um grupo de 22 mineiros está retido há quase 48 horas em uma mina de ouro em construção no Leste da China, após uma explosão, informaram nessa segunda-feira (12) as autoridades chinesas, nas redes sociais. A explosão ocorreu no domingo (10), numa mina situada em Qixia, na província de Shandong, causando danos graves na escada que dá acesso ao fundo da mina, bem como nos cabos de comunicação. As autoridades não indicaram a profundidade em que se encontram os mineiros.

A mina pertence à empresa local Shandong Wucailong Investment. A China é o maior produtor mundial de ouro, com 11% do total extraído em 2019, segundo o Conselho Mundial do Ouro. O país contava com mais de 3 mil minas de ouro em 2016, de acordo com estudo dos serviços geológicos chineses. Os acidentes em minas são frequentes na China, que todos os anos registra dezenas de milhares de mortos em acidentes de trabalho. Em dezembro, 23 mineiros morreram numa mina de carvão em Chongqing, no sudoeste do país, após um vazamento de gás. Em setembro de 2020, 16 mineiros morreram numa mina de carvão, também localizada no município de Chongqing, devido a outro vazamento de gás.

Em novo decreto, papa autoriza mais funções para mulheres na Igreja

O papa Francisco, em mais um passo para ampliar as funções das mulheres na Igreja Católica Romana, alterou regras nesta segunda-feira (11) para permitir formalmente que elas atuem como leitoras em liturgias, distribuidoras de comunhão e prestem serviços no altar. Em decreto, o papa formalizou o que já vinha acontecendo em muitos países desenvolvidos há anos. Mas, ao introduzir a mudança no Código de Direito Canônico, será impossível para os bispos conservadores impedir que as mulheres em suas dioceses tenham essas funções.

O Vaticano enfatizou, no entanto, que essas funções são “essencialmente distintas do sacerdócio ordenado”, o que significa que não devem ser vistas como um precursor automático para que mulheres possam um dia serem ordenadas no sacerdócio. “O pontífice, portanto, estabeleceu que as mulheres podem ter acesso a essas práticas e que podem ter funções litúrgicas institucionais”, disse o Vaticano em nota explicativa. No decreto, denominado Spiritus Domini, Francisco disse que tomou a decisão após reflexão teológica. Ele afirmou que muitos bispos de todo o mundo disseram que a mudança era necessária para responder às “necessidades dos tempos”.

FUTEBOL

Atlético Mineiro e Bragantino empatam em 2 a 2 no interior de SP

Na noite desta segunda-feira (11), o Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, recebeu a estreia do Atlético Mineiro em 2021. Como o Galo teve o confronto da rodada passada contra o Santos adiado para 27 de janeiro, o duelo com o Bragantino pela 29ª rodada foi o primeiro do time no ano. E o grande objetivo dos mineiros era voltar a vencer para embolar ainda mais a parte de cima da classificação. O time foi a campo com 49 pontos na 3ª posição. Tendo somado 35 pontos, o Bragantino é o 13ª.

Seleção Feminina do Brasil participa do Torneio She Believes

De olho na preparação para os Jogos Olímpicos, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou nesta segunda-feira (11) que a Seleção Feminina participará da sexta edição do Torneio She Belives. A competição será um quadrangular, com times classificados à Olimpíada, Japão, Canadá, Estados Unidos e o Brasil. Os jogos serão entre os dias 15 a 24 de fevereiro, em Orlando (EUA). A estreia brasileira será diante do Japão, no dia 18 de fevereiro, às 18h (Horário de Brasília).

Na segunda rodada, o Brasil  enfrentará a os Estados Unidos, das atuais campeãs mundiais, no dia 21 de fevereiro, às 17h (Horário de Brasília). O time Canarinho fechará a participação no torneio diante do Canadá, no dia 24 de fevereiro, com partida agendada para às 18h (Horário de Brasília). Todos os jogos serão disputados no Exploria Stadium, em Orlando (EUA). Desde 5 de janeiro, a Seleção Feminina está reunida em Viamão (RS) para um período de treinamentos. As atividades, que iniciam o ano de 2021, fazem parte do ciclo de observações da comissão técnica de olho nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A concentração acontece em um período que não corresponde à Data FIFA, e finalizará no dia 20 deste mês.

Premier League registra 36 novos casos do novo coronavírus

A Premier League informou nesta segunda-feira (11) que um total de 36 indivíduos testou positivo para o novo coronavírus (covid-19) em duas rodadas de testes conduzidas na semana passada. Desde o início da nova temporada, 207 pessoas na divisão de elite do futebol inglês tiveram resultados positivos para covid-19 em 21 rodadas de testes. A liga, que agora realiza testes duas vezes por semana, não revelou os nomes das pessoas com resultado positivo, mas disse que ficarão isoladas por 10 dias.

“Entre segunda-feira, 4 de janeiro, e quinta-feira, 7 de janeiro, 1.538 jogadores e funcionários dos clubes foram testados para covid-19. Destes, houve 27 novos testes positivos”, disse a liga em um comunicado. “Entre sexta-feira, 8 de janeiro, e domingo, 10 de janeiro, 1.055 jogadores e funcionários dos clubes foram testados para covid-19. Destes, houve nove novos testes positivos.” Mais cedo, o jogo do Aston Villa com o Tottenham Hotspur marcado para quarta-feira (13) foi adiado depois que o clube de Midlands pediu à liga para remarcar o confronto porque vários jogadores e integrantes da comissão testaram positivo para covid-19 ou estavam em isolamento.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná.