Cientistas conseguem criar, em laboratório, um anticorpo capaz de “inibir” a infecção de células pelo Covid-19

Um grupo de cientistas conseguiu criar, em laboratório, um anticorpo capaz de “inibir potentemente” a infecção de células pelo agente Sars-Cov-2 vírus responsável por causar a doença covid-19. O estudo, que ainda é preliminar e não foi testado em seres humanos, foi publicado nesta segunda-feira (4), na revista científica Nature Communications. De acordo com o texto, que é assinado por Berend-Jan Bosch e pesquisadores da Universidade de Utrecht, nos Países Baixos, o anticorpo pode ajudar a prevenir ou tratar a covid-19 (incluindo outras doenças relacionadas). “Anticorpos monoclonais direcionados a locais vulneráveis nas proteínas da superfície viral são cada vez mais reconhecidos como uma classe promissora de medicamentos contra doenças infecciosas e têm demonstrado eficácia terapêutica para vários vírus”, diz um dos trechos do estudo.

Câmara vota PEC do ‘orçamento de guerra’ em 2º turno nesta terça

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (4), em primeiro turno, o novo texto da PEC que cria o chamado ‘orçamento de guerra’, destinado ao combate à pandemia de Covid-19. Como foi alterado pelo Senado, o texto foi novamente analisado, através de votação virtual. A expectativa é que a proposta seja votada em segundo turno nesta terça-feira (5), às 11h.

Brasil chega a 7.321 mortes e 107.780 infectados pela Covid-19

O Brasil chegou a 7.321 mortes e 107.780 casos confirmados de Covid-19, informou o Ministério da Saúde na noite desta segunda-feira (4). Houve 296 novos óbitos em relação ao balanço de domingo (3). A taxa de letalidade da doença está em 6,8%. A coletiva de imprensa do secretário de Vigilância em Saúde foi cancelada ‘por motivos de saúde’.

Coronavírus: 42.991 brasileiros estão recuperados, segundo Ministério da Saúde

Segundo o ministro-Chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, 42.991 brasileiros estão recuperados do coronavírus. Além disso, 51.131 seguem em recuperação. Os números foram divulgados durante a entrevista coletiva no fim da tarde desta segunda-feira (4). Conforme o Ministério da Saúde, o Brasil tem 7.288 mortes e 105.222 casos de coronavírus confirmados, nesta segunda-feira (4).

SC chega a 2.623 casos confirmados e 55 mortes por coronavírus

o Governo do Estado de Santa Catarina apresenta os dados da pandemia nesta segunda (04). No estado, são 2.623 casos confirmados distribuídos em 139 municípios e 55 mortes em 30 municípios, representando uma taxa de letalidade de 2%. Na coletiva o governador Carlos Moisés (PSL) também anunciou o novo secretário de saúde, ainda não oficializado, André Motta, ex-secretário adjunto da pasta. Quanto a compra dos respiradores, Moisés relatou que a mesma tinha atestado dificuldades na entrega, prometendo quatro remessas de 50 unidades, que começaria no dia 30 de abril. Contudo, a empresa não conseguiu cumprir as metas. O governador informpu que foram 2 compras encaminhadas para o mês de maio, incluindo uma remessa de 100 unidades da China.

Coronavírus no Paraná

O Paraná confirmou mais uma morte e 48 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. Conforme dados divulgados nesta segunda-feira (4), o estado já registrou 1.562 casos e 94 mortes por coronavírus. O óbito divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) é de mulher de 78 anos, de Paranavaí. Ela estava internada e foi morreu no domingo. A morte do homem de 63 anos também confirmada nesta segunda pelas autoridades de saúde de Curitiba não entrou nesta estatística. Das 1.562 pessoas que contraíram a doença no Paraná, 1.030 são consideradas recuperadas.

Ministro da Defesa: ‘Forças Armadas estarão ao lado da lei’

O ministro da Defesa, Fernando Azevedo, afirmou nesta segunda-feira (4/5) que as Forças Armadas “cumprem a sua missão constitucional” e que elas “estarão sempre ao lado da lei, da ordem, da democracia e da liberdade”. O comunicado acontece um dia depois das manifestações antidemocráticas, que pediam o fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF), além de uma intervenção militar no país. Na nota oficial, Azevedo destaca que “Marinha, Exército e Força Aérea são organismos de Estado, que consideram a independência e a harmonia entre os Poderes imprescindíveis para a governabilidade do País”. O ministro da Defesa ainda condenou os ataques a jornalistas que cobriam o protesto. “A liberdade de expressão é requisito fundamental de um País democrático. No entanto, qualquer agressão a profissionais de imprensa é inaceitável”, garantiu Azevedo.

Defesa de Moro pede ao STF para divulgar seus depoimentos

O ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, pediu ao ministro Celso de Mello, do STF, para divulgar a íntegra do depoimento que prestou à Polícia Federal, no último sábado (2). Moro acusa o presidente Jair Bolsonaro de ‘interferência política’ no comando da Polícia Federal.

STF decidirá se Ramagem passará por nova sabatina no Senado

O STF (Supremo Tribunal Federal) julgará mandado de segurança apresentado à Corte para que o Senado faça uma nova sabatina com Alexandre Ramagem. A relatoria do processo deve ser do ministro Alexandre de Moraes. Ramagem reassumiu o comando da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) depois de ter sua nomeação para a direção geral da PF (Polícia Federal) barrada por Moraes.

Novo diretor-geral da PF troca chefe da corporação no Rio

Recém-empossado diretor-geral da Polícia Federal, Rolando Alexandre de Souza, determinou já nesta segunda-feira (4) a troca no comando da corporação no Rio de Janeiro. A mudança é desejo do presidente Jair Bolsonaro e foi avaliada como uma maneira estratégica de fazer mudanças no comando da polícia judiciária fluminense.

Aras pede investigação sobre agressão a jornalistas em ato

O procurador-geral da República, Augusto Aras, enviou ofício à procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Fabiana Costa Oliveira Barreto, nesta segunda, 4, pedindo a apuração das agressões sofridas por jornalistas durante ato realizado em Brasília, neste domingo, 3, na Praça dos Três Poderes. onde manifestantes agrediram com chutes, socos e empurrões a equipe de profissionais do Estadão que acompanhava o ato.

Presidente recebe major Curió, ícone da repressão no Araguaia

Um dia depois de participar de manifestações contra o Congresso e o Supremo Tribunal Federal, o presidente Jair Bolsonaro recebeu, nesta segunda-feira, 4, no Palácio do Planalto, o tenente-coronel da reserva Sebastião Curió Rodrigues de Moura, o “Major Curió”, de 85 anos. O agente da repressão durante a ditadura militar atuou no combate à Guerrilha do Araguaia, no sudeste paraense, nos anos 1970. Numa foto do encontro no Palácio, que não estava previsto na agenda oficial, Bolsonaro sorri ao conversar com o militar reformado, por sua vez sentado em uma cadeira de rodas. A informação foi publicada pelo jornalista Rubens Valente, colunista do site UOL. O relatório final da Comissão Nacional da Verdade (CNV), de 2014, relacionou o Major Curió como um dos 377 agentes do Estado brasileiro que praticaram crime contra os direitos humanos na ditadura. A CNV apontou que o militar “esteve no comando de operações em que guerrilheiros do Araguaia foram capturados, conduzidos a centros clandestinos de tortura, executados e desapareceram”.

Prefeitura de São Paulo vai alugar leitos de hospitais privados

O prefeito Bruno Covas (PSDB) anunciou nesta segunda-feira (4) que a gestão municipal irá pagar para alugar leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria de entidades privadas da capital paulista. Na coletiva de imprensa realizada nesta tarde, o tucano divulgou ainda que o custo definido é de 2 100 reais por dia por cada leito. Os hospitais que entraram no acordo com a prefeitura são o da Cruz Vermelha e o da Universidade de Santo Amaro (Unisa), ambos na Zona Sul da capital paulista. A taxa de ocupação dos leitos de UTI de hospitais municipais é de 82% nesta segunda-feira (4). São Paulo conta com 20 848 casos confirmados para a Covid-19 e 1 775 mortes, segundo último levantamento.

Hong Kong irá começar a relaxar algumas medidas de distanciamento social a partir de sexta-feira

Hong Kong anunciou nesta terça-feira (5) que irá começar a relaxar algumas medidas de distanciamento social para conter a propagação do novo coronavírus (Sars-Cov-2)a partir de sexta-feira (8). Academias, salões de beleza e teatros, entre outros estabelecimentos, poderão reabrir e passará de quatro para oito o número de pessoas que terão permissão para se reunir. Os restaurantes deverão continuar a mediar a temperatura dos clientes, manter as mesas com distância de 1,5 metro e fornecer álcool gel para os frequentadores.