Pix começa a funcionar no dia 3 de novembro para clientes selecionados

O Banco Central (BC) informou nesta quinta (29) que as primeiras operações do Pix, sistema instantâneo de pagamentos, vão começar no dia 3 de novembro e serão restritas a clientes selecionados pelas instituições financeiras. De acordo com o órgão, a medida faz parte de uma fase de testes que será realizada até 15 de novembro. No dia seguinte, 16 de novembro, o sistema entrará em operação para todos os usuários. Durante o período inicial, o horário de operação será restrito. As operações de pagamento e recebimento poderão ser feitas das 9h às 22h. No entanto, nos dias 5 e 12 de novembro, o horário para realização das transferências será ampliado e ocorrerá de 9h às 24h. Nos dias 6 e 13, o sistema vai funcionar de meia-noite às 22h.

Hoje, o Banco Central também ampliou as funcionalidades do sistema. Com o Pix Cobrança, comerciantes poderão emitir um QR Code para que o consumidor faça o pagamento imediato por um produto ou serviço. Além disso, será permitido fazer cobranças em datas futuras, com atualizações de juros, multas ou descontos, como ocorre com os boletos. O BC também definiu que as instituições financeiras que oferecerem o serviço de integração com os usuários recebedores deverão usar a interface de programação padronizada pelo órgão. A medida foi tomada para evitar que um empresário não consiga mudar sua conta para outra instituição em razão dos custos da alteração.

Brasileira é uma das vítimas do ataque em igreja de Nice, diz Itamaray

Uma brasileira de 44 anos residente na França foi uma das três vitimas de um homem armado com uma faca que realizou ataque em uma igreja na cidade francesa de Nice nesta quinta-feira (29), informou o Ministério das Relações Exteriores. De acordo com o Itamaraty, a mulher deixa três filhos. Ela foi morta, assim como outras duas pessoas, por um tunisiano que invadiu a igreja gritando “Allahu Akbar” (Deus é maior), em um ataque considerado pelo governo francês como ato de terrorismo.

Segundo uma fonte da polícia, o ataque ocorreu perto das 9h (horário local), quando o homem entrou na igreja. “O Brasil expressa seu firme repúdio a toda e qualquer forma de terrorismo, independentemente de sua motivação, e reafirma seu compromisso de trabalhar no combate e erradicação desse flagelo, assim como em favor da liberdade de expressão e da liberdade religiosa em todo o mundo”, disse o Itamaraty em nota. “Neste momento, o governo brasileiro manifesta em especial sua solidariedade aos cristãos e pessoas de outras confissões que sofrem perseguição e violência em razão de sua crença. O Itamaraty, por meio do Consulado-Geral em Paris, presta assistência consular à família da cidadã brasileira vítima do ataque terrorista.”

Papa condena ataque “selvagem” a uma igreja na França

O papa Francisco condenou como “selvagem” um ataque no qual três pessoas foram mortas em uma igreja em Nice, na França, nesta quinta-feira (29), e o Vaticano afirmou que terrorismo e violência nunca foram aceitáveis. “Informado sobre o ataque selvagem perpetrado nesta manhã em uma igreja em Nice, causando a morte de várias pessoas inocentes, Sua Santidade, o papa Francisco, se une em oração com o sofrimento das famílias e compartilha sua dor”, diz mensagem enviada em nome do pontífice ao bispo de Nice.

Segundo a mensagem, o papa condena “da maneira mais enérgica esses violentos atos de terror” e pede que o povo francês permaneça unido. Anteriormente, o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, disse que o ataque “semeou a morte em um lugar de amor e consolação”, uma casa de Deus. “É um momento de dor em tempos de confusão. Terrorismo e violência nunca podem ser aceitos”, afirmou Bruni.

“Jamais esteve sob análise privatizar o SUS”, diz Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse hoje (29) que a privatização do Sistema Único de Saúde (SUS) jamais esteve sob análise da equipe econômica. Mas, segundo ele, houve, sim, uma intenção da área de parcerias público-privadas (PPP) em utilizar capital privado para finalização de obras de unidades de saúde. Em contrapartida, o governo ofereceria aos usuários um voucher para atendimento médico na rede privada, para suplementar o setor de saúde pública. Está cheio de capital privado disponível, aí eles vêm e se oferecem ‘vamos fazer PPP, a gente pode terminar as obras, vocês não gastam com a infraestrutura e vocês dão um cheque consulta, como se fosse um voucher saúde’. Aí a pessoa vai ser atendida, é melhor do que não ter [atendimento]”, disse, durante audiência virtual da Comissão Mista do Congresso que acompanha a situação fiscal e a execução orçamentária das medidas relacionadas à pandemia da covid-19.

Na terça-feira (27), por meio de decreto, o governo incluiu a política de fomento ao setor de atenção primária à saúde no seu programa de concessões e privatizações, o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), que previa a realização de estudos e a avaliação de parcerias com a iniciativa privada para a construção, a modernização e a operação de Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Diante das repercussões, ontem (28), a medida foi revogada pelo presidente Jair Bolsonaro. Para Guedes, durante essa crise, o SUS mostrou “a decisiva importância de termos um sistema descentralizado de acesso universal à saúde” e que seria um contrassenso a privatização. “Quem é maluco de acabar com acesso universal? A luta é o contrário, como aumentar o acesso universal? Como dar um voucher à saúde, à educação, para que as pessoas possam procurar escolas, porque o setor público sozinho não tem a capacidade financeira de atender todo mundo”, disse.

Guedes explicou que atualmente há mais de 4 mil UBS e 168 unidades de Pronto Atendimento (UPAs) inacabadas em todo o país, por falta de recursos. “Isso no meio de uma epidemia e o governo sem a capacidade de atendimento”, ressaltou, justificando a intenção do decreto da equipe do PPI. Ele disse que a secretária Especial do PPI, Martha Seillier, é uma pessoa “totalmente insuspeita” e uma funcionária pública competente e que já trabalhou para outros governos. Ontem, em nota, o Ministério da Economia também esclareceu que a eventual concessão da construção e da gestão de UBS à iniciativa privada não afetará a gratuidade do SUS. Para Guedes, entretanto, se a medida não for bem-aceita, “seja por preconceito, por decisão, por incompreensão política, não tem problema, os recursos vão para outro lugar”. De acordo com o ministro, o governo tem projetos de privatizações e concessões, por exemplo, na área de saneamento, petróleo e setor elétrico. “Não entrou na nossa consideração invadir a área de saúde para privatizar jamais”, ressaltou.

Concurso para a Polícia Militar tem nova data definida

A Prova de Conhecimentos do concurso para contratação de 2,4 mil policiais e bombeiros militares está prevista para 28 de março de 2021. Depois de adiada por causa da pandemia, a nova data foi estabelecida após tratativas junto à Secretaria de Estado da Saúde. O novo edital está disponível no site do Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná a partir das 19 horas desta quinta-feira (29). Acesse AQUI.

O documento alerta que, de acordo com a evolução do quadro epidemiológico da Covid-19, a data poderá ser alterada novamente. Os demais atos do concurso serão divulgados posteriormente. O Governo do Estado, a Secretaria da Segurança Pública e o Comando da Polícia Militar estão unindo esforços para dar continuidade ao concurso público. Segundo dados da Universidade Federal do Paraná, houve 137.377 inscrições para a vaga de soldado e 18.324 para bombeiro militar.

VAGAS – São ofertadas 2 mil vagas para policial militar e 400 vagas para bombeiro militar. O concurso é composto pela Prova de Conhecimentos, Exame de Capacidade Física (ECAFI); Exame de Sanidade Física (ESAFI); Avaliação Psicológica (AP) e Investigação Social (IS).

Após a aprovação em todas as etapas previstas em edital, o candidato participa de Curso de Formação de Praças (CFP), que contempla matérias ligadas à Deontologia Policial Militar; Legislação Especial e Institucional; Metodologia Científica; Noções de Direito Constitucional e Civil; Polícia Comunitária; Defesa Pessoal; e Direitos Humanos, entre outros. Nesse período, o soldado de segunda classe recebe uma bolsa-auxílio de R$ 1.933,63. Com a formação, o aluno será promovido a soldado de primeira classe e passa a receber salário inicial de R$ 4.263,67.

Criação de empregos em setembro atinge melhor nível em dez anos

Pelo segundo mês seguido, o país criou empregos formais. Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, 313.564 postos de trabalho com carteira assinada foram abertos no último mês. O indicador mede a diferença entre contratações e demissões.
Este foi o melhor resultado para meses de setembro desde o início da série histórica do Caged, em 2010. No acumulado do ano, no entanto, o mercado de trabalho continua sentindo o impacto da pandemia. De janeiro a setembro, foram fechadas 558.597 vagas, o terceiro pior resultado para o período desde o início da série histórica, em 2010. Só perdendo para os nove primeiros meses de 2015 (-657.761 empregos) e 2016 (-683.597).

Setores: Na divisão por ramos de atividade, todos os cinco setores pesquisados criaram empregos formais em setembro. A estatística foi liderada pela indústria, com a abertura de 110.868 postos. O indicador inclui a indústria de transformação, de extração e de outros tipos.
Com 80.481 novos postos, os serviços vêm em segundo lugar. A criação de empregos no setor de serviços quase dobrou em relação a agosto. Em seguida, vem o grupo comércio, reparação de serviços automotores e de motocicletas, com 69.239 novas vagas. Em quarto lugar, está o setor de construção, com 45.249 postos. O grupo que abrange agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura, abriu 7.751 postos em setembro.

Todas as regiões brasileiras criaram empregos com carteira assinada em setembro. O Sudeste liderou a abertura de vagas, com 128.094 novos postos, seguido pelo Nordeste, com 85.336 postos criados, e pelo Sul, com mais 60.319 postos. O Norte abriu 20.640 postos de trabalho, e o Centro-Oeste criou 19.194 postos formais no mês passado. Na divisão por unidades da Federação, a criação de empregos se disseminou pelo país. Todos os estados e o Distrito Federal abriram postos com carteira assinada em setembro. As maiores variações positivas ocorreram em São Paulo, com a abertura de 75.706 postos; Minas Gerais, 36.505 postos, e Santa Catarina, 24.827 postos. Os três estados que menos criam postos de trabalho foram Amapá, 450 vagas; Acre, 577; e Roraima, 1.101.

Imposto de Renda: Receita paga restituição do IR para 273 mil contribuintes nesta sexta

A Receita Federal deposita nesta sexta-feira (30) o dinheiro do lote residual de restituição do Imposto de Renda 2020 do mês de outubro. O lote residual será para 273.545 contribuintes, totalizando R$ 560 milhões. As consultas podem ser feitas por meio da página da Receita na internet ou pelo telefone 146. Também é possível checar se há inconsistências na declaração e fazer a regularização pelo portal e-CAC, menu Meu Imposto de Renda. A Receita informa que, caso a restituição tenha sido liberada, mas o valor não for creditado, o contribuinte pode ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Bolsa reage e volta a subir após quatro sessões de queda

Em um dia de alívio no mercado financeiro, a bolsa de valores reagiu e voltou a subir, depois de quatro sessões seguidas de queda. O dólar oscilou bastante, alternando altas e baixas, mas fechou com leve alta, próximo da estabilidade e no maior nível em cinco meses. O Ibovespa, índice da B3, encerrou esta quinta-feira (29) aos 96.582 pontos, com alta de 1,27%. O indicador começou o dia em baixa, chegando a operar aos 93,3 mil pontos de manhã, mas reverteu o movimento acompanhando o avanço das bolsas norte-americanas e a divulgação de balanços de lucros de empresas brasileiras.

No mercado de câmbio, o dólar comercial fechou o dia vendido a R$ 5,765, com leve alta de R$ 0,002 (+0,03%). A divisa continua no maior valor desde 15 de maio, quando tinha fechado em R$ 5,84. A moeda norte-americana começou o dia em alta, chegando a se aproximar de R$ 5,79 na máxima do dia, por volta das 10h, mas perdeu força durante a sessão.
Nos últimos dias, o mercado financeiro internacional tem sido pressionado pelo ressurgimento de casos de covid-19 na Europa, com diversos países, como Alemanha, França e Espanha, anunciando medidas de confinamento. Isso afeta a perspectiva de recuperação para as economias mais avançadas.

Nos Estados Unidos, o mercado está atento às eleições norte-americanas, que ocorrerão daqui a cinco dias, e à explosão de casos de covid-19 em diversos estados, principalmente no meio-oeste do país. Após as eleições, as negociações em torno de um novo pacote de estímulos econômicos devem ser destravadas. Dois fatores domésticos contribuíram para aliviar o clima no mercado brasileiro. O primeiro foi a divulgação de déficit primário de R$ 76,16 bilhões em setembro. Apesar de negativo, o resultado veio melhor que as previsões do mercado.
A geração recorde de empregos formais no mês passado também contribuiu para a melhoria das negociações. A abertura de vagas atingiu o melhor nível para meses de setembro desde o início da série histórica, em 2010.

Polícia do Rio indicia oito pessoas por incêndio do Hospital Badim

Oito pessoas foram indiciadas pela Polícia Civil pelo incêndio no Hospital Badim, ocorrido em setembro do ano passado, que provocou direta ou indiretamente a morte de 22 pessoas. O teor do inquérito foi divulgado nesta quinta-feira (29). Entre os indiciados, estão os diretores do hospital, responsáveis pela engenharia da unidade de saúde, arquiteto e diretores da empresa responsável pela construção e manutenção do gerador. De acordo com a Polícia Civil, os indiciados irão responder 15 vezes por homicídio doloso qualificado, duas vezes por homicídio, além do crime de incêndio. A perícia apontou que o fogo começou no gerador da unidade, que estava instalado em um lugar sem proteção, quando deveria ficar dentro de um compartimento que pudesse resistir ao fogo. Além disso, os tanques de armazenamento estavam instalados em desacordo com as normas vigentes.

Laudos do Instituto Médico Legal (IML) apontam que a maioria das vítimas morreu por inalação de fumaça e complicações pelo desligamento de aparelhos, devido à falta de energia no prédio. As investigações apuraram que obras irregulares foram realizadas no hospital, com adaptações inadequadas e sem regularização do Corpo de Bombeiros. Ainda de acordo com os policiais, no dia do incêndio alarmes não soaram e os chuveiros automáticos instalados no teto, conhecidos como sprinklers, não soltaram água, o que fez com que a situação ficasse mais grave. Além disso, segundo o inquérito, o plano de evacuação não funcionou: funcionários dos pavimentos próximos ao subsolo tomaram conhecimento prévio do incêndio, enquanto os dos andares superiores e pacientes não sabiam de nada.

A Posição do hospital

O Hospital Badim se pronunciou, por meio de sua assessoria, lamentando as perdas e dizendo que vem se empenhando em minimizar os impactos causados às famílias das vítimas, já tendo estabelecido 13 acordos. “O hospital sempre colaborou ativamente com as investigações. Portanto, está surpreso com a informação acerca da conclusão do inquérito e com o vazamento de seu conteúdo sem ter tido acesso ao mesmo. O Hospital Badim confia em uma melhor análise do Ministério Público e prestará todos os esclarecimentos após ter acesso aos autos.”

TSE aprova pedidos de força federal nas eleições para quatro estados

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, hoje (29), pedidos dos estados de Alagoas, Amazonas, Mato Grosso e Tocantins para que as Forças Armadas auxiliem as forças de segurança locais a garantir, em diferentes cidades, o primeiro turno das eleições municipais no dia 15 de novembro. A relação dos municípios que receberão os militares ainda não foi divulgada. Apresentados pelos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), as solicitações de apoio das forças federais visam a “garantir o livre exercício do voto, bem como a normalidade da votação e da apuração dos resultados das eleições”. Segundo o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, as localidades que receberão apoio federal para garantir que o processo eleitoral transcorra de forma ordeira e tranquila “apresentam histórico de conflitos em pleitos anteriores ou de conflitos entre facções criminosas, além de reduzido efetivo policial local e difícil acesso às algumas das localidades”.

“A meu ver, estão preenchidos os requisitos da resolução específica e estou deferindo os pedidos”, disse Barroso durante a sessão plenária desta manhã. De acordo com o ministro, os governadores de Alagoas (Renan Filho); Amazonas (Wilson Lima); Mato Grosso (Mauro Mendes) e do Tocantins (Mauro Carlesse) manifestaram-se favoravelmente ao envio das Forças Armadas. Ao pedir ao TSE que autorize a presença de forças federais para garantir a segurança do processo eleitoral, cada TRE deve indicar as localidades onde a atuação militar se faz necessária, apontando fatos e circunstâncias que justifiquem o receio de perturbação das atividades. Com a aprovação dos pedidos, a decisão do TSE é encaminhada ao Ministério da Defesa, responsável pelas ações desenvolvidas pelas Forças Armadas.

Até a semana passada, seis estados tinham solicitado a presença da força federal: Acre, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí e Rio Grande do Norte. Nesta terça-feira (27), os ministros do TSE já haviam decidido, por unanimidade, acatar os pedidos de apoio para 348 localidades de sete estados: Acre (20 municípios); Amazonas (31 municípios); Maranhão (98 municípios); Mato Grosso (6 municípios); Pará (72 municípios); Rio Grande do Norte (114 municípios) e Tocantins (7 municípios). Entre as cidades que receberão forças federais estão duas capitais, Rio Branco (AC) e São Luís (MA).

Governador, partidos e bancada do Maranhão protestam contra piada homofóbica de Bolsonaro

A bancada do Maranhão no Congresso e o governador Flávio Dino (PCdoB) condenaram declarações do presidente Jair Bolsonaro em viagem ao estado nesta quinta-feira (29). Bolsonaro fez uma piada homofóbica ao se referir aos maranhenses e a um refrigerante de cor rosa. “Agora virei boiola, igual maranhense, é isso? [risos] O guaraná cor-de-rosa do Maranhão aí, quem toma esse guaraná vira maranhense [risos]. Guaraná cor-de-rosa no Maranhão… Que boiolagem isso aqui”, disse Bolsonaro. O Guaraná Jesus é um refrigerante tradicional, tipicamente maranhense e um símbolo do estado. A fala de Bolsonaro foi transmitida em uma “live”, por volta de 12h, em uma rede social do presidente. Bolsonaro repetiu a brincadeira mais de uma vez.

Nas imagens, que repercutiram nas redes sociais, o presidente aparece ao lado de apoiadores e não usa máscara. O item é obrigatório por decreto estadual desde maio. No ano passado, o Supremo Tribunal Federal decidiu que a homofobia e a transfobia podem ser enquadradas no crime de racismo. O governador Flávio Dino disse que vai processar o presidente. Numa rede social ele declarou: “Bolsonaro veio ao Maranhão com sua habitual falta de educação e decoro e fez piada sem graça com uma de nossas tradicionais marcas empresariais.”

Os deputados do Maranhão Rubens Pereira Junior e Márcio Jerry, ambos do PCdoB, e Bira do Pindaré (PSB) ressaltaram o desrespeito aos maranhenses e repudiaram a postura homofóbica do presidente. Parlamentares de outros estados também criticaram a declaração de Bolsonaro. O senador Humberto Costa (PT-PE) disse que o presidente disparou ódio contra gays, nordestinos e maranhenses como se fosse uma brincadeira. O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) disse que Bolsonaro foi ao Maranhão para espalhar homofobia. O partido disse que também vai processar o presidente. O PDT no Senado ressaltou que a piada tem teor preconceituoso. Bolsonaro visitou o Maranhão para participar da entrega de obras do governo federal, dentre as quais um trecho da rodovia BR-135, em Bacabeira, e do “panelodrómo”, um complexo gastronômico de culinária popular em Imperatriz, segunda maior cidade do estado.

Pedido de Desculpas

À noite, já em Brasília, durante transmissão ao vivo em uma rede social, Bolsonaro pediu desculpas, disse que fez “uma brincadeira”, e que o comentário não era “para a televisão”. “Se alguém se ofendeu, me desculpa, eu fiz uma brincadeira com a cor do guaraná Jesus, que é cor-de-rosa. E a brincadeira que eu fiz não foi para a televisão, eu estava falando com um cara lá. Falei uns troços, e divulgaram como se eu estivesse ofendendo o pessoal do Maranhão. A maldade está aí”, declarou.

Covid-19: Brasil acumula 5,49 milhões de casos e 158,9 mil mortes

As mortes decorrentes da pandemia do novo coronavírus chegaram a 158.969, de acordo com o balanço do Ministério da Saúde divulgado na noite desta quinta-feira (29), a partir de dados das secretarias estaduais de saúde. Nas últimas 24 horas, foram registrados 513 óbitos. Ontem, o sistema de dados sobre a pandemia marcava 158.456 mortes geradas pela doença. Ainda há 2.333 falecimentos em investigação.

Ainda de acordo com o balanço do Ministério da Saúde, o número de pessoas infectadas com o novo coronavírus desde o início da pandemia atingiu 5.494.376. Entre ontem e hoje, foram notificados 26.106 novos diagnósticos positivos. Ontem, o sistema do ministério trazia 5.468.270 pessoas com covid-19 desde o início da pandemia. Hoje o Ministério da Saúde também divulgou boletim epidemiológico mostrando que os casos por semana voltaram a crescer no país. Já as mortes seguem a trajetória de queda após quase dois meses de platô. Conforme a atualização do ministério, ainda há 381.248 pacientes em acompanhamento. Outras 4.954.159 pessoas já se recuperaram da doença.

Covid-19 nos estados

Os estados com mais mortes são São Paulo (39.119), Rio de Janeiro (20.462), Ceará (9.326), Minas Gerais (8.916) e Pernambuco (8.599). As Unidades da Federação com menos óbitos são Acre e Roraima (692), Amapá (746), Tocantins (1.095) e Rondônia (1.454).

SC: Estado confirma 254.488 casos, 239.384 recuperados e 3.077 mortes por Covid-19

O Governo do Estado informou que há 254.488 casos confirmados de Covid-19 em Santa Catarina, sendo que 239.384 se recuperaram e 12.027 estão em acompanhamento. O balanço foi divulgado nesta quinta-feira, 29. Até hoje, 3.077 óbitos foram causados pelo novo coronavírus. A taxa de letalidade atual é de 1,21%.

>>> Confira aqui o boletim diário desta quinta-feira, 29
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados
>>> Confira o boletim epidemiológico semanal

Já foram confirmados casos em todos os 295 municípios catarinenses e 233 cidades registraram pelo menos um óbito. O local com a maior quantidade de pessoas que já contraíram Covid-19 é Joinville, que soma 24.306 casos. Em seguida, estão Florianópolis (19.733), Blumenau (13.785), São José (11.968), Itajaí (8.716), Palhoça (8.276), Balneário Camboriú (8.027), Criciúma (7.892), Chapecó (7.708) e Brusque (6.171). Dos 1.473 leitos de UTI existentes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina, há 900 ocupados, sendo 226 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus. A ocupação é de 61,1% e há 573 leitos vagos atualmente.

Paraná registra mais de 209 mil casos de Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta quinta-feira (29) mais 960 casos confirmados e 27 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 209.639 casos e 5.125 mortos em decorrência da doença. Há ajuste de caso confirmado detalhado ao final do texto.

INTERNADOS – 602 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados nesta quinta-feira (29). São 489 pacientes em leitos SUS (255 em UTI e 234 em leitos clínicos/enfermaria) e 113 em leitos da rede particular (37 em UTI e 76 em leitos clínicos/enfermaria). Há outros 889 pacientes internados, 406 em leitos UTI e 483 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais 27 pacientes, todos estavam internados. São 14 mulheres e 13 homens, com idades que variam de 29 a 91 anos. Os óbitos ocorreram entre os dias 12 de agosto a 28 de outubro. Os pacientes que foram a óbito residiam em: Curitiba (5), Foz do Iguaçu (3) e Santa Terezinha de Itaipu (3), além de um óbito em cada um dos seguintes municípios: Araucária, Cambé, Cascavel, Cianorte, Colombo, Itaguajé, Ivaiporã, Juranda, Londrina, Marialva, Paiçandu, Paranavaí, Pérola, Rio Branco do Sul, Ubiratã e Umuarama.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 2.222 casos de residentes de fora, 49 pessoas foram a óbito.

Sesa repassa aproximadamente R$ 500 mil para reforma de hospital em Rio Negro (PR)

O Governo do Estado do Paraná, por meio do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, assinou um convênio no valor total de R$ 512.889,97 para a recuperação da estrutura da cobertura da Sociedade Hospital Bom Jesus do município de Rio Negro nesta quinta-feira (29). Desde 2013 uma das alas do prédio está desativada por que o telhado está comprometido. O secretário da Saúde, Beto Preto, destaca a importância de retomar a completude do hospital. “Assinamos um convênio que vai trazer mais segurança, mais suporte e mais saúde para a população. Mais do que consertar o telhado, podemos dizer que o Hospital Bom Jesus vai proporcionar mais esperança e mais alegrias para toda a população que a unidade abrange.”

O Estado repassou R$ 482.715,45 e o município e aproximadamente R$ 30 mil é de responsabilidade do próprio Hospital. Como unidade filantrópica, a unidade hospitalar recebe doações de diversas instituições além de recursos públicos. O prefeito de Rio Negro, Milton Paizani, reforça a importância do recurso para a obra do Bom Jesus. “É um recurso que será muito bem aproveitado na área da saúde para a recuperação de uma ala inteira do hospital que desabou já há muitos anos. O hospital vem lutando faz muito tempo juntando projetos, certidões negativas e todos os documentos para conseguir esse recurso que agora, por intermédio do governador Ratinho Junior e do secretário Beto Preto, felizmente chegou.”

INTERNACIONAL

Em reta final, Trump e Biden levam luta eleitoral à decisiva Flórida

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu rival democrata, Joe Biden, falarão a apoiadores nesta quinta-feira (29) no Estado-chave da Flórida, visitando a mesma cidade com horas de intervalo e explicitando suas abordagens contrastantes para a pandemia ressurgente de coronavírus. Pesquisas de opinião mostram Biden com uma vantagem considerável nacionalmente, mas esta dianteira é menor nos Estados cruciais. Uma sondagem Reuters/Ipsos divulgada na quarta-feira apontou que Trump está em um empate virtual com Biden na Flórida — 49% dizem que votarão em Biden e 47% no presidente. Com seus 29 votos eleitorais, o Estado é um grande prêmio na eleição da próxima terça-feira.

Trump realizará um comício ao ar livre em Tampa. Milhares de pessoas se reuniram em comícios recentes do republicano, muitas delas sem máscaras, apesar das recomendações de saúde pública. Em contraste, o comício que Biden realizará mais tarde em Tampa será no formato de drive-in, no qual os espectadores permanecem em seus carros. Ele tinha um evento semelhante agendado mais cedo no condado de Broward, no sul da Flórida. A pandemia que causou uma reviravolta na vida de todo o país, matando mais de 227 mil pessoas e tirando milhões de empregos, está voltando com força nas vésperas da eleição. Nesta semana, Trump refutou diversas vezes a ameaça da pandemia, afirmando que seus rivais e a mídia noticiosa pararão de lhe dar atenção após a eleição, ao mesmo tempo em que líderes da Europa correm para reagir ao ressurgimento da doença naquele continente.

Covid-19 pressiona Reino Unido a seguir lockdowns de França e Alemanha

O Reino Unido resistia nesta quinta-feira (29) à pressão para impor um segundo lockdown nacional depois que França e Alemanha adotaram restrições abrangentes à vida social para conter uma disparada de infecções por coronavírus que colocou os serviços de saúde no limite. O governo do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, evitou até o momento um lockdown de âmbito nacional, preferindo um sistema escalonado de controles locais concebidos para endurecer as medidas em regiões afetadas e deixando outras menos limitadas.

Um novo estudo do Imperial College de Londres sublinhou a situação aflitiva enfrentada pelo Reino Unido, país com o maior número de mortes de coronavírus na Europa, mostrando que os casos da Inglaterra dobram a cada nove dias. Steven Riley, o autor do estudo, disse que o governo deveria decidir rapidamente se quiser seguir o exemplo de França e Alemanha. “E cedo é melhor do que tarde”, disse Riley, professor de dinâmica de doenças infecciosas, à rede BBC. Mas o ministro da Habitação, Robert Jenrick, disse que não acha inevitável o Reino Unido copiar França e Alemanha e impor restrições nacionais. “O julgamento do governo hoje é que um lockdown nacional generalizado não é adequado, faria mais mal do que bem”, disse ele à Rádio Times

As economias europeias mergulharam na recessão mais profunda já registrada devido aos lockdowns generalizados adotados no início da crise, em março e abril, e as restrições mais recentes apagaram os sinais tímidos de recuperação vistos durante o verão. Os mercados financeiros se reergueram em parte nesta quinta-feira depois de uma liquidação brutal no dia anterior, devido a perspectiva de uma recessão de mergulho duplo. Os governos estão desesperados para evitar uma repetição dos lockdowns da primavera, mas foram forçados a agir devido à velocidade das infecções novas e a uma taxa de mortalidade que cresce continuamente em todo o continente. Os lockdowns francês e alemão estão mantendo as escolas e a maioria dos negócios abertos, mas limitam severamente a vida social ao fechar bares, restaurantes, cinemas e estabelecimentos semelhantes, assim como a movimentação de pessoas. A chanceler alemã, Angela Merkel, alertou que “o inverno será duro”.

França eleva nível de ameaça à segurança para patamar mais alto

A França elevou o nível de alerta de segurança para o patamar mais alto, depois de um ataque a faca na cidade de Nice, disse o primeiro-ministro do país, Jean Castex, nesta quinta-feira (29). Castex também disse à Assembleia Nacional do país que a resposta do governo ao ataque será firme e implacável.

Ataque na igreja: Pelo menos três pessoas morreram e várias ficaram feridas, no episódio. O autor do ataque foi detido, após ter sido baleado. O departamento francês anti-terrorismo foi já chamado para investigar o caso tratado como assassinato e tentativa de assassinato. Duas das vítimas teriam falecido na Igreja Notre-Dame. Uma delas teria sido degolada. Uma pessoa ferida fugiu para um bar nas proximidades, mas também morreu. O ataque ocorreu por volta das 9h (5h em Brasília), quando começava a missa da manhã.

Sul da França: Em outro episódio na manhã de hoje em Montfavet, perto da cidade de Avignon, no sul da França, a polícia francesa matou um homem em depois que ele havia ameaçado pedestres com uma arma, informou a polícia, confirmando relatos da mídia. De acordo com a emissora de rádio francesa Europe 1, o homem gritou “Allahu Akbar” (Deus é grande).

ESPORTES

Tênis: Semifinais do ATP 500 de Viena

Melo e Kubot se classificam à semifinal de duplas do Aberto de Viena

O mineiro Marcelo Melo e o polonês Lukasz Kubot se classificaram nesta quinta-feira (29) às semifinais do ATP 500 de Viena ao vencerem por 2 sets a 0 a dupla do austríaco Jurgen Melzer com o francês Edouard Roger-Vasselin.  Após uma hora e 26 minutos de partida, Melo e Kubot levaram a melhor com parciais de 7/5 e 6/3. No próximo sábado (31), a parceria Brasil-Polônia enfrenta um pedreira: os alemães alemães Kevin Krawietz e Andreas Mies – o horário da partida será definido amanhã (30). Os atuais campeões de Roland Garros avançaram após eliminarem a dupla de outro brasileiro,

Bruno Soares e o parceiro croata Mate Pavic, na primeira partida das quartas de final desta tarde. O confronto foi uma reedição da final de Roland Garros, em setembro. Os parceiros bávaros começaram arrasadores: venceram o primeiro set por 6 a 1, mas Soares e Pavic reagiram, levaram a melhor no segundo set por 6-4 e a decisão foi para o match set point. Após uma disputa acirrada, os alemães fecharam na frente por 10-8 e selaram a classificação às semifinais. O próximo desafio de Soares e Pavic será o Masters Mil de Paris (França) que começa na próxima segunda-feira (2 de novembro).

FUTEBOL

Copa do Brasil

Fora de casa, Palmeiras vence Bragantino por 3 a 1  

No estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, Bragantino e Palmeiras abriram as oitavas de final da Copa do Brasil. As duas equipes entraram diretamente nesta fase. O Bragantino, dono da casa, por ter sido o campeão da Série B de 2019. Palmeiras por ser um dos representantes brasileiros na Libertadores da América desta temporada.

Grêmio vence o Juventude

O Grêmio venceu o Juventude por 1 a 0 na noite desta quinta-feira, na Arena, no primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil. Isaque foi o responsável por balançar a rede ao receber passe de Pepê. Assim, o Tricolor tem a vantagem do empate na partida de volta, daqui uma semana, em Caxias do Sul, para avançar. O time alviverde poderia ter empatado em lance do artilheiro Breno, que perdeu o gol livre na pequena área. A vitória simples dá ao Grêmio a vantagem do empate na segunda partida. Para se classificar, o Juventude precisa vencer por dois gols de diferença. Se triunfar por um, a decisão vai para os pênaltis. O jogo de volta está marcado para a próxima quinta-feira, às 21h30, no Alfredo Jaconi.

SELEÇÃO BRASILEIRA

Tite convoca Allan e aguarda melhora de Neymar e Alex Telles

Desde a última convocação da seleção brasileira, o técnico Tite já se viu obrigado a cortar dois jogadores por conta de lesões, e as dúvidas permanecem quanto ao elenco para as próximas rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Catar. Nesta quinta-feira (29). o lateral-esquerdo Alex Teles, do Manchester United, confirmou que  testou positivo para o novo coronavírus (covid-19) e cumprirá quarentena pelos próximos dias. Preocupante também é a situação do atacante Neymar: o camisa 10 do Paris Saint-Germain (PSG), teve de ser substituído ainda no primeiro tempo do confronto de ontem (28) pela Liga dos Campeões, após sentir um desconforto muscular na perna esquerda.

Na noite de ontem (28) , a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou a convocação do meio-campista Allan, do Everton (Inglaterra), em substituição ao volante Fabinho, do Liverpool (Inglaterra). O atleta  foi cortado do grupo depois de se machucar na última terça (27), durante confronto dos Reds contra o Midtjylland, na Liga dos Campeões. Allan estreou com a camisa amarela em novembro de 2018 contra o Uruguai. Já fez oito partidas pela seleção, inclusive fez parte do elenco campeão da Copa América 2019. O primeiro a ser cortado da seleção foi o meio-campista Philippe Coutinho, do Barcelona, que sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda, durante o clássico contra o Real Madrid no último sábado (24). Para o lugar de Coutinho, Tite convocou Lucas Paquetá, ex-jogador do Flamengo, atualmente no Lyon (França).  A seleção se apresenta na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), a partir do próximo dia 9 de novembro. O primeiro compromisso será contra a  Venezuela, no Morumbi, no dia 13 de novembro. Quatro dias depois, o Brasil enfrenta o Uruguai, no Estádio Centenário, na capital Montevidéu.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná