Antecipação do 13º para aposentados pode virar lei

O governo decidiu transformar a antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS em política permanente. O presidente Jair Bolsonaro assinou na segunda-feira Medida Provisória que prevê o pagamento da primeira parcela, equivalente à metade do valor a que o beneficiário tem direito, nos meses de agosto de cada ano. A antecipação já vem sendo feita desde 2006, mas por meio de decreto presidencial, a critério do presidente, e não havia mês fixo.

Previdência: 2º turno pode ser votado nesta terça-feira

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, pretende iniciar nesta terça-feira (6) a votação, em segundo turno, da reforma da Previdência no plenário da Casa. Caso sejam necessárias, outras sete sessões já foram marcadas durante a semana. O objetivo do governo é aprovar a pauta até quinta-feira (8). Para ser aprovada e ir ao Senado, a Proposta de Emenda à Constituição que modifica as regras de aposentadoria deve ter o aval de ao menos 308 dos 513 parlamentares da Câmara. No primeiro turno, esse saldo foi de 379 a 131 votos.

Bolsonaro: Nordeste só terá verba se apoiar governo

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na segunda-feira (5) que não vai negar recursos aos Estados do Nordeste, desde que os governadores divulguem que são parceiros do governo. Segundo ele, ‘boa parte’ dos governadores do Nordeste é socialista, que não comungam dos mesmos interesses do seu governo. ‘O que eu quero desses respectivos governadores: não vou negar nada para esses Estados, mas se eles quiserem realmente que isso tudo seja atendido, eles vão ter que falar que estão trabalhando com o presidente Jair Bolsonaro’.

Governo anuncia militar como interino no Inpe

O ministro Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) anunciou ontem o nome de Darcton Policarpo Damião para diretoria interina do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), responsável pelo monitoramento e divulgação de dados do desmatamento no País. Darcton Policarpo Damião ocupará o lugar de Ricardo Osório Galvão, demitido na última sexta-feira (2).

PF entrega ao STF cópia de inquérito sobre hackers

A Polícia Federal entregou na segunda-feira ao ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes a cópia do inquérito que apura a invasão de celulares de autoridades dos três poderes da República. A entrega dos arquivos foi determinada pelo ministro na última quinta-feira (1º). Moraes também ordenou a entrega da cópia das mensagens.

Ex-ministro Antonio Palocci vai para o regime aberto

O ex-ministro dos governos petistas Antonio Palocci vai progredir para o regime aberto a partir desta terça-feira (6). Palocci, condenado a mais de 9 anos prisão, cumpre pena em prisão domiciliar desde novembro de 2018. A decisão foi do juiz Danilo Pereira Júnior, da 12ª Vara Federal de Curitiba (PR). Palocci terá de estar em sua residência das 20h às 7h de segunda a sábado. Aos domingos e feriados, o ex-ministro ficará integralmente recolhido em casa.

Dono do Grupo Petrópolis se entrega à PF em Curitiba

O empresário Walter Faria, dono do Grupo Petrópolis, se entregou à Polícia Federal no começo da tarde desta segunda-feira (5/8). Alvo da 62ª Fase da Lava-Jato, deflagrada semana passada, ele se apresentou em Curitiba. Walter era considerado foragido desde o dia 31 de julho, quando teve um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça Federal. O empresário é acusado de envolvimento em um esquema pagamento de propina por meio de doações eleitorais. As investigações apontam envolvimento dele em operações de lavagem de dinheiro feitas pelo Grupo Petrópolis, da marca de cerveja Itaipava.

Tribunal nega autorização de entrevista com Adélio

O desembargador federal Nino Toldo, do TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), decidiu nesta 2ª feira (5.ago.2019) suspender autorização a Adélio Bispo de Oliveira, autor de facada presidente Jair Bolsonaro durante ato de campanha eleitoral, para conceder entrevista à revista Veja e ao SBT enquanto estiver preso provisoriamente. A medida atendeu a 1 pedido do MPF (Ministério Público Federal), que solicitou a proibição das entrevistas, autorizadas pela 5ª Vara Federal de Campo Grande (MS). As informações foram divulgadas pelo site Jota. As emissoras iriam gravar com Adélio na Penitenciária Federal de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, onde ele está preso provisoriamente.

STF pede para Bolsonaro explicar fala sobre Dilma

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber deu um prazo de 15 dias para o presidente Jair Bolsonaro (PSL) esclarecer a declaração em que sugeriu que a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) esteve envolvida, durante a ditadura militar, na morte do capitão do exército americano Charles Chandler. O presidente não é obrigado a se manifestar ao STF sobre o caso. A decisão de Rosa Weber atende a um pedido da própria Dilma Rousseff, que acionou o Supremo sob a alegação de que o presidente pode ter cometido o crime de calúnia. A ex-presidente quer que Bolsonaro esclareça se ele se referia à petista quando disse que “quem até há pouco ocupava o governo teve em sua história suas mãos manchadas de sangue na luta armada”.

Ministério aumenta nível de alerta para sarampo

O Ministério da Saúde deu na segunda-feira o primeiro passo para a decretação de emergência em saúde pública por sarampo. Diante do avanço de registros em São Paulo e da notificação de casos em outros 7 Estados do País, o Ministério da Saúde colocou nesta segunda em operação o Comitê Operativo de Emergência em Saúde. O grupo, com representantes de vigilância, vacinação, atendimento hospitalar, atenção básica e assistência farmacêutica, é encarregado de fazer um acompanhamento diário da evolução da epidemia. Antes dessa medida, o monitoramento da pasta era semanal.

Trump congela bens da Venezuela e aplica sanções

O presidente norte-americano, Donald Trump, determinou o congelamento de todos os bens do governo venezuelano nos Estados Unidos, segundo uma ordem executiva assinada na noite de segunda-feira (5) e obtida pelo ‘Wall Street Journal’. Segundo o veículo, a medida impõe embargo econômico total contra o governo de Nicolás Maduro. O ato de Trump também proíbe transações de empresas ou indivíduos com a Venezuela.

EUA acusam oficialmente a China por manipular moeda

A disputa comercial entre os Estados Unidos e a China se transformou na segunda-feira, oficialmente, em uma guerra de divisas. Washington incluiu formalmente Pequim na lista de países manipuladores de sua moeda para, supostamente, tentar obter uma vantagem competitiva. O presidente da maior potência mundial, Donald Trump, já havia sugerido essa possibilidade em suas falas públicas, ao acusar diretamente Pequim de estar desvalorizando artificialmente o yuan. As autoridades chinesas responderam, pouco depois, anunciando “contramedidas” que não detalharam.

Facebook mudará nome de Instagram e WhatsApp

O Facebook é o dono do Instagram e do WhatsApp. A partir de agora, a empresa quer lembrar a todos disso com uma mudança no nome dos dois aplicativos, que passarão a se chamar ‘Instagram do Facebook’ e ‘WhatsApp do Facebook’. A alteração vem acontecendo aos poucos nas lojas de apps do iOS e Android, devendo chegar a todos os usuários nas próximas semanas.

LOTERIA

Mega-Sena acumulada pode pagar R$ 32 milhões

Acontece nesta terça-feira (6) o concurso 2.175 da Mega-Sena. A Caixa faz nesta semana três sorteios da loteria, e não dois, na chamada Semana dos Pais. Além de hoje, há concursos na quinta (8) e no sábado (10). O sorteio desta terça será às 20h, horário de Brasília, e deve pagar R$ 32 milhões para quem acertar as seis dezenas. As apostas podem ser feitas até uma hora antes.

Futebol – Brasileirão

Grêmio e Chapecoense ficam no empate

Em jogo movimentado, Grêmio e Chapecoense encerraram a rodada do Campeonato Brasileiro com um empate por 3 a 3. O resultado deixou o Tricolor na 13ª colocação, com 17 pontos. O Verdão do Oeste é o 17º colocado, com 10 pontos.

Flamengo confirma contato e vê interesse de Balotelli

O desejo do Flamengo em contratar um camisa 9 já não é novidade e, neste momento, um dos nomes que interessa ao clube da Gávea é o de Mario Balotelli. Nesta segunda-feira, o presidente Rodolfo Landim confirmou que houve contato da direção da Gávea com o atacante italiano, que, sem clube neste momento, teria demonstrado interesse em defender o Rubro-Negro.