Receita libera nova versão do programa da declaração do IR 2021

Os contribuintes com Imposto de Renda a pagar precisam estar atentos. A Receita Federal liberou hoje (29) em sua página na internet uma nova versão do programa gerador da declaração de 2021. A atualização foi necessária por causa do adiamento da entrega da declaração para 31 de maio. O programa emitirá guias do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) com novas datas de vencimento. Quem já enviou a declaração não precisa se preocupar. A Receita informa que quem emitiu Darf com vencimento até amanhã (30) poderá pagar o imposto até 31 de maio sem acréscimos. Não há necessidade de fazer declaração retificadora nem de reimprimir a guia. Quem optou pelo débito automático também não precisa fazer nada. O valor referente a abril só será debitado em 31 de maio.

Além da primeira cota ou da cota única do Imposto de Renda Pessoa Física, foram prorrogadas para o último dia de maio as seguintes datas de vencimento: devolução do auxílio emergencial, doações a projetos financiados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e doações a fundos controlados por Conselhos do Idoso. A Receita esclarece que a guia com vencimento em 30 de abril pode ser paga amanhã, caso o contribuinte queira.

Portal e-CAC: Quem consultar o status da declaração no Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC) após 30 de abril verá os débitos como vencidos. Segundo o Fisco, o contribuinte não precisa se preocupar porque, até 10 de maio, as informações serão corrigidas no ambiente virtual, com a data do vencimento atualizada para 31 de maio. Segundo o balanço mais recente da Receita Federal, apresentado 16.085.168 contribuintes tinham enviado a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021 até as 11h de quarta-feira (28). Isso equivale a 49,3% do volume previsto para este ano. Em 2021, o Fisco espera receber entre até 32.619.749 declarações. No ano passado, foram enviadas 31.980.146 declarações.

Inscritos no Bolsa Família com NIS final 0 recebem auxílio emergencial

A Caixa Econômica Federa conclui hoje (30) o pagamento da primeira parcela da nova rodada do auxílio emergencial 2021. Os beneficiários do Bolsa Família com Número de Inscrição Social (NIS) terminado em 0 receberão o benefício nesta sexta-feira. Os recursos podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem, por quem recebe pela conta poupança social digital, ou sacados por meio do Cartão Bolsa Família ou do Cartão Cidadão. O recebimento dos recursos segue o calendário normal do Bolsa Família, pago nos últimos dez dias úteis de cada mês. A primeira parcela começou a ser depositada no último dia 16.

Saques: Também hoje, os trabalhadores autônomos e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em janeiro podem sacar a primeira parcela ou transferi-la para uma conta corrente. O dinheiro havia sido depositado na conta poupança social digital em 6 de abril. O benefício, desde então, podia ser movimentado apenas no Caixa Tem. Em caso de dúvidas, a central telefônica 111 da Caixa funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Além disso, o beneficiário pode consultar o site auxilio.caixa.gov.br.

Relator da CPI da Pandemia apresenta plano de trabalho

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, senador Renan Calheiros (MDB-AL), apresentou hoje (29), em coletiva de imprensa, o plano de trabalho do colegiado. O documento, segundo o próprio relator, não pretende delimitar a atuação da comissão. Serão os requerimentos aprovados no colegiado que vão dar os rumos às investigações. “Este plano de trabalho não pretende apontar aonde chegaremos com a apuração. Ele é um ponto de partida, uma linha inicial de investigação, que, naturalmente, será incrementada e enriquecida pelos depoimentos, perícias, estudos e documentos oficiais que serão reunidos ao longo do trabalho dessa CPI”, afirma Calheiros em um trecho do documento. De acordo com o documento, os senadores vão apurar “se as autoridades de saúde agiram ou não de maneira imprudente ou sem a devida técnica, se foram ou não omissas, se deixaram ou não de efetuar planos de contingência ou se agiram ou não com a antecedência necessária, de forma planejada e integrada”.

Já estão marcados os depoimentos dos ex-ministros da saúde do governo de Jair Bolsonaro. Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich serão os primeiros a serem ouvidos pela comissão, já na próxima terça-feira (4). Os depoimentos foram aprovados na reunião do colegiado hoje (29). Na quarta-feira (5), o dia será dedicado ao ex-ministro da pasta Eduardo Pazuello; na quinta-feira (6) será a vez do atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e do diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, prestarem esclarecimentos à comissão. Outra prioridade dos senadores é ouvir a farmacêutica Pfizer sobre a recusa do governo federal, em agosto de 2020, para a compra de um lote de 70 milhões de doses, que seriam entregues em dezembro de 2020. Ambos os requerimentos serão colocados em votação na terça-feira.

Senado aprova quebra de patentes de vacinas contra covid-19

O Senado aprovou hoje (29) um projeto de lei (PL) que permite a quebra temporária de patentes de vacinas contra a covid-19. A proposta provocou muita discussão e dividiu a opinião dos senadores durante a sessão. O projeto teve 55 votos favoráveis e 19 contrários. Texto segue para a Câmara dos Deputados. Na prática, os donos de patentes ficam obrigados a ceder ao poder público, se esse assim solicitar, todas as informações necessárias para a produção de vacinas e medicamentos de enfrentamento à covid-19. O relator da proposta, senador Nelsinho Trad, (PSD-MS), explicou que o governo federal terá 30 dias para a regulamentação, elaborando uma lista das patentes e pedidos de patentes sujeitos ao licenciamento compulsório.

A matéria permite também a quebra de patentes de testes de diagnóstico e medicamentos de eficácia comprovada contra a covid-19 enquanto estiver em vigor o estado de emergência de saúde. “Propomos prever que poderá ser concedida licença compulsória quando não forem atendidas as necessidades de emergência nacional ou de interesse público, declarados em lei ou ato do Poder Executivo Federal, ou diante de estado de calamidade pública de âmbito nacional, decretado pelo Congresso Nacional”, disse o relator.

Câmara aprova dispensa de licitação para compra de insumos médicos

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (29) o projeto de lei que autoriza a dispensa de licitação para administração pública na aquisição de insumos e medicamentos, além de bens e serviços de engenharia, para o tratamento hospitalar de pacientes com a covid-19. A matéria será enviada ao Senado. Pelo texto, o gestor deverá apresentar justificativa técnica para a compra e para o preço contratado, divulgando as compras após cinco dias úteis na internet. Além disso, o projeto restringe a aquisição a medicamentos com eficácia comprovada no tratamento ao coronavírus.

A proposta estabelece que a dispensa de licitação não afasta a necessidade de processo administrativo que contenha os elementos técnicos referentes à escolha da opção de contratação e à justificativa do preço. Apesar da dispensa, os contratos devem ser transparentes e tornados públicos no prazo de cinco dias úteis, contados a partir da data do ato. “Os órgãos de controle interno e externo priorizarão a análise e a manifestação quanto à legalidade, à legitimidade e à economicidade das despesas decorrentes das aquisições ou das contratações realizadas com fundamento nesta Lei”, diz o texto do relator, deputado Celso Silveira (PSDB-GO).

Lewandowski nega pedido para retirar Renan da relatoria da CPI

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou hoje (29) o pedido de senadores governistas para tirar o senador Renan Calheiros (MDB-AL) do cargo de relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia. Ontem (28), os senadores Marcos Rogério (DEM-RO), Jorginho Mello (PL-SC) e Eduardo Girão (Podemos-CE) protocolaram um mandado de segurança no Supremo para afastar o relator. Para os parlamentares, congressistas com parentesco em primeiro grau com possíveis alvos da investigação devem ser considerados impedidos.

Renan Calheiros é pai do governador de Alagoas, um possível investigado. Na decisão, Lewandowski entendeu que não cabe interferência do Judiciário na questão. “Tudo indica cingir-se o ato impugnado nesta ação mandamental a um conflito de interpretação de normas regimentais do Congresso Nacional, o qual, por constituir matéria de cunho interna corporis, escapa à apreciação do Judiciário”, decidiu o ministro.

Chega ao Brasil 1º lote da vacina da Pfizer-BioNTech

O primeiro lote de 1 milhão de doses de vacinas da Pfizer chegou hoje (29) no aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas (SP), por volta das 19h30. Segundo o Ministério da Saúde (MS), as doses deverão ser usadas prioritariamente nas capitais em razão das condições específicas de armazenamento, que precisa ocorrer em temperaturas muito baixas.De acordo com o MS, os entes federados receberão as doses de forma proporcional e igualitária. Os frascos serão entregues em temperaturas entre -25ºC e -15ºC. A conservação, nessa faixa de temperatura, pode ser feita apenas durante 14 dias. Se mantidas em temperaturas de armazenamento entre 2ºC e 8ºC, da rede frio dos estados, o prazo para aplicação das doses diminuiu para cinco dias.

Em razão das especificidades dessa vacina, o ministério informou que enviará ao estados as doses em duas etapas. Cada uma delas terá 500 mil doses e será referente, respectivamente, à primeira e segunda doses que cada cidadão deverá receber. Até serem despachadas aos entes da federação, as doses ficarão a -85ºC em 16 super geladeiras do Centro de Distribuição Logístico do Ministério da Saúde, em São Paulo. “É uma logística específica para essa vacina por conta da cadeia de frio. Mas o Sistema Único de Saúde do Brasil está preparado para distribuir a vacina da Pfizer e todas as outras que forem aprovadas pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]”, destacou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nas redes sociais do ministério. O governo brasileiro comprou 100 milhões de doses do imunizante da Pfizer. Em março, em reunião com a farmacêutica, o MS apresentou a previsão de que até junho seriam entregues 13,5 milhões.

Anvisa: replicação de adenovírus na Sputnik é comprovada em documentos

O presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, fez um pronunciamento hoje (24) por meio das redes sociais do órgão questionando críticas feitas pelos laboratórios e instituições responsáveis pelo desenvolvimento da vacina Sputnik V. O pedido de importação de 66 milhões de doses do imunizante foi negado na segunda-feira (26). A Anvisa apontou uma série de problemas, entre eles, a presença ou não de adenovírus com capacidade de replicação no corpo dos pacientes que receberem doses da vacina. Hoje pela manhã, a conta oficial dos responsáveis pela vacina no Twitter comunicou a intenção de judicializar a análise feita pela agência brasileira. “Após a admissão do regulador brasileiro Anvisa de que não testou a vacina Sputnik V, a Sputnik V está iniciando um processo judicial de difamação no Brasil contra a Anvisa por espalhar informações falsas e imprecisas intencionalmente”, diz a mensagem.

No pronunciamento, a Anvisa buscou rebater o argumento da Sputnik V e reforçar a análise realizada por sua equipe técnica, bem como a decisão de negativa da importação. O presidente da agência e o gerente-geral de Medicamentos do órgão, Gustavo Mendes, disseram que a informação da presença de adenovírus com capacidade de replicação foi admitida nos documentos entregues pelo laboratório. “A Anvisa foi acusada de mentir, de atuar de maneira antiética e de produzir fake news sobre a identificação do adenovírus replicante em documentos que tratam da vacina Sputnik V. As informações sobre a presença de adenovírus replicantes constam dos documentos entregues à Anvisa pelo desenvolvedor da vacina Sputnik V”, disse Barra Torres.

Brasil atinge marca de 400 mil mortos pela covid-19

O Brasil bateu a marca dos 400 mil mortos pela covid-19. Nas últimas 24 horas, foram registrados 3.001 novos óbitos. Com isso, o total de pessoas que perderam a vida para a pandemia do novo coronavírus chegou a 401.186. Ontem, o balanço diário marcava 398.185 vítimas que não resistiram à pandemia. Ainda há 3.663 mortes em investigação por equipes de saúde. Isso porque há casos em que o diagnóstico sobre a causa só sai após o óbito do paciente. A soma de pessoas que contraíram o vírus desde o início da pandemia alcançou 14.590.678. Entre ontem e hoje, foram confirmados 69.389 diagnósticos positivos de covid-19. Ontem, o painel do Ministério da Saúde marcava 14.521.289 casos acumulados.

As informações estão na atualização diária do Ministério da Saúde, divulgada na noite desta quinta-feira (29). O balanço é elaborado a partir dos dados sobre casos e mortes levantados pelas autoridades locais de saúde. Em termos de óbitos, o Brasil está atrás apenas dos Estados Unidos, que tiveram até o momento 574.947 mortes em função da covid-19. Já no ranking de casos, o país está na terceira colocação, atrás da Índia (18.376.524) e dos Estados Unidos (32.272.447). O número de pessoas recuperadas totalizou 13.152.118. Já a quantidade de pacientes com casos ativos, em acompanhamento por equipes de saúde, ficou em 1.037.374.

Situação epidemiológica da covid-19 no Brasil (29.04.2021).

Covid nos Estados

O ranking de estados com mais mortes pela covid-19 é liderado por São Paulo (95.532), Rio de Janeiro (43.965), Minas Gerais (33.041), Rio Grande do Sul (24.753) e Paraná (22.229). Já as unidades da Federação com menos óbitos são Roraima (1.503), Acre (1.525), Amapá (1.536), Tocantins (2.529) e Alagoas (4.200).

Vacinação

Até o início da noite de hoje, haviam sido distribuídos 57,9 milhões de doses de vacinas. Deste total, foram aplicados 41,4 milhões de doses, sendo 28,5 milhões da primeira dose e 12,9 milhões da segunda dose.

Repercussão

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) divulgou nota lamentando as 400 mil mortes. “O número reflete a dor de famílias que perderam pais, avós, filhos e irmãos de forma rápida, violenta e muitas vezes solitária. Reflete também erros de condução e a ausência de coordenação centralizada no nível federal.” Na nota, os secretários estaduais de Saúde insistem na necessidade de ampliar a vacinação contra a covid-19 e de uma ampla campanha de comunicação para destacar a importância das medidas de prevenção e garantir adesão à vacinação.

SC: Estado confirma 884.451 casos, 851.862 recuperados e 13.461 mortes

Há 884.451 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em Santa Catarina, sendo que 851.862 estão recuperados e 19.128 continuam em acompanhamento. O dado foi divulgado nesta quinta-feira, 27.  A Covid-19 causou 13.461 mortes no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade é de 1,5%. Esses números representam um acréscimo de 72 óbitos em comparação com o último boletim. Registrou-se uma alta de 3.299 na quantidade de confirmados.

>>> Confira aqui o boletim diário desta quinta-feira, 29
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

Casos de infecção pelo novo coronavírus já foram confirmados em todos os 295 municípios de Santa Catarina. No total, 292 municípios registraram casos. As maiores altas foram registradas em Joinville, com 416 casos, Jaraguá do Sul, com 167 casos, Itajaí, com 130, Criciúma, com 121 e Penha com 118 casos. Os detalhes podem ser acessados no BI disponível no site www.coronavirus.sc.gov.br,  no menu do topo, opção Transparência e escolhendo Painéis: casos e óbitos. A lista completa de pacientes que aguardam transferência pode ser acessada aqui.

Vacinação em SC: Estado recebe 218,5 mil novas doses contra a Covid-19

Fotos: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Mais uma remessa com 218,5 mil doses da vacina contra a Covid-19 chegou a Santa Catarina na tarde desta quinta-feira, 29. São 4 mil doses da vacina da Sinovac/Butantan e outras 214,5 mil da AstraZeneca/Fiocruz. Os imunizantes chegaram ao aeroporto, em Florianópolis, às 15h40, e foram encaminhadas para a Central Estadual de Rede de Frio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), em São José, de onde serão levadas para as 17 centrais regionais. A distribuição começa já nesta quinta.

“O nosso trabalho no Governo do Estado é garantir que essas vacinas cheguem da forma mais rápida possível aos municípios para garantir a imunização da população. Estamos trabalhando também pela busca ativa dos catarinenses que fazem parte dos grupos prioritários para que não deixem de receber a vacina”, afirma a governadora Daniela Reinehr. De acordo com a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, com essas doses e com as demais que o Estado irá receber nos próximos dias devemos concluir a vacinação das pessoas com 60 anos ou mais e dos trabalhadores da saúde. “Nosso objetivo é dar continuidade a imunização da população catarinense com maior celeridade possível. A nossa expectativa é receber, a partir de maio, um quantitativo maior de doses”, enfatiza a secretária.

Casos confirmados de Covid-19 somam 937.364 no Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta quinta-feira (29) mais 4.482 casos confirmados e 224 mortes pela Covid-19 no Paraná. Os números são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento da doença mostram que o Estado soma 937.364 casos confirmados e 22.086 óbitos. Há ajustes ao final do texto. Os casos confirmados divulgados nesta data são de janeiro (187), fevereiro (43), março (221) e abril (3.954) de 2021, e dos seguintes meses de 2020: março (1), maio (3), julho (4) agosto (4), setembro (1), outubro (6), novembro (6) e dezembro (52).

INTERNADOS – O informe relata que 2.443 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 1.972 pacientes em leitos SUS (965 em UTI e 1.007 em enfermaria) e 471 em leitos da rede particular (272 em UTI e 199 em enfermaria). Há outros 2.363 pacientes internados, 952 em leitos UTI e 1.411 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão na rede pública e rede particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Secretaria da Saúde informa a morte de mais 224 pacientes. São 93 mulheres e 131 homens, com idades que variam de 29 a 105 anos. Os óbitos ocorreram de 06 de dezembro de 2020 a 28 de abril de 2021. Os pacientes que foram a óbito residiam em: Curitiba (68), Londrina (29), Fazenda Rio Grande (6), São Jose dos Pinhais (6), Siqueira Campos (6), Maringá (5), Campo Largo (4), Guarapuava (4), Pinhais (4), Santa Fé (4), Sarandi (4), Cornélio Procópio (3), Foz do Iguaçu (3), Ibiporã (3), Jaguariaíva (3), Mariluz (3), Almirante Tamandaré (2), Apucarana (2), Cambé (2), Faxinal (2), Francisco Beltrão (2), Mandirituba (2), Paranavaí (2), Pato Branco (2), Pitanga (2), Telêmaco Borba (2) e Toledo (2).

A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios:  Alvorada do Sul, Arapongas, Arapoti, Bandeirantes, Bela Vista da Caroba, Bela Vista do Paraíso, Boa Vista da Aparecida, Bocaiúva do Sul, Cândido de Abreu, Cantagalo, Cascavel, Castro, Chopinzinho, Cidade Gaúcha, Clevelândia, Colombo, Congonhinhas, Coronel Domingos Soares, Corumbataí do Sul, Diamante D’Oeste, Eneas Marques, Guaraniaçu, Itambaraca, Itapejara D’Oeste, Jacarezinho, Lidianópolis, Marechal Cândido Rondon, Marumbi, Medianeira, Munhoz de Melo, Nova Esperança, Ortigueira, Paiçandu, Palmas, Palmital, Prudentópolis, Renascença, Rio Branco Do Sul, Rolândia, Roncador, Rondon, Santa Maria do Oeste, Santana do Itararé, Sapopema, Turvo, Umuarama e União da Vitória.

Com novas doses, Paraná avança na vacinação de idosos e profissionais da segurança

A imunização de pessoas a partir de 60 anos prossegue no Paraná com 309,2 mil novas doses de vacinas contra o coronavírus enviadas pelo Ministério da Saúde ao Paraná na manhã desta quinta-feira (29). O 15º lote é composto por 303.000 doses da Covishield, da Universidade de Oxford/Astrazeneca/Fiocruz, e 6.200 doses da Coronavac, fabricada pelo Instituto Butantan/Sinovac.

As doses chegaram ao Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, por volta das 10 horas e foram encaminhadas ao Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar). Dali, os imunizantes serão distribuídos a partir das 8 horas desta sexta-feira (29) às 22 Regionais de Saúde do Estado por via terrestre (Regionais de Paranaguá, Metropolitana, Ponta Grossa, Irati, Guarapuava, União da Vitória, Pato Branco, Francisco Beltrão, Londrina, Telêmaco Borba e Ivaiporã) e aérea (Regionais de Foz do Iguaçu, Cascavel, Campo Mourão, Umuarama, Cianorte, Paranavaí, Maringá, Apucarana, Cornélio Procópio, Jacarezinho e Toledo.

Os quantitativos de doses por regional serão divulgados em breve. Toda a remessa recebida é destinada às primeiras doses de grupos prioritários cuja imunização já está em andamento. As doses da Coronavac são todas indicadas a pessoas de 60 a 64 anos. São 5.581 doses para o grupo, o equivalente a 1% do total de pessoas da faixa etária. As demais recebidas são destinadas à reserva técnica. As vacinas da Covishield, por sua vez, são destinadas a dois grupos prioritários: além de 48% do total de idosos entre 60 e 64 anos, abarcados por 270.380 doses, mais 2.277 doses são indicadas a 6% do total de trabalhadores das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas. As doses restantes também são armazenadas como reserva técnica.

Índia supera 18 milhões de infecções por covid-19

O total de casos da covid-19 na Índia passou de 18 milhões nesta quinta-feira (29), na esteira de mais um recorde mundial de infecções diárias, enquanto coveiros trabalham 24 horas para enterrar vítimas e fileiras de piras funerárias são montadas em parques e estacionamentos. O país relatou 379.257 casos novos da covid-19 e 3.645 mortes adicionais nesta quinta-feira, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Trata-se do maior número de óbitos registrados em um único dia desde o início da pandemia no país. A segunda nação mais populosa do planeta está em uma crise profunda, já que seus hospitais e necrotérios estão sobrecarregados e os profissionais de saúde têm dificuldade de lidar com a pandemia.

Sayyed Munir Kamruddin, um coveiro de 52 anos de Mumbai, disse que ele e os colegas estão trabalhando sem parar para sepultar vítimas da covid-19. “Não tenho medo da covid, trabalho com coragem. É tudo questão de coragem, não de medo”, disse. Todos os dias, milhares de indianos procuram freneticamente leitos hospitalares e oxigênio para salvar a vida de familiares doentes, usando aplicativos de redes sociais e contatos pessoais. Quando leitos hospitalares ficam disponíveis, especialmente em unidades de tratamento intensivo, são ocupados em minutos. “A ferocidade da segunda onda de fato pegou todos de surpresa”, disse K. VijayRaghavan, principal conselheiro científico do governo indiano, segundo o jornal Indian Express.

“Embora estivéssemos todos cientes de segundas ondas em outros países, tínhamos vacinas à mão, e nenhuma indicação de exercícios de modelo apontavam a escala da disparada.” Os militares da Índia começaram a transportar suprimentos médicos essenciais, como cilindros de oxigênio, por todo o país e abrirão suas instalações de saúde aos civis. Hotéis e vagões de trem estão sendo convertidos em instalações de atendimento de urgência para compensar a carência de leitos hospitalares. A maior esperança da Índia para conter sua segunda onda mortal da covid-19 é vacinar sua vasta população, disseram especialistas, e na quarta-feira (28) o país abriu inscrições para todas as pessoas acima de 18 anos receberem doses a partir de sábado (1). Mas a Índia, mesmo sendo a maior fabricante mundial de vacinas, não tem estoque para as estimadas 800 milhões de pessoas autorizadas a se vacinarem.

Tumulto em festival religioso faz 44 mortos no norte de Israel

Quarenta e quatro pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas durante um evento religioso superlotado no norte de Israel, na noite passada. Segundo os serviços de saúde israelenses, pelo menos 20 pessoas estão internadas em estado grave. O jornal Jerusalem Post afirmou, contudo, que o número de feridos ultrapassa a centena. O acidente ocorreu no Monte Meron, na região da Alta Galileia, onde cerca de 100 mil pessoas se reuniram para o festival do Lag Ba’Omer. Segundo testemunhas ouvidas pelo jornal Haaretz, o tumulto começou depois que algumas pessoas escorregaram em degraus, sendo pisadas pela multidão que vinha atrás. Inicialmente, havia sido informado que o acidente fora provocado pelo desabamento de uma arquibancada.

“Estávamos na entrada, decidimos que queríamos sair e então a polícia bloqueou o portão, e quem queria sair não podia. Nessa confusão , começamos a cair uns sobre os outros. Pensei que ia morrer. Eu vi pessoas mortas perto de mim”, declarou uma testemunha ao jornal Maariv. Devido à grande quantidade de pessoas, as equipes de resgate encontram dificuldades de chegar até as vítimas, muitas das quais foram levadas de helicóptero para hospitais próximos. No Twitter, o primeiro ministro Benjamin Netanyahu afirmou que este foi um “grande desastre” e que rezava pela recuperação das vítimas. Duas pessoas acusadas de atrapalhar o trabalho das equipes de resgate foram detidas. A festividade ocorre diante de alertas das autoridades sanitárias, preocupadas com possíveis novas infeções por covid-19, justamente quando o país começa a retomar a normalidade, com a vacinação acelerada, e depois de uma série de longos confinamentos. Esta é a maior aglomeração ocorrida em Israel desde o início da pandemia.

Inter de Limeira surpreende Palmeiras, que se complica no Paulistão

Atual campeão, o Palmeiras está ameaçado de não se classificar às quartas de final do Campeonato Paulista. Nesta quinta-feira (29), o Verdão foi superado pela Inter de Limeira por 1 a 0 no Allianz Parque, em São Paulo, pela nona rodada da competição.

São Paulo vence mais uma vez na Libertadores

O São Paulo carimbou, na noite desta quinta-feira (29) no estádio do Morumbi, a segunda vitória consecutiva na atual edição da Copa Libertadores da América. Com o resultado, o Tricolor Paulista assume a liderança do Grupo E com 6 pontos. A vítima dos comandados pelo técnico argentino Hernán Crespo foi o Rentistas. Os uruguaios resistiram, mas acabaram derrotados por 2 a 0.

Corinthians perde para Peñarol e se complica na Sul-Americana

O Corinthians segue sem vitórias na Copa Sul-Americana. Com muita aplicação e técnica, o Peñarol (Uruguai) saiu da Neo Química Arena com uma vitória de 2 a 0 sobre a equipe brasileira, e lidera o Grupo E com seis pontos. O Timão é apenas o 3º colocado, com um ponto conquistado em duas rodadas. González e Terans marcaram para os uruguaios.

Grêmio vence Lanús por 2 a 1 e lidera Grupo H da Sul-Americana

Mesmo com dificuldades em um jogo truncado, o Grêmio lutou até o fim e venceu o Lanús por 2 a 1, em La Fortaleza, na Argentina. O gol da vitória foi marcado por Ferreira, aos 40 minutos do segundo tempo. Com o resultado, a equipe gaúcha lidera o Grupo H, com 6 pontos em dois jogos.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná.