Criciúma: Bandidos explodem agências bancárias e fazem reféns

Uma quadrilha sitiou o Centro de Criciúma, no Sul de Santa Catarina, para assaltar um banco no início da madrugada desta terça-feira (1º). O grupo fortemente armado invadiu a tesouraria regional de um banco, provocou incêndios, bloqueou ruas e acessos à cidade, usou reféns como escudos e atirou várias vezes. Duas pessoas ficaram feridas: um policial militar e um vigilante. Segundo a Polícia Civil, cerca de 30 pessoas encapuzadas participaram da ação simultânea. Nenhum dos suspeitos foi preso até o momento. O ataque durou mais de uma hora e a prefeitura pediu ajuda a batalhões de municípios vizinhos e também para cidades do Rio Grande do Sul.

Os primeiros relatos do tiroteio foram feitos por volta da meia-noite. Imagens nas redes sociais mostraram reféns e pessoas cercadas nas ruas pelos criminosos. O som dos disparos foi ouvido principalmente na região central de Criciúma. Após o ataque, os criminosos fugiram e abandonaram dinheiro no local. Não foi possível avaliar a quantidade de dinheiro levada. Os suspeitos fizeram bloqueios em vários pontos da cidade, para frear a reação das polícias Civil e Militar. A PM informou que o grupo incendiou um túnel em Tubarão que dá acesso a Criciúma, para tentar impedir que reforços chegassem até o local dos assaltos. O bando também atacou o Batalhão da Polícia e ateou fogo a um veículo.

Durante a ação, várias pessoas que trabalhavam na limpeza da cidade foram feitos reféns. Por volta das 2h30, peritos estavam nas ruas para analisar a suspeita de abandono de materiais explosivos. Nas calçadas e nas ruas próximas da ação foram encontradas várias cápsulas de munição, inclusive de fuzil. A PM informou que buscou reforços. Segundo o tenente-coronel Cristian Dimitri Andrade, do 9ª Batalhão da Polícia Militar (9º BPM), agentes de Araranguá, Tubarão e Içara se deslocaram para a cidade. O Batalhão e Operações Especiais (Bope) e o Choque da PM de Florianópolis também foram acionados. Durante a fuga, pelo menos um malote de dinheiro foi abandonado pela quadrilha. Cédulas e cápsulas também ficaram espalhadas pelas ruas, os criminosos fugiram em comboio.

Conta de luz ficará mais cara a partir de hoje (terça-feira), decide Aneel

Em reunião extraordinária realizada nesta segunda-feira (30), a diretoria da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) decidiu reativar o sistema de Bandeiras Tarifárias. Com isso, a partir desta terça-feira (1º), fica estabelecida a bandeira vermelha Patamar 2, com custo de R$ 6,243 para cada 100 kWh consumidos. A decisão da Aneel revoga a que a agência havia estipulado em meio deste ano, que dizia que, em virtude da pandemia do novo coronavírus, a bandeira verde ficaria acionada até o dia 31 de dezembro. A justificativa para a revogação no último mês do ano foi a queda no nível de armazenamento nos reservatórios das hidrelétricas e a retomada do consumo de energia.

“Com o anúncio da bandeira vermelha patamar 2 é importante que os consumidores busquem evitar o desperdício de água e energia”, disse o diretor-geral da ANEEL, André Pepitone. Criado pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias funciona como uma sinalização para que o consumidor de energia elétrica conheça, mês a mês, as condições e os custos de geração no país. Quando a produção nas usinas hidrelétricas está favorável, aciona-se a bandeira verde, sem acréscimos na tarifa. Em condições ruins, podem ser acionadas as bandeiras amarela, vermelha 1 ou vermelha 2. Para os consumidores de Santa Catarina, a taxa extra da bandeira vermelha deve se somar a um outro aumento na conta de luz. Desde o fim de outubro a Celesc já cobrou dos catarinenses uma tarifa atualizada, com valor mais alto, e nas próximas faturas os consumidores receberão também a cobrança dos valores retroativos desde agosto.

Desmatamento da Amazônia sobe 9,5% e atinge 11 mil km2

O desmatamento na Amazônia foi de 11.088 quilômetros quadrados (km2) entre agosto de 2019 e julho de 2020, divulgou hoje (30) o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. A área equivale a quase duas vezes o Distrito Federal (5.802 km2). O número, divulgado durante visita do vice-presidente Hamilton Mourão à sede do Inpe em São José dos Campos (SP), é uma estimativa do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), sistema do Estado brasileiro que monitora a Amazônia. “São dados auditados, que tem por trás deles um trabalho muito intenso”, disse o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, também presente ao anúncio.

A área desmatada foi 9,5% maior do que os 10.129 km2 registrados em igual período anterior, entre agosto de 2018 e julho de 2019, informou o Inpe. Trata-se da quarta alta consecutiva. Mourão, que preside o Conselho da Amazônia, disse que a atuação das Forças Armadas no combate ao problema neste ano começou tardiamente, em maio, mas que ainda assim foi capaz de reduzir um aumento ainda mais intenso, que era esperado na casa dos 20%. “Nao estamos aqui para comemorar nada disso, que isso não é para comemorar, mas significa que os esforços que estão sendo empreendidos começam a render frutos”, disse o vice-presidente. Ele frisou que 85% do desmatamento ocorre em quatro estados (Pará, Mato Grosso, Amazonas e Rondônia). “Temos consciência de qual é a área que devemos atuar”, afirmou.

Eleitor tem 60 dias para justificar ausência em votação

O eleitor que não compareceu às eleições realizadas no último domingo (30) tem até 60 dias para justificar a ausência na Justiça Eleitoral. A justificativa deverá conter a documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito. A requisição pode ser feita por meio do aplicativo de celular e-Título, pelo Sistema Justifica ou por meio do comparecimento a um cartório eleitoral para a entrega do Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), que pode ser preenchido aqui . O requerimento pode ser enviado pelos correios ao juiz da zona eleitoral na qual o eleitor for inscrito, acompanhado da documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito. Veja a relação das zonas eleitorais.

O eleitor que deixou de votar e não justificou a ausência no dia da eleição poderá apresentar justificativa até 14 de janeiro de 2021 (ausência no primeiro turno) e até 28 de janeiro de 2021 (ausência no segundo turno). O acolhimento ou não da justificativa apresentada ficará a critério do juiz da zona eleitoral em que o eleitor for inscrito. Enquanto não regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral, o eleitor não poderá, entre outras coisas, obter passaporte ou carteira de identidade e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial.

Bolsonaro e Fernández, da Argentina, têm primeira reunião bilateral

O presidente Jair Bolsonaro e o presidente da Argentina, Alberto Fernández, tiveram na manhã de hoje (30), por videoconferência, o primeiro encontro bilateral desde a eleição do argentino, em outubro do ano passado. A reunião desta segunda-feira (30) ocorreu no Dia da Amizade entre Brasil e Argentina, que é celebrado na mesma data há 35 anos, desde uma primeira reunião, em 1985, entre os então presidentes José Sarney e Raúl Afonsín, em Foz do Iguaçu. A ocasião é tida como marco inicial do Mercado Comum do Sul (Mercosul). Também estiveram presentes na reunião desta segunda-feira (30) os chanceleres do Brasil, Ernesto Araújo, e da Argentina, Felipe Solá. Após o encontro por videoconferência entre os mandatários, Sarney participou de uma solenidade para marcar a data.

Em nota divulgada após o encontro, a Casa Rosada disse que o presidente argentino pregou um impulso ao Mercosul e defendeu durante a reunião “deixar as diferenças no passado e encarar o futuro com as ferramentas que funcionem para o bem de todos”. Fernández destacou a colaboração entre os dois países nas áreas de segurança e defesa, que segundo ele tem avançado. O mandatário argentino mencionou a necessidade de cooperação também na área ambiental e citou oportunidades no setor de gás natural. Segundo a nota da Casa Rosada, Bolsonaro também ressaltou no encontro a boa integração entre as Forças Armadas dos países, seja no desenvolvimento da indústria bélica ou no combate ao narcotráfico e o crime transnacional. O presidente Jair Bolsonaro apoiou o ex-presidente da Argentina Maurício Macri, que acabou derrotado por Fernandez na eleição de 2019. Bolsonaro não compareceu à posse do homólogo argentino. Ambos já estiveram juntos em eventos do Mercosul, mas ainda não tinham realizado uma reunião bilateral.

Pedido de Nunes Marques adia decisão do STF sobre bloqueio de perfis por Bolsonaro na internet

O Supremo Tribunal Federal (STF) adiou a conclusão do julgamento de uma das ações que discute se o presidente Jair Bolsonaro pode bloquear seguidores em perfis oficiais nas rede sociais. No julgamento, em plenário virtual (no qual os ministros inserem os votos no sistema eletrônico), o tribunal analisa o caso específico de um jornalista e ex-candidato a vereador bloqueado pelo presidente em razão de postagens sobre queimadas na Amazônia.

A relatora, Cármen Lúcia, votou a favor do desbloqueio do usuário. O ministro Nunes Marques, contudo, apresentou destaque e, na prática, retirou o julgamento do plenário virtual. Com isso, os ministros deverão se reunir em uma sessão do STF para discutir o tema, o que não tem data prevista. Em razão da pandemia do novo coronavírus, as sessões do STF têm sido feitas por videoconferência, sem que os ministros se reúnam em plenário.

Covid-19: média dos últimos sete dias é de 521 mortes, segundo Fiocruz

A média móvel de mortes por covid-19 dos últimos sete dias passou de 483,57, no domingo, dia 22 de novembro, para 521,43 novos óbitos, ontem (29).  Os números são do indicador Monitora Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Na comparação com os 30 dias anteriores, a diferença sobe: no dia 29 de outubro, foram registradas 438,43 novas mortes.

A média móvel é um indicador considerado importante por pesquisadores para avaliar a tendência da pandemia, com menor interferência das oscilações diárias. O cálculo é feito a partir do número de mortes registradas nas últimas 24 horas, somadas às que ocorreram nos seis dias anteriores, e o resultado é dividido por sete. Segundo o Monitora-Covid-19, a média móvel de novos casos dos últimos sete dias no Brasil também aumentou. Eram 29.758,29 no dia 22 de novembro e ontem alcançou 34.762,71.

Covid nos estados

O Brasil registrou nesse domingo 6.314.740 casos confirmados do novo coronavírus, conforme balanço divulgado pelo Ministério da Saúde. Desde o início da pandemia ocorreram em todo o país 172.833 óbitos. Conforme o balanço, 563.789 pessoas estão em acompanhamento. O número de recuperados está em 5.578.118. Segundo o Ministério da Saúde, os estados com mais mortes pela covid-19 são São Paulo (42.076), Rio de Janeiro (22.561), Minas Gerais (10.031), Ceará (9.607) e Pernambuco (9.030). As unidades da Federação com menos óbitos pela doença são Acre (723), Roraima (727), Amapá (806), Tocantins (1.162) e Rondônia (1.555). A média móvel de mortes dos últimos sete dias no estado de São Paulo aumentou de 100,43 em 22 de novembro para 115,57 ontem. Já a média móvel de novos casos dos últimos sete dias caiu de 5.849,71 em 22 de novembro para 4.412,14 nesse domingo. No caso do estado do Rio de Janeiro, a média móvel de novos óbitos dos últimos sete dias caiu de 97,14 em 22 de novembro para 83,86 ontem. Já a média móvel de novos casos dos últimos sete dias cresceu de 1.606,71 em 22 de novembro para 2.159 nesse domingo.

SC: Estado confirma 364.344 casos, 330.773 recuperados e 3.762 mortes por Covid-19

O Governo do Estado relatou que há 364.344 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em Santa Catarina, sendo que 330.773 estão recuperados e 29.809 continuam em acompanhamento. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira, 30. A Covid-19 causou 3.762 óbitos no estado desde o início da pandemia. Com isso, a taxa de letalidade é de 1,03%.

>>> Confira aqui o boletim diário desta segunda-feira, 30
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

Há casos confirmados em todos os 295 municípios catarinenses, e há 243 com pelo menos um óbito. Estima-se que haja casos ativos em 280. A maior quantidade de pacientes que já confirmaram infecção está em Florianópolis, que contabiliza 32.439 casos, seguida por Joinville (30.948), Blumenau (20.068), São José (17.790), Criciúma (12.603), Palhoça (11.978), Balneário Camboriú (11.810), Itajaí (11.460), Chapecó (10.128) e Brusque (9.558). Há 1.432 leitos de UTI ativos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado, dos quais 1.217 estão ocupados, sendo 585 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus. A taxa de ocupação geral é de 85% e há 215 leitos vagos atualmente.

Paraná: Boletim confirma mais 1.294 diagnósticos e 32 mortes pela Covid

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta segunda-feira (30) mais 1.294 casos confirmados e 32 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. O boletim registra também 1.081 casos retroativos do período entre 15 de julho e 28 de novembro. Eles estavam em investigação, foram confirmados e automaticamente computados no sistema. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 277.424 casos e 6.099 mortes em decorrência da doença. Há um ajuste detalhado ao final do texto.

INTERNADOS – Nesta segunda-feira (30) são 1.083 pacientes internados com diagnóstico confirmado de Covid-19. Destes, 790 ocupam leitos SUS (440 UTI e 350 clínicos/enfermaria) e 293 da rede particular (81 UTI e 212 clínicos/enfermaria). Há outros 1.441 pacientes internados, 504 em leitos UTI e 937 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A secretaria estadual informa a morte de mais 32 pacientes. São 14 mulheres e 18 homens com idades que variam de 21 e 93 anos. Os óbitos ocorreram entre 29 de outubro e 30 de novembro. Os pacientes que foram a óbito residiam em Curitiba (6), Foz do Iguaçu (5), Cascavel (4) e Maringá (2), além de uma morte em cada um dos seguintes municípios: Arapongas, Colombo, Enéas Marques, Esperança Nova, Jacarezinho, Jaguariaíva, Lindoeste, Matinhos, Palotina, Paranaguá, Pinhais, Santo Antônio da Platina, São João do Triunfo, São Pedro do Ivaí e Sengés.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento registra 2.660 casos de pessoas que não moram no Estado – 55 foram a óbito.

INTERNACIONAL

Covid: OMS reconhece queda de novos casos na Europa, mas pede cautela

A Organização Mundial da Saúde (OMS) comemorou nesta segunda-feira (30) a primeira queda, desde setembro, do número de novos casos de infecção pelo novo coronavírus na Europa, alertando, contudo, que “qualquer avanço pode ser rapidamente perdido” no combate à pandemia.

Em entrevista coletiva na sede da organização, em Genebra, o diretor-geral, Tedros Adhanom Ghebreyesus, lembrou que na semana passada foi verificada uma redução de novos casos, sobretudo no Continente Europeu, “devido à eficácia de medidas difíceis, mas necessárias” de restrição à liberdade de movimento das populações. Tedros Adhanom recomendou “extrema cautela” na análise desses resultados, lembrando que em outras regiões do mundo essa queda não foi verificada.

Singapura estuda caso de bebê nascido com anticorpos da covid-19

Médicos estão estudando o impacto da covid-19 em gestantes e recém-nascidos em Singapura, onde um bebê nascido de uma mãe infectada no início deste mês mostrou ter anticorpos contra o vírus, mas não a doença. O estudo em andamento nos hospitais públicos da cidade-Estado amplia os esforços internacionais para entender melhor se a infecção ou os anticorpos podem ser transferidos durante a gravidez e se ela oferece um escudo de proteção contra o vírus. A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que, embora algumas gestantes tenham risco maior de desenvolver casos graves de covid-19, ainda não se sabe se uma gestante infectada pode passar o vírus ao feto ou bebê durante a gravidez ou o parto.

Uma moradora de Singapura infectada com o coronavírus em março, quando estava grávida, disse ao jornal local Straits Times que médicos lhe disseram que seu filho tinha anticorpos contra o vírus, mas que nasceu sem a infecção. “Ainda não se sabe se a presença desses anticorpos em um recém-nascido confere um grau de proteção contra a infecção de covid-19, muito menos a duração da proteção”, disse Tan Hak Koon, presidente da Divisão de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Feminino e Pediátrico KK. O KK é um dos hospitais envolvidos no estudo de gestantes infectadas em Singapura, que se tornou conhecido depois que o caso do bebê veio a público.

Médico pessoal de Maradona se apresenta a procuradores

O médico pessoal de Diego Armando Maradona, Leopoldo Luque, se apresentou nesta segunda-feira (30) à Procuradoria da província de Buenos Aires, que investiga a causa da morte do astro do futebol, após buscas realizadas pela Justiça na casa e no consultório do profissional de saúde no último domingo. Luque se apresentou pela manhã para depor de maneira espontânea, mas não pode fazê-lo “porque não foi acusado formalmente”, explicou sua advogada, Mara Digiuni, à imprensa. Digiuni acrescentou que não conseguiu ter acesso “à totalidade do processo porque estão trabalhando nos mesmos por causa das buscas do final de semana”.

“O doutor Luque não foi acusado formalmente”, declarou a advogada a repórteres diante da entrada da Procuradoria de San Isidro, que investiga a morte do Maradona, que faleceu na última quarta-feira (25) por causa de insuficiência cardíaca. Digiuni observou que há três pedidos de indivíduos prejudicados, entre os quais as irmãs, as três filhas e um dos filhos de Maradona. As filhas do ex-jogador (Dalma, Gianinna e Jana) indicaram Luque como responsável pelos cuidados com a saúde de Maradona na declaração que prestaram no sábado à noite à equipe de procuradores. O advogado que representa Diego Fernando, filho mais novo de Maradona, também mencionou o neurocirurgião. “Em nosso entender, a morte de Diego era evitável”, disse o advogado Mario Baudry a repórteres. “Não o atenderam como deviam”, concluiu.

FÓRMULA 1

Lewis Hamilton testa positivo para Covid-19 e está fora do GP de Sakhir

Lewis Hamilton está fora do GP de Sakhir. Em comunicado divulgado na manhã desta terça-feira, a Mercedes informou que o heptacampeão mundial de Fórmula 1 testou positivo para Covid-19 e, já cumprindo protocolo de isolamento, não participará da prova do próximo fim de semana. O piloto está bem e apenas segue as determinações de praxe. Sua participação no último GP da temporada, dia 13 em Abu Dhabi, no entanto, ainda dependerá de testes posteriores.

Antes de vencer o GP do Barein, Hamilton fora submetido a três testes, todos com resultados negativos. Porém, na manhã de segunda o britânico apresentou sintomas leves. Informado de que uma pessoa com a qual se contatou havia testado positivo, foi submetido a novo teste, que desta vez confirmou a suspeita. Assim, será a primeira vez que Hamilton ficará fora de uma corrida desde que estreou na Fórmula 1. Ele disputou 265 provas seguidas desde o GP da Austrália de 2007.

FUTEBOL

Brasileiro: Fluminense fica no 0 a 0 com Bragantino

O Fluminense jogou muito mal nesta segunda-feira (30) e não passou de um empate sem gols com o Bragantino no estádio do Maracanã pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com este resultado, o Tricolor se afastou dos primeiros colocados da competição, ficando na 8ª posição com 36 pontos, enquanto o Massa Bruta permaneceu sendo o 15º com 27 pontos.

Ceará atropela Vasco em São Januário

O Ceará aproveitou a fragilidade do Vasco, que teve o desfalque do artilheiro argentino Cano de última hora, para vencer por 4 a 1 nesta segunda-feira (30) em pleno estádio de São Januário em jogo válido pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Vozão nunca havia vencido na casa vascaína. Com este triunfo, o Vozão subiu para a 10ª posição com 29 pontos conquistados, enquanto o Cruzmaltino permaneceu em 17º, com 24 pontos.

Grêmio vence Goiás na Arena

O Grêmio segue em boa fase e, na noite desta segunda-feira (30), acrescentou mais uma vitória a sua série invicta ao superar o Goiás por 2 a 1 em partida atrasada da 6ª rodada do Campeonato Brasileiro. Agora, são 14 jogos sem perder. A última derrota foi contra o Santos, por 2 a 1, no dia 11 de outubro. O jogo marcou também um recorde para o técnico Renato Gaúcho. Esse foi a partida de número 384 dele orientando a equipe. Assim, ele se tornou o treinador que mais vezes comandou o Tricolor.

Flamengo encara Racing por vaga nas quartas da Libertadores

No Maracanã, o Flamengo enfrenta o Racing pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores da América, a partir das 21h30 da noite desta terça-feira (01). A Rádio Nacional transmite a partida ao vivo a partir das 21h, com narração de Rodrigo Campos, comentários de Mário Silva, reportagens de Rafael Monteiro e plantão de Luiz Ferreira. Depois de empatar em 1 a 1 na Argentina, a equipe brasileira tem a vantagem de se classificar se empatar por 0 a 0, já que o gol fora de casa é critério de desempate nas competições organizadas pelo Conmebol. Para esse importante confronto, o clube carioca chega descansado depois de folgar no último final de semana pelo Campeonato Brasileiro. A partida prevista para essa rodada, que seria contra o Grêmio, foi adiada e ainda não tem previsão para ser disputada.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná.