OMS: transmissão de covid-19 a partir de assintomáticos é “muito rara”

A infectologista e chefe do departamento de doenças emergentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove, afirmou hoje (8) durante a conferência de imprensa diária sobre o novo coronavírus que a propagação de covid-19 a partir de pacientes assintomáticos é “muito rara.” Segundo a médica, os dados levantados até agora mostram que pessoas que não apresentam os sintomas da doença possuem pouco potencial infectológico para contaminar indivíduos saudáveis. De acordo com a especialista, deve haver esforços dos governos para identificar e isolar pessoas que apresentam sintomas. “Nós sabemos que existem pessoas que podem ser genuinamente assintomáticas e ter o PCR (teste realizado para detectar a presença do vírus no organismo) positivo. Esses indivíduos precisam ser analisados cuidadosamente para entender a transmissão. Há países que estão fazendo uma análise detalhada desses indivíduos, e eles não estão achando transmissão secundária. É muito rara,”, afirmou a médica ao ser questionada por jornalistas. Ainda segundo Kerkhove, é necessário traçar todos os contatos que pessoas que desenvolveram a doença tiveram com outros indivíduos. A infectologista afirmou ainda que é necessário realizar mais estudos para chegar a uma “resposta verdadeira” sobre todas as formas de transmissão do novo coronavírus.

Alexandre de Moraes manda governo retomar divulgação dos dados acumulados do Coronavírus

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (8) que o Ministério da Saúde retome a divulgação dos dados acumulados do coronavírus. Alexandre de Moraes tomou a decisão ao analisar uma ação apresentada pelos partidos Rede Sustentabilidade, PSOL e PCdoB. O ministro determinou que a Advocacia-Geral da União (AGU) preste as informações “que entender necessárias” no prazo de 48 horas. Antes, o Ministério da Saúde divulgava os dados totais de pessoas infectadas, mortes e curvas de infecção por região, por exemplo. Na semana passada, o governo mudou a forma. Decidiu excluir os dados totais e divulgar somente os dados referentes às últimas 24 horas.

Toffoli defende diálogo entre poderes e diz que ‘dubiedade’ do governo ‘assusta’ sociedade

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, defendeu nesta segunda-feira (8) uma “trégua” entre os poderes da República para o enfrentamento da crise do coronavírus e disse que a “dubiedade” do presidente Jair Bolsonaro “assusta” a sociedade e a comunidade internacional. Toffoli fez as declarações durante um evento organizado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), que elaborou um manifesto e um ato em defesa do STF e do Poder Judiciário, com a participação de entidades da área jurídica e da sociedade civil.

Caixa libera saque de 2ª parcela de auxílio para nascidos em setembro

A Caixa Econômica Federal encerra no próximo sábado (13) o calendário de liberação de saques e transferências da segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães solteiras), criado para ajudar as pessoas a enfrentar os impactos da crise causada pela pandemia de covid-19. Hoje (9), será feita a liberação para 2,6 milhões de beneficiários nascidos em setembro. A liberação do saque e a transferência da poupança social da Caixa para outros bancos estão sendo feitas de acordo com o mês de nascimento dos beneficiários. Os recursos estão sendo transferidos automaticamente para as contas indicadas. Amanhã (10), será liberado o saque para 2,6 milhões nascidos em outubro; na quinta-feira (11), feriado, não haverá liberação; na sexta-feira (12), para 2,5 milhões nascidos em novembro; e no sábado (13), para 2,5 milhões nascidos em dezembro. Segundo a Caixa, quem não sacar o auxílio nesse período continua com o crédito disponível nas contas indicadas e poderá realizar o saque, independentemente do dia de nascimento, a partir da próxima segunda-feira (15).

Congresso usará dados de covid-19 fornecidos por secretarias de Saúde

O presidente do Congresso Nacional e do Senado, Davi Alcolumbre, afirmou hoje (8) que a comissão mista do Congresso criada para acompanhar a crise do novo coronavírus usará os dados fornecidos diretamente pelas secretarias estaduais de Saúde. A decisão foi anunciada após reunião de líderes, ocorrida nesta segunda-feira. A comissão tem o objetivo de acompanhar a situação fiscal e a execução orçamentária e financeira das medidas de emergência em saúde pelo governo federal. O colegiado foi instituído pelo Decreto Legislativo n° 06/2020 que reconheceu o estado de calamidade pública e desobrigou o governo ao cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. Alguns senadores, como Eduardo Braga (MDB-AM), líder do seu partido no Senado; e Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder da oposição na Casa, sugeriram que o Congresso não dependesse mais dos dados fornecidos pelo Ministério da Saúde.

STF prorroga inquérito que investiga Bolsonaro por interferência na PF

O ministro Celso de Mello, relator do inquérito que investiga o presidente Jair Bolsonaro por suposta interferência política na Polícia Federal, atendeu ao pedido da PF feito no final de maio e prorrogou a apuração por mais 30 dias. A decisão do ministro vem depois de o procurador-geral da República, Augusto Aras, concordar com a solicitação feita pela delegada Christiane Corrêa Machado, chefe do Serviço de Inquéritos da Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado. A prorrogação de inquéritos é comum em investigações criminais e ocorre pela necessidade de novas diligências. Entre as providências apontadas pela PF como ainda pendentes na apuração está o depoimento de Bolsonaro. Até o momento, a PF colheu depoimentos do ex-ministro e do ex-diretor-geral da PF, dos ministros Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional da Presidência), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) e Walter Braga Netto (Casa Civil), além da deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), do empresário Paulo Marinho, ex-aliado do presidente, e delegados da Polícia Federal.

Presidente faz nova reunião ministerial com transmissão ao vivo

O presidente Jair Bolsonaro e a cúpula ministerial do Executivo se encontram na manhã desta terça-feira (9/6) no Palácio da Alvorada para mais uma edição do Conselho de Governo. O evento, que costuma ser a portas fechadas, é transmitido ao vivo pela TV Brasil. Recentemente, o mandatário chegou a anunciar que deixaria de promover reuniões ministeriais em razão do evento realizado em 22 de abril que acabou virando alvo de investigação por parte do Supremo Tribunal Federal (STF) para apurar supostas interferências políticas de Bolsonaro na Polícia Federal.

Ministra Damares Alves anula 300 declarações de anistia

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, anulou a declaração de anistia de cerca de 300 pessoas. As portarias foram publicadas nesta segunda-feira (08/06) no Diário Oficial da União. Nelas,  Damares afirma que não será necessária a devolução das indenizações já recebidas, e justifica a anulação por “ausência de comprovação da existência de perseguição exclusivamente política no ato concessivo”. Os pagamentos, entretanto, serão suspensos. A Lei da Anistia considera como anistiados políticos quem sofreu perseguição política entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988. Segundo a pasta comandada por Damares, as declarações de anistia anuladas são de cabos da Aeronáutica que pediram o benefício argumentando que uma portaria que os desligou em 1964 se configurou em perseguição política contra a categoria, vista como subversiva pela ditadura militar.

Brasil tem 37.359 mortes por Covid, aponta consórcio de veículos de imprensa (atualização das 8h)

O Brasil tem 37.359 mortes por coronavírus confirmadas até as 8h desta terça-feira (9), aponta um levantamento feito pelo consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde. O consórcio divulgou na segunda-feira (8), às 20h, o primeiro balanço, com os dados mais atualizados das secretarias estaduais naquele momento. Depois desse balanço, três estados (SE, RR e GO) divulgaram novos dados. Os dados foram obtidos após uma parceria inédita entre G1, O Globo, Extra, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL, que passaram a trabalhar de forma colaborativa para reunir as informações necessárias nos 26 estados e no Distrito Federal. Os números divergem dos apresentados pelos dados do Ministério da Saúde, que divulgou nesta segunda-feira (8). Segundo a pasta, houve 679 novos óbitos e 15.654 novos casos, somando 37.134 mortes e 707.412 casos desde o começo da pandemia. Ou seja, um número inferior ao divulgado pelo consórcio. A divulgação, porém, ocorreu horas antes.

Coronavírus em SC: Estado confirma 11.742 casos e 177 óbitos por Covid-19

Santa Catarina já registrou 11.742 pacientes com teste positivo para Covid-19, dos quais 7.522 já estão recuperados e 4.043 permanecem em acompanhamento. O dado foi divulgado nesta segunda-feira, 8. O coronavírus já causou 177 óbitos no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade atual é de 1,51%. Os óbitos mais recentes são de quatro mulheres, sendo uma moradora de Curitibanos, 57 anos, uma de Navegantes, de 77 anos e duas moradoras de Itajaí, 46 e 63 anos. Apenas esta última não tinha comorbidades, mas era grupo de risco por causa da idade. Outros dois óbitos são de um homem morador de Dionísio Cerqueira, 37 anos e outro de Agrolândia, 62 anos, os dois sem comorbidades.

Paraná ultrapassa 7 mil casos e registra 243 mortes pela Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde informa mais 134 confirmações e seis mortes pelo novo coronavírus.  Total de pessoas contaminadas é de 7.031 e 243 pacientes mortos pela infecção. Entre todos os 399 municípios paranaenses, 283 têm ao menos uma ocorrência da doença, aproximadamente 70% do total de cidades. INTERNADOS – 307 pacientes com o diagnóstico confirmado pela Covid-19 estão internados nesta segunda-feira (8). Em leitos SUS estão 226 (sendo 82 em UTI e 144 em leitos clínicos/enfermaria) e 82 em leitos da rede privada (sendo 33 em UTI e 49 em leitos clínicos/enfermaria). MORTES – A secretaria divulga a morte de mais seis pacientes que estavam internados, dois homens e quatro mulheres que morreram entre os dias 3 e 7 de junho. Um homem, 81 anos, de Rolândia, faleceu na quarta-feira (3), o outro residia em Curitiba, tinha 85 anos, morreu na sexta-feira (5). Duas mulheres morreram no sábado (6), uma de 81 anos residia em Maringá, e outra, de 50, era moradora de Araucária. No domingo (7), morreram duas mulheres que residiam em Londrina, uma tinha 86 e outra 47 anos.

Conselho em Minneapolis vê alternativa para substituir polícia

Quatro membros do Conselho Municipal de Minneapolis, favoráveis à substituição do Departamento de Polícia da cidade, apresentaram nessa segunda-feira (8) planos para alterar repasses de verbas a programas baseados na comunidade, a fim de reduzir a violência e limitar a necessidade de uma força armada de policiamento. O conselheiro Jeremiah Ellison disse, em teleconferência com a imprensa, que as discussões com o público poderiam durar um ano para desenvolver “um aparato inteiramente novo para a segurança pública” , em substituição ao Departamento de Polícia de Minneapolis. “Acredito que há um erro que muitas pessoas estão cometendo ao pensar que estamos falando em abolir a segurança,” disse Ellison. “Não, estamos falando em abolir uma estrutura fracassada de uma polícia que não nos mantém seguros”.

Nova York inicia reabertura conforme taxa de covid-19

Exatamente 100 dias depois de o primeiro caso de covid-19 ser confirmado na cidade de Nova York, alguns trabalhadores começaram a voltar ao trabalho nessa segunda-feira (8), na primeira fase de reabertura do isolamento municipal adotado para combater a epidemia, que já matou mais de 20 mil de seus moradores. Pessoas que passaram meses em casa embarcaram em trens do metrô e em ônibus, agora que a cidade norte-americana mais populosa iniciou sua jornada rumo a uma esperada recuperação econômica. “Este é claramente o lugar mais difícil da América para chegar a este momento porque somos o epicentro”, disse o prefeito, Bill de Blasio, em entrevista no estaleiro da Marinha, no Brooklyn. Nova York, a cidade mais atingida do país pela covid-19, registrou que a taxa de pessoas que tiveram teste positivo de coronavírus teve nova queda, de 3%, bem abaixo da taxa máxima para a reabertura, de 15%, disse De Blasio.

ESPORTES

 CBF anuncia ’empréstimos sem juros’ de R$ 115 milhões a clubes das Séries A e B do Brasileiro

A CBF confirmou nesta segunda-feira, em seu site oficial, a criação de uma linha de crédito para ajudar os 40 clubes que disputam as Séries A e B do Campeonato Brasileiro. De acordo com a entidade, serão disponibilizados até R$ 100 milhões no total às equipes da primeira divisão (ou seja, R$ 5 milhões para cada equipe) e R$ 15 milhões para os integrantes da Série B. O crédito, garante a CBF, não tem juros e possui a finalidade de compensar parte da perda de arrecadação que as equipes tiveram durante a pandemia do novo coronavírus, que paralisou o futebol brasileiro a partir de março. “A CBF sabe que os clubes são a base de toda a indústria do futebol e que eles têm sofrido grandes impactos com a paralisação das competições provocada pela epidemia de Covid-19”, explicou o presidente Rogério Caboclo, ao site da CBF. A linha de crédito anunciada nesta tarde é mais um auxílio da CBF ao futebol local, como lembra a nota divulgada pela entidade. Antes, foram doados R$ 19 milhões a 140 clubes das Séries C e D do Brasileiro masculino e Séries A1 e A2 do Brasileiro feminino. A CBF também ofereceu R$ 3,2 milhões a federações estaduais e pagou duas taxas de arbitragem, no valor de R$ 1,8 milhões. Somados todos esses valores, o apoio chega a R$ 155 milhões.

 Corinthians chega a três meses de salários atrasados e corre risco de perder jogadores

O Corinthians está há três meses sem pagar salários aos jogadores. Com isso, o clube passa a correr o risco de perder atletas de graça em eventuais ações na Justiça. A Lei Pelé dá direito a rescisão unilateral do contrato em caso de inadimplência igual ou superior a 90 dias. A informação sobre o não-pagamento dos salários foi noticiada inicialmente pelo Globo Esporte da Tv Globo. Por meio de assessoria de imprensa, o Corinthians reconheceu a dívida e disse que pretende quitá-la nos próximos dias. A data prevista para o pagamento dos salários era a última sexta-feira, dia 5. Para isso, porém, o clube esperava a antecipação do valor da venda de Pedrinho ao Benfica, de Portugal. O Corinthians chegou a um acerto com um banco estrangeiro para receber cerca de R$ 120 milhões, mas o dinheiro ainda não entrou no caixa alvinegro.

Retorno do Campeonato Gaúcho é previsto para o dia 19 de julho

Após reunião com o governo estadual, a Federação Gaúcha de Futebol prevê o retorno da competição para o dia dia 19 de julho. Uma eventual final entre campeões dos dois turnos seria disputado no dia dos pais, 9 de agosto. O Campeonato Gaúcho foi suspenso no dia 16 de março, na terceira rodada do segundo turno. A tabela aponta para um retorno cheio de clássicos, com Gre-Nal, Ca-Ju e Bra-Pel. São necessárias mais sete datas para a conclusão do campeonato. Ou cinco, caso o Caxias, campeão do primeiro turno, conquiste também o segundo.

Fonte: Agência Nacional/EBC