ONU: relatório sobre clima é “alerta vermelho”

O relatório sobre o clima, publicado ontem (9) pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), é um “alerta vermelho” que deve fazer soar os alarmes sobre as energias fósseis que “destroem o planeta”. A afirmação foi feita pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres. O relatório mostra uma avaliação científica dos últimos sete anos e “deve significar o fim do uso do carvão e dos combustíveis fósseis, antes que destruam o planeta”, segundo avaliação de Guterres, em comunicado. O secretário pede que nenhuma central de carvão seja construída depois de 2021. “Os países também devem acabar com novas explorações e produção de combustíveis fósseis, transferindo os recursos desses combustíveis para a energia renovável”, acrescentou Guterres.

O relatório estima que o limiar do aquecimento global (de + 1,5° centígrado), em comparação com o da era pré-industrial, vai ser atingido em 2030, dez anos antes do que tinha sido projetado anteriormente, “ameaçando a humanidade com novos desastres sem precedentes”. “Trata-se de um alerta vermelho para a humanidade”, disse António Guterres. “Os alarmes são ensurdecedores: as emissões de gases de efeito estufa provocadas por combustíveis fósseis e o desmatamento estão sufocando o nosso planeta”, disse o secretário. No mesmo documento, ele pede igualmente aos dirigentes mundiais, que se vão reunir na Conferência do Clima (COP26) em Glasgow, na Escócia, no próximo mês de novembro, que alcancem “sucessos” na redução das emissões de gases de efeito estufa. “Se unirmos forças agora, podemos evitar a catástrofe climática. Mas, como o relatório de hoje indica claramente, não há tempo e não há lugar para desculpas”, apelou Guterres.

Relatório: De acordo com o documento do IPCC, a temperatura global subirá 2,7 graus em 2100, se se mantiver o atual ritmo de emissões de gases de efeito estufa. No novo relatório, que saiu com atraso de meses devido à pandemia de covid-19, o painel considera vários cenários, dependendo do nível de emissões que se alcance. Manter a atual situação, em que a temperatura global é, em média, 1,1 grau mais alta que no período pré-industrial (1850-1900), não seria suficiente: os cientistas preveem que, dessa forma, se alcançaria um aumento de 1,5 grau em 2040, de 2 graus em 2060 e de 2,7 em 2100.

Esse aumento, que acarretaria mais acontecimentos climáticos extremos, como secas, inundações e ondas de calor, está longe do objetivo de reduzir para menos de 2 graus, fixado no Acordo de Paris, tratado no âmbito das nações, que fixa a redução de emissão de gases de efeito estufa a partir de 2020, impondo como limite de subida 1,5 grau centígrado. O estudo da principal organização que estuda as alterações climáticas, elaborado por 234 autores de 66 países, foi o primeiro a ser revisto e aprovado por videoconferência. Os peritos reconhecem que a redução de emissões não terá efeitos visíveis na temperatura global até que se passem duas décadas, ainda que os benefícios para a contaminação atmosférica possam ser notados em poucos anos.

Anvisa recebe pedido para estudos de vacina contra covid-19 da UFRJ

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu o pedido para realização de estudos de fase 1 e 2 da vacina S-UFRJvac, que está sendo desenvolvida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A confirmação foi publicada nesta segunda-feira (9), na página da agência na internet. De acordo com a informação divulgada, a solicitação para autorização do estudo clínico foi enviada à Anvisa na última sexta-feira (6). Segundo os procedimentos da agência, a análise vai considerar a proposta do estudo, o número de participantes e os dados de segurança obtidos até o momento nos estudos pré-clínicos, que são realizados em laboratório e em animais. “Antes do pedido formalizado, a agência já havia realizado duas reuniões prévias, ainda no ano de 2020, para orientações e esclarecimentos aos desenvolvedores da vacina.

Em 24 de junho de 2021 foi realizada uma nova reunião para apresentação da estratégia de desenvolvimento dos estudos não clínicos, mas sem envio de nenhum documento ou estudo de forma oficial para a Anvisa”, esclareceu a agência. Segundo a Anvisa, com o objetivo de dar celeridade à disponibilização de medicamentos que possam auxiliar no alívio dos efeitos individuais e coletivos da pandemia da covid-19, se instituiu o Comitê de Avaliação de Estudos Clínicos, Registro e Pós-registro de medicamentos para prevenção ou tratamento da covid-19. “Esse comitê analisa, dentre outras atribuições, os pedidos de anuência de estudos clínicos com medicamentos para prevenção e tratamento da covid-19, de forma prioritária, no prazo médio de 72 horas após a submissão formal do protocolo pelo sistema Datavisa”, explicou a agência.

Brasil acumula 20 milhões de casos de covid-19 e 563 mil óbitos

O Ministério da Saúde divulgou hoje (9) novos números sobre a pandemia de covid-19 no Brasil. De acordo com levantamento diário feito pela pasta, o Brasil tem no acumulado 20 milhões de casos confirmados da doença e 563,5 mil mortes registradas. Os casos de recuperados somam 18,9 milhões. 

Em 24 horas, o ministério registrou 12 mil novos casos e 411 mortes. O estado de São Paulo tem o maior número de casos acumulados desde o início da pandemia, com 4,1 milhões de casos e 140 mil óbitos. Em seguida estão Minas Gerais (1,9 milhão de casos e  51 mil óbitos); Paraná (1,4 milhão casos e 35 mil óbitos) e Rio Grande do Sul ( 1,3 milhão de casos e 33,5 mil óbitos).

SC: Estado confirma 1.124.632 casos, 1.095.420 recuperados e 18.204 mortes

O Governo do Estado informou que há 1.124.632 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em Santa Catarina. Desses, 1.095.420 são considerados recuperados e 11.008 continuam em acompanhamento. O número foi divulgado nesta segunda-feira, 9. Desde o início da pandemia, 18.204 óbitos foram causados pela doença respiratória. Com isso, a taxa de letalidade é de 1,62%. Em comparação com o boletim do dia anterior, reduziu em 638 o número de casos ativos e houve 26 óbitos adicionais registrados. A quantidade de casos confirmados subiu 747 e outras 1.359 pessoas passaram a ser consideradas recuperadas, segundo estimativa do Governo do Estado.

>>> Confira aqui o boletim diário desta segunda-feira, 9
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

Estima-se que haja 22 municípios com o número de casos ativos zerado. A região com a maior quantidade de casos ativos hoje, proporcionalmente à população, é a Oeste, que tem 259 para cada 100 mil habitantes. Na sequência, aparecem Xanxerê (219) e Foz do Rio Itajaí (211). As que menos têm são Carbonífera (73), Alto Uruguai Catarinense (76) e Extremo-Sul (85). Dos 1.529 leitos de UTI Adulto existentes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina, há 1.085 ocupados, sendo 533 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus. A ocupação é de 71%.

SC: Estado mantém projeção de vacinar toda a população adulta até o fim de agosto

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Está mantida a previsão do Calendário Estadual de Vacinação contra a Covid-19 de aplicar, ao menos a primeira dose da vacina em toda a população adulta, com 18 anos ou mais, até o dia 31 de agosto. Para isso devem ser entregues pelo Ministério da Saúde 900 mil doses ao longo deste mês, de acordo levantamento da Secretaria da Saúde. O superintendente de vigilância em saúde, Eduardo Macário, explica que apesar das irregularidades nas entregas de vacinas, por parte do Ministério da Saúde, a previsão é que o estado receba a partir de agora, por semana, aproximadamente 300 mil doses, quantitativo suficiente para vacinar toda a população adulta.

Doses recebidas nesta segunda-feira, em Florianópolis – Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

“Se o Ministério seguir essa projeção, como esperado, o calendário será cumprido sem prejuízo algum. No entanto, qualquer eventual mudança nesse cronograma, por parte do Ministério, pode afetar o cumprimento”, assinala o superintendente. Nesta segunda-feira, 9, o estado recebeu duas novas remessas de vacinas, totalizando 167.690 doses. Deste total, 140.590 serão encaminhadas para os municípios entre terça e quarta-feira para a aplicação da primeira dose. A expectativa é que até sexta-feira, 13, novas remessas cheguem ao estado.
Macário enfatiza que essa deve ser a dinâmica a partir de agora; o recebimento de duas remessas, por semana, com aproximadamente 150 mil doses cada, totalizando 300 mil por semana.

Campanha continua após o fim de agosto: A Campanha de Vacinação contra a Covid-19 não acaba após o fim de agosto. Ao longo dos meses seguintes será dada continuidade à vacinação da população adulta e também dos grupos prioritários com a aplicação da segunda dose, bem como será iniciada a vacinação em uma nova população, a dos adolescentes com idade entre 12 e 17 anos com as vacinas autorizadas pela Anvisa.

Mais uma vez, Macário reforça a necessidade da aplicação da segunda dose para que população esteja devidamente protegida, principalmente, contra as variantes. “Somente com parcela expressiva da população vacinada, com duas doses, vamos poder reduzir a circulação do vírus, das variantes e evitar que a população catarinense evolua para formas graves da doença, necessite de hospitalização e, até mesmo, venha a óbito”, ressalta o superintendente.

Levantamento realizado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) nesta segunda-feira, 9, mostra que 147.031 pessoas que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 não retornaram, no tempo adequado, para tomar a segunda dose. Deste total, 84.056 são de pessoas vacinadas com a AstraZeneca e 62.975 de pessoas vacinadas com a Coronavac. Os dados são do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SiPNI), do Ministério da Saúde.

Sesa confirma 982 novos casos e 94 óbitos pela Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta segunda-feira (09) mais 982 casos confirmados e 94 mortes pela Covid-19 no Paraná. Os números são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento da doença mostram que o Estado soma 1.397.064 casos confirmados e 35.729 óbitos. Os casos confirmados divulgados nesta data são de dezembro (1) e 2020 e dos meses de fevereiro (1), março (2), abril (6), maio (42), junho (49), julho (24) e agosto (857) de 2021.

INTERNADOS – O informe relata que 1.062 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 777 pacientes em leitos SUS (463 em UTI e 314 em enfermaria) e 285 em leitos da rede particular (141 em UTI e 144 em enfermaria). Há outros 1.498 pacientes internados, 759 em leitos UTI e 739 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão na rede pública e rede particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Secretaria da Saúde informa a morte de mais 94 pacientes. São 40 mulheres e 54 homens, com idades que variam de zero a 94 anos. Os óbitos ocorreram de 15 de maio de 2020 a 06 de agosto de 2021. Os pacientes que foram a óbito residiam em: Curitiba (15), Lapa (5), Ponta Grossa (4), Pinhais (4), São José dos Pinhais (3), Londrina (3), Irati (3), Foz do Iguaçu (3), Campo Magro (3), Sarandi (2), Matinhos (2), Kaloré (2), Guarapuava (2), Cascavel (2), Cambé (2), Araucária (2), .

A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: Alvorada do Sul, Altamira do Paraná, Antonio Olinto, Arapongas, Arapoti, Atalaia, Bom Sucesso, Cafezal do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Colombo, Congoinhas, Cornélio Procópio, Fernandes Pinheiro, Francisco Beltrão, Guaraqueçaba, Iguatu, Imbaú, Imbituva, Itaperuçu, Mandaguari, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Paiçandu, Paranaguá, Pato Branco, Perobal, Piraquara, Pitanga, Renascença, Rolândia, Santa Izabel do Ivaí, Santa Mariana, Santa Terezinha do Itaipu, Sertanópolis e Tunas do Paraná.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento registra 6.308 casos de residentes de fora do Estado, sendo que 199 pessoas foram a óbito. Confira o informe completo.

Com lote da Pfizer, Paraná recebe mais 209,1 mil doses; distribuição começa nesta terça

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu na noite desta segunda-feira (9) mais 141.570 vacinas contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech. As doses se somam às 67.600 CoronaVac/Butantan entregues à tarde. Os 209.170 imunizantes fazem parte da nova remessa anunciada pelo Ministério da Saúde no final da noite de domingo (8). As vacinas da Pfizer desembarcaram no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, e foram encaminhas para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba. A distribuição está programada para esta terça-feira (10).

“Cada remessa de vacina recebida é uma dose de esperança a mais para todos nós. Contamos com a colaboração dos municípios, para que tão logo recebam essas doses, façam chegar até o braço dos paranaenses. Juntos vamos vencer o coronavírus”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. Segundo ele, nesse momento as doses estão sendo utilizadas para acelerar a imunização na população geral acima de 18 anos. “O Estado tem feito uma distribuição justa e respeitosa com todos os municípios. A maioria está desde o começo da campanha caminhando mais ou menos junta, isso mesmo com 399 realidades distintas. Queremos alcançar 80% dos vacinados com ao menos uma dose já até o fim desse mês”, afirmou Beto Preto.

INFORME TÉCNICO – Segundo o Informe Técnico do Ministério da Saúde, metade das doses da CoronaVac (33.800 doses) é destinado à primeira aplicação (D1) e metade à segunda dose (D2). Já o lote da Pfizer (141.570 doses) é dedicado integralmente à D1. Portanto, 175.370 vacinas (83,84% do lote) possibilitarão novas imunizações no Paraná, enquanto 33.800 (16,16%) finalizarão o esquema vacinal de pessoas já vacinadas com a D1.

DISTRIBUIÇÃO – A logística de distribuição das doses será realizada à tarde, nesta terça, para as Regionais de Saúde de Foz do Iguaçu, Cascavel, Campo Mourão, Umuarama, Cianorte, Paranavaí, Maringá, Apucarana, Londrina, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Toledo e Ivaiporã (via aérea) e pela manhã para as Regionais de Saúde de Paranaguá, Metropolitana, Ponta Grossa, Irati, Guarapuava, União da Vitória, Pato Branco, Francisco Beltrão e Telêmaco Borba por meio terrestre.

Comissão especial aprova PEC que altera regras eleitorais

A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a Proposta de Emenda à Constituição 125/11, que trata do adiamento das eleições em datas próximas a feriados, aprovou nesta segunda-feira (9) o relatório da deputada Renata Abreu. O texto original sofreu uma série de modificações ao longo de sua tramitação e propõe a alteração de uma série de dispositivos da legislação eleitoral.

O texto-base foi aprovado por 22 votos a 11. Na votação dos destaques, os deputados concordaram com um destaque do PCdoB que retira do texto a previsão do chamado distritão misto nas eleições seguintes para deputados federais, estaduais e vereadores. Nesse sistema, não há a necessidade de delimitar distritos eleitorais pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A própria unidade da Federação seria o distrito eleitoral.

Entre as mudanças aprovadas estão o distritão puro, com eleição do candidato mais votado  sem levar em conta os votos do partido, como acontece hoje no sistema proporcional, para os cargos de deputados federais e estaduais nas próximas eleições, a volta das coligações partidárias e a adoção do chamado “voto preferencial” para presidente da República, governadores e prefeitos, a partir de 2024. Neste último item, o eleitor tem a possibilidade de indicar até cinco candidatos em ordem de preferência. Na apuração, serão contadas as opções dos eleitores até que algum candidato reúna a maioria absoluta dos votos para chefe do Executivo.

PEC dos precatórios prevê parcelamento em dez vezes

O presidente Jair Bolsonaro encaminhou ao Congresso Nacional, nesta segunda-feira (9), a proposta de emenda à Constituição (PEC) que muda as regras do pagamento de precatórios, que são as dívidas do governo com sentença judicial definitiva. De acordo com comunicado enviado pelo Palácio do Planalto, o texto prevê parcelamento de precatórios com valor superior a R$ 66 milhões em dez vezes. E os precatórios de qualquer natureza passarão a ser corrigidos pela taxa Selic, atualmente em 5,25% ao ano.

A proposta do governo também altera algumas regras orçamentárias e institui um novo fundo para “desburocratizar” a alienação de ativos, como a venda de estatais e bens públicos. O texto da PEC ainda não foi disponibilizado pelo governo. Pela manhã, o presidente Jair Bolsonaro foi pessoalmente ao Congresso Nacional para entregar essa proposta bem como a medida provisória (MP) que institui o novo programa de transferência de renda do governo, que substituirá o Bolsa Família.

Parcelamento: Pela proposta, os precatórios de valor superior a R$ 66 milhões poderão ser pagos em dez parcelas, sendo 15% à vista e o restante pago em parcelas anuais. Outros precatórios poderão ser parcelados se a soma total dos precatórios for superior a 2,6% da receita corrente líquida da União. Nesse caso, o critério será pelo parcelamento dos precatórios de maior valor. Em 2022, de acordo com o Poder Judiciário, está previsto o pagamento de cerca de R$ 90 bilhões em precatórios, um aumento de 143% no comparativo com os valores pagos em 2018. Se aprovada, a PEC já deverá aplicar o parcelamento sobre esses valores no ano que vem.

Governo gastou R$ 711 mil para inaugurar ponte de madeira de R$ 255 mil

O governo brasileiro gastou ao menos R$ 711 mil para inaugurar uma ponte de 18 metros de comprimento e 6 metros de largura nas proximidades de uma comunidade indígena do Amazonas. O recurso era o suficiente para construir quase 3 pontes desse tipo. Os dados foram enviados pelo governo em resposta a um requerimento de informação do deputado federal Elias Vaz (PSB-GO) e se referem à ponte Rodrigo e Cibele, que custou R$ 255 mil. É uma ponte de madeira que cruza um igarapé, ligando a comunidade indígena Balaio e o município de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas.

De acordo com o governo, a comitiva presidencial gastou pelo menos R$ 711 mil na viagem de inauguração da ponte, em 27 de maio de 2021. Foram R$ 609,5 mil apenas com despesas de transporte terrestre, além de R$ 50,9 mil de diárias, R$ 50,5 mil de gastos no cartão de crédito corporativo do governo e R$ 742 com telefonia. Os dados não consideram o custo do deslocamento aéreo, de Brasília ao Amazonas, realizado com um avião da FAB (Força Aérea Brasileira). Eis a discriminação dos gastos, enviada pelo governo:

© Fornecido por Poder360

Além de Bolsonaro, participaram da cerimônia de inauguração os ministros Walter Braga Netto, da Defesa, e Luiz Eduardo Ramos, que está na Secretaria-Geral da Presidência da República e ocupava a Casa Civil à época. O chefe do Executivo também encontrou militares e indígenas na viagem. A ponte Rodrigo e Cibele foi construída em 1978 pelo Exército Brasileiro, mas foi reconstruída pelo Exército e pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). Segundo o governo, a ponte estava sem manutenção e os moradores da região precisavam percorrer 20 quilômetros para acessar o local. Em outro requerimento de informações, o Ministério da Defesa informou ao deputado Elias Vaz que a ponte custou R$ 255 mil. Os principais gastos foram os de estacas (R$ 69,5 mil) e transporte fluvial (R$ 44 mil).

TCU: O deputado Elias Vaz vai fazer uma representação no TCU (Tribunal de Contas da União) sobre os gastos realizados pela comitiva de Bolsonaro na reinauguração da ponte Rodrigo e Cibele. Ele disse que o vento fere o o princípio da economicidade, do artigo 70º da Constituição.

Auxílio Brasil deve pagar R$ 280 a partir de novembro

Enfrentando o pior momento na popularidade desde que assumiu o Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro formalizou, ontem, a criação do novo programa social que substituirá o Bolsa Família. Batizado de Auxílio Brasil, o benefício deve aumentar o ticket médio que é repassado hoje às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza em 50%. O valor só deve ser definido no final de setembro, mas ficará bem abaixo dos R$ 400 que o chefe do Executivo chegou a cogitar há algumas semanas. Como a média do Bolsa Família é de R$ 189, o futuro benefício pode ficar na casa dos R$ 280. Os detalhes do novo programa de transferência de renda foram incluídos em uma medida provisória, entregue pelo próprio Bolsonaro ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), na manhã de ontem. O presidente foi caminhando do Palácio do Planalto até o Congresso, acompanhado de uma comitiva de ministros, entre eles o da Casa Civil, Ciro Nogueira; o da Economia, Paulo Guedes; e o da Cidadania, João Roma.

Bolsonaro justificou a necessidade de aumentar o valor que é pago atualmente pelo Bolsa Família por conta da inflação dos alimentos gerada pela pandemia. “Nós não podemos deixar desassistidos exatamente os mais vulneráveis. Então, já decidido por nós, uma proposta mínima de 50% para o Bolsa Família, que, agora, chama-se Auxílio Brasil”, disse. Essa estratégia está prevista na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) elaborada pelo Executivo que autoriza a União a adiar o pagamento de precatórios judiciais por até 10 anos. Para valer, portanto, precisa da aprovação do Congresso. Apesar de dizer que o Auxílio Emergencial pode se sustentar mesmo sem a PEC, Roma admitiu que “uma vez ela (PEC) não tomando cabo, pode, sim, ter por consequência inviabilizar avanços no programa social, assim como inviabilizar uma série de coisas do Estado brasileiro”. O ministro descartou a hipótese de o programa não ser implementado caso a proposta não seja aprovada.

Trágica coincidência, diz Lira sobre desfile de tanques em dia de votação do voto impresso

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), classificou como uma “trágica coincidência” a realização de desfile militar nesta terça-feira, 10, convocado pela Marinha nos arredores do Congresso Nacional, em Brasília, pela manhã. Segundo informou a força naval, em nota, um comboio de veículos militares blindados fará parte de exercício militar, a Operação Formosa, promovido pela Marinha e que pela primeira vez contará com a participação do Exército e da Força Aérea.

No mesmo dia, está prevista a votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) do voto impresso pela Câmara. Lira marcou a sessão para esta terça-feira, 10, após reunião de líderes nesta segunda-feira. Para alguns parlamentares, o exercício foi visto como uma tentativa de intimidação do Congresso e de influenciar o resultado da votação. “Não é usual”, disse o presidente da Câmara sobre o exercício militar. “E não sendo usual, em um País polarizado do jeito que o Brasil está, isso dá cabimento para que se especule de algum tipo de pressão. Entramos em contato com o Palácio do Planalto, falei com o presidente e ele garantiu não haver esse intuito”, afirmou o parlamentar. Segundo Lira, em entrevista a O Antagonista, o desfile não deve causar problemas à votação, mas caso parlamentares e a população achem conveniente, seria possível adiar a votação da PEC.

“Essa Operação Formosa acontece desde 1988 aqui em Goiás com movimentações da Marinha. Esse ano serão acrescidos o Exército e a Aeronáutica. Então não é uma coisa que foi inventada, mas também nunca houve desfile na Esplanada dos Ministérios para ir a Formosa (GO) e parar na frente do Palácio do Planalto”, afirmou Lira. Em nota, a Marinha informou que um comboio de veículos blindados fará parte do exercício militar, batizado de Operação Formosa. A votação da proposta do voto impresso, bandeira de Bolsonaro, também está prevista para esta terça-feira na Câmara. Parlamentares viram o exercício militar que ocorrerá na Praça dos Três Poderes como tentativa de intimidar o Congresso e de influenciar o resultado da votação.

Boeing avalia datas em agosto para lançar cápsula espacial Starliner

A Boeing informou nessa segunda-feira (9) que avalia várias datas neste mês para o lançamento de sua cápsula espacial CST-100 Starliner para a Estação Espacial Internacional. A empresa adiou, na semana passada, o lançamento da cápsula, depois de descobrir uma falha nas válvulas do sistema de propulsão durante as verificações de pré-lançamento. A Boeing disse que corrigiu os problemas no fim de semana, na maioria das 13 válvulas do sistema de propulsão da CST-100 Starliner, e que as inspeções não mostraram sinais de danos ou corrosão externa.

“Sete das 13 válvulas agora estão operando conforme projetado. A inspeção e o reparo das válvulas afetadas restantes serão realizadas nos próximos dias”, informou a empresa. A Boeing disse que está trabalhando com a Nasa, a agência espcial norte-americana, e a United Launch Alliance, sua parceria com a Lockheed Martin, para confirmar as datas de lançamento quando a espaçonave estiver pronta. A CST-100 Starliner levará as pessoas de e para a órbita baixa da Terra. A Boeing garante que uma missão tripulada ocorrerá no máximo em dezembro, pois compete com a SpaceX, de Elon Musk, para ser a primeira a levar astronautas da Nasa à estação espacial, vindos do solo dos Estados Unidos, em quase uma década.

Grécia começa a avaliar danos após semana de incêndios devastadores

Autoridades da Grécia começaram a avaliar os danos dos incêndios que devastaram grandes áreas de floresta e forçaram milhares de pessoas a deixar suas casa ao longo da última semana. Outros incêndios se espalhavam sem contenção em muitas partes do país nesta segunda-feira (9). A maior frente estava na ilha de Evia, ao leste da capital, que já obrigou a retirada de moradores de dezenas de vilarejos e milhares de pessoas, e chamas destruíram florestas e lares no norte da ilha. O primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis deve realizar uma reunião ministerial ainda hoje para decidir medidas de alívio para aqueles que perderam propriedades para o fogo.

“Nossa meta é completar o inventário o mais rápido possível, para iniciar imediatamente o processo de compensar nossos cidadãos afetados”, informou o Ministério da Infraestrutura e dos Transportes em comunicado. Em Evia, que é a segunda maior ilha grega e fica próxima do continente, aeronaves que derramam água encontravam dificuldade para operar por causa das colunas grandes de fumaça que cobriam a área, disseram autoridades. Os incêndios começaram durante a pior onda de calor na Grécia em três décadas na semana passada, causando temperaturas escaldantes e calor seco. As temperaturas chegaram a baixar um pouco, mas a previsão é de que voltem a subir durante a semana, o que significa que o risco continua alto. Em Atenas, as autoridades começaram a avaliar os danos de um incêndio que varreu vários subúrbios do norte da cidade, na semana passada, e começou a recuar no sábado.

Com gol do estreante Borja, Grêmio vence Chapecoense

O Grêmio conseguiu sua primeira vitória na condição de mandante na atual edição do Campeonato Brasileiro na noite desta segunda-feira (9), ao superar a Chapecoense por 2 a 1 na 15ª rodada. E o triunfo veio graças a um gol de um estreante, o atacante colombiano Borja. O Grêmio volta a entrar em campo no próximo sábado (14), quando mede forças com o São Paulo. Já a Chapecoense volta a entrar em campo na segunda-feira (16), para enfrentar o América-MG.

Torcedores do Barcelona ficam arrasados com saída de Messi

Torcedores do Barcelona (Espanha) se reuniram diante da casa de Lionel Messi nesta segunda-feira (9) e falaram de sua tristeza com a partida do maior jogador da história do clube após 21 anos, enquanto torcedores do PSG (França) aguardavam ansiosamente sua chegada à capital francesa. No último domingo (8), em meio a lágrimas, Messi se despediu do time no qual passou toda a carreira e disse que está conversando com o clube francês sobre uma possível transferência. “Sinto-me arrasado”, disse Cristian Garcia, usando uma camisa do Barça com o nome de Messi e o número 10 nas costas diante da casa do jogador. “Ver um jogador que sempre acompanhei, que é um exemplo para mim, vê-lo partir agora me causa muito sofrimento”, declarou.

Messi disse que concordou com uma redução salarial de 50% para ficar no Barcelona e assinar um novo contrato, mas que não conseguiu finalizar o acordo por causa de regras de controle financeiro da liga espanhola e às dívidas do time, que totalizam mais de 1 bilhão de euros. Na última quarta-feira (4), a liga espanhola disse que obteve uma injeção de 2,7 bilhões de euros de fundos privados da empresa CVC e que os fundos serão divididos entre os clubes em troca de 10% das rendas da liga. Acreditava-se que isto permitiria ao Barcelona fechar o acordo com o argentino, mas depois que o Real Madrid rejeitou a proposta e disse que processará a liga, o Barça também se posicionou contrariamente. “Não acho que o clube tenha feito o suficiente para fazê-lo ficar, acho que estava nas mãos do clube fazê-lo ficar, para além do dinheiro”, disse Gonzalo Moreno, torcedor do Barcelona e de Messi.

Ainda no domingo, Messi disse que o PSG é “uma possibilidade”, mas que ainda não firmou nenhum acordo. Um torcedor do Barcelona está iniciando um processo em Paris no qual acusa as autoridades de futebol da França a não aplicarem suas próprias regras de fair play financeiro para ajudarem o PSG a se tornar uma potência do futebol europeu, como mostrou uma cópia da ação vista pela Reuters. O PSG e liga francesa não responderam de imediato a pedidos de comentários enviados por e-mail. O jornal francês L’Équipe noticiou no domingo que Messi viajaria a Paris no domingo ou nesta segunda-feira para um exame médico e para finalizar um acordo com o time de propriedade da Qatar Sports Investment. Embora Messi não tenha confirmado que se unirá com certeza aos parisienses, disse que está nos seus planos continuar jogando tanto tempo quanto possível, acrescentando que ainda nutre ambições de conquistar mais um troféu da Liga dos Campeões. “Estamos esperando uma lenda, a lenda que é Leo Messi”, disse Mehmet Sem, torcedor do PSG que esperava o jogador no aeroporto Le Bourget, de Paris, desde as 2h da madrugada.

Paris Saint-Germain e Lionel Messi entram em acordo

O Paris Saint-Germain e Lionel Messi entraram em um acordo definitivo pela ida do argentino ao time francês, segundo diversos veículos e jornalistas da Europa. O craque terá contrato com a nova equipe até 2023 com a opção de estender seu vínculo por mais uma temporada. Além disso, o atleta deve receber cerca de 35 milhões de euros (R$ 216,9 milhões) por ano sem contar com os bônus adicionais. Temas como direitos de imagem, comissões e formas de pagamentos também foram definidos na última segunda-feira.

ESPECIAL OLIMPÍADAS

Paralimpíada: delegação brasileira em Tóquio tem 2 casos de covid-19

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) confirmou na manhã desta segunda-feira (9) que dois integrantes da delegação nacional, que já se encontra no Japão, testaram positivo para o novo coronavírus (covid-19). Nenhum deles envolve atletas, e ambos estão assintomáticos e em isolamento. O primeiro caso foi identificado logo após o exame PCR realizado no desembarque em Tóquio, na última sexta-feira (6). Embora tenha sido submetido a três testes nos sete dias anteriores ao embarque. O segundo infectado foi diagnosticado neste domingo (8): é um membro da equipe brasileira que há nove dias encontra-se  em Hamamatsu, onde ocorrerá a aclimatação dos atletas para os Jogos Paralímpicos. O brasileiro fez cinco testes nos últimos nove dias e ontem (8)  o resultado foi positivo para o vírus.

Antes do início da Olimpíada, em julho, a delegação brasileira de judô também fez aclimatação em um hotel em Hamamatsu, onde vários funcionários testaram positivo para covid-19. Ninguém da equipe nacional foi infectado, permanecendo todo tempo sem contato com os funcionários e com o ambiente exterior. De acordo com nota publicada pelo CBP,  os demais integrantes da delegação brasileiro estão sendo monitorados por profissionais da area de saúde, seguindo os protocolos do Comitê Organizador da Tóquio 2020, com realização de testes diários.

França recebe bandeira olímpica e promete “Jogos para as pessoas”

A França estendeu o tapete vermelho para a bandeira olímpica nesta segunda-feira (9), e a sede dos Jogos de 2024 promete tornar o espetáculo esportivo acessível às massas depois de uma Olimpíada de Tóquio assolada pela pandemia e realizada a portas fechadas. A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, agitou a bandeira que recebeu na capital japonesa durante a cerimônia de troca ao descer da aeronave que levou alguns dos últimos atletas franceses de volta para casa. Os Jogos de 2024 serão “algo muito positivo para nosso país, chegam em boa hora”, disse Hidalgo a repórteres.

Paris disse que aprendeu muitas lições com a experiência de Tóquio. Adiada em um ano e transtornada por medidas para conter a covid-19 no momento em que variantes contagiosas se disseminam por todo o mundo, a Olimpíada de 2020 ficou devendo a consagração e os benefícios financeiros que o Japão esperava. Na cerimônia de transferência de domingo (8), Paris tentou mudar o tom. Milhares de torcedores lotaram uma área especial à sombra da Torre Eiffel, bradando e saudando quando alguns dos medalhistas franceses em Tóquio subiram no palco ao som de rock em volume alto. “Queremos encontrar maneiras de abrir os Jogos para as pessoas”, disse o chefe dos Jogos de Paris, Tony Estanguet. “Nosso foco está em tirar o esporte dos espaços tradicionais e colocar a competição no coração dos marcos mais famosos da cidade”, acrescentou o tricampeão olímpico de canoagem.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná.

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495