Bolsonaro diz que foi pressionado a demitir Guedes

O presidente Jair Bolsonaro disse na segunda-feira (2) que sofreu pressão dentro do governo para demitir o ministro da Economia, Paulo Guedes, depois de declaração sobre o AI-5, em 25 de novembro. ‘Quem pede a cabeça do Paulo Guedes quer desestabilizar a economia’, disse o presidente. Em evento nos Estados Unidos, Guedes disse que não é possível se assustar com a ideia de alguém pedir reedição do AI-5 diante de uma possível radicalização dos protestos de rua no Brasil.

PF prende homem que citou ataque a Bolsonaro

A Polícia Federal prendeu, na sexta-feira (29), e cumpriu dois mandados de busca e apreensão, no domingo (1º), um homem que planejava um atentado contra o presidente Jair Bolsonaro. O suspeito é funcionário terceirizado da Escola de Sargentos das Armas (ESA), do Exército Brasileiro, de Três Corações, em Minas Gerais. De acordo com as investigações, ele fez as ameaças pelas redes sociais e teve os planos frustrados após um colega ver as mensagens e vídeos e denunciar o caso.

Governo encaminha privatização de pontos turísticos

Decreto do presidente Jair Bolsonaro, publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (3), qualificou três dos mais conhecidos pontos turísticos brasileiros para o Programa de Parcerias de Investimento, que estuda a viabilidade de privatização para órgãos estatais. A medida encaminha a desestatização dos parques nacionais dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão; de Jericoacoara, no Ceará, e do Iguaçu, no Paraná onde estão localizadas as cataratas do Iguaçu.

Para novo chefe da Funarte, rock induz às drogas e aborto

O maestro Dante Mantovani, de 35 anos, foi nomeado como novo presidente da Funarte, informação consta no Diário Oficial da União desta segunda (02). Especialista em Filosofia Política e Jurídica, Mestre em Linguística, Mantovani mantém um canal no YouTube, onde faz vídeos sobre música e responde perguntas de seus seguidores. Em alguns desses vídeos, ele faz afirmações que estão provocando polêmicas nas redes sociais. É o caso quando fala que o “rock ativa as drogas, que ativam o sexo livre, que ativa a indústria do aborto, que ativa o satanismo”. Começando seu discurso fazendo a junção da escola de Frankfurt com o pensador Adorno e os Beatles.

4 em cada 10 alunos não aprendem nem o básico

A nota dos estudantes brasileiros de 15 anos teve uma leve melhora na maior avaliação de educação básica do mundo, o Pisa. No entanto, 4 em cada 10 adolescentes não conseguem identificar a ideia principal de um texto, ler gráficos, resolver problemas com números inteiros, entender um experimento científico simples. Apesar de já ter tido posições piores, o País também se mantém entre as últimas colocações do ranking internacional nas três áreas avaliadas, Leitura, Matemática e Ciência.

Bolsonaro sinaliza ligação a Trump após anúncio de taxação

O presidente Jair Bolsonaro disse na segunda-feira que, ‘se for o caso’, conversará com o presidente dos EUA, Donald Trump, sobre intenção de aumentar tarifas sobre aço e alumínio de Brasil e Argentina como forma de compensar a desvalorização da moeda destes países. A medida foi anunciada mais cedo por Trump no Twitter.

 

Ministro: ‘Tarifa de Trump não preocupa o governo’

O ministro Ernesto Araújo (Relações Exteriores) afirmou na tarde desta 2ª feira (2.dez.2019) que o anúncio do aumento da taxa do aço e do alumínio brasileiros pelos Estados Unidos “não preocupa”, apesar de ainda estar na fase de “entender a medida”. “Vamos procurar entender e depois ver como vamos conversar. Vamos chegar a 1 entendimento sobre isso. Essa medida não nos preocupa nem nos tira desse trilho rumo a uma relação mais profunda”, disse.

Comando afasta PMs que atuaram em Paraisópolis

O comando-geral da Polícia Militar de São Paulo anunciou o afastamento do trabalho nas ruas dos policiais envolvidos na ação que deixou nove jovens mortos e dezenas de feridos durante um baile funk na favela de Paraisópolis, na zona sul da capital paulista, na madrugada de domingo. O afastamento já havia sido requisitado pela Ouvidoria da PM à Corregedoria da corporação, que está à frente das investigações.

Preços da carne e combustível “explodem” em SC e assustam consumidores

O aumento no preço da carne bovina e do combustível tem chamado a atenção de consumidores e lojistas de Santa Catarina. Açougues e postos de combustível têm sentido os impactos desse aumento e registraram baixas no movimento e procura pelos produtos. “Os preços de mercado externo são mais atrativos do que o interno. Com a alta na demanda chinesa priorizaram as exportações, que são feitas em dólar”, afirma. De acordo com o vice-presidente do Sindópolis (Sindicato do Comércio Varejista Combustíveis Minerais de Florianópolis), Joel Fernandes, Santa Catarina teve por muito tempo a gasolina mais barata do Brasil. Hoje, o Estado “perde” apenas para o Acre. “Esse processo de ser mais barato não foi instituído pela Petrobrás nem os órgãos do governo que baixaram os impostos. Isso era uma espécie de competição entre os revendedores de Santa Catarina. Porém, isso levou a uma situação financeira difícil”, explica.

FUTEBOL

Vasco vence e aumenta drama do Cruzeiro

O Cruzeiro não depende de si para se salvar da queda para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. A derrota ontem para o Vasco, por 1 a 0, deixou o time mineiro em uma situação delicadíssima na competição. A Raposa tem de vencer os seus dois últimos jogos, contra Grêmio e Palmeiras, para ter chances de permanência.

Jogadores do Santos têm reunião com Peres após cobrança pública por salários atrasados

Os jogadores do Santos tornaram público descontentamento com a diretoria do clube por causa de direitos de imagem atrasados. Parte do elenco tem acordo de direitos de imagem, mas não os recebem há dois meses (o próximo vencimento é dia 6 de dezembro). Os valores relativos à CLT estão em dia. O atacante Marinho cobrou que o presidente do Santos, José Carlos Peres, fosse ao CT Rei Pelé para conversar com os jogadores. O pedido foi atendido. Peres conversou com os jogadores no CT nesta segunda-feira. Marinho fez um vídeo, veiculado pelo canal Santos Play, e confirmou o encontro. O clube pretende pagar parte dos atrasados nesta semana.

Bola de Ouro: Messi é melhor do mundo pela 6ª vez

Na segunda-feira, a revista France Football anunciou o vencedor do seu tradicional prêmio, e o argentino se isolou na lista de ganhadores, deixando para trás Cristiano Ronaldo, com cinco. O português da Juventus, aliás, não foi a Paris para a premiação. Ele terminou em 3º lugar, atrás de Virgil van Dijk, do Liverpool.

Rapinoe fatura prêmio e coroa ano de brilho

Vencedora do prêmio melhor jogadora do mundo de 2019 pela FIFA, Megan Rapinoe confirma favoritismo e fatura a Bola de Ouro da France Football O ano de 2019 no futebol feminino foi de Megan Rapinoe. A estrela da seleção feminina dos Estados Unidos desbancou nomes como Alex Morgan, Ada Hegerberg e Lucy Bronze e levou o prêmio Bola de Ouro deste ano, entregue à melhor jogadora do mundo. Confirmando seu favoritismo, a atleta do Redding, da Califórnia, já havia faturado o prêmio The Best, entregue pela FIFA.